Conectar

Ver Versão Completa : MONTAR jeep 51 para competição indoor



philipecoutinho
17/08/2006, 15:21
Pessoal, estou planejando montar um jeep 51 para competição indoor. Vou montá-lo parte por parte.

Alguém aí com experiência pode me dar alguma dica sobre este assunto ? Qualquer dica que seja já vai ajudar.


Grato desde já.

tiagoandres
17/08/2006, 23:37
eu fiz isso, peguei um "ferro velho" cj-5 e montei para indoor, é legal, mas acho q vc gasta mais do q comprar um pronto...se precisar de dicas acho q posso te ajudar um pouco...
um abraço

philipecoutinho
18/08/2006, 08:20
Tiago,
Foi você que preferiu o CJ-5 do que o 51 ou foi por acaso ?


Em relação a gastar mais, eu acho que inicialmente se gasta mais, porém no futuro a manutenção do jeep comprado é maior. Pois você compra, pelo menos aqui em Natal/RN, um jeep montado e andando por no mínimo uns R$ 8,000 e no decorrer do tempo, muito em breve por sinal, ele vai apresentando defeito e logo, você terá que ir trocando as peças.
Já um jeep montado vocÊ irá gastas mais ou menos este mesmo valor, mas diferente do comprado, ele terá peças novas e tudo encaixado perfeitamente, sem nenhuma "gabiarra", diferente de um jeep comprado. Me corriga se eu estiver errado.



Você falou que seu CJ-5 é para indoor. Me fala mais sobre ele, pois estou pesquisando tudo para melhorar a performance do jeep que irei montar. Penso até em modificar a carroceria.

Ricardo Gruneich
19/08/2006, 15:31
você já tem um 51 ?
um tenho um jeep 51 pronto p/ indoor c/ motor vw ap e outras adaptações por R$ 15.000,00

philipecoutinho
19/08/2006, 18:31
Não tenho ainda....

Prefiro montá-lo do que comprar pronto.

Henanh
20/08/2006, 02:43
Philipe,

dá uma olhada no Hepatite...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19679

abraço

philipecoutinho
20/08/2006, 22:31
Show de bola a HEPATITE!

Você gastou quanto nele ?

Henanh
21/08/2006, 00:36
rapaz... eu juro q eu nao sei... tirando o motor preparado, gastos normais, nada de absurdo, feito com calma e com tempo.. acho q valeu a pena!

abraço

philipecoutinho
21/08/2006, 09:16
No meu jeep planejo gastar para ele começar a andar bem, uns R$ 9.000.


Foi mais ou menos isso o seu ?

otavio_gomes
21/08/2006, 12:28
Tiago,
Foi você que preferiu o CJ-5 do que o 51 ou foi por acaso ?


Em relação a gastar mais, eu acho que inicialmente se gasta mais, porém no futuro a manutenção do jeep comprado é maior. Pois você compra, pelo menos aqui em Natal/RN, um jeep montado e andando por no mínimo uns R$ 8,000 e no decorrer do tempo, muito em breve por sinal, ele vai apresentando defeito e logo, você terá que ir trocando as peças.
Já um jeep montado vocÊ irá gastas mais ou menos este mesmo valor, mas diferente do comprado, ele terá peças novas e tudo encaixado perfeitamente, sem nenhuma "gabiarra", diferente de um jeep comprado. Me corriga se eu estiver errado.



Você falou que seu CJ-5 é para indoor. Me fala mais sobre ele, pois estou pesquisando tudo para melhorar a performance do jeep que irei montar. Penso até em modificar a carroceria.


Philipe,

Um Jeep montado pode ser a partir de qualquer coisa. Inclusive é possivel instalar a carroceria do "51" em um Chassis do CJ5.

Difereças entre os chassis do CJ3A - "51" e CJ5:

O CJ3A tem as mesmas dimensões dos modelos anteriores MB, GPW e CJ2A. Excetuando o GPW esses veículos e o CJ3B tem como característica um chassis muito flexível - O chassis faz parte da suspensão. Isso, infelizmente tem um preço - Depois de décadas de trabalho pesado, o aço perde a sua flexibilidade e começa a trincar até quebrar-se todo.

