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  • #1

    Unhappy Ronco Dianteiro - Gran Cherokee




    Amigos do fórum,

    Solicito que participem do meu drama.............

    Problema:

    qdo chega a uns 60km começa um ronco, que vem da minha frente, que tem o seu pico de volume a 110km, lá pelos 130/140km praticamente desaparece. Este ronco só faz qdo se acelera ou seja com toque, quando alivia o pé (nem acelerando ou desacelerando) desaparece....
    porém quando há oscilações na pista conforme a frente dá uma balançadinha, faz o ruido.............

    Descendo a serra, sem acelerar, até +- 60km faz o ruído, a partir dos 60km, ainda sem acelerar o ruido desaparece, porém se pisar no freio, surge o maldito..........

    Já tive alguns conselhos dos amigos Wallace e Carvalhal e já fiz a seguinte sequência de providência:

    1 - Rezei
    2 - Tirei o cardan fora, ficou ''de maravilha'' nenhum barulho em qualquer velocidade.........
    3 - Todo o conjunto do cardan foi desmontado e lubrificado, e após montado o ruído permanece inalterado...
    4 - Fui em uma empresa de balanceamento de cardans, o Tio levantou a cheroca pois prá rodar entrou em baixo e disse "não há nenhuma vibração, não necessita de balanceamento".........
    5 - Troquei o óleo do diferencial, o mecânico examinou possiveis folgas, marcas nas engrenagens, e disse "no olhometro está tudo perfeito, porém prá mim é diferencial...."
    6 - Fui em um especialista em cardans, expliquei o problema, e o mesmo disse "Cardan, se ronca ronca sempre, troque os rolamentos que deve resolver o problema" ????????
    7 - Voltei no mecânico do item 5, e o mesmo disse "Rolamento se ronca, ronca sempre, é coroa e pião" ?????
    8 - Fui em outro mecânico, o mesmo foi taxativo "primeiro, independentemente de palpites, mande balancear o cardan, assim vc vai eliminando as possíveis causas"....Tô concordando !!!.
    9 - Voltei no mecânico do item 5 (o cara é bacana), contei toda a estória, e o mesmo me colocou em contato telefônico com um especialista em diferenciais e o mesmo me disse "mesmo trocando a coroa e o pião (ou pinhão sei lá) o ruído tem grande chance de permanecer, pois este diferencial não tem regulagem, o correto seria trocar TODO o conjunto"......ai...ai...ai...
    10 - Chorei
    11 - Rezei
    12 - Tô acendendo umas velas....................

    Desde já agradeço testemunhos, opiniões, sugestões, indicações e se possível um conjunto completo do eixo dianteiro..........

    Abraçuuussss...............ai......pqp....queimei a mão............

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    31/05/2005
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    RIO DE JANEIRO/RJ
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    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por nzardo
    Amigos do fórum,


    Descendo a serra, sem acelerar, até +- 60km faz o ruído, a partir dos 60km, ainda sem acelerar o ruido desaparece, porém se pisar no freio, surge o maldito..........
    Vou enumerar uma serie de PODE DE SER!!!
    Isso seriam itens que merecem uma inspeção!

    Discos de freio se há empeno!
    Buchas e bieletas!
    Rolamentos do diferencial!
    Oleo de transferencia!
    CRUZETAS se há folga!


    Esee tipo ruído na maioria das vezes quase sempre são os rolamentos do diferencial, pra que coroa e pião desgastem o carro tem de estar com mais de 80 mil, e ter sempre usado em asfalto, e com poucas chances do conjunto trabalhar em outro posiçao, DESLISAR, andar em situações de perda de aderencia onde o sistema tenha oporunidade de trabalhar mais a frente ou mais atrás......isso e papo técnico mas nao interessa agora


    Ainda acho que temos de identificar de onde vem o barulho, até agora vc sabe o que ouve, ma não sabe o que houve


