Ver Versão Completa : L200 Sport Outdoor 2007 (Motor Eletrônico)
Páginas :
1
2
3
[
4]
5
6
7
8
9
10
11
Marcelo
Só existe Marea AT no Brasil que foi criado na epoca do acordo com a GM , dai o Marea ter usado o cambio deles.
O cambio é japones da marca Aisin(ou Aisim).Tenho um Astra e um Marea ambos AT.
Quanto ao porque a Pagero 2.8 não aquece basta abrir o capô das Pajero e das L200 e verificar o tamanho fisico de um motor em relação ao outro .
Nas Rangers o 2.5 tem exatamente o mesmo tamanho do 2.8 .
Freitas
Mesmo que os cambios sejam diferentes sendo AT a sobrecarga ao motor sempre será maior que uma MT , alem do funcionamento diferente , os MT tem 5 m contra 4 dos AT e isso se bem usado alivia o motor.
Nas Pajero Full o AT são de 5m
Marcello Ladeira
10/12/2006, 21:11
AKPG a reclamacao que ouvi das Dakotas esta relacionado ao motor 6 cilindros, o que ja pode representar uma diferenca significativa.
[]s,
Marcello Ladeira
10/12/2006, 21:13
Ok Homero, nao tinha entendido que vc estava comentando sobre o cambio automatico. Relatei meu conhecimento sobre os cambios manuais da Fiat e GM.
[]s,
Bruno Sander
13/12/2006, 08:36
Pessoal...
O Murillo já desenvolveu os protetotes (Peito de Aço, proteção da caixa 4x4, do câmbio e de tanque) para a L200 Sport / Outdoor.
O de tanque eu já instalei. Os outros ficam prontos na próxima semana. Se alguém mais tiver interesse em colocar, é só a visar que passarei os contatos!
Bruno Sander
14/12/2006, 13:05
Pessoal...
Conforme havia dito, qualquer defeito apresentado pela minha L200 Outdoor eu seria o primeiro a postar aquí no Fórum...
Então, infelizmente, surgiu o 1º:
Meu carro está com 4.987km.
Ontem, estacionei-o na rua (por mais ou menos 02 horas), durante uma chuva forte. Ele estava funcionando normalmente.
Ao voltar, quando virei a chave, o carro "pega", mas "morre" logo a seguir (cerca de 1 segundo após o motor funcionar).
O giro chega a subir para 1000 giros e APAGA!
Tentei uma 04 ou 05 vezes e NADA!
Liguei para o Mit Assistence (inclusive, gostei muito do atendendimento e agilidade) e em cerca de meia hora o técnico já estava no local...
Ele tentou por cerca de 15min e nada...
Resumindo, meu carro foi rebocado para a MitCar!
Hoje, ao ligar prá lá, me disseram o defeito: "O módulo da ignição está queimado"!
Pediram a peça e vai demorar 04 dias para me entregarem o carro...
Segundo eles, a queima pode ter sido consequência do "Módulo de Gerenciamento eletrônico" ter vindo trocado (veio da automática, ao invés da Manual), e isto "forçou" a ignição!
Sinceramente: Acho que é "enrolação"... Mas, de qualquer maneira, pedí que, ao me entregarem o carro, fizessem um RELATÓRIO do problema e do que foi feito no carro (tanto da 1ª, quanto desta vez), além de anotarem TUDO no "Livreto de Bordo" do carro.
É realmente uma pena que, mesmo com a Kilometragem tão baixa, já esteja aparecendo estes "probleminhas". Mas, tudo bem! Não tenho que pagar nunhum centavo (desde o reboque, até mão de obra ou peças), a GARANTIA cobre TUDO!
E, só para constar, quero ELOGIAR o Serviço "Mit Assistence". Além de ser GRATÚITO, é muito eficiente e rápido! Aprovei!
Quando eu buscar o carro, dou mais detalhes do que foi feito e qual era o defeito (se é que algum dia vou realmente saber!).
Marcello Ladeira
14/12/2006, 13:15
Estranho, muito estranho Sander. "Coisas" elétricas são muito como 0 e 1... ou queima ou não queima... não tem muito este lance de "forçar" e dar problema lá na frente, não.
[]'s,
Bruno,
Também estou achando muito estranho este negócio de módulo da automática na manual. Tá me parecendo coisa do outro mundo!!!!
Concordo com o que o Marcello escreveu. Ou queima ou não queima. E depois, com a quilometragem que tem seu carro, se tivesse que ter queimado por este motivo, já teria acontecido. Muito estranho. Quando você tiver notícias, mande pra gente. Fiquei curioso agora.
Quanto ao atendimento, só discordo de você em um ponto. Ele não é de graça não. Já pagamos isso quando compramos o carro. Este atendimento já está embutido no preço que pagamos ao adquirir o veículo. Por isso, quando acontecer qualquer tipo de pane, temos mais é que usar o serviço.
Um abraço.
edubelem
14/12/2006, 13:27
Pessoal...
Conforme havia dito, qualquer defeito apresentado pela minha L200 Outdoor eu seria o primeiro a postar aquí no Fórum...
Ontem, estacionei-o na rua (por mais ou menos 02 horas), durante uma chuva forte. Ele estava funcionando normalmente.
Ao voltar, quando virei a chave, o carro "pega", mas "morre" logo a seguir (cerca de 1 segundo após o motor funcionar).
Liguei para o Mit Assistence (inclusive, gostei muito do atendendimento e agilidade) e em cerca de meia hora o técnico já estava no local...
Hoje, ao ligar prá lá, me disseram o defeito: "O módulo da ignição está queimado"!
Segundo eles, a queima pode ter sido consequência do "Módulo de Gerenciamento eletrônico" ter vindo trocado (veio da automática, ao invés da Manual), e isto "forçou" a ignição!
Sinceramente: Acho que é "enrolação"... Mas, de qualquer maneira, pedí que, ao me entregarem o carro, fizessem um RELATÓRIO do problema e do que foi feito no carro (tanto da 1ª, quanto desta vez), além de anotarem TUDO no "Livreto de Bordo" do carro.
É realmente uma pena que, mesmo com a Kilometragem tão baixa, já esteja aparecendo estes "probleminhas". Mas, tudo bem! Não tenho que pagar nunhum centavo (desde o reboque, até mão de obra ou peças), a GARANTIA cobre TUDO!
E, só para constar, quero ELOGIAR o Serviço "Mit Assistence". Além de ser GRATÚITO, é muito eficiente e rápido! Aprovei!
Quando eu buscar o carro, dou mais detalhes do que foi feito e qual era o defeito (se é que algum dia vou realmente saber!).
Não sabia que a L-200 tem IGNIÇÂO ELETRÔNICA :pensativo: , já que estão trocando o "O módulo da ignição queimado", manda trocar as velas e dar uma lixadinha no PLATINADO.
murilloaquino
14/12/2006, 14:26
Hahaha...
Comedia vc em Edu...
Acho que o Edu está é com dor de cotovelo. O que ele queria mesmo é ter uma L200 também!!!! E automática para passar nervoso com eu passo!!!
Marcello Ladeira
14/12/2006, 14:41
Já estamos acostumados com ele AKPG, ele é gente boa, mas de vez em quando começa com estas "gracinhas".
[]'s,
Walter L. L. Casitta
14/12/2006, 16:33
Eu nunca vi motor diesel com módulo de ignição eletrônica. Talvez o meca de Mit não saiba a diferença... Seria o mico do ano....
Pessoal...
Putz que B@%t&, Bruno precisando de algo avisa. Aqui o Walter esta certo este mecanico deve ter confudindo, para não falar enrolando, pois a não ser que criaram uma Ignição Eletronica, diferente de tudo que já vi, motor diesel, num tem não, acho sim que o seu problema e a tal central que eles trocarão alegando ser da automatica.
Abraços
edubelem
14/12/2006, 18:51
Já estamos acostumados com ele AKPG, ele é gente boa, mas de vez em quando começa com estas "gracinhas".
[]'s,
Pessoal eu não estou falando mal de L-200 e sim deste papo furado do mec da mit que inventa mundos e fudos, só faltou ele dizer que a rebinboca da parafuseta, esta batento no eicho trazeira da arvore de manivelas, e ficar com problemas no carro não quer dizer que o carro não presta, eu mesmo já troquei a cx de direção e vou trocar amanhã novamente a cx c/ a bomba pois exigí uma bomba nova pois ela é que esta provocando o problema. E k pra nós eu nunca ouví falar de uma fábrica, por mais fuleira que seja , mandar uma peça trocada, tão passando o papo furado no Bruno desde a época do motor de 163CV que viria, o Bruno não tem obrigação nem uma de saber de mec, mesmo por que, quem compra um carro de 90k, não tem que ficar se preucupando c/ isto, mais deveríam haver um pouco mais de respeito e informar o correto, mesmo que ele não entenda.
[]s
Pequeno jr
14/12/2006, 18:56
Galera,
Qdo estava lendo a mensagem do bruno até a parte do AKPG falando do comprar L-200 e automática para ficar nervoso, imprimi essas partes e levei na concessionária Mit de BSB (Trabalho bem próximo a ela). Primeiramente perguntei ao consultor da concessionária se havia alguma diferença entre as centrais da Automática para a Manual, a resposta foi "NÃO". A diferença de central é da GLS para a HPE. Depois mostrei o que o Bruno havia postado(claro que tirei o nome de todos e o nome do forum so coloquei como se fosse um email) e Riram a bessa do técnico, pois não existe esse papo de ignição eletrônica e nem troca de central.
Sem ver o carro, eles disseram que, se o carro tiver o bloqueador que a Mit instalado, foi ele que cortou a ignição ou, se não tiver o bloqueador, foi o alarme ou algo do gênero.
Bruno, fica ai a Dica, OK!?
Pequeno Jr,
Eles comentaram alguma coisa sobre o aquecimento das L200 automáticas?
Um abraço.
Marcello Ladeira
14/12/2006, 22:13
Edu não se preocupe não você nào foi mal entendido, eu é que já aprendi a lidar com a situação e resolvi tirar um "sarro". Realmente este papo dos mecânicos em cima do carro do Bruno já não tinha me convencido da primeira vez e agora menos ainda.
Pequeno acredito que vc acompanhou em outro tópico onde apareceu um colega chamado Sidnei vendendo a central da HPE... verifiquei no meu carro como ele disse e achei esta central... no caso da GLS ela não existe... ou seja: acredito que a central seja a mesma nos dois carros mas a HPE tem uma outra central (fica debaixo do porta luvas).
To morrendo de vontade de desconectar esta central e tentar dar a partida na L200 o que vocês acham?
[]'s,
Pode até tentar. Se na hora que você reconectá-la o carro não funcionar, talvez você tenha que desconectar o cabo da bateria para resetar toda a parte eletrônica do carro. Acho que não tem nenhum problema. Sei lá!!!!
Pequeno jr
15/12/2006, 06:54
Edu não se preocupe não você nào foi mal entendido, eu é que já aprendi a lidar com a situação e resolvi tirar um "sarro". Realmente este papo dos mecânicos em cima do carro do Bruno já não tinha me convencido da primeira vez e agora menos ainda.
Pequeno acredito que vc acompanhou em outro tópico onde apareceu um colega chamado Sidnei vendendo a central da HPE... verifiquei no meu carro como ele disse e achei esta central... no caso da GLS ela não existe... ou seja: acredito que a central seja a mesma nos dois carros mas a HPE tem uma outra central (fica debaixo do porta luvas).
To morrendo de vontade de desconectar esta central e tentar dar a partida na L200 o que vocês acham?
[]'s,
Blz Marcelo ... hj na hr do almoço eu passo la para ver isso oK!.
FlavioLouveira
15/12/2006, 07:31
Quer escutar asneira por ai, é só ficar fazendo muitas perguntas, o pessoal inventam cada coisa, isso não é exclusividade de uma marca, e nem de concessionaria de carro....
Leve isso aos mecanicos também, e reflitam em suas proprias vidas...
Vejam todos a conclusão sobre o valor do NÃO SEI.
Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte
cena:
Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente
algumas nuvens aqui e ali. Aí chega alguém que também não tem nada para
fazer e pergunta:
*Será que vai chover hoje?
Se você responder "com certeza "... a sua área é Vendas:
O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo..
Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então a
sua aérea é Marketing: O pessoal de Marketing está sempre pensando
no que os outros não estão pensando.
Se você responder "sim, há uma boa probabilidade"... você é da área de
Engenharia: O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o
universo em números.
Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos: Uma área
em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.
Se você responder "ah, a meteorologia diz que não "... você é da área de
Contabilidade: O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no
que nos próprios olhos.
Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um
guarda-chuvas": Então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre
bem preparada para qualquer virada de tempo.
Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você tenha uma
carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa. De cada 100
pessoas, só uma tem a coragem de responder " não sei" quando não sabe. Os
outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual
for, para qualquer situação.
"Não sei" é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e
pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar
uma decisão.
Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de
se aprender na vida corporativa. Por quê?
Eu sinceramente "não sei".
Marcelo R. A. da Cunha
15/12/2006, 10:29
Quer escutar asneira por ai, é só ficar fazendo muitas perguntas, o pessoal inventam cada coisa, isso não é exclusividade de uma marca, e nem de concessionaria de carro....
Leve isso aos mecanicos também, e reflitam em suas proprias vidas...
Vejam todos a conclusão sobre o valor do NÃO SEI.
Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte
cena:
Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente
algumas nuvens aqui e ali. Aí chega alguém que também não tem nada para
fazer e pergunta:
*Será que vai chover hoje?
Se você responder "com certeza "... a sua área é Vendas:
O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo..
Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então a
sua aérea é Marketing: O pessoal de Marketing está sempre pensando
no que os outros não estão pensando.
Se você responder "sim, há uma boa probabilidade"... você é da área de
Engenharia: O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o
universo em números.
Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos: Uma área
em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.
Se você responder "ah, a meteorologia diz que não "... você é da área de
Contabilidade: O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no
que nos próprios olhos.
Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um
guarda-chuvas": Então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre
bem preparada para qualquer virada de tempo.
Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você tenha uma
carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa. De cada 100
pessoas, só uma tem a coragem de responder " não sei" quando não sabe. Os
outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual
for, para qualquer situação.
"Não sei" é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e
pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar
uma decisão.
Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de
se aprender na vida corporativa. Por quê?
Eu sinceramente "não sei".
:palmas:
Muito boa essa!
:palmas:
Maranguas
15/12/2006, 11:35
Uma curiosidade...
A nova Pajero Sport a diesel, eh o mesmo motor da L200 hpe ? Qual era o motor e a potencia da pajero sport anterior ?!
Bruno Sander
15/12/2006, 11:56
Pessoal...
Depois de ler o que vocês postaram aquí, resolví ligar novamente para a MitCar para tentar descobrir mais alguma coisa sobre o problema.
Falei com o Rodrigo (Chefe da Oficina da MitCar), e, detalhe, GRAVEI toda a ligação!
Ele me disse o seguinte:
"O problema do seu carro é que queimou o módulo de ignição. Mas, já pedimos um novo e estará disponível aquí (na MitCar) na Segunda-feria. Você terá que trazer a chave reserva pois teremos que trocar toda a codificação das chaves. Mas, fique tranquilo, porque, depois que trocar o módulo, o carro fica perfeito de novo!"
Perguntei se este tal módulo é eletrônico e se ele tem alguma idéia do que pode ter gerado este problema? Veja a resposta:
"Este módulo é eletrônico e provavelmente o motivo que ele queimou foi porque o seu carro havia vindo com o módulo (neste caso, o tal módulo de gerenciamento eletrônico) da automática. Isto pode ter forçado ou desconfigurado o módulo da ignição, que, agora, acabou queimando!"
Será que eu preciso dizer mais alguma coisa ??????????????
Quanta enrolação !!!!!!!!!!!!!!!
Eu queria saber, de verdade, qual é o problema do meu carro (já que, como o AKPG postou no fórum, nem este tal módulo existe)!
Vamos ver se até na Segunda estará tudo resolvido!
freitasjr
15/12/2006, 11:59
Uma curiosidade...
A nova Pajero Sport a diesel, eh o mesmo motor da L200 hpe ? Qual era o motor e a potencia da pajero sport anterior ?!
A Pajero Sport anterior a esse modelo 2007(que possui o mesmo motor 2.5 da L200 Outdoor), na sua versão Hpe, possui motor 2.8 turbodiesel com intercooler com 145cvs de pot e 38kgfm de torque.
Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...
edubelem
15/12/2006, 12:00
[]'s,
Pelo visto a HPE vem c/ um POWER PLUG original, e provavelmente a central vem blindada do japão e esta segunda central esta sendo colocada pela MIT brasileira.
Marcelo, o que eu falei antes, seria o que eu teria respondido ao meca, se ele me dicesse que o problema era na ignição, seria a mesma coisa que o Bruno decesse p/ um paciente dele, que estava c/ problema no rumen.
Bruno Sander
15/12/2006, 12:05
Edú, seria então, talvez, esta 2ª central (colocada pela MMC) que teria queimado no meu carro?
Maranguas
15/12/2006, 12:08
Ei galera... carros a parte, vamos ver se agente escreve direito e pára de assassinar a gramática... :P
ferramenteiro
15/12/2006, 12:19
Bruno,
Será que esse tal modulo não é o da codificação da chave? Se for ele, vc consegue abrir o carro com a chave mas na hora de dar partida nada acontece.
Quanto vc pagou na proteção do tanque?
Abraço
Bruno Sander
15/12/2006, 12:19
Maranguas,
esta foi prá quem?
Bruno Sander
15/12/2006, 12:22
Ferramenteiro...
Talvez seja este módulo de codificação mesmo!
Quanto às proteções da Todo Terreno, as quatro deve ficar em torno de 1.800,00 a 2.000,00. Bem "carinhas" mas, acho que é um investimento que vale muito a pena!
Maranguas
15/12/2006, 12:24
Um rangeiro lá do Pará... :P
edubelem
15/12/2006, 12:25
Pessoal...
Depois de ler o que vocês postaram aquí, resolví ligar novamente para a MitCar para tentar descobrir mais alguma coisa sobre o problema.
Falei com o Rodrigo (Chefe da Oficina da MitCar), e, detalhe, GRAVEI toda a ligação!
Ele me disse o seguinte:
"O problema do seu carro é que queimou o módulo de ignição. Mas, já pedimos um novo e estará disponível aquí (na MitCar) na Segunda-feria. Você terá que trazer a chave reserva pois teremos que trocar toda a codificação das chaves. Mas, fique tranquilo, porque, depois que trocar o módulo, o carro fica perfeito de novo!"
Perguntei se este tal módulo é eletrônico e se ele tem alguma idéia do que pode ter gerado este problema? Veja a resposta:
"Este módulo é eletrônico e provavelmente o motivo que ele queimou foi porque o seu carro havia vindo com o módulo (neste caso, o tal módulo de gerenciamento eletrônico) da automática. Isto pode ter forçado ou desconfigurado o módulo da ignição, que, agora, acabou queimando!"
Será que eu preciso dizer mais alguma coisa ??????????????
Quanta enrolação !!!!!!!!!!!!!!!
Eu queria saber, de verdade, qual é o problema do meu carro (já que, como o AKPG postou no fórum, nem este tal módulo existe)!
Vamos ver se até na Segunda estará tudo resolvido!
Bruno, postamos juntos e não vi a sua mensagem, Módulo de ignição gerencia a queima do combustível dos carros a gasolina ou álcool controlando as velas, o diesel a queima é feita por compressão, por tanto não tem vela e por conseqüência não tem módulo de ignição, pois a "ignição" ocorre por conseqüência do movimento do pistão, provavelmente a sua central queimou novamente, se eu fosse vc não ficaria preocupado e nem discutiria c/ os meca pois vc roda pouco e provavelmente vc ira vender o seu carro na garantia, mais eu acho que seu carro tem algum problema elétrico que fica queimando central. Pois este papo que a central da at é diferente da mec, pra min não existe.
A minha irmã tem um Picasso, e com 200Km queimou a central, trocaram e depois de 2 meses veio o recal solicitando que fosse trocado novamente, e até hoje esta tudo normal e o carro tem 1.5 anos.
Bruno Sander
15/12/2006, 12:26
Ah.... Então está bom!
Tentar não "assassinar" a gramática é sempre bom.
Bruno Sander
15/12/2006, 12:28
Edú,
realmente minha intenção é trocar o carro assim que a garantia de fábrica acabar (em Julho de 2008).
Só espero que, até lá, estes problemas sejam todos resolvidos pela MMC.
E, até esta data, espero poder já contar com um novo motor disponível nas "Novas" L200 (pelo menos 3.0).
edubelem
15/12/2006, 12:34
Um rangeiro lá do Pará... :P
Maranguas, em outra ocasião eu te ensinei matemática e agora vc quer que eu te ensine português:putz:, se vc esta preocupado com gramática vai p/ um fórum de língua portuguesa e não de 4x4. ok :concordo:
Mais só p/ te satisfazer lá vai "dissesse".
murilloaquino
15/12/2006, 12:56
Ahh...
O bruno, Será q o problema nao é na Igniçao mesmo?Aqueles dispositivos ati-furto q vem no carro.Na ranger é o D-PATS.
Pode ser q o seu problema é nessa igniçao...
hehehe
abraços
Maranguas
15/12/2006, 12:58
Sem ressentimentos Edu... é pq as vezes fica difícil de ler o post :P e quanto me ensinar a matemática... é ruim hein ? :P
Bruno Sander
15/12/2006, 13:09
Murillo,
Tomara então que o problema seja mesmo este negócio aí da ignição mesmo (anti-furto). Desta maneira os mecânicos da Mit não estariam "enrolando" tanto! Seria bom ,pelo menos uma vez, saber qual é o problema, de fato.
e quanto me ensinar a matemática... é ruim hein ? :P
não seria : e quanto a me ensinar matemática...
"Atire a primeira pedra aquele que não tiver um só pecado"
Bruno Sander
15/12/2006, 13:18
Mudando um pouquinho de assunto...
Vejam só alguns vídeos bem legais do YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=k-xYbCnrFbE&NR
http://www.youtube.com/watch?v=zSt3trST7TA&NR
http://www.youtube.com/watch?v=NpPoaN6HQMY
http://www.youtube.com/watch?v=shAnwVyFXOc&mode=related&search= (Que tipo de suspensão é este ????)
Bruno Sander
15/12/2006, 13:43
Ah...
E só prá constar. Se vocês acham que algum dia na vida já fizeram alguma "loucura" ao volante, após verem este vídeo, provavelmente, vão mudar (e muito) os seus conceitos:
http://www.youtube.com/watch?v=wBW0sutape8
Como é que tem gente tão "sem juízo" assim?
Bruno, o primeiro vídeo é sensacional, e tem de tudo lá, Hilux, Suzuki, L200, Pajero, Nissan, muito bom mesmo, nota 10.
O segundo já é meia boca, uma nissan sendo guinchada de uma poça.
O terceiro também é bom, mas já tinha visto, bacana.
O quarto é bem interessante mesmo, uma loucura só o trabalho da suspensão heim.
[]'s
Marcello Ladeira
15/12/2006, 17:22
Já tentaram trazer estas pkps do vídeo SF250 para fazer o Sertões aqui e elas não se derão muito bem... Não sei os verdadeiros motivos, mas acho que elas são apenas pra areia e no Sertões areia é só parte da dificuldade.
[]'s,
Maranguas
15/12/2006, 17:59
Por favor, sigam meu raciocínio, apesar de não entender muito de mecânica vou arriscar:
Acho q esse gerenciamento eletrônico que o Bruno e os mecânicos se referem, existe mesmo e ele é responsável apenas para dosar o combústivel no motor (já que não existem velas) e para controlar a pressão do turbo. A ignição da L200, com certeza é eletrônica
e o sistema de injeção de combustível deve ser "semi-eletrônica" ( esquema parecido com aqueles motores AP na época da multilatina que equipava os veronas 1.8i), para tanto, é necessário algum módulo de controle mesmo... estou errado ?!
... estou errado ?!
Está.!!!!!
Maranguas
15/12/2006, 18:07
Está.!!!!!
Pois me corrija amigo... gostaria de entender como é esse esquema :P
1-Semi-eletrônica , deveria ser bomba mecanica com contolador eletrônico.
2-Multilatina não -Autolatina
Deve ter uma ECU que controla a bomba e pode apresentar problemas , mas está mais para bloqueador etc
edubelem
15/12/2006, 19:03
Pois me corrija amigo... gostaria de entender como é esse esquema :P
Ignição, é o que provoca a queima do comb, não tem nada haver c/ partida ou injeção de comb, no caso do diesel a ignição do comb é provocada pelo movimento do pistão, que aumenta a pressão e por conseqüência a temperatura, neste momento o comb é injetado e ocorre a queima, por tanto a ignição é provocada pelo pistão, pois foi ele quem provocou o aumento de temp. vc deve esta confuso em relação ao termo chave de ignição, esta errado, pois o correto é chave de partida, não entendo muito de L-200, mais acredito que o gerenciamento eletrônico, faça apenas a regulagem da bomba, não chegando nem perto do sistema da s-10, frontier, ranger ou da hilux.
murilloaquino
15/12/2006, 19:13
existe uma diferença entre o motor Eletronico, Que é o common-Rail e tem uma injeçao de diesel precisa em CADA bico,e o sistema da L-200, que é uma Bomba Mecanica q tem um controle eletronico...
abraçoss
Ah...
E só prá constar. Se vocês acham que algum dia na vida já fizeram alguma "loucura" ao volante, após verem este vídeo, provavelmente, vão mudar (e muito) os seus conceitos:
http://www.youtube.com/watch?v=wBW0sutape8
Como é que tem gente tão "sem juízo" assim?
Bruno, não tinha visto esse vídeo ainda, te pergunto:
Porque sem juízo? É uma competição, os carros são feitos para esse propósito, não entendi essa colocação.
[]'s
Maranguas
15/12/2006, 19:20
Bom, se é melhor ou pior do que a Pampona eu não sei... mas que a L200 do Bruno tem Gerenciamento Eletrônico Exclusivo, isso tem!
Edu... olhe esse site : http://www2.uol.com.br/bestcars/un10/231-24.htm será que eles tb estão errados sobre a HPE ter gerenciamento eletrônico exclusivo?! Sendo assim, é necessário um módulo sim.
ou então nesse aqui http://www.salaodoautomovel.com.br/index.php?m=noticia&p=interna&id=6685 que diz o seguinte:
"A versão HPE conta com um propulsor de base semelhante (GLS), porém, com um gerenciamento eletrônico específico que envolve a variação da curva de pressão do turbo VGT e parâmetros diferenciados para controle da bomba de injeção eletrônica. Com isso o motor passa a ter 141 cv a 4.000 rpm e oferece torque de 30,6 kgf.m a 2.000 rpm."
Walter L. L. Casitta
15/12/2006, 20:51
Bom, se é melhor ou pior do que a Pampona eu não sei... mas que a L200 do Bruno tem Gerenciamento Eletrônico Exclusivo, isso tem!
Edu... olhe esse site : http://www2.uol.com.br/bestcars/un10/231-24.htm será que eles tb estão errados sobre a HPE ter gerenciamento eletrônico exclusivo?! Sendo assim, é necessário um módulo sim.
ou então nesse aqui http://www.salaodoautomovel.com.br/index.php?m=noticia&p=interna&id=6685 que diz o seguinte:
"A versão HPE conta com um propulsor de base semelhante (GLS), porém, com um gerenciamento eletrônico específico que envolve a variação da curva de pressão do turbo VGT e parâmetros diferenciados para controle da bomba de injeção eletrônica. Com isso o motor passa a ter 141 cv a 4.000 rpm e oferece torque de 30,6 kgf.m a 2.000 rpm."
Maranguas,
A L200 ainda usa um sistema com bomba distribuidora mecânica, mas com gerenciamento eletrônico como eram as Hilux antigas.
A “pampona” assim como todo mundo utiliza um sistema totalmente eletrônico e muito mais avançado onde a distribuição de diesel entre os cilindros é comandada eletronicamente.
Fica tranqüilo que a L200 ainda chega lá...
Maranguas
15/12/2006, 20:59
Walter,
Então vc está afirmando que o texto de dois sites especializados no assunto estão errados (pois o texto é claro quando afirma que a L200 têm bomba de injeção eletrônica) e vc está certo ?! Poxa...
Walter L. L. Casitta
15/12/2006, 21:12
Walter,
Então vc está afirmando que o texto de dois sites especializados no assunto estão errados (pois o texto é claro quando afirma que a L200 têm bomba de injeção eletrônica) e vc está certo ?! Poxa...
Não, eles estão certos. Acontece que bomba distribuidora eletrônica está fora de moda. Pode ser uma evolução no mundo das L200, mas no mundo da "pampona" isso não se usa mais. A Ford, GM, e a Nissan pularam essa fase direto para a tecnologia do common rail. A Mit preferiu ir um pouco mais de vagar sem pular as etapas tecnológicas... Fazer o que né?
Maranguas
15/12/2006, 21:19
Walter,
Me desculpe mas vc fugiu do tema... Pq será que vira e mexe e vcs das Pamponas tornam a se comparar com as L200?... Deve ser muito arrependimento... :P
Voltando...
Gostaria q vc me explicasse como uma L200 aceita o UNICHIP se ela não possui módulo de injeção eletrônica, visto que ate onde eu sei, o chip (componente eletrônico) trabalha exatamente na curva de torque para aumentar a potência e fora isso ainda altera a pressão do turbo e mais uma série de coisas... e tudo isso é alterado eletrônicamente no módulo de injeção. Isso tudo é no mínimo curioso...
E outra... se nós (donos de L200) nos preocupássemos com moda, estariamos andando de hilux e não em uma pampa moderninha, que nem motor próprio tem... :P
Walter L. L. Casitta
15/12/2006, 21:29
Walter,
Me desculpe mas vc fugiu do tema... Pq será que vira e mexe e vcs das Pamponas tornam a se comparar com as L200?... Deve ser muito arrependimento... :P
Voltando...
Gostaria q vc me explicasse como uma L200 aceita o UNICHIP se ela não possui módulo de injeção eletrônica, visto que ate onde eu sei, o chip (componente eletrônico) trabalha exatamente na curva de torque para aumentar a potência e fora isso ainda altera a pressão do turbo e mais uma série de coisas... e tudo isso é alterado eletrônicamente no módulo de injeção. Isso tudo é no mínimo curioso...
Maranguas,
:putz:Você excedeu o número máximo de perguntas permitidas!:concordo:
Walter L. L. Casitta
15/12/2006, 21:32
Walter,
Voltando...
Maranguas,
Não vai adiantar explicar nada enquanto você não abrir a sua mente pra fora do mundo Mit!:concordo:
Maranguas
15/12/2006, 21:43
Agora o bixo pegou né Walter? :P... Nada pessoal contra as Pamponas, é pq eu não confio nem em remédio genérico e muito menos em "motores genéricos" como esses carros ai que vc citou... Essas marcas não se garantem em fazer um exclusivo não ?! huauhuha
Walter L. L. Casitta
15/12/2006, 23:12
Agora o bixo pegou né Walter? :P... Nada pessoal contra as Pamponas, é pq eu não confio nem em remédio genérico e muito menos em "motores genéricos" como esses carros ai que vc citou... Essas marcas não se garantem em fazer um exclusivo não ?! huauhuha
Sem comentários... :parede::parede::parede:
murilloaquino
16/12/2006, 02:51
Nao confia nos motores genericos..
mais confia nos dá MIT...
Coitado...
Pequeno jr
16/12/2006, 07:40
E outra... se nós (donos de L200) nos preocupássemos com moda, estariamos andando de hilux e não em uma pampa moderninha, que nem motor próprio tem... :P
So corrigindo,
A International é da Ford e por sua vez a MWM tbm. Não fique chateado em 2008 qdo chegar as L200 com motor International ou MWM. Coisas tupinquins.
Pequeno jr
16/12/2006, 07:41
COntinuo dizendo,
O Problema do Bruno foi no dispositivo anti-furto.
FlavioLouveira
16/12/2006, 08:01
Ei pessoal, estas discussoes menores nao levam a nada. Todo carro tem defeitos e o mais importante, DA defeitos de vez em qdo. Ainda mais desse pessoal que frequenta o forum, a maioria usa o carro em situacoes mais extremas mesmo.
Cada carro tem seu valor, e pessoas tem gostos particulares e preferencias pessoais que nao adianta ficarmos discutindo.
O forum eh super esclarecedor, mas essa vontade de ficar difamando um tipo de carro eh fogo...
Vamos pegar leve...
Esse topico eu li inteiro e foi muito esclarecedor...vamos continuar:dance: :dance:
Já que entraram no assunto motores.
Lí outro dia que a MWM-International lançou a nova linha de motores NGD 9.3 que é destinado principalmente ao mercado americano, o qual recebeu o EVRT, turbocompressor eletronicamente controlado, que segundo a empresa possibilita melhor aproveitamento da potência e do torque em qualquer faixa de rotação.
Mas por enquanto, apenas essa linha de motor que esta recebendo esta tecnologia.
O motor da Hilux tem essa tecnologia.
Tem um motor elétrico que posiciona as aletas do TGV .Esse motor é comandado pela ecu que recebe a informação de pressão do coletor de admissão atraves do MAP(sensor de pressão).
Isso tem uma consequencia interessante que faz com que a Hilux praticamente não altera seu desempenho com a altitude pois o Map mede pressão absoluta (não em relação a pressão atmosferica como a capsula pneumática).
A hilux trabalha com pressão máxima próxima de 1 bar que aparece antes dos 2000 rpm e a partir de um pouco mais de 3000 rpm começa a cair até atingir 0,8 a 4000 rpm.Acima não sei pois nos testes que fiz ia até o AT trocar de marcha.
RezendeDF
16/12/2006, 11:37
So corrigindo,
A International é da Ford e por sua vez a MWM tbm. Não fique chateado em 2008 qdo chegar as L200 com motor International ou MWM. Coisas tupinquins.
Pequeno, se esses dois fabricantes de motores são da Ford, o que justifica colocar um motor cummins na F250?
Walter L. L. Casitta
16/12/2006, 11:51
Ei pessoal, estas discussoes menores nao levam a nada. Todo carro tem defeitos e o mais importante, DA defeitos de vez em qdo. Ainda mais desse pessoal que frequenta o forum, a maioria usa o carro em situacoes mais extremas mesmo.
Cada carro tem seu valor, e pessoas tem gostos particulares e preferencias pessoais que nao adianta ficarmos discutindo.
O forum eh super esclarecedor, mas essa vontade de ficar difamando um tipo de carro eh fogo...
Vamos pegar leve...
Difamação é outra coisa. Opiniões e verdades precisão ser expostas, se não esse fórum vira conversa de comadres.
Por outro lado, que têm alguns aqui que chegam a implorar por uma sacanagem, isso tem!
Ex.: Alguns principalmente esses apaixonados por uma marca Mit me lembram mulher de malandro. “Quanto mais apanha mais gosta”.
Pros mais infantis aviso que malhar a Ranger não surte o mesmo efeito que neles mesmos quando lêem algo que não gostam sobre a L200. Diferente do proprietário de L200 que ouvem mais o coração, os de Ranger não tem apego sentimental com seus veículos ou a marca.
Um motor próprio teria a vantagem ao meu ver de permitir um melhor casamento com o cambio automático do que se conseguiria usando um motor genérico , talves por isso ainda não temos Ranger , S10 e Frontier .
A Hilux é um exemplo do que um bom casamento entre motor e cambio AT pode fazer .
Um amigo me disse algum tempo atras que a Ford andava testando no Brasil um motor próprio 3.2 com tgv para a Ranger provavelmente para 2008 , talves aí possa ter uma opção AT.
Walter L. L. Casitta
16/12/2006, 11:54
So corrigindo,
Tem certeza Pequeno? Onde conseguiu essa informação?
Walter L. L. Casitta
16/12/2006, 12:07
Um motor próprio teria a vantagem ao meu ver de permitir um melhor casamento com o cambio automático do que se conseguiria usando um motor genérico , talves por isso ainda não temos Ranger , S10 e Frontier .
A Hilux é um exemplo do que um bom casamento entre motor e cambio AT pode fazer .
Um amigo me disse algum tempo atras que a Ford andava testando no Brasil um motor próprio 3.2 com tgv para a Ranger provavelmente para 2008 , talves aí possa ter uma opção AT.
Acho que não Homero,
Existem motor genérico e câmbio genérico e os melhores câmbios são os genéricos. A L200 diferente da Hilux é um caso típico em que os motores e câmbios originais não se dão muito bem. É mais uma questão de marketing.
O problema da Ford é que se eles quiserem um câmbio AT pra ranger, vão ter que desenvolver um só pro mercado AR BR, já que Ranger diesel só tem aqui. Uma boa opção pra sair dessa enrascada seria a Mazda que ta prontinha> Diesel e AT.
Maranguas
16/12/2006, 13:07
Mais uma vez... não sou apaixonado pela mit! Agora pela a Toyota eu sou e assino em baixo... aliás, minha próxima aquisição provavelmente vai ser uma nova hilux, que ao meu ver é única superior a L200 inclusive quando ela for remodelada e o MOTOR for o 3.2 da MIT, talvez ainda fique com a toyota.
Quanto aos motores, eu falo isso pq a pampona vive trocando de motor e isso "derruba" ela, pois quem tiver uma 2.5, por exemplo, pode ter dificuldades de encontrar peças de reposição, assim como os outros motores que ela jah teve e tem hj q daqui a pouco vai ser trocado novamente segundo o Pequeno... Pq será esse troca-troca? Eu particularmente, prefiro marcas com motores próprios e que não vivem trocando de motor, pois isso me passa credibilidade da marca.
Esses motores genéricos são muito barulhentos pq eles o fazem para usar em qualquer coisa... desde de gerador até em caminhão! Se eu tivesse um jipe willys eu até poderia usá-lo... :P
. A L200 diferente da Hilux é um caso típico em que os motores e câmbios originais não se dão muito bem. É mais uma questão de marketing.
.
O cambio e motor da L200 não me parece que foram feitos um para o outro.Esse motor 2.5 é um dos mais antigos e a mit do brasil colocou junto um cambio AT , duvido que houve um desenvolvimento semehante ao da Toyota ou mesmo da Pajeiro sport 2.8.
A RAM talves seja um exemplo de motor genérico e cambio AT que parece funcionar bem.
Creio que é mais "fácil" desenvolver quando motor e cambio são próprios.
Quanto a Mazda , tanto quanto sabia pertencia a Ford , pelo menos alguns mazda que vi eram na realidade Ford
Marcello Ladeira
16/12/2006, 16:51
Bom depois de tudo que foi dito aqui só posso acreditar que o que queimou no carro do Sander foi o módulo eletrônico que se encontra debaixo do porta luvas... Este módulo, como foi explicado em outro tópico aqui do fórum, é o responsável pela diferença de potência Sport HPE x Sport GLS.
Sander vc podia questionar ao pessoal da MitCar onde é que fica este "diabo" de "módulo de ignição" que deu problema.
[]s,
Marcello Ladeira
16/12/2006, 18:07
Um ótimo Off-Topic no maior tópico do Pickups 4x4... Excelente reportagem na minha opinião, vale a leitura...
http://www2.uol.com.br/bestcars/supercar/grupob-1.htm
[]s,
Maranguas
16/12/2006, 19:41
isso isso isso
RezendeDF
17/12/2006, 08:13
Com certeza a L200 tem alguma coisa eletrônica controlando a injeção.
Quando se roda a chave existe aquele ´luzinha´ alaranjada que se parece com o motor, tão comum em todos carros com injeção eletrônica. Então faz-se a leitura e em alguns segundos ela se apaga, assim como as luzes do air bag, abs, etc...
NA última vez que abasteci minha outdoor hpe fez 9,89km/l. Aind tá com 2.400km. Acho que vai melhorar ainda mais.
RezendeDF
17/12/2006, 08:15
Detalhe... não sou roda presa. Ando normalmente.
Pequeno jr
17/12/2006, 12:31
Tem certeza Pequeno? Onde conseguiu essa informação?
Walter e Rezende ... Por falar em Rezende, vc esta devendo aquela cervejinha la no colorado hein!? hehehe
Seguinte,
Essa historia de Ford / International eu escutei la naquele test drive que fiz da F-250 4x4 aqui em Brasilia esse ano, la na pista do DEFER por uma pessoa que mexe exclusivamente com vendas coorporativas da Ford pelo Brasil, ou seja, acho que ele não estava falando besteira.
Ai, qdo vcs me perguntaram sai procurando na net alguma informação sobre isso e achei as informações que desde 2001 a Ford e a Navistar International Corp fundaram uma Join venture.
Como hj estou um pouco sem tempo devido aos preparativos de festas de final de ano, não deu para pesquisar muita coisa, mas ai vai alguns dos links que falam sobre o assunto.
Sobre o pq de usar o motor cummins na F-250, sinceramente não sei.
http://findarticles.com/p/articles/mi_kmref/is_200109/ai_kepm216838
http://www.powerstrokedieselstuff.com/news_power.aspx
http://ir.navistar.com/releasedetail.cfm?ReleaseID=54519
http://www.navistar.com/brands.html
[]'s
RezendeDF
17/12/2006, 16:57
Pela 1a. vez vou ter que reclamar da minha L200 e também da concessionária Nara aqui de Brasília.
Deixei minha L200 no início do mês pra resolver várias coisas, a loja me pediu dois dias, porque tinha muita coisa pra fazer, são elas:
- o carro tinha alguns ´grilos´
- prender um módulo que estava pendurado pelos fios embaixo do porta luvas (o consultor disse que era o HPE)
- o banco traseiro fazia um barulho estranho dentro do encosto (só quando tinha alguém sentado)
- a borracha do limpador do pára-brisa tava pulando...tipo ressecada.
- quando se desligava o motor e ligava novamente dali uns 30 minutos, às vezes saia uma fumaça azulada, tipo aquelas quando o carro tá fumando.
- as portas estavam ruins pra fechar, tinha que bater com força.
Pois é, depois desses dois dias que o carro ficou lá, praticamente não consertaram nada. Os grilos estão voltando, inclusive o do encosto do banco traseiro.
Com relação a fumaça, o consultor me disse que a bomba estava fora do ponto. Ainda não percebi essa fumaça novamente. Tenho que aguardar, não era toda vez que isso acontecia.
Fico pensando. Como a Mitsubish e a concessionária vendem um carro de quase 100.000 e deixa a bomba fora de ponto e com tantos grilos?
Ainda acho que é um bom carro. Mais sinceramente, por este preço deveria vir com um acabamento melhor.
O tal módulo HPE dá a impressão que os caras colocaram velcro e então prenderam-no no carpete. Só isso.
E agora apareceu mais coisa pendurada no embaixo do painel, desta vez ficou aquele botãozinho do alarme e mais uns pedaços de fio. Deveriam ter colocado uma abraçadeira de nylon.
Também caiu um dia desses uma peça redonda nos meus pés. Aí liguei pra lá e agendei outra vez esses serviços, essa peça segundo o cara fica presa ao acelerador, tipo um limitador. Vamos ver. Tá foda.
RezendeDF
17/12/2006, 17:58
Aí Pequeno, vamos tomar sim umas latinhas. Só passar essas festas de fim de ano.
Com relação ao motor cummins, a Ford além de usar na F250 tá usando também nos caminhões dela.
É difícil entender que a Ford sendo uma das donas da MWM-International usaria motor cummins.
Inclusive a Volkswagen usa o motor MWM em seus caminhões.
Marcello Ladeira
17/12/2006, 23:33
Resende grilos no interior é algo que vc terá de se acostumar ela tem mesmo.
Quanto aos demais itens não se assuste, meu carro saiu da concessionária aqui, onde troquei todos os faróis devido a um acidente de trânsito e tô vendo que eles estão completamente desregulados... Concessionárias Mit só dá pra engulir durante o período de garantia.
[]s,
RezendeDF
18/12/2006, 08:30
Marcello com relação aos grilos até que eles resolveram alguns. Minha bronca maior fica por conta dos fios, módulo e até o botão que desliga o alarme ficarem pendurados. Sair da fábrica e da concessionária com bomba desregulada (fora do ponto).... acho que é muito desleixo. Pegal mal pra caramba.
Pequeno jr
18/12/2006, 10:15
Marcello com relação aos grilos até que eles resolveram alguns. Minha bronca maior fica por conta dos fios, módulo e até o botão que desliga o alarme ficarem pendurados. Sair da fábrica e da concessionária com bomba desregulada (fora do ponto).... acho que é muito desleixo. Pegal mal pra caramba.
Marcelo,
A L-200 do tio da minha esposa que é 2005/5 veio com o mesmo problema de fumaça. Depois de colocar no ponto la na Nara acabou o problema.
edubelem
18/12/2006, 10:26
Um grande amigo meu, me ligou este final de semana dizendo que havia trocado sua frontier 2004 p/ uma l-200 hpe aut, pois estava afim de ter um carro at, e respondi p/ ele que era um bom carro, suspensão boa e como ele roda 80.000 - 100.000 km e depois troca, seria uma boa opção, já que a toyota esta quase 20.000,00 a mais, e disse tb que a única desvantagem era o motor, que era muito fraco e gastava muito, ai ele me respondeu que a vendedora disse p/ ele que a nova outdoor estava c/ um motor 3.0 c/ um sistema eletrônico muito mais avançado do que qual quer outro carro nacional, pois fora todo dezenvolvido no JAPÃO:putz: , aí eu corrigi o vendedor e expliquei p/ ele o que ele estava comprando na realidade e até brinquei, eu acho que ala confundio Japão c/ jalapão:mrgreen: , pois nem correia multi v usa ainda, e mandei ele confirmar o que eu disse, no site da MIT, meia hora depois ele me liga indignado, só não chamou a vendedora de bonita.
Eu acho difícil a Ford lançar a ranger com um motor Ford, não tem sentido pois ela tem uma das melhores fábricas p/ desenvolver motores na mão, e a ultima experiência c/ o motor Ford foi bem frutada, foi a F-4000.
Mas e ai Edu? Ele comprou o carro mesmo assim? O que a vendedora falou quando ele contra-argumentou?
edubelem
18/12/2006, 13:26
Mas e ai Edu? Ele comprou o carro mesmo assim? O que a vendedora falou quando ele contra-argumentou?
Já estava fechado o negócio, a papelada o CDC já estava assinada e vai pegar o carro na quarta.
Quanto a vendedora, ele iria hoje lá "argumentar" com ela, porem ele iria fechar negócio mesmo sabendo que era este motor, pois ele queria o câmbio AT, mais a relação de confiança entre ele e a MIT, não começou bem.
Marcello Ladeira
18/12/2006, 14:21
Começou péssimamente... Concessionária Mit, melhor não precisar!!!
[]'s,
Theo Gadelha de Oliveita
18/12/2006, 14:24
Caro Bruno,
Tenho uma outdoor comprada em novembro/2006 lançamento 2007. O carro é uma maravilha, só pecando um pouco no consumo.
Meus parabéns pela aquisição
Theo
FlavioLouveira
18/12/2006, 14:59
Outro dia postei aquele texto sobre o ´´nao sei´´, que caberia bem a vendedora tbem, que poderia dizer que nao sabia, ao inves de inventar lorota... Mas eu acho IMPOSSIVEL o gerente ou dono da concessionaria compactuar com uma mentira dessas, se comentar o caso com ele, muito provavelmente ela ganhara um cartao vermelho...
edubelem
18/12/2006, 16:11
Pior quer ela perdeu a chance de ficar calada, por que o carro já estava vendido e meu amigo comentou sobre o consumo e o motor defasado, foi aí que ela respondeu tudo errado. Fico imaginando quando a Mit lançar a L-200 com um motor realmente bom, eles vão dizer que é a maior invenção depois da roda!
Flavio, o pior é que isto é comum em todas as concessionárias, por que a maioria das pessoas que vão comprar carro não entendem muito de mecânica e como o vendedor tb não entende, ele começa a viajar, provavelmente ela não sabe nem o que significa 3.0, assim como a maioria dos compradores, e agora o mais novo argumento de venda, é que o motor da outdoor é o mesmo da pajero sport e não que o motor da pajero sport é igual a da outdoor.
Caro Bruno,
Tenho uma outdoor comprada em novembro/2006 lançamento 2007. O carro é uma maravilha, só pecando um pouco no consumo.
Meus parabéns pela aquisição
Theo
Theo,
A sua é câmbio Manual ou Automática? Quanto ela está fazendo por litro?
Pior quer ela perdeu a chance de ficar calada, por que o carro já estava vendido e meu amigo comentou sobre o consumo e o motor defasado, foi aí que ela respondeu tudo errado. Fico imaginando quando a Mit lançar a L-200 com um motor realmente bom, eles vão dizer que é a maior invenção depois da roda!
Flavio, o pior é que isto é comum em todas as concessionárias, por que a maioria das pessoas que vão comprar carro não entendem muito de mecânica e como o vendedor tb não entende, ele começa a viajar, provavelmente ela não sabe nem o que significa 3.0, assim como a maioria dos compradores, e agora o mais novo argumento de venda, é que o motor da outdoor é o mesmo da pajero sport e não que o motor da pajero sport é igual a da outdoor.
Já tivemos uma Pajero Full aqui em casa e o motivo para se desfazer dela foi o pós-venda da Macom. O carro é ótimo mas a concessionária... :parede: :parede:
[]s
Flávio e Edu,
Não sei se é praxe nas concessionárias MIT, mas quando comprei a minha Outdoor em Outubro/06, o vendedor falou um monte de abobrinhas pra mim também. Me disse inclusive que o motor era eletrônico e quando eu abri o capo do carro e mostrei a bomba injetora pra ele, ele fez cara de intelectual e desconversou. Fazer o quê, né?!?!!?
edubelem
19/12/2006, 09:50
Já tivemos uma Pajero Full aqui em casa e o motivo para se desfazer dela foi o pós-venda da Macom. O carro é ótimo mas a concessionária... :parede: :parede:
[]s
Arthur, o velho C ta c/ uma 3.0? Em junho eu conversei c/ ele e disse como era o motor, que tal, ele ta gostando?
Nesta mesma época eu avia dito p/ ele sobre uma adaptação no banco traseiro, e disse que iria fazer e passaria as coordenadas p/ ele, porem eu ainda não tive tempo, mais o edintruder já fez e postou aqui no fórum tudo detalhadamente.
Quanto a macom, tenho um C3 eu nunca tive problemas , pois conheço toda a família e como disse isto é um problema de todas concessionárias tanto Ford, gm, etc..., até pegout:mrgreen: , brincadeira, de algum tempo p/ k começou a melhorar he he he.
[]s
Fala Edu, então a nossa é a 2.8 com TGV, anda bem, a principal diferença pra 3.0 eu acho que não é nem tanto o desempenho ou consumo, mas o barulho!
Deram um bom preço na troca dela por uma 3.0 lá na Fenix, bora ver se dá jogo.
[]s
Bruno Sander
19/12/2006, 12:25
Theo, antes de mais nada, meus parabéns pela aquisição. Você, certamente, vai gostar muito do carro. Só acho que ele deixa muito a desejar no quesito consumo!
Só uma coisinha... Seu carro é BRANCO!!!!! ????????????????
Bruno Sander
19/12/2006, 12:30
Pessoal...
Me ligaram da Mit Car e disseram que meu carro estaria pronto hoje às 17horas.
Ontem eu havia deixado lá a chave reserva...
E, para adiantar, pedí ao Rodrigo (Chefe da Oficina) que me explicasse o problema.
Ele disse que o "Módulo de ignição" teve que ser trocado, além do "segredo da chave" e as próprias chaves também necessitaram serem trocadas.
Enfim, todo o "Miolo" da ignição!
Mas, até agora ainda não sei o que o correu de verdade! Mas, ele garantiu que com o módulo HPE estava tudo ok...
Quando eu buscar o carro a tarde, eu dou mais notícias!
Marcello Ladeira
19/12/2006, 12:48
Então deu problema foi no "Code" do seu carro. Sua chave é codificada e a central que a valida deu problema... Não consigo ver relação desta "queima" com o fato descrito pela concessionária... Se tivesse ocorrido isso com o carro fora da garantia vc podia preparar o $$$, imagino que uma central destas não saia barato. Menos mal que foi em garantia.
[]'s,
Bruno Sander
19/12/2006, 12:51
Pois é.
Ainda bem que está na Garantia...
Acho que isto, fora da garantia, iria me custar, pelo menos, uns R$3500,00 !!!
Thiago Pereira
19/12/2006, 12:56
Ele disse que o "Módulo de ignição" teve que ser trocado, além do "segredo da chave" e as próprias chaves também necessitaram serem trocadas.
Enfim, todo o "Miolo" da ignição!
Bruno,
Não esquece de checar se trocaram os miolos das portas tb...
Pq se esquecerem de trocar vc provavelmente soh vai descobrir qdo acabar a bateria do controle e precisar das chaves ai F****!!!
Ou então ter q ficar com duas chaves diferente...o q é muito chato...
Abraço,
Bruno Sander
19/12/2006, 12:58
Thiago...
Muito obrigado pela dica.
Realmente, eu não tinha pensado nisto!
Vou conferir quando buscar o carro!
Bruno Sander
19/12/2006, 20:39
Pronto! Busquei o meu carro.
Os problemas que ocorreram foram os seguintes:
1º. Queima do Módulo de Gerenciamento eletrônico (R$3.892,21)
2º. Troca e Recodificação do mecanismo de ignição (R$1.243,00)
3º. Troca das chaves com novas codificações (R$127,00)
Resumindo: Se o meu carro estivesse fora da Garantia eu teria que desembolsar mais de R$8.000,00!!!!!!!!!!!!!!!!! (Os valores entre parênteses correspodem aos preços de custo das peças para a Concessionária, e não incluem o valor da mão de obra).
Segundo o Rodrigo (chefe da oficina da Mit Car) o fato do módulo HPE ter vindo trocado desconfigurou o módulo de Gerenciamento eletrônico, o que ocasionou a queima do mesmo e a consequente perda do sistema de codificação do carro.
Como o Marcello havia citado anteriormente, ainda bem que o carro está na garantia, do contrário, eu estava arrasado ($$$$$$$$$)!
Ah, além disto, o Rodrigo me mostrou os custos da troca do Módulo HPE... R$3.200,00 - só o módulo! Então... da 1ª vez eu teria pagado em torno de R$4.500,00 + R$8.500,00 (Desta vez). Ou seja, cerca de R$R$13.000,00 !!!!!!!
Viva a GARANTIA!
Agora, só prá constar, quero ELOGIAR o serviço da MitCar, desde o cumprimento do prazo a, principalmente, o bom atendimento (do Rodrigo, em particular). Não tenho NADA a reclamar!
Mas, só espero que, agora, estes problemas acabem!
murilloaquino
19/12/2006, 21:38
Putzz...
falando sobre a mit...
Na concessionaria daqui, minha tia tirou um tr4 07 na semana passada...
rodou 200 km e cumeçou um barulho na direçao...
Madei lah. uma semana pra trocar o retentor da bomda da direçao hidraulica.Isso pq reclamei e falei q ia devolver o carro...
meu deuss
Pequeno jr
19/12/2006, 21:40
Bruno,
Benzer além de ser de graça tbm faz bem.
murilloaquino
19/12/2006, 21:53
Acho q o controle de qualidade da mit precisa cer aperfeiçoado.Pode acontecer com todos neh...
Ahh..saiu na quatro-rodas desse mes, falando sobre a troca das bronzinas da l-200
Walter L. L. Casitta
19/12/2006, 23:58
Viva a GARANTIA!
Agora, só prá constar, quero ELOGIAR o serviço da MitCar, desde o cumprimento do prazo a, principalmente, o bom atendimento (do Rodrigo, em particular). Não tenho NADA a reclamar!
Putz! Bruno,
Você compra uma picape de 160CV e leva uma de 140CV. Sua picape apresenta o mesmo defeito pela segunda vez e você ainda elogia a concessionária? Quem me dera meus clientes fossem iguais a você... :parede::parede::parede:
Bruno Sander
20/12/2006, 06:18
Walter...
1º. Na realidade foram 02 problemas diferentes. O primeiro foi a troca do módulo HPE, e o segundo a queima do módulo de gerenciamento eletrônico (além dos outros dois, já citados).
2º. A Concessionária onde comprei o meu carro foi a Via Jap, e não a Mit Car. Sobre a Via Jap eu não tenho NENHUM elogio a fazer, muito pelo contrário. Eu contra-indico esta concessionária a qualquer um!
3º. Concordo com o fato que um carro 0km de quase R$100.000,00 deveria vir de fábrica com um "controle de qualidade" mais rigido. Mas, não estou elogiando a fábrica!
4º. Volto a insistir: Se todas as concessionárias da Mit tratassem os seus clientes com o mesmo respeito e seriedade que a Mit Car apresentou comigo, até agora, certamente as reclamações e descontentamentos com a MMC diminuiríam drasticamente!
5º. Agora, só falta eu mandar benzer o meu carro!
Bruno Sander
20/12/2006, 06:21
Ah, enquanto eu estou me lembrando:
AVISO AOS PROPRIETÁRIOS DE L200 OUTDOOR...
Esta havendo um RECALL das chaves de roda de todas as L200 Outdoor.
Troquei a minha chave de roda ontem (porque reclamei que ela não entra nos buracos dos parafusos da roda), e, eles me avisaram sobre este tal Recall.
Procurem as MMC mais próximas para não ficarem na mão quando furar algum Pneu!
Marcello Ladeira
20/12/2006, 06:46
Que bom que vc tocou neste assunto Sander... uma observação com relação às calotinhas da L200 Sport x Outdoor. Já me roubaram umas 8 calotinhas, parei de substituí-las.
Outro dia quando fui pegar meu carro na Via Jap encontrei um cara comprando 2 para a OutDoor dele, perguntei o que havia ocorrido: resposta obvia neh...
Aí perguntei quanto ele tava pagando pelas calotinhas da Outdoor. Resposta: 28,00... assustei e depois com o atendente confirmei o valor das calotinhas da Sport. Resposta: 290,00... ou seja mais de 10x mais caro!!!! isso já explica pelo menos uns R$ 1.000,00 de redução do preço da L200 Bolinha Sport x Outdoor... hehehehe
Pelo visto estas calotinhas da Outdoor não farão sucesso na robauto... de início até devem roubar algumas mas depois quando virem que não vai ter saída eles irão parar.
[]'s,
FlavioLouveira
20/12/2006, 07:54
Acho q o controle de qualidade da mit precisa cer aperfeiçoado.Pode acontecer com todos neh...
Ahh..saiu na quatro-rodas desse mes, falando sobre a troca das bronzinas da l-200
Tem ela digital? Se tiver posta ai pra gente:concordo:
Pequeno jr
20/12/2006, 08:05
Murillo,
Qual o motivo que eles alegaram para essas trocas ?
Tem como scanear essa página e postar aqui ???
murilloaquino
20/12/2006, 08:06
Vou ver se consigo scannear a pagina...
Mai lah fala q sao todas as l-200 sport fabricadas entre agosto de 2003 e abril d 2005
É um troca sem recall
Marcello Ladeira
20/12/2006, 08:50
Moçada a reportagem não tem nenhuma informação além daquelas que havia postado no tópico aqui não.
[]'s,
murilloaquino
20/12/2006, 11:50
isso....
mais pelo menos foi divulgado né...
Bruno Sander
20/12/2006, 19:24
Pessoal,
Hoje o Marcello me disse que o meu carro era "Capa" do Site do Mitsubishi MotorSport... Fui confirir, e não é que é mesmo!
Olha só como é que eu estou bem na foto: http://www.mitsubishimotors.com.br/site/portal/index.asp?ID=2
São prá poucos, em???????
FlavioLouveira
20/12/2006, 21:08
Pessoal,
Hoje o Marcello me disse que o meu carro era "Capa" do Site do Mitsubishi MotorSport... Fui confirir, e não é que é mesmo!
Olha só como é que eu estou bem na foto: http://www.mitsubishimotors.com.br/site/portal/index.asp?ID=2
São prá poucos, em???????
eu gostei do jeito que o farol auxiliar fica ligado, sem prescisar ligar o farol, so com a lanterna, por isso postei o link aqui... a minha eh igual-preta, soh que tem os parachoques cinza, nao pintei..
Bruno Sander
21/12/2006, 09:11
Flávio...
Eu não pintei os para-choques do meu carro.
Eu mandei Plotá-los de Preto-Fosco (inclusive os Pára-Lamas).
Ficou MUITO bom!
E, além de tudo, protege a pintura...
Pessoal,
Gostaria apenas de registrar um ponto referente ao problema de aquecimento das L200 automáticas.
Entrei em contato com a Revista Quatro Rodas e eles estão me auxiliando na tentativa de solucionar o problema (que aparentemente não tem solução) referente ao aquecimento do meu carro.
Resumindo o assunto, hoje me ligaram da Mitsubishi e ficou agendado um teste para o dia 04/JAN/07 onde vou mostrar para eles em quais situações acontecem os problemas de aquecimento do meu carro. Vamos ver o que vai acontecer. Me disseram que este teste terá o acompanhamento de uma pessoa da fábrica da MIT. E o resultado de tudo isso terá o acompanhamento da Quatro Rodas.
Vamos ver o que vai dar.
Um abraço,
murilloaquino
21/12/2006, 19:53
Isso...
alguem aqui teve coragem e principalmente disponibilidade pra fazer um teste desses.
Ah...
agora concerteza a mit vai fazer algo, pois se for constatado e divulgado na revista, concerteza eles terao q fazer algo...
ahh...so como opiniao, a mit nunca emprestou nenhum dos seus carros para os testes com outros, em nenhum revista...
pq será hein?
abraços
Bruno Sander
21/12/2006, 20:00
AKPG...
Se eles quiserem uma L200 MECÂNICA para fazer um comparativo, diga que a minha está a disposição!
Parabéns pela iniciativa!
murilloaquino
21/12/2006, 20:04
com relaçao ao aquecimento...O ideal é fazer o teste com a automatica, porque realmente apresenta o problema e seria bom pra divulgar a todos.
Agora um comparativo com a l-200 mecanica seria bem esperado e eu seria o primeiro a comprar a revista...
Pois é pessoal, vou lá com a minha automática e com meu "pequeno" reboque de mais ou menos 900 kg e quero ver o que vai dar.
Bruno, se você estivesse aqui em SP, com certeza eu chamaria você para que pudessemos comparar os dois carros. Mas fica tranquilo que se for o caso, vou pedir para eles fazerem o mesmo percurso puxando o reboque com alguma manual que tenha lá na concessionária para constatar se esquenta ou não. ( e na verdade, já sabemos a resposta que as manuais não esquentam).
Marcello Ladeira
22/12/2006, 06:56
Alexandre não sei se sabemos não... apesar de ser dono de uma manual e ela ter apresentado aquecimento somente em uma ocasião (nem sei se outra pkp também não apresentaria) pode ser que as 2 tenham o problema, no entanto é maximizado pelo câmbio automático.
Acho que um comparativo MT x AT no mesmo percurso e sobre as mesmas condições é importante e pode lhe apoiar/ajudar inclusive nas decisões que pode tomar: trocar o carro, vender (e perder $$$), ameaçar levar para a imprensa (até já tá levando), ação judicial, etc.
Já passei por isso tudo, na época, em 1997 não tive muito apoio da 4 Rodas não... ela apenas encaminhou minha queixa para a FIAT que respondeu como de praxe: "O cliente levou o carro na concessionária e o mesmo foi devidamente reparado, blah, blah, blah..."
[]s e boa sorte kra,
Pequeno jr
22/12/2006, 08:43
Alexandre,
Primeiramente, parabéns pela iniciativa. Mesmo que não dê nada certo, vc ja teve a coragem de fazer a denúncia a um meio de comunicação especializado e quem sabe, este meio não divulga a verdade dos problemas da Mit.
Acho que você ja leu quase que todo esse tópico sobre a L-200 Outdoor e viu os principais problemas que comentamos aqui sobre aquecimento e etc, se eu fosse você, faria o relato dos principais problemas que o pessoal posta aqui no dia do Teste para o pessoal da revista, pois uma coisa é o que a concessionária e fabricante diz outra é quem utiliza os carros das mais variadas formas e apresetam ai os seus problemas.
Tem um tópico onde um amigo nosso aqui de Brasília enfrentou um pequeno problema no carro dele. Olhe os comentários principalmente dos donos de oficina que trabalham com carros Diesel.
O Tópico esta nesse link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23151
Boa sorte e o que precisar estaremos ai para te ajudar.
Caso queira, o HOMERO conhece bastante de MIT e pick-ups e pode ir tbm no dia do Teste para falar com o povo da Mit, ja que ele tbm esta ai em SP. Aceita Homero? Rs!
Pequeno Jr,
Vou fazer isso. Vou ler novamente o tópico por inteiro e vou anotar os problemas que foram citados aqui. Se quiserem me ajudar também, me mandem um resumo do que cada um que tem L200 teve de problema para que a minha vida fique mais fácil. Este tópico tá muito grande!!! Hehehehehehehe.
Se o Homero tiver disponibilidade para ir comigo, podemos conversar e agendar isso. Sem problemas.
Um abraço,
Alexandre não sei se sabemos não... apesar de ser dono de uma manual e ela ter apresentado aquecimento somente em uma ocasião (nem sei se outra pkp também não apresentaria) pode ser que as 2 tenham o problema, no entanto é maximizado pelo câmbio automático.
Acho que um comparativo MT x AT no mesmo percurso e sobre as mesmas condições é importante e pode lhe apoiar/ajudar inclusive nas decisões que pode tomar: trocar o carro, vender (e perder $$$), ameaçar levar para a imprensa (até já tá levando), ação judicial, etc.
Já passei por isso tudo, na época, em 1997 não tive muito apoio da 4 Rodas não... ela apenas encaminhou minha queixa para a FIAT que respondeu como de praxe: "O cliente levou o carro na concessionária e o mesmo foi devidamente reparado, blah, blah, blah..."
[]s e boa sorte kra,
Marcello,
Vou ver o que consigo referente às MT. Vou realmente sugerir que façamos o mesmo teste com uma manual. Assim poderemos comparar os resultados.
Um abraço,
FlavioLouveira
22/12/2006, 11:23
Bom, finalmente consegui fazer um tanque com a minha L200 automatica. Deu 8.08 km/litro... Foi meio a meio , estrada e cidade. Estrada foi entre 120 e 140, no piloto automatico, com algumas esticadinhas ate o final :mrgreen: , poucas, mas teve
Teve a outra metade em cidade, em que a L200 se comporta muitoo bem, to gostando muito como ela e' firme no chao, cidade e estrada.
Mais alguns dias faco o segundo tanque e vejo como ficou
Ano novo vou viajar e vejo a media na estrada...
Ponteiro nao se meche da temperatura...
Quanto a iniciativa do teste, acho valida... Acho tbem que o nosso colega tem experiencia com cambio automatico, e devo acrescentar que o da L200 e' bem facil de controlar as marchas com o kick-down e quando se quer trocar de 2 pra terceira, ou 3 pra quarta...achei bem facil...
Unico fator negativo e' que e' meio pressa para virar, as manobras sao meio complicadas na cidade, mas eu nao esquento , dou re e pronto...
Flávio,
O principal problema de aquecimento ocorre principalmente quando uso o kick-down. Como o carro está carregado, uso este recurso direto, na tentativa de obter maior velocidade e conseguir superar os aclives da estrada. Só que quando faço isso, o giro do motor sobe bastante também por estar usando uma marcha menor e acaba acontecendo o problema de aquecimento. Ai entra o caso do Tostines: Tá sempre frenquinho pq vende mais ou vende mais pq tá sempre fresquinho? É que se eu não usar o recurso de kick-down, o carro perde completamente a velocidade nas subidas e ai vai se arrastando feito carro de mil cilindradas.
Espero que eu consiga mostrar tudo isso pro pessoal da MIT. Vou ter que fazer um intensivão de super-aquecimento de motor da L200 neste final de ano. Mas não tem problema não, vou rodar uns 800 km neste final de ano com o meu reboque e então vai dar pra fazer todos os testes possíveis.
Um abraço.
Walter L. L. Casitta
22/12/2006, 13:44
Flávio,
O principal problema de aquecimento ocorre principalmente quando uso o kick-down. Como o carro está carregado, uso este recurso direto, na tentativa de obter maior velocidade e conseguir superar os aclives da estrada. Só que quando faço isso, o giro do motor sobe bastante também por estar usando uma marcha menor e acaba acontecendo o problema de aquecimento. Ai entra o caso do Tostines: Tá sempre frenquinho pq vende mais ou vende mais pq tá sempre fresquinho? É que se eu não usar o recurso de kick-down, o carro perde completamente a velocidade nas subidas e ai vai se arrastando feito carro de mil cilindradas.
Espero que eu consiga mostrar tudo isso pro pessoal da MIT. Vou ter que fazer um intensivão de super-aquecimento de motor da L200 neste final de ano. Mas não tem problema não, vou rodar uns 800 km neste final de ano com o meu reboque e então vai dar pra fazer todos os testes possíveis.
Kick-down com motor diesel é complicado mesmo. Não da pra usar isso por muito tempo não. Motor diesel não foi feito pra trabalhar em alta rotação. Se a L200 ta esquentando só nessa situação eles da Mit, vão alegar que você ta forçando o motor e está mesmo. Vão fazer o teste em condições normais, com o motor no máximo a 3000RPM, tipo arrastando morro a cima, o motor não vai esquentar e vai ficar tudo na mesma. A menos que ele esteja esquentando em rotações abaixo de 3000RPM
Kick-down com motor diesel é complicado mesmo. Não da pra usar isso por muito tempo não. Motor diesel não foi feito pra trabalhar em alta rotação. Se a L200 ta esquentando só nessa situação eles da Mit, vão alegar que você ta forçando o motor e está mesmo. Vão fazer o teste em condições normais, com o motor no máximo a 3000RPM, tipo arrastando morro a cima, o motor não vai esquentar e vai ficar tudo na mesma. A menos que ele esteja esquentando em rotações abaixo de 3000RPM
Bom Walter,
Posso te garantir que o motor está girando acima de 3000 rpm quando acontece este problema de aumento da temperatura.
Agora, no manual do proprietário não existe nenhuma restrição dizendo que eu não devo utilizar o motor nestas condições. Se o carro realmente tem esta limitação, deveria estar escrito no manual.
Se a faxia vermelha do conta-giros começa em 4500, entendo que posso usar a rotação que eu quiser até este limite. Pra mim o limite é este. A forma que eu usar o motor até atingir este limite é problema meu e o carro tem que funcionar a contento. Se eu estivesse passando do limite de giro, concordo com você que eu estaria extrapolando. Mas neste caso, se alguém da fábrica me disser que devo maneirar, vai escutar um monte e vai ter que me passar por escrito, pois não concordo com isso.
Quanto eu tinha o meu Troller T4 3.0 eu andava também sempre próximo do limite de giro do motor e o carro nunca esquentou. O ponteiro da temperatura nem se mexia. E eu estava exigindo o máximo dele, sem atingir a faixa vermelha.
Um abraço,
murilloaquino
22/12/2006, 14:35
Motor 3.0 é assim mesmo...
Aperta ele e nada de esquentar
Maranguas
22/12/2006, 16:05
Pois é Murilo, ainda mais quando eh um motor genérico q topa tudo... até ser gerador :P
Quantos aos testes em revista acho interessante mesmo a iniciativa do Alexandre. Temos o direito de esclarecimentos sobre esse problema das A/T. Lembrando que apesar de tudo, existem dois tipos de L200 sport à venda: A/T e M/T. Acredito que são os mesmos carros mas com propostas de uso diferentes. Mas de qualquer forma precisamos de um auxílio de que propostas são essas...
Acredito que a postura da mit de não fornecer alguns carros para testes, deve ter algum motivo forte. Posso arriscar o motivo: O problema da "matéria comprada" onde nós sabemos que muitos desses testes é na verdade um jogo de cartas marcadas. Testes de revistas não devem ser usados como um parâmetro seguro para avaliações, agora opiniões dos próprios donos devem ser essenciais na hora da decisão. Eu particulamente iria comprar uma L200 a/t e só não comprei por informações dos donos e daqui do forúm. Já sobre as m/t só ouvi elogios sobre a durabilidade e outras coisas que eu necessito em uma pick-up 4x4 e isso foi o fator chave da minha decisão.
De qualquer forma, estou ancioso para ver no que isso vai dar.
Walter L. L. Casitta
22/12/2006, 17:07
Bom Walter,
Posso te garantir que o motor está girando acima de 3000 rpm quando acontece este problema de aumento da temperatura.
Agora, no manual do proprietário não existe nenhuma restrição dizendo que eu não devo utilizar o motor nestas condições. Se o carro realmente tem esta limitação, deveria estar escrito no manual.
Se a faxia vermelha do conta-giros começa em 4500, entendo que posso usar a rotação que eu quiser até este limite. Pra mim o limite é este. A forma que eu usar o motor até atingir este limite é problema meu e o carro tem que funcionar a contento. Se eu estivesse passando do limite de giro, concordo com você que eu estaria extrapolando. Mas neste caso, se alguém da fábrica me disser que devo maneirar, vai escutar um monte e vai ter que me passar por escrito, pois não concordo com isso.
Quanto eu tinha o meu Troller T4 3.0 eu andava também sempre próximo do limite de giro do motor e o carro nunca esquentou. O ponteiro da temperatura nem se mexia. E eu estava exigindo o máximo dele, sem atingir a faixa vermelha.
AKPG,
Você ta 100% certo sem dúvida e se ales alegarem o que eu escrevi estarão contradizendo o próprio marketing.
Agora, aqui entre nós, 4000RPM é de mais pra qualquer motor diesel e só quem tem L200 anda nessa faixa de rotação. Eu não ficaria surpreso se mesmo o motor 3.0 internacional ou Toyota aquecesse também nessa faixa de rotação.
AKPG
Vou sim.
Só um esclarecimento : nunca tive mitsubishi e l200 só conheço de teste drive e de ler os tópicos ,. Ranger 2.5 tive uma e fucei bastante e agora a Hilux que ando fuçando.De qualquer maneira acho que vai ser interessante.
AKPG
A data parece que é 4 de janeiro e em qual concessionária ou aonde será o teste e qual horário?
Maranguas
22/12/2006, 19:59
Homero,
Tenho uma hpe m/t, mas sou louco pela nova hilux e soh não a comprei por falta de dindin ($$$$)...
Vc já têm algumas impressões sobre o carro ou algum comentário sobre ela ?
FlavioLouveira
22/12/2006, 20:03
Acredito que a postura da mit de não fornecer alguns carros para testes, deve ter algum motivo forte. Posso arriscar o motivo: O problema da "matéria comprada" onde nós sabemos que muitos desses testes é na verdade um jogo de cartas marcadas. Testes de revistas não devem ser usados como um parâmetro seguro para avaliações, agora opiniões dos próprios donos devem ser essenciais na hora da decisão. Eu particulamente iria comprar uma L200 a/t e só não comprei por informações dos donos e daqui do forúm. Já sobre as m/t só ouvi elogios sobre a durabilidade e outras coisas que eu necessito em uma pick-up 4x4 e isso foi o fator chave da minha decisão.
De qualquer forma, estou ancioso para ver no que isso vai dar.
Assim como testes de revista, as opnioes tbem tem que ser lidas com o mesmo grau de ''incerteza"" afinal posso dizer que de 10 mil ou 5 mil que seja, l200 , apenas 5 ou 10 relataram o aquecimento, ou que de 8 mil rangers apenas 5 estao tortas, etc etc.. Entendo sua desconfianca, mas nao podemos generalizar e descreditar as revistas tbem...
Em alguns meses tbem estarei carregando mudas e mais carreta cheia , em terrenos ingrimes, nos fims de semana, e vou ver como ela se comportara...
Mas que dia 4 eu vou estar aqui aguardando os detalhes, aaa vou sim
No manual da Hilux no caso de rebocar algo é recomendado usar a 3a e não D.Isso sobe a rotação (+- 3000 rpm a 120 km/h contra 2200 rpm em 4a.)mas tem uma vantagem que é o fato de o conversor de torque bloquear a 80 km/h.O conversor de torque da Hilux bloqueia em 3a e 4a , não sei se o da l200 também bloqueia em 3a .O conversor enquanto "patina" está na realidade aquecendo o óleo do AT e ao bloquear para esse aquecimewnto.
Em subida de serra uso a 3a(no seletor) pois se estou a 90 km/h devido a ser subida com o cambio em 4a , ele fica na 3a esperando para passar a 4a e não bloqueia e aí acontece um fato aparentemente estranho pois nessa situação se reduzo na alvanca para 3a e o esperado seria aumentar a rotação(pois estou reduzindo) , na verdade a rotação diminui devido ao bloqueio.
No plano é possivel andara a 80 em 4a bloqueado , alguns aclives ela vai sem reduzir ou desbloquear , mas se estou acelerando(ganhando velocidade) ela troca para 4a mais perto dos 100.
Maranguas
Tenho a minha ha 19 meses , está com 48000 km . No inicio andei bravo pois ele veio com pequenos problemas que só consegui solução a custas de briga com a Toyota , mas , agora tenho confiança no carro , pricipalmente depois de uma viagem de 15000 km em 25 dias até Ushuaia há 1 ano e chile , andei 1200 km em estrada de rípio e cheguei inteiro , sem nenhum problema.
Minha pastilha troquei com 34000 km (algumas trocam muito antes) e recentemente troquei os pneus .Os originais são muito ruins , coloquei Scorpion ATR modelo novo que por enquanto parece muito bom , mas, aí pode estar uma característica da Hilux AT que incomoda:troquei o pneu original que era 29" por 31" e o cambio sentiu a troca e o casamento muito bom entre cambio e motor alterou um pouco(reduz mais frequentemente), nada muito sério mas antes era melhor.
Para off road ela é um pouco baixa e raspa embaixo(protetor) por isso coloquei 31".
AKPG
A data parece que é 4 de janeiro e em qual concessionária ou aonde será o teste e qual horário?
Homero,
Vou na concessionária DVM em São Bernardo do Campo, por volta das 8:30 da manhã. Se você quizer, no dia 3/JAN/07 podemos combinar um local e nos encontramos no dia seguinte para você ir comigo.
Fique à vontade. Será muito bem vindo.
Um abraço,
Assim como testes de revista, as opnioes tbem tem que ser lidas com o mesmo grau de ''incerteza"" afinal posso dizer que de 10 mil ou 5 mil que seja, l200 , apenas 5 ou 10 relataram o aquecimento, ou que de 8 mil rangers apenas 5 estao tortas, etc etc.. Entendo sua desconfianca, mas nao podemos generalizar e descreditar as revistas tbem...
Em alguns meses tbem estarei carregando mudas e mais carreta cheia , em terrenos ingrimes, nos fims de semana, e vou ver como ela se comportara...
Mas que dia 4 eu vou estar aqui aguardando os detalhes, aaa vou sim
Flávio,
Não querendo te decepcionar, mas a partir do momento que você começar a usar peso no seu carro (se ele for automático), você vai passar pelos mesmos problemas que passei. Vou ter maiores detalhes após a virada do ano, pois irei fazer uma viagem de aproximadamente 800 km com o reboque e vou estar muito mais esperto que das outras vezes, para que eu tenha relatos suficientes para apresentar à MIT.
Um abraço,
Walter L. L. Casitta
22/12/2006, 20:43
No manual da Hilux no caso de rebocar algo é recomendado usar a 3a e não D.Isso sobe a rotação (+- 3000 rpm a 120 km/h contra 2200 rpm em 4a.)mas tem uma vantagem que é o fato de o conversor de torque bloquear a 80 km/h.O conversor de torque da Hilux bloqueia em 3a e 4a , não sei se o da l200 também bloqueia em 3a .O conversor enquanto "patina" está na realidade aquecendo o óleo do AT e ao bloquear para esse aquecimewnto.
Em subida de serra uso a 3a(no seletor) pois se estou a 90 km/h devido a ser subida com o cambio em 4a , ele fica na 3a esperando para passar a 4a e não bloqueia e aí acontece um fato aparentemente estranho pois nessa situação se reduzo na alvanca para 3a e o esperado seria aumentar a rotação(pois estou reduzindo) , na verdade a rotação diminui devido ao bloqueio.
No plano é possivel andara a 80 em 4a bloqueado , alguns aclives ela vai sem reduzir ou desbloquear , mas se estou acelerando(ganhando velocidade) ela troca para 4a mais perto dos 100.
Homero,
Eu dirigi uma Hilux igual a sua na estrada e achei o câmbio fantástico. Não só o câmbio, mas a picape inteira. Achei que iria ter que usar muito o freio, mas não precisei. A única coisa que não gostei mesmo foi da suspensão traseira, mas depois que colocamos um quadriciclo lá atrás (uns 100Kg) ficou tudo perfeito.
Como já tinha dito anteriormente esses picapes com esses motores de hoje só com câmbio AT ou um MT de pelo menos 6M. Cambio de 5M não dá mais e esses L200 são as que mais sofrem...
murilloaquino
22/12/2006, 20:49
A maior vantagem q eu acho é q devido ao conversor d torque, ela consegue manter uma rotaçao mais estabilizada, aproveitando sempre o torque do motor, principalmente da hilux com seu TGV...
abraços
AKPG
Conversamos então dia 03.
Walter
Voce tem razão quanto a traseira , o gozado é qua a gente se acostuma , mas , a pressão dos pneus na Hilux mais que nas outras me parece tem uma influencia muito grande no conforto .A pressão recomendada era 28 , mas chegava a usar 26 na traseura por esse motivo e tambem melhorava a aderencia aparentemente
Marcello Ladeira
22/12/2006, 21:55
Por falar no câmbio de Manual das L200 estive pesquisando no Site da Mit e vi que as L200 RS saem com um câmbio com relações um pouco diferentes e a 5a. marcha - que considero extremamente curta no meu carro - é mais de 10% mais longa. Acho que a relação das RS é a ideal para o carro de rua.
Se um dia tiver de abrir minha caixa substituirei a 5a. com certeza. Isso acabará por trazer maior durabilidade ao motor e menor consumo em estrada.
[]'s,
Walter L. L. Casitta
22/12/2006, 22:03
Em minha opinião o melhor seria alongar os diferenciais e colocar um primeira marcha mais reduzida como é na L200 quadradinha...
Bruno Sander
23/12/2006, 10:44
Pessoal...
Depois que a Mit Car fez a troca da Central de Gerenciamento Eletrônico do meu carro estou com a impressão que o consumo melhorou!
Até agora rodei 350km com meio tanque.
Normalmente eu rodo, no MÁXIMO 280km com meio tanque.
E, detalhe, isto rodando na mesma estrada que sempre passo.
Quando eu encher o tanque de novo dou notícias se realemente melhorou o consumo.
Mas, espero que sim!
Pequeno jr
23/12/2006, 15:26
Kracas Bruno melhorou mesmo,
Na Ranger com o tanque cheio eu Ando até 280km com o ponteiro ainda la no Cheio. Rs!! ... Brincadeira viu .. não apela.
Pequeno jr
23/12/2006, 15:29
Em minha opinião o melhor seria alongar os diferenciais e colocar um primeira marcha mais reduzida como é na L200 quadradinha...
Walter,
Não sei se vc sabe, mas além da Ranger tenho uma Parati Turbo 1.0 16v 2002. O consumo médio dela é de 10.5km/L e como a L-200 ela tem um cambio curtíssimo. A 140km/h ela esta com o giro em 4100rpm, para se ter uma idéia tinha antes um tempra e ele estava na mesma velocidade a 3200rpm.
Alguns outros amigos que tbm tem este tipo de veiculo 1.0 16v Turbo e que frequentam a nossa oficina de preparação para arrancadas fizeram uma alteração um tempo atrás apenas da relação da Coroa e Pinhão para alongar um pouco mais o cámbio. Neste caso foi útilizado a relação dos veículos VW 1.6. SO para se ter idéia de consumo, melhorou para 12.4 apenas alterando isso. Sem contar que velocidade final melhorou entre outras coisas.
Sera que alterando coroa e pinhão não resolveria esse problema ao invez de alterar as engrenagens ??
Rogério Silva
23/12/2006, 15:59
Assim como o Homero, a suspensão foi a única coisa que no início eu estranhei um pouco, um tanto dura pra que ta acostumado com sedãs. Segundo lí na quatro-rodas, a maioria dos compradores da nova hilux são pessoas que estão saindo dos sedãs d luxo, mas depois de um tempo vc acaba acostumando e acha normal, uso 28 nos pneus. De resto o carro é show, principalmente nas arrancadas muito fortes e no silêncio do motor.
AKPG
Conversamos então dia 03.
Walter
Voce tem razão quanto a traseira , o gozado é qua a gente se acostuma , mas , a pressão dos pneus na Hilux mais que nas outras me parece tem uma influencia muito grande no conforto .A pressão recomendada era 28 , mas chegava a usar 26 na traseura por esse motivo e tambem melhorava a aderencia aparentemente
Walter L. L. Casitta
23/12/2006, 17:08
Walter,
Não sei se vc sabe, mas além da Ranger tenho uma Parati Turbo 1.0 16v 2002. O consumo médio dela é de 10.5km/L e como a L-200 ela tem um cambio curtíssimo. A 140km/h ela esta com o giro em 4100rpm, para se ter uma idéia tinha antes um tempra e ele estava na mesma velocidade a 3200rpm.
Alguns outros amigos que tbm tem este tipo de veiculo 1.0 16v Turbo e que frequentam a nossa oficina de preparação para arrancadas fizeram uma alteração um tempo atrás apenas da relação da Coroa e Pinhão para alongar um pouco mais o cámbio. Neste caso foi útilizado a relação dos veículos VW 1.6. SO para se ter idéia de consumo, melhorou para 12.4 apenas alterando isso. Sem contar que velocidade final melhorou entre outras coisas.
Sera que alterando coroa e pinhão não resolveria esse problema ao invez de alterar as engrenagens ??
Pequeno Jr,
Acredito que sim. Acho até que amenizaria do problema do superaquecimento nas L200...
Bruno Sander
23/12/2006, 18:08
A idéia é muito boa.
Mas, se eu fizer este tipo de alteração no meu carro agora, certamente eu perderia agarantia!
E, aí, é prejuízo...
Edintruder
23/12/2006, 18:25
Bruno, não perde a garantia se fizeres o serviço nos diferenciais fora da concessionária e não relatar nada sobre isso caso necessite de algum uso da
garantia.
Até ai, tudo bem. Porém e se ele tiver um problema justamente nas pontas de eixo ou algo relacionado aos diferenciais? Na hora que ele levar o carro na concessionária, já era!!!
Pessoal, alguém sabe informar se a l200 outdoor tem air bag de série na versão básica? Pelo que vi no site da Mit não há ressalva quanto ao air bag, apenas quanto ao ABS, equipamento disponível apenas nas versôes mais completas.
abs
Se não me engano, o airbag é de série na versão HPE.
FlavioLouveira
23/12/2006, 20:43
Air bag duplo na Hpe
E abs nas 4 rodas na automatica, e acho que na manual nas 4 tbem
Bruno Sander
23/12/2006, 21:26
Alguém tem alguma idéia de onde, aquí em BH, eu posso mandar fazer este serviço (mudar as relações da Coroa/Pinhão) ????????
Se realmente aumentar a velocidade final e diminuir o consumo, eu fiquei interessado!
Sobre o Air Bag...
Na versão HPE Mecânica é opcional. Na automática é de série.
A minha é mecânica com TODOS os opcionais.
Bruno,
Não aconselho você a mexer nisso agora. Seu carro está na garantia e você teve uma experiência recente onde se você não tivesse coberto pela garantia, teria gasto um bom dinheiro sem necessidade. Se você tiver algum problema no sistema de tração, diferencial e etc, eles com certeza irão detectar que o diferencial foi aberto e ai vc vai perder a garantia.
