Ver Versão Completa : Cambagem Ford Ranger Body Lift
Guilherme Costa
16/08/2006, 11:45
Levei minha Ranger 2001 diesel para alinhamento, balaceamento e cambagem. Depois de mais de 4h desistiram de realizar a cambagem, sob o argumento que algo poderia estar empenado e o parafuso não dava a regulagem necessária. Resumindo, o carro está todo torto: -2,5 na esquerda e -1,5 na direita aproximadamente. Esse problema pode ser devido ao Body Lift e aos pneus 33? Me indicaram um local onde arrumariam a cambagem através de uma "torção no chassis", mas estou resistindo seriamente à idéia...
Ouvi falar também de uma balança com uma regulagem especial para carros modificados. Funciona?
Alguém já teve algum problema parecido?
Abração!
Walter L. L. Casitta
16/08/2006, 13:17
Guilherme,
O Body Lift não tem nada a ver com a suspensão.
O ajuste de camber da Ranger é relativamente simples desde que a altura da suspensão esteja correta. Melhor procurar outro alinhador...
Guilherme Costa
16/08/2006, 13:46
Walter, obrigado por mais essa força.
Liguei agora para Dpaschoal e eles me pediram para levar o carro até lá, para verificar se minha Ranger possui ajuste de cambagem. Segundo eles algumas possuem e outras não. Se não possuir teria que levar na Monobloco para fazer o serviço através daquela "torção". Creio que a mecânica dos nossos carros seja semelhante, já que ambas são 2001 TD. Você precisou fazer ajuste de cambagem? Teve algum complicador?
Guilherme,
Faça o que o Walter recomendou: "procure outro alinhador".
Aqui tbem já tentarem aplicar essa de chassis torto, empenamento e outras histórias (por coincidência ou não, tbem era na DPaschoal), levei noutro profissional e fiquei de boca fechada, nem comentei sobre o suposto desalinhamento, resultado: saiu alinhadinha sem nenhuma ressalva do alinhador.
[]'s
Walter L. L. Casitta
16/08/2006, 15:02
Guilherme,
Toda Ranger tem ajuste de camber sim, mas se as barras de torção estiverem apertadas o pessoal não vai conseguir ajustar...
Edintruder
17/08/2006, 07:08
Guilherme,
O ajuste da cambagem na Ranger é feito através do ajuste de posição do parafuso que prende o pivô superior ao chassis e no ajuste da posição das barras de torção na correção de altura.
Se o cara que tentou fazer o serviço não achou essa regulagem então ele deveria trocar de ramo pois é incompetência demais para um dito "profissional" na área automotiva.
Luizinho
17/08/2006, 09:01
Guilherme,
Leva o carro na Alba Alinhamento, Teodoro da Silva,765 Vila Isabel, Tel 2577-4266, procure o Alexandre.
A mais ou menos quinze dias ele fez o serviço completo na nossa Ranger (Camber,Caster e Alinhamento), só demora um pouco pois ele normalmente prefere fazer esses carros quando a loja está mais vazia, porém de um dia para o outro, no máximo, fica pronto.
Ele também fez a Ranger do Wagner Luis, que as vezes aparece aqui.
O carro dele deu um pouco mais de trabalho por causa da regulagem das barras de torção, mas no final ficou perfeita assim como a minha.
Junto com alinhamento recomendo que voce esteja com todas as pecas da suspenção perfeitas (se não é perda de tempo) e se tiver que substituir pivôs e balança superior, compre somente originais (TRW). Se puder colocar os batentes da suspenção da 2005 a Pick-up melhora muito. Se quiser mexer na altura nas barras, não ergua muito (três voltas nos parafusos dão mais ou menos um centímetro e ja faz ficar bem mais firme).
Os parafusos da balança superior permitem alguma regulagem, mas para se ter mais curso, modifica-se o formato da chapa(arruela de formato diferente) que faz a fixação da balança.
Este papo de chassi torto em carro que não sofreu acidente sério, é para boi dormir. Cuidado que essas grandes lojas normalmente mal sabem fazer o beabá. Mecânico que conheça bem essas Pick-ups aqui no RJ também é coisa rara.
Boa sorte na empreitada.
Para os demais colegas, que em outro tópico estão discutindo sobre as pastilhas da Ranger, digo que as SLY assim como as Fras-Lee são tenebrosas, apesar de baratas. Nas proximas semanas estarei parando a Ranger para a revisão de 120.000km e trocarei o conjunto disco/pastilha pelo material da www.powerbrakes.eng.br que ja uso em outro carro. Discos com nove fresas e pastilhas de 700ºc mais óleo DOT 5. Depois passo os resultados.
