Ver Versão Completa : CJ 79: 30 estrias?
Tenho um Jeep Ford ano 79, original. Pesquisando no fórum vi que os modelos a partir de 80 teriam ponta de eixo com 30 estrias. Porém, também me disseram que o modelo do ano 79 também teria 30 estrias.
Alguém sabe ao certo o número de estrias da ponta de eixo do Jeep CJ ano 79?
Desde já agradeço a colaboração.
Um abraço.
Antonio.
Antonio,
Só vai descobrir isso (100% de certeza), desmontando os semi.
Eu tenho um par de eixos 79 de uma F-75 e é 30E...
[ ] ´s
meu cj e de 79 tb e tem 30 estrias ....
José Augusto
22/08/2006, 11:34
Ano 79 e 30 estrias não é regra e não depende do mês de fabricação, alguns "sortudos":sad: :parede: vieram ainda com 19.
O única maneira 100% confiável é fazer o que o Ribon já adiantou.:concordo:
Caro Jose Augusto,
Se eu for um dos sortudos com semi-eixos com 19 estrias, e pretender torcar por semi-eixos com 30, quais alteracoes vou ter que fazer no Jeep?
Vou ter que alterar a relacao do diferencial (acho que a atual e 44/9)?
Aproveitando a boa vontade de voce, e dos colegas, vou fazer outra pergunta de iniciante (por favor tenham paciencia): Qual a vantagem em se trocar o eixo do Jeep por eixo da Toyota? tem maior bitola? tem maior diametro? qual o numero de estrias? se houver alguma vantagem, o que devo fazer para troca-los?
desde ja agradeco a enorme compreensao de voces.
Um abraco.
Antonio.
José Augusto
22/08/2006, 12:59
Trocar os semi eixos de 19E para 30E, vc deve trocar a caixa de satélites onde encaixam as 30 estrias, a coroa e pinhão continuam os mesmos, o diferencial tb permanece o mesmo, só tenha cuidado para pegar uma caixa de satélites compatível (para relações curtas, como é o seu caso 9:44).
Os eixos com 30 estrias são pouco mais fortes que os de 19 estrias, mas a simples troca não vale a pena a menos que vc já os tenha "quebrado", mas aí a sugestão, vai para os kit's da ensimec em aço liga já com 30E.
Antônio, não existem só vantagens na troca de eixos de CJ para eixos de Band, os eixos de Band são mais fortes que os DANA44 dos jeep's, rurais e mesmo que os DANA44-3 dos troller e outros, em relação ao eixo do CJ os eixos da Band são mais largos, a desvantagem fica na quantidade de equipamentos disponíveis para esses eixos, tais como bloqueio e relação de diferêncial e custo pouco maior das peças de desgaste e reposição. O ideal seria alguma coisa hibrida entre os 2, aproveitando o que cada um tem de melhor.
Antonio,
É oq nosso amigo José Algusto falou.. Para trocar de 19E para 30E... É só trocar os semi-eixos e caixa satelite.
A caixa satelite pode ser substituida tb por um bloqueio Ensimec.. Este são fabricados para 19E e 30E... Bem como o kit flutuantes traseiro e o com homo para a dianteira, ambos tb nas versões 19E e 30E.
Mas pq vc quer trocar?
[ ]´s
Ribon,
eu não pretendo trocar os semi-eixos do meu Jeep (por enquanto).
É que eu pretendo instalar um bloqueio de diferencial (talvez o macrotorque...) e não sei o número de estrias dos semi-eixos do carro. Por isso ter perguntado para ver se alguém sabia, sem eu ter que abrir o diferencial. Além disso, vi no fórum que os semi-eixos da Toyota são melhores, e daí a pergunta: vale a pena trocar? (se o custo-benefício compensasse).
Mas se eu não vou conseguir bloqueio de diferencial para os semi-eixos do Toyota, acho que não vai compensar.
Vou aproveitar e fezer mais umas perguntinhas impertinentes de principiante (mais uma vez tenham paciência...):
Os semi-eixos maiores do Toyota o que proporcionam na prática?
Para os semi-eixos do Toyota, quais bloqueios podem ser instalados?
Para um Jeep de uso misto (trilha e urbano), a relação do diferencial ideal é 44/9, ou há outra melhor?
Semi-eixo flutuante é aconselhável para quais ocasiões (trilha uso urbano)?
Desculpem o abuso, e mais uma vez obrigado pelas respostas:concordo: .
Antonio.
antonionf@terra.com.br
Antonio,
Vamos por partes:
Não entendi a pergunta
Bloqueios para eixo Toyota Bandeirantes
Hoje tem a opção do Ensimec Full-lock Fase IV
Relação ideal depende de muitos fatores... Um deles é o motor e cambio que usa. Qual cambio e motor vc esta usando?
