Ver Versão Completa : CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR
SHERE KHAN
29/09/2009, 23:19
Eu me referi ao modelo do eixo, não do jeep.
"Pelo que vi nas fotos o teu jeep usa o eixo original, com flutuante, que vinha no 42".
Em 1950 ele vinha com o cubo do eixo traseiro do tipo chavetado e não flutuante.
http://www.cj-3a.com/100_1381a.jpg
[]'s
Sem problemas, é que a foto está muito ruim, e como está com a tubeira cortada e com os dois semi-eixos soldados, pensei que podia ter sido encurtado, então achei difícil identificar a qual automóvel pertence, já que o Jeep é 1950 com frente 1942, motor de opala...
Ei, Shere Khan
Realmente o carro é meio transformers, eu comprei quase como sucata, só nos doc's eu gastei 4.000,00, e tive mais facilidade de comprar os acessorios que as peças de mecanica (comprei tudo via e-bay), o que veio no carro acabou me dando problema (os eixos), motor eu nao achei o original na epoca e acabei colocando o do opala mesmo, a caixa é a da c-10, o eixo traseiro eu acho que era do aerowillys que foi encurtado pro isto estou perguntando se o semi-eixo chavetado de 65 cm de cumprimento é de qual carro, preciso de um e nao estou achando.....
Eu pensei em voltar o carro para o original, mas o desempenho dele ficou tão bom que acho que nao vou fazer isto não...
Agora é eliminar os gatos que ainda tem no bicho (e olha, como tem gato, eheheh)...
Obrigado
Rodrigo Baratti
01/10/2009, 19:19
eu tenho em casa os dois semi eixos dianteiros do 42 com homocinéticas e etc...
Aliás os dois modelos o Rzeppa e o Bendix, pode ser o outro que num sei o nome acho que era Rzeppa...
Rzeppa (que tenho em casa):
Bendix (que tenho em casa tb):
Tracta:
documentos sobre os 3:
Na ordem:
com cruzeta (u-jont) ------ Rzeppa (birfield) ------ Bendix
Acho que isso pode te ajudar em relação a dianteira também procurando ser o mais original, os mais antigos eu crio que seja o Rzeppa ou bendix, já o Tracta eu nunca vi pessoalmente
abraços informativos (depois tiro fotos das minhas e posto)
Outra duvida me parece que eles não são tão resistentes por exemplo as Bendix tem características 280:1 crawl ratio e suportam 100hp (ou seja deve vuar tecos)
Já que o Rubens tem monitor de 32' e desvirtuou o tópico do mestre falando de peças de museu :lol::lol:, vou deixar minha contribuição :concordo::rolleyes:
O unico modelo de junta universal que faltou ele citar foi a que eu tinha em um dos meus jeep's, não sei o nome correto, mas os meca chamaram de "rótula" ou "joelho".
Procurei na net mas não achei nenhuma referencia a utilização delas.
O outro jeep meu usa a Rzeppa.
[]
Já que o Rubens tem monitor de 32' e desvirtuou o tópico do mestre falando de peças de museu :lol::lol:, vou deixar minha contribuição :concordo::rolleyes:
O unico modelo de junta universal que faltou ele citar foi a que eu tinha em um dos meus jeep's, não sei o nome correto, mas os meca chamaram de "rótula" ou "joelho".
[]
é que eu odeio fotos pequenas... mal consigo ver as suas auhhauhahau
monitor 24" wide apple cinema !
Skull Crusher
01/10/2009, 20:09
[]
Juntas...bem, existem as Universais (cruzetas), as Rzeppa (pronuncía-se Tchêpa), as Bendix e as Tracta.
Espero ter ajudado.
[]s
SHERE KHAN
01/10/2009, 21:42
Ei, Shere Khan
Realmente o carro é meio transformers, eu comprei quase como sucata, só nos doc's eu gastei 4.000,00, e tive mais facilidade de comprar os acessorios que as peças de mecanica (comprei tudo via e-bay), o que veio no carro acabou me dando problema (os eixos), motor eu nao achei o original na epoca e acabei colocando o do opala mesmo, a caixa é a da c-10, o eixo traseiro eu acho que era do aerowillys que foi encurtado pro isto estou perguntando se o semi-eixo chavetado de 65 cm de cumprimento é de qual carro, preciso de um e nao estou achando.....
Eu pensei em voltar o carro para o original, mas o desempenho dele ficou tão bom que acho que nao vou fazer isto não...
Agora é eliminar os gatos que ainda tem no bicho (e olha, como tem gato, eheheh)...
Obrigado
Daher,
Nesse seu caso, não vale a pena aproveitar esse eixo, não somente pela solda em si, mas pelo risco de você ter que viver substituindo semi-eixos devido a qualquer empeno mínimo do eixo traseiro. Conforme o Leopoldo corrigiu, poderia até ser feito um ensaio na solda para verificar dureza / elasticidade, mas nesse caso, não vale a pena.
Dê uma olhada no tópico de um companheiro que vivia tendo quebras de semi-eixos, pois uma das suspeitas era empeno do eixo traseiro (às vezes, imperceptível a olho nú).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52640&highlight=quebra+eixo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52640&highlight=quebra+eixo)
O que eu faria: Você gosta do desempenho do Jeep. Então dê uma olhada na relação coroa/pinhão utilizada, encomenda lá na Roma um diferencial, se a relação for diferente, fale com o Vaguinho da Pneuscross no Santa Tereza que ele tem um bizu sobre um fornecedor de coroa / pinhao mais baratos. Agora, na boa, aproveita e confira a relação utilizada no diferencial dianteiro, porquê pode estar diferente.
No mais, não falei que o Jeep estava descaracterizado para diminuir o valor do seu carro, pelo contrário, está muito bonito, e tem um tópico recente sobre a reforma de um 1942 que ficou show e que você pode usar como modelo para ir melhorando o projeto. Entre em contato com o proprietário do Jeep para trocar umas idéias.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62546 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62546)
Shere Khan
Ei,Shere Khan, Bom dia!!!
Não achei que voce desvalorizou o carro não, voce muito pelo contrario está é tentando me ajudar, tranquilo meu amigo, obrigado pela atenção ( mas o carro veio muito ruim mesmo, o motor de opala, veio nele, mas funcionando em marcha lenta na epoca da montagem do carro, quebrou a engrenagem de distribuição, tudo que estava nele que eu não conferi deu problema, isto para vc ver o nivel do desafio que está sendo montar este carro).
Eu Conheço os dois contatos que voce falou ( a minha F-85 comprei no deposito da Roma e o Vagner da Pneucross é muito meu amigo), a sua dica foi boa porque não tinha pensado neles......
Achei um eixo da canela fina, chavetado, completo por 500,00, sem os freios, o que vc acha do preço?????
Me responde mais uma duvida, se eu colocar um diferencial do cj-5, por exemplo, eu tenho que mudar a relação do eixo da frente???? porque?????
Já ouvi que se não mexer no diferencial dianteiro, quando eu estiver em 4x4 o carro fica doido, os dois eixos rodam diferentes e pode haver um risco de dano ou acidente.....
Obrigado,
SHERE KHAN
02/10/2009, 10:17
Eu Conheço os dois contatos que voce falou ( a minha F-85 comprei no deposito da Roma e o Vagner da Pneucross é muito meu amigo), a sua dica foi boa porque não tinha pensado neles......
R: Se precisar de mais contatos, posso indicar. Tem o Leo da Oficina Mecânica Queiroz, que tem muita coisa lá (Filho do seu Manoel, que fazia manutenção nos Jeeps da prefeitura BH).
Achei um eixo da canela fina, chavetado, completo por 500,00, sem os freios, o que vc acha do preço?????
R: Não estou atualizado, amigo, mas faça cotações com a Jeepauto e com a Roma, para ter uma idéia de valor. Quanto a esse eixo completo, você vai ter que reformar ele todo, troca de semi-eixos, rolamentos..., então tem que levar isso em consideração no preço final.
Me responde mais uma duvida, se eu colocar um diferencial do cj-5, por exemplo, eu tenho que mudar a relação do eixo da frente???? porque?????
R: As duas tem que ser iguais, senão você vai ter a roda da frente girando em rotação diferente da roda de trás, quando 4x4 engatado.
Já ouvi que se não mexer no diferencial dianteiro, quando eu estiver em 4x4 o carro fica doido, os dois eixos rodam diferentes e pode haver um risco de dano ou acidente.....
R: Os dois tem que ter a mesma relação, senão você vai acabar quebrando cardã. Dá uma olhada no fórum pois existem vários tópicos sobre relação de diferencial, mas basicamente, uma relação 43:8 (43/8), por exemplo, o pinhão possui 8 dentes e a coroa 43, então o pinhão tem que girar 5,375 vezes para a coroa completar 1 volta, enquanto que uma relação 44:9, o pinhão tem que girar 4,89 (44/9) vezes para a coroa completar 1 volta, relação mais longa do que a 43:8, significa mais velocidade e menor torque, ao passo que uma relação mais curta significa maior torque e menor velocidade. Os dois cardãs, girando com a mesma rotação da saída da caixa, esta rotação na entrada dos diferenciais se as relações estiverem diferentes, vão ser transformadas em rotações diferentes nas rodas, dianteiras e traseiras.
Obrigado,[/QUOTE]
SHERE KHAN
02/10/2009, 10:22
Daher, dê uma olhada no link abaixo.
http://www.planetaoffroad.com/p09f.htm (http://www.planetaoffroad.com/p09f.htm)
Agora eu entendi.....
O diferencial traseiro eu achei foi no Queiroz, na jeepauto o preço era 900,00 e na toca do jeep 800,00 (mas só tinha o do mais novo).....
Vou encarar então, eles me falaram que o eixo está revisado, mas vou revisar assim mesmo, (o Jorge da jeepauto vai me ajudar)....
Muito obrigado mesmo....
SHERE KHAN
02/10/2009, 11:00
Daher, agora entendi a pergunta, não é problema somente de número de dentes coroa-pinhão.
Não tem jeito de fazer isto que você falou, um diferencial traseiro CJ-5 + diferencial dianteiro CJ-3, porquê a coroa do CJ-5 é bem maior do que a do CJ-3, o passo das engrenagens é maior na coroa do CJ-5 do que na coroa do CJ-3, ou seja, mesmo tendo o mesmo número de dentes, a relação vai continuar diferente, quando ligar o Jeep, ele vai travar. Nunca vi isto, e posso estar errado, mas na teoria vai acontecer isto.
Shere Khan.
leopoldo
02/10/2009, 19:50
A relação da frente e de trás devem ser semelhantes ou inversamente proporcionais, em função do pneu (caso sejam de diametros diferentes).
Sem isso, ao ligar o 4x4 ou as rodas da frente vão querer passar as da frente ou as da frente vão arrastar as de trás;
junior braga
02/10/2009, 20:00
A relação da frente e de trás devem ser semelhantes ou inversamente proporcionais, em função do pneu (caso sejam de diametros diferentes).
Sem isso, ao ligar o 4x4 ou as rodas da frente vão querer passar as da frente ou as da frente vão arrastar as de trás;
:mrgreen: Leopoldo só um detalhe:
não seria as rodas de trás passar as da frente?
:concordo::concordo:
SHERE KHAN
02/10/2009, 20:19
Leopoldo,
No caso do Daher, acho que é mais complicado, pois a pergunta é se pode utilizar um eixo de CJ-5 traseiro com um eixo de CJ-3 dianteiro. Conforme expliquei, nunca vi isto, só sei que a coroa do CJ-5 é muito maior e que o passo entre os dentes da engrenagem da coroa é maior também, então quando se avança um dente na coroa do CJ-5 a velocidade tangencial na roda traseira é uma, ao passo que quando se avança 1 dente na coroa do eixo CJ-3 dianteiro, a velocidade tangencial na roda da frente é outra, ou seja, com a mesma relaçao coroa pinhão frente-traseira, as rodas vão ter velocidades diferentes.
leopoldo
02/10/2009, 20:36
não seria as rodas de trás passar as da frente?
É ... isso !
Leopoldo,
No caso do Daher, acho que é mais complicado, pois a pergunta é se pode utilizar um eixo de CJ-5 traseiro com um eixo de CJ-3 dianteiro. Conforme expliquei, nunca vi isto, só sei que a coroa do CJ-5 é muito maior e que o passo entre os dentes da engrenagem da coroa é maior também, então quando se avança um dente na coroa do CJ-5 a velocidade tangencial na roda traseira é uma, ao passo que quando se avança 1 dente na coroa do eixo CJ-3 dianteiro, a velocidade tangencial na roda da frente é outra, ou seja, com a mesma relaçao coroa pinhão frente-traseira, as rodas vão ter velocidades diferentes.
AFFFFFFFFF...
Mas gostei da explicação científica.
:pipoca:
[]'s
Sergio Rocha
02/10/2009, 21:20
Leopoldo,
Não tem nada a ver isso.O eixo do cj3 ou do cj5 tanto faz.O que importa é a relação ser a mesma.
No meu jeep o eixo dianteiro é canela grossa, que é do cj5.e o traseiro é canela fina chavetado, original do meu cj3.e mais o dianteiro é 30 estrias com kit T rex da Ensimec.O traseiro é 19 estrias.Ambos bloqueados. A relação dois é 43x8
Eita confusão doida.
[]'
[]'
Elmer_Jeep
02/10/2009, 23:33
Leopoldo,
esse tipo de pérola só serve pra poluir os tópicos onde buscamos manter conteúdo técnico... :roll:
Não quero começar nenhuma discussão e não me leve a mal mas reveja o que vc escreveu e pense duas vezes antes de postar algo dessa natureza...
[]'s
ó dessa vez num fui eu que peguei no pé eheheheh
eixo pode ser de trator e outro de chevette se a relação for a mesma em ambos e as rodas do mesmo tamanho vai que vai...
senão engesa, camper teriam problemas serios com dana 30 e dana 44
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Em tempo e voltando ao tópico, comprei prisioneiros com furos Allen para aperto nos cubos para usar as pontas flutuandes da ensimec com arruelas conicas de pressão...
A pergunta é... esses prisioneiros podem dar merda? (não são de inox nem nada do tipo, apenas tem como colocar uma chave allen na ponta) serve? :concordo:
abraços
Essa dá pra concorrer ao prêmio lero-lero do ano no fórum 4x4 brasil...
leopoldo
03/10/2009, 08:38
Rubens, bom dia.
Mostra em fotos ou desenhos como vc quer montar os parafusos e aonde.
Tá muito telepático assim !
Até daqui a pouco.
e
Para vc que adora shimmy como eu,
Meus conti MUD 35" estavam no osso e coloquei 4 maxxis Trepador 35" zerinho, blanceados ... mas, na 1º ondulação na pista, oia o mardito do shimmy de novo !