O CJ5 tem o chassis mais rígido, o trabalho da suspensão é feito quase em sua totalidade pelas molas. Além de que, existe chassis de CJ5 30 anos mais novo que do CJ3A.

Ainda sobre chassis, muito cuidado com soldas, uma solda grande normalmente aqueceu demais o local onde foi soldada e este local perdeu bastante de sua têmpera - é propício a novas trincas. As soldas do chassis são sempre pequenas.

Se a motivação de usar um CJ3A para indoor é o visual, parabéns eu compartilho com você este gosto. Mas, sugiro a montagem do veículo em cima de um chassis CJ5 e a carroceria fica à sua escolha.

Veja no anexo como trabalha o chassis e a carroceria de meu Jeep para sair de um buraco - normalmente, o teto é liso

um abraço,
http://www.jeepdootavio.blogspot.com

philipecoutinho
21/08/2006, 14:34
otavio_gomes,
agradeço muito essa sua dica de montar o jeep em um chassi de um CJ5. Tem um cara querendo vender um chassi, carroceria, diferencial traseiro e dianteiro e outros utensílios (tudo desmontado) de um modelo militar M-38 51 por R$ 4.500,00.

Achei bem legal esta oferta, pois tudo está bem novinho e desmontado! Assim pode ser feito um trabalho mais específico na montagem e depois não vai aparecer uns problemas, que sempre aparece em jeep, que ninguém sabe onde está.

renato piquira
21/08/2006, 20:21
Otávio, seu jeep é genial !!
Vou seguir o exemplo dele para reformar meu cj3a.
Qual o vermelho você usou ??
Que cor são suas rodas ?? Essa cor não é original é??

Abraço,

Renato Piquira

otavio_gomes
22/08/2006, 11:06
otavio_gomes,
agradeço muito essa sua dica de montar o jeep em um chassi de um CJ5. Tem um cara querendo vender um chassi, carroceria, diferencial traseiro e dianteiro e outros utensílios (tudo desmontado) de um modelo militar M-38 51 por R$ 4.500,00.

Achei bem legal esta oferta, pois tudo está bem novinho e desmontado! Assim pode ser feito um trabalho mais específico na montagem e depois não vai aparecer uns problemas, que sempre aparece em jeep, que ninguém sabe onde está.

Aproveite sim essa oferta. Lembro que o M38 é muito mais difícil de encontrar que um MB (1942) assim, sugiro que você faça uma pesquisa legal e monte o seu carro de forma original (se isso for possível) Evite fazer adaptações ou retirar coisas que você não sabe ainda de que se trata.

Um abraço,

otavio_gomes
22/08/2006, 11:13
Otávio, seu jeep é genial !!
Vou seguir o exemplo dele para reformar meu cj3a.
Qual o vermelho você usou ??
Que cor são suas rodas ?? Essa cor não é original é??

Abraço,

Renato Piquira

Renato, não me lembro exatamente da cor atual para copiar a cor de época.

O meu carro é original, as cores estão de acordo com as cores da época - fiz muita pesquisa a respeito - As rodas estão pintadas corretamente e não são iguais às rodas dos Jeeps nacionais. pesquisei muito nas páginas The CJ3B page, The CJ2A page e The CJ3A page.

A cor creme usada nas rodas eu me lembro, é o mesmo bege dos fiat 147 e Fiorino, e tem a listra naquelo lugar.

Atualmente moro em Brasília e, meu Jeep e as anotações a respeito dele estão em Lagoa Santa - MG. Por isso não soube te responder qual cor moderna usar.

Um abraço,

tiagoandres
23/08/2006, 23:15
desculpe a demora para responder
minha dica é:
motor não é tudo no indoor, o mais importante é suspensão
coloque molas de band na frente, eixos mais largos ...
direção hidraulica (eu uso do opala)
e o motor???? aspirado acho q fica legal um opala 6
ou ap turbo
qualquer coisa estamos aí
espero ter ajudado

philipecoutinho
24/08/2006, 13:41
tiagoandres,
Eu penso também dessa forma, pois todos acham que potÊncia no indoor é que ganha... mas na realidade é a habilidade do piloto que muitas vezes fazem a diferença.

