Ver Versão Completa : Samurai com eixos de Rural
Felypenoob
10/09/2006, 10:58
Ae pessoALL :mrgreen:
Fuçando nos topicos de venda eu achei um samurai com eixos de rural! :shock:
A impressao que deu foi de que os eixos de rural sao um pouco (??) mais largos que os do samurai e talz.
Da pra fazer essa adaptaçao com o cambio original e tranferencia originais?
Ramiro - Bin Lôco
10/09/2006, 20:04
Dá sim!!!
Eu também vou por eixos de Rural no meu Samuca mas vou trocar também o motor (4.3 V6) câmbio (Opala automático) T-case (Hilux) pneus 33" ou 35", etc. etc. etc.
Mas com motor e cambio originais e T-case com kit X-Crawler dá pra colocar os eixos porém acho que vai forçar um pouco o conjunto!
[]'s
Felypenoob
10/09/2006, 20:25
A relaçao eh mais longa? mais curta?
Alexandre X
10/09/2006, 22:52
dá pra colocar os eixos porém acho que vai forçar um pouco o conjunto!
[]'s
Essa eu não entendi... Da pra explicar melhor?
Ramiro - Bin Lôco
11/09/2006, 10:33
Essa eu não entendi... Da pra explicar melhor?
Caraca Xis, essa eu também não entendi... pensei numa coisa e me fiz entender de outra forma, desculpe!:parede:
A pergunta do nosso amigo foi se com eixos de Rural no Samurai dava pra usar o câmbio e transferência originais!
E o que eu quiz dizer é que até dá sim, porém sem o seu Kit X-Crawler 4.16, dependendo da finalidade de uso do Samurai, acaba por comprometer o conjunto (ex. embreagem) principalmente se usar pneus 31" pra cima.
Ou seja, a T-case precisa estar mais reduzida pra ganhar mais força pra "girar" esses eixos e se tiver pneusão então...:shock:
[]'s:concordo:
p/ que mexer com eixos velhos?? poe eixo de troller logo, D44 moderno...
T+
Alexandre X
11/09/2006, 23:57
Caraca Xis, essa eu também não entendi... pensei numa coisa e me fiz entender de outra forma, desculpe!:parede:
A pergunta do nosso amigo foi se com eixos de Rural no Samurai dava pra usar o câmbio e transferência originais!
E o que eu quiz dizer é que até dá sim, porém sem o seu Kit X-Crawler 4.16, dependendo da finalidade de uso do Samurai, acaba por comprometer o conjunto (ex. embreagem) principalmente se usar pneus 31" pra cima.
Ou seja, a T-case precisa estar mais reduzida pra ganhar mais força pra "girar" esses eixos e se tiver pneusão então...:shock:
[]'s:concordo:
Ufa! Pensei que eu corria sérios riscos de quebra por usar eixos de Toy 5.29 com cambio original e X-Crawler 4.16
diogo ludovico
30/12/2007, 21:28
Pessoal, estou com o projeto de colocar eixos de rural no meu samuka pois meu eixos traseiro foi pro saco :parede:, cora e pião desgastadas e caixa satérlites com muuita folga, fora a carcaça do eixos empenada....
Alem disso estou colocando o kit de suspenção do Fabil, e colocarei peneus 31", a ideia original era colocar o novo kit de redução do Alexandre para caixas por correntes (25%), mas segundo informações o uso da relação dos DANA 44 já me daria esta redução, portanto dispensando o kit.
Ai fica a duvida, é verdade que sem mecher na caixa de tração (reduzir no caso), mesmo que a relação do DANA resolva o alongamento causado pelos peneus 31", eu estaria forçando o conjunto embregem + cambio + t-case por conta do maior peso do conjunto?
Será que mesmo assim terei que reduzir a caixa de transferencia para poupar o conjunto?
Supercharger
30/12/2007, 22:28
p/ que mexer com eixos velhos?? poe eixo de troller logo, D44 moderno...