Agora, vou experimentar uma solução home made com uma ideia que eu tive e se der certo, posto as fotos.
Elmer_Jeep
03/10/2009, 09:23
Rubens, bom dia.
Mostra em fotos ou desenhos como vc quer montar os parafusos e aonde.
Tá muito telepático assim !
Até daqui a pouco.
Pelo que captei imagino que sejam prisioneiros sem cabeça, mas dai tanto faz se é allen ou não pois teria de usar porcas sobre as arruelas conicas das tampas do cubo... :rolleyes:
[]'s
SHERE KHAN
03/10/2009, 13:43
esse tipo de pérola só serve pra poluir os tópicos onde buscamos manter conteúdo técnico... :roll:
Não quero começar nenhuma discussão e não me leve a mal mas reveja o que vc escreveu e pense duas vezes antes de postar algo dessa natureza...
[]'s
Prezado, é mais fácil ser vidraça do que estilingue, então você teria ajudado mais tentando resolver o problema do nosso colega, do que esperar para tirar sarro do que deveria ser também um colega via internet. Quanto à discussão, não se preocupe, também não pretendo explicar o que é um passo de engrenagem e que esse passo pode variar, mas se o que vocês estão dizendo é que pode-se utilizar o eixo do CJ-5 com coroa e pinhão originais com o eixo do CJ-3, então não era mais fácil ter respondido isto para o colega acima ? Pense nisto também.
calma pessoal o tópico está ótimo!! :shock:
SHERE KHAN
03/10/2009, 14:34
[]'s
Discussão não, Elmer, mas tenho o direito ao contraditório e autodefesa, não é mesmo ?
Deixa eu tentar explicar melhor, sem precisar fazer desenho... É o seguinte, imagine uma coroa de diametro externo = 50 cm com 50 dentes e pinhao de 10, agora imagine uma coroa de diametro externo = 1 cm com 50 dentes. O passo é diferente.
Eu exagerei nos diametros, mas conforme expliquei, nunca vi cj-3 com 1 eixo de cj-5 mas se não faz diferença na prática, melhor gastar umas linhas e avisar o nosso colega que está procurando o eixo.
SHERE KHAN
03/10/2009, 14:38
[QUOTE=rubensx;997508]ó dessa vez num fui eu que peguei no pé eheheheh
eixo pode ser de trator e outro de chevette se a relação for a mesma em ambos e as rodas do mesmo tamanho vai que vai...
senão engesa, camper teriam problemas serios com dana 30 e dana 44
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Não é bem assim companheiro...
SHERE KHAN
03/10/2009, 14:45
Essa dá pra concorrer ao prêmio lero-lero do ano no fórum 4x4 brasil...
Deixa de ser bobo, CAVESO. Use sua experiência para ajudar o colega acima, entrar no tópico para escrever isto, não agrega. Fale com ele que ele pode utilizar o eixo de CJ-5 em conjunto com o de CJ-3 sem medo, desde que ele utilize a mesma relação de transmissão. Dê embasamento. Garanto que vai agregar mais.
leopoldo
03/10/2009, 14:50
SHERE KHAN, boa tarde,
O que está espantando os outros colegas é a sua mistura de ideias.
Não sei porque vc está pensando nisso, pois a transmissão não é por correia.
A transmissão é por engrenagem e o que vale é a relação de redução.
Pode montar o que quiser, mas a relação final entre os diferenciais tem que ser os mesmos.
A coisa só muda com Pneus de dia. diferentes e dependendo do caso, compensa-se com o diferencial mais ou menos curto.
E nas curvas, planetária e satélites entram em ação para compensar lado interno-externo e pronto.
Sergio Rocha
03/10/2009, 15:15
Deixa de ser bobo, CAVESO. Use sua experiência para ajudar o colega acima, entrar no tópico para escrever isto, não agrega. Fale com ele que ele pode utilizar o eixo de CJ-5 em conjunto com o de CJ-3 sem medo, desde que ele utilize a mesma relação de transmissão. Dê embasamento. Garanto que vai agregar mais.
Cara se toca.Vc falou um monte de bobagens e ainda fica discutindo.Na boa, aceite a zoação e pronto.Sai de fininho, disfarça que vc está bancando o bobo.
[]':stop:
SHERE KHAN
03/10/2009, 15:25
Leopoldo,
Tentando encontrar cabelo em cabeça de ovo na pergunta do colega, lembrei de um CJ-3 que utilizava a mesma relação 43:8, porém coroa e pinhão eram de diâmetros bem maiores no eixo traseiro, eixo completo vindo de um CJ-5 e lembro que o Jeep ficou xoxo para andar, então mesmo tendo o mesmo numero de dentes, achei que o passo poderia ser um pouco diferente em função da espessura dos dentes e do diâmetro externo.
SHERE KHAN
03/10/2009, 15:39
Cara se toca.Vc falou um monte de bobagens e ainda fica discutindo.Na boa, aceite a zoação e pronto.Sai de fininho, disfarça que vc está bancando o bobo.
[]':stop:
Sergio, gostei de você ter relatado a experiência para o tópico, que com certeza vai contribuir para que o dono do problema adote uma solução, agora porquê sair de fininho ? É um fórum colega, onde a finalidade é discutir mesmo, e onde se aparece de tudo, até CJ-3 com eixo de aerowillys.
JUNINHO_BITTENCOURT
03/10/2009, 16:28
Não tem nada a ver isso.O eixo do cj3 ou do cj5 tanto faz.O que importa é a relação ser a mesma.
No meu jeep o eixo dianteiro é canela grossa, que é do cj5.e o traseiro é canela fina chavetado, original do meu cj3.e mais o dianteiro é 30 estrias com kit T rex da Ensimec.O traseiro é 19 estrias.Ambos bloqueados. A relação dois é 43x8
Eita confusão doida.
[]'
[]'
É isso ai Sérgio.:concordo:
Meu CJ3B: Eixo traseiro Dana 44 de CJ5 com kit flutuante, dianteiro Dana 30 original do veículo, ambos com relação 9x44.
E o mais importante: sem o traseiro querer TREPAR o dianteiro :mrgreen:
leopoldo
03/10/2009, 17:28
Shere Khan,
Tá mais com cara que o novo diferencial era 4,89:1 e não o antigo ... de 5,38:1
Pra que deixar de ser bobo se sou feliz assim? :mrgreen:
Não tenho experiência alguma, sou apenas um mero amador em meio a tantas feras que aqui postam, mas, se você e seu amigo pesquisarem aqui no fórum, encontrarão muita coisa embasada sobre a dúvida, sem precisar de demais delongas sobre o assunto.
Utilize a opção pesquisar e seja feliz!
Alexboni
03/10/2009, 19:36
:pipoca::pipoca::pipoca:
Elmer_Jeep
03/10/2009, 21:50
Bom, agora que o assunto mudou pra diferenciais vamos la...
mas se o que vocês estão dizendo é que pode-se utilizar o eixo do CJ-5 com coroa e pinhão originais com o eixo do CJ-3, então não era mais fácil ter respondido isto para o colega acima ? Pense nisto também.
É possível sim, mas não da maneira que vc está falando (trecho em negrito) pra isso dar certo a relação de rotação teria que ser a mesma nos dois eixos, independente da quantidade de dentes na coroa e pinhão como o Leopoldo ja citou.
Veja o meu caso, instalei dois eixos de F250 4x4 no meu Jeep, no dianteiro o diametro externo da coroa mede 9,75" e a coroa do trazeiro tem 10,5" porque que ambos funcionam se as respectivas coroas tem diametro diferente ?
[]'s
Pelo que captei imagino que sejam prisioneiros sem cabeça, mas dai tanto faz se é allen ou não pois teria de usar porcas sobre as arruelas conicas das tampas do cubo... :rolleyes:
[]'s
Leopoldo e Elmer...
o Elmer matou isso mesmo, minha preocupaçãos e eles não são de alguma forma mais fracos...
Vou usar porcas sim com as arruela conicas de pressão... São as pontas da ensimec que peguei com o Renan ;-) estou tb criando as tampas!!!
Sbre o shimmy estou curioso!!! qual a idéia?
abraços FOCADOS no tema +/-
leopoldo
04/10/2009, 02:36
essa semana vou mexer no treco, e se der certo paaso a receita
putz ainda num tirei da cabeça o esquema do "frombe steer" que seria passar a barra de direção pra trás da roda dianteira, com um "highsteer" diferente
nào sei quando eu poderei tentar algo assim mas que seria legal ahhh seria
Leopoldo,
Tentando encontrar cabelo em cabeça de ovo na pergunta do colega, lembrei de um CJ-3 que utilizava a mesma relação 43:8, porém coroa e pinhão eram de diâmetros bem maiores no eixo traseiro, eixo completo vindo de um CJ-5 e lembro que o Jeep ficou xoxo para andar, então mesmo tendo o mesmo numero de dentes, achei que o passo poderia ser um pouco diferente em função da espessura dos dentes e do diâmetro externo.
Amigão,
Não fique nervosinho, não......aceite a brincadeira e aprenda com isso....é assim mesmo!
Cara, encerrando o assunto, como diversas pessoas já tentaram te explicar, não importa se o eixo é de CJ-3 ou de Boeing 747. O que importa é o diâmetro dos pneus e relação coroa - pinhão.
O passo não importa. Acho que isso que está gerando confusão na sua cabeça....
É fácil de perceber, pois caso hajam passos diferentes entre as relações dos dois eixos, NUNCA haverá diferença no passo entre as coroas e pinhões do MESMO EIXO.
Exemplificando:
Em um eixo de CJ-5 com relação 43X8, a cada volta completa do eixo, e consequentemente da coroa (considerando andar reto, sem efeito diferencial), o pinhão e o cardan darão 5,375 voltas (= 43/8 ).
Em um eixo de Boeing 747, com relação de 43x8 mesmo que a coroa tivesse 4 metros de diâmetro e seus dentes fossem enormes, aconteceria a mesmíssima coisa, visto que os dentes do pinhão seriam enormes também, concorda?
Acho que é isso. Não leve a mal as brincadeiras aqui do pessoal, pois confesso que eu fiquei tentado em dar uma zoada também....:odedo:
Abraços,
Angelo
Renato Fraga
04/10/2009, 13:03
Só tentando complementar a explicação acima, eu ví várias citações a diâmetro da coroa, mas não ví nenhuma citação a respeito do do diâmetro do pinhão.
Como foi frizado o que vale não é passo de engrenagem, mas a relação, a proporção.
Assim se a coroa é maior , certamente o pinhão é maior numa relação idêntica a um conjunto de coroa e pinhão menor.
Assim, costuma-se muito referir-se a relação de coroa e pinhão pelo número de dentes, a exemplo 43x8, mas use a relação de transmissão pra entender melhor, tipo 5,37/1 seguindo o mesmo exemplo.
Assim, não importa o tamanho do conjunto e sim a transmissão resultante.
E aprenda Sr SHERE KHAN que da mesma forma que esse fórum é livre para se colocar um questionamento equivocado igual ao seu também é livre para quertionar o seu equívoco.
Nada mais humilde que admitir seu erro. Será que só você está correto e todos equivocados????????
As pedradas fazem parte, hehehehehe, infelizmente, mas quem sabe isso intimida uma próxima bobagem a ser postada.
Abraços a todos
leopoldo
04/10/2009, 15:09
esquema do "frombe steer" que seria passar a barra de direção pra trás da roda dianteira, com um "highsteer"
RUBENS, boa tarde.
Isso é perfeitamente possível mas tem um porém ...
caso o jeep seja "levantado", ou tenha uma suspensão diferente como o meu, a barra interfere com a suspensão por causa da angulação do diferencial dianteiro paara compensar o cardan;
RUBENS, boa tarde.
Isso é perfeitamente possível mas tem um porém ...
caso o jeep seja "levantado", ou tenha uma suspensão diferente como o meu, a barra interfere com a suspensão por causa da angulação do diferencial dianteiro paara compensar o cardan;
Exatamente isso que está me encomodando mestre...!!
Estou tnando ver alguma solução para isso não que seja uma hiper gigantesca 4-link, nem foi mudado o caster original mas é mais alta e o plano é usar mesmo uma CV dianteira...
poréeemm
ainda pesquisando... e ai novidades do sistema anti-shymmy?
Vou pegar o Diferencial trazeiro com semi-eixo chavetado hoje (lá no Queiros) ....
Pelo o que o SHERE KHAN e os outro falaram, eu tenho que ter a mesma relação na frente e atras, eu vou contar os dentes da coroa do diferencial que comprei e conferir com o da frente, ok???
Eu uso pneus originais militares nele, todos iguais, então se for tudo igual eu posso colocar sem susto certo????
Obrigado a todos pelos esclarecimentos...
SHERE KHAN
06/10/2009, 06:08
Só tentando complementar a explicação acima, eu ví várias citações a diâmetro da coroa, mas não ví nenhuma citação a respeito do do diâmetro do pinhão.
Como foi frizado o que vale não é passo de engrenagem, mas a relação, a proporção.
Assim se a coroa é maior , certamente o pinhão é maior numa relação idêntica a um conjunto de coroa e pinhão menor.
Assim, costuma-se muito referir-se a relação de coroa e pinhão pelo número de dentes, a exemplo 43x8, mas use a relação de transmissão pra entender melhor, tipo 5,37/1 seguindo o mesmo exemplo.
Assim, não importa o tamanho do conjunto e sim a transmissão resultante.
E aprenda Sr SHERE KHAN que da mesma forma que esse fórum é livre para se colocar um questionamento equivocado igual ao seu também é livre para quertionar o seu equívoco.
Nada mais humilde que admitir seu erro. Será que só você está correto e todos equivocados????????
As pedradas fazem parte, hehehehehe, infelizmente, mas quem sabe isso intimida uma próxima bobagem a ser postada.
Abraços a todos
Entendido. Desde que seja mantida a mesma relação, por exemplo, 43:8, tanto faz utilizar original ou de trator Massey Fergusson, que não haverá perda.
No mais, obrigado pela explicação e desculpem o equívoco.
Elmer_Jeep
06/10/2009, 09:08
Entendido. Desde que seja mantida a mesma relação, por exemplo, 43:8, tanto faz utilizar original ou de trator Massey Fergusson, que não haverá perda.
Quase...
Não é obrigatório que ambos os diferenciais tenham a mesma quantidade de dentes na coroa e pinhão, lembre-se do que o Mestre Leopoldo escreveu anteriormente: "devem ser semelhantes ou inversamente proporcionais".
Por ex: vc pode usar um eixo dianteiro da toyota band que tem relação 37x9(4,11) e fazer par com um trazeiro de F250 com relação 41x10(4,10).