Abraço a Todos.
Guilherme Costa
18/08/2006, 13:58
Valeu pessoal!
Assim que possível, já que ela está na oficina pra trocar Plator e disco de embreagem (vou usar LUK), coloco os batentes novos e levo na Alba.
Dou notícias em breve!
Grande abraço.
Guilherme Costa
31/10/2006, 18:10
O final da história!
Mais uma vez me falaram que a cambagem, pro grau que era necessário não seria possível. Me indicaram a Monobloco.
Não aceitando o fato que uma Ranger 4x4 diesel, que nunca bateu de frente estivesse empenada resolvi passar em uma FORD para "tirar satisfações".
Fui direto ao setor de alinhamento. Contei meu problema e, na hora, o responsável me disse que teríamos que ver se meu carro já possuía o "kit de cambagem".
Tive que comprar as arruelas desse kit, já que meus parafusos serviam. Cada uma foi R$50,00 (total de 4, e cada parafuso custaria mais R$60,00). Elas são ovaladas e substituem as quadradas que ficam junto à balança superior. Acompanhei todo o serviço e FINALMENTE consegui fazer a cambagem. Gosto muito da minha picape e da Ford, agora não vir com o necessário para cambagem de fábrica é uma sacanagem...
Abraços!
Edintruder
31/10/2006, 21:09
É um dos podres da Ford... Ganham duas vezes na mesma peça! É bem coisa de argentino!!! Te garanto que as Rangers vendidas na argentina já vem com as arruelas ovais!
Caros,
fui fazer a revisão dos 20 mil na Ford Mix e por conta de um ruído na suspenção dianteira trocaram a bandeja superior. Resultado o carro ficou com a direção torta e totalmente desalinhado. Levei de volta e ficaram tentando alinhar mexendo nas tais arruelas quadradas (uma marrom e outra verde) que prendem a bandeja superior. Ficou apenas razoável... a cambagem da roda esquerda ficou 1 grau fora mas este é o tolerado pela Ford (assim disseram). Os mecanicos ficaram falando que a suspenção de cada Ranger é de um jeito...
detalhe: o barulho não sumiu.
não tem uma vez que eu passe na concessionária sem me f...
Obs: a minha Ranger é 2005 3.0
abs,
murilloaquino
12/11/2006, 13:48
Volta lá e enquanto eles nao te entregarem o carro 100%, nao aceite...A garantia é pra isso mesmo.Mande trocar tudo de novo se nao ficar bom...
tenhu uma igual a sua que ate hj nao deu nenhum problema
Walter L. L. Casitta
12/11/2006, 18:32
Caros,
fui fazer a revisão dos 20 mil na Ford Mix e por conta de um ruído na suspenção dianteira trocaram a bandeja superior. Resultado o carro ficou com a direção torta e totalmente desalinhado. Levei de volta e ficaram tentando alinhar mexendo nas tais arruelas quadradas (uma marrom e outra verde) que prendem a bandeja superior. Ficou apenas razoável... a cambagem da roda esquerda ficou 1 grau fora mas este é o tolerado pela Ford (assim disseram). Os mecanicos ficaram falando que a suspenção de cada Ranger é de um jeito...
detalhe: o barulho não sumiu.
não tem uma vez que eu passe na concessionária sem me f...
O barulho não sumiu porque eles mexeram no lugar errado.
Ajustar o câmber e o caster da Ranger não é bicho de sete cabeças, mas precisa ter o kit de ajuste e não ser burro. Se não se tem nenhuma experiência no assunto tudo bem. Mas pra uma concessionária, não tem desculpas pra serviço mal feito. Vai em outra...
Abaixo o procedimento pra ajustar o camber e caster da Ranger, e que também é semelhante na L200, S10 e Toyota eu acho...
http://img238.imageshack.us/img238/8007/camberecasterranger1qj8.gif
Uhmmm
Eu sei essa história. Quando a Ranger 98 foi "nacionalizada para a América do Sul" eles mexeram na suspenção (altura e curso) em relação à americana. Só que eles não mudaram as peças, e as Rangers vinham com uma convergência de 0,5 a 1,5 grau de fábrica. Na Ford, se você "descobrisse" esse problema (pois ninguém te conta, obviamente) eles trocavam as arruelas de graça e você "só" pagava a geometria, que não é nada barata (por volta de R$300)...
O barulho não sumiu porque eles mexeram no lugar errado.
