PDA

Ver Versão Completa : Suspensão: Barra de direção "Go Back"

haundrich
13/07/2006, 00:01
Galera

Tempos atrás eu havia recebido uma FourWheeller, cuja reportagem era de uma Silverado vermelha 2000, suspensão modificada (tudo 4 link).

O que me chamou atenção realmente foi o seu sistema de direção.

A caixa da DH e o braço pitman estão na posição normal. Porém, uma barra sai do pitman e vai por baixo do carro até o meio do chassis (onde está fixada toda a base da suspa) e esta encontra, digamos, outra "pitman" (uma pseudo pitman, digamos) . Dai sai outra barra, agora sim, que vai "linkar" com o bracinho do munhao, em 90 graus em relação ao pino mestre.
Em resumo, a barra de direção do pitman se divide em dois, vai para o meio do chassis e volta ao munhão.

A vantagem, logo de cara, acredito ser a eliminação quase total do efeito "bumpster", aquele efeito do movimento da suspensão afetando o volante da direção e consequente dirigibilidade.

Pergunto: Esse sistema existe em carro fabricado em série?
Existe risco de ser usado para altas velocidades?

Fui dormir agora

Fabil
13/07/2006, 12:03
bom.. pelo que eu imagino conforme sua descricao é que sendo p/ um carro exclusivo de asfalto nao deve traser maiores problemas. mas num jipe esse lance das barras irem até o meio do chassis e voltar, imagina por exemplo vc passando num obstaculo e as barras ficando agarradas...

agora.. será que esse comprimento total das barras, mais as articulacoes todas nao tiram a precisao do volante nao ?

T+

haundrich
21/07/2006, 08:03
Vou scanear as fotos ou desenhar o esquema, para se ter melhor visão da situação.

Pelo que vi, a barra não corre esse risco. Está instalada numa Silverado 2000 monstra, quase Big Foot, mas totalmente funcional, como descreve a reportagem.

Minha preocupação é justamente isso, a precisão e a segurança desse esquema.
Ele usa um material interessante. Tubos na especificação DOM (não sei qual a norma equivalente no Brasil para esses tubos) e uma liga de Cromo nesses tubos

Correção: Escrevi Go-Back, mas o certo é Double-Back. Apesar que acredito que o primeiro termo também está correto.

haundrich
22/07/2006, 23:57
Aqui vai uma tentativa de ilustrar o esquema.

José Augusto
23/07/2006, 13:29
haundrich, no esquema que vc desenhou, acredito que se houver oscilação na direção logitudinal (frente subindo e traseira baixando e vice versa, imagine o veículo trafegando em velocidade por estrada de chão com costela de vaca) o volante deverá ficar balançando.

Na minha Rural apesar de ser feixe, a caixa de direção ficava alinhada com o suporte traseiro do feixe diânteiro, o pitman ficava bem embaixo do suporte e girava na horizontal empurrando ou tracionando uma barra que ligava ao munhão do mesmo lado. No esquema da rural como o ponto de giro da suspensão era o mesmo não havia problemas.

No esquema que vc desenhou se o braço central que está na vertical, for reposicionado girando na horizontal talvez resolva.