    Citação Postado originalmente por PAI NAZARDO
    1 - Rezei
    2 - Tirei o cardan fora, ficou ''de maravilha'' nenhum barulho em qualquer velocidade.........
    3 - Todo o conjunto do cardan foi desmontado e lubrificado, e após montado o ruído permanece inalterado...
    4 - Fui em uma empresa de balanceamento de cardans, o Tio levantou a cheroca pois prá rodar entrou em baixo e disse "não há nenhuma vibração, não necessita de balanceamento".........
    5 - Troquei o óleo do diferencial, o mecânico examinou possiveis folgas, marcas nas engrenagens, e disse "no olhometro está tudo perfeito, porém prá mim é diferencial...."
    6 - Fui em um especialista em cardans, expliquei o problema, e o mesmo disse "Cardan, se ronca ronca sempre, troque os rolamentos que deve resolver o problema" ????????
    7 - Voltei no mecânico do item 5, e o mesmo disse "Rolamento se ronca, ronca sempre, é coroa e pião" ?????
    8 - Fui em outro mecânico, o mesmo foi taxativo "primeiro, independentemente de palpites, mande balancear o cardan, assim vc vai eliminando as possíveis causas"....Tô concordando !!!.
    9 - Voltei no mecânico do item 5 (o cara é bacana), contei toda a estória, e o mesmo me colocou em contato telefônico com um especialista em diferenciais e o mesmo me disse "mesmo trocando a coroa e o pião (ou pinhão sei lá) o ruído tem grande chance de permanecer, pois este diferencial não tem regulagem, o correto seria trocar TODO o conjunto"......ai...ai...ai...
    10 - Chorei
    11 - Rezei
    12 - Tô acendendo umas velas....................

    Desde já agradeço testemunhos, opiniões, sugestões, indicações e se possível um conjunto completo do eixo dianteiro..........

    Abraçuuussss...............ai......pqp....queimei a mão............
    Bom acho que o cara ta querendo empurrar um serviço grande, o pior que ele pode estar certo.
    Mas até chegar a trocar tudo, eu ainda assim começaria pelos rolamentos, e uma boa inspeção na coroa!!

    Quando a roncar sempre, quer dizer o tempo todo eles estão certo, acho que primeiro tem achar de onde vem essa RESSONÂNCIA, DE REPENTE PODE SER OUTRA COISA QUE NÃO TEM NADA HAVER.....

    Pode ser
    ESTICADOR DA CORREIA
    ROLAMENTO DO COMPRESSOR DO AR
    ROLAMENTO DO ALTERNADO

    Pode estar vindo do motor, e barulho ou vibra tbm?

    Até os pneus podem dar barulho igual a diferencial se estiverem com desgaste irregular

    Vc fala que quando pisa no freio em baixa velocidade ele volta!!!

    Pode ser pastilhas, pode ser abertura da pinças....verifica os freios tbm....


    Caraca .....se isso não resolver
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #3

    Unhappy

    Carvalhal !!!!

    Tava sumido..............trabalhar demais cansa..............

    Como comentei, rodei sem o cardan dianteiro, e o carro fica sem ruido algum, nem quando acelera, reduz ou freia............portanto se conclui que quando a caixa de transferencia e o diferencial dianteiro estão com ''torque'' ronca.

    Não sei se a caixa de transferencia pode roncar, mas pela direção do som, eu aposto no diferencial........imagino (como não entendo nada) que as engrenagens do diferencial trabalham com determinado 'ajuste', de forma que o movimento da suspensão modifica somente a inclinação do cardan entre a cx de transf. e o diferencial. Como dependendo da velocidade o ronco aparece quando o carro balança, poderia ser folga no rolamento do diferencial que modifica o 'ajuste' das engrenagens do cardan gerando o ronco, como tambem pode ser que o ronco é gerado pelo prórpio rolamento...pode ser ou já to falando bobagem.............