Olha só Diogo, como o mundo dá voltas, rsrsrsrs! :mrgreen:
[]´s
Gustavo.
diogo ludovico
30/12/2007, 23:07
:mrgreen: É..... que me dera tivesse $$$$ para colocar eixos de troller, trocar as rosas seria o de emons, mas.....
A grana mal vai dar para os eixos de rural, vou colocar só o basico, freio a disco na dianteira e rodas livre manuais, tinha pensado em um flutuante traseiro mas....$$$$ fica pra proxima :roll: afinal ainda tem os batentes da suspenção nova.....amortecedores.....
Queria dicas de quem já fez o serviço, de como o carro ficou, etc...
Pera ae néh Gustavo... na epoca que postei essa msg um par de eixos de trolha achava-se na casa dos 2.500,00 a 3mil... dai era beeemmm mais atrativo.. hj estao pedindo no minimo 4mil num par de trolha.....heheheh
Digo.. pegue uma calculadora e faca as contas conforme a tabela que te passei... se usar eixo de rural 4.89:1 e rodando com 31" nao vai forcar em nada o conjunto de transmissao original do samurai.. pelo contrario.. ele vai rodar mais aliviado ainda...
T+
Supercharger
01/01/2008, 21:26
Exato, na época. Como disse, o mundo dá voltas...
:-D
Povo...
na saga de adaptar eixos de rural em samurai, tive uma ideia e os seguintes numeros:
OBS: a atual bitola que uso p/ mim é IDEAL, pois os pneus nao ficam nem muito p/ fora e nem muito p/ dentro do para-lamas, atualemnte é, eixos originais de samurai + rodas 15X7 offset -25. vamos aos numeros de biotolas:
- Samurai = 1330mm
- Willys = 1231mm ( sim é por incrivel que pareca willis é 10cm mais estreito que samurai, dai p/ colocar eixo de willys em samurai vai ter que usar espacador e virar o aro da roda)
- Rural = 1446mm ( 10cm mais largo que samurai.. dai fica 5cm de roda sobrando p/ cada lado, isso considerando roda com offset 0)
dai estava pensando em fazer um eixo "hibrido" Rural/Wilys de modo a usar os lados menores de willys ( já que pegar um eixo de rural e cortar a tubeira p/ encurta-lo é facil, o problema é semi-eixo.. fazer sob medida é $$$$$ caro e vc fica refém na hora que quebrar, dai pensei em usar as medidas menores de do eixo de CJ e assim usar semi-eixos com medida padrao)
entao é o seguinte, o eixo DIANTEIRO as medidas bateram PERFEITAS, se eu pegar um eixo de rural e cortar o lado MENOR e deixa-lo na mesma medida de um de Willys, eu terei uma reducao de 70mm de bitola, ficando assim 1375mm ( praticamente o mesmo do samurai), ou seja.. lado esquerdo, semi-eixo de rural e lado direito, semi-eixo de willys..
no traseiro as medidas nao bateram tao bem assim... a mais proxima que consegui encontrar foi:
usar o lado maior da rural + o lado menor do Willys o que me dá 1280mm o que contra os 1338mm da bitola do samurai ficaria 58mm mais estreito ( 29mm de cada lado) como uma das minhas intencoes seria usar kit flutuante ensimec, a instalacao dele obrigatoriamente aumenta a minha bitola em extatos 44mm ( 22mm p/ cada lado) ficando assim a bitola praticamente igual ao dianteiro e praticamente igual ao eixo original do samurai...
caso nao instale o kit flutuante, posso usar espacador de 30mm somente nas rodas traseiras a fim de ficar as 4 bitolas iguais...
agora é verificar a viabilidade de montar esse eixo hibrido, já que será preciso servico de precisao em tornearia p/ cortar, gabaritar e alinhar as pontas das tubeiras....
T+
opa... revendo uma contas aqui... tenho tb..
