Conectar

Ver Versão Completa : Respiro no distribuidor

fpandur
11/08/2006, 16:21
PessoALL

Meu CJ está com motor GM-151 (Opala 4 cil.) e ando com a tampa do distribuidor vedada com silicone. Para assegurar mais ainda, envolvo o mesmo com sacola plástica. Dessa forma, não tenho tido problemas com água entrando no mesmo, PORÉM em certas ocasiões tem ocorrido condensação dentro dele (popular suor :mrgreen:). Já tive uma tampa com respiro, mas ela apresentou problemas e coloquei uma nova. Como semana que vem farei uma trilha essencialmente dentro de rios, quero colocar o respiro no distribuidor novamente.
A dúvida é: ligo a mangueira em alguma entrada do carburador, p/ aspirar o ar dentro da tampa do distribuidor ou simplesmente coloco a mangueira ?
Qualquer uma das 2 opções eu posso fazer fácil, fácil: meu carbura é um 3E e o que não falta nele são entradas de aspiração. :-D Tenho também a possibilidade de ligar a mangueira no respiro do diferencial dianteiro (a conexão já está até pronta). Minha dúvida é qual dos 2 métodos é mais eficiente ... :pensativo: Já li que se ligar no carbura, ele acabará puxando a água p/ dentro do distribuidor. E que se não ligar no carbura, deixando somente a mangueira, não será suficiente p/ que a condensação saia ... Alguma indicação ou conselho ? Opiniões ? :rolleyes:

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
12/08/2006, 20:37
Esse seu motor permite a adaptação de um prolongador do eixo do distribuidor, isso fará com que que o mesmo fique próximo da altura das velas. Tente a ignição eletrônica também. Quanto à condensação, é normal... você não vai conseguir vedar completamente o sistema. O ar estará sempre com uma certa humidade relativa. Não ligue o vácuo no carburador nem no "respiro" diferencial (esse existe exatamente para aliviar a pressão causada pelo aquecimento do óleo). Se você realmente vai usar o seu jeep de modo que fique totalmente submerso, use o sistema militar de vedação (distribuidor, cabos, velas e snorkels). Se for apenas para evitar que a "ventoinha" jogue água no distribuidor, simplesmente elimine a mecânica e coloque uma elétrica no radiador. Aí qualquer capinha de plástico vai funcionar. Mas o distribuidor não deve ficar totalmente estanque o tempo todo. Toda a faísca elétrica gera ozônio que deve ser liberado na atmosfera. A água entra e deve sair por gravidade, para isso há uns orifícios na parte inferior dos distribuidores... Toda a tentativa para vedar o distribuidor vai exacerbar os efeitos da condensação que sempre existirá. Ah!... a "panela-de-pressão" gaúcha funciona, mas também não veda 100%, ela apenas deflete os respingos de água... é por isso que é eficiente (e feia de doer).

fpandur
13/08/2006, 22:23
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO, vamos lá, vou comentar sua resposta:

Esse seu motor permite a adaptação de um prolongador do eixo do distribuidor, isso fará com que que o mesmo fique próximo da altura das velas Uau, essa é nova p/ mim ? Que peça é essa ? Original GM ? Onde poderia encontrar isso ? Ou seja, tem mais detalhes a respeito ? :-D

Se você realmente vai usar o seu jeep de modo que fique totalmente submerso, use o sistema militar de vedação (distribuidor, cabos, velas e snorkels) Outra novidade p/ mim: tem um kit militar p/ este motor ? Se puder passar mais detalhes também .... :rolleyes: ;)

Tente a ignição eletrônica também
Se for apenas para evitar que a "ventoinha" jogue água no distribuidor, simplesmente elimine a mecânica e coloque uma elétrica no radiador. Aí qualquer capinha de plástico vai funcionar. Já tenho ambas: ignição eletrônica original do motor (é um GM-151 "moderno", 1990 e não tenho mais a ventoinha mecânica, apenas a elétrica, controlada por uma chave de 3 posições no painel: ligado direto, desligado e ligado pelo cebolão do radiador.

