Ver Versão Completa : pneus 35"
pretendo colocar pneus 35" em meu jeep.
gostaria de saber quais as consequências para o carro: torque, desempenho, consumo, etc.
obrigado.
antonio.
leopoldo
27/08/2006, 11:04
Quanto maior o Dia:
- menor o torque nos pneus com o solo e maior nos componentes mecanicos até a roda.
- menor o desempenho.
- maior o consumo na cidade, menor o consumo na estrada.
- mais força será necessária para aplicar o freio e mais calor será gerado no disco ou panela.
- maior as forças geradas sobre os rolamentos dos cubos.
- maior a possibilidade de fratura dos semi-eixos traseiros semi-flutuantes.
- maior as forças sobre os componentes de direção.
Leopoldo, se o torque é menor com penus maiores, qual a vantagem, então, em se colocar penus 35" para a trilha? Não seria melhor ficar com um 33" ou até 31"?
Um abraço.
Antonio.
Rogério Tortato
27/08/2006, 11:52
realmente o torque fica prejudicado em razão da "alavanca" maior decorrente da distância da banda de rodagem do ponto central da tração. acho que é isso. não sou físico.
a diminuição do torque nem sempre é problema muito sério, pois, muitas vezes o motor mais possante compensa isso, além da prórpia redução, que na mesma medida que reduz a velocidade, aumenta o torque.
mas as vantágens são: maior vão livre do solo, o que dificulta plantar o diferencial no atoleiro, ou enroscar em algo.
e, normalmente com tais pneus, além de serem mais altos, tem também maior banda e, portanto, contato com o solo, que aumenta ainda mais se usados com baixa calibragem. contato com o solo é diretamente proporcional à aderencia, o que todos buscam em trilhas. é claro que depende muito do desenho do pneu. falamos aqui de pneus com desenhos iguais.
não se pode comparar um 31 biscoito, com um 33 liso.
abraços.
Leopoldo,
como o meu Jeep tem o motor original: Ford Georgia OHC 2.3, não faz muito sentido colocar um pneu de 35". Ele é fraco para esse tipo de pneu? Um de 33" seria melhor?
leopoldo
27/08/2006, 14:11
Os motivos de se optar por um pneu de maior dia, são os expostos acima, fora é lógico:
O visual.
Para um motor como o seu, com a transmissão original digo:
A beleza não se discute. Porém, vc perceberá que na arrancada e acelerações o jeep ficará + fraco. Utilizado em estrada lisa, plana, vc ganha. Em estradas tortuosas (tipo serra), vc perde.
Sobre o 33":
- como é menor que o 35", repita a análise acima com as devidas comparações.
José Augusto
27/08/2006, 19:32
Antonio, o que está acontecendo hj é que existem muitas opções e para aqueles que não acompanharam fica dificil. Essa falta de experiência pode ser melhor compreendida se vc tiver acesso a veículos na configuração que se deseja chegar, fazer trilha como "zeca" ou mesmo acompanhar estes veículos já dá para ter parte dessa sensibilidade.
A algum tempo atrás os pneus eram grandes quando eram 750x16, todos faziam passeios e trilhas com pneus desse porte no máximo, os facões e as dificuldades eram proporcionais a estes pneus, quando "surgiram" os 33" alem desses novos pneus passarem mais fácil em alguns lugares o tamanho dos "facões" aumentaram, quem possuia pneus originais já não passava pois ficava travado pelo diferêncial, a coisa tem evoluido nesse sentido.
Quem já andou com pneus 31", 33", 35", 37" ..., acompanhou a evolução e percebeu as vantagens e desvantagens de maneira gradual, fez os upgrades necessários ou escolheu o patamar onde parar, se é que parou.
Esses upgrades são motivados pela busca de vencer obstáculos cada vez mais dificeis e quase sempre acabamos por colocar pneus maiores, a partir de um certo ponto esse caminho é sem volta, (pneus maiores, exigem conjunto mais forte e muito mais caro e específico, o limite para isso é o tamanho do bolso) chegando a um ponto onde esses veículos só poderem ser usados em trilhas ou competições.
Vc até pode trocar os 600x16 (originais) por pneus 750x16 ou 31", nisso vc já vai perceber o que muda no veículo (como o Leopoldo já explicou), ha uma melhora discreta no desempenho em algumas situações, mas isto chega rapidamente a um limite, o que acontece então, para tentar recuperar parte do desempenho perdido em áreas onde o mesmo foi perdido, vc altera a mecânica para poder fazer frente a nova demanda (provocada pelos pneus) e aí é que se iniciam os problemas.
Thiago Rodeghel
27/08/2006, 19:55
É como o José e o Leopoldo falaram...
É um upgrade contínuo e sem fim... Eu tive a oportunidade de ter pneus 700x16, 31x10,5 e agora 35x12,5...
Qdo coloquei 31, já me zuaram os rolamentos dianteiros. Agora com os 35, foram semi eixo, rolamento, cupilha e chaveta... fora a troca de motor, cambio, direção, suspenção,freios. Agora é troca pra eixos flutuantes
É uma coisa sem fim, alías a troca do motor começa justamente por querer colocar pneus maiores:lol: :lol: :lol:
[s]
henrique wamser
27/08/2006, 20:00
Ola
Acho Que O Leopoldo Esta Certo. Força Tudo, E Vc Pode Ficar Na Mão Em Plena Trilha.não Seja Folgado !!!!!!
JeepDennis
28/08/2006, 01:32
Eu tive alguns problemas qdo coloquei pneus 35.. direção, se ñ for hidraulica vc vai ficar bem forte de tanta força pra virar a direção, vai ser obrigado a levantar a carroceria, se ñ vai comer todo o pneu, o cambio tive q fazer umas 4 vezes.. tudo isso com a mecãnica original.. agora estou colocando motor 6cc opala e cambio clack 4 marcha.. acredito q isso resolva o problema de quebra do cambio..