Ver Versão Completa : Filtro de gasolina
cmte_carvalho
11/08/2006, 10:58
Olá pessoal!
Gostaria de saber como detectar o momento ideal para troca do filtro de gasolina...?
Estive conversando ontem com o dono de um Opala 4 cilindros (gasolina) e ele me falou que não tem nenhum problema na partida a frio.
Comentei com ele sobre as dificuldades que passo com o 6 cilindros do Thunderbolt mesmo já tendo feito duas limpezas e regulagens de carburador quando, então, surgiu a possibilidade de ser o filtro. O que acham?
Vale ressaltar que o filtro instalado no meu motor já está até meio amarelado...
Grande abraço, até!
Vinicius_4x4
11/08/2006, 11:13
E aí Comandante!!
Tchê, recentemente fiz a limpeza do meu carburador que tava cheio de areia no maldito. O mecânico que fez tal limpeza deu a idéia de colocar um decantador antes do carburador. Este decantador é um filtro com copo de vidro, e com ele tu pode além de observar se está sujo ou não, limpá-lo. Basta desrrosquear o copo da tampa limpar ele e colocar no lugar.
Ainda não sei da durabilidade dele nas trilhas porque é novo. Mas acredito que não terei problemas porque ele fica bem firme na parede.
Falow!!
cmte_carvalho
11/08/2006, 13:53
Fala Vinícius!
Rapaz, esse decantador é fácil de encontrar? E o preço? Será que ele se adapta no carburador Brosol 3E que é o qual utilizo..? Se você conseguisse tirar fotos seria excelente.
Até!
cmte , um filtro n custa mais q 10 reais , aki eu troco o meu a cada 6 meses ou menos dependendo da aparencia dele , como n podemos confiar nos postos q abastecemos faço isso . e muito simples tb de trocar ..
Vinicius_4x4
11/08/2006, 15:19
Tchê, este decantador me custou 18 pila, é instalado da mesma forma que um filtro comum de plástico, porém tem a possibilidade de prender ele na parede, existe dois orifícios onde se pode atravessar parafusos e prendê-lo. Não tem esquema meesmo, é muito simples. Em qualquer loja de autopeças tu encontra e vendo o decantador vai ver que é barbada de instalar. O filtro não sei quanto tempo se troca mas instalei um novo também, já que tô fazendo uma limpeza no bura fiz uma geral.
[]´s
cmte_carvalho
11/08/2006, 20:29
Beleza pessoal! Digam-me, existem modelos diversos de filtros de gasolina ou só um mesmo? Também gostaria de obter detalhes da instalação pois tenho medo de puxar os tubos e deixar muita gasolina vazar devido ao amadorismo...
Até!
um filtro não é suficiente.
use dois.
um depois do tanque. antes da bomba e outro depois.
ajuda a filtrar melhor o combustivel.
e nao fo#$% a bomba com sujeira. eu troco o meu a cada 5 meses.. .mas rodo com o jeep quase todo dia na rua. e tb faço trilhas... pacas!!!
por falar nisso tá na hora de trocar!!!
[]s!
Paulo_CW
14/08/2006, 16:15
Ae Otávio... me responda uma dúvida, eu estava com 2 filtros como vc mencionou, porém o meca me disse... e mais tarde acabei lendo aqui mesmo em algum forum... que isso era ruim por causa que força de mais a bomba... ou seja tirei um dos filtros do CJ...e agora...q faço...
leopoldo
14/08/2006, 18:11
Certíssimo.
Um filtro antes da bomba não é necessário e até inconveniente.
Num dia quente, a perda de carga na linha de sucção poderá fazer a gasolina borbulhar, ferver, no efeito vapor-lock.
Como a bomba não bombeia gas, o motor engasga e para.
Ponha o filtro só depois da bomba e, de preferência, um belo filtro ..... não esse vagabundinho vendido como chaveiro.