[]'s
Renato Fraga
06/10/2009, 09:49
Foi como eu disse, é mais fácil se referir à relação de transmissão resultante do que ao número dos dentes da coroa e pinhão.
MAs Elmer, não entendí essa de "inversamente proporcional". No exemplo que você citou só vejo uma diferença tolerável entre as relações a exemplo do que ocorria originalmente nos Engesas. Se houver maiores discrepâncias, problemas maiores podem surgir.
abraços
Elmer_Jeep
06/10/2009, 10:03
Renato, eu entendi da seguinte forma, se não forem semelhantes (mesma quantidade de dentes) devem ser proporcionais (mesma relação resultante).
[]'s descomplicando
Renato Fraga
06/10/2009, 11:21
Perfeito.
Aliás, desde que começei a me interessar por mecânica, aprendí a me referir à relação de diferencial pela relação de transmissão, o que na minha opinião é mais fácil de compreender.
Entretanto, a maioria das pessoas fazem referência pelo número de dentes das engrenagens, acho que até por uma questão prática, pois é mais fácil contar o número dos dentes do que fazer contas para saber a relação.
O importante é falar a mesma língua, hehehehhehe !!!!!!!!!!
Grande abraço
leopoldo
07/10/2009, 22:29
Só esclarecendo:
1- Quando escreví semelhantes, significa quase iguais ou iguais. No caso mais comum, temos, por comodidade, as mesmas relações nos diferenciais no jeep, afinal a DANA ferramentou DANA 44 dianteiro e traseiro. Mas poderia não ser ter sido assim. No caso do EE, as relações são semelhantes, mas não iguais, pois temos um 44 e um 30.
No asfalto, em linha reta, com os pneus de mesmo diametro, e com a mesma carga em cima, ter as relações iguais significa termos os 4 pneus girando sincronizados. Isso não acontece no mundo real e é por isso que as engrenagens "encavalam=binding". É daí que vem a limitação de velocidade em 4x4 sem diferencial central, ou com ele travado. Já na lama, o escorregamento entre possíveis diferenciais "diferentes" é compensado pelo escorregamento nos 4 pneus.
2- Quando disse inversamente, que fica mau explicado, pois não disse quem contra o que ... é o seguinte: se vc tem um diferencial X e um Y, os pneus devem ser, respectivamente de diametros Z e W, para compensar a difereça entre as relações.
Se a relação de X > relação de Y, ou seja, X é mais curto, o n (rotação do eixo) de X < de Y; entretanto, o jeep tem que andar com os eixos na mesma velocidade em relação ao solo, senão ou um eixo tenta se afastar do outro ou esmagar a suspensão para chegar um no outro, então o diametro de Z tem de ser de > diametro que W. É só usar a formuleta V=3,1415.D.n
Bom dia a todos!!!
Dando retorno, troquei o eixo, o carro virou outro.
Não trepida mais nada, posso acelerar sem problema.....
A relaçao ficou a mesma nos dois eixos.....
A caixa parou de vibrar, pois agora o cardam esta certo ( antes ele ficava emforcado pois a saida do diferencial era no meio).....
Ficou super silencioso.......
Até o freio melhorou (na montagem eu olhei tudo).....
Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram!!!!!
Um forte abraço a todos.
Stellfeld
21/10/2009, 16:09
Como fica sebando se meu CJ5 tem o "tal" "eixo semi-flutuante'' ASSASSINO???
Como fica sebando se meu CJ5 tem o "tal" "eixo semi-flutuante'' ASSASSINO???
simples se é original ele tem ;-)
Leopoldo
tenho uam duvida, pode ajudar? -----> http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64977
leopoldo
16/01/2010, 17:37
.... Sobre o shimmy estou curioso!!! qual a idéia?
Voltando ao tópico, embora seja meio off topic deste, mas respondendo à sua pergunta, aparentemente resolví meu problema de shimmy.
Depois que instalei um jogo de pneus 35"x12.5"x15" trepador, o maledeto veio com tudo. Foi então que eu fui observar aonde estavam as folgas do sistema de direção, ví que muito era proveniente das buchas da panhard. Aí ocorreu a ideia de como matar a folga: com terminais rotulares.
Fiquei um tempo procurando as peças para montar um kit para o meu monstrinho, e acabei achando a combinação perfeita.
Eu vou passar a minha solução para vc’s. Esta solução pode eventualmente corrigir problemas de shimmy para quem suspensão 4 link, ou semelhantes. Esta solução é a mais caseira possível, pois não vai criar dependência de recorrer a torneiro e pode ser feita com as ferramentas profissionais que vc pode eventualmente ter em casa.
Atenção:
1- barra panhard não pode ser instalada e jeep com suspensão normal (com feixe de molas). Neste caso, deve se recorrer ao sistema Watt, e nesse caso, usar os terminais rotulares.
2- Embora seja a solução mais caseira possível, certas ferramentas são mandatórias. Certo grau de perícia também.
Para transformar um kit panhard de buchas para terminais rotulares, vc necessita dos seguintes materiais:
1- Serra copo de 19 mm e suporte apropriado;
2- Furadeira pneumática de baixa RPM (até 500);
3- Obvio ... compressor de ar e linha de ar com filtro e regulador;
4- Retífica pneumática;
5- Se houver sistema de lubrificação da ferramenta pneumática ou não esquecer de colocar óleo na entrada de ar da ferramenta pneumática antes de usar;
6- Jogo de ponteiras para a retifica (variadas);
7- Meio de lubrificar e refrigerar a serra copo;
8- Maquina policorte ou serra de fita ou se tiver sorte, um torno em casa;
9- Uma barra de direção de Toyota, PN 4546198001;
10- Um par de porcas para terminais de direção de Toyota, com rosca esquerda e direita, Dia. 20 mm e passo 1,5 mm;
11- Um par de terminais rotulares INA GAR 20 UK/GAL 20 UK (ou equivalentes)
12- 2 pares de buchas lisas IKO IR 20x25x16;
13- Um par de parafusos Allen de 20 x 110 mm, meia rosca;
14- Um par de porcas parlock 20 mm;
15- Primer e fundo fofatizante;
16- Lata de graxa molikote;
17- Protetores de ouvido e olhos;
18- Luvas de raspa;
19- Esmerilhadeira elétrica;
20- Discos de corte de Dia. 5” e espessura 2 mm;
21- Maquina de solda elétrica ou jogo de macho esquerdo e direito Dia. 20 mm, passo 1,5 mm em aço rápido;
22- Furadeira de coluna ou de bancada. Para suportes ou peças que podem ser removidas para a furação; e
23- Mascara de solda.
Explicação:
Os terminais rotulares selecionados possuem a mesma rosca do barramento da toyota, e mais importante: esquerdo e direito ( Dia. 20mm, passo 1,5 mm). Não dá para usar barramento de jeep ou rural porque não existe terminal com rosca 11/16 UNF. Barramento de toyota é comum em lojas e não há de se ficar inventando barramentos exóticos.
A furadeira pneumática é a única forma de utilizar a serra copo para alargar os furos nos suportes de chassis, porque a RPM máxima para a a serra é de 400 rpm. Senão vai fritar e destruir a serra.
As buchas IKO são utilizadas para ajustar o posicionamento da rotula sobre o parafuso allen que vai ao suporte. A folga lateral de trabalho entre a rotula e o parafuso deve ser absolutamente ZERO. O trabalho danado é cortar pelo menos uma de cada par na lagura certa com o disco de corte. Elas são feitas em aço feramenta.
O resto é trabalho braçal: furar com a copo de 19 mm, alargar e ajustar o furo para 19,99 a 20 mm. A copo alarga quase que o suficinete para o parafuso entrar mas é necessário o ajuste com a retífica. O dia. real do para fuso é de 19.97 mm.
A barra pode ser cortada e soldada no comprimento certo ou vc pode cortar a barra e usar um lado já roscado e usinar a rosca no outro lado. A vantagem de usar rosca esquerda/direita é que a barra fica regulável. Obviamente que o corte e ajuste da barra é a ultima tarefa.
Fotos:
icojavali2009
30/01/2010, 08:35
É Incrivel! Trabalhei com frota de 336 veículos sendo 112 jipes, e diretamente no campo com jipes na Campanha de Combate a Febre Aftosa nos anos 70. Nesses ultimos 40 anos nunca deixei de ter um jipe, já rodei nos mais impossiveis terrenos e nas mais dificeis condições e até hoje ando aqui no Pantanal-ms e nunca me aconteceu nada com eixos e semi-eixos. Sempre eu mesmo que atualizo e reparo meus jipes, não confio em ninguem para essa missão que me apraz muito. Mas respeito suas dicas e parabenizo-o pelo trabalho. icojavali@hotmail.com
Ico javali,
Desse universo de jipes que já rodou, quantos usvam pneus 33" ou 35" com rodas com offsets extremamente negativos, bloqueios nos diferenciais e etc?
Casa da transmissão4x4
30/01/2010, 14:51
Ico javali,
Desse universo de jipes que já rodou, quantos usvam pneus 33" ou 35" com rodas com offsets extremamente negativos, bloqueios nos diferenciais e etc?
Confirmo isso por experiencia propria, recentemente vendi os eixos originais que usava em meu jipe, eles estavam rodando há mais 14 anos no jipe com pneus 31, passei para um amigo que instalou em um javali com pneus 35 e motor 4.1 da F-1000, foi dar uma volta no quarteirão para fazer o teste e na hora de manobrar uma pequena acelerada a mais e estourou uma ponta de eixo (teve sorte que estava quase parado).
icojavali2009
31/01/2010, 17:11
Nenhum. Todos usavam pneus originais tipo militar aro 16. Sempre procurei o equilibrio da maquina, pneus, motor etc... Inclusive a maneira de mandar, sempre preservando o veículo. Senão ficamos na estrada....
icojavali2009
31/01/2010, 17:18
IMAGINO QUE HOUVE UM EXAGERO SEM PARAMETROS, SEMPRE TEM QUE CONSIDERAR A MOTORIZAÇÃO, TEM QUE HAVER HARMONIA. O EIXO QUE VOCE TIROU DEVERIA SER TAMBÉM DE UM JAVALI, CASO CONTRARIO A BITOLA SERIA DIFERENTE, E A RESISTENCIA MECANICA TAMBÉM.
sE COLOCARMOS UM MOTOR DE SCANIA NUM FUSCA NÃO DÁ CERTO.
SE COLOCARMOS UM MOTOR DE FORMULA 1 NUM JIPE TAMBÉM NÃO DÁ CERTO.
UM FORMULA 1 TEM QUASE 1000 CAVALOS DE POTENCIA. UM CAMINHÃO MB 1113 TEM DE 128 A 130 HP. SE VOCE TROCAR OS MOTORES EM CADA UM NADA DÁ CERTO. UM QUEBRA E O OUTRO NÃO ANDA. JAMAIS DARIA CERTO UM MOTOR 4.1 NO JAVALI, É COLARO COMO 2 + 2 É 4..... E NA CONTA QUERIA QUE DESSE 6...ABRAÇOS MAS GOSTEI DAS EXPERIENCIAS QUE VCS FIZERAM icojavali@hotmail.com
icojavali2009
31/01/2010, 17:30
A DIFERENÇA ENTRE EIXOS COM COROAS E PINHÕES DIFERENTES É O MESMO QUE O DIAMETRO DE PNEUS DIFERENTES A FRENTE E A TRAS. COM A RODA LIVRE AUTOMÁTICA AS VEZES COMPENSA ESSA DIFERENÇA. MAS O IDEAL É QUE SEJAM COROAS EPINHÕES COM NUMERO DE DENTES IGUAIS E TAMBÉM PNEUS CO DIAMETROS IGUAIS. MAS POR QUÊ ESSA TROCA? OS EIXOS SÃO MUITO BONS. ABRAÇOS icojavali@hotmail.com
Nenhum. Todos usavam pneus originais tipo militar aro 16.
Eis a questão: pneus originais é a sua realidade e não a da maioria do pessoal do fórum.
Por isso a necessidade do flutuante!
Casa da transmissão4x4
31/01/2010, 21:30
IMAGINO QUE HOUVE UM EXAGERO SEM PARAMETROS, SEMPRE TEM QUE CONSIDERAR A MOTORIZAÇÃO, TEM QUE HAVER HARMONIA. O EIXO QUE VOCE TIROU DEVERIA SER TAMBÉM DE UM JAVALI, CASO CONTRARIO A BITOLA SERIA DIFERENTE, E A RESISTENCIA MECANICA TAMBÉM.
sE COLOCARMOS UM MOTOR DE SCANIA NUM FUSCA NÃO DÁ CERTO.
SE COLOCARMOS UM MOTOR DE FORMULA 1 NUM JIPE TAMBÉM NÃO DÁ CERTO.
UM FORMULA 1 TEM QUASE 1000 CAVALOS DE POTENCIA. UM CAMINHÃO MB 1113 TEM DE 128 A 130 HP. SE VOCE TROCAR OS MOTORES EM CADA UM NADA DÁ CERTO. UM QUEBRA E O OUTRO NÃO ANDA. JAMAIS DARIA CERTO UM MOTOR 4.1 NO JAVALI, É COLARO COMO 2 + 2 É 4..... E NA CONTA QUERIA QUE DESSE 6...ABRAÇOS MAS GOSTEI DAS EXPERIENCIAS QUE VCS FIZERAM icojavali@hotmail.com
O pior que realmente colocou um 4.1 no javali, não achei errado não, o que não achei certo e colocar um pneu 35 em eixos que foi feito para aguentar pneus 225/75 R15, pelo menos se fosse os da F-75 que e para aguentar peso talvez daria certo, mesmo assim eu não arrisco.
Ele colocou esses eixos por conta de ter comprado o javali sem eixos motor e caixa.
tudo depende...
Usar todo conjunto original e com esforço apenas de ruas de terra e terrenos acidentados leves com certeza nunca vai precisar fazer nada com eixos...
Porém, devido as re-potencialziações (por questões práticas de consumo, desempenho, facilidade de peças de manutenção, ou para off-road em condições extremas) seria impossível utilizar os eixos originais...
A questão é quanto mais torque, menos os eixos aguentam, isso é natural!
De toda forma os eixos nunca quebraram, mas se quebrarem a 80km/h numa rodovia a "merda" tá feita... e o "SE" é a pior coisa que vc pode ter... SE e TALVEZ é foda!
Se você pode prever, e minimizar a possibilidade de problemas que arrisquem sua vida (e a dos outros) você não faria?
- Cinto de segurança de 3 pontos tb é só utilizado em acidente e nem por isso o pessoal deixa de instalar só proque nunca bateu... (o de 2 pontos resolve, mas vc bate o nariz no vidro que tal?).
- Gaiola ou santo antonio tb sót em serventia em uma capotagem, mas porque vc nunca capotou creio que não deixaria de ter...
