Conectar

Ver Versão Completa : Substituindo o Georgia OHC 2.3L



roger_caldas
29/06/2006, 11:06
Meus caros,
depois de 30 longos anos, meu OHC - ainda standard - começa a mostrar o peso da idade.

Como não quero ser pego desprevinido, gostaria de me antecipar a qualquer falha e substituir ou recuperar o motor.

Trago, então, as seguintes questões a este respeitável oráculo:

- Reformo o motor, já que ainda é STD ou substituo por um de concepção mais moderna?

- No caso de substituição, qual seriam as alternativas, respeitando-se as seguintes condições de contorno:
i. A caixa de transferência não pode se deslocar pra trás, devido ao tamanho do cardan (Uso eixo de Rural);
ii. O motor deve ser de procedência, com nota fiscal, para homologar a substituição junto ao Detran;
iii. Não preciso de nenhum tanque de guerra. Uma faixa de torque razoável (como a do OHC) em baixa rotação, já é o suficiente e não compromete a vida útil do drive-train;
iv. Trocas da caixa de marchas (ainda original) deverão ser analiosadas caso-a-caso;
v. O motor não precisa ser de graça (se bem que não seria uma má idéia), mas também não quero dobrar o valor do carro com ele.

Em princípio, estou pensando nos 4 cilindros ou nos V6 das Rangers ou das S10s, dependendo da complexidade de instalação.

Um forte abraço e parabéns pelo novo Fórum!!!

Rogério

Raphael Diniz
29/06/2006, 11:50
E aí Roger, blz?

Então cara, na boa, se tú pretende manter aqules "contornos" que vc disse na mensagem, a minha sugestão, e acredito a mais prática, seria recondicionar seu próprio motor. Explico:
- Será a opção mais barata, eliminando possíveis adaptações;
- Sendo seu motor ainda Standart (coisa rara), ainda tem muito motor pra usar;
- Será a opção mais rápida (pois qualquer modificação de motor, além da demora para achar o motor adequado, fazer a adaptação, que não é simples, ainda terá que homologa-lo junto ao DETRAN), e terá seu guerreiro de volta a ativa.

Volto a frizar, que todos esses aspectos eu levantei, pois você fez aqueles "contornos".....agora, se não se preocupar com tempo, dinheiro e realmente tiver inclinado em trocar de motor, vá em frente, tem muitas opções por aí.....:concordo:

Grande abraço,

chapolin colorado
29/06/2006, 11:52
Caro Roger
Em minha opinião a resposta já esta no seu prórprio tópico:
O seu motor é um OHC std, ótimo tem procedencia fiscal e mecanica,em minha opinião o OHC é um excelente motor,Comando de valvulas no cabeçote,tuchos hidraulicos,etc(mais moderno que muitos motores) ...faça uma retifica completa(cabeçote,valvulas,bloco,etc...),atualiaze a taxa de compressão ( entre 9:1 a 9,5:1 depende do gosto do fregues) que ele fica mais economico e potente!Se for possivel com o tempo coloque uma ignição eletronica e um carburador duplo original (34DEIS) que o motor fica ótimo.Assim vc mantem a originalidade do conjunto Powertrain e para o uso que vc descreve esta ótimo.Gasto L$ 1500,00
Qualquer outro motor 4cc ou V6 necessitará de adaptações,flanges,cambios mais robustos,etc....o que eleverá muito o custo.

cristiano
29/06/2006, 12:37
Você pode colocar o DOHC da Ranger 4cc antiga, dizem que fica muito bom e é plug-and-play, só que dizem que é difícil de encontrar.

Procura aqui que tem muita coisa a respeito dessa adaptação.

Alcione
29/06/2006, 15:06
Boa tarde Roger;

Tenho um CJ ano 77 que tambem utiliza este motor, quando tive a primeira quebra tambem pensei em trocar todo o conjunto mecânico, mas fazendo e refazendo as contas optei pela manutenção do meu OHC mesmo sendo as peças e retífica muito caras.

Qualquer outro motor que seja colocado no lugar deste vai necessitar de uma série de adaptações que posteriormente podem necessitar de novas adaptações, que vão precisar adaptar a adaptação e assim por diante.

REALMENTE NÃO COMPENSA. Note que este seu motor aguentou bem até agora !! com certeza depois de bem retificado vai aguentar muito !!!

Quanto ao motor da Ranger 4cc, não é "plug and play" não !! é o mesmo sistema, são bem semelhantes, mas não são iguais ! e as peças são mais caras ainda !!!!!

Abraços,
Alcione.

cristiano
29/06/2006, 15:10
É só procurar no site que esse assunto já foi discutido, portanto não vou prolongar.

Celso Raeder
29/06/2006, 15:36
Meu mecânico está fazendo tudo para que eu mude de idéia e mantenha o OHC original da minha f-100, que está ótimo e vai ficar ainda melhor com o distribuidor de ignição eletrônica que acabei de encontrar por modestas 100 latinhas.

Vou colocar um V8-302 nela, mas isso só vai acontecer quando meu OHC falecer (Acho q vai levar muito tempo rs). Seu Elcio, o mecânico, foi um dos primeiros a trabalhar com Jeep no Rio de Janeiro (ele tem mais de 70 anos). Ele tem uma picape com o OHC e usa ela todos os dias nos últimos 30 anos.

Minha sugestão: garimpe as peças que você precisa para retificar seu OHC. Com paciência e determinação, você vai ver que muitas dessas peças (anéis, pistons...) custam até menos que você imagina.

Aqui no Rio, em São Cristovam, Itaguaí ou Campo Grande, existem lojas onde vc encontra peças a preços excelentes. Mas a grande jogada é procurar em lojas que não sejam especializadas em peças para Jeep.

Em fevereiro consegui numa loja a embreagem completa do OHC (LUK) por módicos 200 reais, numa loja em Jacarepaguá, que descobriu no fundo do estoque algumas peças para maverick que estavam perdidas. Eles nem sabiam qual o preço deviam cobrar.

Portanto, recupere seu motor standard e seja feliz por mais 30 anos. abs

Aurélio
29/06/2006, 15:57
Rogério,

Dê uma olhada nos tópicos
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2267&highlight=prepara%E7%E3o http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15541

Eu optei por reformar o meu ;-)

[]´s