Ilmo. Mestre Leopoldo. Não precisa dizer que você tem razão em sua explicação, mas posso lhe garantir que nunca faltou gasolina e ele nunca engasgou com esse sistema.
foi só um depoimento. hehe
Vinicius_4x4
15/08/2006, 09:12
Ilmo. Mestre Leopoldo. Não precisa dizer que você tem razão em sua explicação, mas posso lhe garantir que nunca faltou gasolina e ele nunca engasgou com esse sistema.
foi só um depoimento. hehe
Pra mim ocorre o mesmo. Tenho um filtro antes da bomba de gasolina, nunca tive problema de faltar gasolina por isto. E outra, normalmente o tanque do jipe tem sujeira dentro - quem que nunca teve que abastecer o jipe no meio da trilha e sem querer derrubou um pouco de sujeira junto :mrgreen:. Ainda mais se o bocal do tanque é no lugar original (do lado do motora) tomando barro à vontade na cara :twisted:. Eu prefiro usar o filtro antes da bomba também.
[]´s palpiteiros!!
Rogério Barthy
15/08/2006, 10:36
Na minha viatura, coloquei um filtro logo após a saída do tanque e um outro entre a bomba e o carburador, e não tive até agora nenhum contratempo.
leopoldo
15/08/2006, 12:05
O fato é certeiro
- o uso de filtro antes da bomba "poderá" levar ao vapor-lock em dias quentes.
Lembrar que o vapor-lock também é causa de pedal de freio esponjozo por causa de tubulação de freio perto demais do coletor/escape.
Portanto, o que fazer?
No caso da gasolina, use um filtro beeem grande antes da bomba, de forma a não permitir grandes perdas de carga ... e não esquecer que se entupir o filtro, dá vapor lock mesmo em dia moderadamente quente.
Engracado chegar aqui e perceber que passei por um problema parecido.
Esse final de semana sai com a esposa dar uma volta numa represa perto de casa. Percuso de 30Km em estradas de terra. Na volta em determinado momento o Jeep resolveu dar umas engasgadas chegando a morrer num momento. Parei revisei toda eletrica e alimentacao de combustivel e tudo estava normal.
Voltei dei a partida e o Jeep funcionou de imediato. Terminei o percurso de terra e comecei o asfalto. Do nada o Jeep voltou a falhar com se estivesse trabalhando com dois ou tres pistoes. Encostei no acostamento e senti o forte cheiro de gasolina.
Abri o capo e me deparei com a cena de gasolina escorrendo pelo pé do carburador. Com medo disso causar um calço hidraulico desliguei o tubo do vacuometro e deixei o restante do combustivel escorrer por ali.
Tirei o filtro de ar e vi que a gasolina escorria pelo injetor do carburador.
Como nunca saio de casa sem ferramentas, paguei as mesmas de comecei a desmontar a tampa do carburador. Abri o mesmo e me deparei com o fundo da cuba com uma grande quantidade de areia.
Limpei tudo da melhor forma possivel, montei o carburador e o Jeep funcionou perfeitamente.
O que me aborrece em muito é que o filtro de combustivel tem menos de dois meses de uso. Agora decidi por colocar dois filtros de forma a tentar trazer um combustivel mais limpo ao sistema.
Proximo finde irei limpar o carburador e colocar os filtros.
Alessandro Henrique
15/08/2006, 14:04
Eh provavel que a areia/sedimento ja estivesse presente no interior da cuba antes da substituicao do filtro.
Sds.
Paulo_CW
15/08/2006, 14:07
Pessoal... isso ta cada vez mais complicado:pensativo: .... penso q seja uma boa idéia a do decantador... vcs não acham...mas qual seria o ideal os de pick-ups F1000..e fotos alguem tem ... qual melhor posição pra instalar...:-| e o desborbulhador... também faz o papel de decantador certo????:putz: :putz: e agora.....
Alessandro Henrique
15/08/2006, 14:13
Filtro com decantador e desborbulhador possuem finalidades diferentes. O primeiro eh lavavel sendo possivel visualizar a presenca de agua e sujeira acumulada ao fundo e o segundo, se encarrega de remover gases presentes na linha.
Sds.
Paulo_CW
15/08/2006, 14:30
Pois é Alessandro, entendo sobre as finalidades diferentes de ambos, mas como a gasolina tbm fica em uma certa quantidade dentro de um recepiente (não q seja a função de decantar), este tbm funcionará deste modo (claro que não eficientemente). Acho.... hehe...
