Ver Versão Completa : Diminuir fumaça Maxion S4T
Gente,
Eu ACHO que meu Engesa solta muita fumaça com o meu S4T Plus,
O que deve ser levado em conta pra diminuir isso?
Dicas?
Produtos?
Mandem tudo que souberem ae!!
abraços!!!
rodrigo camper
04/09/2006, 12:10
Caro Gotizila,rs se a fumaça for branca em 1° lugar verifique a turbina, tire a mangueira da admição e veja se está suja com oléo, no caso de positivo troque os filtros de ar e texte, em 2° consulte o preço de uma turbina nova antés de conserta-lá e depois troca-lá, Ligue na ODAPEL 0800-703-27-99.
Se a fumaça for preta, feche a bomba.OK
opa!
Então, a fumaça é preta mesmo, hehehe!!
não solta toda hora, mas as vezes dá umas baforadas!!
Como eh que fecho a bomba? isso vai fazer o carro andar menos??
rodrigo camper
04/09/2006, 14:57
HáHáHá, Pé de Chumbo.Quando v/c passar as marchas evite de dar aquelas tuchadas, o excesso de diesel em baixa rotação que faz a fumaça preta, se v/c mandar um bombista fechar a bomba perderá potência no seu ST4,
é tenho certeza que v/c não gostar, não e mesmo??
huahuauhahuauhauha
é gostoso ouvir o barulho de scania......hahahaha
gomila,
no meu Engesa tinha esse problema. Solução:no meu tava com um filtro subdimensionado(pequeno) para o S4T. Troquei tudo pelo da D20 Turbinada. Terminou a fumaça em subidas ou qdo eu pisava para valer. []'s
gomila,
no meu Engesa tinha esse problema. Solução:no meu tava com um filtro subdimensionado(pequeno) para o S4T. Troquei tudo pelo da D20 Turbinada. Terminou a fumaça em subidas ou qdo eu pisava para valer. []'s
Eliseu, quais os filtros que você trocou???
valeu!
José Augusto
04/09/2006, 17:04
Gomila, fumaça preta é excesso de combustível, está entrando ar "de menos" e diesel demais.
É meio normal dar uma fumaçada se vc dá uma arrancada, o que não é normal é fumaçar "direto", no começo o meu estava fumaçando quando estava próximo dos 2500 rpm, aí coloquei um filtro de ar maior com uma entrada tb maior, além disso mandei fazer e instalei um intercooler e a fumaceira parou.
Só lembrando outras causas de fumaça preta, além das citadas:
-Motor passando óleo pelos aneis.
-Bomba injetora ficando ruim.
-Bicos injetores ruins.
Meu S4T de uns tempos p/ cá começou a soltar uma fumaça meio cinza. Mas só faz isso se deixar ele em rotação lenta por um tempo e depois que saio andando com ele, nas primeiras aceleradas sai a fumaça, depois para completamente e não volta mais, mesmo que pisar p/ valer. Como é meu 1º carro diesel, pergunto: será que são os anéis que estão começando a apresentar folga (se é que o sistema é igual aos motores gasolina/alcool) ? :mad: A impressão que dá é que está acumulando algum óleo ou algo assim na lenta, e depois que é queimado, não volta mais a apresentar o sintoma. :pensativo:
Ah, percebi que só acontece quando acabo de ligar o motor. Se ficar parado num farol por exemplo e depois sair andando, não sai fumaça nenhuma. Tipo assim: ligo o carro p/ sair da garagem, sai um pouco de fumaça preta, até aí normal, sempre fez. Tiro o carro da garagem e vou fechar o portão. Ao voltar p/ o carro e sair com ele, já é suficiente p/ fumacear cinza na saída. Depois de andar um pouco, a fumaça para e não volta mais. Percebi que se deixar o carro inclinado quando desligado, o efeito aparece mais fácil se o motor está quente e foi desligado a pouco tempo. :rolleyes::pensativo:
Eliseu, quais os filtros que você trocou???
valeu!
Foi mal....Filtro de ar.[]'s
fpandur,
vc deve estar com desgaste nos anéis. Depois que esquenta, os anéis dilatam, e some a folga. Verifica tb se não está saindo compressão pelo respiro do cárter, confirmando esta hipótese. Pode ser tb folga na guia das válvulas, porém pouco provável. Mas nada preocupante num S4T. Ele roda muuuuiiiito mesmo assim, uma característica dos S4T, descendentes diretos do Perkins. []'s enlameados.
fpandur,
vc deve estar com desgaste nos anéis. Depois que esquenta, os anéis dilatam, e some a folga. Verifica tb se não está saindo compressão pelo respiro do cárter, confirmando esta hipótese. Pode ser tb folga na guia das válvulas, porém pouco provável. Mas nada preocupante num S4T. Ele roda muuuuiiiito mesmo assim, uma característica dos S4T, descendentes diretos do Perkins. []'s enlameados.
É normal a fumaça quando se liga o motor, já que a câmara está fria e todo diesel injetado acaba não sendo queimado corretamente.
Sugiro levar a um bom mecânico, que saiba de motor e alimentação.
É normal a fumaça quando se liga o motor, já que a câmara está fria e todo diesel injetado acaba não sendo queimado corretamente.
