Ver Versão Completa : Motor novo, bloco antigo!
Felypenoob
27/07/2006, 18:21
Grande ALL (e não é o Pacino, pois o dele é com um "L" só!)
Estava eu divagando sobre os possíveis problemas com a lei que uma troca de motor pode ocasionar e vi em um tópico antigo a idéia de manter o bloco "original" do Samurai e trocar o réstiu!
Eu tô afim de enfiar um motor mais bem adaptado ao uso de pneus enormes, mas fiquei com medo do tal teste do inmetro - sabe lá se os caras têm bom senso o suficiente pra enxergar que um carro levantadão é pra ser sirigido de outra forma...
Eu perguntei ao Bill o que poderia ser feito para adaptar um motor a diesel e ele me garantiu que o procedimento seria bem simples e funcional! (Brincadeira. Ele disse que há uma possível solução)
Bill Words:
"Sim, dá para convertir o seu bloco para uso diesel. Porém, vai ter que trocar muita coisa. Como você sabe, motoeres a diesel não tem velas, então terá que tampar os furos no cabeçote, de preferência com solda de eletrodo ou TIG, usando uma amperagem bem alta para a solda penetrar bem..
Também, como diesel exige taxa maior de compressão, terá que rebaixar o cabeçote em 2 mm. Só que assim, os pistões e válvulas entrarão em contato, então terá também de usar os pistões do motor do Swift 1.3 16V, que tem cavidades na face superior para deixar as válvulas passaram. Se não achar pistões do Swift, pode fazer um trabalho manual com uma emirilhadeira, mas o cara tem que ser bom.
O distribuidor e sistema de injeção não servem mais, mas dá para vender tudo isso por um bom troco para alguém que tem um Samurai carburado. Anuncie nos classificados do Fórum. Pode fechar o buraco do distribuidor com durapoxi, só para não sair óleo.
Vai precisar furar o cabeçote e fazer rosca com macho para poder colocar os bicos injetores diesel. Também vai precisar de uma bomba injetora, no caso acho que a do JPX vai funcionar legal. Para a bomba do diesel acho que se colocar a bomba de gasolina da silverado, como ela é grande, vai dar conta do recado. "
Abraços esperançosos de que a luz no fim do túnel NÃO é um trem
Felype
Bom, como falei no outro tópico, escrevi aquilo confiando na experiência do colega Beto. Mas agora parece que ele está com dúvidas. Vale a pena falar diretamente com ele..........
Felypenoob
27/07/2006, 18:30
Bom, como falei no outro tópico, escrevi aquilo confiando na experiência do colega Beto. Mas agora parece que ele está com dúvidas. Vale a pena falar diretamente com ele..........
Em breve ele deve se manifestar por aqui, creio.
Mas iae, pessoALL, quem tiver feito o serviço ou tem algumas idéias de como fazer vamos postando!
Abraços!
Felype
mak (SP/ZN)
27/07/2006, 18:30
Ja que tá fazendo isso tudo porque não turbina tbm... não deve sair caro e ainda ganha mais uns burrinhos, ops, cavalinhos á mais... :-D
Só lembre tbm que deverá modificar a linha de combustivel... e já que estará alterando isso porque não faz CommonRail direto??? :-O
mak (SP/ZN)
27/07/2006, 18:32
Bom, como falei no outro tópico, escrevi aquilo confiando na experiência do colega Beto. Mas agora parece que ele está com dúvidas. Vale a pena falar diretamente com ele..........
O do Betão quebra a Biola direto... mas a adaptação dele ficou bem legal!
Amigo no forum antigo tinha um topico de umas 10 paginas contando passo a passo como fazer a adaptacao do bloco,, topico este feito pelo Beto Lacerda,
so que parece que rolou um stress e ele teve que parar o projeto.. acho que por isso que ele nao quis te responder nem ajudar.. ele é prego, mais tudo bem......
Tem um cara da epoca que fez esse esquema que o bíllj te passou mais nao me recordo quem foi.. se lembrar posto aqui pra vc.. fui!
Grande ALL (e não é o Pacino, pois o dele é com um "L" só!)
Estava eu divagando sobre os possíveis problemas com a lei que uma troca de motor pode ocasionar e vi em um tópico antigo a idéia de manter o bloco "original" do Samurai e trocar o réstiu!