Mas então... a solução destes problemas vem mesmo com a instalação do decantador... CERTO... se sim, qual o mais indicado... onde instalar... e fotos...hehe....
Putz peguei carona no forum.... mas é sempre bom escutar a opinião e conhecimento de todos deste forum... valeu...
cmte_carvalho
15/08/2006, 21:26
Olá pessoal!
Agradeço a todos pelas maravilhosas inclusões que estão sendo feitas, devo admitir que não esperava tamanha repercussão!
Hoje troquei o filtro de gasolina (L$5,00) mas, leigo em mecânica, acabei por instalá-lo na mesma posição do anterior (antes da bomba de gasolina).
Todavia, seguindo as sempre bem-vindas instruções do mestre Leopoldo, deverei muito em breve colocá-lo (o filtro) após a bomba para avaliar a melhoria para com os tão chatos "engasgos".
Ah, mais uma boa nova: comprei uma tampa de radiador "de vergonha"! Agora nada mais de "panela de pressão" ou vasamento de água! :D :D :D
É isso. Grande abraço pessoal, obrigado novamente e até!
Vinicius_4x4
16/08/2006, 12:12
Bom, conforme tinha falado, possuo o decantador instalado após a bomba de combustível. Antes da bomba eu utilizo o filtro comum.
O decantador não deixa de ser um filtro também, ele possui um filtro e tem a possibilidade de ser lavado, pois a sujeira que passaria por ele se aloja no fundo do copo de vidro.
A instalação do decantador é semelhante ao do filtro comum. Existe uma ponteira para a entrada e outra para a saída da gasolina, o sentido de fluxo da gasolina é indicado na tampa. Existe uma espécie de suporte onde eu fiz a fixação na parede corta fogo do jipe, não tem erro. Vejam as fotos do decantador em anexo :concordo:.
Ah, a marca deste aqui (e acho que não tem outra não) é Carfil ou Farfil, não consegui entender direito o que tah escrito :mrgreen:.
[]´s
Paulo_CW
16/08/2006, 14:07
Vinicius,
Legal esta instalação, além de simples parece ser realmente funcional para vermos as mer*&3#das que compramos como sendo gasolina....
Vamos em busca deste decantador...
cmte_carvalho
17/08/2006, 10:50
Gostei do decantador! Vou providenciar o meu, e muito obrigado pelas fotos Vinícius! :D
Até!
cmte_carvalho
18/08/2006, 16:31
O fato é certeiro
- o uso de filtro antes da bomba "poderá" levar ao vapor-lock em dias quentes.
Lembrar que o vapor-lock também é causa de pedal de freio esponjozo por causa de tubulação de freio perto demais do coletor/escape.
Portanto, o que fazer?
No caso da gasolina, use um filtro beeem grande antes da bomba, de forma a não permitir grandes perdas de carga ... e não esquecer que se entupir o filtro, dá vapor lock mesmo em dia moderadamente quente.
Olá Leopoldo!
Fiz uma ligeira busca pelo tal filtro "beeem grande" em minha cidade mas não obtive sucesso. Tudo que encontrei foi aquele tradicional filtro branco cilíndrico (mais ou menos do tamanho de um punho fechado). Será que você pode me informar o link para uma foto ou referências deste filtro maior?
Grande abraço, até!
Paulo_CW
18/08/2006, 16:51
E eu ainda não acheio o decantador aqui em Curitiba.... alguém sabe me dar mais informações sobre ele....
leopoldo
18/08/2006, 17:25
....pode me informar o link para uma foto ou referências deste filtro maior?
www.fram.com.br
www.mann.com.br
O problema é que não é possível ver o tamanho dos filtros pelo catálogo que só fornece o PN.
O melhor é ir a uma loja de auto peças e ver quais os filtros disponíveis.
Entenda que os filtros são feitos para serem colocados na linha de alta pressão, pois é mais fácil filtrar o combustível .... ou seja, depois da bomba.