E tem mais um detalhe: o diferencial traseiro da L200 tem a opção de bloqueio. Como será que funciona este sistema de bloqueio? Será que é só trocar a coroa e o pinhão? Não sei se é tão simples assim. Vamos ver os comentários sobre isso aqui no fórum.
Um abraço,
Walter L. L. Casitta
23/12/2006, 22:23
Não perde a garantia não e também não aumenta a velocidade final, melhora o consumo de combustível e aumenta a vida útil do motor.
Aqui em BH tem o Rogério da Rogério Motors 4x4 lá no bairro Dom Bosco. Ele gosta de 4x4 e principalmente de mexer com L200. Quem quiser ver um monte de L200, L200RS e Pajero quebrados juntos, é só ir até a oficina dele depois de uma das provas da Mit. Ele é engenheiro mecânico especialista em motores diesel e 4x4 e não cobra caro...
Walter, perde sim a garantia sobre as partes direta e indiretamente afetadas. É só olhar o manual do proprietário. Só o fato de abrir a carcaça do diferencial em uma oficina não autorizada (removendo a tinta que é colocada pela fábrica em alguns dos parafusos) já é motivo para a perda da garantia tanto do diferencial quanto dos demais componentes do eixo.
Bruno, dê uma olhada no manual do seu carro e você vai ver se o que eu estou falando não é verdade.
Walter, pode ser que na Ranger não perca a garantia, mas na L200 perde.
Um abraço,
Pequeno jr
24/12/2006, 08:48
Senhores,
So para dar uma idéia de como ficou o desempenho da Parati 1.0 16v Turbo, após as alterações que mencionei.
Original
0 a 100km/h - 9.8s
Velocidade máxima - 205km/h (No velocimetro e nessa velocidade entra no limitador de giro a 7100rpm.)
Consumo médio - 10.5 (Em Bsb e utilizando o método de Combustível / klometro rodado.)
Após alterações de Coroa e Pinhão do motor AP 1.6
0 a 100km/h - Eu arranco na frente nas 1º até o final da 2º Marcha qdo engato a 3º a parati alterada me passa.
Velocidade Máxima - Aprox. 215 no velocímetro da mesma forma nessa velocidade entra no limitador de giro
Consumo médio - 12,4 utilizando o mesmo método.
Qdo aceleramos a minha parati e a do amigo que fez a alteração so do câmbio para velocidade final, a parati alterada fica a partir de uns 120 a 1 carro e meio de diferença da minha. Em retomadas a minha faz um pouco melhor, mas nada que prejudique qualquer outra coisa.
Agora o pacote completo dessa alteração é trocar além da relação de coroa e pinhão, é trocar tbm o chip original pelo chip do VW 1.6 a partir de 2004 ai sim, casa-se como luva e fica tudo ainda melhor.
Mas o bom disso tudo é q fica o silêncio dentro do carro é melhor por não andar sempre com o giro alto, consumo melhor sem contar que para o motor tbm fica melhor essa alteração.
[]'s e boas festas
Walter L. L. Casitta
24/12/2006, 09:22
Garantia funciona igual em qualquer marca e as concessionárias não têm nenhum interesse em ficar brigando com os clientes. Muita gente instala alarme, som, bloqueador e tudo isso implica na perda de parte da garantia, mas as concessionárias fazem vista grossa.
Pode trocar a coroa e pinhão sim que ninguém na concessionária vai ficar sabendo. Se ninguém contar eu também não conto.
Tem outra coisa, o Bruno disse que pretende ficar com a L200 dele só enquanto durar a garantia e isso é muito pouco pra ficar investindo em modificações nos diferenciais.
Senhores,
Agora o pacote completo dessa alteração é trocar além da relação de coroa e pinhão, é trocar tbm o chip original pelo chip do VW 1.6 a partir de 2004 ai sim, casa-se como luva e fica tudo ainda melhor.
[]'s e boas festas
Pequeno JR
Acho que voce está equivocado pois o chip do 1.6 gerencia menos coisas que o do turbo pois esse tem a mais o controle do avanço do comando de válvulas e o controlador da pressão do turbo.
Ñão tenho certeza mas o turbo trabalha com sensor MAF e o 1.6 com MAF .
Quanto a relação , o desejavel é que em 5a a velocidade máxima aconteça na rotação de potencia máxima(como na Hilux AT onde a 182 real está a 3500 rpm) pois quando isso não ocorre a maxima conseguida não é a maxima possivel pois ela vai ocorrer em uma potencia menor do que o motor pode fornecer.
Tanto quanto fiquei sabendo , se abusar(7100 rpm) desse motor costuma quebrar o comando de admissão .Vai com calma
Garantia funciona igual em qualquer marca e as concessionárias não têm nenhum interesse em ficar brigando com os clientes. Muita gente instala alarme, som, bloqueador e tudo isso implica na perda de parte da garantia, mas as concessionárias fazem vista grossa.
Pode trocar a coroa e pinhão sim que ninguém na concessionária vai ficar sabendo. Se ninguém contar eu também não conto.
Tem outra coisa, o Bruno disse que pretende ficar com a L200 dele só enquanto durar a garantia e isso é muito pouco pra ficar investindo em modificações nos diferenciais.
Bom, Walter,
Ai vai de cada um. Eu coloquei o alarme e o rastreador no meu carro na concessionária. Paguei mais caro por isso, mas pelo menos, se um dia eu tiver algum problema elétrico no meu carro, a concessionária vai ter que arrumar na garantia, pois foram eles que instalaram os dispositivos.
Já com relação a troca que o Bruno quer fazer, EU NÃO ARRISCARIA. É a minha opinião. Vale a decisão dele, sob conta e risco que ele terá que assumir. Além do mais, na colocação de alarme e rastreador, você está adicionando componentes no carro. No caso dos diferenciais, você está SUBSTITUINDO peças originais por outras. É por isso que se der algum problema, a concessionária não vai cobrir o defeito.
Mais uma coisa
É necessario o "antes" e o "depois" de um mesmo motor ou veiculo pois não existe 2 motores identicos.Parece que a diferença do diferencial é de 5%(215 para 205km/h) e com isso se conseguir 20% de melhoria de consumo não é muito coerente e provavelmente o consumo desse carro quando original já era melhor ou mais coisas alem do diferencial foi alterado.
Certamente a tendencia ao se alongar a transmissão é de melhora de consumo , mas a melhora não chega na mesma proporção do alongamento
Pequeno jr
24/12/2006, 10:48
Pequeno JR
Acho que voce está equivocado pois o chip do 1.6 gerencia menos coisas que o do turbo pois esse tem a mais o controle do avanço do comando de válvulas e o controlador da pressão do turbo.
Ñão tenho certeza mas o turbo trabalha com sensor MAF e o 1.6 com MAF .
Quanto a relação , o desejavel é que em 5a a velocidade máxima aconteça na rotação de potencia máxima(como na Hilux AT onde a 182 real está a 3500 rpm) pois quando isso não ocorre a maxima conseguida não é a maxima possivel pois ela vai ocorrer em uma potencia menor do que o motor pode fornecer.
Tanto quanto fiquei sabendo , se abusar(7100 rpm) desse motor costuma quebrar o comando de admissão .Vai com calma
Homero,
Vc esta certo qdo fala que o Chip dos carros turbo tem um maior gerenciamento de componentes do motor. Não fui claro na minha explicação. Pegamos as curvas do chip do motor 1.6 e a passamos para os 1.0 turbo sendo que os gerenciamentos ainda continuam do chip original.
Qto ao Limite de 7100rpm ele so acontece apenas 5º marcha pq o limitador de 1º, 2º e 3º é 7300rpm. OU seja, se não tivesse o limitador o carro ainda vai um pouco mais. Qdo estamos acelerando, as trocas de marcha são entre 5500 e 6000rpm pq a partir dai as valvulas ja estão flutuando e como vc mesmo diz, existe o risco da quebra do comando de admissão.
De clientes aqui na oficina que mexemos com carros de arrancada, existem além do nosso preparador uns 12 clientes que tem carros 1.0 16v Turbo (Gol e Parati) sendo que a minha é a única até o momento original de fábrica. Os que alteraram apenas o câmbio a idéia era a melhora do consumo, não se preocupando com desempenho que veio após os testes.
Walter L. L. Casitta
24/12/2006, 10:48
Bom, Walter,
Ai vai de cada um. Eu coloquei o alarme e o rastreador no meu carro na concessionária. Paguei mais caro por isso, mas pelo menos, se um dia eu tiver algum problema elétrico no meu carro, a concessionária vai ter que arrumar na garantia, pois foram eles que instalaram os dispositivos.
Já com relação a troca que o Bruno quer fazer, EU NÃO ARRISCARIA. É a minha opinião. Vale a decisão dele, sob conta e risco que ele terá que assumir. Além do mais, na colocação de alarme e rastreador, você está adicionando componentes no carro. No caso dos diferenciais, você está SUBSTITUINDO peças originais por outras. É por isso que se der algum problema, a concessionária não vai cobrir o defeito.
Certo,
Mas se você estiver em outro estado longe da sua concessionária tiver alguma problema elétrico e levar em outra concessionária, o serviço dentro da garantia vai depender só da vontade do pessoal da concessionária. No caso se o Bruno fizer o serviço na concessionária, com certeza eles manteriam a garantia.
Só quero deixar bem claro que eu não estou recomendando esse toca no dif. Eu nem conheço tão bem a L200 pra isso. Só acho que é uma opção melhor que mexer na caixa de marchas como disse o Marcelo...
Pequeno jr
24/12/2006, 10:53
A principal empresa que fornece peças d cambio para carros de arrancada é chamada Sapinho cambio especiais http://www.sapinhocambios.com.br pesquisei no site deles e eles tem peças para L-200.
Dependendo eles aceitam encomendas.
Pequeno jr
24/12/2006, 10:55
Walter
Só quero deixar bem claro que eu não estou recomendando esse toca no dif. Eu nem conheço tão bem a L200 pra isso. Só acho que é uma opção melhor que mexer na caixa de marchas como disse o Marcelo...
X2,
Estamos falando isso tdo com base em q o Marcelo falou sobre a troca de engrenagem.
FlavioLouveira
24/12/2006, 16:57
Bom, finalmente consegui fazer um tanque com a minha L200 automatica. Deu 8.08 km/litro... Foi meio a meio , estrada e cidade. Estrada foi entre 120 e 140, no piloto automatico, com algumas esticadinhas ate o final :mrgreen: , poucas, mas teve
Teve a outra metade em cidade, em que a L200 se comporta muitoo bem, to gostando muito como ela e' firme no chao, cidade e estrada.
Mais alguns dias faco o segundo tanque e vejo como ficou
Ano novo vou viajar e vejo a media na estrada...
Ponteiro nao se meche da temperatura...
Quanto a iniciativa do teste, acho valida... Acho tbem que o nosso colega tem experiencia com cambio automatico, e devo acrescentar que o da L200 e' bem facil de controlar as marchas com o kick-down e quando se quer trocar de 2 pra terceira, ou 3 pra quarta...achei bem facil...
Unico fator negativo e' que e' meio pressa para virar, as manobras sao meio complicadas na cidade, mas eu nao esquento , dou re e pronto...
Segundo tanque, 70% na estrada, fui a SP e voltei ( eldorado shops he), uns 500 km completados, 9.6km/l, na volta peguei um temporal , fui a 80-90 por hora deve ter melhorado o consumo, ida a 120-140, nao ando a menos que isso em estrada... Na cidade, arranco bem, mas faco a marcha crescer, dando aquelas soltadinhas, para chegar rapido na quarta...
Bom, para entrar no estacionamento coberto do eldorado, tem que manobrar nas curvas, hehehe, esterca pouco , eita nois... Mas no mais estou gostando demais da ""dirigibilidade"" da L200...
Bruno Sander
26/12/2006, 11:55
Pessoal...
Depois que a MitCar trocou o Sistema de Gerenciamento Eletrônico do Motor o consumo melhorou um pouco.
Enchí o tanque ontem e a média foi de 8.6km/l (sendo que, a partir de Meio tanque, eu só andei com o "pé embaixo" - entre 140 e 160km/h e com o giro entre 3000 e 3500rpm).
Achei uma melhora bem razoável, pois antes desta troca, neste mesmo trecho, com o "pé embaixo", o consumo era, no máximo, 7.5km/l.
Em relação a "troca" Coroa/Pinhão...
Walter,
Vc tem os telefones para contato desta pessoa aquí em BH que faz este serviço?????
Bruno Sander
26/12/2006, 11:57
Flávio...
Tenho que lhe dar os parabéns por estar conseguindo um consumo tão bom com sua Picape (mesmo sendo automática)!
Meu problema é que só ando "pisando forte"!
Como eu disse antes... A minha média de velocidade é cerca de 140km/h... Então, bebe com força!
Bruno Sander
26/12/2006, 18:54
Olha este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=3tiW0V_vCD4
Um passeiozinho até bom!
Pequeno jr
26/12/2006, 19:47
Olha este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=3tiW0V_vCD4
Um passeiozinho até bom!
2 coisas que da para se notar neste vídeo.
- Carro com entre-eixos longo tem certas difículdades em passar por alguns obstaculos. Ver pick-up preta
- Que vacilo daquele cara segurar o carro com um braço de fora apoiando numa árvore. Se aquele carro tomba para o lado esquerdo o braço dele seria dilacerado. Ver pick-up preta
Hoje enchi o tanque da minha e fiz a excelente média de 5.5 km/l na cidade. Se continuar assim, to fu#$%º!!!!
Pequeno jr
26/12/2006, 19:51
Hoje enchi o tanque da minha e fiz a excelente média de 5.5 km/l na cidade. Se continuar assim, to fu#$%º!!!!
AKPG, talvez seja o transito que vc esta pegando, não é não ?
Marcello Ladeira
26/12/2006, 19:55
Alexandre o conforto do automático tem seu preço. Alguém sabe quantos km/l na cidade e estrada rodam as Novas Hilux?
[]'s,
murilloaquino
26/12/2006, 19:56
Homero...
cade vc...
hehehee
AKPG, talvez seja o transito que vc esta pegando, não é não ?
Que nada. É pé pesado mesmo. E o pior é que não é o meu pé. É o pé da patroa!!!!
Alexandre o conforto do automático tem seu preço. Alguém sabe quantos km/l na cidade e estrada rodam as Novas Hilux?
[]'s,
Com certeza Marcello. Quando comprei o carro já sabia disso. Mas dos males o menor. A Dakota que eu tinha fazia 3,5 de gasolina e minha Blazer faz 5 de gasolina. Então 5,5 de diesel a 1,79 tá ótimo.
Na estrada a 130 no velocimetro dificilmente faço menos de 11 , o melhor que ja fiz foi 11,8 mas com o pneu original , hoje tenho um 31.
Na cidade eu não tenho essa informação pois quase que só uso para passeios fora de São Paulo .Quando misturo estrada com off road e urbano (mais estrada ) costumo fazer 10 (o ultimo tanque deu 9,8) e o pior que ja fiz foi 8na Argentina na Patagonia nas retas infinitas a quase 180 constantes e com vento forte.
Eu diria que é no geral ligeiramente melhor que a Ranger 2.5 que tinha (fazia entre 10,5 e 11) mas andava mais devagar.
Marcello Ladeira
26/12/2006, 20:19
Alexandre com relação ao seu teste sugiro que vá acompanhado de um Engenheiro Mecânico, um Advogado ou se possível com os 2.
Acho que isso intimidará muito o pessoal lá.
Você deu conta de pegar o "macete" do que precisa fazer para ela superaquecer?
[]s,
AKPG
Moro em um lugar com muitas lombadas (demais mesmo) e tenho um Astra Flex AT que minha esposa usa para trechos curtos(o carro quase que só anda frio) e a média no alcool é 4,8 a 5 , então a tua 5,5 de diesel pode ser indicação que há algo errado com ela.
Me parece que a bomba pode estar fora do ponto , inclusive explicaria o superaquecimento.
Se adiantado o motor segura em alta , fica mais barulhento (som grave).Se atrasado perde força mas fica muito suave .O ponto ótimo deveria dar o melhor rendimento portanto se estiver fora , haverá mais aquecimento(perdas) e com alto consumo o que gera mais aquecimewnto.(mais combustivel é queimado sem realisar mais trabalho).
Essas conclusões eu tirei fazendo experiências com minha Ranger .
Eu acredito que tua bomba deve estar atrasada.
murilloaquino
26/12/2006, 20:41
Engraçado...
se a l-200 tem o Tal Gerenciamento eletronico da bomba de combustivel, esse ajuste tem q ser feito manualmente?
nao tem o ajuste pela propria central nao?
Outra coisa , em São Paulo o Diesel está muito ruim.O biodiesel da Petrobras na Hilux faz bem mais barulho.Costumava usar o Diesel da Petrobras que antes de ser biodiesel dava ótimo resultado de ruido e performance . mudei para o Shell aditivado (pois tinha segundo a Shell +2 no numero de cetano) que dava melhor resultado que o biodiesel e agora estou com o tanque da Pódium que deixa o motor forte , suave e silencioso , só não sei ainda o consumo.
Uma coisa que concluo é que O motor eletronico CR foi feito para diesel de 50 de numero de cetano(manual da |Hilux) e usar 42 como é normalmente é um crime .Crime maior é que para homologação dos veiculos o diesel usado tem NC de 48 a 52 e portanto considero desonestidade das autoridades permitir o fornecimento de diesel 42 .
murilloaquino
A bomba é mecanica e o posicionamento dela determina o inicio da injeção .O controlador eletronico controla basicamente o volume de injeção.
Mais uma coisa sobre o consumo: eu uso muito o piloto automático na estrada que ajuda bastante no consumo.