Ajustar o câmber e o caster da Ranger não é bicho de sete cabeças, mas precisa ter o kit de ajuste e não ser burro. Se não se tem nenhuma experiência no assunto tudo bem. Mas pra uma concessionária, não tem desculpas pra serviço mal feito. Vai em outra...
Abaixo o procedimento pra ajustar o camber e caster da Ranger, e que também é semelhante na L200, S10 e Toyota eu acho...
http://img238.imageshack.us/img238/8007/camberecasterranger1qj8.gif
Oi Walter,
Será que este esquema vale tb para 4x4? Estas arruelas excentricas são peças extras? Elas substituem as arruelas quadradas (marrom e verde) ou vão por cima? O ítem 3 do esquema não veio...
abs!
Edintruder
15/11/2006, 13:46
Tanto 4x2 como 4x4 são iguais. Na suspensão, o que muda é apenas o sistema de homocinética na 4x4 e ponta de eixo para as 4x2, e a espessura da barra estabilizadora, que é 18mm para o modelo a gasolina e 22mm para as diesel, o resto é igual.
shimomoto
24/08/2007, 20:07
Caros,
fui fazer a revisão dos 20 mil na Ford Mix e por conta de um ruído na suspenção dianteira trocaram a bandeja superior. Resultado o carro ficou com a direção torta e totalmente desalinhado. Levei de volta e ficaram tentando alinhar mexendo nas tais arruelas quadradas (uma marrom e outra verde) que prendem a bandeja superior. Ficou apenas razoável... a cambagem da roda esquerda ficou 1 grau fora mas este é o tolerado pela Ford (assim disseram). Os mecanicos ficaram falando que a suspenção de cada Ranger é de um jeito...
detalhe: o barulho não sumiu.
não tem uma vez que eu passe na concessionária sem me f...
Obs: a minha Ranger é 2005 3.0
abs,
Pessoal;
Ontem também tive o mesmo "aborrecimento" do Bird (aliás na mesma roda, do lado esquerdo) , e a mesma ladainha "está dentro das especificações da fábrica".
Hoje comprei o kit de ajuste e semana que vêm mandarei instalar. Agradeço ao Guilherme Costa, ao Edintruder e ao Walter L.L. Cassita por terem postado a orientação correta. Como Ranger aqui na alta paulista agora que está ficando mais "popular", então por aqui foi novidade!
Abraços
Edintruder
25/08/2007, 12:44
Shimomoto,
Qual o valor do kit?
shimomoto
25/08/2007, 17:45
Shimomoto,
Qual o valor do kit?
Edintruder, desculpa....falei tudo mas esqueci o principal...
Aqui na Zevel de Marília, ele custa R$60,00 cada um (sairia por R$240,00), mas consegui um desconto com um amigo que compra muita peça Ford) então ele me saiu por R$42,00.
Esta semana terei que viajar (mas estarei online no nosso forum) mas semana que vêm, mandarei instalar o Kit.
Abraços e obrigado a todos pela dica!
shimomoto
09/09/2007, 01:30
PessoALL
Mandei instalar o kit e fica muito bom. Acerta tudo mesmo. ficou tudo "zerado" e as cambagens voltaram todas para -0,42º e -0,5º, ante os -1,07º e -0,52º que estavam. Embora a Ford afirmase que que o tolerado era -1,12º, ela não estava boa (puxava muito pouco, mas puxava) e "derreteu" mais um pouco a parte interna do Scorpion.
Abraços a todos e obrigado mais uma vez pela dica!!!
Edintruder
09/09/2007, 10:56
PessoALL
Mandei instalar o kit e fica muito bom. Acerta tudo mesmo. ficou tudo "zerado" e as cambagens voltaram todas para -0,42º e -0,5º, ante os -1,07º e -0,52º que estavam. Embora a Ford afirmase que que o tolerado era -1,12º, ela não estava boa (puxava muito pouco, mas puxava) e "derreteu" mais um pouco a parte interna do Scorpion.
Abraços a todos e obrigado mais uma vez pela dica!!!
A minha eu ajustei a olho depois que coloquei os 33" pois os scorpions estavam no re-re-rodízio e estavam bem comidos por dentro. Usei uma régua de alumínio que eu tinha pra fazer reboco para conferir com um prumo. O prumo me indicou praticamente 0°, mas claro, não é nenhum equipamento de precisão. Mas os 33" estão bem parelhos, fiz o rodízio depois de rodar cerca de 20.000km com eles e os dianteiros estavam com desgaste parelhos.
