Ver Versão Completa : Ronco Dianteiro - Gran Cherokee
Amigos do fórum,
Solicito que participem do meu drama.............
Problema:
qdo chega a uns 60km começa um ronco, que vem da minha frente, que tem o seu pico de volume a 110km, lá pelos 130/140km praticamente desaparece. Este ronco só faz qdo se acelera ou seja com toque, quando alivia o pé (nem acelerando ou desacelerando) desaparece....
porém quando há oscilações na pista conforme a frente dá uma balançadinha, faz o ruido.............
Descendo a serra, sem acelerar, até +- 60km faz o ruído, a partir dos 60km, ainda sem acelerar o ruido desaparece, porém se pisar no freio, surge o maldito..........
Já tive alguns conselhos dos amigos Wallace e Carvalhal e já fiz a seguinte sequência de providência:
1 - Rezei
2 - Tirei o cardan fora, ficou ''de maravilha'' nenhum barulho em qualquer velocidade.........
3 - Todo o conjunto do cardan foi desmontado e lubrificado, e após montado o ruído permanece inalterado...
4 - Fui em uma empresa de balanceamento de cardans, o Tio levantou a cheroca pois prá rodar entrou em baixo e disse "não há nenhuma vibração, não necessita de balanceamento".........
5 - Troquei o óleo do diferencial, o mecânico examinou possiveis folgas, marcas nas engrenagens, e disse "no olhometro está tudo perfeito, porém prá mim é diferencial...."
6 - Fui em um especialista em cardans, expliquei o problema, e o mesmo disse "Cardan, se ronca ronca sempre, troque os rolamentos que deve resolver o problema" ????????
7 - Voltei no mecânico do item 5, e o mesmo disse "Rolamento se ronca, ronca sempre, é coroa e pião" ?????
8 - Fui em outro mecânico, o mesmo foi taxativo "primeiro, independentemente de palpites, mande balancear o cardan, assim vc vai eliminando as possíveis causas"....Tô concordando !!!.
9 - Voltei no mecânico do item 5 (o cara é bacana), contei toda a estória, e o mesmo me colocou em contato telefônico com um especialista em diferenciais e o mesmo me disse "mesmo trocando a coroa e o pião (ou pinhão sei lá) o ruído tem grande chance de permanecer, pois este diferencial não tem regulagem, o correto seria trocar TODO o conjunto"......ai...ai...ai...
10 - Chorei
11 - Rezei
12 - Tô acendendo umas velas....................
Desde já agradeço testemunhos, opiniões, sugestões, indicações e se possível um conjunto completo do eixo dianteiro..........
Abraçuuussss...............ai......pqp....queimei a mão............
Marcelo Carvalhal
28/07/2006, 09:59
Amigos do fórum,
Descendo a serra, sem acelerar, até +- 60km faz o ruído, a partir dos 60km, ainda sem acelerar o ruido desaparece, porém se pisar no freio, surge o maldito..........
Vou enumerar uma serie de PODE DE SER!!!
Isso seriam itens que merecem uma inspeção!
Discos de freio se há empeno!
Buchas e bieletas!
Rolamentos do diferencial!
Oleo de transferencia!
CRUZETAS se há folga!
Esee tipo ruído na maioria das vezes quase sempre são os rolamentos do diferencial, pra que coroa e pião desgastem o carro tem de estar com mais de 80 mil, e ter sempre usado em asfalto, e com poucas chances do conjunto trabalhar em outro posiçao, DESLISAR, andar em situações de perda de aderencia onde o sistema tenha oporunidade de trabalhar mais a frente ou mais atrás......isso e papo técnico mas nao interessa agora
Ainda acho que temos de identificar de onde vem o barulho, até agora vc sabe o que ouve, ma não sabe o que houve:mrgreen:
1 - Rezei
2 - Tirei o cardan fora, ficou ''de maravilha'' nenhum barulho em qualquer velocidade.........
3 - Todo o conjunto do cardan foi desmontado e lubrificado, e após montado o ruído permanece inalterado...
4 - Fui em uma empresa de balanceamento de cardans, o Tio levantou a cheroca pois prá rodar entrou em baixo e disse "não há nenhuma vibração, não necessita de balanceamento".........
5 - Troquei o óleo do diferencial, o mecânico examinou possiveis folgas, marcas nas engrenagens, e disse "no olhometro está tudo perfeito, porém prá mim é diferencial...."
6 - Fui em um especialista em cardans, expliquei o problema, e o mesmo disse "Cardan, se ronca ronca sempre, troque os rolamentos que deve resolver o problema" ????????
7 - Voltei no mecânico do item 5, e o mesmo disse "Rolamento se ronca, ronca sempre, é coroa e pião" ?????
8 - Fui em outro mecânico, o mesmo foi taxativo "primeiro, independentemente de palpites, mande balancear o cardan, assim vc vai eliminando as possíveis causas"....Tô concordando !!!.
9 - Voltei no mecânico do item 5 (o cara é bacana), contei toda a estória, e o mesmo me colocou em contato telefônico com um especialista em diferenciais e o mesmo me disse "mesmo trocando a coroa e o pião (ou pinhão sei lá) o ruído tem grande chance de permanecer, pois este diferencial não tem regulagem, o correto seria trocar TODO o conjunto"......ai...ai...ai...
10 - Chorei
11 - Rezei
12 - Tô acendendo umas velas....................
Desde já agradeço testemunhos, opiniões, sugestões, indicações e se possível um conjunto completo do eixo dianteiro..........
Abraçuuussss...............ai......pqp....queimei a mão............