Sugiro levar a um bom mecânico, que saiba de motor e alimentação.
Estamos falando da fumaça cinza(ou branca...), esta não é normal. É sinal de desgaste do motor. Normal é a fumaça "PRETA"
Elise, obrigado pela resposta. :concordo: Poderia detalhar um pouco mais a parte "Verifica tb se não está saindo compressão pelo respiro do cárter" ? Como eu vejo isso, qual o sintoma no respiro ? É com o motor ligado e vejo se está saindo ar de lá ? O respiro do S4T é na verdade na tampa de válvulas, certo ?
Depois que esquenta, os anéis dilatam, e some a folga Mas o motor nem chega a esquentar direito. É só andar uns 2 quarteirões com ele após ligado frio, que a fumaça cinza clara some ... :pensativo:
Como eu vejo isso, qual o sintoma no respiro ? É com o motor ligado e vejo se está saindo ar de lá ? O respiro do S4T é na verdade na tampa de válvulas, certo ?
Mas o motor nem chega a esquentar direito. É só andar uns 2 quarteirões com ele após ligado frio, que a fumaça cinza clara some ... :pensativo:
Se não me engano,(Não estou perto de um para confirmar...) o respiro é um cano de borracha/plástico, saindo da tampa de válvulas, atrás da bomba injetora, com a ponta para baixo ou está ligado na mangueira que vai do filtro à turbina, ou na caixa do filtro de ar. Se for este o caso, desconecta e acelera parado.Ele não poderá estar "assoprando", saindo muito "vento", com gases.
O esquentar a que me refiro, é o que ocorre durante os momentos iniciais de funcionamento, onde a superfície dos cilindros, pistões e anéis rapidamente sofrem uma variação de temperatura (não esquece quantas vezes eles sobem e descem por min) para cima, o suficiente para haver a mínima dilatação necessária para cessar a passagem de óleo. Espero ter ajudado....[]'s
Eliseu, ajudou sim :concordo: No caso do S4T, é isso mesmo, o respiro está na parte traseira do motor, na tampa de válvulas. Sai uma mangueira p/ uma válvula corta-fogo (ou anti-chama como dizem) e depois vai uma mangueira apontada p/ baixo. Segundo li e me disseram também, não pode ligar no sistema do filtro de ar ou da turbina, pois acaba saindo um pouco de óleo por ali.
Por lei antipoluição tem de ser ligado ou possuir um reservatório na ponta para evitar que este óleo escorra no chão...Qq coisa, "tamu" aí. []'s enlameados
Pois é, sabe que até eu pensei em bolar algum reservatório p/ colocar na ponta da mangueira ? Mas não consegui nada que seja prático, mas se tiver um sistema comercial usado em outros veículos (D20 ? :pensativo:), com certeza eu instalaria. Para amenizar, troquei por uma mangueira um pouco mais longa, de tal forma que a ponta ao invés de ficar apontada p/ o chão fique paralela a ele (na horizontal). Aí coloquei outra válvula anti-chama na ponta da mangueira. Resolveu bem, difícil pingar óleo ali. Mas de vez em quando tem que tirar a válvula e limpar.
hummmmmmm.
Então quer dizer que qto maior o filtro de ar ( que no meu caso é conico ) mais ele respira e menos fumaça preta ele solta....hehehe, ja sei que filtro vou por.......
Outra coisa, vi um liquido que se deve colocar no tanque a cada abastecida que limpa os bicos e diminui a fumaça também.... alguem usa???
Conselho de um amigo, dono de posto e que vende o tal produto: coloca diesel aditivado, e do tipo "de inverno" aqui do sul. Eu vou por ele, e nunca tive problemas, pois o aditivado já vem com "detergentes" que promovem a limpeza do sistema []'s
haundrich
06/09/2006, 21:35
ah, além de tudo que o pessoal disse aqui (turbina, limpeza dos bicos...) veja se o nível do óleo lubrif. não está um pouco alto. Isso é para dar fumaça cinza para branca.
Motor quente, espere no mínimo 15 minutos, para que todo o óleo decante no carter e lhe confira o nível real. Aquele hábito de chegar no posto e conferir o óleo imediatamente enquanto abastece é furada. Só serve para saber se ainda tem óleo no sistema.
No meu caso, começou fumaça branca depois de uma troca de óleo. Estranhei. Bastou eliminar 500ml e boa.
rodrigo camper
07/09/2006, 07:48
Flávio e galera,se as guias de valvulas estiverem com folga o oléo vai descer para o cilindro e ira fumaciar cinza quando o motor estiver frio.
ST4 troca de anéis por ultimo lugar.hahaha
Boa dica também ! Como a fumaça cinza no meu caso é pouca é somente nos momentos iniciais, posso estar ainda com um processo bem inicial. Mas é bom saber o possível "caminho das pedras" para não ter que morrer na mão de alguém que queira retificar o motor por completo :mrgreen:
Mas é bom saber o possível "caminho das pedras" para não ter que morrer na mão de alguém que queira retificar o motor por completo :mrgreen:
Ha, e tem mesmo. Sei de diversos casos em que quiseram fazer a "retífica" do motor por antecipação....