Traseiro de rural com os dois lados iguais ( os dois menores) me dariam uma bitola de 1400mm
e o dianteiro, da rural, encurtar o lado maior dela, p/ ficar com o lado maior do Willys o que me daria tb 1405mm o que ficaria 67mm maior que os de samurai.
alguem tem mais alguma ideia?
kcta!!! acabei de descobrir que a bitola do samurai Helicoidal é maior do que a do samurai Feixe em 30mm entao sao 1368mm..
diogo ludovico
02/01/2008, 15:54
É, o jeito é ir fazendo as contas.....
Fabil, mas no caso, o aumento da bitola proporcionado pelo eixo da rual não melhoraria o conforto do samurai, digo, diminuiria o problema (pulos) devidos a bitola estreita e o fato de ser curto?
Não entendo muito de mecanica, mas no seu caso, com os eixos de rural (10cm) mais roda com offset -6, daria um total de 160 mm a mais, estou correto?
Aproveitando, surgiu um conjunto de peneus 30" bem em conta, pois o cara comprou sem conferir se cabia no carro (samuka original), e agora ta vendendo barato. mas como vou usar a relação de willys indicada por voce (25% de redução), o carro ficaria muito preso?, vi que a diferença entre o 31" e o 30" é de quase 4%.
Pergunto, pois só colocaria estes 30" pelo preço mesmo, pois quero chegar aos 31", então já colocarei a relação perfeita para o 31"
opa... bom.. minha roda nao é -6 ( de onde vc tirou isso?) é -25.. entao com os eixos de rural (100mm mais largos) + rodas com offset -25 minhas rodas ficariam 75mm p/ fora CADA lado...
eixos mais largos nao proporcionam aumento de conforto nenhum , o que faria isso no samurai ( e diminuir a pulacao) seria ENTRE-EIXOS maior... eixos mais largos vao melhora muito a estabilidade..
se vc for usar pneus 30 vai ficar um pouquinho amarrado sim, mas nada que vc nao se acostume..
T+
diogo ludovico
02/01/2008, 19:35
Foi mal fabil, queria dizer no meu caso:parede:, minhas rodas que são offset -6:mrgreen: foi mal........
ixi, então no meu caso as rodas sairiam quase inteiras da lata :shock: pois o eixo ficaria 94mm maior.
Quanto a ficar um pouco amarrado, até que acostumo, prefiro amarrado do que lerdo...
mas o objetivo são os 31" mesmo, só pegarei os 30" se fechar no preço baixo.
Fala Diogo..
bitola samurai helicoidal = 1368mm
bitola rural = 1446mm
diferenca = 78mm sendo 39mm p/ cada lado... sua roda sendo offset - 6, sobram + 3mm cada lado.. sobra total = 42mm p/ cada lado... ou seja.. num pneu 30" por 9.5" de largura ( 241mm de largura), teoricamente seus pneus vao ficar 40mm p/ fora de cada lado... um alargadorzinho de para-lamas resolverá.. heheheh
[]' matematicos e teoricos...heheh
lg_gustavo
07/01/2008, 10:26
Fala Fabil
falando em alargadorzinho aquela sua idéia dos Bushwacker vingou ? Qualquer hora os zómi vão prender meu jipe :roll: :evil:
[ ]s
na esqueci da ideia nao.. mas nao acho um fibreiro bom disposto a fazer... alias até achei.. é o "praiacuston" daqui do forum, mas ele mora em anrga dos reis e faria os bushwackers ( já esta fzendo p/ willys, engesas, etc) mas ele precisa de um samurai lá na oficina dele p/ tirar um molde... e nao tem uma unica alma em angra dos reis p/ deixar um samurai lá p/ ele medir...
Cara, salvo engano a fiber4x4 já está fazendo estes alargadores, acho que li isso no tópico do Thiago Rodeghel.. olha o link aí
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111&page=22
[]s
olhei o catalago deles agora e só consta para willys.. mandei um email preguntando se eles fariam um jogo p/ Samurai..
os de willys custam 500,00 o jogo..
T+
Se já tem pra Willys pra Samuca é um pulo.. :mrgreen: