Ver Versão Completa : Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas FORD RANGER - GERAÇÃO 2023
Ford vai lancar Ranger semi-hibrida no Brasil? - Auto+ TV (https://www.automaistv.com.br/segredos/ford-vai-lancar-ranger-semi-hibrida-no-brasil/)
Vou participar deste tópico com mais tempo depois, mas as discussões aqui foram bem interessantes. Quase todas... :mrgreen:
Samuel Dias
21/07/2025, 10:26
Só na expectativa aqui :concordo:
Só na expectativa aqui :concordo:
.........X2
Com tempo e com cuidado... em breve :mrgreen:
Samuel Dias
29/07/2025, 17:41
Ford Ranger cabine simples tem producao confirmada (https://autopapo.com.br/noticia/ford-ranger-cabine-simples-confirmada)
E vem uma Ranger cabine simples aí.
Poderia haver mais mercado para picapes cabine simples por aqui. Muitas marcas oferecem isso lá fora, aqui nunca vingou muito.
A Ford precisa tomar mais cuidado é com a qualidade de seus produtos, que teve mais dois recalls recentes, um no dia 24 e outro hoje. Isso está bem estranho.
https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/1548/0/images.terra.com/2025/07/29/novafordranger-cabine-simples-qe6nvtp4v1vb.jpg
RicardoFLN
29/07/2025, 20:57
Ford Ranger cabine simples tem producao confirmada (https://autopapo.com.br/noticia/ford-ranger-cabine-simples-confirmada)
Poderia haver mais mercado para picapes cabine simples por aqui. Muitas marcas oferecem isso lá fora, aqui nunca vingou muito.
A Ford precisa tomar mais cuidado é com a qualidade de seus produtos, que teve mais dois recalls recentes, um no dia 24 e outro hoje. Isso está bem estranho.
Preço né.
A Ford devia pensar em fechar as portas, só se mantem rastejando pelas benesses do governo (me refiro ao de lá, da matriz!).
Sds.
Mauro-sp
30/07/2025, 17:40
Não fechou porque optou em se render ao jogo do baixo custo, voce pega a Ranger com um motor que é recuperado de um mais velho, com estribos de porta de plástico, peças chinesas pra todo canto, com componentes que não funcionam direito, e olha o preço que estão vendendo, o pessoal não tem noção. Tá 366.000 com um pacote de opcionais de coisas que já vem de série em concorrentes, e ainda sem uma suspensão multilink, sem uma mecânica confiável (não aprendeu nada com a Amarok), com recalls todo santo mes e assim é fácil sobreviver.
Samuel Dias
31/07/2025, 17:48
Estamos há 266 mensagens sem críticas a outros modelos... que diferença, hein? :mrgreen:
Isso é fazer um fórum sério.
A Ford vai ter muitas opções de modelos, só precisa dar uma melhorada na qualidade, e também não custava nada ter uma fabrica aqui, não é? Acho que se ela voltasse a investir no Brasil, do jeito que as coisas estão desfavoráveis lá fora, ela ia se dar bem aqui.
Eu vejo o mercado brasileiro ainda bem interessante para montadoras locais.
Samuel Dias
31/07/2025, 17:52
Preço né.
A Ford devia pensar em fechar as portas, só se mantem rastejando pelas benesses do governo (me refiro ao de lá, da matriz!).
Sds.
Sei não, o governo lá tem mais atrapalhado do que ajudado. No passado recente sim, Ford e GM sobreviviam com ajuda do governo, mas agora...
Os carros Ford hoje empregam muitas partes chinesas, e os componentes chineses lá estão ficando escassos e caros. Viram a Tesla agora se unindo com a LG e a Samsung para cair fora de China? Acho que muitas coisas lá vão mudar.
Preço né.
Sds.
Mas a mordomia lá está acabando. O Trump não está muito a fim de ficar bancando empresa deficitária. Ele quer que cada um se vire e pare de se pendurar no governo.
Estamos há 266 mensagens sem críticas a outros modelos... que diferença, hein? :mrgreen:
Pois é, será que isso era tão difícil. Antes era só crítica a outros modelos e propagandinhas de vídeos que nem assistiam e que mais atrapalhavam do que ajudavam :lol:
Parabéns a todos, hoje os tópicos voltaram a ter conteúdo novamente.
Sei não, o governo lá tem mais atrapalhado do que ajudado. No passado recente sim, Ford e GM sobreviviam com ajuda do governo, mas agora...
Os carros Ford hoje empregam muitas partes chinesas, e os componentes chineses lá estão ficando escassos e caros. Viram a Tesla agora se unindo com a LG e a Samsung para cair fora de China? Acho que muitas coisas lá vão mudar.
Então, no final de semana eu vi que a Ranger tem 27% de partes chinesas. Está certo isso? Eu achei muita coisa. Será que é lá ou aqui?
Silvano1980
05/08/2025, 10:18
É nóis :concordo:
Pois é, mudou bastante. Essa é a intenção de um fórum, e os fóruns perderam espaço para o whatsapp que virou um espaço fechado e que ninguém tem acesso se não estiver no grupo. O fórum deixa um registro, não se perde, e oferece um conteúdo democrático, bastando acessar uma ferramenta de busca para encontrar a informação que precisa.
Eu me recordo que o colega Edumar disse uma vez que o importante é a qualidade e não a quantidade, e acho que mesmo com uma movimentação menor, hoje os tópicos estão mais focados. Antes eram só bobagens, provocações, mentiras, e exageros de elogios de fanboys. O fórum ganhou mais amadurecimento, mais respeito e muito mais conteúdo útil.
Outra coisa que reduziu bastante foram os vídeos, outra providência que achei interessante. Quem quer ver vídeos, acesse o youtube. Se for algum vídeo interessante, aí pode até direcionar aqui, mas não encher os tópicos de vídeos. Isso fica cansativo e pouca gente que entra aqui tem tempo para assistir aos vídeos. Vejam que naquela época "complicada", mesmo os vídeos que colocaram aqui para reforçar opiniões, como disseram, tinham um conteúdo contrário à intenção porque nem quem publicava assistia tudo, seja por falta de interesse ou por falta de tempo. Essa foi outra mudança interessante.
Vamos continuar contribuindo com isso. Esse é um fórum muito legal, já tem um conteúdo precioso que eu pouco vejo em outros sites.
Silvano1980
05/08/2025, 10:21
Então, no final de semana eu vi que a Ranger tem 27% de partes chinesas. Está certo isso? Eu achei muita coisa. Será que é lá ou aqui?