A água entra e deve sair por gravidade, para isso há uns orifícios na parte inferior dos distribuidores... Sim, já vi esses orifícios, achei que fossem p/ isso mesmo (escoamento de água). Não os fechei com silicone, mas a capa plástica que coloco abraça todo o distribuidor, inclusive a parte debaixo.

a "panela-de-pressão" gaúcha funciona, mas também não veda 100%, ela apenas deflete os respingos de água... é por isso que é eficiente (e feia de doer) Feia e nada prática. Teve um tempo que até pensei em instalar uma dessas, mas recobrei o juízo e desisti da idéia. :mrgreen:

Mas o distribuidor não deve ficar totalmente estanque o tempo todo. Toda a faísca elétrica gera ozônio que deve ser liberado na atmosfera. Huuuummm, será que é por isso que mesmo com o distribuidor seco, rodando na estrada, notei o aparecimento de zinabre nos contatos internos do distribuidor ? Apesar que quando aconteceu isso, o distribuidor não estava vedado com silicone nem com capa plástica. Mas antes da viagem, eu tirei a tampa e enxuguei a condensação que ocorreu na trilha e raspei o zinabre dos contatos. Daí fiz a viagem de volta (130 KM) e essa semana tirei a tampa e lá estava zinabre de novo .... :pensativo:

Não ligue o vácuo no carburador Por último: poderia me explicar o motivo ? :pensativo:

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
22/08/2006, 22:26

Uau, essa é nova p/ mim ? Que peça é essa ? Original GM ? Onde poderia encontrar isso ? Ou seja, tem mais detalhes a respeito ? :-D

A peça não é original... é adaptada e muitos têm colocado no opala 6. Na verdade trata-se de um eixo mais logo com um tubo "casing" externo, como a saída no bloco é quase na vertical, funciona. Posso perguntar a quem já instalou no 6, mas talvez você tenha de adaptar para o 4, não sei se o eixo é o mesmo. Mas dá para fazer.

Outra novidade p/ mim: tem um kit militar p/ este motor ? Se puder passar mais detalhes também .... :rolleyes: ;)

Desculpe, estava citando um sistema militar antigo (usado nos Willys/Ford na WWII e na Coréia e tb nos seus primos anfíbios) para vedação. Foi adaptado num motor de Opel 1.9/4 cil. colocado num Land de 51. Claro que, enquanto nos GoDevil, havia uns terminais roscados nos cabos das velas (lembra que elas ficam em cima do cabeçote ?) no Opala 4 as velas saem da lateral do cabeçote com boa inclinação para escoamento. Portanto, bastam os terminais de silicone que é hidro-repelente... é só uma sugestão. Posso até procurar literatura a respeito, mas faz tanto tempo que vi isso que tenho de vasculhar umas centenas (milhares ?) de revistas e publicações. Não posso prometer para já.

Já tenho ambas: ignição eletrônica original do motor (é um GM-151 "moderno", 1990 e não tenho mais a ventoinha mecânica, apenas a elétrica, controlada por uma chave de 3 posições no painel: ligado direto, desligado e ligado pelo cebolão do radiador.

Aí... tá fácil!

Sim, já vi esses orifícios, achei que fossem p/ isso mesmo (escoamento de água). Não os fechei com silicone, mas a capa plástica que coloco abraça todo o distribuidor, inclusive a parte debaixo.

Feia e nada prática. Teve um tempo que até pensei em instalar uma dessas, mas recobrei o juízo e desisti da idéia. :mrgreen:

Huuuummm, será que é por isso que mesmo com o distribuidor seco, rodando na estrada, notei o aparecimento de zinabre nos contatos internos do distribuidor ? Apesar que quando aconteceu isso, o distribuidor não estava vedado com silicone nem com capa plástica. Mas antes da viagem, eu tirei a tampa e enxuguei a condensação que ocorreu na trilha e raspei o zinabre dos contatos. Daí fiz a viagem de volta (130 KM) e essa semana tirei a tampa e lá estava zinabre de novo .... :pensativo:

Por último: poderia me explicar o motivo ? :pensativo:

Zinabre na eletrônica... também é novo pra mim. Você sabe dizer que tipo de ignição você está usando? Sistema Delco-Remy, ou Lucas, ou sistema de descarga do capacitor, ou outro (?), Procure descobrir se o condensador não está dando passagem ou defeito em algum dos transistors (só que ele estará embutido no módulo que pode ser inviolável). A bobina é adequada ao sistema? Mas isto, é especulativo, o ideal seria vc levar o seu sistema a uma oficina especializada e colocar no analisador.

Não acho boa idéia deixar aspirar água no sistema de alimentação além do que a depressão criada dentro do istribuidor facilitará a entrada da água (umidade), só isso?

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
22/08/2006, 22:52

Uau, essa é nova p/ mim ? Que peça é essa ? Original GM ? Onde poderia encontrar isso ? Ou seja, tem mais detalhes a respeito ? :-D

Outra novidade p/ mim: tem um kit militar p/ este motor ? Se puder passar mais detalhes também .... :rolleyes: ;)

Já tenho ambas: ignição eletrônica original do motor (é um GM-151 "moderno", 1990 e não tenho mais a ventoinha mecânica, apenas a elétrica, controlada por uma chave de 3 posições no painel: ligado direto, desligado e ligado pelo cebolão do radiador.

