Conectar

Ver Versão Completa : Cambio 4 marchas engatado a ré mas com a alavanca em neutro

hpnardino
15/06/2006, 19:17
Pelo incrivel que pareça meu jeep agora só anda de ré, esse cambio que até agora de tarde era uma manteiga, ao sair da garagem engatei a ré, sai da garagem, desengatei (pelo menos pensei) e a alavanca em neutro, mas a porcaria continua engatada na ré. E agora o que faço? Qual é a solução, abrir o cambio? Quais as possiveis causas para este problema?

Alexandre Vaz Ferreira
15/06/2006, 19:57
ACAVALOU :lol: :lol:

Tira o guarda pó e desenrosca a tampinha que tem embaixo dele, então tira a alavanca e tenta recolocar bem no centro da peça que tu v embaixo...por tentativa mesmo...é assim que faço no ARAPUCA que tem esse probleminha também :concordo: :concordo:

[]s

leopoldo
15/06/2006, 20:03
:stop:

seção de downloads, manual de manutenção do jeep, parte do cambio.

remova a borracha da alavanca (coifa do assoalho)

verifique se a tampinha (que rosqueia) da alavanca de troca de marchas está apertada :concordo: ou solta :discordo:

depois, solte a Tampinha(porca), puxe a alavanca.

Inspecione a ponta da alavanca e veja se a ponta dela está lá(aparenta uma metade de moeda, bem grossa) :shock: .

Agora, por cima do furo da tampa do cambio e com uma lanterna :idea: , veja se os 3 alojamentos nas hastes (rasgos) estão alinhados. Se não estiverem, o da esquerda é a da ré. Tente puxar na direção do motor para o alinhamento com as outras 2, com uma grande chave de fenda mas sem fazer muita força. Se a haste não deslizar para a posição correta, solte o freio (numa terreno plano e movimente o jeep e pise na embreagem) e repita a tentativa.

Se não der certo :? , tire o assoalho do jeep.

tire os 4 parafusos da tampa e com cuidado, remova a tampa do cambio.

inspecione visual.

possibilidades:

- o garfo da ré travou na ré e para isso acontecer o problema está na trambulação(hastes deslizantes e travas internas - interlock - NA tampa) :pensativo:

- a alavanquinha de engrenamento de ré quebrou(muito difícil), empenou(difícil) ou simplesmente escapou(também pode ser um dos casos de empenamento) :pensativo:

quaqlquer coisa manda umas fotos.

hpnardino
15/06/2006, 20:05
Ei Alexandre, oque causa este problema é desgaste em alguma peça? Você já tentou resolver este probleminha, que é chato, já emaginou você na avenida mais movimentada da cidade e ter que cruza-la de ré, hahaha, comecei imaginar é que poderia ter acontecido em qualquer lugar.

hpnardino
15/06/2006, 20:12
Leopoldo, amanhã vou fazer o que você disse, se tiver muito estranho coloco uma fotos ai pra nois todos descutir sobre esse troço.

já emaginou você na avenida mais movimentada da cidade e ter que cruza-la de ré, hahaha, comecei imaginar é que poderia ter acontecido em qualquer lugar.

Já imaginou também?

Alexandre Vaz Ferreira
15/06/2006, 22:56
Ei Alexandre, oque causa este problema é desgaste em alguma peça? Você já tentou resolver este probleminha, que é chato, já emaginou você na avenida mais movimentada da cidade e ter que cruza-la de ré, hahaha, comecei imaginar é que poderia ter acontecido em qualquer lugar.

Cara

O meu mexanico disse que é desgaste na ponta da alavanca, onde encaixa nas 3 peças que o Leopoldo citou na AULA dele :palmas: :palmas: :palmas: ....então ele fez uma gambi de preencher com solda e remoldar na policorte....melhorou, mas não totalmente :parede: . Como peguei o jeito de faze a marcha (tem que desnucar bem em ponto morto e só então engatar a ré)...nem lembro mais de quando tive que tirar a tampinha....mas se é alguém que não tá acostumado com o defeito é uma acavalada atras da outra :evil: :evil: .

é aí, conseguiu desacavalar :?:

[]s

leopoldo
16/06/2006, 09:04
Sobre a gambi de encher com solda:

:parede: não recomendo :parede:

1º - A ponta da haste, justamente onde fica essa meia lua, ou meia moeda ou outro nome qualquer, é um material tratado térmicamente, justamente para aumentar a durabilidade.

