Ver Versão Completa : Rural "Arranca ToKo" 63 - Pick-up
Galera, comprei uma Rural 63, e agora não sei o que fazer
Gostaria de dicas para colocar ela pra rodar. Ela esta toda
original, sem nenhuma adaptação, inclusive o sistema elétrico que é 6v,
então o Grande José Augusto me deu a idéia de postar aqui.
Não Tenho muito dinheiro por enquanto. e meu avó já vez o motor e o
cambio há uns 2 anos e deixou ela parada todo esse tempo, bateria
arriada. valeu pessoal at+
Depois vou colocar mais fotos, ate do motor
dalmo cruz torres
06/07/2006, 11:49
Velho, arruma uma bateria nova, um pouco de gasolina, um reparo completo do carburador. Não esquece de um pincel e uma garrafa de vinagre branco.
Vá até ela, tira o carburador, limpa e coloca no lugar.
Confere a água e o óleo.
Coloca a bateria no lugar
Dá partida nela e ouça o ronco do motor, pronto, tá infectado pelo vírus.
Não esquece de andar na maciota até deixar tudo em ordem.
Dalmo, valeu mesmo pela dica e vou comprar esse reparo do carburador
sabe onde posso encontrar? depois é só emprestar a bateria de alguem
e já era!! um abrasso valeu
GustavoRisso
07/07/2006, 12:52
Com o que o Dalmo falou já dá pra sentir o gostinho e começar a rodar.
Verifique também como está o freio ... complete o fluido e verifique se o pedal está firme. Como ficou muito tempo parado o burrinho pode estar engripado ...
Quando ela estiver rodando verifique como está o transferência (pelo que vi na foto é 4x4). No painel você deve ter uma placa explicando como funciona o acionamento da 4x4 e reduzida.
[]'s parabenizando seu avô por ter guardado mais uma F-75 para o mundo ...
Blz Gustavo, gente burra que nem eu é fo...go
mas vou ferificar tudo sim, estou torcendo pro motor
não estar travado!
é sim 4x4, ta tudo ok, só vou gastar um pouco mais na documentação
dela pois vc teve ter notado que é um pouco antiga!
um abrasso at+
José Augusto
07/07/2006, 18:39
E aí faelsor, se ela estava andando a 2 anos quando seu avô fez o motor, acho que é só botar bateria que ela vai funcionar.
Mas, não custa checar, dá uma verificada nos fluídos (água, óleo, óleo do freio) como o dalmo já comentou e antes de por ela para andar, dá uma levantada nas rodas e dá uma girada na mão mesmo (só para ter certeza se tá tudo bem, tente escutar o sentir alguma trepidação para avaliar se os rolamentos estão ok, aí vc dá um freada para certificar se o freio tá funcionando), as vezes pode acontecer da roda ficar travada, pois ficou muito tempo parado (se as lonas estavam úmidas no momento que estacionou pode ser que fique meio enrroscado).
Após rodar um pouco, ponha um aditivo no tanque para limpar e após isso mesmo que vc já tenha trocado óleo, troca de novo.
Verifique o estado das mangueiras (se estão ressecadas e/ou quebradiças).
Como já comentei no outro post, se vc pretende reformar a F75 e se a elétrica está funcionando, deixe por último para quando for fazer o mais atual possível, não faça emendas nos fios passe todos por condulete fino, instale reles nos faróis e onde mais precisar, use bitola superdimensionada.
Antes de iniciar qualquer coisa, use bem o jeep, sinta o que precisa ser melhorado, faça um planejamento para chegar na sua meta, idealize como vc quer que ela fique, faça orçamentos e se programe, vá fazendo aos poucos (mas sem preder serviços ou refazer qq coisa) e teste cada etapa.
Quando vc pretende verificar/andar nela?
José pretendo fazer isso o mais rapido possivel não quero demorar muito
pois já faz tempo que esta parada e não quero enrolar, vou com certeza
fazer tudo isso que você citou ai e vou planejar até atingir minha meta.
um grande abrasso at+ e bom fim de semana!
ai estão os fotos dela, não reparem na poera
esse fim de semana vou limpar ela.
GustavoRisso
09/07/2006, 11:50
Bom trabalho!
[]´s
galera estou com uma duvida, se caso for trocar a alimetação da rural
para 12v é necessário trocar, todos os equipamentos de medição
como p medidor de combustivel e outros, se puderem me ajudar agradeço
sei que preciso trocar o alternador, bateria e bobina, velas e o q mais
valew abrasso
meu avo refez todo o sistema de transmição e cambio!
dalmo cruz torres
20/07/2006, 15:26
Meu amigo, se comparar a sua camionete com a minha quando eu a comprei, a sua tá semi-zero!
A minha camionete era de um velho conhecido da família, "seu"nenê, ele é dono de uma fazenda muito antiga, num lugar chamado fim dos campos. Toda vez que eu ía lá eu ficava namorando a camionete, mas procurando não dar mostras de estar gostando, ficava esperando que o "seu " nenê oferecesse ela para a venda, mas o homem, que de bobo não tem nada, sabendo que eu tinha interesse ficou esperando que eu fizesse a proposta. Um dia eu não aguentei e ofereci R$1800,00(isso em 1999), e o "seu " nenê aceitou de imediato.