Eu tô afim de enfiar um motor mais bem adaptado ao uso de pneus enormes, mas fiquei com medo do tal teste do inmetro - sabe lá se os caras têm bom senso o suficiente pra enxergar que um carro levantadão é pra ser sirigido de outra forma...
Eu perguntei ao Bill o que poderia ser feito para adaptar um motor a diesel e ele me garantiu que o procedimento seria bem simples e funcional! (Brincadeira. Ele disse que há uma possível solução)
Bill Words:
"Sim, dá para convertir o seu bloco para uso diesel. Porém, vai ter que trocar muita coisa. Como você sabe, motoeres a diesel não tem velas, então terá que tampar os furos no cabeçote, de preferência com solda de eletrodo ou TIG, usando uma amperagem bem alta para a solda penetrar bem..
Também, como diesel exige taxa maior de compressão, terá que rebaixar o cabeçote em 2 mm. Só que assim, os pistões e válvulas entrarão em contato, então terá também de usar os pistões do motor do Swift 1.3 16V, que tem cavidades na face superior para deixar as válvulas passaram. Se não achar pistões do Swift, pode fazer um trabalho manual com uma emirilhadeira, mas o cara tem que ser bom.
O distribuidor e sistema de injeção não servem mais, mas dá para vender tudo isso por um bom troco para alguém que tem um Samurai carburado. Anuncie nos classificados do Fórum. Pode fechar o buraco do distribuidor com durapoxi, só para não sair óleo.
Vai precisar furar o cabeçote e fazer rosca com macho para poder colocar os bicos injetores diesel. Também vai precisar de uma bomba injetora, no caso acho que a do JPX vai funcionar legal. Para a bomba do diesel acho que se colocar a bomba de gasolina da silverado, como ela é grande, vai dar conta do recado. "
Abraços esperançosos de que a luz no fim do túnel NÃO é um trem
Felype
Felypenoob
27/07/2006, 18:37
A biela quebra???
Aé?? Pode ser por isso que o Beto agora não quer falar mais desta adaptação.
Ano passado era "o que há"...........
mak (SP/ZN)
27/07/2006, 18:43
A biela quebra???
Não... quebra a BIOLA!!!! biela aguenta tranquilo...
Simon L. Miranda
27/07/2006, 18:44
O Problema que o Beto teve foi devido alguém ter contado antes que ele sobre o motor, aí ele ficou de birra e resolveu não deixar mais ninguém saber do projeto dele... mas dizem que ele ainda usa o mesmo motor, apesar de quebrar a biola sempre...
Felipe Marx
27/07/2006, 18:51
Acho que o Beto deve postar fotos do jipe dele (nao do samuca da patroa) para que possamos entender melhor o que é BIOLA ...
Felypenoob
27/07/2006, 18:53
Outra coisa, eu tava conversando com o meu tio sobre troca de motor e ele me sugeriu o motor do corolla A DIESEL que roda na Bolívia. Alguém sabe algo sobre esse motor?
Felypenoob
27/07/2006, 18:54
Acho que o Beto deve postar fotos do jipe dele (nao do samuca da patroa) para que possamos entender melhor o que é BIOLA ...
BIOLA! aeiuhaiehiaehiuhae que tolos!
ISSO NO ECZISTE!!
Não está no Google, não existe!
Mas não se esqueçam de comentar sobre o motor do Corolla a DIESEL!
Abraços!
Felype
melhor é adaptar..
corola nao tem mto torque em baixa,
Felypenoob
27/07/2006, 19:05
melhor é adaptar..
corola nao tem mto torque em baixa,
Sério???
Sacanagem! O corolla do meu velho (o novo, brasileiro, 1.6 e a gasolina) sobe ladeira quase parado e de segunda (torque de 17 kgmf, se não me engano)! Tem uma elasticidade incrível, pena que esse a diesel não é tão macho.
Abraços agradecidos!
Felype
mak (SP/ZN)
27/07/2006, 19:06
Outra coisa, eu tava conversando com o meu tio sobre troca de motor e ele me sugeriu o motor do corolla A DIESEL que roda na Bolívia. Alguém sabe algo sobre esse motor?
é outra opção... tem tbm os Pegeout que rodam na venezuela que devem encaixar certinho...
Alguém mandou um MP pro Beto para ele se explicar??? Fez tanta propoganda em cima desta adaptação no ano passado.............
Pelo que sei o Beto estava bastante adiantado na adaptação e parece que só a bomba injetora tava dando um pouco de trabalho, mas o Beto tá sonegando informação.