Bom acho que o cara ta querendo empurrar um serviço grande, o pior que ele pode estar certo.
Mas até chegar a trocar tudo, eu ainda assim começaria pelos rolamentos, e uma boa inspeção na coroa!!
Quando a roncar sempre, quer dizer o tempo todo eles estão certo, acho que primeiro tem achar de onde vem essa RESSONÂNCIA, DE REPENTE PODE SER OUTRA COISA QUE NÃO TEM NADA HAVER.....:parede:
Pode ser:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
ESTICADOR DA CORREIA
ROLAMENTO DO COMPRESSOR DO AR
ROLAMENTO DO ALTERNADO
Pode estar vindo do motor, e barulho ou vibra tbm?
Até os pneus podem dar barulho igual a diferencial se estiverem com desgaste irregular:pensativo:
Vc fala que quando pisa no freio em baixa velocidade ele volta!!!
Pode ser pastilhas, pode ser abertura da pinças....verifica os freios tbm....
Caraca:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: .....se isso não resolver :parede:
Carvalhal !!!!
Tava sumido..............trabalhar demais cansa..............
Como comentei, rodei sem o cardan dianteiro, e o carro fica sem ruido algum, nem quando acelera, reduz ou freia............portanto se conclui que quando a caixa de transferencia e o diferencial dianteiro estão com ''torque'' ronca.
Não sei se a caixa de transferencia pode roncar, mas pela direção do som, eu aposto no diferencial........imagino (como não entendo nada) que as engrenagens do diferencial trabalham com determinado 'ajuste', de forma que o movimento da suspensão modifica somente a inclinação do cardan entre a cx de transf. e o diferencial. Como dependendo da velocidade o ronco aparece quando o carro balança, poderia ser folga no rolamento do diferencial que modifica o 'ajuste' das engrenagens do cardan gerando o ronco, como tambem pode ser que o ronco é gerado pelo prórpio rolamento...pode ser ou já to falando bobagem.............
Como a grana tá curta, preciso tentar dar o 'tiro' certo, não sei se troco rolamentos + coroa + pinhão ou se faço uma tentativa só nos rolamentos...... Esta semana não sei se vai dar, mas vou em algumas oficinas de diferencial para ver as opiniões.
Um abraço e ve se não trabalha tanto..........
Depois conto os novos capitulo..............
Aos amigos do fórum......
E principalmente ao estimado Sr. Carvalhal.......grande colaborador......
Depois de tanto ouvir opiniões, e identificado à origem do ''ronco maldito'', que realmente era no diferencial, escolhi umas das dezenas de oficinas em que fui e mandei desmontar todo o eixo dianteiro.......
Como resultado, foi verificado que todo o conjunto estava em excelente condição, com exceção dos dois rolamentos das satélites (para o eixo), que apresentavam 'marcas' em alguns de seus cilindros........
Trocados os rolamentos e montado o conjunto o ronco desapareceu, e agora dá pra perceber o quanto este carro é silencioso e confortável em uma estrada.....
Custo = 135,00 x 2 (rolamentos) 80,00 (retentor do pinhão) 21,00 (Óleo SAE 85-140w) + 400,00 (MO)
Espero que esta experiência ajude alguém deste fórum, afinal foi comprovado que rolamento NÃO ronca sempre NÃO...........
Bom aos poucos vou deixando a Cheroca a gosto.........
Abraço a todos................
Prezado Nzardo, por favor, você poderia me enviar por mp o contato desta oficina que reparou seu diferencial? Pelo relatado você ficou bastante satisfeito com o serviço deles, certo?
Abraços,
Camargo.
Camargo,
Realmente, fiquei muito satisfeito com o trabalho deles, são dois irmãos muito tranquilos..........tem que ter paciência..........porém, pelo menos no meu caso, não sairam dando tiros e dizendo que para resolver aquele ronquinho, tinha que trocar todo o eixo......e ainda tiveram a humildade de me dizer que em eixo dianteiro nunca tinham mexido, porém em traseiros muitos...........
desmontaram tudo, me chamaram, mostraram as peças e apontaram o problema.......
o que percebi nesta experiência, é que o trabalho não é dificil, o que falta mesmo é boa vontade por parte do mecânicos.......eles preferem os carrinhos populares...............deve dar mais lucro...........
Ai vai ======= Pellegrini Service Center - Av Lino Jardim, 1133 Wagner/Celso 4990 2398
Abraço!!!!!!!!!
Amigo,
voce tem a especificação desses rolamentos? Acho que estou com o mesmo ronco.
Aos amigos do fórum......
E principalmente ao estimado Sr. Carvalhal.......grande colaborador......
Depois de tanto ouvir opiniões, e identificado à origem do ''ronco maldito'', que realmente era no diferencial, escolhi umas das dezenas de oficinas em que fui e mandei desmontar todo o eixo dianteiro.......
Como resultado, foi verificado que todo o conjunto estava em excelente condição, com exceção dos dois rolamentos das satélites (para o eixo), que apresentavam 'marcas' em alguns de seus cilindros........
Trocados os rolamentos e montado o conjunto o ronco desapareceu, e agora dá pra perceber o quanto este carro é silencioso e confortável em uma estrada.....
Custo = 135,00 x 2 (rolamentos) 80,00 (retentor do pinhão) 21,00 (Óleo SAE 85-140w) + 400,00 (MO)
Espero que esta experiência ajude alguém deste fórum, afinal foi comprovado que rolamento NÃO ronca sempre NÃO...........
Bom aos poucos vou deixando a Cheroca a gosto.........
Abraço a todos................
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