O fato é, brasileiro ADORA um penduricalho inútil no carro, principalmente se faz o carro parecer mais alto, mais bunito, mas esquece compeltamente da segurança... isso explica o porque de poucos carros sairem originalmente com AIRBAG, porém todos tem "kit adventure", "kit aerodinâmico", "kit de rodas mais bunitinhas"... etc...
Agora KIT SEGURANÇA?? pra que? ah sim... vc nunca bateu!!!
:concordo:
BRASIL-SIL-SIL-SIL
Existem coisas que não precisam acontecer pra você se precaver, eu prefiro pecar pelo excesso de zêlo do que pela falta dele
abraços de flutuenates, freio a disco nas 4 e se puder de airbag tb eheeheh
Rodrigo Baratti
01/02/2010, 07:46
Concordo que tudo depende mesmo!
Meu coroa tirou uma F1000 cabinada zero em 1.988, nunca carregou um saco de cimento nela e sempre fez todas as revisões, a bichona tava com uns 300.000 km rodados.
Em 2005 na rodovia dos Bandeirantes, na reta, vi o pneu traseiro ultrapassa-la e atravessar o canteiro central indo parar no mato do outro lado, por sorte não acertou nenhum outro carro.
Ao analisar o semi-eixo rompido via-se perfeitamente que o rompimento era por fadiga, pois somente uma pequena parte (1/2) dele aparentava coloração mais clara de rompimento naquele momento. Alguma microfissura evoluiu com os anos.
O detalhe é que eu iamos para Caraguatatuba e se essa desgraça rompesse na serra iamos parar realmente na praia, descendo rolando.:(:roll:
Depois disso rompeu o outro lado em uma arrancada mais forte em uma esquina e uma terceira vez na serra, mas o velho estava bem devagar subindo.
Só nessa ocasião consegui convencer o teimoso que aquela desgraça ia mata-lo e ele vendeu. Hj está com uma L200 feliz da vida . :mrgreen:
[]
Concordo que tudo depende mesmo!
Meu coroa tirou uma F1000 cabinada zero em 1.988, nunca carregou um saco de cimento nela e sempre fez todas as revisões, a bichona tava com uns 300.000 km rodados.
Em 2005 na rodovia dos Bandeirantes, na reta, vi o pneu traseiro ultrapassa-la e atravessar o canteiro central indo parar no mato do outro lado, por sorte não acertou nenhum outro carro.
Ao analisar o semi-eixo rompido via-se perfeitamente que o rompimento era por fadiga, pois somente uma pequena parte (1/2) dele aparentava coloração mais clara de rompimento naquele momento. Alguma microfissura evoluiu com os anos.
O detalhe é que eu iamos para Caraguatatuba e se essa desgraça rompesse na serra iamos parar realmente na praia, descendo rolando.:(:roll:
Depois disso rompeu o outro lado em uma arrancada mais forte em uma esquina e uma terceira vez na serra, mas o velho estava bem devagar subindo.
Só nessa ocasião consegui convencer o teimoso que aquela desgraça ia mata-lo e ele vendeu. Hj está com uma L200 feliz da vida . :mrgreen:
[]
que tb teu velho podia ter colcoado um eixo flutuante e pronto...
mas viram o exemplo, ah casos e casos... brincar com segurança é foda, denovo prefiro pecar pelo excesso de zêlo
Renato Fraga
01/02/2010, 15:39
E na L200 está livre desse problema?????
Também não é semi flutuante o eixo dela????
Rodrigo Baratti
01/02/2010, 17:42
:concordo:, mas estamos falando de rompimento do semi-eixo por fadiga em veiculos originais (incluindo pneu). A comparação seria de uma F1000 com 20 anos e mais de 300.000 km contra uma L200 zero km.
É muito mais dificil um problema agora que antes. Ainda mais sendo AT.
que tb teu velho podia ter colcoado um eixo flutuante e pronto...
Até sugeri isso, mas o velho cabina a camionete zero e me fala que adaptações só no meu jeep....vai entender :roll::lol:
[]
Casa da transmissão4x4
01/02/2010, 17:46
??????????? Pode acontecer do mesmo jeito com L-200....
leopoldo
05/02/2010, 21:29
Voltando ao problema dos parafusos que prendem a rodalivre ao cubo da roda traseira com flutuante.
Depois de pensar em como amenizar o problema, e para que as pessoas não precisem fazer uma modiifcação radical como a minha, eu tenho uma proposta para quem tem tido o problem dos parafusos que soltam.
Eu não preciso fazer as peça que vou propor porque eu já tenho uma solução que funciona para o meu caso.
Entretanto, nem todos iriam usinar tanta coisa como eu fiz. Depois de um tempo, veio a seguinte opção, que quem quiser pode tentar usar. Em tese deve funcionar tão bem quanto o kit que vem no ENSIMEC.
A base so problema é a folga entree cubo e parafusos, que se não anulada faz com que a RL mexa pouco a cada acelerada e cada brecada. Por fim solta ou quebram- se os parafusos.
Só tem uma coisa que pode ser utilizada: ou o lit de prisioneiros com travas conicas e porcas, Sitema Toyota e ENSIMEC ou ......
Um parafuso usinado de forma especial para aguentar o torque e não permitir folga entre a RL e o cubo.
A minha opção para q
leopoldo
06/02/2010, 00:26
Desculpem (inclusive, obrigado Giovani)
tive problemas tecnicos aqui. Infelizmente passou o tempo para reditar, então, continuando....
A minha opção, para quem não quer muitas dores de cabeça, seria usinar 12 parafusos especiais. Esses parafusos permitem substituir os da RL e uma vez instalados no cubo, travam a RL e pronto.
Especificação de material Aço.(obvio)
Pode der à partir de um parafuso ALLEN M12.
Se quiser, pode partir de barra SAE4130 ou 4340.
Usinar a rosca 3/8" UNC, compatível com a rosca do cubo e na profundidade adequada.
Usinar um pescoço guia, se eu não me engano 9,8 mm, que guia o parafuso no cubo. Note que isso é necessário, pois o cubo do jeep tem um alargamento no Dia onde vai o parafuso no cubo. Sem o guia, o parafuso vai micromovimentar e soltar, ou quebrar.
Ai vem o truque .... usinar um corpo conico (cone morse), como se fosse o do terminal da direção do jeep.
Depois, mais um pedaço de rosca em 3/8" ou UNC ou UNF(melhor).
Bom, o parafuso vai roscado no cubo até assentar no guia e dar batente nas costas do conico.
Pode travar com trava química.
Por ultimo, passar alargador conico nos furos para fixar a RL.
Só isso, mas é lógico que tem um exercício de ajuste no projeto.
Essa é a ideia. O rascunho é algo assim anexado.
Olhando por fora da RL, o jeep fica "original".
O conico ajusta a RL, trava a mesma e ela não solta.
Joguei a ideia,
Boa sorte, se alguém fizer, poste como ficou .... depois dos testes.
Canis Lupus
23/03/2010, 17:47
e um sistema 3/4 flutuante?
http://www.tpub.com/content/armyordnance/Od10066/Od100660030.htm
o que realmente importa para a durabulidade do eixo, é a distribuição da massa do veiculo sobre ele e o problema dos pneus largos criando um efeito alavanca
pelo que notei pelos diagramas dos tipos disponiveis de eixos, é que os eixos flutuantes são usados principalmente em caminhões, talvez a F4000 tenha algo para doar
leopoldo
27/03/2010, 13:13
1- o que realmente importa para a durabulidade do eixo, é a distribuição da massa do veiculo sobre ele
2- e o problema dos pneus largos criando um efeito alavanca
3- os eixos flutuantes são usados principalmente em caminhões
4- talvez a F4000 tenha algo para doar
1- :discordo: ... uma vez que não importa como a massa esteja distribuida, porque a capa do semieixo apoia através dos rolamentos. É o ponto de apoio, e etá sempre nas extremidades. Isso não é uma viga sob carregamento distribuido.
2- :concordo: ... isso é a mais pura verdade, e ainda depende do offset das rodas, que pode melhorar, mas também pode piorar.
3- :concordo: ... alia-se capacidade de carga, e segurança, uma vez que mais carga solicita mais na flexo-torção e o semi-eixo teria que ser muito grande nestes casos.
4- :concordo: ... o problema recai nos semi-eixos em sí, por causa da bitola. Para colocar em um jeep, vem aquela coisa de corte e solda, que não dá muito certo, por questões tecnicas. :-(
leopoldo
Rapidamente
estou usando os cubos de roda dianteiros na traseira, coloquei a peça da ensimec que comprei separado com o renan e tive de fabricar alguns conicos (meio que arruela conica d epressão mas normais sem a pressão), porém usei prisioneiros "allen" e vou utilizar porcas parloc em cima dos conicos que foram usinados
Há algum problema disso???
em tempo, muita gente me pergunta e vou fazer a pergunta a vc, se a pessoa pegar 2 semi-eixos originais de cada lado, medir tamanho, criar encaixe, usinar soldar e fizer o teste de resistencia, é arriscado utilizar? (semi eixos soldados e re-temperados?).
abraços e obrigado
leopoldo
28/03/2010, 12:26
1- a princípio , não.
2- SOLDOU ? DANOU. não adianta, qdo vc solda, o tratamento termico envolta vai pro espaço. E a resistencia mecanica do aço fica prejudicada. O aço não estará temperado e haverá uma zona recozida entre esta e a original. Isso não é retemperar. Retemperar é temperar de novo um material que já está temperado por inteiro. A diferença eu posso explicar com umas comparações:
1- vc está fazendo um bolo, num tempo qualquer, retira o bolo dá uma olhada e coloca de novo no forno. Aqui vc tem um bolo homogeneo.
2- vc está fazendo um bolo, retira num tempo qualquer, adiciona outra massa e devolve para o forno. Aqui vc tem 2 bolos juntos, acabou a homogenidade.(caso da solda)
Para fazer direito, vc necessita pegar o semieixo, recozer, usinar, soldar, temperar e revenir. Aí vc pode ter um material melhor, que pode ficar "igual", ou um "pouco pior". QUalquer outra forma é "muito pior".
aroldo50
10/08/2010, 09:49
Pessoal, observei que existem vários diametros de eixo dianteiro da linha willys. A picape, rural e os diversos CJs são diferentes. Alguém saberia especificar a espessura (diametro externo) de cada um deles?
obrigado
Pessoal, observei que existem vários diametros de eixo dianteiro da linha willys. A picape, rural e os diversos CJs são diferentes. Alguém saberia especificar a espessura (diametro externo) de cada um deles?
obrigado
Leia aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4021
[]'s
Mestre Leopoldo e all.
migrei do CJ para FJ hehehe
agora tenho um band que está 100% mas nao tem os eixos traseiros flutuantes.
e a pergunta é:
alguém ja viu ou fez a adaptação de instalar a manga dianteira + cubo do eixo dianteiro(com pequenos ajustes) no eixo traseiro junto com todas as outros componentes originais para que transformar um eixo nao semi-flutuante em flutuante?
pelo que sei a manga precisa de um retabalho para encaixar dentro do eixo(rebaixamento) e um encurtamento dela para que o semi-eixo fique na medida correta.
esse torneamento diminuiria a resistencia do material? desconsiderando se houver remoção de material pois aí é logico, mas falando de têmperas e etc pois pelo que vi o problema é quando se solda.
Pelo que me falaram é tudo Pnp com peças originais toyota.
alguém ja fez ou sabe dessa adaptação?
achar esse eixo a preço justo está impossivel.
valeu!
Caro Leopoldo...nao tem nada a ver com esse tópico mas nao encontrei o tópico antigo...te lembras do problema no C4 ford que colocava óleo fora??...pois encontrei o problema, já fiz 2000 kms asfalto e trilha e nao baba nem uma gota na vareta....abraços.
amigo, eu já vi, sim.
ou melhor... já, e acho que foi aqui nesse tópico mesmo.
comecei a fuçar esse assunto pois quebrou alguma coisa ali pela roda traseira esquerda no meu jeep. o mecânico, que não é de 4x4 mas pelo
menos é de confiança porque cuida dos meus carros há 20 anos e nunca me sacaneou, ainda está tentando tirar o semi-eixo fora. descobri ontem com um colega aqui do fórum que precisa uma ferramenta especial. bem... a gaxeta (acho que é isso...) do cubo quebrou... isso a gente já sabe. estou sem pressa. hoje vou lá para colocá-lo - o mecânico - em contato com o colega aqui do fórum e tentar tirar esse semi-eixo fora. o troço quebrou quando tentei dar um tranco no Jeep. já pensou se fosse com o dito cujo andando ? pois é... estou pensando seriamente num flutuante... mas parece que tem que trocar - ou seria bem melhor se trocasse - por um canela grossa.
bem... procura aí que tem gente que já adaptou a roda livre do dianteiro no de trás, sim. boa sorte.
abraços a todos...
Mestre Leopoldo e all.
migrei do CJ para FJ hehehe
agora tenho um band que está 100% mas nao tem os eixos traseiros flutuantes.
e a pergunta é:
alguém ja viu ou fez a adaptação de instalar a manga dianteira + cubo do eixo dianteiro(com pequenos ajustes) no eixo traseiro junto com todas as outros componentes originais para que transformar um eixo nao semi-flutuante em flutuante?
pelo que sei a manga precisa de um retabalho para encaixar dentro do eixo(rebaixamento) e um encurtamento dela para que o semi-eixo fique na medida correta.
esse torneamento diminuiria a resistencia do material? desconsiderando se houver remoção de material pois aí é logico, mas falando de têmperas e etc pois pelo que vi o problema é quando se solda.
Pelo que me falaram é tudo Pnp com peças originais toyota.
alguém ja fez ou sabe dessa adaptação?
achar esse eixo a preço justo está impossivel.
valeu!
Schädell
16/10/2010, 17:39
Todos os veículos que rodam com eixos traseiros semi-flutuantes tem um grave problema:
Rompem ou fraturam sem avisar. [...]
[...]Bom, imagine você rodando a uns 80 km/h na dutra, cansado depois de um fim de semana fora da estrada e de repente, numa curva a sua roda trazeira sai do jeep, carregado o freio junto................
Não precisa dizer mais nada.[...]
Muito bacana a iniciativa!! Belas informações.
Mas vale lembrar, que em dois casos a roda não sai se houver o rompimento do ESF. :pensativo::pensativo:
- No diferencial militar até a série M, o Semi-eixo é separado da panela, tanto que você tira ele inteiro sem sequer mexer na roda.
- No CJ3 civil também mesmo caso, não é conjuntamente com a panela portanto não há o problema da roda sair do Jeep.