Ele deve estar querendo ganhar uma grana em cima da adaptação, por isso tá quieto.
Joaquim/SP
++++++++
Pode-se perguntar pro Roberto P Nojeira, ele andou bolando algo assim para um G X12. Dizem que andou rodando com ele em Peruibe soltando o maior fumacê!
isaianet
27/07/2006, 23:41
Se o Beto Lacerda não responder manda uma mensagem direto pra ele..
Ultima noticia que tive do projeto dele ele tava fazendo uma parceria com uns engenheiros da Maxion/International pra dar um jeito na bomba que não tava durando mto...
Sério???
Sacanagem! O corolla do meu velho (o novo, brasileiro, 1.6 e a gasolina) sobe ladeira quase parado e de segunda (torque de 17 kgmf, se não me engano)! Tem uma elasticidade incrível, pena que esse a diesel não é tão macho.
Abraços agradecidos!
Felype
qquer motorzinho AP vc arranca 17k, pra off road isso é insignificante.
pelo que me parece o projeto do Beto "Diesel"Lacerda, pode-se chegar a um torque de 40K a 1700 rpm, tal qual o 4.9 da pampa dele, que tbem está em vias de ser convertido a diesel, pelo que me consta.
eu disse a ele que esse motor é meio complicado de fazer e coisa e tal, mas ele me disse ;
-imagina esse motor, com um torque desse, convertido a diesel, nao vai ter ponta e cruzetas que vao resistir..."
vamos esperar pronunciamentos do Roberto Lacerda.
furlan4x4
28/07/2006, 08:01
ISSO NO ECZISTE!!
Não está no Google, não existe!
bitcho, tú não vai achar mesmo, esse é um termo regional, muito utilizado na jipenet-off por sinal, que significa algo como as camisas fazendo esforço nos pistões. Explico: pergunta, por exemplo, pro seu tio qdo ele está na praia passeando com a muié dele, e aí passa uma gostosa do outro lado, ele olha e qdo vira prá muié ele vê que ela percebeu... pergunta prá ele se fudeu a biola ou não, pode perguntá! Só prá vc entender melhor outro exemplo típico é qdo o Ninja que engole cobra Bill diz pro Beto que vai postar uma msg aqui no fórum, isso sim é fuder com a biola!
Tem vários exemplos que a gente poderia ficar citando prá explicar melhor o significado de biola, mas no seu caso específico acho que o Mak poderia lhe responder melhor, ele é o nosso especialista em motorização diesel (o Bill só tem motor a gasolina), mais específicamente em mecânica Mitsubishi, mas é tudo a mesma coisa, com certeza ele vai poder ajudar.
Espero ter ajudado.
Ronaldo B.
28/07/2006, 10:03
Eu já tinha postado essa msg no outro tópico, não tinha visto este tópico ainda, mas prá manter a informação concentrada em um único tópico, vou postar aqui também.
Falei com o Beto ontem no Pacaembú e ele me garantiu que tanto o CJ dele quanto o Samurai (já com o motor diesel adaptado) estarão prontos no dia 22 de agosto.
Como ainda estão em fase de testes finais ele não quer adiatar nada para não estragar a surpresa, mas pelo pouco que ele falou, o negócio vai ficar o bicho !!! Só falta ele resolver o problema de quebra da biola que ainda persiste.
[]´s Aguardando o dia 22 de agosto !!!!
Beto Lacerda
28/07/2006, 12:31
caros colegas ofianos .. nunca vi tanto nego da lista num mesmo topico ...
Felipe eles estão te sacaneando ...
todo mundo sabe que não gosto de motores diesel ...
a biola sempre vai dar dor de cabeça nessas conversões gasolina/diesel
e na boa soldar o furo da vela ??? ... po usa ele p/ colocar os bicos injetores kct ...
agora Felipe na boa não entendi pq converter o motor .. troca logo por um 2.8tdi tem a receita num 4x4ecia tudo de s-10 fica show
[]'s
Felypenoob
28/07/2006, 13:27
qquer motorzinho AP vc arranca 17k, pra off road isso é insignificante.
pelo que me parece o projeto do Beto "Diesel"Lacerda, pode-se chegar a um torque de 40K a 1700 rpm, tal qual o 4.9 da pampa dele, que tbem está em vias de ser convertido a diesel, pelo que me consta.
eu disse a ele que esse motor é meio complicado de fazer e coisa e tal, mas ele me disse ;
-imagina esse motor, com um torque desse, convertido a diesel, nao vai ter ponta e cruzetas que vao resistir..."
vamos esperar pronunciamentos do Roberto Lacerda.
