haundrich
13/07/2006, 00:01
Galera
Tempos atrás eu havia recebido uma FourWheeller, cuja reportagem era de uma Silverado vermelha 2000, suspensão modificada (tudo 4 link).
O que me chamou atenção realmente foi o seu sistema de direção.
A caixa da DH e o braço pitman estão na posição normal. Porém, uma barra sai do pitman e vai por baixo do carro até o meio do chassis (onde está fixada toda a base da suspa) e esta encontra, digamos, outra "pitman" (uma pseudo pitman, digamos) . Dai sai outra barra, agora sim, que vai "linkar" com o bracinho do munhao, em 90 graus em relação ao pino mestre.
Em resumo, a barra de direção do pitman se divide em dois, vai para o meio do chassis e volta ao munhão.
A vantagem, logo de cara, acredito ser a eliminação quase total do efeito "bumpster", aquele efeito do movimento da suspensão afetando o volante da direção e consequente dirigibilidade.
Pergunto: Esse sistema existe em carro fabricado em série?
Existe risco de ser usado para altas velocidades?
Fui dormir agora
Tempos atrás eu havia recebido uma FourWheeller, cuja reportagem era de uma Silverado vermelha 2000, suspensão modificada (tudo 4 link).
O que me chamou atenção realmente foi o seu sistema de direção.
A caixa da DH e o braço pitman estão na posição normal. Porém, uma barra sai do pitman e vai por baixo do carro até o meio do chassis (onde está fixada toda a base da suspa) e esta encontra, digamos, outra "pitman" (uma pseudo pitman, digamos) . Dai sai outra barra, agora sim, que vai "linkar" com o bracinho do munhao, em 90 graus em relação ao pino mestre.
Em resumo, a barra de direção do pitman se divide em dois, vai para o meio do chassis e volta ao munhão.
A vantagem, logo de cara, acredito ser a eliminação quase total do efeito "bumpster", aquele efeito do movimento da suspensão afetando o volante da direção e consequente dirigibilidade.
Pergunto: Esse sistema existe em carro fabricado em série?
Existe risco de ser usado para altas velocidades?
Fui dormir agora