Sim, já vi esses orifícios, achei que fossem p/ isso mesmo (escoamento de água). Não os fechei com silicone, mas a capa plástica que coloco abraça todo o distribuidor, inclusive a parte debaixo.

Feia e nada prática. Teve um tempo que até pensei em instalar uma dessas, mas recobrei o juízo e desisti da idéia. :mrgreen:

Huuuummm, será que é por isso que mesmo com o distribuidor seco, rodando na estrada, notei o aparecimento de zinabre nos contatos internos do distribuidor ? Apesar que quando aconteceu isso, o distribuidor não estava vedado com silicone nem com capa plástica. Mas antes da viagem, eu tirei a tampa e enxuguei a condensação que ocorreu na trilha e raspei o zinabre dos contatos. Daí fiz a viagem de volta (130 KM) e essa semana tirei a tampa e lá estava zinabre de novo .... :pensativo:

Por último: poderia me explicar o motivo ? :pensativo:

Já respondi, mas queria corrigir o que segue:

Citação:
Não ligue o vácuo no carburador
Por último: poderia me explicar o motivo ?

Desculpe, eu queria dizer não ligue no vácuo do carburador... porque não acho boa idéia aspirar água para o sistema de alimentação, além do que, a depressão causada vai facilitar a entrada de umidade.

fpandur
23/08/2006, 07:27
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO, a bobina é adequada para o sistema. O distribuidor é Bosch e o módulo de controle é completamente selado. Todo o sistema é original para este motor.

Se possível, gostaria de mais detalhes do kit prolongador do distribuidor e do kit militar, que citou em mensagem anterior.

Abraços

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/08/2006, 22:15
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO, a bobina é adequada para o sistema. O distribuidor é Bosch e o módulo de controle é completamente selado. Todo o sistema é original para este motor.

Muito bem, apenas passe numa oficina especializada para testar o seu sistema, ok?

Se possível, gostaria de mais detalhes do kit prolongador do distribuidor e do kit militar, que citou em mensagem anterior.

Abraços

Aí vão umas fotos do prolongador. Não foi comprado e sim encomendado a uma tornearia. Consiste no seguinte: você pega o seu distribuidor e desmonta o eixo. Mede o diâmetro do furo no bloco onde encaixa o distribuidor e encomenda no torneiro um tubo inox parede grossa (pode ser ferro ou alumínio, mas não vale a diferença) que encaixe perfeitamente no furo do bloco. O comprimento você simplesmemte determina pela altura que você quer o distribuidor. Um pouco acima da base desse tubo, você manda soldar uma arruela de uns 3 mm de espessura para que possa prender o conjunto ao bloco com a forquilha (abraçadeira). O topo do tubo deve encaixar perfeitamente no distribuidor (bem justo, não se preocupe que quando desmontar o distribuidor, você perceberá o que tem de fazer) o eixo você manda cortar e acrescentar um setor intermediário (xanfrado, soldado e torneado)

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/08/2006, 22:22
Aí vão umas fotos do prolongador. Não foi comprado e sim encomendado a uma tornearia. Consiste no seguinte: você pega o seu distribuidor e desmonta o eixo. Mede o diâmetro do furo no bloco onde encaixa o distribuidor e encomenda no torneiro um tubo inox parede grossa (pode ser ferro ou alumínio, mas não vale a diferença) que encaixe perfeitamente no furo do bloco. O comprimento você simplesmemte determina pela altura que você quer o distribuidor. Um pouco acima da base desse tubo, você manda soldar uma arruela de uns 3 mm de espessura para que possa prender o conjunto ao bloco com a forquilha (abraçadeira). O topo do tubo deve encaixar perfeitamente no distribuidor (bem justo, não se preocupe que quando desmontar o distribuidor, você perceberá o que tem de fazer) o eixo você manda cortar e acrescentar um setor intermediário (xanfrado, soldado e torneado)

Mais duas fotos. Quando mandar soldar o setor intermediário do eixo do distribuidor (prolongador) recomende ao torneiro que deve manter o mesmo alinhamento (uma pequena torção não fará diferença, porque você coloca no ponto depois).

O "kit" militar à prova d'água, vou ficar devendo por enquanto porque preciso de tempo agora para pesquisar nas minhas revistas e fichas, não sou organizado.
Valeu?

fpandur
25/08/2006, 22:13
Valeu e muito Alexandrino !! Muitíssimo obrigado mesmo pelas dicas e detalhes ! :concordo: