PDA

Ver Versão Completa : Vitara 4 portas X Viatara 3 portas???

CID MOREIRA
11/08/2006, 20:35
Tenho duvidas em relação a este carro (Vitara 4 portas), e em relação às diferenças deste com o seu "irmão menor" (Vitara 3 portas)....

Gostaria de saber como é o coportamento do 4 portas em uma trilha.......se deixa a desejar em relação ao 3 portas ou se a diferença não é tão grande em função de seu maior comprimento???????
Quais vantagens e desvantagens de se ter um vitara 4 portas na cidade e em uma trilha?????????
Vale mais a pena a compra de um 4 portas ou de um 3 portas para uso misto?????
Qual a maior vantagem e a maior desvantagem de um em ralação ao outro????

Muito obrigado pela ajuda.......
[]'s

Biel França
12/08/2006, 11:04
CID,

Beleza?

Bom todas as suas perguntas precisam de mais informações para serem respondidas!!!

Primeiro: qual tipo de trilha pretende fazer???

Na cidade, qual seu uso para o carro? tem família?

Vale mais a pena 3 (Vitara) ou 4 portas(SideKick)??? depende do uso....

mas de qualquer forma vou tentar ajudar

Tenho um Vitara 3P Metal Top e um Canvas.

Nas trilhas leves e médias, já vi os Vitaras indo muito bem e o SideKick também.

Nas trilhas pesadas só vi um SideKick uma vez e não teve nem perto do desempenho do Vitarinha, que passou por tudo sem problemas

A grande vantagem do Vitara na trilha é o peso reduzido e menor distância entre eixos.

Se vc pretende fazer expedição, o Sidekick é melhor, pois tem mais espaço para levar bagagem, etc.

Quanto ao uso na cidade, vai depender do seu uso, mas quanto se trata de consumo, o Vitara é muito menor alem de ter uma agilidade legal no transito.
Por outro lado o Sidekick é mais confortavel para levar a família, pela distância maior entre eixos e pelo numero de portas.
Alem de mair espaço no porta malas.

Para o meu uso, optei pelo Vitara e não me arrependo!

Um abraço

Gabriel França

Márcio Magalhães
12/08/2006, 14:34
Olá,

Completando o Biel... principalmente na cidade não tem dica melhor que dar uma volta em um e noutro.

[]´s,

CID MOREIRA
12/08/2006, 22:55
Obrigado pelas respostas.........

Complementando minha pergunta.........
Sou estudante e moro longe de minha família, onde faço faculdade.........
Vou bastante para casa, preciso de um carro que não me de dores de cabeça ao pegar estrada, e meu uso na cidade será diário.
As trilhas, como não tenho experiencia, não serão nada muito difíceis. Também há o porém de eu precisar do carro na cidade, não podendo ele passar muito tempo na oficina, por isso não pretendo forçá-lo muito. Para trilhas mais pesadas eu acompanho meu pai em seu ENGESA.

Espero que facilite as respostas.

[]'s

Biel França
13/08/2006, 10:56
CID

Seu carro é o Vitarinha!!!

Só que na boa, em configuração de rua, apenas com uns pneus mud, um pequena levantada na suspensão de 2" e um guincho e vc nunca mais vai nas trilhas com seu Pai.

Onde a Engesa passa no guincho, vc passa em 4X2 hehehehehe

o Vitara Canvas do meu irmão tem essas coisas que lhe falei, ele usa o carro no dia a dia e o carro não quebra!!!

As poucas vezes que encostou no mecânico, foi pra fazer manutenção normal que qualquer carro precisa ou em algumas pequenas quebras quando forçamos ao extremo em Rally, porque no dia a dia o Vitarinha é valente!!!!

Peças não são problemas, pois tem algumas lojas especializadas em Suzuki como por exemplo a Suzucar que atende muito bem e rápido!

O Vitara MT que está mais originalzinho, já rodou bastante, participou de algumas trilhas leves e médias e a unica manutenção que teve foi troca de correia dentada, pastilha de freio e óleo!

Nunca quebrou, não dá problemas, é silencioso, confortável e se precisar encara uma trilha na boa! (tudo isso fazendo 13KM/l )

De qualquer forma, acho que deve dar uma volta nos 2!!!

Um abraço!

Gabriel França

losninjas
13/08/2006, 22:18
com certeza seu carro eh o vitara 3p..

carro mais "garotao" e fica show quando der uma arrumada nele..

nao que o 5P nao seja massa tb, mas eh um carro mais de familia, espaç maior e pelo q vc disse nao eh isso que vc ta precisando..

losninjas
13/08/2006, 22:19
CID

Onde a Engesa passa no guincho, vc passa em 4X2 hehehehehe

Gabriel França

nem tanto , mas valeu pela intensao de ajuda-lo a decidir

hahahahahaha

Márcio Magalhães
13/08/2006, 23:12
Olá,

Com suas inforções adicionais... repito: ande num e noutro e escolha. Isso é muito pessoal.

Em todas as características que você quer, os dois atendem perfeitamente.

O estilo do 3 portas é mais jovem? Isso vai de cada um.

[]´s,

EduPuga
14/08/2006, 07:58
Cid,

Faz oq o Márcio falou, experimenta os dois para tirar uma conclusão melhor, o ide é valente tb, é muito forte mesmo o problema fica por conta do entre eixo, mas com a ajudas dos colegas vc passa tb.

Abraços,

losninjas
14/08/2006, 08:53
O estilo do 3 portas é mais jovem? Isso vai de cada um.

[]´s,

NA minha opiniao, claro que eh!!

Eh um carro menor, mais agil(devido o entre eixo menor), eh melhor em trilhas de erosao e em muitas outras..

Compara vendo uma Pajero Full 3p e 5p.. a 3p eh show demais, ja a 5p eh carro de coroa(nao que eu nao curtiria se tivesse uma 5p!!)

A unica vantagem que eu vejo no 5p eh o espaço pra bagagem atras!!

Biel França
14/08/2006, 09:20
NA minha opiniao, claro que eh!!

Eh um carro menor, mais agil(devido o entre eixo menor), eh melhor em trilhas de erosao e em muitas outras..

Compara vendo uma Pajero Full 3p e 5p.. a 3p eh show demais, ja a 5p eh carro de coroa(nao que eu nao curtiria se tivesse uma 5p!!)

A unica vantagem que eu vejo no 5p eh o espaço pra bagagem atras!!

Na minha opinião também é, pois além do tamanho, o Sidekick gasta mais e de forma geral quanto mais jovem, menor a disponibilidade pra gastar com gasolina!!! a não ser que for colocar GNV, ai o Vitarinha fica inviavel.

Mas é muito pessoal, gosto cada um tem o seu!

CID MOREIRA
14/08/2006, 14:53
é..........
a melhor coisa é andar nos dois mesmo..........

e quanto à manutenção?????
gasta-se muito??????????
peças são fáceis???
akeles que tem um ou outro têm alguma dica de uso??????
problema pelo que eu vejo acontece pouco.........o carrinho guenta bem.....

Obrigado mais uma vez.....

[]'s

Biel França
14/08/2006, 15:24
o meu quando peguei dei uma geral, freio, óleos, correias, filtros, velas, etc...

Pedi promecânico dar uma geral nele, uma revisão completa mesmo.

Gastei R$ 800,00 e de lá pra cá só troquei óleo do motor e coloquei gasolina.

O carrinho não quebra de jeito nenhum!!!

O do meu irmão que ele já tem faz 2 anos só quebrou algumas coisinhas quando ele forçou muito alem do que deveria em Rally oy trilhas pesadas.

Quanto a peças, não é um VW, mas não tive dificuldades não.......

Abraços

Márcio Magalhães
14/08/2006, 19:28
Olá,

Discordo que o 3D fica inviável com GNV, conheço quem tem e não troca por nada. Assim como outro amigo que vai sempre para a praia com mil pranchas no bagageiro de um 5D... diz pra ele que o 5D é menbos jovem? rs...

Digo e repito, cada um tem suas preferências e por isso que experimentar um e outro é o melhor a fazer.

Hoje em dia não saberia dizer qual é o melhor... é raro encontrar situações onde o 3D passa e o 5D não. Meia dúzia de polegadas a mais resolvem 90% dos problemas! rs...

[]´s,

luiztacco
14/08/2006, 19:45
CID MOREIRA

Quando fui comprar meu 1º suzuki, também fiquei com está dúvida.
como muitos já falaram o melhor mesmo é você andar nos dois e sentir a diferença.

Olhei muitos Vitaras 4 portas e muitos 3 portas.
Se você já chegou a olhar algum, já deve ter notado que o 4 portas, é mais fácil encontrar "inteiro" do que o 3 portas já que ele é menos usado para trilha.

A minha idéia não era fazer trilha (somente passeios / expedições), e usaria o carro no dia a dia (meu único carro) estava muito tendencioso a comprar um 4 portas, mas ai apareceu um excelente vitara 3 portas 97 com gás e tudo. (carro de capa de revista mesmo). Não tive dúvida comprei e fui feliz.

Digo e repito, cada um tem suas preferências e por isso que tem que experimentar um e outro é o melhor a fazer.

EduPuga
15/08/2006, 08:43
Esse lance de gastar mais é muito relativo, conforme vc vai equipando o carro ele começa a gastar mais mesmo, não dá pra pensar em economia com um 4x4, a não ser que vc faça o caminho inverso pneus menores, (finos), mantenha a alturta original (aerodinamica) e por ai vai.

Morcego
17/08/2006, 08:14
Esse lance de gastar mais é muito relativo, conforme vc vai equipando o carro ele começa a gastar mais mesmo, não dá pra pensar em economia com um 4x4, a não ser que vc faça o caminho inverso pneus menores, (finos), mantenha a alturta original (aerodinamica) e por ai vai.

Concordo com você EduPuga,
Não entendo os caras que compram Cherokee, Pick-ups 6 cilindros e colocam GNV. Se quer economizar, vai de carros 1000 Cil ou motos 125. Agora ter um carro com motorzão e meter gás para economizar é ridiculo.:twisted:

andre4x4
17/08/2006, 10:10
Discordo totalmente de vc, Fernando.