Alexandre com relação ao seu teste sugiro que vá acompanhado de um Engenheiro Mecânico, um Advogado ou se possível com os 2.
Acho que isso intimidará muito o pessoal lá.
Você deu conta de pegar o "macete" do que precisa fazer para ela superaquecer?
[]s,
Putz Marcello,
Hoje fui até meu sítio para buscar o reboque. Voltei pela Fernão Dias com o over drive desligado o tempo todo e com o pé no tálo também. Fiquei até com dor na perna de tanto acelerar e você não vai acreditar: Em apenas uma subida o ponteiro da temperatura passou um pouco do meio. E olha que eu tava a quase 4500 giros, ou seja, quase no início da faixa vermelha. Como vou viajar novamente agora para a passagem do Ano, e devo rodar por volta de 800 km em estradas, vou ver se consigo simular a situação onde o carro esquenta. Era só o que me faltava: O carro parar de esquentar.
AKPG
Moro em um lugar com muitas lombadas (demais mesmo) e tenho um Astra Flex AT que minha esposa usa para trechos curtos(o carro quase que só anda frio) e a média no alcool é 4,8 a 5 , então a tua 5,5 de diesel pode ser indicação que há algo errado com ela.
Me parece que a bomba pode estar fora do ponto , inclusive explicaria o superaquecimento.
Se adiantado o motor segura em alta , fica mais barulhento (som grave).Se atrasado perde força mas fica muito suave .O ponto ótimo deveria dar o melhor rendimento portanto se estiver fora , haverá mais aquecimento(perdas) e com alto consumo o que gera mais aquecimewnto.(mais combustivel é queimado sem realisar mais trabalho).
Homero,
Você tem razão. Pode ser isso o que está justificando o carro gastar demais. E tem outra coisa, hoje o carro não esquentou na estrada, mas houveram momentos em subidas que o carro perdeu rendimento. Pra você ter uma idéia, em algumas subidas da estrada, iniciei a subida a 120 por hora e terminei a 80. É muita coisa. E estou falando da Fernão Dias, que não tem "aquelas" subidas de serra.
Walter L. L. Casitta
26/12/2006, 20:59
ão Paulo o Diesel está muito ruim.O biodiesel da Petrobras na Hilux faz bem mais barulho.Costumava usar o Diesel da Petrobras que antes de ser biodiesel dava ótimo resultado de ruido e performance . mudei para o Shell aditivado (pois tinha segundo a Shell +2 no numero de cetano) que dava melhor resultado que o biodiesel e agora estou com o tanque da Pódium que deixa o motor forte , suave e silencioso , só não sei ainda o consumo.
Uma coisa que concluo é que O motor eletronico CR foi feito para diesel de 50 de numero de cetano(manual da |Hilux) e usar 42 como é normalmente é um crime .Crime maior é que para homologação dos veiculos o diesel usado tem NC de 48 a 52 e portanto considero desonestidade das autoridades permitir o fornecimento de diesel 42 .
Homero,
Para com isso! O ruído do motor da Hilux com qualquer combustível parece uma música perto do ruído do motor da minha Ranger... :parede::parede::parede:
Outra coisa , em São Paulo o Diesel está muito ruim.O biodiesel da Petrobras na Hilux faz bem mais barulho.Costumava usar o Diesel da Petrobras que antes de ser biodiesel dava ótimo resultado de ruido e performance . mudei para o Shell aditivado (pois tinha segundo a Shell +2 no numero de cetano) que dava melhor resultado que o biodiesel e agora estou com o tanque da Pódium que deixa o motor forte , suave e silencioso , só não sei ainda o consumo.
Homero, tenho usado o diesel aditivado da Shell. Não sei te dizer qual o número de cetano. Como faço para descobrir?
AKPG
Creio que vindo para São Paulo voce teve bem mais descidas que subidas e se por acaso pegou um pouco de chuva a situação fica mais "fresquinha".
Faça num dia ensolarado o caminho inverso.Tem uma serrinha brava vindo de São Paulo na Região de Mairiporâ.
Com certeza Homero. Da primeira vez que subi esta serra com o reboque, o ponteiro não chegou no topo, mas chegou perto. E hoje o tempo estava meio nublado. Apenas para constar, eu usei o ar condicionado o tempo todo.
Walter
A gente se acostuma fácil as coisas boas , mas vivo prestando atenção ao ruidos e juro que qualquer mudança acabo percebendo.A minha está com quase 50000 km e o ruido é um pouco maior do que era quando zero .Tem uma situação com o motor frio onde o ruido devido ao combustível é muito sensível , depois de quente é mais dificil de perceber.Quem tem Ranger 3.0 já postou perguntando desse ruido frio , que é normal .Com o Diesel Pódium o motor parece zero de novo ou melhor ainda...
AKPG
No site da Shell fala que o Formula Diesel alem dos detergentes possui maior numero de cetano , ai eu liguei para o SAC da Shel e me disseram desses +2 no NC.Não sei se é verdade , agora se tiver oportunidade experimenta o diesel Pódium , esse não deixa duvida que é diferente apesar de conter biodiesel...
freitasjr
27/12/2006, 01:02
Putz Marcello,
Hoje fui até meu sítio para buscar o reboque. Voltei pela Fernão Dias com o over drive desligado o tempo todo e com o pé no tálo também. Fiquei até com dor na perna de tanto acelerar e você não vai acreditar: Em apenas uma subida o ponteiro da temperatura passou um pouco do meio. E olha que eu tava a quase 4500 giros, ou seja, quase no início da faixa vermelha...
AKPG, não estaria aí a explicação do Pq a L200 Não esquentou ? Ou seja, em carros de câmbio AT, quando se estar subindo uma ladeira puxando carga, recomenda-se usar a 3º marcha(equivalente e ter o over drive desligado/ODD-Off).
Nas suas outras experiências(subindo ladeira caregado) onde a sua Outoord AT esquentou por acaso estava com o over drive ligado ? Se sim, talvez esteja aí o segredo. :concordo:
dalmolin
27/12/2006, 06:21
AKPG
Homero , eu vi o pessoal regulando o pnto de uma 250 6cc original , e com o ponto atrasado ela tinha, dificuldade de ligar , fumaçava branco quando frio, e estourava (pipocava) em alta , perdia potencia , e fazia um som + grave .
Ja com o ponto certo (1,55) ela fazia um som de scania e girava bonito ateh 4500 - 4600 em ponto morto.
O adianto do ponto gera aquecimento , mas o motor faz menos barulho .
Pelo menos foi o q eu vi.
dalmolin
27/12/2006, 06:24
Quando a l-200 aquece ela perde potencia/força :?: :?:
Marcello Ladeira
27/12/2006, 07:05
Alexandre sugiro que vc faça o possível para simular a situação que leva ao aquecimento. Você conseguiu uma espingarda, mas dentro dela só tem uma bala e portanto é bom acertar o alvo. Torcemos por você!!!
[]'s,
AKPG, não estaria aí a explicação do Pq a L200 Não esquentou ? Ou seja, em carros de câmbio AT, quando se estar subindo uma ladeira puxando carga, recomenda-se usar a 3º marcha(equivalente e ter o over drive desligado/ODD-Off).
Nas suas outras experiências(subindo ladeira caregado) onde a sua Outoord AT esquentou por acaso estava com o over drive ligado ? Se sim, talvez esteja aí o segredo. :concordo:
FreitasJr,
Nos casos em que ela esquentou eu estava sempre com o over drive desligado. Ou seja, sempre com o giro do motor alto e em terceira marcha.
Quando a l-200 aquece ela perde potencia/força :?: :?:
Dalmolin,
Não percebi perda de potência por causa do aquecimento. Uma das vezes que ela esquentou e o ponteiro chegou quase no vermelho, eu não senti nenhuma diferença de rendimento. E se eu não estivesse prestando atenção no painel, acho que teria me ferrado!!!.
Um abraço.
Alexandre sugiro que vc faça o possível para simular a situação que leva ao aquecimento. Você conseguiu uma espingarda, mas dentro dela só tem uma bala e portanto é bom acertar o alvo. Torcemos por você!!!
[]'s,
Marcello,
Fica sossegado que vou fazer de tudo para conseguir simular o problema. Acho que ontem realmente não ocorreu pois a temperatura estava mais amena. Como vou para a Bocaina, apesar de ir pela Ayrton Senna / Dutra, vou tentar exigir o máximo do carro para ver o que vai dar.
Um abraço,
FlavioLouveira
27/12/2006, 14:35
Flávio...
Tenho que lhe dar os parabéns por estar conseguindo um consumo tão bom com sua Picape (mesmo sendo automática)!
Meu problema é que só ando "pisando forte"!
Como eu disse antes... A minha média de velocidade é cerca de 140km/h... Então, bebe com força!
Eu tbem ando rapido na estrada, nunca abaixo de 120 , mesmo... As estradas aqui sao otimas e da para andar mais rapido mesmo... Andei pra caramba esses dias depois daquele post, e ja abasteci duas vezes, esta dando uma media , digamos de 8.5 ate 9 km/l , nunca menos, nunca mais de 9.2, enfim, so coloquei shell aditivado no carro ate agora, achei um posto com o Podium, mas tinha acabado de completar, entao meu motor ainda nao experimentou o podium. Vale lembrar que meu carro tem 1600 km agora, ou seja, ta zeradao ne...
A reduzida de em primeira segura Muito bem o carro em ladeiras, testei ele na fazenda esses dias, e a picape na trilha e' muito boa, gostei demais...
Flávio,
Eu não acho que a reduzida da L200 segure muito não. Outro dia eu estava em uma estrada de terra muito íngrime e com muito barro. Ao descer, engatei a primeira redizida e tive que usar o freio. Pra você ter uma idéia, estavam comigo uma Hilux antiga e uma DEF 110. Ambos descertam com a primeira reduzida e nem precisaram tocar no freio.
Não sei como é isso nas L200 manuais. Pessoal das MT, como é a primeira reduzida de vocês?
Abraços,
Flávio Mendonça
27/12/2006, 20:41
AKPG,
a minha L200 também é HPE AT e se vacilar esquenta mesmo, para facilitar seu teste:
já andei com a marcha "2" travada por quase meia hora a pelo menos 3000 RPM, adivinhe o que aconteceu? O ponteiro nem mexeu. Era na cidade, grande parte no plano e poucas subidas e descidas.
já subi serra com o over drive desligado (ODD aceso), ou seja, o giro lá em cima andando junto com carro 2.0 a gasolina. Adivinhe o que aconteceu? O ponteiro nem mexeu. Era na estrada e subida.
A danada esquenta quando é subida longa e forte e o câmbio automático no "D" fica naquela de se passa segunda ou terceira. Já esquentou comigo a menos de 2500 RPM, o jeito é travar no "2" e tirar o pé.
Apesar do uso do ar condicionado tirar potência do motor, nas vezez que ela esquentou, eu liguei o mesmo para acionar a ventoinha e facilitar a refrigeração.
Nunca carreguei muito peso na minha, nunca puxei reboque e também nunca tive problema de aquecimento a mais de 70 km/h, aquecimento sempre em baixas velocidades.
Flávio Mendonça.
Bruno Sander
27/12/2006, 21:28
Alexandre,
Quando faço trilhas com meu carro, só desço ladeiras MUITO ìngremes com a 1ª reduzida e o carro fica muito bem "travado" a ponto de não precisar nem encostar o pé no freio.
Já descí algumas chapadas com mais de 45° de inclinação só com a 1ª reduzida...
Não sei porque a sua não está segurando bem!
Sobre o consumo:
Agora, depois que enchí novamente o tanque, já rodei 150km e o marcador ainda está acima de 3/4.
Com certeza, depois que trocaram a Central de Gerenciamento Eletrônico o consumo melhorou (cerca de 20%). E, a minha maneira de dirigir continua exatamente a mesma (sempre com "Pé Embaixo")!
Talvez, a regulagem da sua possa ser melhorada...
Marcello Ladeira
27/12/2006, 21:35
A minha também segura bem em descidas, no Motorsports Atibaia tinha uma auto na minha frente e depois de uma descida bem longa e ingreme o freio dela "fumaçou" e "fedeu", na minha tava tudo normal.
[]s,
murilloaquino
27/12/2006, 21:38
A minha também segura bem em descidas, no Motorsports Atibaia tinha uma auto na minha frente e depois de uma descida bem longa e ingreme o freio dela "fumaçou" e "fedeu", na minha tava tudo normal.
[]s,
Eu acho q é pq as relaçoes de marcha das auto sao mais longas.O conversor de torque funciona quando está acelerando.Quando o motor está em marcha lenra, axo q ele nao funciona nao.Deve até atrapalhar um pouco por deixar o motor mais solto...
abraços
Pra vocês terem uma idéia, nesta estrada que eu estava, junto com a Land 110 e a Hilux, eu vim o tempo inteiro em reduzida. As vezes eu colocava o câmbio em D, outas em 2 e outras em 1, dependendo da situação. Mas quando eu estava em D, haviam momentos que eu chegava a 60 km/h enquanto que a Land e a Hilux ficavam muito para traz. Ou seja, mesmo reduzido, a AT tem o câmbio muito longo.
Vou olhar no manual a relação do câmbio automático e depois coloco as informações aqui para que possamos comparar as diferenças entre o MT e o AT.
AKPG,
a minha L200 também é HPE AT e se vacilar esquenta mesmo, para facilitar seu teste:
já andei com a marcha "2" travada por quase meia hora a pelo menos 3000 RPM, adivinhe o que aconteceu? O ponteiro nem mexeu. Era na cidade, grande parte no plano e poucas subidas e descidas.
já subi serra com o over drive desligado (ODD aceso), ou seja, o giro lá em cima andando junto com carro 2.0 a gasolina. Adivinhe o que aconteceu? O ponteiro nem mexeu. Era na estrada e subida.
A danada esquenta quando é subida longa e forte e o câmbio automático no "D" fica naquela de se passa segunda ou terceira. Já esquentou comigo a menos de 2500 RPM, o jeito é travar no "2" e tirar o pé.
Apesar do uso do ar condicionado tirar potência do motor, nas vezez que ela esquentou, eu liguei o mesmo para acionar a ventoinha e facilitar a refrigeração.
Nunca carreguei muito peso na minha, nunca puxei reboque e também nunca tive problema de aquecimento a mais de 70 km/h, aquecimento sempre em baixas velocidades.
Flávio Mendonça.
Flávio, vou tentar simular isso. Mas a minha, puxando reboque, já esquentou a aproximadamente 80 a 90 km/h. E também já esquentou em velocidades menores, quando eu estava puxando o reboque em estradas de terra e com o 4x4 acionado.
Nas AT o conversor de torque escorrega e não segura tanto .Na Hilux ela segura bem mas aparentemente o bloqueio do conversor parece que é acionado.Ela tem um comportamento peculiar : se numa descida voce estiver em 1a reduzida com o pé no freio e solta , ela da uma despencada e em seguida segura forte , o que parece ser a entrada do bloqueio do conversor.Ninguem da Toyota soube me explicar esse comportamento , somente disseram que o freio motor é bom pois ela fecha parcialmente a borboleta (esse motor tem borboleta como motor a gasolina) que serve alem disso para fazer funcionar a valcula EGR (diminui NOX) e quando se desliga o motor ele para suave pois a borboleta é fechada 100%
FlavioLouveira
28/12/2006, 07:42
Ah ta, reduzida com o D nao segura muito mesmo, eu entrei numas trilhas de fazenda, e a regiao era puro morro, entao na descida eu desligava o overdrive, e colocava em 1, ai segurava bastante... Tanto que algumas vezes eu passei para 2, pq estava indo devagar demais. Mas fica uma das minhas liçoes, levar maquina para tirar fotos, pelo menos vcs curtiriam o visual...
Achei um posto com o Podium, entao vou comecar a ´´alimentar ´´ a partir de hj so com ele, se eu puder, ou o aditivado da Shell na pior das hipoteses.
Flávio,
Eu usei o D, apenas em retas. Nas descidas ou subidas eu passava o câmbio para a posição 1.
O único teste que não fiz foi usar o 1 com o over drive desligado. Será que isso ajudaria? No meu modo de entender não surte efeito você usar o O/D Off já estando em primeira marcha. Não entendo o motivo de segurar mais o carro se ele já em primeira. Alguém concorda comigo?
Um abraço,
Marcello Ladeira
28/12/2006, 07:55
Alexandre aí estão as informações extraídas do Site da Mit. Realmente a 1a. da auto tá muito mais pra 2a. da manual do que para a 1a.
Com certeza esta diferença impõe o uso do freio em algumas situações de descida nas quais a manual segura com a caixa.
[]'s,
FlavioLouveira
28/12/2006, 07:56
Com certeza alguem vai te explicar, eu so´ sei que é só eu engatar o 4x4 que eu desligo o overdrive, é automatico isso para mim.
Eu tinha uma ranger, e usava o 4x4 high na neve, e com o over desligado, pq ela segurava mais as marchas e tracionava melhor na rua, entao peguei essa ´´mania´´, liga o 4x4 e desliga o oerdrive... Por isso descrevi acima que o overdrive estava desligado...
FlavioLouveira
28/12/2006, 08:01
Alexandre aí estão as informações extraídas do Site da Mit. Realmente a 1a. da auto tá muito mais pra 2a. da manual do que para a 1a.
Com certeza esta diferença impõe o uso do freio em algumas situações de descida nas quais a manual segura com a caixa.
[]'s,
Marcelo vc saberia explicar em PORTUGUES, qual a diferenca entre 2,7 e 3,9...? 2,7 o que? e o numeros da caixa de transferencia sao todos iguais, significam o que, obrigado e desculpe se abusei no pedido hehehe
Marcello Ladeira
28/12/2006, 08:09
Flavio não entendo muito disso para explicar tecnicamente não. Mas pense em uma bike com marchas, estes números indicam quanto maior ou quanto menor é cada engrenagem/"catraca" (de 1a. 2a. 3a. etc) em relação à uma outra engrenagem/"catraca" principal.
