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Ver Versão Completa : Chassis estourado... Qual a melhor solução ?



jeep4x4podre
12/08/2006, 14:44
Olá pessoal, criei um tópico sobre GNV e hoje fui atrás de convertedoras que trocassem o cilindro de 7,5 por um de 15 ou 16m3. O que acontece é que o suporte do jumelo traseiro do lado direito, que é soldado no chassis, estourou pela segunda vez (peso do cilindro de gás e do estepe, que fica no tampão traseiro). O do lado esquerdo, após o primeiro reforço, continua inteiro. Qual seria a melhor solução para esse caso ? Comprar uma chapa de aço grossa (mais do que o do chassis original) e soldar por cima da parte estourada, soldando ainda uma chapinha por dentro ? Alguém poderia indicar um especialista de confiança, que inclusive dê um acabamento de primeira ? Valeu pessoal, semana que vem estarei providenciando o conserto.
rodrigo
CJ-5 - 1965

José Augusto
12/08/2006, 19:45
Vc tem fotos?, procure um bom posto de molas e que tenha serviço de reparo de chassi, normalmente estas empresas estão próximas de rodovias com tráfego elevado de caminhões.

jeep4x4podre
13/08/2006, 02:57
Oi José, obrigado pela dica. Segue fotos do tamanho do estrago. Não estão lá muito boas, mas não é difícil de identificar o que aconteceu. O mais interessante é que o jipe fica "dançando", esse problema compromete um pouco a estabilidade. É preciso atenção redobrada ao dirigir. Um abraço !

PS.: pela net achei dois postos de molas em SP, um no aricanduva e outro próximo da Radial, ambos na ZL. Segunda estarei visitando essas empresas.

José Augusto
13/08/2006, 03:24
Pelo que notei pelas fotos, ali já foi reparado varias vezes (solda sobre solda), os jumelos estão "torcendo" a aba inferior da longarina, o ideal seria:

1) retirar o suporte dos feixe;
2) reconstituir a longarina;
3) reforçar com um perfil C interno;
4) recolocar o suporte original ou então colocar um novo suporte.

Aproveita e dá uma revisada nas buchas dos feixes/suportes pois devem estar gastas (principalmente devidos aos movimentos mecionados que são provocados pelas trincas).

Giovani
13/08/2006, 16:15
Nesses tópicos tem umas dicas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=296
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2567

[]'s

otavio_gomes
13/08/2006, 18:55
Rodrigo,

O peso extra dos cilindros não é o único vilão no seu Jeep.

O jumelo alto força o chassis exatamente onde, e da forma, que o seu quebrou pois aumenta a alavanca e o esforço do chassis.

No seu caso, como você tem constantemente peso extra no veículo, no posto de molas aumente uma ou duas lâminas no feixe (para receber o maior peso) e instale um jumelo de tamanho adequado.

Evite soldas sobre soldas pois o material - chassis - que recebe a solda fica enfraqueciso devido às grandes alterações de temperatura.

um abraço,

jeep4x4podre
14/08/2006, 00:14
Pessoal, obrigado pelas dicas ! Amanhã mesmo vou conversar com os funcionários dos postos de molas para achar a melhor solução. Talvez eu tenha sorte e consiga um trabalho extremamente bem feito, com um reforço bem acabado, para não ter mais preocupações com isso. José, vou revisar as buchas e todo o sistema, trocando e arrumando o que for necessário. Otávio pode deixar, vou aumentar as lâminas do feixe e além do novo suporte e restauro da longarina danificada, vou providenciar jumelos adequados para não forçar demais os pontos do chassis. Evitarei soldas sobre soldas, vou tentar buscar uma solução definitiva para o problema. Com a ajuda do pessoal que entende, fica mais fácil. Obrigado !
Rodrigo

cj-5 1965 - podre mas andando

jeep4x4podre
14/08/2006, 00:30
Já ia me esquecendo !! Giovani, estou lendo os tópicos que vc recomendou, parabéns, suas dicas ajudaram muitos jipeiros a acabar com os "bacalhaus" dos chassis. Obrigado !