Entretanto, pode haver diferentes enfoques. No meu caso, por exemplo, para impedir que impurezas comprometessem o funcionamento da minha bomba elétrica, coloquei um filtro DUPLO ANTES da bomba, só que tive o cuidado de selecionar um filtro com mais de 10X a área de um filtro normal que ficasse após a bomba. No caso, usei um filtro com suporte incluso, embora o filtro seja para diesel, a bomba nem sabe que tem filtro lá.
Veja nas minhas fotos.
cmte_carvalho
18/08/2006, 19:56
Beleza Leopoldo, muito obrigado! Olha, não estou conseguindo ampliar a foto que você postou anteriormente, será que você poderia colocá-la novamente?
Até!
leopoldo
18/08/2006, 20:29
clica alí em baixo na minha assinatura e veja no meu album !
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/showgallery.php/ppuser/579/cat/500
o nome está trocado por highlander ... que não sou eu, por erro de transferência do site.
estou esperando eles consertarem
!
Johnny59
18/08/2006, 22:18
Pessoal,
No meu CJ5 - BF161 ( motor novinho em folha) eu troco à cada 3.000 Kms ou 3 meses , o que vencer primeiro e antes dos prazos recomendados.
Isso por que é uma peça tão barata e pode fazer tantos "estragos" no motor se estiver ruim ( já imaginaram aquelas areias ai que voces falaram entrando no carburador e irem raspando tudo internamente : cilindros , aneis , válvulas , etc?) que não compensa a economia.
Um meca amigo meu disse que os filtros ( oleo, ar , combustível ) são a vida do motor e se voce cuidar direito disso seu motor dura bem mais....
Eis minha contribuição.
saudações à todos.
Pessoal, troquei os meus filtros de gasolina recentemente.
O filtro que estava antes da bomba.. estava um caos.
Muita sujeira! Muita mesmo! estava com barulhos dentro, parecendo pequenas pedras/galhos... enfim este estava sujo, o que estava depois da bomba, limpinho limpinho... troquei porque ja tinha comprado, pq senão nem precisava.
Essas sujeiras que detonam as bombas, certo?
Leopoldo, antes tinha aqueles filtros universais pequenos, agora coloquei uns maiores.
tem diferença na pressao que cada um faz? algum exige mais ou menos da bomba?
[]s
Duende Jipeiro
13/09/2006, 09:26
Pessoal... qual seria o ideal os de pick-ups F1000..e fotos alguem tem ... qual melhor posição pra instalar?....
Também gostaria de saber!!
leopoldo
13/09/2006, 12:32
antes tinha aqueles filtros universais pequenos, agora coloquei uns maiores. tem diferença na pressao que cada um faz? algum exige mais ou menos da bomba?
:pensativo:
revisão dos conceitos:
pressão +, sobre pressão, só depois da bomba :concordo:
pressão -, depressão, geralmente antes da bomba :concordo:
então a sua pergunta só tem sentido caso seja referente à depressão.
Se houver, quanto maior o filtro antes da bomba, menor a depressão nesta e menos se exige da bomba :dance:
contrariamente, , quanto menor, mais depressão, mais se força a bomba e mais propenso ao combustível vaporizar na linha e causar vaporlock :putz:
Entendido Mestre.
Sö para matar a curiosidade, depressão é como chama-se a pressão da sucção?
Depressão para mim até hoje era somente aquelas que passamos com o jeep...
Oouuu aquilo que a gente contrai quando nao se anda de jeep nos finais de semana...
obrigado
[]s
Vinicius_4x4
13/09/2006, 16:12
Para constar ao pessoal que tentou achar o decantador e não conseguiu:
Ele pode ser procurado também como Incofil.
[]´s
Paulo_CW
13/09/2006, 16:23
Vinicius.....buaaaaaaa eu não acho esse decantador nem a pau por aqui... já até imprimi as fotos q vc postou e fui numas lojas e nada.....só me ofereceram uns de uso em pick-ups diesel gigantes...vc comprou em autopeças para automóveis, caminhões ou agrícola....me dá uma luz...valeu...