Luizinho, também sou de Niterói. A Alba Alinhamento no Rio fica um pouco contramão. Conhece algum serviço por aqui, em S. Gonçalo, Itaborai, ou Magê ? É que viajo muito por aquelas bandas e ficaria melhor.
Outra coisa, vc disse para colocar os batentes da suspenção da 2005 (a minha é 2002) -porquê melhora tanto assim, não são as mesmas peças ? Obrigado e grande abraço.
Guilherme,
Leva o carro na Alba Alinhamento, Teodoro da Silva,765 Vila Isabel, Tel 2577-4266, procure o Alexandre.
A mais ou menos quinze dias ele fez o serviço completo na nossa Ranger (Camber,Caster e Alinhamento), só demora um pouco pois ele normalmente prefere fazer esses carros quando a loja está mais vazia, porém de um dia para o outro, no máximo, fica pronto.
Ele também fez a Ranger do Wagner Luis, que as vezes aparece aqui.
O carro dele deu um pouco mais de trabalho por causa da regulagem das barras de torção, mas no final ficou perfeita assim como a minha.
Junto com alinhamento recomendo que voce esteja com todas as pecas da suspenção perfeitas (se não é perda de tempo) e se tiver que substituir pivôs e balança superior, compre somente originais (TRW). Se puder colocar os batentes da suspenção da 2005 a Pick-up melhora muito. Se quiser mexer na altura nas barras, não ergua muito (três voltas nos parafusos dão mais ou menos um centímetro e ja faz ficar bem mais firme).
Os parafusos da balança superior permitem alguma regulagem, mas para se ter mais curso, modifica-se o formato da chapa(arruela de formato diferente) que faz a fixação da balança.
Este papo de chassi torto em carro que não sofreu acidente sério, é para boi dormir. Cuidado que essas grandes lojas normalmente mal sabem fazer o beabá. Mecânico que conheça bem essas Pick-ups aqui no RJ também é coisa rara.
Boa sorte na empreitada.
Para os demais colegas, que em outro tópico estão discutindo sobre as pastilhas da Ranger, digo que as SLY assim como as Fras-Lee são tenebrosas, apesar de baratas. Nas proximas semanas estarei parando a Ranger para a revisão de 120.000km e trocarei o conjunto disco/pastilha pelo material da www.powerbrakes.eng.br (http://www.powerbrakes.eng.br) que ja uso em outro carro. Discos com nove fresas e pastilhas de 700ºc mais óleo DOT 5. Depois passo os resultados.
Abraço a Todos.
Edintruder
09/09/2007, 11:48
Outra coisa, vc disse para colocar os batentes da suspenção da 2005 (a minha é 2002) -porquê melhora tanto assim, não são as mesmas peças ? Obrigado e grande abraço.
A minha é 2001 e o batente é igual à sua. O batente das nossas é de borracha preta e mais curto, o da 2005 em diante é de um matrial mais macio e poroso (cor de laranja) e mais alto, na posição normal o batente fica escorando a balança, dessa forma abosrve melhor os impactos e não deixa a frente afundar muito ao cair em buracos mais fundos.
shimomoto
09/09/2007, 23:16
A minha é 2001 e o batente é igual à sua. O batente das nossas é de borracha preta e mais curto, o da 2005 em diante é de um matrial mais macio e poroso (cor de laranja) e mais alto, na posição normal o batente fica escorando a balança, dessa forma abosrve melhor os impactos e não deixa a frente afundar muito ao cair em buracos mais fundos.
É verdade, quando nas minhas andanças atrás de Ranger, chamou minha atenção que a frente das 2.5 e 2.8 afundava muito, especialmente após transpor lombadas. Já a 3.0 não faz isso. Vale sim a pena a colocação dos batentes modernos
Abraços
É, realmente alguns proof-issionais mecânicos têm de fazer curso mesmo. Depois de fazer o rodízio de pneus numa revisão em São Cristóvão (Rio) sai com a direção puxando para um lado, e fui diretamente fazer alinhamento. O alinhador de Niterói (Rua São Lourenço) simplesmente disse que na ranger não não é possível fazer cambagem:dance:Engoli seco, não falei nada para não me aborrecer, e mandei desfazer o rodízio porque estava com muita pressa para sair de viagem. Aqui ainda estou eu, com os pneus comendo na borda interna e sem tempo para nova tentativa.
Luizinho
10/09/2007, 09:33
Infelizmente só confio no pessoal da Alba. Aqui em Niterói, ainda não encontrei nenhum serviço que realmente tenha ficado satisfatório. Os batentes melhoram muito o comportamento da pick-up, com as caracteristicas que os colegas comentaram.
