PDA

Ver Versão Completa : Barulho no Cardã

edgartoledo
07/07/2006, 23:33
Caros amigos,

Minha noventinha começou a apresentar a alguns meses um clunck toda vez que estou no final do curso da embreagem e o carro começa a se locomover, ou quando faço uma redução de marcha ao final do curso do pedal da embreagem com o carro bem devagar. A sensação que tenho é que este clunck vem do eixo cardã traseiro. Detalhe, desde que ele começou nunca aumentou nem diminui é constante. Poderia ser desgaste da cruzeta ou algum tipo de regulagem?

Ricardomkz
08/07/2006, 13:26
Amigo Edgar, Partindo do presuposto que as cruzetas estão em bom estado porque são verificadas/lubrificadas com certa frequencia!!!! (rsrsrsrs),
eu diria que é um problema típico de Semi Eixo e Tulipa.
Como no seu caso é uma noventinha a Tulipa está descartada,
Creio que esta folga vem do Semi Eixo com o Diferencial
Faça o seguinte teste: desengrene o carro e solte o freio de mão (não se esqueça de calça-lo) deite debaixo do carro e tente rodar o cardã com as mãos perto dos diferenciais e verifique as folgas!!!
sds,

edgartoledo
08/07/2006, 19:03
Grande Ricardo,
Sempre socorrendo a galera!
Pois bem Ricardo, acontece que eu ja fiz isso porém não me lembro de ter verificado folga. Mas como não tenho certeza irei repetir o procedimento amanhã. Caso seja uma folga do semi eixo , ela ocorre em nível das estrias degastadas e por isso a folga ou existe algum outro mecanismo que sofra desgaste e folga. Quanto as cruzetas fazendo uma inspeção macroscópica não observei nada com desgaste, porém a lubrificação tem um bom tempo que eu não faço (+/- 4meses). Aproveitando a oportunidade, vc engraxa a sua de quanto em quanto tempo? claro que excetuando após uma aventura mais pesada na terra, lama ...

Grato Edgar Toledo

Ricardomkz
10/07/2006, 13:48
Edgar, no meu caso os clank´s e clunk´s estão vindo das estrias do semi-eixo com o diferencial, pois eu "soldei" o semi-eixo com a tulipa!!!!:shock:
Se vc for o unico motorista e não costuma dar "trancos", não se preocupe, pois vc pode rodar + de 100.00km deste jeito!!!:concordo:
Quanto as cruzetas eu adaptei a alguns anos atras as da D20 (mais robustas) e nunca mais tive problemas.:D
costumo lubrifica-las quando troco o oleo a cada 5.000 a 10.000km
dependendo da utilização da viatura.:concordo:
sds,

edgartoledo
12/07/2006, 11:16
Ricardo,

Estive verificando a folga do cardã hoje, e notei que ele apresenta uma folga de um pouco menos que um quarto de volta tanto para um lada como para o outro, achei pouco, porém suficiente para o clanck quando arranco mais bruscamente. Outro coisa que observei é que se eu soltar a embreagem bem tranquilo e acelerar proporcionalmente ele não faz o clanck, este geralmente surgi em arrancadas meio bruscas...
O que vc acha tá com muita folga?

José Augusto
12/07/2006, 15:03
edgartoledo, 1/4 de volta? este cardãn tá solto! tem algo de podre aí.:discordo:

Ricardomkz
12/07/2006, 15:29
Edgar, realmente é uma folga consideravel!
É importante saber se no diferencial dianteiro tambem há folga.
Vc não disse se as cruzetas estão ok!!
Como já te disse , se não der tranco dá pra andar sem preocupar.
Lembre-se de arrancar na maciota e trocar de marcha na manha.
sds,

edgartoledo
13/07/2006, 20:05
Pessoal, descupla, mas acho que exagerei quando disse 1/4 de volta. Tem uma folguinha quando giro horário e anti-horário não é mínima mas também não é assustadora. Outra coisa que estava notando é que o clanck é mais comum quando passo de primeira para segunda mais rápido, fora isso o carro não tem outros barulhos . O meu 51 tbém faz este som as vezes porém o cardã dele esta mais justo que o da Land . Acho que o problema é realmente as estrias do semi-eixo. Como é pouco, e não chega a ser um incomodo, embora goste de tudo em cima com meus carros, vou tocando assim por mais algum tempo. Se alguém tiver alguma outra sugestão .....

Ricardomkz
15/07/2006, 10:34
Edgar, não se esqueça de verificar o eixo dianteiro, a Defender não possui roda livre como no Willys, sua tração é permanente e seus Clank´s & Clunk´s são a soma do eixo dianteiro + traseiro + cambio + etc....
sds,

edgartoledo
15/07/2006, 23:02
Ricardo,
No mesmo dia que vc me falou eu já havia verificado e o cardã dianteiro também possui uma folguinha que como já disse não é muito grande quase igual a traseira (E não 1/4 de volta como eu erroneamente disse).
Aproveitando a oportunidade gostaria de saber quais são os principais sinais de que as cruzetas estão gastas. As minhas parecem boas , justas sem sinais de desgaste , bem, eu acho.

Grande Ricardo, obrigado mais uma vez quero poder continuar compartilhando da sua experiência e conhecimento...

_portela
25/07/2006, 22:15
Como o Ricardo já falou tudo com muita propriedade eu vou dar a minha humilde contribuição...

Tá parecendo "probrema" de pé, ou seja, se a coisa só ocorre com movimentos bruscos, se as cruzetas estão OK, se a folga é abaixo de 1/4, provavelmente nos clunks você está soltando a embreagem rápido demais. Defender não gosta disso e reclama rsrsrs

Aproveite mais os momentos que você está dentro dele e seja menos rápido.

Abraço,

Ricardomkz
26/07/2006, 11:57
Portela, concordo com o "probrema" do pé:concordo:
sds,

edgartoledo
28/07/2006, 10:12
Acredito ate que possa ser isso, ontém estava andando com um amigo na 110 dele , e ela faz o mesmo barulho. E da mesma forma quando solta rápido a embreagem. Quando anda na maciota fica beleza. Porem para ele disseram que era embreagem, ou buchas ou o problema do semi eixo.....
Sabe de uma coisa eu acho que este barulho e da própia Land e eu to querendo achar chifre na cabeça de cavalo.

CGAUER
11/11/2006, 21:55
Está me cheirando que se trata de folga no pivô da barra "A" da suspensão traseira, vulgo "ball joint".

Com ± 100k km ele começa a ter jogo. Com muita força sacuda a barra A para cima e para baixo. Pode usar um pé de cabra para ajudar.. Ele é O cara em matéria de clunks audíveis. Folga na transmissão não costuma ser muito audível.

Abraços e boa sorte!

Clemente Gauer

edgartoledo
12/11/2006, 00:45
Valeu Clemente,

Vou fazer o teste assim que possível e posto aqui minha impressão

[]'s

Ninety
24/08/2007, 01:20
Concordo com o Clemente. O meu carro tem o mesmo problema. Suspeitei do diferencial traseiro, mas é realmente o pivô.

Quanto às folgas da sua transmissão aconselho checar e lubrificar as trizetas, pelo menos uma vez a cada 6 meses, ou até menos, dependendo do uso.

edgartoledo
24/08/2007, 09:36
Também estou acreditando que o problema é da ball joint , pois a minha ela esta em petição de miséria, já comprei uma nova e esta guardada, estou importando todas as buchas da suspensão dianteira e traseira na Paddock, porém para o gasto não ficar muito grande de uma vez só, mês passado importei uma parte e este mês importei o resto das buchas,estou aguardando chegar, até o meio do mês que entra devo fazer o reparo, depois da substituição posto minha opinião.
Por acaso alguém esta usando os amortecedores OME? Qual sua impressão são muito superiores ao Armstrong? E o da direção?

Elodef
11/09/2007, 10:32
ja tive bastante clanc e folgas no eixo traseiro no meu defender e quando a tulipa se desgasta demais, o semieixo começa gerar em falso dentro. è só engatar o bloqueio e continuar a viagem, logico agora com tração nas rodas dianteiras somente.