Tenho uma Cherokee Sport 98 que já comprei com GNV há quase 3 anos, nunca me deu problemas, só alegria. No RJ, por exemplo, o desconto de IPVA é de 75%, ou seja, paga 1/4 do normal. Só por isto em 3 anos já paga o KIT gaz, fora o consumo.É exatamente o contrário, só se deve colocar GNV em carros com potência de sobra, porque há uma perda de 10, 15%, então no caso de motores potentes há sobra para isto, vc fica com um carro com um motor com potencia excelente mesmo com o GNV e muito mais barato para abastecer que um 1.6 sem GNV ou mesmo um diesel. O que eu não faria é colocar GNV em um Samurai, por exemplo, aí não vai andar nada, e nem compensa, porque carro com pouca cilindrada bebe pouco. Enfim, só vejo vantagens em GNV com motor potente. E te digo mais, na cherokee eu praticamente não sinto a diferença entre rodar no GNV e na gasolina, depende do Kit gaz instalado. E todos os amigos que tem GNV em carros com motor 4.o estão muito satisfeitos.
A única desvantagem do GNV é a pouca autonomia, no caso da minha de 200 km, mesmo assim eu só rodo na gsolina de vez em quando para fazer o sistema funcionar.

Abs, André.

Morcego
17/08/2006, 12:09
André,
Em parte te dou razão, mas quando eu opto por comprar um carro de 6, 8 cilindros, etc, não posso estar preocupado com economia e sim com conforto e desempenho, senão eu compraria um mille.
A perda de potencia na minha opinião é muito mais de 20%, principalmente na minha cidade que tem muitas ladeiras acentuadas, somando a falta de GNV em estradas, custo da instalação, baixa autonomia é que questiono esta vantagem. Conheço pessoas que só usavam GNV por um periodo prolongado e quando abasteceram com gasolina o motor foi pro espaço.
É colocando tudo isto na balança acho que a economia não compensa. Esta é a minha opinião, mesmo porque já tive uma S10 6 cc com GNV com um cilindro na caçamba que me prejudicava ao transportar minha moto e outras cargas é que vejo estas gambiarras prá mim não fazem sentido.

Andre Sousa
17/08/2006, 19:33
O tópico é sobre GNV ou 3x5 portas?

Eis minha opinião (sobre a portaria é claro).

Tive essa dúvida no momento da compra. Optei pelo 3 portas pelo melhor desempenho em trilhas. Mas confesso que, de tanto ver 4 portas nas trilhas, chego à conclusão de que esse argumento não é justificativa. Por onde passa um 3 portas passa um 4 portas tem diferença, mas é pequena.

As diferenças que ainda acredito são:
a) o 3 portas é mais jeitoso no dia-dia, pra estacionar, manobrar, etc. (1x0);
b) nas trilhas o 4 portas tb vai bem, mas está um pouco mais vulnerável a arranhões e amassados - passa a ser necessário 2" + 2" (2x0);
c) o 3 portas é mais leve e, por isso, tem menor consumo (3x0);
d) No G. Vitara o 4 portas tem muuuuuito mais oferta e valorização na revenda (3x1) - acho que no caso dos Vitarinhas essa máxima não seja aplicável;
e) no espaço interno o 3 portas perde feio e se tens família com mais de 3 pessoas pode esquecer o 3 portas - esse quesito vale dois pontos (3x3).

Acho que compraria um 4 portas se fosse trocar de carro. Será?? O 3 portas é tão mais maneiro, mais cara de jipe. Sei não...

andre4x4
18/08/2006, 11:59
Concordo com o xará em tudo, só acrescento o seguinte: para o vitara(não sei para o grand vitara, nunca tive)o consumo do 5p é menor que no 3p, por ser 16 v, principalmente na estrada, apesar do peso maior. E na trilha 3p e 5p preparados tem uma leve vantagem para o entre-eixos mais curto, mas nada gritante. O entreeixos do 5p é maior, lógico,mas mesmo assim não é muito longo comparando com outros 4x4. Para ter uma idéia, a gaiola do Edvaldo e do Rodrigo Portugal que disputam trial foi feita em cima de um chassi de vitarão, se fosse tão longo assim eles jamais utilizariam par um projeto específico de trial. Se espaço é importante para vc, pode ir de 5p que vai bem na trilha tb.

Abs, André.

Andre Sousa
18/08/2006, 12:09
para o vitara(não sei para o grand vitara, nunca tive)o consumo do 5p é menor que no 3p, por ser 16 v, principalmente na estrada, apesar do peso maior.

Abs, André.

Mano

O GV 1.6 ou 2.0 são 16v.

Só um parêntesis: O GV 2.0 3 portas é o bicho em termos de potência. Dirigi um e não acreditei.

EduPuga
18/08/2006, 16:17
Só uma informação tecnica:
3P (entre eixos) 2,20
5P (entre eixos) 2,48