Flutuante é aconselhável em qualquer situação, pois melhora em termos de segurança e quebras.
Estas aqui para trocar idéias.. Não é abuso perguntar.
[ ]´s
Pessoal, eu tenho um 79 também, mas não faço idéia do quantas estrias tem.
Mas qual a vantagem de ter 30E?
Valeu Ribon pelas respostas.
Deixe-me esclarecer alguns pontos:
Quis dizer: quais as vantagens?
O bloqueio Ensimec Full-lock Fase IV é do tipo liga/desliga?
Relação ideal depende de muitos fatores... Um deles é o motor e cambio que usa. Qual cambio e motor vc esta usando?
Estou usando o motor e câmbio originais do Jeep Ford 79 (motor OHC 2.3).
Flutuante é aconselhável em qualquer situação, pois melhora em termos de segurança e quebras.
Porque o eixo-flutuante é melhor em termos de segurança? aumenta a estabilidade do veículo? Pode ser usado com bloqueio?
Você sabe quanto custa a instalação de um eixo-flutuante para Jeep, aproximadamente?
Por enquanto eu não estou trocando idéias, só estou aprendendo...
Um abraço a todos.
Antonio.
Pessoal, eu tenho um 79 também, mas não faço idéia do quantas estrias tem.
Mas qual a vantagem de ter 30E?
O semi de 30E é mais forte que o de 19E
[ ]´s
Quis dizer: quais as vantagens?
O eixo da Toyota Band é feito para um carro a diesel, só por este motivo já tem de ser muito mais forte que um que foi fabricado para um carro a gasolina.
A maior vantagem dele é em relação a resistência.
O bloqueio Ensimec Full-lock Fase IV é do tipo liga/desliga?
O Full Lock é 100% (é integral).
Hoje no mercado nacional temos dois fabricantes de bloqueios selecionáveis, Macrotorque e Micromaq a Ensimec ainda não fabrica bloqueios selecionáveis.
Estou usando o motor e câmbio originais do Jeep Ford 79 (motor OHC 2.3).
É o ideal para vc na minha opinião é a 44/9 mesmo...
Porque o eixo-flutuante é melhor em termos de segurança? aumenta a estabilidade do veículo? Pode ser usado com bloqueio?
Você sabe quanto custa a instalação de um eixo-flutuante para Jeep, aproximadamente?
É melhor em segurança, pois se seu semi-eixo quebrar a roda não vai sair para passear sozinha...
Sim.. Pode se instalar qualquer bloqueio em eixo D44 com flutuante.
Hoje com tudo novo, deve ficar algo próximo a R$1.800,00 reais (peças + mão de obra).
Por enquanto eu não estou trocando idéias, só estou aprendendo...
Uma hora vai chegar sua vez de ensinar a alguem.. É assim que esta comunidade vive...
[ ]´s
leopoldo
22/08/2006, 22:18
Não precisa trocar a caixa, pessoal !
é só trocas as planetárias !
poderá ser possível (não me lembro) fazer isso sem remover o diferencial do lugar !
leopoldo
22/08/2006, 22:24
1- ... só por este motivo já tem de ser muito mais forte que um que foi fabricado para um carro a gasolina.
Ribon,
cuidado com essa afirmação !
só comparando os diâmetro dos eixos, e cruzar com o tipo do aço e o tratamento térmico.
se vc disser que a homocinética é beeem mais resistente, aí eu concordo.
no resto ..... poderá ser chute.
É chute... Não tenho dados para afirmar isso...
Mas convenhamos... Um eixo de Toy moderna é muito superior a um D44 original do Jeep...
Fora que tem flutuante, homocinética e freio a disco...
O maior problema nos eixos de band que vejo é a pouca opção de relações, se não me engano são só duas...
leopoldo
23/08/2006, 09:34
Sim Ribon,
O chute pode ser gol, trave ou fora. Como nossos amigo niponicos não publicam os dados do eixo banjo deles (e nem se publicassem ! .... quem é que entende aquela escrita de chão de galinheiro??????), não dá para comparar todos os dados com o manual técnico da DANA. Só fazendo engenharia reversa e estourando alguns desses eixos. Em alguns itens ganha mas aparenta perder em outros.
Tal qual o dilema do cambio mecanico X automático, existem vários textos comparando o sistema DANA com o sistema Banjo e isso já rendeu uma pá de prós e contras para cada um e portanto, nem vou entrar no mérito de cada uma das comparações.
O limiar nosso sempre será o peso no bolso e portanto:
- se houver sempre a altenativa mais em conta, esta será a preferida, seja trocando só as planetárias e usando semi-eixos de 30 dentes, que sendo os entalhados rolados são um pouco mais resistentes, sendo trocando por um sistema completo da ensimec, seja trocando por um eixo de band, seja ele mesmo fabricando um eixo híbrido, seja finalmente optando por um eixo maior DANA 60 ou 70 e finalmente apelando para um REO, por enquanto o supra-sumo do exagero.
O semi-eixo do meu Jeep tem 19 estrias. Se pretender trocar os semi-eixos para 30 estrias, o que devo trocar dentro do diferencial? E o valor aproximado das peças a serem trocadas?
Um abraço.
antonio.
José Augusto
25/08/2006, 13:29
Antonio, vc deve trocar a peça onde as estrias chegam, como já dissemos vc pode trocar a caixa de satélites inteira ou como lembrou o Leopoldo somente as 2 satélites onde o estriado se encaixa, a grande vantagem disso é não ter que ajustar a coroa com o pinhão.
José Augusto,
você tem idéia do preço da caixa de satélites, ou somente das satélites?
um abraço.
antonio.
José Augusto
25/08/2006, 14:13
Antonio, não deve ser muito caro, pois são muito duráveis e não existe muita procura (diferente do que ocorre com R&P), faça a base de troca, tente na garra4x4, no portugues4x4, .. etc ou em desmaches da Zona Leste, caso eles não tenham pergunte onde vc pode achar.
Antonio, com seu motor e cambio e se seu jeep estiver sem bloqueio o eixo está bem dimensionado, a menos que vc coloque pneus maiores que os 33", não gaste dinheiro sem precisar.
A parte mais fraca do seu jeep é o cambio, e mesmo esse está adequado ao motor.
Normalmente quando se coloca pneus grandes é providencial um kit de flutuantes, e aí nesse caso se fizer muita questão de 30E é a hora de trocar.
leopoldo
25/08/2006, 19:22
são as planetárias !
as satélites ficam !
leovalle
25/08/2006, 22:00
Sim Ribon,
O chute pode ser gol, trave ou fora. Como nossos amigo niponicos não publicam os dados do eixo banjo deles (e nem se publicassem ! .... quem é que entende aquela escrita de chão de galinheiro??????), não dá para comparar todos os dados com o manual técnico da DANA. Só fazendo engenharia reversa e estourando alguns desses eixos. Em alguns itens ganha mas aparenta perder em outros.
Tal qual o dilema do cambio mecanico X automático, existem vários textos comparando o sistema DANA com o sistema Banjo e isso já rendeu uma pá de prós e contras para cada um e portanto, nem vou entrar no mérito de cada uma das comparações.
O limiar nosso sempre será o peso no bolso e portanto:
- se houver sempre a altenativa mais em conta, esta será a preferida, seja trocando só as planetárias e usando semi-eixos de 30 dentes, que sendo os entalhados rolados são um pouco mais resistentes, sendo trocando por um sistema completo da ensimec, seja trocando por um eixo de band, seja ele mesmo fabricando um eixo híbrido, seja finalmente optando por um eixo maior DANA 60 ou 70 e finalmente apelando para um REO, por enquanto o supra-sumo do exagero.
Os teste na fábrica da ENSIMEC atestaram que os Dana 44 são mais fortes que os das Band.
[]'s
José Augusto
26/08/2006, 09:42
Leo, dê mais detalhes destas provas, em que condições foram feitas?
O que exatamente foi ensaiado (todo conjunto ou algumas partes como semi-eixos e diferêncial), a capacidade de carga, a capacidade de torque, eram eixos trazeiros ou diânteiros ou os 2, os eixos eram equivalentes sem flutuante, qual foi a amostra quantos eixos foram testados ... enfim explique o que levou a esta conclusão.
leopoldo
26/08/2006, 11:15
tá vendo o que dá afirmar uma coisa ???
hehehe
cristiano
26/08/2006, 19:28
Leo, dê mais detalhes destas provas, em que condições foram feitas?
O que exatamente foi ensaiado (todo conjunto ou algumas partes como semi-eixos e diferêncial), a capacidade de carga, a capacidade de torque, eram eixos trazeiros ou diânteiros ou os 2, os eixos eram equivalentes sem flutuante, qual foi a amostra quantos eixos foram testados ... enfim explique o que levou a esta conclusão.
X2....................
Putz leo valle , faz o serviço direito hehehe agora posta relatos dos testes ne . so dizer aki q emelhor e n falar mais nada n adianta em nada ..
cristiano
29/08/2006, 11:28
Leo
Isso é o tipo da coisa que só se afirma quando se tem a informação completa, se foi a ENSIMEC que falou isso eles tem a total capacidade de explicar aqui a razão, senão é rádio corredor.