Ver Versão Completa : Alterações Configurações Samurai
vnogueira
20/07/2006, 10:52
E ae pessoal? Tudo bem?
Gostaria de saber dos proprietários de Samurai o que pensam sobre as alterações das configurações do carro, especialmente quanto ao motor.
Fica bom? JVale à pena? Já ouvi falar do motor do Santana e do Golf.
Qual o peso desses motores? É mais pesado, igual ou mais leve do que o original?
Se alterado o motor, precisar alterar mais alguma coisa, câmbio, diferencial, etc, ou são compatíveis?
Abraços,
Vitor
Ronaldo B.
21/07/2006, 11:27
Vitor,
Dá uma lida nesses tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4525
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1272
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=963
[]´s
vnogueira
24/07/2006, 17:32
Vitor,
Dá uma lida nesses tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4525
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1272
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=963
[]´s
Valeu!
Abraços,
vnogueira
24/07/2006, 18:54
Valeu!
Abraços,
Mas me falem uma coisa, o motor original é tão ruim assim? Tem baixo desempenho em trilhas médias e pesadas?
O meu willys (já não é meu, vendi há uma semana, mas ainda não acostumei com a idéia) tinha o motor BF 161 original, e com seus cerca de 90cv (acho que é isso mesmo) era valente demais nas trilhas médias e pesadas que eu fazia...
Será que as cerca de 70cv (pelo que li é isso) do Suzuki dão conta do trabalho?
O Samurai seria um ótimo custo benefício pra mim, pra rodar em estrada e fazer trilhas nos fds, mas sinceramente tenho um certo receio do desempenho do motor orignal...
Vitor
Alexandre X
24/07/2006, 21:15
Mas me falem uma coisa, o motor original é tão ruim assim? Tem baixo desempenho em trilhas médias e pesadas?
O meu willys (já não é meu, vendi há uma semana, mas ainda não acostumei com a idéia) tinha o motor BF 161 original, e com seus cerca de 90cv (acho que é isso mesmo) era valente demais nas trilhas médias e pesadas que eu fazia...
Será que as cerca de 70cv (pelo que li é isso) do Suzuki dão conta do trabalho?
O Samurai seria um ótimo custo benefício pra mim, pra rodar em estrada e fazer trilhas nos fds, mas sinceramente tenho um certo receio do desempenho do motor orignal...
Vitor
O motor do Samurai é espetacular, durável e suficiente para a proposta original do veículo. O problema começa quando o proprietário coloca umas bolachas de 31" e quer que o motor tenha o mesmo desempenho original.
Mas aí você resolve facinho reduzindo a caixa de transferência.
Felypenoob
24/07/2006, 21:39
A redução da caixa de transferência é boa mesmo! Mas se você não alterar o diâmetro externo dos pneus do seu samurai, use o motor original e seja feliz, pois ele é valente!
Quanto ao motor, estou estudando a possibilidade de colocar o motor do corolla a diesel que vende aí fora do brasil.
Abraço!
Felype
Alexandre X
24/07/2006, 23:30
Mas se você não alterar o diâmetro externo dos pneus do seu samurai
Piada isso né? Não conheço um samurai aqui do forum que faça trilhas e use pneus nas medidas originais.
vnogueira
25/07/2006, 10:11
O motor do Samurai é espetacular, durável e suficiente para a proposta original do veículo. O problema começa quando o proprietário coloca umas bolachas de 31" e quer que o motor tenha o mesmo desempenho original.
Mas aí você resolve facinho reduzindo a caixa de transferência.
Alexandre X,
Ok, mas li alguma coisa a respeito do kit de redução, acho que nesse site mesmo, e que isso acaba comprometendo o desempenho do carro nas estradas, lmitando a velocidade à cerca de 80Km/h...é verdade?
Abraço,
Vitor
Meu caro amigo:
Meu primeiro Samuca fiz diversas modificações... ficaram boas mas também tive alguns problemas devido as mesmas. Ja o meu atual procuro manter o mais original possível. O mesmo é muito valente, tem um motor muito bom e confiável. Procuros fazer as "adaptações técnicas" o mais próximo possível do original sem alterar as características do mesmo.
A não ser que vc deseja um "trator" como muitos companheiros aqui que usam o samuca para serviço muito "sujo e pesado"!!!
Felypenoob
25/07/2006, 18:07
Alexandre X,
Ok, mas li alguma coisa a respeito do kit de redução, acho que nesse site mesmo, e que isso acaba comprometendo o desempenho do carro nas estradas, lmitando a velocidade à cerca de 80Km/h...é verdade?
Abraço,
Vitor
Sim, um samurai com pneus 31" e com redução fica com a velocidade limitada por aí mesmo. Mas é aquele esquema, com um carro levantado não se deve (mesmo que se troque o motor do carro para um V12 turbo) andar acima de 80km/h.
Espero que tenha ajudado!
Abraço!
Felype
Alexandre X
25/07/2006, 23:38
Alexandre X,
Abraço,
Vitor
Quem foi o autor dessa pérola?
É bem pelo contrário, quando se coloca um pneu 31" em um Samurai original a 5a marcha praticamente perde sua utilidade. Com um Kit 4.16 instalado haverá uma redução de 12% compensando a diferença do novo pneu voltando praticamente a um samurai original. Exagerando um pouco com o Kit 4.16 instalado e com a redução nos diferenciais em consigo manter 120km/h com pneus 36" e com o motor original.