No meu jeep, que pretendo montar, quero deixá-lo o mais leve possível e não necessariamente com a potência absurda. A carroceria vai ser de fibra, vou correr, sempre que puder, sozinho e retirar o que for desnecessário. Vou colocar o motor AP 2.0 turbo. Um motor leve, em relação ao peso, potente e com o turbo vai dar um torque necessário para indoor. Me corrija se eu estiver errado.

LuizCabral
24/08/2006, 15:00
Philipe,

Você vai usar o jeep SÓ pra indoor, certo?

partindo deste ponto, comece a colocar seu carro no papel, antes de comprar.

1-Vai ser de fibra ou de metal?
Partindo deste ponto, vc já elimina um bocado de opção de jeep que tem a venda. Se for fazer de fibra, é melhor comprar um chassis (que tenha documento) nas cidadezinhas do interior e começar a montar do zero.

2-eixos? originais ou mais largos?
Para indoor, vc precisa de baixo centro de gravidade e eixos largos. Aconselho os de f-75. Mas lembre-se, o jeep vai ficar completamente desfigurado. Os pneus vão ficar para fora do paralama e vc, provavelmente, não poderá usá-lo na cidade.

3-motor? ap, opala 4 cil, powertech 4.1? turbo ou aspirado?
O motor, apesar de não ser a UNICA coisa num jeep de indoor, ainda é um quesito importante. O seu pensamento do AP está certo. Um AP bem preparado gera uma potência muito boa, além de ser um motor de fácil acesso a peças e de conhecimento da maioria dos mecânicos. Além disso é um motor leve e elástico. Não vou comentar preparação de AP pois nunca usei; no meu jeep eu usava motor de Opala 4 cil (excelente por sinal) e DESTE motor eu saberia te dar algumas dicas. De qualquer forma converse com jipeiros que tenham cada motorização e se possivel dê uma testada.

4-Suspensão?
Não sabia esse lance da suspensão dianteira da band. A unica coisa que é certo é que vc deve usar SPUA e barras estabilizadoras dianteiras e trazeiras.

5-Acessórios?
Coloque o menos possível. Pense sempre em PESO. Jeep de indoor tem que ser aliviado ao extremo. Claro que vc nao pode abrir mão do Santo antonio, nem de bancos concha com cintos de 4 ou 5 pontos.

Além disso, é ter muita, mas muuuitaaa paciência com os mecânicos. Cuidado com as "opniões" de algumas pessoas. Tem muita gente por aí querendo "botar areia" nos projetos alheios.



[]'s

LuizCabral
24/08/2006, 15:06
Aproveite sim essa oferta. Lembro que o M38 é muito mais difícil de encontrar que um MB (1942) assim, sugiro que você faça uma pesquisa legal e monte o seu carro de forma original (se isso for possível) Evite fazer adaptações ou retirar coisas que você não sabe ainda de que se trata.

Um abraço,

Fala otávio!

Cara, não sei se esta sua informação procede. M38 (1951) mais dificil de encontrar do que os MB (1942)? Tem certeza? Além de "praticamente" não fazer sentido (você vê muito mais '51 militar por aí, que os '42), "logicamente" também não faria ('42 são bem mais antigos).

Eu concordo que um jeep original é uma maravilha (meu pai tem um '54), mas o problema é que o philipe quer um para indoor. E se for SÓ para indoor, esqueça a originalidade.

De qualquer forma, me desculpe o conflito de idéias. Estou falando baseado apenas em observações pessoais.

[]'s

philipecoutinho
24/08/2006, 18:13
LuizCabral,
inicialmente eu conheço você daqui de Natal rapaz!
Como te falei anteriormente, vou montar esse jeep para trilhas e principalmente para indoor. Então quero o menos peso possível e o peso que tiver nele seja direcionado para deixar o carro mais estável possível.