Abraço.
shimomoto
Todas as 3.0 precisam do kit? como identifico se preciso do tal do parafuso? É esse dentro do ecentrico?
E com relação ao batente ele tem de estar encostado na banlança do contrario ja esta gasto necessitando de troca?
shimomoto
10/09/2007, 22:09
shimomoto
Todas as 3.0 precisam do kit? como identifico se preciso do tal do parafuso? É esse dentro do ecentrico?
E com relação ao batente ele tem de estar encostado na banlança do contrario ja esta gasto necessitando de troca?
Oi MarBO;
Quanto aos parafusos excentricos para regulagem de câmber e cáster, todas as 3.0 necessitam de substituição. E tenho quase certeza que as demais também necessitam. O conjunto, como eu falei não é barato (ainda mais por se tratar de um simples jogo de parafusos) mais ainda é melhor que mandar a viatura pro gabarito. Tudo tudo custou-me R$430,00 entre peça e mão de obra e alinhamento, mas vale a pena.
Outra coisa, quando efetuar a troca, converse com seu alinhador e mande ele conferir o serviço depois de 1500km. tem muito alinhador "marreta" que não faz isso e o conjunto, mesmo apertado, sofre um "relaxamento", o que requer novo alinhamento. É impressionante! A minha estava alinhadinha, foi só ir para a fazenda e a suspensão mexer um pouco mais e pronto!
Quanto aos batentes, não posso afirmar nada. Na minah (peguei zero km), observei logo que adquiri, os batentes eram bastante próximos as bandejas, mas não encostado. Mas não posso afirmar ao certo se so a minha era assim ou se todas são.
Um forte abraço
Daniel
Valeu pela pronta resposta do kit, ja com relação ao batentes os meus estavam encostando e o alinhador deu uma levantada nas barras de torção e ficou um pouco desencostadas.
Walter L. L. Casitta
11/09/2007, 18:35
Daniel
Valeu pela pronta resposta do kit, ja com relação ao batentes os meus estavam encostando e o alinhador deu uma levantada nas barras de torção e ficou um pouco desencostadas.
Eles foram feitos pra ficar encostando mesmo. Eles funcionam mais como molas do que com batentes...
shimomoto
11/09/2007, 20:05
Eles foram feitos pra ficar encostando mesmo. Eles funcionam mais como molas do que com batentes...
Walter;
Mandarei verificar a minha...a minha é um pouco desencostada da bandeja...madarei verificar!!!
Valeu pelo toque...
Abraços
No final, o que inclui esse bendito "kit de cambagem" ? a 2001/2002 não vem com ele?
O final da história!
Mais uma vez me falaram que a cambagem, pro grau que era necessário não
Fui direto ao setor de alinhamento. Contei meu problema e, na hora, o responsável me disse que teríamos que ver se meu carro já possuía o "kit de cambagem".
Tive que comprar as arruelas desse kit, já que meus parafusos serviam. Cada uma foi R$50,00 (total de 4, e cada parafuso custaria mais R$60,00). Elas são ovaladas e substituem as quadradas que ficam junto à balança superior. Acompanhei todo o serviço e FINALMENTE consegui fazer a cambagem. Gosto muito da minha picape e da Ford, agora não vir com o necessário para cambagem de fábrica é uma sacanagem...
Abraços!
No final, o que inclui esse bendito "kit de cambagem" ? a 2001/2002 não vem com ele?
Todas as Rangers "argentinas" ( >=1998 ) tem esse Kit, são chamadas de placas de alinhamento. Acontece que, as vezes, é necessário substituir essas placas para que o alinhamento fique perfeito. Olha umas páginas para trás nesse mesmo tópico, tem uma figura postada pelo Walter...
[]'s
Olá!
Vocês são agraciados por mararem em uma região onde existe muita opção de mão de obra. Moro no interior do Pará e aqui não existe um mecânico que saiba fazer a cambagem da Ranger. Nem na capital eu encontrei alguem que soubesse. Tive que fazer eu mesmo com a ajuda do meu pai que é um mecânico aposentado colocar a cambagem da minha Ranger "em dia". Não sei até onde vai a incopetência desses profissionais por aqui. Graças a Deus conseguimos resolver o problema, mas existe algumas duvidas sobre o funcionamento da cambagem da ranger.
Abraços...:grin::grin::grin:
Todas as Rangers "argentinas" ( >=1998 ) tem esse Kit, são chamadas de placas de alinhamento. Acontece que, as vezes, é necessário substituir essas placas para que o alinhamento fique perfeito. Olha umas páginas para trás nesse mesmo tópico, tem uma figura postada pelo Walter...