Mas vamos aos números que eles não mentem:
Considerando um Samurai com pneus originais(27"), caixa de transferência original (1.409) com diferencial original (3.727) rodando em 5a marcha (0.795) a 3600 rpm terá uma velocidade de 111.5Km/h
Com o Kit X Crawler 4.16 que reduzirá 12% em 4x2 e 4x4High alterando a relação de 1.409 para 1.578 usando os mesmos pneus terá sua velocidade reduzida em 12% caindo para 99.5Km/h
Porém adicionando um pneu 31" a velocidade final aumentará para 114.3km/h
Porque essa diferença de 2.8km/h a mais com um pneu 31"?
A diferença é causada pelo pneu que é 14.8% maior que o pneu original, e o Kit X Crawler 4.16 que reduz 12%.
Em 4x4 Low a historia é outra, mas fica para outra ocasião.
vnogueira
26/07/2006, 11:43
Quem foi o autor dessa pérola?
É bem pelo contrário, quando se coloca um pneu 31" em um Samurai original a 5a marcha praticamente perde sua utilidade. Com um Kit 4.16 instalado haverá uma redução de 12% compensando a diferença do novo pneu voltando praticamente a um samurai original. Exagerando um pouco com o Kit 4.16 instalado e com a redução nos diferenciais em consigo manter 120km/h com pneus 36" e com o motor original.
Mas vamos aos números que eles não mentem:
Considerando um Samurai com pneus originais(27"), caixa de transferência original (1.409) com diferencial original (3.727) rodando em 5a marcha (0.795) a 3600 rpm terá uma velocidade de 111.5Km/h
Com o Kit X Crawler 4.16 que reduzirá 12% em 4x2 e 4x4High alterando a relação de 1.409 para 1.578 usando os mesmos pneus terá sua velocidade reduzida em 12% caindo para 99.5Km/h
Porém adicionando um pneu 31" a velocidade final aumentará para 114.3km/h
Porque essa diferença de 2.8km/h a mais com um pneu 31"?
A diferença é causada pelo pneu que é 14.8% maior que o pneu original, e o Kit X Crawler 4.16 que reduz 12%.
Em 4x4 Low a historia é outra, mas fica para outra ocasião.
Alexandre,
Não me lembro, mas li nesse site...
Bom, de toda forma, valeu pelos esclarecimentos...
Quando puder me fale sobre a implicação do kit de redução na hiótese do 4x4 low.
Abraço,
Vitor
Alexandre X
26/07/2006, 22:56
Quando puder me fale sobre a implicação do kit de redução na hiótese do 4x4 low.
Essa é a parte mais prazeirosa da "coisa" :-)
Alterando a relação de 2.26 para 4.16 há uma redução aproximada de 84% com isso o Samurai se transforma e mostra toda sua aptidão para o off-road, você passa a ter muito mais controle do carro, desgasta menos componentes como embreagem e se diverte muito (em 1a reduzida vc pode dirigir do lado de fora do carro).
A relação em primeira marcha reduzida (chamada de crawler ratio) passa de 30.9 para 56.6 veja os números para cada marcha:
original x crawler 4.16
1a 30.8 56.6
2a 16.5 30.1
3a 12 22
4a 8.4 15.5
5a 6.7 12.3
Simplificando bem a coisa seria como sua 1a marcha original virasse a 2a e você poderia contar com uma 1a marcha bem reduzida para a transposição dos obstáculos mais técnicos tipo rochas, troncos e erosões.
Felypenoob
26/07/2006, 23:52
Piada isso né? Não conheço um samurai aqui do forum que faça trilhas e use pneus nas medidas originais.
De vez em quando aparecem uns aí. Se fazem trilha ou não, aí é outra história! :mrgreen:
Meu samurai com pneu 31" não passa de 90 não. Mas tb nem vou tentar! o/
vnogueira
27/07/2006, 14:30
Essa é a parte mais prazeirosa da "coisa" :-)
Alterando a relação de 2.26 para 4.16 há uma redução aproximada de 84% com isso o Samurai se transforma e mostra toda sua aptidão para o off-road, você passa a ter muito mais controle do carro, desgasta menos componentes como embreagem e se diverte muito (em 1a reduzida vc pode dirigir do lado de fora do carro).
A relação em primeira marcha reduzida (chamada de crawler ratio) passa de 30.9 para 56.6 veja os números para cada marcha:
original x crawler 4.16
1a 30.8 56.6
2a 16.5 30.1
3a 12 22
4a 8.4 15.5
5a 6.7 12.3
Simplificando bem a coisa seria como sua 1a marcha original virasse a 2a e você poderia contar com uma 1a marcha bem reduzida para a transposição dos obstáculos mais técnicos tipo rochas, troncos e erosões.
Alexandre e Felype, valeu pelas informações.
Alexandre, tem como me passar seu telefone pra gente bater um papo?
Tô em SP há poucquíssimo tempo e estou quase fechando negócio com um Samurai 97. Gostaria de trocar um idéia com vc sobre essas adpatações e principalmente ter a indicação de um mecânico em SP aqui para levá-lo lá antes de fechar o negócio, para ver como está a parte mecânica.
Se não foi muito incômodo.
Abraço,
Vitor
O motor é honesto para a proposta da viatura e foi projetado para offroad.
É só ver a posição do distribuidor, filtro de ar e o torque em giro baixo....