Conectar

Ver Versão Completa : Despachante procurado

Jean-Marie
15/06/2006, 06:44
Ola, estou querendo importar um Unimog ou Pinzgauer da Suiça para a Bahia mas nao tenho contato com despachantes experimentados na papelada em estes vehiculos de coleçao. Alguem pode me indicar ums em Salvador, Vitoria ou numa outra cidade ou Porto tipo RJ ou Santos ?
Tambem gostaria de saber se, alem do despachante, devo prever outra ajuda (DETRAN !) para registrar o vehiculo ?.
Muito obrigado.

Cláudio Brasília
15/06/2006, 16:39
Prezado Jean-Marie,
Não sei se tenho todas as respostas às suas dúvidas, pois tenho também um monte de dúvidas sobre este assunto, mas pelo que sei, somente um veículo usado, com mais de trinta anos, poderá ser importado legalmente, com o auxílio da Lei Nasser, utlizando a insenção fiscal; de outra forma nem pagando todas as taxas e impostos envolvidos poderá ser importado um veículo usado. Uma vez um funcionário consular havia me dito que "nada que tenha motor" poderia ser trazido, como bagagem acompanhada. Como poderá notar, as interpretações da legislação são inúmeras, neste país dos trópicos. São muitas leis, muitas vezes com sobreposição de abrangência e fora as portarias, que os funcionários da receita muitas vezes interpretam com força maior do que uma lei. A alguns anos atrás, alguns juizes, em certos estados, acatavam pedidos de liminar para a importação de veículos usados, mas a receita sempre procura cassar estas descisões liminares e apreende o veículo decretando-se, então, a pena de perdimento. Teoricamente, uma vez conseguido uma proposta formal, de alguma pessoa física ou jurídica, que irá fornecer o referido veículo, deverá ser montado um processo, primeiramente, na receita federal, para a autorização de importação e o cálculo dos impostos e taxas incidentes; para isto o importador deverá estar cadastrado no Siscomex, que é o sistema de controle de importações e exportaçoes utilizado no Brasil. Vez que se tenha uma solução favorável para aquele processo, a quantia correspondente será recolhida ao Banco do Brasil e convertida em moeda do país destino e paga diretamente ao fornecedor; dando início aos trâmites de remessa do veículo. De outra forma, se for trazer o veículo e tramitar o processo depois, corre o risco de, por decurso de prazo, perder o veículo no porto, pois o andamento do processo é demorado e incerto. Por exemplo, este Unimog: http://www.unimogsales.com/unimogforsale-U1100-1978.html ao custo de 11.500 Euros, ano 1978, portanto com 28 anos, está fora da abrangência da Lei Nasser; mas se tivesse, seu frete da Alemanha para o Brasil não sairia por menos de US$3,000.00, mais seguro. Particularmente, já procurei o texto desta tal de Lei Nasser e nunca obtive sucesso; sei que existe e foi idealizada para beneficiar colecionadores. Parece que o veículo deverá ser original e será objeto de avaliação para obtenção de certificado, renovável anualmente (?), para assegurar o benefício. Desta forma teremos que nos filiar a algum clube de colecionadores e manter as viaturas originais, em termos de coeficientes de avaliação para este fim designados; é tudo muito vago. Se houver algum amigo aqui que possua o texto da referida lei, por favor, coloque o seu link ou conteúdo, para que possamos avaliar melhor. Acho que já falei demais, para o meu tamanho; um grande abraço a todos e saudações.

Jean-Marie
15/06/2006, 19:07
Oi Claudio, Agradeço muito pela resposta completa. Sei que a rota e difficile mas tentarei. O fato de ser residente nos 2 lados (Suiça e Brasil) me ajuda. Tem varios vehiculos de 1971-1974 a comprar na Suiça para usdol 4 até 8.000 por aqui e o frete acho que pode ficar em volta de usdol 2 para 2.500. Eles vem do exercito suiço, em boas condiçoes, tudo original. Lembro que a Suiça tem regras de transito muito chatas que obrigam os proprietarios a sempre manter os vehiculos em estado de quase novo.
Vou continuar procurando "o despachante" magico pois deve existir alguem neste Brasil maravilhoso que pode me ajudar e cuidar dessa importaçao. Depois poderei colocar minha ajuda a disposiçao dos membros do 4x4Brasil que querem importar tambem este tipo de vehiculo. Um abraço. JM

Cláudio Brasília
15/06/2006, 19:27
Ano passado, início deste ano, obtive notícias de um senhor em BH, que tinha três Unimogs para vender, acho que o preço era R$50.000,00 cada e estavam em condições impecáveis. No RS, na serra gaúcha, tinha um muito bom por R$80.000,00. Sei que estes transportes de tropas estão sendo descomissionados e podemos encontrar muitos em Portugal por cerca de US$ 3,800.00; a verdade é que alguns encontram-se em péssimo estado e as peças para este tipo de veículo é raro e muito caro, aqui no Brasil. Na Argentina e chile existem muitos exemplares destes veículos, com mais facilidade de peças.

Rodrigo Cesarini
16/06/2006, 23:07
Jean-Marie, acho que neste link há o roteiro completo para importar carros de coleção:
http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/info_importacao_carro_antigo.htm

Cláudio, o texto da resolução você pode ler aqui:
http://www.abimaq.org.br/LegislacaoImport/Port370-94_281194.pdf

Cláudio Brasília
17/06/2006, 13:07
Prezado Cesarini,
Muito obrigado pelas dicas; vou estudar esta legislação, para quando tiver uns QSJs necessários sair à busca de uma viatura destas. Valeu mesmo, acho que tudo isto é muito útil para aqueles que desejam importar alguma coisa, ou mesmo para somente conhecer os meandros da burocracia no país. Um grande abraço e saudações.

GustavoRisso
19/06/2006, 14:03
Jean,
Você encontra alguns Unimogs na Argentina pois foram fabricados durante um período lá ...
Veja o site http://www.aaunimog.com.ar/
Não sei se ajudei mas é uma outra opção ... :concordo:
[]'s