Veja bem. O samurai original tem 10Kgmf de torque e já anda MUITO! Admito que em um carro pesado como uma Pajero isso não é grande coisa, mas um samurai com um motor do Corolla nacional e redução 4.16 faria coisa muito louca.
O samurai do Alexandre X tem motor original de Samurai, anda com pneus de umas 37" e, se não me engano, já foi campeão de Rock Crawling.
Abraços!
Felype
Felypenoob
28/07/2006, 13:29
bitcho, tú não vai achar mesmo, esse é um termo regional, muito utilizado na jipenet-off por sinal, que significa algo como as camisas fazendo esforço nos pistões. Explico: pergunta, por exemplo, pro seu tio qdo ele está na praia passeando com a muié dele, e aí passa uma gostosa do outro lado, ele olha e qdo vira prá muié ele vê que ela percebeu... pergunta prá ele se fudeu a biola ou não, pode perguntá! Só prá vc entender melhor outro exemplo típico é qdo o Ninja que engole cobra Bill diz pro Beto que vai postar uma msg aqui no fórum, isso sim é fuder com a biola!
Tem vários exemplos que a gente poderia ficar citando prá explicar melhor o significado de biola, mas no seu caso específico acho que o Mak poderia lhe responder melhor, ele é o nosso especialista em motorização diesel (o Bill só tem motor a gasolina), mais específicamente em mecânica Mitsubishi, mas é tudo a mesma coisa, com certeza ele vai poder ajudar.
Espero ter ajudado.
Ae!
Valeu, chapa! Entendi sim.
Abraços!
Felype
O samurai do Alexandre X tem motor original de Samurai, anda com pneus de umas 37" e, se não me engano, já foi campeão de Rock Crawling.
Abraços!
Felype
Ô.......... Campeão de capotamento, isso sim............. O Xis andou um total de 300 metros em provas de Rockcrawling e virou o carro 03 vezes............
HAHAHAHAHAHAHAHAHA
caros colegas ofianos .. nunca vi tanto nego da lista num mesmo topico ...
Felipe eles estão te sacaneando ...
todo mundo sabe que não gosto de motores diesel ...
a biola sempre vai dar dor de cabeça nessas conversões gasolina/diesel
e na boa soldar o furo da vela ??? ... po usa ele p/ colocar os bicos injetores kct ...
agora Felipe na boa não entendi pq converter o motor .. troca logo por um 2.8tdi tem a receita num 4x4ecia tudo de s-10 fica show
[]'s
E lá vem o Beto, criando suspense............. Dia 22 é uma terçe-feria, vai levar qual do dois carros dieselados pro Poliesportivo em SBC??
Putz, gostaria de ser rico assim. Montar dois jipes ao mesmo tempo com motorização diesel não é para qualquer um.........
Parabéns Beto, com certeza os jipes vão ficar dez!!!
Beto Lacerda
28/07/2006, 16:04
kct eu sou pobre e uso gasolina mesmo ...
4.9 no esquema litrolitrolitrolitro (marcha lenta ) galãããão ... galãããããão .. (qdo pisa )
quem usa diesel é vc bill .. e do ecologico .. billdiesel
[]'s
Ronaldo B.
28/07/2006, 17:25
E lá vem o Beto, criando suspense............. Dia 22 é uma terçe-feria, vai levar qual do dois carros dieselados pro Poliesportivo em SBC??
Putz, gostaria de ser rico assim. Montar dois jipes ao mesmo tempo com motorização diesel não é para qualquer um.........
Parabéns Beto, com certeza os jipes vão ficar dez!!!
Dia 22 de agosto vai ter uma grande festa no Poli...comemoração de uma data muito especial. :dance: :dance: :dance: :dance:
[]´s Aguardando dia 22 de agosto !!!
Felypenoob
29/07/2006, 20:44
Pô, esse Beto é osso!!!!!!
O cara fica aí escondendo o jogo e não mostra pra galera a adaptação dele de jeito nenhum!
Quero copiar o projeto do cara!
Abraços!