Sim, ela tem muitas partes chinesas sim, mas não sei se esse é o percentual correto, mas nos estados unidos a Ford está com dificuldades com a importação destas peças por conta das taxações chinesas.
Estas peças tem substitutas européias, até de muito melhor qualidade, mas são mais caras, o que pode impactar nos preços finais que já são altos no caso da Ranger.
sim, agora está maravilhoso, só a bolha da frontier discutindo sozinha e sem mais opniões de proprietários de outros veículos.
kkkkkkkkk
parabéns ao envolvidos! fui olhar, todos tópicos mortos, só pseudo notícias paras os donos de frontier se sentirem bem falando mal das líderes.
Ford faz recall de 312 mil unidades da Ranger, F-150 e Bronco, que podem perder assistencia de freio sem aviso | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-faz-recall-de-312-mil-unidades-da-ranger-f-150-e-bronco-que-podem-perder-assistencia-de-freio-sem-aviso)
Não é falar mal, mas mostrar as notícias de fato.
Impressionante como os donos de Ford não estão tendo folga com recalls. Eu nunca vi algo assim, não é normal.
"A falha atinge veículos modernos e com tecnologia de ponta, levantando questionamentos sobre a confiabilidade dos sistemas eletrônicos em SUVs e picapes que custam caro e prometem segurança como diferencial."
O problema pra mim não é a tecnologia, e nem o preço, mas a qualidade dos componentes que estão usando. Com essa concorrência chinesa, muitos fabricantes perderam muito a qualidade.
Se for culpar a tecnologia, então voltaremos à época dos carros com freio seco, sem direção com assistência, sem aibags, controle de estabilidade, ABS, etc... nem multimídia poderemos ter mais, vamos voltar ao toca-fitas TKR.... :lol:
Eu me recordo que o colega Edumar disse uma vez que o importante é a qualidade e não a quantidade, e acho que mesmo com uma movimentação menor, hoje os tópicos estão mais focados. Antes eram só bobagens, provocações, mentiras, e exageros de elogios de fanboys. O fórum ganhou mais amadurecimento, mais respeito e muito mais conteúdo útil.
Exatamente, quem é mais atento vai perceber essas mudanças, mais conteúdo útil, menos propaganda disfarçada, menos recursos e coisas inventadas que nem existiam nos supercarros de alguns, e muito menos provocações. Antes a cada 10 postagens 10 eram provocações.
Foi uma grande mudança, e hoje quem procura conteúdo que realmente presta encontra aqui.
Nos grupos de whatsapp mesmo muitos já comentam que o fórum ganhou uma nova cara bem melhor, o problema é que o povo se acostuma com whatsapp e a preguiça não o motiva a voltar para o fórum, porque certamente os assuntos tratados aqui hoje são bem mais úteis e importantes do que eram antes. Aliás, do maior interesse deles.
Sim, ela tem muitas partes chinesas sim, mas não sei se esse é o percentual correto, mas nos estados unidos a Ford está com dificuldades com a importação destas peças por conta das taxações chinesas.
Estas peças tem substitutas européias, até de muito melhor qualidade, mas são mais caras, o que pode impactar nos preços finais que já são altos no caso da Ranger.
Me parece que é isso mesmo. Infelizmente alguns fabricantes optaram em colocar partes chinesas em seus modelos, mesmo com estes produtos europeus que sempre foram sinônimos de qualidade.
Exatamente, quem é mais atento vai perceber essas mudanças, mais conteúdo útil, menos propaganda disfarçada, menos recursos e coisas inventadas que nem existiam nos supercarros de alguns, e muito menos provocações. Antes a cada 10 postagens 10 eram provocações.
Foi uma grande mudança, e hoje quem procura conteúdo que realmente presta encontra aqui.
Nos grupos de whatsapp mesmo muitos já comentam que o fórum ganhou uma nova cara bem melhor, o problema é que o povo se acostuma com whatsapp e a preguiça não o motiva a voltar para o fórum, porque certamente os assuntos tratados aqui hoje são bem mais úteis e importantes do que eram antes. Aliás, do maior interesse deles.
Exatamente, antes meia dúzia dizendo coisas inteligentes e verdadeiras do que uma dúzia contando mentiras e vomitando provocações, sem acrescentar nada de útil ao tópico. Que bom que o nosso exemplo foi reconhecido.
Tem muito mais informações de Ranger aqui nas últimas mais de 300 postagens do que em todas as anteriores dos últimos 5 anos, falando de recalls e problemas, de modelos de pneus, das últimas atualizações do modelo, do lançamento de cabine simples, sobre o levantamento de falsa informação do fabricante do problema do parabrisa, sugestão de tamanhos de rodas, anúncios de promoções e oportunidades de compra, lançamento de novas versões, acessórios para a Ranger, anuncio da Ranger semi híbrida, e até debates sobre teto solar, e zero, absolutamente zero provocações a outros modelos.
E tudo o que é dito aqui ou em qualquer outro lugar, por gente de bem, é verdade, boa ou ruim, mas é verdade.
Esse é o espírito de um fórum.
Parabéns a todos :palmas:
https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/1548/0/images.terra.com/2025/07/29/novafordranger-cabine-simples-qe6nvtp4v1vb.jpg
Eu acho que tem espaço para esse tipo de modelo, assim como a cabine estendida, como já teve Frontier, S10 e não tenho certeza se a própria Ranger. O modelo estendido também tem aspectos interessantes, mas a cabine simples deveria ter como opção em todas as marcas.
Eu acho que se voltassem as Flex, cabine simples e estendidas, opções sem 4x4 e opções bem básicas e baratas, as picapes iriam se popularizar bem mais por aqui. O que mais atrapalha hoje é o preço, tem picapes passando dos 350 mil sem oferecer quase nada de real valor, e não temos opções baratas.
Ciro Alencar
07/08/2025, 10:07
Eu não entendo algumas coisas.
Quando haviam dois ou três usando o tópico exclusivamente para provocações, ofensas, ironias e sarcasmos de outro modelo, isso era bom. Hoje que o tópico trata de temas relacionados ao seu objetivo, com conteúdo, notícias boas e ruins, lançamentos, e óbvio que algumas coisas incômodas, que aliás são tratadas aqui e no blog do nosso querido amigo Edu com muita coragem porque a imprensa sempre esconde o que pode, agora isso não está bom.
Antes inventavam até recursos que nem existiam no modelo, negavam fatos e chamavam quem tinha conhecimento deles de mentirosos, e isso não incomodava? Estava tudo bem?
Eu apenas dou os parabéns para todos aqueles, que não são dois ou três, que mudaram a história deste e de outros tópicos, com respeito, honestidade e seriedade, além de clara imparcialidade que nem preciso provar aqui, basta ler e entender.
Eu tenho contribuído para este e outros tópicos de outros modelos que eu não tenho, mas eu precisaria ter o modelo para conhecer e discutir pontos que são fatos conhecidos por todos? O que dizemos aqui é o que diz a imprensa, e isso seria pseudo notícia para criticar modelos? O que define uma notícia legítima de uma invenção com segundos interesses? Eu posso extrair exemplos daqui deste tópico mesmo, mas acho que nem preciso fazer isso.
Depois de todo o tumulto ocorrido neste fórum, o que houve foi uma união para mantê-lo vivo, e ainda tiveram o cuidado de incluir nas assinaturas os modelos que tem, para deixar bem claro que eram donos de outros modelos opinando aqui, o que obviamente aumenta a responsabilidade daquilo que se escreve, porque não tem nada pior do que inventar algo que não é verdade ou desmerecer algo que alguém disse, porque quem chama de mentiroso não tem a informação completa ou correta.
Teve um esvaziamento de donos do modelo aqui? Sim, eu percebi isso, mas foi antes de os amigos se unirem para dar mais saúde ao tópico, que já vinha doente há muito tempo e afastou alguns amigos que migraram para o whatsapp.
Vou continuar contribuindo com responsabilidade, com um comportamento maduro e imparcial, dentro do possível, porque também temos direitos a opiniões, óbvio, desde que embasada em fatos e com argumentos bem construídos.
Ciro Alencar
07/08/2025, 10:10
É a mesma bomba?
Eu não entendo isso... já tinha o histórico dela.
O problema dessa bomba está na pressão de trabalho que no caso do motor V6 é mais elevada. Essa bomba é usada com sucesso em outros modelos com motor 4 cilindros, e sem apresentar essas falhas que vem apresentando na Amarok e agora na Ranger.
Ela só não é adequada para essa aplicação.
Ciro Alencar
07/08/2025, 10:13
Houve uma época que picapes cabine simples eram muito mais comuns, eu mesmo tive algumas na empresa. Dependendo do perfil de uso, ela ainda é mais interessante. É bom ter mais marcas oferecendo esta opção aqui. Eu só gostaria que fossem marcas com produções locais, deste ou de outros modelos, mas aí é uma razão filosófica pessoal.
Ciro Alencar
07/08/2025, 10:16
Preço né.
Sds.
Meu amigo, todos os fabricantes mais tradicionais do segmento automobilístico estão sofrendo hoje diante da competição chinesa. Não está fácil para ninguém. Aqueles que ainda estão mais sólidos financeiramente, estão sobrevivendo às custas de redução de qualidade, do obsoletismo ou de parcerias com os chineses. Quanto tempo isso vai durar? Bem pouco eu imagino.
Ciro Alencar
07/08/2025, 10:20
Eu também li isso, mas achei essa participação bastante alta. Se isso for realmente verdade, temos mais uma evidência do quanto está sendo difícil para os fabricantes sobreviver diante dessa nova realidade que se formou com a invasão chinesa.
Ciro Alencar
07/08/2025, 10:26
Ford faz recall de 312 mil unidades da Ranger, F-150 e Bronco, que podem perder assistencia de freio sem aviso | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-faz-recall-de-312-mil-unidades-da-ranger-f-150-e-bronco-que-podem-perder-assistencia-de-freio-sem-aviso)
Não é falar mal, mas mostrar as notícias de fato.
Impressionante como os donos de Ford não estão tendo folga com recalls. Eu nunca vi algo assim, não é normal.
Eu acabei de voltar dos EUA, e as situação lá é bastante complicada. A marca está com sérios problemas de credibilidade, e lá é diferente daqui, investigações e ações individuais e coletivas são bastante comuns, o consumidor não engole isso fácil. A Amarok e a Volkswagen foram massacradas lá, a VW teve prejuízos elevados, houve uma reação muito forte por conta da fraude das emissões do modelo e dos problemas da bomba de alta. A Ford lá na terra do Trump já começa a sentir os mesmos efeitos.
RicardoFLN
07/08/2025, 15:04
Favor amansar minha burrice. Quando se diz que um veículo tem xx% de peças de tal lugar, essa porcentagem é em relação ao volume, massa ou quantidade de itens?
Sds.
Samuel Dias
07/08/2025, 15:13
Eu vou continuar contribuindo com as novidades que aparecem, e quem não gostar que faça a sua própria contribuição.
Notícia recente e que acredito que seja até de utilidade pública para donos do modelo. O intuito é alertar e tomar cuidado.
Peca da Ford Ranger vira alvo de ladroes e prejuizo ja supera R$ 1.200 (https://www.uol.com.br/carros/colunas/paula-gama/2025/08/05/peca-da-ford-ranger-vira-alvo-de-ladroes-e-prejuizo-pode-chegar-a-r-1200.htm)
https://carroemotos.com.br/wp-content/uploads/2025/08/ford-ranger.jpg
Em sites como o Mercado Livre, a reportagem encontrou unidades sendo vendidas por valores entre R$ 500 e R$ 1.200, com anúncios que afirmam se tratar de peças "originais". Já nas concessionárias da Ford consultadas pela coluna, o par custa R$ 1.288 (R$ 644 cada), mas há prazo de espera de 10 a 15 dias úteis para entrega, segundo vendedores.
Peça cara, hein?
Samuel Dias
07/08/2025, 15:18
Favor amansar minha burrice. Quando se diz que um veículo tem xx% de peças de tal lugar, essa porcentagem é em relação ao volume, massa ou quantidade de itens?
Sds.
Opa! Ricardo aqui conosco :concordo:
Eu também não tenho a menor ideia de como funciona, mas deve ser como o tal "índice de nacionalização".
...O terceiro passo é mudar a forma de cálculo do índice de nacionalização, passando de pela relação preço volume para a parcela da engenharia do produto que se deveu a empresas brasileiras...
A industria de automoveis e a reindustrializacao do Brasil - Carros e Garagem (https://www.carrosegaragem.com.br/a-industria-de-automoveis-e-a-reindustrializacao-do-brasil/)
Será que é isso? Achei agora, mas não sou entendido disso.