Encher de solda destroi o tratamento térmico e o aço fica mole :putz:

2º - A ponta, sedo tratada para evitar o desgaste prematuro foi "desenhada" OU "perfilada" para um encaixe otimizado em espessura de contato e desenho da curvatura, justamente para ainda mais baixar o atrito, e o desgaste. Com uma esmerilhadeira acho d´bem difícil alguém acertar isso.

Se fosse o caso de uma alavanca que não existe mais, se fosse essa a real causa, e se fosse como último recurso .... poderia ser uma alternativa, mas ......

Não acredito que seja desgaste de uso e mesmo se o fosse, o cambio inteiro estaria com uma folga de um metro.

Muitas vêzes o que acontece é o "desgaste" da(s) mola(s) da tampa.

- embaixo de cada bujão da tampa tem uma esfera que é comprimida contra a haste por uma mola.

- entre as hastes há um ou + interlock(s) que evitam o engate simultâneo de outras marchas.

se a mola fica "fraca" ou a esfera fica "quadrada" pelo uso, aí sim o cambio começa a apresentar problemas de "localização errada da alavanca, escape de marchas, etc...

Uma tampa nova apresenta engates "durinhos" e razoávelmente precisos, se é que isso pode ser definido num cambio de jeep.

Uma tampa com molas "velhas" e esferas "quadradas" apresenta engates "moles" e tem cambio onde a alavanca corre até sózinha ou simplesmente encavala as marchas.

O problema é ter de inspecionar com calma e cuidado a tampa e a trambulação interna usando o manual do jeep para não detonar alguma coisa, montando ou desmontando erradamente alguma coisa lá.

Outro problema é que eu pelo menos não tenho as fotos se uma sequência de inspeção duma tampa dessas para por aqui, então é o uso do manual + bom sendo + esperiência técnica.

Como o cambio de 4 marchas do jeep tem aquela alavanquinha interna para mover a engrenagem de ré, se a tampa finalmente está OK a alavanquinha é que pode estar empenada. É muito fácil empenar aquela alavanquinha para todo aquele que gosta de METER A MÂO na alavanca e puxa(empurrar) a ré como o diabo gosta :evil: e ver se a alavanca chega a encostar no painel ..... uma de HULK.

Não disse que foi isso, mas é uma possibilidade.

hpnardino
16/06/2006, 10:21
Coloquei a mão na graxa e segui atentamente as lições que o Mestre Leopoldo passou, de prima não consegui tirar a alavanca, portanto passei para a segundo passo, tirar a tampa, quando tirei a tampa vi que aquele pininho com uma mola (da presão da ré) estava quebrado :shock: , não tenho nem idéia como quebrou :pensativo: , mas já estava bastante trincado, provavelmente com a quebra do pino a alvanca teve espaço para escapar, quando tentei desengatar a ré, dessa forma indo para o neutro, como a ré estava engatada nem uma outra marcha entrava. :parede:
Solução:
Onde posso encontrar este pininho para comprar (já fui no unico desmanche da qui da cidade e não encontrei)?
Pensei em ir a um torneiro e usinar um novo pino, mas que material devo usar para que fique o mais proximo do original?

leopoldo
16/06/2006, 12:23
agromotor é uma opção.

desmanche é outro.

põe a foto do que está quebrado.

em alguns casos, pode ser uma peça intercambiável com uma tampa de 4 marchas de um maverick 4 ou 6 cilindros.

hpnardino
16/06/2006, 15:11
Leopoldo, é aquele pininho que da presão na alvanca de marcha para quando o individuo estiver andando e for engatar a 3ª não engatar a ré por descuido, fui no torneiro e o cara usinou uma peça nova, com aço 1050, já montei o jeeposo, ficou blz, mas a ré esta meio durinha em relação as outras marchas, vou colocar umas fotos da pecinha.
A ré as vezes faz um crec e dai engata e fica meio durinha para sair, antes não era assim.

estou editando porque esqueci das fotos, são meio ruins por que são de celular.

leopoldo
16/06/2006, 15:20
esse pino é aquele encrustrado na meio-esfera que faz parte da alavanca e se encaixa no rasgo do corpo da tampa?

hpnardino
16/06/2006, 16:40
Ele fica na tampina da alavanca, veja no desenho.

hpnardino
16/06/2006, 16:55
Na foto peça caixa 2 mostra o orificio onde vai a mola para dar presão, dai vai dentro de um parafuso, que por sua vêz é parafuzado na tampinha.

Alexandre Vaz Ferreira
17/06/2006, 01:23
Sobre a gambi de encher com solda:

não recomendo

Por isso já fui falando que era gambi :concordo: :concordo:

[]s dando conselhos...façam o que eu digo mas não façam o que eu faço :oops:

hpnardino
17/06/2006, 19:09
Hahaha, as vezes fazemos alguns arrajos técnicos provisórios (gambis) que se tornam permanentes, coisa de brasileiro, tá no sangue.

Paulo Michel
21/11/2017, 23:33
Ele fica na tampina da alavanca, veja no desenho.

Alguém consegue me informar onde consigo o parafuso de fixação ou ajuste da alavanca de marchas. Pois a alavanca do meu jeep esta solta dificultando encontrar as marchas.

Sydney66
23/11/2017, 22:17
Em SP Agromotor ou Jipebrás.

553949

Paulo Michel
24/11/2017, 21:56
Obrigado Sydney66
Abraço

phmatheus
05/03/2019, 03:59
Em SP Agromotor ou Jipebrás.

553949

Sidney você tem o manual do câmbio? A minha tampa está com problema e não acho o manual para mexer na tampa. Vlw!!

Sydney66
06/03/2019, 09:46
Matheus bom dia;
Tenho o catalogo de peças, o manual do câmbio é o manual de serviço, esse eu tenho da Willys antigo, seu câmbio é de 3 ou 4 marchas? Me fale mais, talvez possa ajudar.

Sydney66
06/03/2019, 10:04
Estava olhando agora o manual, ele não detalha a tampa e sua desmontagem, mas se o problema for nos eixos, veja o desenho, existe os parafusos da trava de esfera e as tampas de selo, nº 6 e 30 do desenho, para a retirada dos eixos dos garfos de engate. Muitas vezes substituindo os componentes resolve o problema, se for esse o caso.

phmatheus
06/03/2019, 11:24
Estava olhando agora o manual, ele não detalha a tampa e sua desmontagem, mas se o problema for nos eixos, veja o desenho, existe os parafusos da trava de esfera e as tampas de selo, nº 6 e 30 do desenho, para a retirada dos eixos dos garfos de engate. Muitas vezes substituindo os componentes resolve o problema, se for esse o caso.

Meu câmbio é o 4 marchas com trambulador em cima da tampa, o que está acontecendo é que ele encavala a 3° marcha com a ré (a ré é no lugar da 3°)

Queria o manual para ver se tem as especificações da alavanca e dos interlock, comprei um kit de mola e esfera para substituir mas acho que não vai resolver se o interlock ou a alavanca estiver gasta...

Sydney66
08/03/2019, 20:10
Sim, o câmbio de 4 marchas a ré é na mesma posição da 3ª só que você levanta a alavanca para engata-la. Neste momento a alavanca "desconecta" do dente da haste e aciona a pequena alavanca da engrenagem da ré.
As duas acavalarem significa que a alavanca não está subindo o suficiente ou a rótula não está permitindo esse grau de liberdade. Tire a tampa com o conjunto montado e movimente a alavanca para ver o processo de engate, os garfos e eixos vem tudo junto possibilitando que você faça o teste com a tampa fora, ela não deve arrastar o garfo de 3ª e 4ª, deve se "descolar' dele.
564916

phmatheus
08/03/2019, 20:30
Sim, o câmbio de 4 marchas a ré é na mesma posição da 3ª só que você levanta a alavanca para engata-la. Neste momento a alavanca "desconecta" do dente da haste e aciona a pequena alavanca da engrenagem da ré.
As duas acavalarem significa que a alavanca não está subindo o suficiente ou a rótula não está permitindo esse grau de liberdade. Tire a tampa com o conjunto montado e movimente a alavanca para ver o processo de engate, os garfos e eixos vem tudo junto possibilitando que você faça o teste com a tampa fora, ela não deve arrastar o garfo de 3ª e 4ª, deve se "descolar' dele.
564916

Hummm muito interessante isso, pois ela engata a terceira e aí não desengatar mais, preciso tirar o chapéu e realinhar os interlock na marra.

Então o que pode estar ocorrendo é que ele não está subindo o suficiente e deve estar ficando travado entre o pino da ré e o interlock da terceira marcha.

Será que a mola do trambulador(chapéu) está fraca ou a base da alavanca está muito grande?

Vou arrancar os 3mil parafusos do assoalho para tirar a tampa e verificar o que está ocorrendo, aí já aproveito e troco as molas e as esferas.

Cordialmente
Pedro H. Matheus