Olá pessoal, criei um tópico sobre GNV e hoje fui atrás de convertedoras que trocassem o cilindro de 7,5 por um de 15 ou 16m3. O que acontece é que o suporte do jumelo traseiro do lado direito, que é soldado no chassis, estourou pela segunda vez (peso do cilindro de gás e do estepe, que fica no tampão traseiro). O do lado esquerdo, após o primeiro reforço, continua inteiro. Qual seria a melhor solução para esse caso ? Comprar uma chapa de aço grossa (mais do que o do chassis original) e soldar por cima da parte estourada, soldando ainda uma chapinha por dentro ? Alguém poderia indicar um especialista de confiança, que inclusive dê um acabamento de primeira ? Valeu pessoal, semana que vem estarei providenciando o conserto.
rodrigo
CJ-5 - 1965
Vc tem fotos?, procure um bom posto de molas e que tenha serviço de reparo de chassi, normalmente estas empresas estão próximas de rodovias com tráfego elevado de caminhões.
Oi José, obrigado pela dica. Segue fotos do tamanho do estrago. Não estão lá muito boas, mas não é difícil de identificar o que aconteceu. O mais interessante é que o jipe fica "dançando", esse problema compromete um pouco a estabilidade. É preciso atenção redobrada ao dirigir. Um abraço !
PS.: pela net achei dois postos de molas em SP, um no aricanduva e outro próximo da Radial, ambos na ZL. Segunda estarei visitando essas empresas.
Pelo que notei pelas fotos, ali já foi reparado varias vezes (solda sobre solda), os jumelos estão "torcendo" a aba inferior da longarina, o ideal seria:
1) retirar o suporte dos feixe;
2) reconstituir a longarina;
3) reforçar com um perfil C interno;
4) recolocar o suporte original ou então colocar um novo suporte.
Aproveita e dá uma revisada nas buchas dos feixes/suportes pois devem estar gastas (principalmente devidos aos movimentos mecionados que são provocados pelas trincas).
O peso extra dos cilindros não é o único vilão no seu Jeep.
O jumelo alto força o chassis exatamente onde, e da forma, que o seu quebrou pois aumenta a alavanca e o esforço do chassis.
No seu caso, como você tem constantemente peso extra no veículo, no posto de molas aumente uma ou duas lâminas no feixe (para receber o maior peso) e instale um jumelo de tamanho adequado.
Evite soldas sobre soldas pois o material - chassis - que recebe a solda fica enfraqueciso devido às grandes alterações de temperatura.
Pessoal, obrigado pelas dicas ! Amanhã mesmo vou conversar com os funcionários dos postos de molas para achar a melhor solução. Talvez eu tenha sorte e consiga um trabalho extremamente bem feito, com um reforço bem acabado, para não ter mais preocupações com isso. José, vou revisar as buchas e todo o sistema, trocando e arrumando o que for necessário. Otávio pode deixar, vou aumentar as lâminas do feixe e além do novo suporte e restauro da longarina danificada, vou providenciar jumelos adequados para não forçar demais os pontos do chassis. Evitarei soldas sobre soldas, vou tentar buscar uma solução definitiva para o problema. Com a ajuda do pessoal que entende, fica mais fácil. Obrigado !
Rodrigo
Já ia me esquecendo !! Giovani, estou lendo os tópicos que vc recomendou, parabéns, suas dicas ajudaram muitos jipeiros a acabar com os "bacalhaus" dos chassis. Obrigado !