PDA

Ver Versão Completa : Grand Vitara 3 ou 5 portas???

Drovk
01/08/2006, 15:12
Turma, tudo bem com vcs???

Estou com duas propostas para comprar um Grand Vitara ano 2000. Um 3 portas e outro 5 portas... Todos dois estão em ótimo estado e apesar das diferenças de motor e opcionais a minha maior dúvida está nos detalhes externos.

O Vitara 5p tem um monte de peças plásticas ou de fibra (sei lá!) em volta dele - parachoque, alargador de paralamas, frisos largos e saias laterais. O modelo que eu estou olhando é aquele Limits com motor 2.0, parachoque na cor do carro, ABS e outros.
Bom, eu rodo a maioria do tempo no asfalto, mas pelo menos 1 vez por mês faço passeios off road e trilhas leves. Desta forma, gostaria de saber se todos estes acessórios plásticos (ou de fibra), principalmente as saias laterais, atrapalham muito e até impedem algumas investidas em terrenos um pouco mais irregulares, se quebram com muita facilidade (ao passarmos num cascalho por exemplo), se temos a opção de retirar tudo isso sem deixar o Jipinho cheio de marcas, furos e com cara de protótipo inacabado, enfim, gostaria de saber se é fria pensar neste modelo de Grand Vitara com idéia de ir além das estradas de terra? Será que é melhor pensar logo num modelo 3p do que ficar retirando ou pensando em como proteger tudo aqui???

Lembrem-se que meu negócio é passeios e trilhas leves, só que numa trilha leve podemos ter um ou outro obstáculo que exige um pouco mais de altura no jipe, ou seja, se estas peças rasparem no chão acho que já eram, né? Se não fosse pelos detalhes externos eu não teria dúvidas, mas na hora que eu imagino uma erosão ou desnível, já imagino os barulhos vindo de fora: Crek! Crak! Pleft!

O Vitara 3p que vi também está impecável e não tem aquela tralha toda envolta, mas o porta malas dele é simplesmente ridículo e acho que não cabe nem meu isopor de cerveja lá (só melhora um pouco se rebatermos o banco bi-partido traseiro, mas perdermos no mínimo um lugar interno). Além disto o motor é 1.6. Putz, que dúvida?

Conto com as opiniões dos amigos para escolher meu novo 4x4.

1 ab.,
Drovk

diogoandre
01/08/2006, 16:23
Tenho um GV 5p e estou bastante satisfeito com ele...

Esses 'adornos' plásticos até que são resitentes. Acho que pelo uso que vc faz é tranquilo...

O parachoque então é bem resitênte, já bateram na minha traseira e ele nada de grave sofreu.. só uns pequenos arranhões.

Mas seu eu fosse vc pensaria logo em colocar uns calços na suspensão, 2'' e já fica bem melhor...

abracos

Diogo André

Drovk
01/08/2006, 16:55
Diogo André, realmente a primeira coisa que pretendo alterar no Vitara será a altura. Depois que decidir o modelo vou começar a pesquisar os calços mais adequados.

Obrigado pelo depoimento! Isso já me faz pensar mais no 5p mesmo...

1 ab.,
Drovk

diogotf
02/08/2006, 11:30
Drovk

Se você está preocupado com espaço interno desde já, desaconselho o 3p. Pois eu não me preocupava muito com isso ja ta me incomodando... hehehe
Quanto ao motor se o 1.6 é 16v como o 2.0 acho q vc vai sentir um pouco a falta de potencia em baixa rotação, já que mesmo com o 2.0 as vezes na minha opinião falta um poquinho....

boa sorte na compra

Drovk
02/08/2006, 14:55
Diogo II a missão!

Pelo que entendi na sua resposta, existe um G.Vitara 1.6 24V e, sendo assim, a diferença para o 2.0 16V é menos perceptiva, né???