Samuel Dias
07/08/2025, 15:19
Também não sei se lá fora o índice é calculado assim, pois me parece que esse índice é do modelo americano.
Eu vou continuar contribuindo com as novidades que aparecem, e quem não gostar que faça a sua própria contribuição.
Notícia recente e que acredito que seja até de utilidade pública para donos do modelo. O intuito é alertar e tomar cuidado.
Peca da Ford Ranger vira alvo de ladroes e prejuizo ja supera R$ 1.200 (https://www.uol.com.br/carros/colunas/paula-gama/2025/08/05/peca-da-ford-ranger-vira-alvo-de-ladroes-e-prejuizo-pode-chegar-a-r-1200.htm)
https://carroemotos.com.br/wp-content/uploads/2025/08/ford-ranger.jpg
Em sites como o Mercado Livre, a reportagem encontrou unidades sendo vendidas por valores entre R$ 500 e R$ 1.200, com anúncios que afirmam se tratar de peças "originais". Já nas concessionárias da Ford consultadas pela coluna, o par custa R$ 1.288 (R$ 644 cada), mas há prazo de espera de 10 a 15 dias úteis para entrega, segundo vendedores.
Peça cara, hein?
Pior que é uma peça sem qualquer utilidade, uma falsa entrada (ou saída) de ar de plástico, e sem ela toda a parte interna fica exposta a pó, água, etc.
E o pessoal se aproveita pelo preço caro. Por 10 contos você injeta isso, até numa impressora 3D por um custo um pouco mais alto.
No caso da Volks, ainda tinha o sensor do radar que valia alguma coisa, mas olhem só:
"Em 2023, donos do Volkswagen Nivus passaram a sofrer com furtos ao emblema frontal do SUV, que escondia o radar do controle de cruzeiro adaptativo. O item chegou a custar mais de R$ 2.000, o que o tornou extremamente visado. Diante da onda de queixas, a marca reduziu o preço da peça para R$ 196,87. O módulo eletrônico do sistema também caiu de quase R$ 10 mil para R$ 1.209,60"
Ou seja, podem vender mais barato. É isso que incentiva o furto, algo fácil de levar e que custa muito caro.
Também não sei se lá fora o índice é calculado assim, pois me parece que esse índice é do modelo americano.
Isso mesmo :concordo:
Houve uma época que picapes cabine simples eram muito mais comuns, eu mesmo tive algumas na empresa. Dependendo do perfil de uso, ela ainda é mais interessante. É bom ter mais marcas oferecendo esta opção aqui. Eu só gostaria que fossem marcas com produções locais, deste ou de outros modelos, mas aí é uma razão filosófica pessoal.
Acho que a única cabine simples de fabricação local hoje é a S10, se não estou enganado. Se você se refere a ter contrapartida de produções de modelos aqui, aí talvez entre a Toyota. Não me recordo de outra agora.
RicardoFLN
07/08/2025, 19:28
Acho que a única cabine simples de fabricação local hoje é a S10, se não estou enganado. Se você se refere a ter contrapartida de produções de modelos aqui, aí talvez entre a Toyota. Não me recordo de outra agora.
Sim, estás enganado!
Agrale Marruá AM250. Um "motorzinho" Cummins 3.8, atende ProconveP8 sem a porcaria do sistema EGR!!
É fraquinho, só tem 170 "poneis malditos", no entanto o torque é de Ranger V6 (e na real, torque é que interessa!)
Versão com caçamba tem capacidade de carga de 2.605 Kg.
Sds.
:lol:
Boa dica :concordo:, eu conheço, mas estou comentando em relação à categoria de médias na faixa de Titano, S10, Ranger, etc...
A Agrale é um veículo pra 500 mil, outra categoria.
Aliás, a Agrale poderia ter mais destaque no cenário nacional, acho que merecia mais atenção.
RicardoFLN
08/08/2025, 15:41
:lol:
Boa dica :concordo:, eu conheço, mas estou comentando em relação à categoria de médias na faixa de Titano, S10, Ranger, etc...
A Agrale é um veículo pra 500 mil, outra categoria.
Aliás, a Agrale poderia ter mais destaque no cenário nacional, acho que merecia mais atenção.
Sim, concordo que seja de uma outra "categoria" de preço! No entanto em relação a tamanho, é bem próximo de rangers, amaroks e etc.
Pra quem gosta de multimídia não serve!:lol:
Sds.
Ciro Alencar
08/08/2025, 17:18
Sim, concordo que seja de uma outra "categoria" de preço!
Eu diria que não somente preço. Você já andou numa? Eu confesso até o que eu não fiz....kkkk.....
Andei numa Marruá de um amigo ano passado, é um veículo mais para uso militar e para atividades de polícia florestas e coisas assim...kkk....
Negócio ruim demais, duro, barulhento, desconfortável, feio demais, é um utilitário raiz mesmo, para quem quer sofrer... kkk....
Para quem gosta de brincar no fora de estrada, é uma boa pedida.
Mas, como o assunto aqui é Ranger, e antes que alguém reclame...kkkk.... nessa categoria de picapes médias "normais", cabine simples acho que só a Hilux e a S10 mesmo, ter mais uma opção da Ford seria bom para quem precisa. Quando poucos oferecem, pedem o que querem.
Ciro Alencar
08/08/2025, 17:21
Pra quem gosta de multimídia não serve!:lol:
kkkk.... pior que muitos valorizam mais isso. Seja um multimídia que não funciona, seja um som JBL que nem é JBL... kkkk....
Conforto é bom, mas eu sempre digo que carro é um conjunto, uma soma das partes, e não só um ou outro ponto de destaque.
RicardoFLN
08/08/2025, 21:35
Eu diria que não somente preço. Você já andou numa? Eu confesso até o que eu não fiz....kkkk.....
Andei numa Marruá de um amigo ano passado, é um veículo mais para uso militar e para atividades de polícia florestas e coisas assim...kkk....
Negócio ruim demais, duro, barulhento, desconfortável, feio demais, é um utilitário raiz mesmo, para quem quer sofrer... kkk....
Para quem gosta de brincar no fora de estrada, é uma boa pedida.
Mas, como o assunto aqui é Ranger, e antes que alguém reclame...kkkk.... nessa categoria de picapes médias "normais", cabine simples acho que só a Hilux e a S10 mesmo, ter mais uma opção da Ford seria bom para quem precisa. Quando poucos oferecem, pedem o que querem.