Felype
O beto é foda!
outra coisa legal que vi no projeto dele é a respeito de aditivo para diesel.
ele me mostrou a fórmula que ta testando para melhor explosão no motor, ele ta adicionando para cada 10 litros de diesel ele mistura 500ml ou seja 01 recipiente de biotonico fontoura. segundo ele aumenta uma media de 3 kilos no torque final, parece que melhora a lubrificaçao e o motor fica com mais vigor!
show!!! o beto é o professor Pardal do forum!
Ronaldo B.
31/07/2006, 09:04
Hederi,
Pelo que o Beto me falou, essa mistura pode ser usada também em motores a gasolina, sendo até mais apropriada, desse jeito pode-se ter um melhor torque sem ter que investir na troca do motor.
Eu lembro que nessa mistura além do Biotônico, tinha mais alguma coisa que era adicionada quando usado com gasolina, sei que era uma mistura com algum óleo, tipo aquele que se usa em motores de aéro modelo, não é o mesmo óleo, mas o principio de funcionamento é mesmo e o resultado é uma queima mais limpa e um motor com mais força.
Se eu lembrar eu posto aqui depois, senão é só perguntar pro Beto que pode ser que pelo menos essa receita ele passe.
[]´s
Cadê o Beto???
Sonegador de informações dos inferno..............
mak (SP/ZN)
31/07/2006, 12:53
Hederi,
Pelo que o Beto me falou, essa mistura pode ser usada também em motores a gasolina, sendo até mais apropriada, desse jeito pode-se ter um melhor torque sem ter que investir na troca do motor.
Eu lembro que nessa mistura além do Biotônico, tinha mais alguma coisa que era adicionada quando usado com gasolina, sei que era uma mistura com algum óleo, tipo aquele que se usa em motores de aéro modelo, não é o mesmo óleo, mas o principio de funcionamento é mesmo e o resultado é uma queima mais limpa e um motor com mais força.
Se eu lembrar eu posto aqui depois, senão é só perguntar pro Beto que pode ser que pelo menos essa receita ele passe.
[]´s
Vi ele comentando que depois que colocou um pouco de Gyncobiloba passou a fumaçar menos... mas só ele mesmo pra dar a letra... foda é que o cara é muito oCUpado...
Estranho é que o Beto é moderador aqui do Fórum, se esperava mais companheirismo por parte dele..........
Ronaldo B.
31/07/2006, 13:36
Falei com o Beto no final de semana e ele disse que não está acessando muito o Fórum porque tá terminando o CJ e o Samurai, senão não vai dar tempo de ficarem prontos até o dia 22 de agosto.
Acho que eu devo ter o e-mail dele, se eu achar eu posto aqui e aí quem precisar pode entrar em contato direto com o Beto pelo e-mail ou no MSN, acho que assim é melhor, aí já tira todas as dúvidas online né não !!!!
[]´s
Num sei não, mas ele anda muito esquisito. Deve ter algo mais nessa história.
Além de estar escondendo o jogo, claro! Acho que ele tá querendo Levar vantagem financeira nisso ou outra vantagem qualquer...Por trás de tudo...
Sei lá, sabe....
Quero acompanhar isso.. já ouvi falar tbm dessa intrigante historia
felipeantoniazzi
10/11/2006, 13:59
Alguém aí tem alguma notícia sobre o projeto do samurai disel???
elmestizo
19/11/2006, 17:11
Amigão,
O beto tem trabalhando demais.... mas quem esteve no ultimo churras da off viu que ficou bala...
fizemos até uma aposta sobre a performance do bixo.. não preciso dizer que o beto ganhou contra o side do marcelo figueredo, que ficou com um prejú de 18 reais na mão... momimimimimim
Já já ele aparece ai...
felipeantoniazzi
20/11/2006, 13:46
Tomara que quanto estiver pronto ele mande os detalhes da alteração ou até quem sabe faça um kit para a conversão!!!
Amigão,
...fizemos até uma aposta sobre a performance do bixo.. não preciso dizer que o beto ganhou contra o side do marcelo figueredo, que ficou com um prejú de 18 reais na mão... momimimimimim
Preciso deixar registrado que perdi a aposta por muuuuito pouco! Aquele motor do Beto ainda vai precisar de vários ajustes para ficar bom mesmo.
E eu continuo defendendo minha teoria de que o aumento de compressão, efeito colateral do rebaixamento do cabeçote na retífica, melhorou muito o desempenho do motozinho do Sidekick. Mais um passe no cabeçote e ninguém me segura, nem mesmo o Beto com o seu "super" motorzinho, hehehe.
Abraços,
Marcelo
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