[]'s
Eu mexi na parte ovaladas do parafuso que tem um tipo de "estria", que você regula a posição exata para a "chapa" que fica do outro lado do parafuso entrar perfeitamente. Não sei se é assim, mas eu fiz e ficou bem firme. Agora só perguntando pro infeliz do engenheiro que projetou essa peça pra saber a melhor forma e a correta.
Agora só perguntando pro infeliz do engenheiro que projetou essa peça pra saber a melhor forma e a correta.
A forma correta tá aí pra trás, nesse mesmo tópico...
Só achei um par de batentes amarelos marca Works (paralelo) - alguém conhece a marca original e onde consegui-la ?
A minha é 2001 e o batente é igual à sua. O batente das nossas é de borracha preta e mais curto, o da 2005 em diante é de um matrial mais macio e poroso (cor de laranja) e mais alto, na posição normal o batente fica escorando a balança, dessa forma abosrve melhor os impactos e não deixa a frente afundar muito ao cair em buracos mais fundos.
Ricardo Franklin
17/02/2009, 10:39
Edintruder, desculpa....falei tudo mas esqueci o principal...
Aqui na Zevel de Marília, ele custa R$60,00 cada um (sairia por R$240,00), mas consegui um desconto com um amigo que compra muita peça Ford) então ele me saiu por R$42,00.
Esta semana terei que viajar (mas estarei online no nosso forum) mas semana que vêm, mandarei instalar o Kit.
Abraços e obrigado a todos pela dica!
Shimomoto,
Vc poderia me passar o contato do fornecedor deste kit?
Valeu
rogeriomasih
17/02/2009, 23:38
Faça o que o Walter recomendou: "procure outro alinhador". Aqui tbem já tentarem aplicar essa de chassis torto, empenamento e outras histórias ([...], levei noutro profissional e fiquei de boca fechada, nem comentei sobre o suposto desalinhamento, resultado: saiu alinhadinha sem nenhuma ressalva do alinhador. []'s
ÍDEM...
Quase que eu choro no dia que me falaram do chassis empenado...ainda veio outro mané falar que o carro estava com o eixo traseiro torto...no final não tinha nada disso. Bastou mudar de alinhando e ficar calado.
Daniel.Shimomoto
18/02/2009, 09:08
Shimomoto,
Vc poderia me passar o contato do fornecedor deste kit?
Valeu
Ricardo;
Qualquer concessionária Ford tem o referido conjunto de substituição dos parafusos da bandeja superior da Ranger. É um conjunto de peças que eles mesmo tem, tá no Catálogo e parece que vende bastante.
O meu eu comprei na Zevel de Marilia. O telefone é (14) 3402-2400. Procurar o Hamilton.
Um abraço!
Edintruder
18/02/2009, 14:53
Na minha já estava com os parafusos para alinhamento, porém ontem mesmo troquei uma balança superior da esquerda da marca Techsus, e o máximo que consigo é cerca de 2° em cada lado. 100% reta é quase impossível na Ranger. Talvez, se levantar mas as barras ajude no ajuste, porém consegui deixar alinhadinha. Dá trabalho até acertar mas ainda é mais fácil acertar a Ranger do que um Uno.
Ricardo Franklin
27/02/2009, 18:28
Valeu Shimomoto!!
Daniel.Shimomoto
27/02/2009, 20:06
Valeu Shimomoto!!
Ricardo;
Que bom que deu certo!
Um abração
Ricardo Franklin
10/03/2009, 13:48
Ricardo;
Que bom que deu certo!
Um abração
Bom Daniel,
Na verdade ainda estou em processo de compra das pecas :)!! Achei meio caro o preco das pecas: cada arruela custa R$50,00 e cada parafuso R$63,00. Pore, para cada lado e preciso 4 arruelas e 4 parafusos, totalizando R$ 452,00 reais!! E este mesmo o preço que se paga por este kit??
Abraco
mas de qualquer forma valeu o tel do revendedor.
Abraco
ReidasCamisas
06/04/2009, 23:22
Amigos, estou com esse mesmo problema, a minha cabritinha está com -1.47 e - 1.37. Fui a dois alinhadores e os dois me deram a mesma resposta, a ranger não tem regulagem de cambagem(absurdo) Parece que estão recebendo dessa franquia(monobloco) para dar as respostas. Alguém conseguiu fazer isso aqui no ES, estou em Vila Velha(região metropolitana da capital). Será que vou ter que procurar uma autorizada e morrer no tal Kit de cambagem?