Ciro, não andei. Mas o trem tem até ar condicionado e ar quente, tá bom demais....rsrs
Na verdade eu evito em andar em qualquer coisa melhor que a minha carroça, que é pra não ficar muito fresco!:grin:
Mas te dizer que na real eu acho cabine simples para pessoa física um treco ruim. Cara tá sempre carregando alguma coisa, mesmo que uma mera mochila. Aí ter de colocar aquelas caixas na caçamba pra levar volumes médios com segurança é um negócio meio estranho. Cabine estendida é uma boa sacada, pena que não colou por aqui.
Sds.
.....
Vídeo que fizeram do flagrante de furto da peça:
https://www.youtube.com/watch?v=OlaCucypNdQ
kkkk.... pior que muitos valorizam mais isso. Seja um multimídia que não funciona, seja um som JBL que nem é JBL... kkkk....
Conforto é bom, mas eu sempre digo que carro é um conjunto, uma soma das partes, e não só um ou outro ponto de destaque.
De preferência deve fazer o básico. Igual a celular, faz de tudo hoje, mas tem que fazer e receber ligações também :lol:
RicardoFLN
11/08/2025, 14:31
Vídeo que fizeram do flagrante de furto da peça:
https://www.youtube.com/watch?v=OlaCucypNdQ
Bicho preparado, com caixa na garupa e tudo! Antes do amanhecer a caixa deve estar cheia, e da-lhe vender durante o dia no ML!
Pelo visto é só dar uma pancadinha que ela já solta.
Pra quem tem essas peças medonhas, fakes da vida, talvez o negócio seja meter um adesivo PU pra ficar mais difícil a retirada. E torcer pra quando o cara for furtar, não ficar com raiva que o treco não sai, e não dar um chute na porta ou no espelho.....kkkk
Sds.
Hoje é plástico pra todo lado. Essa coisa de adorno foi a época. Ela mesma saiu uma vez com um snorkel que depois descobriram que era apenas "estético".
Mas os pilantras hoje roubam tudo, e é isso aí, quem compra no mercado livre depois alimenta esse negócio. Logo aparece alguém injetando isso em 3D e aí cai o preço. Duvido que uma peça de plástico dessa custa 1/10 do que é vendido, e olha lá se não for 1/100.
Silvano1980
12/08/2025, 11:44
Logo aparece alguém injetando isso em 3D e aí cai o preço.
hummm.. gostei da ideia :pensativo:
Bicho preparado, com caixa na garupa e tudo! Antes do amanhecer a caixa deve estar cheia, e da-lhe vender durante o dia no ML!
Pelo visto é só dar uma pancadinha que ela já solta.
Pra quem tem essas peças medonhas, fakes da vida, talvez o negócio seja meter um adesivo PU pra ficar mais difícil a retirada. E torcer pra quando o cara for furtar, não ficar com raiva que o treco não sai, e não dar um chute na porta ou no espelho.....kkkk
Sds.
Exatamente, colar a peça, não serve pra nada mesmo. Mas esse risco existe mesmo de o cara forçar para furtar ou ficar com raiva e aí estragar o para-lama e ficar mais caro pra arrumar.
Ford anuncia que tera ‘Ranger eletrica’ de baixo custo - Motor Show (https://motorshow.com.br/ford-anuncia-que-tera-ranger-eletrica-de-baixo-custo)
Para 2027. Quer baixar o custo para 30 mil dólares. Até o lançamento as chinesas já estarão custando 20 mil. É uma briga desigual. O que tem que fazer é taxar bem alto as chinesas.
hummm.. gostei da ideia :pensativo:
:lol: quero a minha participação pela ideia
Ford anuncia que tera ‘Ranger eletrica’ de baixo custo - Motor Show (https://motorshow.com.br/ford-anuncia-que-tera-ranger-eletrica-de-baixo-custo)
Para 2027. Quer baixar o custo para 30 mil dólares. Até o lançamento as chinesas já estarão custando 20 mil. É uma briga desigual. O que tem que fazer é taxar bem alto as chinesas.
Bem isso mesmo.
Fenix4x4
14/08/2025, 11:25
Bom dia a todos.
Fiquei meio ausente esses dias pois estava em viagem. Como mencionaram que não há relatos de proprietários no tópico e concordo que não há nada melhor do que conhecer relatos de quem está no dia a dia com o carro. Segue um vídeo que acabei de assistir de um proprietário falando sobre sua experiência.
Inclusive com alguns acessórios de extremo bom gosto que podem ser colocados em várias picapes, independente de marca/modelo. Achei legal essa função (no minuto 7:00) da alavancar voltar pro P automaticamente.
https://www.youtube.com/watch?v=OX_GVbRjEx8
Samuel Dias
14/08/2025, 15:47
Seria legal ter proprietários reais no tópico, gente de verdade. Eu desconfio muito destes vídeos.
Os donos reais que estão aqui nunca gravam vídeos de opiniões, seja de qualquer modelo.
Eu falei com um colega que o irmão dele trabalha numa concessionária Ford, e ele vai divulgar o fórum lá.
Samuel Dias
14/08/2025, 15:52
Hoje é plástico pra todo lado. Essa coisa de adorno foi a época. Ela mesma saiu uma vez com um snorkel que depois descobriram que era apenas "estético".
Exatamente, muita perfumaria e enfeites e poucas coisas que realmente importam de verdade. Mas o consumidor compra hoje mais com os olhos.Essa peça teria que ter uma fixação melhor, mas é o problema da linha de montagem, a peça é encaixada com um toque para ser colocada rápida, e tirar acaba sendo fácil também.
A 2.0 é correia banhada a óleo, é isso? Ela usa também como na V6 a bomba de alta da Amarok?
Seria legal ter proprietários reais no tópico, gente de verdade. Eu desconfio muito destes vídeos.
Os donos reais que estão aqui nunca gravam vídeos de opiniões, seja de qualquer modelo.
Eu falei com um colega que o irmão dele trabalha numa concessionária Ford, e ele vai divulgar o fórum lá.
Opiniões confiáveis você acha no reclameaqui, que o Edu ajudou a fundar. Lá todas as identidades são checadas, e todos os carros reclamados são identificados. OK que lá só tem reclamações, não tem elogios, mas dá para entender melhor os problemas de cada modelo. Quando as reclamações seguem um padrão, já sabemos que se tratam de defeitos crônicos.