Vinicius_4x4
13/09/2006, 16:48
Vou ver com o meca mais info. Mas foi comprado em auto peça. Vi ele pedindo por Incofil, quando solicitou o decantador não sabiam o que era também. Já tentou por este nome?
[]´s
leopoldo
13/09/2006, 18:39
depressão é como chama-se a pressão da sucção?
é.
:roll: ..... acho que vc pegou o conceito.
André-4WD
25/09/2006, 14:39
Pessoal:
Estou ressuscitando o topico em função de aparecer uma duvida em relação ao uso de filtro antes da bomba de combustivel.
Pelo que foi exposto aqui, o filtro de gasolina, desses de plastico, causa uma sobrecarga na bomba porem em função do uso das nossas viaturas a prática é colocar um filtro antes para impedir a sujeira do tanque chegar ao carburador.
Pois bem,
- A sujeira do tanque nao causa problema na propria bomba, no caso de nao existir filtro antes, como o mestre leopoldo falou?
- Se ao inves de usar filtro de plastico antes da bomba, usar esse do copo de vidro (filtro decantador) nao resolveria o problema da sujeira do tanque sem matar a bomba de gasol? Pergunto isso pq acho que o filtro decantador tem menos resistencia que o filtro universal!
Sds
Andre
Vinicius_4x4
25/09/2006, 16:08
E aí André!! :concordo:
Também acho que o filtro decantador teria uma perda de carga menor em relação ao filtro comum de plástico. O problema seria onde instalá-lo :pensativo: ??
Se for instalar em cima, na parede corta fogo ao lado da bateria, acredito que a perda de carga seria maior do que instalar um filtro dos comum em baixo (próximo à bomba de gasolina) levando em conta a altura da instalação - não lembro bem das aulas de fenomenos de transporte, mas acho que estou correto :pensativo:.
Pelo visto o maior problema de ter o filtro antes da bomba de gasolina seria o que o leopoldo disse em outro tópico:
Um filtro antes da bomba não é necessário e até inconveniente.
Num dia quente, a perda de carga na linha de sucção poderá fazer a gasolina borbulhar, ferver, no efeito vapor-lock.
Como a bomba não bombeia gas, o motor engasga e para.
[]´s metendo o bedelho e dando palpites furados ... ou não :mrgreen: !!
Paulo_CW
25/09/2006, 16:25
Essa discução de filtro antes da bomba será eterna... encontro pessoas contra e a favor que as defendem com unhas e dentes....:twisted: ... Eu, particularmente gostei da idéia do decantador depois da bomba como fez o Vinicius....o problema é "não acho o decantador"... vc vê a "cara feia da nossa gasosa"....:(
André-4WD
28/09/2006, 20:19
Gente:
Noticias para galera em relação ao filtro:
- O Mestre Leopoldo comentou em usar um filtro maior antes (caso essa sejaa opção do proprietario) e fuçando por aí, encontrei um filtro de gasolina, de plastico, bico grosso, enorme... Algo do tipo desses de carros injetados.
Trata-se do filtro do Versailles 91-92, carburado, motor 2000, o codigo FRAM é G5355. É um puta filtro..
- eu instalei o decantador antes da bomba, vamos ver o que acontece... por vias das duvidas vou carregar uma bomba de combustivel sobressalente..
Sds
Andre
Essa discução de filtro antes da bomba será eterna... encontro pessoas contra e a favor que as defendem com unhas e dentes....:twisted: ... Eu, particularmente gostei da idéia do decantador depois da bomba como fez o Vinicius....o problema é "não acho o decantador"... vc vê a "cara feia da nossa gasosa"....:(
Paulo,
já procurou aqui no Zezo ou na Jipepar? Troquei o filtro da minha Rural esses tempos atrás e o vendodor do Zezo me mostrou um decantador quase igual a o postado na foto. Ele disse que é o original da Rural.
No SUPER-ESCÓRIA, eu coloquei 2 filtros universais grandes em paralelo antes da bomba de combustível, mas eles estão com a saída inclinada para baixo, ou seja, enquanto tiver gasolina entre o filtro e a bomba, o JEEP não falha. Desta forma, já rodei + de 350 Km em um dia, sob sol