PDA

Ver Versão Completa : Molas da Pampa

pedrodoniva
21/06/2006, 12:04
Eu fui numa trilha aqui na Serra do Japi dia desses e tinha um niva bem alto...Fui falar com o dono da caranga e ele me disse q tava alto pois tinha colocado as molas da Pampa...eu achei estranho,mas enfim,vocês confirma isso???
É só a traseira né?e são trocadas apenas as molas???

Drovk
21/06/2006, 16:20
Pedrokadaka, já rolou um tópico sobre este assunto aqui no fórum (mais de uma vez até). Veja assuntos relacionados a amortecedores também.

De qualquer forma, para adiantar para você, isto realmente é possível.

Você realmente pode colocar as molas da Pampa e as borrachas de final de curso que também servem, mas você terá que tomar dois cuidados:

1) A Pampa tem dois tipos de mola na frente. A mola do lado direito é mais dura/resistente do que a do lado esquerdo, pois a mola do lado direito tem que suportar o peso do ar condicionado da Pampa. Desta forma, o ideal é você comprar duas molas do mesmo lado (comprando duas do lado direito a traseira do Niva ficará mais firme e você poderá carregar mais peso no porta malas). Já ouvi dizer que as molas mais macias não ficam legal no Niva (a traseira fica balançando muito). Não esqueça de comprar as borrachas que apóiam as molas no alto da Pampa (borracha de final de curso em formato de cone), pois elas também serão utilizadas no Niva. Desta forma, as molas ficam tem encaixadas no lugar e sem ruídos.

2) Se você estiver utilizando um par de amortecedores originais, provavelmente você terá que trocar, pois com as molas maiores você chegará muito rápido no final de curso destes amortecedores (eles vão bater ou, se já estiverem ruins, irão pro saco de uma vez). Tem gente que coloca mais um elo de fixação no amortecedor para aumentar o tamanho dele, mas eu aconselho a trocar de uma vez para não ter que fazer duas vezes. Coloque um modelo com um curso maior (por exemplo: Kombi Clipper, Besta, L200 ou Rancho-$$$).

O que eu posso te falar é que realmente esta alteração fica ótima e o Niva fica firme e alto sem precisar de calços na traseira.

1 ab.,
Drovk

ROMEULOVSKI
21/06/2006, 17:47
Drovk,
Embora eu já conhecesse um pouco sobre este assunto, achei mto esclarecedor o seu comentário, no entanto, gostaria de mais algumas informações, se possível.
Ei-las:
Em se fazendo a adaptação acima, por exemplo, com as molas da Pampa e os amortecedores da Kombi (que acredito que sejam mais em conta), o que mais seria necessário modificar na suspa traseira? É necessário reajustar a válvula equalizadora do freio? Como? E a barra estabilizadora?
E os flexíveis dos freios? As cruzetas são mto prejudicadas com este lift (comprei duas zeradas na Apoio 4x4 e instalei anteontem - custaram a bagatela de $350,00 as duas)?

OK. O Niva já ficou com a traseira lá em cima!

E agora, como levantar a frente de uma forma que não comprometa as homocinéticas.
Comentário: Meu meca disse que a mola da Pampa deixa o Niva mto alto, por isso, ele costuma cortar alguns elos qdo as utiliza. Se não cortar qual é o acrescimo na altura?
()s.
PS: Já li todos os tópicos deste fórum e não me lembro de nenhuma resposta para estas minhas perguntas, no entanto, se já tiver, me desculpem!

pedrodoniva
21/06/2006, 17:57
Alguem tem fotos de Nivas com mola de Pampa para eu poder ver a altura que fica?

ROMEULOVSKI
21/06/2006, 23:07
Drovk

Estive pensando em um detalhe que vc disse q eu acho q está vc estaria equivocado. Se for eu que estiver errado me corrijam por favor.

Ao meu ver a Pampa teria molas iguais (com o mesmo coeficiente de elasticidade) dos dois lados (LD e LE). A diferença que existiria seria nas molas das Pampas com A/C e sem A/C.

Acho q não faz sentido a mola que fica do lado onde está instalado o compressor do A/C ser mais dura só pelo peso deste (que não deve ser maior que uns 50 KG). Se fosse assim, um carro não poderia andar somente com o motorista senão ficaria "desequilibrado". Não sei se fui claro, no entanto, se alguém puder confirmar uma das versões seria mto bom visto que isto é um detalhe importante para quem, como eu, pretende instalar estas molas.

Drovk
22/06/2006, 11:41
ROMEULOVSKI, eu tenho absoluta certeza que existe esta diferença nas molas da Pampa. Para as versões com ar condicionado a mola do lado do ar é mais rígida - não sei te falar se o motivo disto é somente o ar, mas que a diferença existe, existe. Desta forma, para nossa adaptação o melhor é usar esta mola mais rígida.

Se você quiser conferir, ligue para uma loja especializada em Ford que o pessoal te confirmará isso.

1 ab.,
Drovk

Drovk
22/06/2006, 12:04
Só mais uma dica que esqueci de citar!!!

Aqui em BH temos mais uma adaptação utilizando as molas e os amortecedores da Ranger (Ford). Tem até uma loja aqui em Minas que vende o kit pronto para o Niva. O kit (molas, borrachas e amortecedores) sai mais ou menos por 200 latinhas - amortecedores recuperados claro.

Conheço pelo menos uns 3 Nivas que estão utilizando esta adaptação e todos estão muito felizes com o resultado (altura x desempenho x custo) :mrgreen:

Ps.: Romeulovski, em breve estarei respondendo todas as suas perguntas postadas acima... Vou demorar um pouco para escrever tantos detalhes e hoje o dia tá corrido (vc caprichou no tanto de dúvidas, mas eu dou conta!)... Aguarde!

1 ab.,
Drovk

lmazzucatto
22/06/2006, 13:29
No meu Niva eu estou usando:

DIANTEIRA

Molas originais do niva ( novas )
Amortecedores originais do Niva ( novos )
Calços de 5cm

TRASEIRA

Mola Pampa com Ar + cone de borracha
Amortecedores da Besta GS 12 lugares + anel de fixação
calço de 5 cm

Segue a foto do Nivakovisk

shuther4x4
22/06/2006, 21:08
Como possuidor de pampa por vários anos nunca ouvi esse comentário de diferença de carga em mola do lado direito ou esquerdo só por causa do ar condicionado, pelo pouco que conheço de carro, acho incoerente que isso ocorra. Concordo que a mola da com ar pode ser um pouco mais dura, isso sim tem coerência. Até porque se você fosse comprar a mola mais dura teria de comprar dois jogos para fazer um, pois elas devem então vir indicadas uso direito e uso esquerdo, pois a autopeças não vai querer desmontar o jogo só pra uma pessoa comprar duas de um mesmo lado. A minha está com molas da pampa com ar, e não veio com essa indicação quando comprei. Pode ser que fui ludibriado, vai saber...
Aproveitando as dúvidas: Drovk, preciso alterar a panhard quando levanto a suspensão traseira, para compensar o desvio de ângulo que irá ocorrer ou não?