Exatamente, muita perfumaria e enfeites e poucas coisas que realmente importam de verdade. Mas o consumidor compra hoje mais com os olhos.Essa peça teria que ter uma fixação melhor, mas é o problema da linha de montagem, a peça é encaixada com um toque para ser colocada rápida, e tirar acaba sendo fácil também.
A 2.0 é correia banhada a óleo, é isso? Ela usa também como na V6 a bomba de alta da Amarok?
A versão 4 cilindros usa correis dentada banhada à óleo, e me parece que tanto a V6 como a 4 usam a mesma bomba da Amarok. O Edu sabe, ele pesquisou muito sobre essa bomba. Só dá problemas aqui e nos EUA por conta do biodiesel e de outros detalhes.
RicardoFLN
15/08/2025, 16:30
A versão 4 cilindros usa correis dentada banhada à óleo, e me parece que tanto a V6 como a 4 usam a mesma bomba da Amarok. O Edu sabe, ele pesquisou muito sobre essa bomba. Só dá problemas aqui e nos EUA por conta do biodiesel e de outros detalhes.
Mais uma loucura de fabricantes de veículos! A tal da CP4 foi feita pro diesel europeu, que segue a norma EN-590 que exige lubricidade de 460 micrometros no WSD (wear scar diameter), que é aquele teste onde uma esfera fica "se esfregando" numa chapa banhado no combustível que está em teste, com carga e tempo padronizado, e então depois se mede o tamanho da "cicatriz" na esfera. A ANP aqui na terra brasilis o valor é de 520 micrometros, assim como nos EUA.
O interessante é que a princípio parece meio contra intuitivo, para aqueles que sabem que o biodiesel puro pode chegar a um WSD de meros 200 micrometros. Ou seja, biodiesel puro tem mais lubricidade até mesmo que o diesel S-1800 (que podia chegar até a 300 micrometros).
Ok, mas então como na europa, onde há no máximo 10% de biodiesel, eles chegam nessa lubricidade que aqui com 14/15% nós não chegamos! Aditivação química.
Portanto, se o veículo tem CP4 e tu vive no brasil, é uma boa idéia tu não te amigar com um veículo que tenha uma "BOMBA" dessas, ou tomar as devidas precauções. Mesmo porque se ainda somar o fato de que o combustível até pode ser que saia da refinaria com todos os parâmetros ok, mas que no trajeto até o teu tanque a chance de ele ser "violentado" é grande, e mais a doideira de alguns que compram um veículo diesel e andam menos de 20.000 km/ano, a chance de dar BO é grande.
Sds.
Ricardo, muito bacana estas explicações. Me diz uma coisa, pelo que eu li, esse problema é pior nos motores V6 por conta a alta pressão, é isso?
Eu vi que nos Estados Unidos isso acabou na Justiça, e tem fabricante substituindo a CP4 pela CP3, mas não sei em que condições isso. Tem gente que não recomenda essa mudança. Ou seja, literalmente essa peça é uma bomba :chorandoderir:
De um lado uma bomba já condenada, do outro a correia melada de óleo. Parece que os fabricantes brincam com os consumidores.
Certo está você que foge de tudo isso.
O curioso é que os fabricantes jogam a culpa no combustível, mas tem gente reclamando que abastece em posto confiável e mesmo no posto que a concessionária abastece.
RicardoFLN
18/08/2025, 19:56
Olha, os fabricantes mais do que brincam! Parece que quando eles entregam as chaves de um veículo 0km só falta eles darem um pé na bunda do comprador e falarem: " Vai lá trouxa!"
E o que dizer de coletores de admissão plásticos! Sempre foram metálicos, e pra dar problema só se tu encontrasse um poste a 80 por hora! Agora os trecos derretem, quebram, vazam e por aí vai! Um absurdo só!
Sobre a CP4, se ela é mais problemática ou não no V6, eu não sei te informar. Mas ela atende a uma penca de veículos e a pressão pode ir de uns 1.800 a 2700 bar. Quanto a alguns que não recomendam a mudança, me parece que deva haver um pequeno conflito de interesses nesses casos, pra dizer o mínimo! O treco é reconhecidamente problemático, o veículo é teu......tu faz o que der na telha! Tem de tentar se proteger, nem que seja de forma simples, instalando sistemas que apesar da bomba "explodir", ao menos os bicos não vão pro pau, com a limalha que se espalha pra todo o sistema de alimentação.
Bah, posto confiável! Essa é uma coisa que eu não sei o que significa....rsrs A gente nunca sabe há quantos dias aquele diesel está lá, nem se é feita a conferencia do nível de água nos tanques dos postos ou mesmo a drenagem da água dos tanques que é obrigatória, segundo a ANP. Resumindo, um mato sem cachorro total!!
Sds.
Mauro-sp
19/08/2025, 10:46
Eu entendo que posto confiável é aquele que não adultera o combustível.
Mas, eu estava conversando com um engenheiro da Petrobras e ele estava me dizendo que esse percentual de biodiesel hoje no S10, na opinião dele, é exagerado. Na Europa o percentual é menos da metade daqui, de 7%, chegando a 10% na Finlândia e Suécia, se não me engano.
Ele comentou que o biodiesel é bastante problemático, e mesmo que ele não fique parado no tanque do seu carro, ele já vai se contaminando desde a sua produção, na estocagem, depois da mistura, na nova estocagem, nos caminhões de transporte e depois nos tanques subterrâneos dos postos de abastecimento.
Ele me disse que o diesel vai criando impurezas, bactérias e absorvendo água, e que tudo isso acaba prejudicando o motor. Ele me disse que logo vai ter bastante gente reclamando de problemas de motores.
Sobre usar aditivos, ele me comentou que hoje já são usados alguns aditivos para aumentar a durabilidade do diesel, mas isso é insuficiente, que o bom seria o consumidor complementar. Mas, segundo ele, mesmo os aditivos podem nem ajudar no caso de um combustível já ruim, que o ideal era o diesel ser aditivado logo lá atrás, no início de sua produção, e não no tanque do carro.
Realmente os motores V8 sofrem mais porque a bomba trabalha com uma pressão maior. O pessoal que trabalha com motores diesel que eu conheço aqui disseram que houve uma explosão de problemas com motores diesel, e os que estão sofrendo mais são a Hilux e a nova Ranger V6, além da já conhecida Amarok, mas me disseram que a VW fez algumas mudanças no conjunto, sem divulgar isso, e que houve uma redução de problemas na bomba de alta, por outro lado, aumentaram os problemas com os bicos, que sempre foram mais comuns na Hilux.
