Ver Versão Completa : Manômetro óleo
Qual a utilidade pratica deste equipamento ( alem de medir a pressão do oleo ....:-P :-P :-P ) ????
ou seja Como seu uso pode me axiliar ou como tirara proveito deste equipamento ???? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Como instalar num CJ5 , motor opala 4cc ( GM151) ?????
Obrigado
[]´s
José Augusto
12/08/2006, 08:43
Como assim, normalmente quando se liga o motor a pressão do óleo é maior, depois durante o uso (com o motor em temperatura normal) esta pressão desce para o nível normal, ora, com o tempo vc se acostuma a examinar se a pressão estiver diferente do esperado é sinal que alguma coisa está errada e a menos que queira pagar para ver deve-se desligar o motor.
Pressão em excesso indica algum entupimento, pressão abaixo do normal indica folga ou inicio de vazamento, pressão em zero motor esgotou o óleo e provavelmente começou a fundir.
Na maioria dos casos a coisa não acontece de uma vez, dá tempo de vc acompanhar e parar antes que algum prejuizo maior ocorra.
Obrigado pela resposta , Jose !
Como utilizo o Jeep pra trabalho de carga em estrada de terra não confio muito na luz de oleo ...alias nem sei se ela esta funcionando corretamente...então a necessidade do manometro de oleo pra evitar um desastre no motor .Acontece que NUNCA usei este equipamento e gostaria de aprender a "interpretar" a leitura e INSTALA-LO tbem.
[]´s
Valmor,
Coloquei um Cronomac, (fundo de escala de 7Kg/cm²) é fácil de fazer.Vem com um adaptador(T) é só tirar a "cebolinha" , colocar o adaptador no lugar e colocar a "cebolinha" nele. Você fica com a luz espia funcionando e tem a opção do manômetro. Quanto aos valores o Afonso Carlos me passou o seguinte: "A pressão de oleo deve ficar em marcha lenta no minimo em 0.8 bar de pressão ou 20Psi e a mais uo menos 3000 RPM a mesma deve estar em torno de 3 Bar no minimo ou 43,5 Psi."
Marcos
Valmor,
Coloquei um Cronomac, (fundo de escala de 7Kg/cm²) é fácil de fazer.Vem com um adaptador(T) é só tirar a "cebolinha" , colocar o adaptador no lugar e colocar a "cebolinha" nele. Você fica com a luz espia funcionando e tem a opção do manômetro. Quanto aos valores o Afonso Carlos me passou o seguinte: "A pressão de oleo deve ficar em marcha lenta no minimo em 0.8 bar de pressão ou 20Psi e a mais uo menos 3000 RPM a mesma deve estar em torno de 3 Bar no minimo ou 43,5 Psi."
Marcos
Meu CJ5 tem motor opala 4cc , gasolina. O GM151.
Na compra do manometro devo especificar então em QUAL VEICULO ( MOTOR ) SERA INSTALADO uma vez que necessita de um adaptador T para cada tipo de motor ???? :pensativo:
Outra duvida :
Soube que existem Manometros de oleo mecanico ( que deve ser o que o Marcos mencionou ) e eletricos. Qual a diferença entre eles ? :pensativo:
Obrigado
[]´s
leopoldo
13/08/2006, 10:24
1- Na compra do manometro devo especificar então em QUAL VEICULO ( MOTOR ) SERA INSTALADO uma vez que necessita de um adaptador T para cada tipo de motor ????
2- Soube que existem Manometros de oleo mecanico ( que deve ser o que o Marcos mencionou ) e eletricos. Qual a diferença entre eles ?
Valmor, bom dia
1- Vc pecisa dizer qual é o motor, ou pelo menos levar a cebola de óleo na loja para poder determinar qual a rosca que está no bloco do seu motor, assim pode-se adquirir o T correto.
2- A diferença é a forma de leitura.
No mecanico, o T deriva uma saída de óleo que passa por uma tubulação até o relógio no painel. Eu particularmente não gosto muito pois uma tubulação rompida é banho de óleo quente na certa.
No eletrico/eletrônico, o T deriva uma saída de óleo para uma outra cebola, mas medidora que então leva o sinal para o instrumento no painel, como se fosse o medidor de temperatura ou quantidade de combustível. Eu particularmente prefiro esse.
Ok , Leopoldo , obrigado.
Vou instalar num motor Opala 4cc.
Quanto aos 2 sistemas , mecanico e eletrico , existe alguma vantagem de um sobre outro ? ( alem do possivel problema do rompimento de mang.)
Os 2 apresentam a mesma precisão ???
leopoldo
13/08/2006, 17:19
Vantagem? sempre um terá sobre o outro dependendo da instalação, espaço disponível, etc...
No quesito precisão, depende sempre da "qualidade" do instrumento. Mas para colocar no jeep, não precisa ser feito para ler uma escala de milésimos de psi ou bar.
Basta que vc adquira um de marca conhecida e que não seja xingling vendido por quilo.
Vantagem? sempre um terá sobre o outro dependendo da instalação, espaço disponível, etc...
No quesito precisão, depende sempre da "qualidade" do instrumento. Mas para colocar no jeep, não precisa ser feito para ler uma escala de milésimos de psi ou bar.
Basta que vc adquira um de marca conhecida e que não seja xingling vendido por quilo.