Walter L. L. Casitta
06/04/2009, 23:38
Amigos, estou com esse mesmo problema, a minha cabritinha está com -1.47 e - 1.37. Fui a dois alinhadores e os dois me deram a mesma resposta, a ranger não tem regulagem de cambagem(absurdo) Parece que estão recebendo dessa franquia(monobloco) para dar as respostas. Alguém conseguiu fazer isso aqui no ES, estou em Vila Velha(região metropolitana da capital). Será que vou ter que procurar uma autorizada e morrer no tal Kit de cambagem?
Tem ajuste de cambagem sim, mas se você estiver com as barras de torção apertadas não vai conseguir ajustar.
Você tem que encontrar alguem que saiba como fazer. Se pesquisar no fórum vai encontrar muita informação sobre a suspensão da Ranger inclusive como ajustar o camber e mostrar pros manés como fazer...
Ricardo Franklin
21/04/2009, 18:53
Amigos, estou com esse mesmo problema, a minha cabritinha está com -1.47 e - 1.37. Fui a dois alinhadores e os dois me deram a mesma resposta, a ranger não tem regulagem de cambagem(absurdo) Parece que estão recebendo dessa franquia(monobloco) para dar as respostas. Alguém conseguiu fazer isso aqui no ES, estou em Vila Velha(região metropolitana da capital). Será que vou ter que procurar uma autorizada e morrer no tal Kit de cambagem?
ReidasCamisas, o pio de tudo e que mesmo indo na monobloco e fazendo todo o serviço com eles, no primeiro passei mais fote que fizer volta tudo para o lugar de antes!! Eu mesmo fiz o trabalho com a monobloco masdepois de uns 6 meses voltou como antes!!
Abraço
ReidasCamisas
05/05/2009, 18:02
Não aguento mais trocar peças na suspensão da minha Ranger, tinha uma balança empenada troquei, logo depois troquei as bieletas, depois veio os batentes da balança, agora tem buchas de balança...O que virá a seguir??? Estou enfurecido com a baixa qualidade das peças. Gente isso foi um desabafo!
SHIMOMOTO, boa tarde.
Vi sua reposta sobre o kit para alinhar a suspensão dianteira da Ranger de quase três anos atrás e que tudo ficou muito bom. Acertou tudo, ficou tudo "zerado", com as cambagens voltando para -0,42º e -0,5º, ante os -1,07º e -0,52º que, segundo vc, era como estavam.
Embora a Ford afirme que o tolerado é possível outros valores, minha Ranger 98, 4x2, gas/GNV, puxa um pouco para esquerda, embora visualmente, nao haja desgaste de pneus. Mas sei qwue algo está errado, e o pessoal do alinhamento não sabe ou não descobre.
Que kit é esse que vc falava (juntamente com o Edintruder e o Walter Cassita)? Como consegui? Tenho a minha há pouco mais de um ano, gosto dela, mas isso tem me incomodado. Há sempre alguma coisinha a fazer, e gostaria de mais informações para corrigir de uma vez, isso. E já notei que vcs são muito mais experientes em Rangers, que eu.
Agradeço as dicas e se precisar comprar algo para resolver, vamos lá.
Abraços a todos a aceito qualquer ajuda.
Tmec83.
Moisés S.M
16/12/2010, 18:25
Hj fui levar a Ranger pra trocar a tal das bieletas da suspensão.Notamos q a bieleta do lado do passageiro ficava bem apertada,isso pq a Ranger estava mais baixa do lado do passageiro,resolvemos então levanta-la pela barra de torção,até ai td bem.Após o serviço fui fazer uma geometria,pra minha surpresa não foi possivel porque a cambagem da ranger estava negativa,e eles não arrumavam isso.Voltei no mecanico,levamos ela em outra casa de geometria,balanceamento etc...Os caras me falaram q ela estava com os pivos da suspensão,buchas etc folgados...e a cambagem do lado do passageiro estava negativa e teria q arrumar,me pediram 250 reais cada lado pra regular!!!tá de sacanagem.Voltei no mecanico e troquei todas as buchas,pivos,braço etc...voltei e fiz a geometria.Dpois da geometria pronta os caras ficaram de terrorismo pra cima de mim,dizendo q se eu não arrumar a cambagem vai detonar rolamento,pneu e por ai vai,mas o negocio é o seguinte ela sempre teve aquele lado do passageiro com a cambagem mais negativa,nunca me deu problema e nem desgaste de pneu irregular,sempre passou na geometria sem problemas,td isso pq mexemos na barra de torção.Na oficina eu e meu mecanico vimos aonde é feita a regulagem da cambagem,é simples,ele até falou pro cara da geometria,mas o cara disse q não é bem assim,tem q desmontar toda suspensão da ranger,e q não é facil...Se tá ou não negativa eu vou arrumar pela regulagem e dpois mando fazer uma geometria,agora pagar 250 reais cada lado rsrsrsrs.E ainda me disse q mexendo no lado do passageiro vou ter q mexer no do motora,por isso o valor alto.qq vcs acham??