Bom, com isto já estamos com 2 diogos X 0 para o 5p. Acho que com mais um diogo já dá para resolver... Kkkkk...

1 ab.,
Drovk

Andre Sousa
02/08/2006, 16:25
Vou defender o 3 portas.

Até porque estive na mesma situação que você quando decidi pelo G. Vitara. Primeiramente acho que hoje o G. Vitara é a melhor opção custo-benefício pra quem vai ter um carro único pra andar com ele diariamente e ainda curtir umas trilhas nos finais de semana.

É confortável e confiável, um excelente carro.
Pra trilhas, entretanto, mesmo que leves, tem que fazer algumas preparações - QUALQUER QUE SEJA O MODELO. Um investimento pequeno, mas que pode te livrar de umas dores-de-cabeça e prejuízos grandes.

Relaciono apenas o básico:
a) calços na suspensão da RC 4x4 - no G. Vitara não há necessidade das adaptações que o Vitarinha requer.
b) par de amortecedores traseiros da Suprema
c) pneus adequados modelo AT (225/75/15 Scorpion da Pirelli ou 235/75/15 da BF)
d) proteções inferiores (carter, caixa e diferencial)

Agora sobre a escolha entre o 5 e o 3 portas eu ficaria com o segundo.

O ponto negativo do 3 portas está apenas no espaço (óbvil). Se v. tem família de mais de 3 pessoas esqueça. No meu caso somos eu, esposa e um único filho. Quando as malas aumentam eu rebato um banco.

O motor não é problema. O 1.6 dá conta do recado, é mais econômico, e o menor peso compensa com folga a diferença pro 2.0. Mas tem o 3 p. Sport, também com motor 2.0 – é tudo de bom.
A menor distância entre eixos é significativa e faz com que o carrinho 3 portas tenha um comportamento mais ágil, inclusive no trânsito pra estacionar. É um modelo mais jeitoso nas trilhas, se comporta mais como jipe.

O 5 portas tem o perfil dos pneus mais baixos (aro 16) é uma carro que se comporta nas trilha de forma inferior. Vai enganchar mais pela distância dos eixos. A necessidade de levantar o 5 portas é muito mais gritante.
Sobre os adereços de acabamento digo que vão quebrar e você, pra não deixar o carro feio, vai gastar uma grana pra comprar as peças. Pergunta o preço delas na Japan ou na SUZUCAR. Vai desistir logo. Se comprar o 5 portas tira tudo, guarda e, se for vender, coloca novamente.

FICO COM O 3 PORTAS PRA GARANTIR UMAS BOAS TRILHAS E TER UM CARRO CONFORTÁVEL NO DIA-DIA.

BEM-VINDO AO CLUBE

diogoandre
02/08/2006, 17:07
Concordo com o André. O 3p é mais pra trilha do que o 5p, sem dúvida a questão da distância entre-eixos é decisiva. Escolhi o 5p pq sempre viajo com pessoas e muito equipamento, fotográfico e esportivo, aí o espaço é fundamental.

é verdade que os enfeites podem quebrar...mas nunca pensei em tirar pra ver como fica sem... vale a tentativa qualquer dia desses....

o lançe do aro 16 tb é importante, além do pneu ter o perfil mais baixo, é meio difícil achar pneus bons que caibam...

o 3p com motor 2.0 deve ser o bicho....

Drovk
02/08/2006, 17:14
Ótima defesa!!!

Agora estamos 2 diogos X 1 andre a favor do 5p, mas realmente esta questão do pneu de perfil mais baixo, adereços de acabamento prá todo lado e entre eixo maior vão pesar muito na minha escolha... Aliás, será tudo isso X a questão do espaço interno (incluindo porta malas).

André, minha família é igual a sua, pois somos 3 (eu, esposa e um carinha de 3 anos)... Gostei desta sugestão do GV Spot... Vou procurar por aqui para dar uma olhada de perto e, se possível, dar uma volta.

1 ab.,
Drovk