:concordo: :concordo: :concordo:
DinoGuimaraes
14/08/2006, 00:31
alguem ja utilizou um Hallmeter (medidor de mistura) com um multimetro? como faço? qual a escala? tenho um multimetro digital e gostaria de colocar pra ver como esta a mistura do meu motor.
abraços
Qual ( ou quais ) seriam as marcas mais confiaveis do mercado ????
[]´s
Qual ( ou quais ) seriam as marcas mais confiaveis do mercado ????
[]´s
Como disse o Leopoldo, não sendo Xing Ling...eu coloquei o Cronomac (paguei R$70 no velobakar ) mecânico, pq o meu jipe estava com 6 Volts (estou trocando tudo). Usei pouco acho que uns 10 km, e desmontei a viatura (ainda tá desmontada...) O pouco que usei não dá prá falar nada, mas funcionou legal. O cronomac é muito citado aqui no fórum, acho que vai achar muita referência.
Marcos
Como disse o Leopoldo, não sendo Xing Ling...eu coloquei o Cronomac (paguei R$70 no velobakar ) mecânico, pq o meu jipe estava com 6 Volts (estou trocando tudo). Usei pouco acho que uns 10 km, e desmontei a viatura (ainda tá desmontada...) O pouco que usei não dá prá falar nada, mas funcionou legal. O cronomac é muito citado aqui no fórum, acho que vai achar muita referência.
Marcos
Fala Marcos !
Andei pesquisando aqui no forum. A Cronomac parece ser a melhor pedida entre as nacionais apesar de algumas fortes criticas....
[]´s
Gildo Antônio
20/08/2006, 00:07
Olá DinoGuimarães.
Você pode usar um multímetro, na escala 0-1v DC, para medir a tensão advinda da sonda lambda instalada no sistema de escape do veículo. O valor de tensão indicará se a mistura é pobre ou rica. Se não me engano, quanto mais baixa a tensão mais pobre a mistura, conforme a curva de resposta característica de cada tipo de sonda. Sugiro pesquisar na internet ou neste forum utilizando a chave "sonda lambda".
Abraços.
Gildo.
Eu estava pesquisando e achei no Mercado Livre algumas opções a custo muito bom, algumas vezes menos que os nacionais.
Mas não sei da qualidade pois acabei optando pelos da Autometer dos EUA que são reconhecidos pela sua qualidade.
Fala Marcos !
Andei pesquisando aqui no forum. A Cronomac parece ser a melhor pedida entre as nacionais apesar de algumas fortes criticas....
[]´s
Se arrependimento matasse......
Data de Entrada: May 2005
Local: sao paulo
Alem de não constar NADA sobre a fiação o atendimento ao consumidor da CRONOMAC é bem ruim e antipatico .....
A informação que me deram é " usar fiação basica" ..ok ...Fiação basica de que ??? De bobina ? de Alternador ? de Farois ????? Nem a pessoa que respondeu o email se identificou ....
Sinceramente JA ME ARREPENDI de comprar CRONOMAC antes de usar !!!!!
Data de Entrada: May 2005
Local: sao paulo
Parece brincadeira , mas vejam a 2º resposta do atendimento da cronomac , os caras acham que são os unicos fabricantes do planeta !
Foi o primeiro e ULTIMO equipamento CRONOMAC que adquiro. Só espero que a qualidade do equipamento seja diferente da qualidade de atendimento
----- Original Message -----
From: manutencao@cronomac.com.br (manutencao@cronomac.com.br)
To: valmor
Sent: Wednesday, September 06, 2006 8:27 AM
Subject: Re: Instalaçao de Contagiros / bitola dos fios
Sr. se vc realmente entende de instalação elétrica embarcada, sabe de que estou falando, caso não tenha experiência nesta área favor procurar um profissional gabaritado para efetuar a instalação.
O unico instrumento Cronomac que requer fio especial é o Amperímetro, que deverá ser instalado com fio autoplastique 10mm.
Obrigado.
Gildo Antônio
06/09/2006, 22:14
Pôw. Os caras podem dar um curso de pós-graduação em como perder clientes.
Não acredito que uma empresa deste porte seja assim "oficialmente". A resposta deve ter sido dada por algum mané que merece mais é perder o emprego.
Pow Valmor, não esperava por essa, que mancada! Quando eu comprei na Velobakar o pessoal da loja deu uma explicação razoável, mas no meu caso era uma instalação muito simples, tirar uma cebolilha, rosquear o "T" montar a cebolinha de novo.
Sinto muito se influi na sua escolha, também vou pensar em outras opções para os demais instrumentos,
[]s
Marcos
Que é isso Marcos !!! Nada a ver c sua dica !
Alias tbem ja comprei na Velobakar e fui muito bem atendido.
A instalação realmente não tem segredo. Acontece que como meu jeep não esta em SP , eu mesmo vou instalar. Dai uma hora da um problema qquer , vc manda pra fabrica : " hhhhaaaa vc não usou o fio recomendado ! A garantia não cobre !!!! "
Não seria MUUUITO mais simples o funcionario dizer : " Use fio bitola xxxxx , Obrigado ! " mas tem cara que ainda acha que é insubstituível , que cliente só serve pra pagar , compra e depois enche o saco , etc...... depois o cara perde o emprego , o cliente pega antipatia pela marca dai a culpa NUNCA é dele .....
Como disse acima : Só espero que a qualidade do equipamento seja diferente da qualidade de atendimento