    Como a grana tá curta, preciso tentar dar o 'tiro' certo, não sei se troco rolamentos + coroa + pinhão ou se faço uma tentativa só nos rolamentos...... Esta semana não sei se vai dar, mas vou em algumas oficinas de diferencial para ver as opiniões.

    Um abraço e ve se não trabalha tanto..........

    Depois conto os novos capitulo..............

  • #4

    Talking

    Aos amigos do fórum......

    E principalmente ao estimado Sr. Carvalhal.......grande colaborador......

    Depois de tanto ouvir opiniões, e identificado à origem do ''ronco maldito'', que realmente era no diferencial, escolhi umas das dezenas de oficinas em que fui e mandei desmontar todo o eixo dianteiro.......

    Como resultado, foi verificado que todo o conjunto estava em excelente condição, com exceção dos dois rolamentos das satélites (para o eixo), que apresentavam 'marcas' em alguns de seus cilindros........

    Trocados os rolamentos e montado o conjunto o ronco desapareceu, e agora dá pra perceber o quanto este carro é silencioso e confortável em uma estrada.....

    Custo = 135,00 x 2 (rolamentos) 80,00 (retentor do pinhão) 21,00 (Óleo SAE 85-140w) + 400,00 (MO)

    Espero que esta experiência ajude alguém deste fórum, afinal foi comprovado que rolamento NÃO ronca sempre NÃO...........

    Bom aos poucos vou deixando a Cheroca a gosto.........

    Abraço a todos................

  • #5
    Usuário
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    05/02/2006
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    18
    Agradecimentos: 0

    Indicação

    Prezado Nzardo, por favor, você poderia me enviar por mp o contato desta oficina que reparou seu diferencial? Pelo relatado você ficou bastante satisfeito com o serviço deles, certo?
    Abraços,
    Camargo.

  • #6

    Thumbs up

    Camargo,

    Realmente, fiquei muito satisfeito com o trabalho deles, são dois irmãos muito tranquilos..........tem que ter paciência..........porém, pelo menos no meu caso, não sairam dando tiros e dizendo que para resolver aquele ronquinho, tinha que trocar todo o eixo......e ainda tiveram a humildade de me dizer que em eixo dianteiro nunca tinham mexido, porém em traseiros muitos...........

    desmontaram tudo, me chamaram, mostraram as peças e apontaram o problema.......

    o que percebi nesta experiência, é que o trabalho não é dificil, o que falta mesmo é boa vontade por parte do mecânicos.......eles preferem os carrinhos populares...............deve dar mais lucro...........

    Ai vai ======= Pellegrini Service Center - Av Lino Jardim, 1133 Wagner/Celso 4990 2398

    Abraço!!!!!!!!!

  • #7
    Usuário
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    05/06/2014
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    Macuco/RJ
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    50
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    Pecas

    Amigo,

    voce tem a especificação desses rolamentos? Acho que estou com o mesmo ronco.




    Citação Postado originalmente por nzardo Ver Post
    Aos amigos do fórum......

    E principalmente ao estimado Sr. Carvalhal.......grande colaborador......

    Depois de tanto ouvir opiniões, e identificado à origem do ''ronco maldito'', que realmente era no diferencial, escolhi umas das dezenas de oficinas em que fui e mandei desmontar todo o eixo dianteiro.......

    Como resultado, foi verificado que todo o conjunto estava em excelente condição, com exceção dos dois rolamentos das satélites (para o eixo), que apresentavam 'marcas' em alguns de seus cilindros........

    Trocados os rolamentos e montado o conjunto o ronco desapareceu, e agora dá pra perceber o quanto este carro é silencioso e confortável em uma estrada.....

    Custo = 135,00 x 2 (rolamentos) 80,00 (retentor do pinhão) 21,00 (Óleo SAE 85-140w) + 400,00 (MO)

    Espero que esta experiência ajude alguém deste fórum, afinal foi comprovado que rolamento NÃO ronca sempre NÃO...........

    Bom aos poucos vou deixando a Cheroca a gosto.........

    Abraço a todos................

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