Ver Versão Completa : Trocar o Cardan? Ou diferencial desalinhado?
Acham que meu diferencial está muito desalinhado? Como suspendo?
Se for para trocar o Cardan, será que um maior vai quebrar a cruzeta?
fala rapaz !! entao , me liga pra gente ver sobre oas bancos hehehe , 98526729 , agora quanto a sua pergunta , vc aumentou os jumelos certo ? aumentou um pouco , tem q ver se o seu carda n precisa ser aumentado , pelo q eu to vendo as estrias do carda estao muito expostas , vc corre o risco de numa erosao ou algo do genero soltar o carda ... bom , vc pode fazer o serviço do carda na carda rio , e muito boa , fica la na dutra , eu mandei fazer meu carda dianteiro la quando tomei uma porrada no jeep . n acho q o seu diferencial esteja desalinhado , pois e dificil , ele tem q encaixar certo nos pinos mestres das molas pra poder ficar direito ,s enaum vc n consegue montar ..
otavio_gomes
25/07/2006, 13:50
Olá buica,
Pelas fotografias, o cardã está curto, tem de alongá-lo.
Parece que o diferencial está um pouco fora do lugar, o que aumenta o ângulo de trabalho da junta universal (cruzeta).
Antes de alongar o cardã, verifique o alinhamento do eixo dianteiro pois você levantou um pouco o feixe de molas com o jumelo maior e com a mola helicoidal, provavelmente o alinhamento do eixo dianteiro tem o caster alterado. Ao se ajustar o ângulo de caster, o diferencial deve ficar mais alinhado com o cardã. se isso for pouco, tem de girar o diferencial em relação ao eixo até atingir alinhamento ideal do diferencial com o cardã.
Verifique também se o seu eixo está corretamento posicionado em relação ao chassis - se uma das pontas do eixo está mais para frente que a outra, ou se de um lado do Jeep a distância entre-eixos é maior que o outro lado.
Outra coisa que aconteceu é que ao levantar as molas, estas passaram a trabalhar no limite de sua flexibilidade (estendida) e quando em condições severas elas trabalharem no limite de sua flexibilidade comprimida, o cardã não deve chegar ao fim de curso com risco de estragá-lo.
Se tudo está no lugar correto, aí você manda alongar o cardã e balanceá-lo.
Um abraço,
Otávio.
Só para finalizar.
Eu alinho o eixo do diferencial no feixe de mola, mas existe um suporte soldado neste eixo que fica encima do feixe que impede rodar o diferencial, existe outra maneira?
otavio_gomes
27/07/2006, 16:05
Quando falei e girar o diferencial em relação ao eixo, quis dizer girar apenas a bola do diferencial - dá um trabalho danado, tem de descravar as canelas da bola do diferencial, alinha tudo e cravá-las novamente na bola do diferencial. o pessoal que faz SPOA precisa fazer esse serviço.
Um abraço,
GustavoRisso
27/07/2006, 18:08
Buica,
O que o Otávio falou é verdade ... dá um trabalho danado alinhar as bases do feixe de mola ... mas é necessário ...
Realmente pelo que vi você está com 3 problemas:
1) molas arqueadas e jumelos altos; (desalinha o caster e deixa o cardan curto)
2) angulo do caster desalinhado; (ponta do pinhão baixa e direção fica boba)
3) cardan curto.
Comece a analisar desta forma que conseguirá resolver o problema.
[]´s
José Augusto
28/07/2006, 03:58
buica, pela foto este teu cardãn já era.
Vc colocou uma mola helicoidal e um jumelo grande, isto pode fazer com que o cardãn pule fora (já aconteceu comigo).
É provavel que vc tenha que aumentar o curso da luva e da espiga do cardãn para compensar o aumento no tamanho do jumelo (foi o que fiz).
A mola helicoidal faz com que o conjunto fique ligeiramente arqueado, mudando um pouco o ângulo do caster, fazendo o CJ trabalhar mais "duro" e reduzindo o curso da suspensão (quando comprei o CJ, tinha essa mola e eu retirei).
Esta mola colocada sem critério, torna o CJ menos estável pois está sempre empurrando o conjunto.
Elmer_Jeep
28/07/2006, 16:26
A galera quer ajudar mas complicou um pouco, pessoal, há muito tempo já chegou-se à um concenso no fórum que é mais prático cortar a solda nas bolotas de munhão pra assim corrigir o angulo de caster, isso qualquer pessoa que entende de mecanica tendo algumas ferramentas faz na garagem de casa.
Então por favor não vamos reinventar a roda.
Buica recomendo que vc leia esse tópico pra conferir umas dicas antes de fazer (ou mandar fazer) o serviço.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4934&page=2&highlight=caster
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4934&page=5&highlight=caster
Tem outro tópico muuuito bom que mostra tudo o que deve ser feito para corrigir o alinhamento do pião e do caster, mas não encontrei, deve estar perdido com a mudança do fórum.
O título do tópico é ERRO AO COLOCAR MOLAS DE BAND.
Espero ter ajudado.
1 abraço.
Zangado BH
29/12/2015, 15:02
Oooh moçada, ceis tão bão ne? To pensando aqui...
Não sou mechanics ok? Troquei os jumelos e coloquei os jumelões como o da foto do irmão, aconteceu a mesma coisa, mas de uns dias pra ca, meu cj5 roda normalmente, entretanto em alguns momentos a roda esquerda fica doida d+ balançando feito louca, freio a quase parar e volta ao normal.
Os rolamentos da roda dei uma ajustada, os pivores nao estão muito bons e ele tem cerca de 1/4 de folga. Será que a culpa do balançado é dos jumelos?
Minha duvida quanto ao que causa isso.
Jumelos?
Munhão?
Barra de direção?
Capeta?
Falta de agua benta?
Olho gordo?
Um abraço fraterno a todos e FELIZ ANO NOVO!!!!
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