O Semi-Eixo junto com a panela foi adotado nos Jeep's modernos, do CJ5 pra cá, e portanto, como já foi supra citado: quando trica, sai a roda junto com o eixo.:putz::putz:
junior braga
25/04/2011, 13:35
Mas vale lembrar, que em dois casos a roda não sai se houver o rompimento do ESF. :pensativo::pensativo:
- No diferencial militar até a série M, o Semi-eixo é separado da panela, tanto que você tira ele inteiro sem sequer mexer na roda.
- No CJ3 civil também mesmo caso, não é conjuntamente com a panela portanto não há o problema da roda sair do Jeep.
O Semi-Eixo junto com a panela foi adotado nos Jeep's modernos, do CJ5 pra cá, e portanto, como já foi supra citado: quando trica, sai a roda junto com o eixo.:putz::putz:
o que é ESF????
nesse caso da serie M, como é não entendi direito, vc tem fotos, se possivel favor posta-las...
grato
Pablo.pinto2007
10/05/2011, 01:11
Bem... não entendi... pois tenho um CJ-3A e ele desde quando eu era pequeno, sempre fora do jeito que é hoje... eixo traseiro semi-flutuante, com o tambor de freio por fora... vi que existiu um CJ-3A com a panela de freio por dentro do semi-eixo, mas em todo caso a roda sai fora junto...
Agora também é certo que antigamente existia o CJ-2A militar com semi-eixos flutuantes de fábrica... isso sim
Eu já fui vítima do bom e velho semi-flutuante, destuí um corolla... e ainda não coloquei o eixo flutuante...
Tenho um grande dúvida... se eu instalar um kit de freio à disco na traseira e o semi-eixo partir... a roda não cairá, devido o disco de freio travar com a pinça, estou certo? agora esse dano será pior ou não... ou seja... o que acontece quando se trava uma das rodas de qualquer carro... ele roda, dando um cavalo de pau... caso o sistema de freio seja original, a roda irá pro espaço e ficarei sem freio e sem controle do carro... aí eu pergunto o que é melhor... dar um cavalo de pau na pista, manter a roda mas conseguir frear (caso a roda travada não pare de imediato o carro), ou ficar à deriva sem freio e com a possibilidade de também rodar (já vi um colega rodar na pista trÊs vezes por causa do semi-eixo que quebrou - por pouco não desceu o barranco)??
Eis as dúvidas para os especialistas... ou quem sabe os vivenciadores (infelizmente)!!!
Abraços!!!
Nem um nem outra Pablo.
Quer dormir tranquilo? Monta um flutuante cara!
O preju sera bem menor tanto pra voce quanto para os outros, ja pensou se ao inves de um corolla tivesse sido uma crianca? Como ia ficar sua consciencia hoje? Pense bem!
Pablo.pinto2007
11/05/2011, 00:37
""Dic3
Nem um nem outra Pablo.
Quer dormir tranquilo? Monta um flutuante cara!
O preju sera bem menor tanto pra voce quanto para os outros, ja pensou se ao inves de um corolla tivesse sido uma crianca? Como ia ficar sua consciencia hoje? Pense bem!""
Não tenha dúvidas... a minha pergunta é mais técnica do que realista, entende? O flutuante está nos planos sim... talvez o próximo passo!!!
Grande Abraço!!!
Pablo
M-Beltrame
14/06/2011, 21:40
O assunto já esta muito batido o jipe da foto ñ é um jeep mas fale a pena só para ilustrar.
Esse samurai é de um amigo meu e essa quebra aconteceu nesse final de semanal em um passeio bem light, para vcs terem uma ideia esse pneu é o on road dele.Vou aproveitar e colocar a fota da gambi q nos fisemos.
Tenho quase sertesa q o próximo up do dollar vai ser um flutuante.
T+
Pessoal desculpem a GUINORANÇA , quais tipos de eixo se pode transformar em flutuante ?? o chavetado pode ?? fico preocupado com isso e ainda mais vendo noticias de rodas perdidas por ai , como no caso do caminhao que soltou o rodado duplo e matou um casal .
blz abraços a todos . e vamo programando a proxima mentira pra contar pra esposa pra justificar gastar umas latinhas com o jeep hehe .
sim.. o chavetado tb pode ser convertido em flutuante.
a priori , qualquer eixo semi-flutuante pode ser convertido em flutuante, basta fabricar as peças p/ tal.
T+
ok mas e esses kits prontos tipo os da ensimec , enfer e demais ... pode ser colocado no eixo com sistema de cubo chavetado ou nao tem nada a ver ?? eu acho que da ''uiiii'' mas pediria a opiniao do engenheiros de plantao hehehe .
abraços e pesquisando e ja pensando numa desculpa pra dar pra dona onça a hora em que vier peças novas heehhee.
Jwillys pode sim. O meu era chavetado
dic3
entao posso desistir de vender meu eixo e instalar o flutuante por ex. os que venda na gama ?? que kit vc usou ??
Pessoal mais alguem que transformou o chavetado alguma particularidade ??
abraços
Pode sim, o meu kit é da Enfer, mais detalhes e fotos no topico da minha assinatura
DIc3
vi la seu jeep mutio bacanudo ein parabens , e deu pra ver bem o flutuante quando sobrar umas de r$cem vou enfrenter mais esse projeto , so vou ter que reprojetar bem o freio a disco que ja tenho .
blz abraços e valeu ai as dicas , e vamo começar a juntar dimdim hehehehe.
Colegas, colaborando com esse forum.
Tive uma quebra de semi eixo, e quando desmontei me deparei com uma manutenção errada.
Provavelmente o mecanico que fez manutenção imaginou que estaria fazendo melhor que o original...
Um quebrou e o outro ja tinha uma trinca na mesma regiao
veja nas fotos o QUE NAO SE DEVE FAZER:
A solda fez mais uma vítima....
Um indício visível pelo lado de fora, de que a manutenção anterior não foi das melhores:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=313997&stc=1&d=1317572237
E notem que o anel tem marca de esmeril. Certamente já tinha sido usado anteriormente e com solda.
[]'s
Denis Takashi
02/10/2011, 14:37
Um indício visível pelo lado de fora, de que a manutenção anterior não foi das melhores:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=313997&stc=1&d=1317572237
E notem que o anel tem marca de esmeril. Certamente já tinha sido usado anteriormente e com solda.
[]'s
Pra provar como a solda que é o concentrador de tensão, a trinca iniciou bem na junção entre a solda e o semi eixo.... não dá pra dizer nem que é a ZTA ... e se reparar bem na fratura, ela iniciuou-se e foi propagando ( area lisa, mais escura) depois que chegou a um diametro que não resistia a solicitação e quebrou subitamente( area brilhante e mais aspera).
Outro aspecto interessante é que este é o semi eixo prato com rolamento conico, coisa que saiu apenas em uns 2 anos no jeep... pra achar um novo par destes vai ser uma trabalheira razoavel.
()´s
... e se reparar bem na fratura, ela iniciuou-se e foi propagando ( area lisa, mais escura) depois que chegou a um diametro que não resistia a solicitação e quebrou subitamente( area brilhante e mais aspera).
Outro aspecto interessante é que este é o semi eixo prato com rolamento conico, coisa que saiu apenas em uns 2 anos no jeep... pra achar um novo par destes vai ser uma trabalheira razoavel.
()´s
É isso mesmo, foi fadiga. E inciou na solda.
A area da ruptura final tinha +- 1cm²
Esse eixo é F. de achar...se nao me engano saiu apenas 68 e 69. So encotrei usado. Tive que trocar os dois semi-eixos...
Quando o $$ der, vou instalar flutuante.
Natan Felli
02/10/2011, 17:36
[]'s
Hehehhe e bela solda nisso!!!!
Rodrigotche
02/10/2011, 23:47
Alguem já substitui o rolamento conico pelo de esferas?
Oque precisa ser feito para fazer esta substituição
Um abraço
Alguem já substitui o rolamento conico pelo de esferas?
Por curiosidade...
qual a motivação para trocar ?
existe alguma vantagem ?
A nao necessidade de constantes revisoes, reapertos, ajustes de folgas, pré cargas e tudo mais.
O Edgar aqui do forum tava com um projeto muito interessante sobre isso.
georgevalle
06/10/2011, 08:57
Galera não li o topico todo, li somente as paginas iniciais e as finais e a tive problemas com os dois sistemas, o flutuante ja tive a roda saindo passear por três vezes uma com um jeep 67 a rosca da flange dos rolamentos das rodas estava gasto e provavelmente em uma trilha folgou e no asfalto simplesmente desmontou estava fazento uma curva e a roda simplesmente caiu e foi longe o jipe ficou claro sem freio mas ainda com direção recuperamos a roda estava dentro todas as porcar e os rolamento montei e chegei em casa (esta bem perto) troquei a flange e tudo bem agora tambem aconteceu com uma rural 68 tambem a roda dianteira esquerda que resolveu andar mais que a viatura mas o problema da rural foi a quebra do rolamento que alias tambem em outra ocasião ocorreu do lado direito mas este a roda não saiu notei no freio que tinha algo errado nesta mesma rural ja tive tambem a quebra do rolamento do eixo traseiro esquerdo que apos uma trilha notei o vazamento de oleo pela campana de freio e pude perceber que a roda estava um pouco fora da posição normal (acredito que as quebras dos rolamentos da rural foram causadas pelos pneus maiores), tambem ja tive a roda dianteira esquerda da sportage me abandonando (sistema flutuante como todos os willys dianteiros) aparentemente manutenção mal feita pois na remontagem não localizei a trava da porca do rolamento externo provavelmente algum "mexânico" tinha feito a manutenção e achou desnecessária a trava (sei lá né), e por ultimo a grand blazer quebrou o rolamento da rola traseira esquerda, ao chegar em Curitiba após rodar +/- 60 km notei "cheiro de oleo e ferro quente" parei e fui conferir estava lá a campana de freio aquecida e com vazamento de oleo do diferencial fui na oficina de um amigo especialista em manutenção de 4x4 e efetuamos a troca dos dois rolamentos (troquei o do lado direito tambem afinal o que é um peido a mais para quem ja tá todo ca**** mesmo), enfim na minha experiência não condeno o sistema semiflutuante pois o sistema flutuante comigo foi muito pior considero que é muito mais frequente a quebra de rolamento do que a quebra de ponta de eixos mesmo porque a ponta de eixo no ponto de apoio do rolamento sempre é mais reforçado ficando desta forma impossivel a quebra por trancos ou esforço em trilhas ficando a quebra neste local restrita a duas opções a solda do anel trava do rolamento ou aquecimento exessivo pela quebra do rolamento algo que podemos perceber ou inspecionar, portanto vale a velha ladainha de sempre revisão, revisão e revisão e fica a dica sempre que comprar uma viatura vale a pena desmontar e revisar os diferenciais e rolamentos de rodas aprendi isso após a compra do sportage que pela porquisse de algum "mexânico" acabou com um domingo de trilha.
Rodrigotche
06/10/2011, 22:29
A nao necessidade de constantes revisoes, reapertos, ajustes de folgas, pré cargas e tudo mais.
O Edgar aqui do forum tava com um projeto muito interessante sobre isso.
E não entra barro pois o rolamento é blindado
Denis Takashi
06/10/2011, 23:13
), quebra de ponta de eixos mesmo porque a ponta de eixo no ponto de apoio do rolamento sempre é mais reforçado .
george,
Na verdade, perto do rolamento a secção do semi eixo é maior pelo fato desta região estar sujeita também a esforços de flexão alternada também, pois o rolamento ainda permite que o eixo trabalhe como se fosse "em balanço " .... basta retirar a caixa de satélites que se percebe que os semi eixos ficam "dançando" , ou seja, dá para imaginar o quanto de esforço é aplicado naquele ponto.
Não que eu seja defensor do sistema flutuante ou coisa do genero, mas no seu post já evidencia que os problemas ocorreram por manutenção falha... ou falta de trava ou pela rosca da manga.... por mais que o sistema seja confiável, antes de ir pra trilah sempre é bom erguer o carro e conferir as folgas dos cubos, e acima de tudo regularmente abrir tudo , revisar e montar com graxa nova.
Particularmente, pelo aspecto de robustez ainda prefiro o sistema de rolamento conico. Neste caso há um retentor no cubo, que impede a entrada de areia e etc.... no caso do rolamento esférico isso é apenas pela blindagem do rolamento, que diga-se de passagem , não é das melhores..... Certo que o sistema requer ajustes, mas ao meu ver isto é algo que também ocorre no sistema flutuante.
()´s
georgevalle
07/10/2011, 08:18
Concordo com você Denis com relação à robustez do rolamento cônico em relação ao de esfera, para quem quer melhorar os eixos dos willys vale a pena tentar adaptar rolamentos cônicos como o da grand blazer, silverado, etc que são cônicos fixos como os de esfera, neste diferenciais quem segura a ponta de eixo é o rolamento que por sua vez é preso ao tubo do diferencial pela chapa que fecha o tubo igual aos willys acredito que seja facil de adaptar estes rolamentos, na proxima vez que precisar trocar os rolamentos vou adaptar estes.
junior braga
07/10/2011, 08:43
Neste caso há um retentor no cubo, que impede a entrada de areia e etc.... no caso do rolamento esférico isso é apenas pela blindagem do rolamento, que diga-se de passagem , não é das melhores.....
()´s
Mas no sistema com rolamento esferico também pode ser instalado o retentor interno ´´dentro da ponta da carcaça´´, uma vez que o rolamento ja veda por ser blindado ambos os lados, mas...se quer mais segurança quanto a vedação pode instalar ao inves de um retentor interno, dois retentores o interno e um externo, nesse caso o externo seria na flange que prende...aquela que vai parafusada na ponta da carcaça....no meu fiz assim, inclusive está tudo aqui nesse tópico..algumas paginas anteriores.
[ ],
Denis Takashi
07/10/2011, 22:16
Concordo com você Denis com relação à robustez do rolamento cônico em relação ao de esfera, para quem quer melhorar os eixos dos willys vale a pena tentar adaptar rolamentos cônicos como o da grand blazer, silverado, etc que são cônicos fixos como os de esfera, neste diferenciais quem segura a ponta de eixo é o rolamento que por sua vez é preso ao tubo do diferencial pela chapa que fecha o tubo igual aos willys acredito que seja facil de adaptar estes rolamentos, na proxima vez que precisar trocar os rolamentos vou adaptar estes.
George,
Esse sistema de "cubo prato" + rolamento conico chegou a sair no jeep, se não me engano em 67/68 e apenas nestes anos... depois vieram os rolamentos esfericos. Era uma boa saida, pois além de robustos a regulagem era mais fácil, pois dava-se através de "castelos" localizados nas flanges que seguram os rolamentos.
É esse sistema citado que aparece a algusn posts atrás, fraturado bem na solda.