Em suma, uma primeira de 2,703 indica que a cada volta da "catrada" da principal, a catraca da marcha engreenada da 2,703 voltas. Assim como catracas das bicicletas, quanto maior este número mais força o carro tem, quanto menor mais velocidade ele tem, menor rotação do motor numa mesma velocidade e portanto menor consumo.
Repare que a 3a. Auto e a no 4a. Manual se equivalem, e tem uma proporção direta, 1 para 1, com a engrenagem principal.
A caixa de redução entra como mais uma variável nesta história. Você pode imaginar nela como se fossem as engrenagens do pé-de-vela das bikes. Se alguem que entende mais que eu puder corrigir ou mesmo complementar o que descrevi sinta-se à vontade.
[]s,
murilloaquino
28/12/2006, 08:55
Ahh...
co comentando.Eu acho q as relaçoes da caixa d marchas da l-200 sao compativeis.O que é Muuuito reduzido sao os diferenciais.So para comparar, a reduçao d diferencial da ranger é d 3.54...
abraços
Walter L. L. Casitta
28/12/2006, 09:16
Esses números querem dizer a relação de redução. Pro exemplo, quando se diz 4,875 que dizer 4,875:1 ou que o eixo de entrada da caixa ou do diferencial tem que girar 4,875 voltas para que o eixo de saída gire uma volta completa.
Marcello Ladeira
28/12/2006, 10:36
Estranho é que a 4a. marcha da Automática é bem mais longa que a da Manual, isso deve representar uma economia de combustível em estrada e também numa maior velocidade final da mesma.
O que vocês acham?
[]'s,
Marcello,
Quanto ao consumo, realmente não posso te dizer nada pois eu ando na estrada sempre com o pé em baixo e meu carro não passa de 6,5. Não sei se ele está desregulado ou coisa parecida. Isso vou ter que ver.
Quanto a velocidade final, eu já cheguei no velocímetro a 180. Era uma descida e depois uma reta. O carro embalou na descida e manteve na reta. Estava vazio (apenas eu e minha esposa e umas malas pequenas dentro do carro).
Quanto você consegui chegar na sua? Já fez este teste?
Um abraço.
Pequeno jr
28/12/2006, 10:51
Peguei algumas informações para comparativo
RAnger 2.3 16v Gasolina
Transmissão:
Modelo: Mazda, de 5 velocidades
Relação de marchas:
1ª marcha: 3.72:1
2ª marcha: 2.20:1
3ª marcha: 1.49:1
4ª marcha: 1.00:1
5ª marcha: 0.79:1
Ré: 3.40:1
Diferencial: 4.56:1
Ranger 3.0i Diesel 4x4
Transmissão:
Modelo: Eaton, de 5 velocidades
Relação de marchas:
1ª marcha: 4.08:1
2ª marcha: 2.29:1
3ª marcha: 1.47:1
4ª marcha: 1.00:1
5ª marcha: 0.72:1
Ré: 3.79:1
Diferencial: 3.54:1
Pequeno jr
28/12/2006, 10:55
Depois que postei é que fui ver.
Se colocar a relação de engrenagem da RAnger Gasolina na Diesel, ficaria perto do câmbio curto da L-200 correto ???
Walter L. L. Casitta
28/12/2006, 12:00
Depois que postei é que fui ver.
Se colocar a relação de engrenagem da RAnger Gasolina na Diesel, ficaria perto do câmbio curto da L-200 correto ???
A relação de marchas da Ranger Gasolina é a mesmo da Ranger 2.5 TDI...
Marcello Ladeira
28/12/2006, 12:47
Alexandre já peguei 180 com 4 pessoas a bordo e numa descida... acho que quando cheguei no plano a velocidade caiu para algo pouco acima de 160.
Móçada se repararem uma informação que postei sobre a L200 Sport RS (no início do ano) está se confirmando com a mensagem do Pequeno, reparem que ela usa o câmbio EATON com as MESMÍSSSIMAS relações da Ranger... sem tirar nem por!!!
Este câmbio EATON era o mesmo utilizado nas Silverado, certo?
Agora resta a dúvida, será que a L200 Sport também tem câmbio EATON?
Alguem sabe o porque todos usam a relação 1 para 1 na 4a. marcha? Será que sempre casa bem essa tal de 1 para 1? Porque não é 1.052 para 1 ou 0,9893 para 1?
[],s
Marcello Ladeira
28/12/2006, 12:54
A relação de marchas da Ranger Gasolina é a mesmo da Ranger 2.5 TDI...
E o diferencial Walter tem a mesma relação do 2.5?
[]'s,
Walter L. L. Casitta
28/12/2006, 13:14
E o diferencial Walter tem a mesma relação do 2.5?
Exatamente a mesma. Não esquecer que o diâmetro do pneu também entra nessa conta. Quando o pneu é maior o dif é mais reduzido...
Marcello Ladeira
28/12/2006, 13:26
Então a L200 GLS/HPE usa uma relação de marchas e diferencial muito parecida com a Ranger 2.5, ou seja, parem de malhar nossa relação!!! hehehehe. Realmente para a potência que tem a HPE ela poderia ser mais longa um pouquinho. No caso da GLS como tem potência próxima da Ranger 2.5 deve estar acertada.
[]'s,
Walter L. L. Casitta
28/12/2006, 17:26
Então a L200 GLS/HPE usa uma relação de marchas e diferencial muito parecida com a Ranger 2.5, ou seja, parem de malhar nossa relação!!! hehehehe. Realmente para a potência que tem a HPE ela poderia ser mais longa um pouquinho. No caso da GLS como tem potência próxima da Ranger 2.5 deve estar acertada.
Certo, mas tem outro detalhe. A Ranger pesa 300Kg a mais...
Bruno Sander
29/12/2006, 17:47
Só prá confirmar...
Depois da troca da Central de Gerenciamento Eletrônico o consumo melhorou cerca de 20% na Estrada e cerca de 10 a 15% na cidade!
Acho que estava mesmo era "fora do Ponto"...
Ainda bem. Já estava desanimando com este consumo tão alto!
Agora, com 01 Tanque, na Estrada, consigo uma Autonomia de 560km (com a média de 140km/h). Acho que está razoável!
RezendeDF
29/12/2006, 18:50
Pois é Bruno, a minha agora tá fazendo 10,08km/l. Consegui andar até agora só 3.000km.
Bruno Sander
30/12/2006, 11:25
Rezende...
Mais de 10km/L ??????
Íncrivel...
Vc está de Parabéns. É a 1ª L200 que vejo fazer mais de 10km/l.
Depois vc me ensina o que é que esta fazendo para conseguir esta média...
Ah, não serve dizer que tem o "Pé leve"!
Pequeno jr
30/12/2006, 12:19
Bruno,
Não sei se vc conhece Brasília, mas para quem mora nos condomínios e em algumas cidades satélites do lado Norte da cidade o caminho é uma reta única cheia de pardais. Dai vc não tem como vc andar de pé embaixo aqui dentro. São raros os espaços que vc anda acima dos 140km/h indo para a região que eu e o Rezende moramos.
Por isso, é que andamos direto em 5º marcha e como nem sempre da para ficar com o pé la embaixo, o melhor é apreciar a paisagem do caminho de volta para casa. Do meu trabalho até minha casa são exatos 25km. Acho que uns 20km é essa reta que falei.
Existe um bordão que os goianos que vem aqui em Brasília criaram "Visite Brasília e ganhe uma multa" devido ao grande número de pardais.
[]'s
Bruno Sander
30/12/2006, 15:06
Se é assim, eu também conseguiria uma média boa como esta.
Aquí em BH além de ser um morro atrás do outro, sei onde ficam praticamente todos os "Pardais" da cidade (após várias multas com meu 1º carro, é claro) e, por isto dá prá andar "com pé embaixo"!
Na BR a média de velocidade é de 140km/h (com cerca de 3.300 rpm)...
Aí... Já viu o consumo, não é?
Mas, hoje abastecí: 8,12km/l (Rodando só na cidade)
Estou de Plantão hoje em Mariana, amanhã em Monlevade e na Segunda em Betim... Ou seja, vou rodar cerca de 350km só na BR. Na Terça eu vou abastecer e faço a média de consumo na estrada...
De BH para Mariana (Hoje) fiz a média de 130km/h (a dist. é de 130km e fiz em 01 hora)... Vamos ver até Terça!
Pequeno jr
30/12/2006, 15:55
Se é assim, eu também conseguiria uma média boa como esta.
Aquí em BH além de ser um morro atrás do outro, sei onde ficam praticamente todos os "Pardais" da cidade (após várias multas com meu 1º carro, é claro) e, por isto dá prá andar "com pé embaixo"!
Na BR a média de velocidade é de 140km/h (com cerca de 3.300 rpm)...
Aí... Já viu o consumo, não é?
Mas, hoje abastecí: 8,12km/l (Rodando só na cidade)
Estou de Plantão hoje em Mariana, amanhã em Monlevade e na Segunda em Betim... Ou seja, vou rodar cerca de 350km só na BR. Na Terça eu vou abastecer e faço a média de consumo na estrada...
De BH para Mariana (Hoje) fiz a média de 130km/h (a dist. é de 130km e fiz em 01 hora)... Vamos ver até Terça!
Bruno,
Mesmo sabendo aonde ficam os pardais fixos, aqui existem milhares de radares móveis que todos os dias mudam de lugar. AS vezes, de sacanagem, apos vc passar de um pardal fixo uns 500metros a frente tem um radar móvel para pegar aqueles que gostam de retormar a velocidades acima de 80km/h.
Aqui dentro de BSB minha ranger faz entre 10.5 a 11km/L. Dependendo do trecho, se for perto do centro, não tem como acelerar, mas qdo estou vindo no caminho de casa, logo após a um posto de gasolina chamado colorado, é dai até aqui em casa que eu as vezes acelero.
OBS: Quer dizer que o Reveion vc vai passar no plantão?
Bruno Sander
30/12/2006, 19:34
Pois é!
Vou passar a virada do ano trabalhando!
Já passei a minha noite de Natal atendendo a um baleado, e agora, também vou estar na ralação no reveillon!
Fazer o que né? Tanta profissão boa e fui escolher logo esta!
Mas, tem lá suas vantagens...
RezendeDF
01/01/2007, 07:08
E aí rapazeada, bom ano novo pra todo mundo!
Já começou o ano trabalhando né Bruno, isso é bom. Afinal alguém precisa trabalhar neste país.
Estive em Goiânia no sábado pra resolver algumas coisas, rodei 640km no total - ida/volta/dentro da cidade, deu uma média de 9,24km/l. Velocidade média na rodovia 120km/h (cheguei a 165km/h) e trânsito tranquilo dentro da cidade goiana. Acho que tá dentro do normal, a picape é muito boa de estrada.
RezendeDF
01/01/2007, 07:17
Olha só Bruno, dirijo a mais de 19 anos e tenho o pé pesado também. Sempre consegui fazer médias altas com todos os carros que já tive. Reparando em outros pilotos a única coisa que vejo diferente do que eu faço é aliviar o pé quando vejo o semáfaro fechado lá na frente ou um engarrafamento. Na maioria das vezes percebo que os caras vão acelerando até um determinado ponto aí tira o pé do acelerador e freia de uma vez. Normalmente não faço isso, justamente porque acho que consome mais e também fica desconfortável, já que se freia com maior força. Talvez essa seja a minha técnica.
Como já disse antes e reforçando o que o Pequeno falou, aqui em Brasília temos que respeitar os limites de velocidade, se não já viu. Teríamos que vender até a picape pra pagar tantas multas.
Na maior parte do tempo dirigimos a 60 ou 80km/h. Poucas ruas ou avenidas dão condições de andar mais do que isso (por causa dos pardais). Além do mais aqui em Brasília tem aquele tipo de motorista que não sai da frente de jeito nenhum, o cara acha que por estar na velocidade máxima da via ele pode andar na esquerda. Como brasiliense fico triste, já dirigi em outras capitais e acho que o motorista daqui é travado. Andando nesta velocidade, dá uma chuvinha e um monte de batidinhas bestas. É foda.
Edintruder
01/01/2007, 14:04
Uma coisa que ajuda a reduzir o consumo em motores diesel é evitar a redução de marchas em ultrapassagens e aclives, só reduzindo caso a rpm esteja abaixo da faixa de torque do motor, pois ao reduzir o consumo se eleva conforme a rpm também sobe. Na maioria das picapes a diesel hoje é rara uma situação onde seja necessára a redução de marchas para subir serras, o ideal mesmo é apertar e manter a marcha mais longa. Em motores eletrônicos, a eficiência nessas situações são mais evidentes, facilitando muito a vida do piloto.
Podem comparar, uma viajem onde se reduza para manter a velocidade estável e fazer o mesmo trecho deixando a velocidade cair sem reduzir marcha, mesmo que pisando fundo para manter o torque. O consumo é bem menor na segunda maneira.
Bruno Sander
02/01/2007, 06:57
Quanto a técnica de dirigir aliviando o pé em situações onde eu sei que vou ter que usar o freio mais a frente... Isto já faço!
Tenho que considerar o fato de que BH é uma cidade cheia de subidas íngremes, curvas, semáforos... Ou seja, acelera... Pára... Troca de Marcha... É uma tristeza!
Mas, tenho mantido a minha média acima de 8km/l (o que é razoável). Mas, queria que fosse melhor!
Marcello Ladeira
03/01/2007, 08:09
Bom vejam que campanha publicitária legal da Nova L200... só vi um defeito... homem demais... hehehe
http://www.youtube.com/watch?v=5iJSAlc23Jk
[]'s,
Walter L. L. Casitta
03/01/2007, 08:34
Bom vejam que campanha publicitária legal da Nova L200... só vi um defeito... homem demais... hehehe
http://www.youtube.com/watch?v=5iJSAlc23Jk
Primeiro a Navara e agora uma L200 com aqueles quatro lá dentro. Tô achando que picape na Europa é coisa de bicha...
Picasso, Navara, essa agora.......
Ta ficando feia a historia...
Ha, e nao se esquecam do C4
Pessoal,
O teste que eu havia agendado com a Mitsubishi para amanhã foi ADIADO, pois tive um problema com o meu reboque. Depois de rodar mais de 800 Km com ele em apenas um dia, constatei uma trinca no chassi e tive que encostá-lo para reparos. Vou estar com ele somente na semana que vem.
Falei hoje com o pessoal da Mitsubishi e na semana que vem iremos nos falar para agendar uma nova data. Assim que eu tiver outras informações, colocarei aqui, ok?
Um abraço,
FlavioLouveira
04/01/2007, 07:39
Bom, poste aqui denovo quando der certo AKPG, estamos esperando.!!!
Como o assunto e´L200, gostaria de relatar a experiencia que tive em uma subida bem ingrime de barro , este fim de semana.
Estava subindo em reduzida, pois a subida estava bem barrenta e lisa demais-demais (uma ruazinha perdida em Monte Verde), e sou partidario do ``se eu tenho o recurso, vou usar´´, entao ja entrei de reduzida para nao arriscar....
No começo estava indo bem, mais os pneus se encheram de barro, era um biscoito marron quando olhei pela janela, e a coisa piorou... A traseira começou a sair (como toda caminhonte faz, fui proprietario de ranger, e ja andei de hilux bastante, caminhonete e´ dose nessas situaçoes). Quando me dei conta do bloqueio-traseiro, era a unica coisa que nao tinha acionado ainda hehehe. Assim que acionei, parecia que tinha acabado o barro, a caminhonete endireitou, e subiu sem problemas nenhum, incrivel a diferenca que um bloqueio faz, o carro volta a tracionar reto... Indispensavel em uma caminhonete, pelo menos na traseira, e´ agua pro vinho a diferença...
Imagino esses jipes com o bloqueio em 4 rodas, deve ficar bom demais no barro :shock:
RezendeDF
04/01/2007, 08:10
Flávio,
Já tive uma LandRover Discovery, como você falou dos jipões que tem o bloqueio nas 4 rodas, realmente o negócio e demais, melhor dos mundos.
Em termos de 4x4 acho que as Land são as melhores, só vendi a minha porque era V8, fazia uns 4km/l. Quase quebrei. rsrsrs
Meu sonho de consumo é comprar esse modelo novo (Discovery III), quem sabe um dia dou conta.
Walter L. L. Casitta
04/01/2007, 08:33
Flávio,
Já tive uma LandRover Discovery, como você falou dos jipões que tem o bloqueio nas 4 rodas, realmente o negócio e demais, melhor dos mundos.
A Discovery tem bloqueio nos eixos também? Não seria só no diferencial central?
As Defenders pelo menos somente tem no dif central, nos eixos nao tem.
RezendeDF
04/01/2007, 08:56
A Discovery tem bloqueio nos eixos também? Não seria só no diferencial central?
Acho que você tem razão Walter, se me lembro bem a alavanca falava em bloqueio central.
Uma vez se não fosse esse bloqueio teria ficado em situação difícil, estava numa estradinha de terra sabe aquela bem dura (barro vermelho) socada mesmo e tava na época de chuva, então formou-se um limo daqueles que pra ficar em pé é difícil. Aí o carro começou a descer pro lado de uma ribanceira, bem devagarinho nem no freio segurava, a culpa era toda dos pneus pois eram modelos comuns da GoodYear. Então engatei rapidinho o bloqueio pra sair.
Acho que todos sabem quem a Discovery anda o tempo todo com tração integral, mais tão importante quanto a tração são os pneus. E o braço claro.
Tô aprendendo!:parede: