Ver Versão Completa : BF 161 6cc sem o filtro de óleo
Rednilton Melo
30/06/2025, 16:29
Olá prezados, comprei meu primeiro JEEP Ford 1967, 6cc todo completo cambio, transferência, motor originais etc... tudo funcionando, porém não percebi, e fui trocar os óleos cardã etc , aí me dei conta que o meu motor está sem o filtro de óleo, nem sequer tem o suporte do filtro, nem as mangueiras de entrada e saída e entrada de óleo, alguém já viu? não creio que seja normal o motor funcionar assim,
Aguardo algum comentário, obrigado
Rodrigo Galego
01/07/2025, 11:39
Normal não é.
Já vi fazerem o bloqueio do óleo que vai para o filtro para aumentar a pressão, mas além de deixar de filtrar o óleo (ainda que parcialmente), o óleo que retorna tem a função de lubrificar a engrenagem do eixo comando.
Sugiro colocar de volta o sistema original e verificar a pressão do óleo.
Aristides Jr
01/07/2025, 14:11
Olá Rednilton Melo, parabéns por adquirir seu primeiro Jeep! Que venha acompanhado de alegrias sempre!!!!.
Sobre o filtro de oleo, no geral sempre é melhor funcionar original, ainda que seja de muito pouca eficiência que é o caso do filtro original.
Pense que existem alguns motores que não possuem nenhum tipo de filtro e funcionam muito bem, exemplo é o motor a ar da VW. Outra coisa que favorece muito hoje em dia é o avanço dos lubrificantes, muito melhores que na época que o motor foi fabricado.
O meu 4 cilindros que é mais fraco, está comigo a mais de 45 anos rodando sem filtro, nunca tive problemas por causa disso.
Enfim minha opnião de 2 cent$ e que seu motor não corre risco.
Verifica esta questão de fazer o "Bypass" ou seja ligar uma mangueira ou tubo ligando da saída do óleo até o retorno em cima da engrenagem, troca o óleo a cada 5mil km ou dois anos, que vai ficar tudo bem.
Bacana ele branco com rodas de liga... Aproveita o Jeep
Rednilton Melo
02/07/2025, 00:11
Aristides meu amigo, boas colocações ... farei as trocas com maior frequência sim
Também irei retirar o cárter e da uma boa verificada e limpeza no pescador etc...
mas acho q vou instalar um filtro também,
Muito obrigado....Deus nos abençoe ..