()´s
Denis Takashi
07/10/2011, 22:30
Mas no sistema com rolamento esferico também pode ser instalado o retentor interno ´´dentro da ponta da carcaça´´, uma vez que o rolamento ja veda por ser blindado ambos os lados, mas...se quer mais segurança quanto a vedação pode instalar ao inves de um retentor interno, dois retentores o interno e um externo, nesse caso o externo seria na flange que prende...aquela que vai parafusada na ponta da carcaça....no meu fiz assim, inclusive está tudo aqui nesse tópico..algumas paginas anteriores.
[ ],
Junior,
O retentor de "dentro" existe de qualquer forma, pois ele que impede que o oleo da tubeira vá até o rolamento.
Originalmente ali não tão exposto assim, pois o sistema de freio era a tambor, que segurava em partes a terraque poderia chegar ao rolamento , com o advento dos freios a disco esse rolamnto ficou mais exposto do que era comum. Particularmente acho que o rolamento é apenas blindado e não vedado.
A ideia de um novo retentor por fora é uma boa, se for algo fácil e simples de fazer seria uma boa ideia.
()´s
junior braga
08/10/2011, 08:21
Junior,
A ideia de um novo retentor por fora é uma boa, se for algo fácil e simples de fazer seria uma boa ideia.
()´s
é bem simplex sim...
1 - levei a flange num torneiro mandei cortar a aba externa dela,
2 - depois deu um passe por dentro acertando a base onde o rententor encaixa,
3 - depois e só encaixar o retentor....plug and play.
ps: 1 - as arruelas lisa que aparecem nas fotos foram substituidas...não ficou assim não.
2 - so não tenho aqui agora o numero do retentor, mas isso é facil de conseguir...
[ ], :dance:
E não entra barro pois o rolamento é blindado
Sobre ele ser bindado, sempre fiquei com a um desconfiaça da eficiencia dessa "blindagem". Principalmende depois um tempo de uso.
O que realmente me incomoda nesse rolamento, é que rolamentos de esferas sao fracos para cargas laterais quando comparados com rolamentos conicos.
A unica vantagem que vejo do rolamento de esferas é a comodidade.
antonio umino
09/10/2011, 20:12
é bem simplex sim...
1 - levei a flange num torneiro mandei cortar a aba externa dela,
2 - depois deu um passe por dentro acertando a base onde o rententor encaixa,
3 - depois e só encaixar o retentor....plug and play.
ps: 1 - as arruelas lisa que aparecem nas fotos foram substituidas...não ficou assim não.
2 - so não tenho aqui agora o numero do retentor, mas isso é facil de conseguir...
[ ], :dance:
Junior. Neste sistema de rolamento de esfera(blindado) o retentor interno que colocado na carcaça do diferencial para impedir que o oleo chegue ao rolamento. e por este ser blindado. O retentor que vc coloca na peça torneada no caso a chapa de fixação do eixo na carcaça e nela é que vai o retentor. Como não existe nenhuma lubrificação (graxa ou oleo) neste ponto o retentor não vai ter efeito nenhum. e com isto este vai deterior com o atrito entre o eixo e o retentor, havendo o seu desgaste e perdendo a finalidade para tal.
Agua poeira. pois este vai trabalhar seco.
não sei a opinião de outros. que com certeza opinará
abçs
georgevalle
10/10/2011, 08:16
Gente tenho na rural vermelha (68) este sistema com rolamento cônico e tem ajuste em uma roda se não me engano lado direito o lado esquerdo é fixo, eu sugeri aos que estão querendo algo mais robusto e sem regulagens o rolamento cônico como o da grand blazer / silverado me falaram que o do troller tambem é assim (não sei), internamente é rolamento cônico (sei porque o meu desmontou e a pista é inclinada) externamente é igual ao rolamento de esfera é fixo não tem pista e capa separadas portanto acredito que seja o mais viavel para adaptações vale a pena ir a casas especializadas em rolamentos vai que tem deste tipo ja na medida que possamos utilizar nas adaptações?
Pessoal tava aqui cos meus botões e meu veio uma ideia na cachola !! e colocar um eixo dianteiro na traseira ''uii '' do jeep sera que seria viavel alinhado e tudo travado devidamente que acham os entendidos ???
abraxx
Elmer_Jeep
28/10/2011, 16:17
Pessoal tava aqui cos meus botões e meu veio uma ideia na cachola !! e colocar um eixo dianteiro na traseira ''uii '' do jeep sera que seria viavel alinhado e tudo travado devidamente que acham os entendidos ???
abraxx
já que virou piada vou compartilhar um vídeo do processo de desmontagem :? :twisted:
concertando jeep no Badu.3gp - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=jTtn9GesBt0)
[]'s
Recomendo fortemente NAO INVENTAR MODA!
Sob risco de ir conhecer o criador precocemente...
leopoldo
28/10/2011, 18:11
1- esse video é mais uma demonstração da perfeita harmonia entre perícia, conhecimento e habilidade. Isso antes de inventarem as ferramentas. Quem sabe qdo eu crescer quero ser assim !
2- sobre colocar o eixo na traseira, não sei de quem, eu diria que vc vai desocbrir que o diferencial fica do lado errado, se for em um jeep. Na rural, por ser mais comprida, até pode dar certo.
já que virou piada vou compartilhar um vídeo do processo de desmontagem :? :twisted:
[]'s
Rapaiiiiiizzzzz...:shock:
Quando ele começou à bater achei que aquela arapuca ia cair na cabeça dele!:chorandoderir::chorandoderir:
[]'s
concertando jeep no Badu.3gp - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=jTtn9GesBt0)
[]'s
Nada como tentar consertar um jeep com emoção, kkkkkkkkkk
Rapaiiiiiizzzzz...:shock:
Quando ele começou à bater achei que aquela arapuca ia cair na cabeça dele!:chorandoderir::chorandoderir:
[]'s
Eu também pensei isso. Ainda bem que erramos na suposição!
Não foi por falta de flutuante, mas uma roda solta matou mais um:
G1 - Motorista morre ao ser atingido por roda de carro na Ponte Rio-Niterói - notícias em Rio de Janeiro (http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/motorista-morre-ao-ser-atingido-por-roda-de-carro-na-ponte-rio-niteroi.html)
Rodrigo Baratti
28/05/2012, 23:02
Qdo a roda com o semi eixo da F1000 do meu pai atravessou o canteiro e a pista contraria da Bandeirantes o medo era esse.
Imagine a porrada de uma pneu 265/70R16 a 100 km/h no parabrisa?! Por sorte (por Ele) não pegou em nada e acabou no mato.
[]'s
Robertux
19/09/2012, 00:48
Eu já me salvei duas vezes de acidentes com eixo semi-flutuante agora vou instalar um flutuante no meu Jeep.
A primeira vez foi em 1982, eu tinha uma moto CB 400 e estava levando minha namorada (atual mulher) na faculdade em um sábado à tarde e, em uma avenida de pista dupla, vinha em sentido contrário a mim um caminhão basculante Chevrolet D-60.
Eu estava subindo e o caminhão descendo e a descida era bem íngreme quando o rodeiro duplo esquerdo saiu e desceu rolando, bateu na ilha da avenida, subiu e veio voando em minha direção. Minha namorada e eu precisamos abaixar a cabeça para não sermos atropelados pelo rodeiro.
O segundo quase acidente aconteceu agora em janeiro/2012.
Eu vinha voltando da Ilhabela, com destino a Piracicaba pela rodovia D. Pedro I. Nós vínhamos em 4 jipes andando a +/- 90 a 100 km/h quando decidimos entrar em Itatiba para abastecer em um posto que tinha GNV (tinha uma F75 a gás no grupo).
Saímos da rodovia e entramos por uma avenida, andamos por volta de 500m ou 1 km. Bem em frente ao posto tinha uma rotatória. Quando freei para entrar na rotatória (a +/- 5 km/h) a roda traseira direita me ultrapassou com a ponta de eixo e tudo. Ao mesmo tempo a traseira do Jeep caiu. Graças a Deus eu estava quase parado.
Se fosse 2 minutos antes provavelmente eu estaria morto.
Deixei o Jeep com um jipeiro local, o Francisco, que viu o acidente e se prontificou a me ajudar e voltei na semana seguinte para buscar já concertado pelo mecânico do Francisco que também é jipeiro. Para minha mulher eu falei que a roda traseira travou e o Jeep não andava mais, se ela souber que a roda caiu provavelmente me fará vende-lo.
Willian Del Piero Rocha
19/09/2012, 11:55
Como eu andava pouquisimo com meu jeep,não me preocupava muito com o eixo(o que já é errado pois se ele já estivesse com problema,poderia partir na esquina de casa mesmo)mas como agora estou começando a andar mais,a preocupação é grande,ainda mais que tenho uma filha com dois anos e meio e que adora o jeep,não vou me sentir seguro para fazer passeios com ela e a esposa enquanto não colocar o flutuante.Já estou até pesquisando o modelo(marca) para comprar.
Willian Del Piero Rocha
19/09/2012, 12:19
sei que no forum geral,tem um topico perguntando sobre o flutuante fabricado pela Hd4x4 (HD engenharia),só que ninguem respondeu se usa o mesmo.Por isso volto a perguntar aos jipeiros,alguém usa o flutuante fabricado pela hd4x4 ?! O preço é bem interresante e parece bem feito.
maxdelta
19/09/2012, 13:58
Deixei o Jeep com um jipeiro local, o Francisco, que viu o acidente e se prontificou a me ajudar e voltei na semana seguinte para buscar já concertado pelo mecânico do Francisco que também é jipeiro. Para minha mulher eu falei que a roda traseira travou e o Jeep não andava mais, se ela souber que a roda caiu provavelmente me fará vende-lo.
Isso se ela não lê o forum! A minha lê e até responde as vezes!
Cansei de equipar o jipe, vou rodar com os q já estão "prontos" O jipe não irá demorar para eu vender, jipe 3 sustos com ele, não quero ter o 4º, nesses 2 anos percebi q o jipe é pra quem tem como ter eu não posso, sou muito lesado. Já bati até pega com o jipe! Mais doido foi o outro jipeiro q aceitou o desafio!
Segurança é vital!
Robertux
19/09/2012, 14:13
Isso se ela não lê o forum! A minha lê e até responde as vezes!
Com certeza ela não lê, senão eu não teria escrito aqui!
Robertux
19/09/2012, 14:21
sei que no forum geral,tem um topico perguntando sobre o flutuante fabricado pela Hd4x4 (HD engenharia),só que ninguem respondeu se usa o mesmo.Por isso volto a perguntar aos jipeiros,alguém usa o flutuante fabricado pela hd4x4 ?! O preço é bem interresante e parece bem feito.
Esse pessoal é novo no ramo. Eu vi o produto deles na Fenajipe e gostei. Pretendo comprar deles por vários motivos.
1º) Achei muito caprichado, bem feito e bem acabado e conversando com um deles, não me lembro se foi o Henrique ou o Daniel, tive a impressão que eles sabem o que estão fazendo.
2º) A fábrica é em São Carlos, pertinho de Piracicaba o qua facilita as coisas, ele se dispôs até a trazer o kit para Piracicaba e fazer a instalação para mim.
3º) O preço deles é o melhor do mercado.
Um amigo meu comprou um kit para a Rural há poucos dias, não sei se ele já instalou. Vou tentar falar com ele no final de semana e ver a opinião dele. Depois posto aqui.
Willian Del Piero Rocha
19/09/2012, 16:21
Roberto,se vc viu o kit pessoalmente,conversou com os caras e achou que vale a pena,então acho que por enquanto eles sairão na frente na minha "concorencia" para a compra do flutuante.Para melhorar,,,só se a fábrica fosse perto de minha casa e eles trouxesem o kit e instalasem !!!!!!!!!!! (sortudo vc né..)
A Única coisa que não gostei no kit deles é que não tem a flange com suporte de pinças para o freio a disco...
Denis Takashi
19/09/2012, 20:05
A Única coisa que não gostei no kit deles é que não tem a flange com suporte de pinças para o freio a disco...
Pelo que parece, esse kit da Hd é parecido ( pra não dizer igual) o da antiga macrotorque.... Eu instalei uns 4 conjuntos desses e no caso , o suporte da pinça era parte integrante do conjunto, pois era ele que segurava a manga de eixo( O suporte ia por trás da tubeira, aí 4 parafusos que seguram a manga são parafusados a ele)
Esse suporte até que não é muito difícil de fabricar, como é uma chapa grossa, até dá para fazer de chapa ( oxicorte) mesmo.
Denis Takashi
19/09/2012, 20:21
Eu já me salvei duas vezes de acidentes com eixo semi-flutuante agora vou instalar um flutuante no meu Jeep.
A primeira vez foi em 1982, eu tinha uma moto CB 400 e estava levando minha namorada (atual mulher) na faculdade em um sábado à tarde e, em uma avenida de pista dupla, vinha em sentido contrário a mim um caminhão basculante Chevrolet D-60.
Eu estava subindo e o caminhão descendo e a descida era bem íngreme quando o rodeiro duplo esquerdo saiu e desceu rolando, bateu na ilha da avenida, subiu e veio voando em minha direção. Minha namorada e eu precisamos abaixar a cabeça para não sermos atropelados pelo rodeiro.
O segundo quase acidente aconteceu agora em janeiro/2012.
Eu vinha voltando da Ilhabela, com destino a Piracicaba pela rodovia D. Pedro I. Nós vínhamos em 4 jipes andando a +/- 90 a 100 km/h quando decidimos entrar em Itatiba para abastecer em um posto que tinha GNV (tinha uma F75 a gás no grupo).
Saímos da rodovia e entramos por uma avenida, andamos por volta de 500m ou 1 km. Bem em frente ao posto tinha uma rotatória. Quando freei para entrar na rotatória (a +/- 5 km/h) a roda traseira direita me ultrapassou com a ponta de eixo e tudo. Ao mesmo tempo a traseira do Jeep caiu. Graças a Deus eu estava quase parado.
Se fosse 2 minutos antes provavelmente eu estaria morto.
Meus R$ 0,02
Caminhões e outros veiculos de carga saem de fábrica com eixos flutuantes desde o tempo que se amarrava cachorro com liguiça....
Mas o que acontecceu com o Roberto pode sim acontecer até mesmo no Jeep, por algumas razões :
1- falha dos rolamentos do flutuante( fundir, quebrar...)
2- Porca do cubo solta : Se seu mecanico vem com aquela talhadeira pra apertar a porca da manga, já fique esperto...
3- Falha da manga de eixo : Os mecanicos mais antigos lembram das " carcaças valente" , que socorriam inumeros caminhões a decadas atras
O eixo canela grossa por um lado é mais robusto, mas o que sempre me deixou meio com o pé atrás foi o sistema de trava do rolamento....Se vc solda, tira esse peso da consciencia, mas aí pesa pelo risco de quebrar a ponta de eixo....