Eu já tinha(era do meu pai, mas acho que ele não se importará que eu diga assim) uma F-75 em ótimo estado desde 1990, e já conhecia as manhas dessa camionete. A camionete do "seu" nenê estava parada no pátio da fazenda, debaixo de sol e chuva,e, apesar de óbivias partes corroídas, estava com uma aparencia ótima, o chassis perfeito, as molas arqueadas, os pneus novos,e por aí vai. O motor estava com uma ótima aparencia, mas, apesar disso, a mangueira de óleo do filtro de óleo estava arrebentada, e o cofre do motor tinha óleo nele inteiro. O ex dono, com certeza, estava achando que o motor tinha estourado e coisa que o valha, por isso aceitou logo a primeira oferta que eu fiz. Fechado o negócio, eu tirei os pneus da camionete e voltei com eles para casa. Mandei desmontá-los, pintei as rodas, coloquei camaras de ar novas , remontei-os . Num sábado de manhã eu carreguei a outra F-75 com uma bateria nova, com os pneus, ferramentas para desmontar o carburador, um reparo completo do carburador, filtro de gasolina, óleo de motor e as mangueirinhas do filtro de óleo. Chegando as terras do "seu"nenê, rapidamente desmontei o carburador e mergulhei-o no vinagre, e fui montar as outras coisas, sob o olhar desconfiado do ex dono da camionete, que, com certeza estava me achando meio louco por tentar funcionar uma camionete "estourada". Esqueci uma coisa, segundo o antigo proprietário, ela estava parada a mais de 15 anos!
Após algumas horas de trabalho, eu remontei o carburador e, já com as outras peças no lugar incluindo uma garrafa de coca-cola cheia de gasolina em cima da bomba de combustivel, eu girei a chave de partida e após alguns estalos o motor começou a fumegar....tenho que confessar que a cena deve ter sido meio engraçada, eu rindo de "orelha a orelha" e o "seu"nenê com os olhos marejados e a cara carrancuda...
Funcionou, eu vim para casa com ela(mais de 80KM) e rodei com esse motor por mais de 2 anos. Só tirei a velha e boa mecanica para colocar o 4.9 com a cambio de 5marchas.
Meu velho, o período de conhecimento com um carro antigo é, no mínimo, mágico. É uma parte que agente não pode perder, as dores de cabeça, os problemas que agente não consegue resolver, aquela por%$#&*@ia daquela peça que não para no lugar e por aí vai. Só uma coisa, toma cuidado com a patroa, nunca confesse os valores e esconda as peças novas...conselho de um entendido...
Dalmo pode ter certeza que vc me inspirou a começar ontem a mecher nela
e me deu uma dica pro resto da vida, a patroa nunca vai saber a verdade!!!
huahauhauhu abrassos e valeu a força!!! quando acertar toda a documentação dela vamu marca alguma coisa por ai. falou abração!! e boas aventuras!
dalmo cruz torres
26/07/2006, 15:52
se precisar de alguma coisa que eu possa ajudar, tamos aí.
GustavoRisso
27/07/2006, 14:10
Isto que o Dalmo te informou no final é IMPORTANTÍSSIMO!!!!
Se precisa também de ajuda pode postar que o pessoal do forúm sem dúvida vai te ajudar.
[]´s
Sukita4x4
28/07/2006, 17:45
caro Faelsor, parabéns pela pickup, fiquei impressionado com a originalidade dela, está muito bonita mesmo. Quanto ao sistema 6v, eu tinha uma rural 61 que foi transformada para 12v, o painel e tudo mais foi mantido e funcionava beleza, sei que foram trocadas todas as lampadas, a buzina original funcionava mas acabou sendo queimada, até o dínamo original funcionava, mas é uma droga, o arranque não sei te dizer mas acho que tambem foi mantido original.
Um abraço e boa sorte com sua pick up.
té+
dalmo cruz torres
01/08/2006, 09:23
Pessoal, minha técnica com a patroa é: negar sempre; as peças novas são sempre "de algum amigo" se estas forem grandes e não darem pra esconder. se ela descobrir alguma das coisas que estavam escondidas eu uso a segunda tática, nego até a morte. Difícil foi quando eu tentei esconder a minha camionete no fundo do quintal; ela chegou pra mim e perguntou o porque da camionete estar "tão emporcalhada", eu respondí que tinha feito trilha com ela, mas me esqueci que a camionete do meu pai estava na garagem, e ela víu...
GustavoRisso
01/08/2006, 10:18
Dalmo,
Tá ficando bom nas respostas hein!
[]´s
dalmo cruz torres
02/08/2006, 11:36
Gustavo, é a prática....
E o teu jipão, tá pronto?
Elias RS
22/08/2006, 18:33
E aí galera do Fórum!!!!
Faelsor é realmente um achado essa F-75 do seu avô!
Mas diz aí como andam (se é que já anda, rsrsrsrs) os progressos na sua nova viatura?
Parabéns pela viatura!!!! Original assim é difícil de se achar!
Abraços a todos!!!!
Elias
Marcelo R. A. da Cunha
23/08/2006, 12:00
Já funcionou???
rgds
Fala ai galera, to aqui na atividade
ela já esta no mecanico e agora só
falta compra uma peças, mas eu to sem grana
então to vendendo meu corsa, pra investir na
rural...... a viatura ta ficando fera. abraço e
at+ e valeu pela ajuda te todos... e contem comigo
tambem... em breve eu to mandando as fotos.
uvantuil
13/04/2013, 16:02
e ae cadê as fotos... da vtr?