Edintruder
16/12/2010, 19:37
Eu acho que tens que fabricar uma bomba caseira e instalar na cadeira desse mecânico alinhador e mandar pra lua! Faz o seguinte, pega um nível de bolha e leva pro teu mecânico fazer o ajuste da cambagem. Na minha Ranger sempre fiz assim e sempre ficou 100% alinhada, sem puxar ou comer pneu.
Moisés S.M
16/12/2010, 21:57
[QUOTE=Edintruder;1329323]Eu acho que tens que fabricar uma bomba caseira e instalar na cadeira desse mecânico alinhador e mandar pra lua!
Hehehehehehe vontade não falta Edin...ainda mais na hora q o cara tá falando um monte de merd...na tua frente.abrsss
Pessoal,
Seguinte levei em dois alinhadores... e confirmaram a mesma coisa...
a cambagem, alinhamento estão perfeitos...
Mas o caster esta dando 3º diferença, como não conheço e não entendi o que foi explicado... num sei se é 3 grau de uma roda para a outra...
A ranger esta puxando para a esquerda.
No primeiro alinhador que fui que fez o serviço, tirou as arruelas parecia quadrada pelo que vi... e cortou elas um pouco em tipo uma serra...
fez o serviço e como disse ficou perfeito a cambagem e alinhamento. e pediu para eu ir em um lugar alinhamento tecnico.
fui para ter uma ideia de preço e cobraram 300 pal, mas como ja tinha lido este topico... sai fora e fui em outro alinhador...
cara Honesto por sinal, pois confirmou que estava perfeita a cambagem e alinhamento mas o caster estava realmente 3º diferença.
falou que do jeito que ta não come o pneu, como eu to falido!!! sem grana! expliquei para ele que falou para eu voltar uma proxima vez para desmontar e ver se consegue acertar o caster....
agora pergunto a vocês:
1 - Posso andar com o caster assim? sei que pneu não come desigual, pois os dois confirmaram isso.
2 - Essas arruelas que estão nela Quadradas que o alinhador cortou é esse kit que SHIMOMOTO comprou, ou é as arruelas originais?
3 - - Caso não consiga nas regulagem das arruelas, Será que realmente vou precisar de alinhamento tecnico?
desculpe o texto grande.
ABraço e obrigado
Edintruder
18/12/2010, 18:16
Como o alinhador cortou as arruelas, ele deu mais um "grau" extra no ajuste, porém esse ajuste também faz a alteração do caster, que significa que tem uma roda ligeiramente mais pra trás que a outra. Eu não mexeria nisso., Deixa assim que está bom.
Eu faria exatamente isso que ele fez.
Moisés S.M
20/12/2010, 13:51
Tirei umas fotos do angulo da roda...qq vcs acham??tá muito ruim a cambagem?só pra deixar bem claro,desde q comprei ela,sempre foi assim,só hj foram me falar desse problema
Edintruder obrigado!
Mais alguem tem alguma ideia do que posso fazer para acertar esse CASTER? Considerando minha historia ai em cima...
Moises,
num sei se pela foto da para ter uma ideia, era melhor saber quantos gruas esta positivo ou negativo.
ABraço
Como o alinhador cortou as arruelas, ele deu mais um "grau" extra no ajuste, porém esse ajuste também faz a alteração do caster, que significa que tem uma roda ligeiramente mais pra trás que a outra. Eu não mexeria nisso., Deixa assim que está bom.
Eu faria exatamente isso que ele fez.
Moisés S.M
20/12/2010, 14:34
Moises,
num sei se pela foto da para ter uma ideia, era melhor saber quantos gruas esta positivo ou negativo.
ABraço[/QUOTE]
Ele me disse mas esqueci,acho q 2 negativo,não me lembro bem...abrss
ola colega, levei minha viatura para fazer alinhamento e não ficou legal. Esse kit vende nas cons. ford? qual o nome, e o que vem nele?
RANGER XLT 4X4 2003 13F
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