E eu já presenciei o disco de freio segurando uma ponta de eixo quebrada... como o disco é ferro fundido, ele quebrou em 3 pedaços ( fratura frágil) , ou seja, pode até segurar, mas não é bom confiar.
()´s
juleymar73
19/09/2012, 22:41
ENtão pessoal se alguen suber de uma marca boa com preço bom da um grito aqui nesse topico que eu estou acompanhando.
valew pessoal.
Pelo que parece, esse kit da Hd é parecido ( pra não dizer igual) o da antiga macrotorque.... Eu instalei uns 4 conjuntos desses e no caso , o suporte da pinça era parte integrante do conjunto, pois era ele que segurava a manga de eixo( O suporte ia por trás da tubeira, aí 4 parafusos que seguram a manga são parafusados a ele)
Esse suporte até que não é muito difícil de fabricar, como é uma chapa grossa, até dá para fazer de chapa ( oxicorte) mesmo.
Denis,
Eu até dei idéia ao pessoal (pelo mercado livre) para fazer um suporte para pinças de Band (que o pessoal sempre usa em freios a disco na traseira), mas não deram muita bola...
Casa da transmissão4x4
20/09/2012, 07:20
Denis,
Eu até dei idéia ao pessoal (pelo mercado livre) para fazer um suporte para pinças de Band (que o pessoal sempre usa em freios a disco na traseira), mas não deram muita bola...
Um dos melhores kits que tinha no mercado era o da macrotorque, mas infelismente eles fecharam. Hoje o melhor kit e o SHD( não e o HD) da ensimec com estrias, o problema e só o valor que e um pouco alto, mas quem tem codições eu acho que pode usar ate pneus 40 com este kit.
Danilo.
Denis Takashi
20/09/2012, 22:14
Denis,
Caveso,
No caso, o Kit macrotorque tinha a opção de usar o disco da F1000 e a pinça da S10, que é parecida com a da Band. No engesa poderia ser usado o disco ventilado das Bands e a pinça da S10 tbm.... sairia algo relativamente barato, pois o disco é "de linha" e não especial como o do Jeep .
Tendo o Kit em Mãos, daria para pensar em fabricar um suporte, dependendo da demanda, até produzir algo fundido como o Macrotorque.
Particularmente, eu acho esse tamanho de pinça exagerado para um Jeep, mas para carros mais pesados, pneus grandes e etc até poderia ser, desde que a frente fosse devidamente dimensionada tbm....
Caveso,
No caso, o Kit macrotorque tinha a opção de usar o disco da F1000 e a pinça da S10, que é parecida com a da Band. No engesa poderia ser usado o disco ventilado das Bands e a pinça da S10 tbm.... sairia algo relativamente barato, pois o disco é "de linha" e não especial como o do Jeep .
Tendo o Kit em Mãos, daria para pensar em fabricar um suporte, dependendo da demanda, até produzir algo fundido como o Macrotorque.
Particularmente, eu acho esse tamanho de pinça exagerado para um Jeep, mas para carros mais pesados, pneus grandes e etc até poderia ser, desde que a frente fosse devidamente dimensionada tbm....
Então, se fizerem u suporte para pinças de s10 eu topo encarar...
Robertux
27/09/2012, 00:26
Meus R$ 0,02
Caminhões e outros veiculos de carga saem de fábrica com eixos flutuantes desde o tempo que se amarrava cachorro com liguiça....
Mas o que acontecceu com o Roberto pode sim acontecer até mesmo no Jeep, por algumas razões :
()´s
Eu praticamente aprendi a dirigir em uma pickup Chevrolet C-14 ano 1967, que compramos em 1976 para a empresa que estávamos montando. Eu tinha 18 anos, dirigia desde os 10 mas apenas no sítio, no trânsito das cidades e rodovias foi com a C14 que comecei. Tive diversos outros veículos mas não abri mão dela até 2000, quando acabei vendendo e me arrependo até hoje. Andei com ela mais de 500 mil km, muitas vezes com o dobro da carga licenceada e ela usava eixo traseiro semi flutuante como o Jeep e nunca quebrou e também nunca precisei trocar os rolamentos, mas ela não entrava na água nem em atoleiros.
Nos Jeeps, em função do uso severo que fazemos dele, o ideal seria verificar a cada fim de trilha o estado dos rolamentos, levantando a roda e virando com a mão tentando ouvir algum barulho ou asperesa ao rodar e trocar o rolamento a cada anomalia, ou instalar um sistema flutuante e fazer uma verificação a cada 6 meses ou anualmente.
Essa é a minha opinião, baseada em minha vivência de mais de 40 anos dirigindo e pouco mais de 2 milhões de km rodados com diversos modelos de automóveis, camionetes e caminhões.
Abraços
Roberto
Fabiano Louces
20/06/2013, 15:01
Acho que esse video que eu achei no youtube tem tudo a ver com o topico.
Teste da Toyota Bandeirante 73 em Morretes-PR 13/03/2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=l1j3Bpm8dIE)
Abraços
Caramba, e pra pegar a roda? kkkkkkkkkk
william_1966
13/05/2014, 15:38
Pessoal, poderiam me ajudar?
Meu jeep willys 1966 tem eixos da rural, diferencial mais longo (não me recordo qual), freio a disco traseiro, usa pneus 245/70/16 em rodas "kombat". Não faço trilha.
No meu caso ainda é aconselhável colocar "flutuante"? qual kit se adapta ao meu set up atual? Atualmente estou sem condições de comprar um kit flutuante, como posso checar a situação dos rolamentos e quais manutenções posso fazer pra aumentar a vida útil dele? Posso substituir os rolamentos em casa?
Muito obrigado!!!
Pablo.pinto2007
15/05/2014, 18:23
Pessoal, poderiam me ajudar?
Meu jeep willys 1966 tem eixos da rural, diferencial mais longo (não me recordo qual), freio a disco traseiro, usa pneus 245/70/16 em rodas "kombat". Não faço trilha.
No meu caso ainda é aconselhável colocar "flutuante"? qual kit se adapta ao meu set up atual? Atualmente estou sem condições de comprar um kit flutuante, como posso checar a situação dos rolamentos e quais manutenções posso fazer pra aumentar a vida útil dele? Posso substituir os rolamentos em casa?
Muito obrigado!!!
Olá! amigo...
Posso te dizer uma coisa... esse negócio de semi-eixo semi-flutuante (original) é uma caixa de surpresas... eu já quebrei duas vezes, numa o semi-eixo quebrou entre o diferencial e o rolamento, então a roda não caiu, mas ficou presa pela flange do rolamento que segurou firmemente e consegui viajar 230 km com a família no jeep e a roda zambeta... de 4x4 mas no caso sendo "puxado" pela dianteira, isso com aros da F-1000 93 (bolinha) e pneus 265/70R15 lisos... e da segunda vez eu havia acabado de instalar alargadores de rodas (pois tinha colocado kit de freio a disco e a pinça havia pegado no aro)... e andava com uns pneus 255/70R15 cobertos (pneus bem pesados por sinal)... e no dia que quebrou eu escutei um nheco nheco vindo da roda, parei, olhei não vi nada demais (já que meu cubo de roda havia uma folga com o semi-eixo, achei que fosse isso)... e continuei andando... resultado 23:00 quase nenhum veículo na rua, me quebra o semi-eixo o jeep é "puxado" pra esquerda eu invado a pista da esquerda (mão única) e atropelo um corolla com um casal de senhores de idade... o corolla vôou, sim ele vôou mesmo, caiu de bico uns 10 metros a frente e saiu arrastando por mais uns 20 metros... graças a deus nada aconteceu aos senhores do corolla... mas meu prejuízo foi tamanho... e tive sorte por ser um corolla, pois se fosse qualquer carro nacional eu teria que pagar outro carro... pois era motivo para perca total... digo isso devido uma chapa de proteção do motor do corolla que se não fosse esta teria estourado a carcaça do motor (aí era o preço de outro carro)... enfim... depois de consertar o corolla, fui investigar o que havia ocorrido com o semi-eixo... notamos que o cubo de roda estava trincado (tive que trocar) e o semi-eixo quebrou no pé do rolamento... como gastei todo o dinheiro do ano no conserto do corolla, tive que continuar sem flutuante na traseira...
Na ultima reforma que fiz eu instalei (made in home) o flutuante... agora sou de maior, uso pneus 33"!!!
Mas uma dica é que vc pode fazer aos poucos, como fiz... vai juntando uma peça aqui, outra acolá... manda fazer um eixo aqui outro ali... de repente tá com todas as peças e aí é só montar...
Muitos vão dizer ser essencial instalar o flutuante... mas posso te dizer... meu jeep é de 1951 e os semi-eixos que usamos neles são originais, ou seja, quantos anos fazem que trabalham? então é uma questão complicada querer acertar quando o semi-eixo vai fadigar... o meu jeep eu costumava andar sempre com a família, somos 5... hoje nem cabem mais (cresceram)... mas já cheguei a colocar 4 adultos e 4 crianças... então... isso tudo vai fadigando... então para o amigo que tá de boa... usa só pra charlar... dar uma volta na cidade... fica com o original mesmo... fazendo uma revisão de lubrificação a cada 6 meses (ou 1 ano, vai depender do uso)... inspecionando o semi-eixo atrás de trincas (o ideal é fazer uma análise com líquidos penetrantes, empresas de inspeção de equipamentos usam bem isso)... fica tranquilo o uso do sistema original...
Agora se vc quer dar uma verificada nos rolamentos de seu jeep, tem que saber se é cubo de roda, com semi-eixo cônico ou flange... é simples saber... se seu jeep tem uma porca na ponta do eixo, é sinal que é cubo de roda e semi-eixo cônico, se não tiver é porque é flange... eu particularmente só conheço bem o cubo de roda... e dá um trabalhão desmontar tudo aquilo... o primeiro desafio é tirar o cubo de roda cônico... se não tiver um saca polias bom, vai penar... não aconselho dar pancada... ah não ser com técnica no uso do saca polias... que se bate no eixo e não no cubo de roda...depois de desmontar o cubo, deve-se tirar todo o esquema de freios, e aí ter acesso à flange que segura o rolamento... cuidado pois tem uns calços e serão estritamente necessários... aí tem-se acesso ao rolamento que é cônico, capa e pista... são rolamentos caros, e eu cheguei a conclusão de que não adianta colocar dos caros, porque se eu faço revisão de 6 em 6 meses, saberei quando trocar novamente e na minha humilde experiência o de marca vai pro saco do mesmo jeito, devido a presença de água e demais agravantes do desgaste dos mesmos... agora muito cuidado pois todo rolamento cônico deve ser montado sob carga... e nesses sistemas um eixo compensa com o outro... então é interessante levantar as duas rodas traseiras e ver se tem jogo (folga, puxando o pneu pra fora e pra dentro)... normalmente um dos rolamentos é ajustado e depois o outro... sendo que um só tem calço de um lado e o outro dos dois... fica difícil explicar assim sem fotos e sem esquemas...
Vão desculpando aí o tamanho... é pura empolgação!
Pablo
william_1966
15/05/2014, 19:43
Amigão, valeu a dica!!!! Acho que aqui no forum mesmo consigo detalhadamente como verificar os rolamento, né?
Pretendo colocar os flutuantes, mas esse ano tá difícil... Talvez 2015...
Múcio Luiz
15/05/2014, 20:50
Boa noite!
Excelente post, pode salvar vidas! Tinha visto isso acontecer naquele programa "Aventura 4x4" da Discovery, num Wrangler.
Alguém saberia me dizer que tipo de eixo a Explorer usa? Flutuante ou semi-flutuante? (diferencial Ford 8.8).
[]s!
Carlosmnb
15/05/2014, 23:26
Meus semieixo traseiro estão com folga empurrando o guarda pó para fora. Gostaria de troca-los mas não sei como identificar o semieixo correto para minha viatura.
Boa noite!
Excelente post, pode salvar vidas! Tinha visto isso acontecer naquele programa "Aventura 4x4" da Discovery, num Wrangler.
Alguém saberia me dizer que tipo de eixo a Explorer usa? Flutuante ou semi-flutuante? (diferencial Ford 8.8).
[]s!
Pablo.pinto2007
16/05/2014, 09:22
Meus semieixo traseiro estão com folga empurrando o guarda pó para fora. Gostaria de troca-los mas não sei como identificar o semieixo correto para minha viatura.
Qual é o seu veículo? Caso seja um willys e o mesmo seja a cubo de roda (nota-se uma porca na ponta do eixo)... pode ser a regulagem da carga dos rolamentos... mas se está danificando o retentor, pode ser que o rolamento esteja quebrado... ou então quem montou não regulou a carga do rolamento e o mesmo com certeza está sendo danificado... levante uma roda e tente jogar o pneu de um lado para o outro e de cima para baixo... se ele jogar muito é interessante mandar abrir pra ver e desta vez montar certo, bem regulado.
Amigo da Explorer... até hoje a FORD aplica semi-eixos semi flutuantes... sendo que o material usado é bem mais confiável... mas não é raro vermos F-1000 com a traseira arriada por aí... até hoje são semi-flutuantes, acredito eu... Cherokee ZJ, F-1000, Ranger, Explorer (que é a ranger SW)... e por aí vai... a troller não aplica assim porque senão não venderia um sequer... então já são flutuantes... nem as toyotas bandeirantes antigas eram flutuantes...
Múcio Luiz
16/05/2014, 12:18
Qual é o seu veículo? Caso seja um willys e o mesmo seja a cubo de roda (nota-se uma porca na ponta do eixo)... pode ser a regulagem da carga dos rolamentos... mas se está danificando o retentor, pode ser que o rolamento esteja quebrado... ou então quem montou não regulou a carga do rolamento e o mesmo com certeza está sendo danificado... levante uma roda e tente jogar o pneu de um lado para o outro e de cima para baixo... se ele jogar muito é interessante mandar abrir pra ver e desta vez montar certo, bem regulado.
Amigo da Explorer... até hoje a FORD aplica semi-eixos semi flutuantes... sendo que o material usado é bem mais confiável... mas não é raro vermos F-1000 com a traseira arriada por aí... até hoje são semi-flutuantes, acredito eu... Cherokee ZJ, F-1000, Ranger, Explorer (que é a ranger SW)... e por aí vai... a troller não aplica assim porque senão não venderia um sequer... então já são flutuantes... nem as toyotas bandeirantes antigas eram flutuantes...
Obrigado pela informação amigo! Fiquei preocupado com os relatos. Se bem que no diferencial Visteon Ford 8.8, que é muito mais robusto que o Dana 44 e ainda vem com freios a disco, não é possível a adaptação para o eixo flutuante. Bom pelo menos foi o que eu vi: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/109047-eixo-flutuante-ranger-2.html. Ou será que dá?
