Meus caros,
depois de 30 longos anos, meu OHC - ainda standard - começa a mostrar o peso da idade.
Como não quero ser pego desprevinido, gostaria de me antecipar a qualquer falha e substituir ou recuperar o motor.
Trago, então, as seguintes questões a este respeitável oráculo:
- Reformo o motor, já que ainda é STD ou substituo por um de concepção mais moderna?
- No caso de substituição, qual seriam as alternativas, respeitando-se as seguintes condições de contorno:
i. A caixa de transferência não pode se deslocar pra trás, devido ao tamanho do cardan (Uso eixo de Rural);
ii. O motor deve ser de procedência, com nota fiscal, para homologar a substituição junto ao Detran;
iii. Não preciso de nenhum tanque de guerra. Uma faixa de torque razoável (como a do OHC) em baixa rotação, já é o suficiente e não compromete a vida útil do drive-train;
iv. Trocas da caixa de marchas (ainda original) deverão ser analiosadas caso-a-caso;
v. O motor não precisa ser de graça (se bem que não seria uma má idéia), mas também não quero dobrar o valor do carro com ele.
Em princípio, estou pensando nos 4 cilindros ou nos V6 das Rangers ou das S10s, dependendo da complexidade de instalação.
Um forte abraço e parabéns pelo novo Fórum!!!
Rogério