Agora respondendo suas perguntas:

1 - Quero montar o carro de fibra, já para diminuir bastante o peso. Tem um cara querendo vender um chassi e carroceria de fibra.

2 - Já o eixo, vou deixá-lo mais largo que a estabilidade quiser.

3 - Como falei em mensagens anteriores, penso em colocar um motor A.P. 2.0 Turbo, já para aliviar o peso e ter uma potência considerada!

4 - Suspensão ? xiiiiii, não pesquisei nada sobre o assunto. Me falaram que a suspensão de bandeirantes era boa, mas vou pesquisar e conversar com o pessoal mais sobre o assunto.

5 - Os acessórios do carro seriam exclusivamente funcionais... o que não for necessário eu irei tirar. Você lembrou bem da segurança! Nesse quesito, vou levar para Fuinha ( para quem não conheçe, é um cara que manda muito bem com gaiola aqui na cidade ) e ele vai dar uma solução, leve e segura para meu projeto.



OBS: Amigo, estou precisando de 2 pneus cross para esse final de semana. Pois vai acontecer o campeonato brasileiro de indoor e o troller que vou correr só tem 2 pneus cross, os outros 2 se acabaram. Você tem que me possa vender, alugar ou mesmo emprestar ?


me adiciona no msn: philipecoutinho@digizap.com.br

Giovani
24/08/2006, 22:38
Como te falei anteriormente, vou montar esse jeep para trilhas e principalmente para indoor. Então quero o menos peso possível e o peso que tiver nele seja direcionado para deixar o carro mais estável possível.
Fala Philipe!!

Se vc pretende fazer uso dele em ambas as situações (trilhas e indoor), ele acabará não ficando bom nem para uma coisa, nem outra...:pensativo:
São opostos:
Trilha: Jeep alto, pneus grandes, curso longo na suspensão.
Indoor: Jeep baixo, pneus minúsculos, nada de curso na suspensão.
Para não falar em motores...

Procure os tópicos da FENAJEEP, aqui no fórum. Veja as fotos dos jeeps de indoor. Lataria toda recortada, socados no chão, pneus de perfil baixo aro 15" com recapagem biscoito.

Não por acaso, esses 2 aí nas fotos são campeões (nacionais?) de Indoor...:concordo:

[]'s

philipecoutinho
25/08/2006, 09:27
Giovani,
Acho que não fui feliz na minha explicação. Esse jeep será montado com o objetivo de correr indoor, porém também vou andar nele em trilhas. Ele será caracterizado para correr os indoors e as trilhas é só para brincar com o pessoal.


Sobre as fotos que você enviou, esses "jeep", eles correm na categoria protótipo, certo ? Pois de jeep só tem o nome.


Abraço e um bom final de semana.

otavio_gomes
25/08/2006, 11:37
Fala otávio!

Cara, não sei se esta sua informação procede. M38 (1951) mais dificil de encontrar do que os MB (1942)? Tem certeza? Além de "praticamente" não fazer sentido (você vê muito mais '51 militar por aí, que os '42), "logicamente" também não faria ('42 são bem mais antigos).

Eu concordo que um jeep original é uma maravilha (meu pai tem um '54), mas o problema é que o philipe quer um para indoor. E se for SÓ para indoor, esqueça a originalidade.

De qualquer forma, me desculpe o conflito de idéias. Estou falando baseado apenas em observações pessoais.

[]'s

segundo http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Poster/M38.html
foram produzidos apenas 61.423 M38 e depois, entre 1953 e 1955 foram produzidos para forças armadas estrangeiras (em relação aos EEUU).

O mesmo site, informa a produção de 335.531 MB http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Poster/MB.html e 277.896 GPW
http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Poster/GPW.html

Lembro ainda que o MB foi fabricado na frança pela Hotchkiss com a designação M201.

No entanto, nem o CJ3A nem o M38 forma fabricados em outra planta senão a de Toledo. O aparecimento do CJ3B com o motor 25% mais potente 75 hp no lugar de 60 hp não permitiu a produção dos modelos antigos em outros países.

A criação do CJ3B veio junto com a aquisição da Willys pela Kaiser e a expansão para outros mercados fora dos EEUU das fábricas da Jeep.

Por fim, foram fabricados cerca de 130.000 CJ3A http://www.film.queensu.ca/CJ3B/Siblings/CJ3AOrigins.html

um abraço,

Giovani
25/08/2006, 21:30
Giovani,
Acho que não fui feliz na minha explicação. Esse jeep será montado com o objetivo de correr indoor, porém também vou andar nele em trilhas. Ele será caracterizado para correr os indoors e as trilhas é só para brincar com o pessoal.
Hummm... Beleza...


Sobre as fotos que você enviou, esses "jeep", eles correm na categoria protótipo, certo ? Pois de jeep só tem o nome.
Força Livre. Basicamente mudam motor e câmbio. Direção e agregados é difícil de se encontrar os originais em qualquer jeep. No mais é aliviar peso...

[]'s

philipecoutinho
25/08/2006, 23:10
É porque nem a carroceria lembra um jeep. Mas deve andar muito !!

Você já viu de perto ?

Giovani
26/08/2006, 01:26
É porque nem a carroceria lembra um jeep. Mas deve andar muito !!

Você já viu de perto ?
Sim... Várias vezes.

Eles voam baixo. Até mais do que a pista permite.
Aí que entra o fator "braço", para conseguir controlar.

Vale tudo: radiador atrás do banco, tanque plástico com 5 ou 10 litros, gasolina de aviação, alguns usam metanol puro. A preparação do motor é a mesma de carros de arrancada. Tem gente que gasta 20 mil ou + num motor...:rolleyes:
Redução no volante, para girar tudo em 1/2 volta, bomba d'água e direção hidráulica tocadas por motor elétrico, satelites do diferencial soldadas, barra estabilizadora de caminhão, etc...

O que não pode ser negligenciado é a segurança! Gaiola, cintos, banco concha, capacete, chave geral. Direção e freios também, para evitar os acidentes... Alguns acidentes mais sérios ocorrem quando um jeep invade a pista do outro. Aqui pelo menos, pude ver 2 porradas daquelas...:rolleyes:

Vc que gosta de indoor, deveria ir na FENAJEEP, é o ponto alto da Feira...:concordo:

[]'s

philipecoutinho
26/08/2006, 09:47
Concerteza, quando eu tiver oportunidade irei sim.


Em relação a preparação desses "monstros", realmente é alto dinheiro investido.

A premiação da FENAJEEP dá mais alguma coisa fora troféu?

Giovani
26/08/2006, 20:35
A premiação da FENAJEEP dá mais alguma coisa fora troféu?
Sim... Dinheiro.:concordo:

Não sei quanto na FENAJEEP, mas em provas aqui no interior do estado, o 1° lugar não baixa de 1.000,00.

[]'s

philipecoutinho
27/08/2006, 00:29
R$ 1.000 ??


Aqui no meu estado e creio que no nordeste é o troféu e um " até a próxima ".

:cry::cry::cry:

Eduardo Coelho
27/08/2006, 01:49
philipe,
vc ja deu uma olhada no jeep de paulo cuscuz? ele tem o jeep preparado pra indoor e também faz trilha! o cara tem uma oficina na av 6!

philipecoutinho
27/08/2006, 16:50
Conheço sim... aquele jeep ali anda bonito!

jefdarabas
16/08/2010, 20:35
R$ 1.000 ??


Aqui no meu estado e creio que no nordeste é o troféu e um " até a próxima ".

:cry::cry::cry:


Premiação da Fenajeep da uma curtida na pressão:

Indoor Jeep http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
Força livre aspirado http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
1º R$ 3.000,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
2º R$ 2.500,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
3º R$ 1.900,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
4º R$ 1.400,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
5º R$ 1.000,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
6º R$ 850,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
7º R$ 700,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
8º R$ 600,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
9º R$ 600,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
10º R$ 600,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
Força livre especial http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
1º R$ 3.000,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
2º R$ 2.500,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
3º R$ 1.900,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
4º R$ 1.400,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
5º R$ 1.000,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
6º R$ 850,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
7º R$ 700,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
8º R$ 600,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
9º R$ 600,00 + troféu
http://www.fenajeep.com/web/img/space_1px.gif
10º R$ 600,00 + troféu

Cesadriano Pereira
20/08/2010, 16:55
oi philipe eu estava montando um jeep para indoor e num sai nada barato no meu ja ia gastando mas de 14. 000 resolvi vender e comprar um pronto o cj3 que foi de reuben da magicar.

Cesadriano Pereira
21/08/2010, 19:35
Pessoal, estou planejando montar um jeep 51 para competição indoor. Vou montá-lo parte por parte.

Alguém aí com experiência pode me dar alguma dica sobre este assunto ? Qualquer dica que seja já vai ajudar.


Grato desde já.
Philipe uma receita boa é usar o motor da silverado a gasolina ou do omega (com a injeção) com diferenciais longo tipo 13x43 uma caixa da f1000 e pneus 235x75/15 fica andando bem e bom para trilhas alem de não precisar de preparação o motor é um motor bastante forte em relação ao ap.

Mauricio Rotta
25/08/2010, 15:03
Philipe uma receita boa é usar o motor da silverado a gasolina ou do omega (com a injeção) com diferenciais longo tipo 13x43 uma caixa da f1000 e pneus 235x75/15 fica andando bem e bom para trilhas alem de não precisar de preparação o motor é um motor bastante forte em relação ao ap.

Se tiver opção opte pelo da silverado, o comando de válvulas é mais apropriado que o do motor usado no ômega.

Quanto a diferença entre um GM 6 cil e um AP sem comentários né...

Alguém por acaso ja viu por aí algum caminhão trucado carregando 15 mil kg usando um motor AP debaixo do capu? Ninguém né? E com GM 6 cilindros? Ahhhh é mesmo né...

tiagoandres
26/08/2010, 23:35
não tem nada a ver o que vc está escrevendo
o jeep não é feito para puxar peso. Depende muito da pista, no sul as pistas são praticamente lisas, nessas o ap é muito superior, por aqui as pistas são como as antigas do sul, muito barro, buraco....aí teóricamente o 6 é melhor, mas depende muito de outros fatores, um deles a preparação dos motores, é só vc pesquisar na net e ver alguns apzinhos andando, são fraquinhos hehehehhehehe só uns 500cv

KitiU.
28/08/2010, 13:10
Dae galera...

Tchê no indoor, tem pista que o 6cc ( GM 250 ou Falcom ) são muito superiores ao AP, mas também acontece o inverso...

No Campeonato Sul Brasileiro, os AP e 6cc tão andando parelho, o fator determinante esta sendo o conjunto pista e piloto, ou seja, como o piloto se adapta a pista, pois as máquinas são bem equilibradas...

Sendo assim é muito difícil falar qual é melhor ( AP ou 6cc). Depende muito do tipo de terreno e do traçado da pista. Sem entrar em detalhes a respeito da preparação dos motores, pois tendo grana qualquer um fica bom....

Cesadriano Pereira
28/08/2010, 18:06
Pessoal em jeep não podemos esquecer é relação de diferencial principalmente se for um 6 cil de silverado ou omega temos que aroveitar oque esses motores tem de melhor que é torque por isso uns dif longos, e como o jeep é maneiro daria uma boa receita, tambem sem esquecer que os aps que com uma relação mas curta e com um preparo simples no motor tambem andam forte. O meu é.
Motor ap de golf com cabeçote trabalhado
Pistões forjados de 85mm
Injeção eletronica injeforce com bicos do astra flex
Comando 272 com tuchos mecanicos
Escape dimensionado
Caixa de marcha do omega 6 cil
e dif 11x47
Anda muito bem chegando a ganhar ate de jeep turbo por ai.