Outra coisa, parece que quando se mantêm os pneus com a medida próxima do original, não há tanto problema. No meu caso, a medida original dos pneus da Explorer é 235/75 15, mas a minha está usando o 255/75 15. O que eu entendi é que ao se usar pneus 33 pra cima é que o bicho pega!
[]s!
Carlosmnb
16/05/2014, 12:55
O meu veículo é uma defender 110 ano 2001.
Pablo.pinto2007
17/05/2014, 09:51
O meu veículo é uma defender 110 ano 2001.
Eu acho que as Denfender's são flutuantes na traseira de fábrica... se está com folga o problema deve ser ou rolamento que está bastante gasto ou então folga (ajuste)... é bom verificar direitinho!
PAblo
Pablo.pinto2007
17/05/2014, 09:59
Obrigado pela informação amigo! Fiquei preocupado com os relatos. Se bem que no diferencial Visteon Ford 8.8, que é muito mais robusto que o Dana 44 e ainda vem com freios a disco, não é possível a adaptação para o eixo flutuante. Bom pelo menos foi o que eu vi: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/109047-eixo-flutuante-ranger-2.html. Ou será que dá?
Outra coisa, parece que quando se mantêm os pneus com a medida próxima do original, não há tanto problema. No meu caso, a medida original dos pneus da Explorer é 235/75 15, mas a minha está usando o 255/75 15. O que eu entendi é que ao se usar pneus 33 pra cima é que o bicho pega!
[]s!
É essa a recomendação... nenhuma fábrica ou montadora iria jogar no mercado um veículo que pode matar seus ocupantes por que uma roda caiu... é claro que existem alguns fatores para que uma roda caia, mas originalmente, sendo feitas as revisões corretamente, não há porquê se preocupar, caso use pneus originais ou próximos destes...
Agora essa de que não dá pra adaptar porque usa freio a disco, eu desconheço.. o que entendi é que como o eixo original da explorer não é fácil de achar aqui no brasil a turma coloca eixos de rural para poder colocar o flutuante... mas aí é outro detalhe... eu não vejo impeditivo para se colocar flutuante na traseira, agora é lógico que não haverá no mercado para vender, tem que adaptar.
Abraços!
Pablo
Múcio Luiz
18/05/2014, 00:00
É essa a recomendação... nenhuma fábrica ou montadora iria jogar no mercado um veículo que pode matar seus ocupantes por que uma roda caiu... é claro que existem alguns fatores para que uma roda caia, mas originalmente, sendo feitas as revisões corretamente, não há porquê se preocupar, caso use pneus originais ou próximos destes...
Agora essa de que não dá pra adaptar porque usa freio a disco, eu desconheço.. o que entendi é que como o eixo original da explorer não é fácil de achar aqui no brasil a turma coloca eixos de rural para poder colocar o flutuante... mas aí é outro detalhe... eu não vejo impeditivo para se colocar flutuante na traseira, agora é lógico que não haverá no mercado para vender, tem que adaptar.
Abraços!
Pablo
Grato pelas informações!
[]s!
Carlosmnb
18/05/2014, 14:49
Levei minha defender em um mecânico para trocar os rolamentos e retentores, foi quando me informou que o eixo em si estava com folga. Então passei a pesquisar sobre o assunto.
Eu acho que as Denfender's são flutuantes na traseira de fábrica... se está com folga o problema deve ser ou rolamento que está bastante gasto ou então folga (ajuste)... é bom verificar direitinho!
PAblo
Pablo.pinto2007
19/05/2014, 09:28
Levei minha defender em um mecânico para trocar os rolamentos e retentores, foi quando me informou que o eixo em si estava com folga. Então passei a pesquisar sobre o assunto.
Bem... até onde entendo só existem duas formas de se "montar" um eixo traseiro, flutuante, onde existe um cubo de roda montado em cima de 2 rolamentos (ou nos mais modernos um cubo de roda blindado) onde o eixo que transmite a força está só ligando o diferencial no cubo onde ou tem um fresado ou é parafusado via flange, então nesse sistema se tem alguma folga onde a roda está jogando (com folga) só pode ser nos rolamentos do cubo de roda ou o cubo de roda (vai depender do modelo da land). O outro modelo de eixo traseiro é semi-flutuante, onde o semi-eixo que transmite a tração é quem segura a roda, como? explico: o semi eixo tem um rolamento na extremidade próxima a roda e na outra extremidade ele entra na planetária (fresado), sendo que esse semi-eixo não desmonta porque tem uma presilha que segura o semi eixo na planetária. eu acho difícil a land ser assim, mas se ocorrer de a presilha quebrar a roda sai com semi-eixo e tudo, eu acho difícil ter folga nesse sistema porque se a presilha quebrar ou desgastar a folga não seria perceptível a ponto de ser tanto... ou seja ou o extremo (quebra da presilha e o semi-eixo com roda sairia pra fora) ou pequena folga do desgaste normal da presilha...
É importante levar em alguém que saiba o que está fazendo, ou se esse mecânico é entendido da coisa, pergunte os riscos a ele e o que gerou o problema... aí posta aqui pra gente ver se o cara tá falando certo mesmo!!!
Pablo
Carlosmnb
19/05/2014, 12:42
Ok! Valeu pelas dicas, vou fazer isso e continuo postando aqui.
Bem... até onde entendo só existem duas formas de se "montar" um eixo traseiro, flutuante, onde existe um cubo de roda montado em cima de 2 rolamentos (ou nos mais modernos um cubo de roda blindado) onde o eixo que transmite a força está só ligando o diferencial no cubo onde ou tem um fresado ou é parafusado via flange, então nesse sistema se tem alguma folga onde a roda está jogando (com folga) só pode ser nos rolamentos do cubo de roda ou o cubo de roda (vai depender do modelo da land). O outro modelo de eixo traseiro é semi-flutuante, onde o semi-eixo que transmite a tração é quem segura a roda, como? explico: o semi eixo tem um rolamento na extremidade próxima a roda e na outra extremidade ele entra na planetária (fresado), sendo que esse semi-eixo não desmonta porque tem uma presilha que segura o semi eixo na planetária. eu acho difícil a land ser assim, mas se ocorrer de a presilha quebrar a roda sai com semi-eixo e tudo, eu acho difícil ter folga nesse sistema porque se a presilha quebrar ou desgastar a folga não seria perceptível a ponto de ser tanto... ou seja ou o extremo (quebra da presilha e o semi-eixo com roda sairia pra fora) ou pequena folga do desgaste normal da presilha...
É importante levar em alguém que saiba o que está fazendo, ou se esse mecânico é entendido da coisa, pergunte os riscos a ele e o que gerou o problema... aí posta aqui pra gente ver se o cara tá falando certo mesmo!!!
Pablo
524162
Olha que perigo !
Descobri agorinha.
Vou levantar com o macaco, apertar e por um prego de trava.
Aí testar com muito cuidado.
Assim desse jeito tá fazendo um trec-trec .
Arriscado ?
antonio umino
06/03/2016, 16:34
Já que está quase saindo o cubo.... aproveita e dá uma olhada em todo o sistema de freio.........
e mais não aperte sem verificar se a chaveta está no lugar......pode acontecer de estragar o cubo..
Isto é no cubo tem a pista do retentor do cubo......
abçs
O meu também começou com o mesmo trec-trec, até descobrir onde era e tal ele rodou frouxo até a tal chaveta desgastar o cubo.
A carlotinha escondia a porca frouxa. Acho que vou encher e reabrir o rasgo, isto se o cubo novo não ficar o mesmo preço!!!
Vai pelo colega Antônio Umino e verifica a chaveta.
Abçs
Ihhh... eu répertoire enfiando uma chave fenda e batendo com um martelo. Foi só para botar o Jeep na garagem. Consegui repertório até a roda ficar firma, porque na verdade já estava frouxa na ponta do semi-eixo. Observei que a roda do lado direito tem um prego enfiado para travar a porca. Não desmontei rei a roda. Onde vai a chaveta ? É onde colocaram o prego para travar ?
Ihhh... eu répertoire enfiando uma chave fenda e batendo com um martelo. Foi só para botar o Jeep na garagem. Consegui repertório até a roda ficar firma, porque na verdade já estava frouxa na ponta do semi-eixo. Observei que a roda do lado direito tem um prego enfiado para travar a porca. Não desmontei rei a roda. Onde vai a chaveta ? É onde colocaram o prego para travar ?
Retire o prego e troque por uma cupilha, por favor...
[]´s
Rodrigo Baratti
07/03/2016, 22:11
É isso dai Tuna, prego é pra pregar!!!!
Cupilha pra travar.
squinzani
09/03/2016, 09:35
É isso dai Tuna, prego é pra pregar!!!!
Cupilha pra travar.
aham!
mas prego também funciona :cool: kkkkk
Rodrigo Baratti
10/03/2016, 06:07
aham!
mas prego também funciona :cool: kkkkk
:master:
Arame ao invés de braçadeira tb funciona, é uma questão de capricho.
Uns tem, outros não!
[]'s "gambiarrados"
Eletrodo tb funciona tanto ligado na máquina, como só enfiado no lugar da cupilha, mas não quer dizer que é certo ou seguro :roll:
[]´s
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/524461-cuidado-seu-eixo-semi-flutuante-pode-matar-arame.jpg
Aí está: abraçadeira de arame, tem até "ferramenta" para tal. Uso e recomendo... mas não em Jeep.
Taí o site, com nome sugestivo até.
Gambiarras Maravilhosa (http://orkut.google.com/c13449114-td1069355067d4dfc54d384450ddbba65.html)
A gerdau tinha uma divisão específica pra isso, os pregos já saíam até com o "W" de willys.
A gerdau tinha uma divisão específica pra isso, os pregos já saíam até com o "W" de willys.
Original willys :concordo:
kkkkkkkk
[]´s
Cada uma que aparece
kkkkkkkkkkkkkkkk
:screwy:
Ander Som
18/03/2016, 10:15
Pessoal, estou procurando um kit flutuante reforçado.
Me sugeriram o da Ensimec SHD, porém entrei em contato com eles e pararam de fabricar.
Qual o melhor flutuante traseito para willys no momento? estou com pneu 35, mas pretendo colcoar os 38 cravados, então preciso de algo realmente reforçado.
Pessoal, estou procurando um kit flutuante reforçado.
Me sugeriram o da Ensimec SHD, porém entrei em contato com eles e pararam de fabricar.
Qual o melhor flutuante traseito para willys no momento? estou com pneu 35, mas pretendo colcoar os 38 cravados, então preciso de algo realmente reforçado.
Uso enfer e recomendo
o kit da hd 4x4 também é bem falado
[]´s
Olá estava, atoa e me deparei com esse tópico, é antigo mas tem relevância pra muitos ainda, principalmente por se tratar de nossa integridade e de nossa família, o ensaio citado é interessante, mas tem como substitui-lo com eficácia, a máquina acima é uma estacionária, nenhuma oficina vai ter, é muito grande e muito cara...rsrs...poderia-mos usar um Yoke, mas também vai dar um pouco de trabalho, apesar de ser portátil, fazer o mesmo serviço.
mas vamos a solução mais prática, fazer o ensaio de liquido penetrante, teria a mesma eficácia, já que a idéia é só detectar descontinuidades superficiais, e no caso de haver, a peça seria descartada.
fag.online
04/11/2016, 16:52
Comprei uma F75 1974 faz uns 10 dias, e nesse final de semana fui testar a mesma.
Coisa leve, só pra saber como ela se comporta mesmo.
Ao tentar subir um leve "barranco" (imagine uma rampa de garagem a uns 30 graus) em 4x2 só ouvi um estralo e parou.
Coloquei em piso plano, e fui olhar o que houve. Pra minha surpresa o cardãn traseiro girava em falso.
Bom, como já tinha visto esse tópico, resolvi ir com muita cautela e depois de viajar estava a 40km de volta pra casa a uma velocidade máxima de 40km/h, cheguei inteiro.
Depois de abrir o dif e constatar que realmente era ponta de eixo, percebi que a trava utilizada no eixo não eh a original, e que ainda assim tinha solda na mesma.
No momento não posso investir em eixo flutuante, então encontrei um eixo aqui na cidade, rolamentos novos e trava nova.
Ainda falta abrir o outro lado pra verificar como foi montado.
Segue a foto da situação em que encontrei.
538559538560
Temido eixo prato.
Tinha eles no GPW, comprei rolamentos, mangas e cubos diateiros e montei flutuante na traseira.
Nesse caso aí com certeza foi a solda que enfraqueceu o material.
Veja se do outro lado tambem nao foi feito isso.
João Gabriel Merrichelli
04/11/2016, 21:50
Aconteceu comigo de a roda traseira sair.
Mais não foi por quebra do semi eixo , a cupilha da porca castelo quebrou , a qual se soltou fazendo com que pula se fora a roda .
Estava em uma subida com o jeep , e por sorte conseguimos encostar no barranco,pois ficou sem freio tbm.
Mauricio Peloso
22/08/2017, 16:43
Topico muito produtivo, nem me lembro quando fiz uma revisão no sistema, uso pneus 31 e não pretendo mudar de medida. Depois que li o tópico, vai ser o proximo investimento no jeep sera o eixo flutuante, qual marca vocês recomendam?
Marcelo Godoy
24/08/2017, 12:01
Topico muito produtivo, nem me lembro quando fiz uma revisão no sistema, uso pneus 31 e não pretendo mudar de medida. Depois que li o tópico, vai ser o proximo investimento no jeep sera o eixo flutuante, qual marca vocês recomendam?
Boa tarde.
Já tive o grande susto de perder uma roda na estrada.
Não posso falar bem ou mal dos outros sistemas, o que posso falar somente é que uso da Enfer e nunca mais me incomodei.
Tenha certeza: esse investimento em segurança vale muito a pena, é um dos que tenho orgulho de ter feito!!
Felicidades, abs!!
Mazaropi-RJ
29/08/2017, 21:21
Instalei um kit da HD4x4 c/30e p/ canela fina. Aproveitei e instalei também um Bloqueio ( Truetrac ). Estava na duvida se as estrias iriam "casar" Com as do bloqueio ... Casaram direitinho. O Pos venda deles também é muito bom... Vale o investimento... Eu andava com o receio constante que o semi eixo ia partir...
Mauricio Peloso
04/09/2017, 16:00
Depois que li esse tópico eu fiquei com muito receio...
Comprei o kit HD4x4 com rolamento de ducato, pra canela fina 19 estrias, fiquei surpreso com a agilidade deles, comprei na quarta e na sexta feira ja estava com o kit na mão, isso que moro a 320 km da empresa, nesse momento meu mecanico esta instalando o kit