Ou seja, os fabricantes ainda não conseguiram se entender com o nosso diesel, apesar de que algumas caminhonetes não tem sofrido tanto com ele, mas se continuar subindo essa proporção, todas podem começar a dar problemas.
A recomendação é usar aditivo desde o primeiro dia de uso da caminhonete comprada zero. Usar aditivos em caminhonetes já bem rodadas pode dissolver e até "desplacar" contaminações que vão entupir filtros e bicos. Quem quer usar aditivo em caminhonetes usadas, deve fazer uma limpeza de tanque, de bicos, das partes internas do motor, trocar filtros e aí vai ter um pouco mais de segurança pra isso.
Eu não entendo a Ford, sabendo dos problemas, adotar a mesma bomba problemática e até sistema de correia banhada a oleo. Nem o Ônix que é um carro de pouca exigência, de passeio, não teve uma vida tranquila com esse sistema. Agora a GM está mudando o fabricante da correia, mudando o óleo e dando uma garantia maior de vida útil, mas já vi gente dizendo que isso não vai mudar muita coisa.
E viva o Brasil :lol:
Ninguém exige nada, fazem o que quer.
Ford atualizada precos da Ranger para CNPJ com ate R$ 42 mil de desconto em agosto (2025); veja tabela - Mundo do Automovel para PCD (https://mundodoautomovelparapcd.com.br/ford-ranger-para-cnpj-em-agosto-de-2025)
Versões
Preços
públicos
Preços CNPJ
XL 2.0 MT 4×4
R$ 267.900
R$ 225.036,00
XLS 2.0 AT 4×4
R$ 281.900
R$ 245.253,00
XLS 3.0 V6 AT 4×4
R$ 303.900
R$ 290.224,50
Samuel Dias
21/08/2025, 14:54
Opiniões confiáveis você acha no reclameaqui, que o Edu ajudou a fundar. Lá todas as identidades são checadas, e todos os carros reclamados são identificados. OK que lá só tem reclamações, não tem elogios, mas dá para entender melhor os problemas de cada modelo. Quando as reclamações seguem um padrão, já sabemos que se tratam de defeitos crônicos.
Tem coisas interessantes no reclame aqui. O mais curioso é que a maioria dos problemas o Edumar cantou antes de acontecer. Como ele sabia, eu não sei.
Samuel Dias
21/08/2025, 14:57
Ford atualizada precos da Ranger para CNPJ com ate R$ 42 mil de desconto em agosto (2025); veja tabela - Mundo do Automovel para PCD (https://mundodoautomovelparapcd.com.br/ford-ranger-para-cnpj-em-agosto-de-2025)
Versões
Preços
públicos
Preços CNPJ
XL 2.0 MT 4×4
R$ 267.900
R$ 225.036,00
XLS 2.0 AT 4×4
R$ 281.900
R$ 245.253,00
XLS 3.0 V6 AT 4×4
R$ 303.900
R$ 290.224,50
Eu acho que poderia custar bem menos e preço normal.
Quase todas as caminhonetes hoje estão super inflacionadas.
Achei legal essa função (no minuto 7:00) da alavancar voltar pro P automaticamente.
Teve um vídeo que um dono de Ranger colocou aqui uma vez, onde o dono reclamava desse recurso, que era bem incômodo pra ele.
Tudo é assim, algumas coisas são legais para uns e ruins para outros. Tinha até o papo dela frear sozinha "puxando o freio de mão" e sei lá mais o que se o cara soltasse o cinto, ou algo assim, muito engraçado, mas acabou desmentido depois porque era um recurso adicionado a viaturas policiais em operaçoes ostensivas.
Pois é meu amigo, tem um certo ar de coisa comercial.
Precisa divulgar mesmo o fórum, ele hoje está bem interesante, com as discussões sem ofensas, respeitosas, inteligentes e direcionadas aos temas dos tópicos. Vou divulgar no grupo da Ranger, porque lembro que na época teve gente que saiu daqui justamente pelo clima que criaram aqui. Whatsapp não tá com nada, é um saco.
O consumidor não tem informação que interessa, vive de videozinhos e comentários de sites, compra sem informação nenhuma.
Essa peça nem deveria existir, só serve para acumular sujeira.
Sim, correia melada no óleo :lol: Isso vai virar uma encrenca como foram os câmbios powershift. Deveriam acabar logo com isso, só está dando confusão. A GM que o diga com o desgaste que sofreu com o Onix e o Tracker.
Quando as reclamações seguem um padrão, já sabemos que se tratam de defeitos crônicos.
Isso, o tal "padrão" que o Eduardo sempre comentou e que ajudou a antecipar muitos problemas que foram anunciados muitos meses depois.
O curioso é que os fabricantes jogam a culpa no combustível, mas tem gente reclamando que abastece em posto confiável e mesmo no posto que a concessionária abastece.
Isso mesmo, já estão aparecendo reclamações de bombas travando mesmo com o filtro limpo, até quebra de polias e outros danos. O cara lá do AutoPapofurado apresentou uma teoria sobre isso, mas não me convenceu muito também.
Eu entendo que posto confiável é aquele que não adultera o combustível.
Mas, eu estava conversando com um engenheiro da Petrobras e ele estava me dizendo que esse percentual de biodiesel hoje no S10, na opinião dele, é exagerado. Na Europa o percentual é menos da metade daqui, de 7%, chegando a 10% na Finlândia e Suécia, se não me engano.
Ele comentou que o biodiesel é bastante problemático....
Bem interessante :concordo:
Eu acho que poderia custar bem menos e preço normal.
Também acho, principalmente por conta do custo que deve ser bem menor que outras, principalmente com o emprego de tantas partes chinesas, uso abusivo de plásticos e até tecnologias antigas.
Caminhonete é um artigo de luxo, ao mesmo tempo que não oferece nada de tão especial.
Mauro-sp
27/08/2025, 07:25
Versões
Preços
públicos
Preços CNPJ
XL 2.0 MT 4×4
R$ 267.900
R$ 225.036,00
XLS 2.0 AT 4×4
R$ 281.900
R$ 245.253,00
XLS 3.0 V6 AT 4×4
R$ 303.900
R$ 290.224,50
Precisa cair. Os preços hoje são surreais.
Mauro-sp
27/08/2025, 07:26
Tem coisas interessantes no reclame aqui. O mais curioso é que a maioria dos problemas o Edumar cantou antes de acontecer. Como ele sabia, eu não sei.
Ele também tem bom contato com os fabricantes e trabalhou muitos anos na Ford.
Mauro-sp
27/08/2025, 07:28
Teve um vídeo que um dono de Ranger colocou aqui uma vez, onde o dono reclamava desse recurso, que era bem incômodo pra ele.
Tudo é assim, algumas coisas são legais para uns e ruins para outros. Tinha até o papo dela frear sozinha "puxando o freio de mão" e sei lá mais o que se o cara soltasse o cinto, ou algo assim, muito engraçado, mas acabou desmentido depois porque era um recurso adicionado a viaturas policiais em operaçoes ostensivas.
Acho que colocam frescuras demais nos carros hoje,são mais coisas para darem problemas. E isso quando não colocam coisinhas chinesas que nem funcionam direito, com todo respeito ao bom povo daquele país.
Agora o vilão é o ACC, que antes era um "crime" um carro vir sem ACC, e agora descobrem que o recurso é perigoso.
Gabriel RB
27/08/2025, 09:03
Esse tópico evoluiu muito, ganhou uma nova cara, e é estranho alguém ainda achar que ele perdeu qualidade comparado ao que era antes que só servia para provocações e propaganda.
Eu notei que aquela euforia de lançamento da nova Ranger acabou, acho que ela se firmou agora no mercado e só precisa dar uma melhorada urgente na qualidade. Aparentemente os consumidores já esqueceram o que a Ford fez aqui, e a marca parece ter apagado aquela imagem duvidosa de antes.
Eu acho a Ranger muito cara pelo que oferece hoje, e se ajustassem o preço dela para a realidade, venderia bem mais. De qualquer forma, acredito que ela já se estabilizou no mercado, aquele momento que o nosso amigo Edumar comentava naquele ciclo de lançamento de uma picape do tal efeito lançamento e do ajuste de mercado depois de um ou dois anos, coisa que agora vive a Titano que começou com algumas dificuldades e ainda busca sua colocação.
Na minha opinião que coincide até com as dos donos de Ranger, o modelo merecia outro motor que não estes disponíveis hoje. Um V6 gastão e com problemas que oferece menos que o V6 da Amarok, e um motor pequeno fraco e com correias banhadas a óleo. Eu acredito que a Ford tem competência para desenvolver um motor pequeno, confiável e com tecnologia biturbo para melhor aproveitamento de torque. Pra mim (e até alguns proprietários) esse é o principal problema da Ranger hoje, que lógico, poderia melhorar em outras coisas, mas se recebesse um bom motor mais moderno já colocaria ela num outro nível. Até os chineses estão oferecendo motores a combustão interessantes para picapes.
Mario Guerra
27/08/2025, 15:53
É Gabriel meu irmão, ficou uma nova cara aqui. Achei muito honroso o pessoal da Frontier entrar e contribuir de forma madura nestes tópicos porque eles estavam morrendo mesmo, não serviam mais ao propósito deles. Achei a atitude bem elogiável.
E não são participações cheias de críticas e provocações, mas conversas adultas e com respeito, isso deu mesmo outra cara para estes tópicos. Aqui eram dois ou três só tumultuando, muita gente boa ficou chateada e incomodada e migrou daqui para o whatsapp, e o tópico acabou seguindo um caminho bem esquisito. Aos poucos o pessoal vai voltar, tinha gente séria com vontade de participar, mas esse tópico parecia um tópico de outro modelo.
A Ranger merecia mais respeito, ela e a S10 dominaram o mercado por muitos anos e eram sempre bem elogiadas. Mesmo a atitude da Ford no Brasil, que eu também reprovei, não pesa no prestígio da marca. Esse relaxo começou há alguns anos pra cá, mas ela ainda tem um bom conceito. O pessoal deveria cuidar só da qualidade, mas isso é geral não é só aqui, no mundo todo a Ford está com dificuldades com a confiabilidade dos seus carros.
Na minha região teve uma febre de comprar Ranger, mas metade vendeu tudo e com muitas reclamações. Alguns ainda estão tentando resolver, e um ou outro deu sorte de não ter tido problemas até agora, apesar dos recall constantes, mas mesmos estes não acham que ela atendeu às suas expectativas.
A galera criou uma imagem que forçaram muito, chegando a anunciar recursos até que ela já tinha na antiga.
Se a Ford conseguir mudar essa filosofia de cortar custos e melhorar a qualidade, a Ranger vai ganhar muito mais conceito, ainda mais agora com a Hilux custando o preço de um rim e apresentando tantos problemas.
Samuel Dias
27/08/2025, 17:22
Isso tudo é resultado do efeito "china", e isso não vai parar tão cedo.
A China pode ter coisas boas, mas os caras parece que estão comprando o pior.
Eletrônica é muito barata para eles, mas pelo menos picape eu acho que tem que ter maior confiabilidade.
A Ford depende muito da Ranger no Brasil, o restante da linha de produtos oscila demais, ela tem que aproveitar o destaque da Ranger para impulsionar o restante. Eu acho que a Ranger merecia um conjunto melhor, até pelo preço praticado. Não vejo ela muito distante de uma Titano, por exemplo, mas olha a diferença de preço, para não citar um modelo ainda mais completo e mais confiável.
Não acho que seja difícil rever estes erros. A Fiat mudou muitas coisas na Titano em menos de um ano.
Samuel Dias
27/08/2025, 17:34
E eu digo... é exagero nosso? Estamos errados? Mesmo? então vejam mais essa:
Access Denied (https://www.ford.com.br/servico-ao-cliente/recall/2025/ford-ranger-raptor-f150-modelos-2025-e-2026)
"a Ford abriu outro recall para suas picapes: Ranger V6 (incluindo a Raptor)"
"uma falha elétrica pode levar à desativação temporária do módulo do motor do servofreio... Essa situação eleva o risco de acidentes com possíveis lesões físicas e, em casos extremos, até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e terceiros."
Todo mês um novo recall. E muitas vezes mais de um num mês.
Este saiu hoje (apesar da data de ontem)... fresquinho.
Então, senhores, na falta da imprensa divulgar os recalls com mais atenção, fica aqui a dica, e vão atrás porque a coisa é muito séria.
E não adianta reclamar, eu vejo com muito mais importância divulgar uma informação importante como essa do que ficar divulgando vídeos de gente dizendo que ela é maravilhosa.
Não é ruim, longe disso, mas a Ford precisa ser mais cuidadosa e diminuir a quantidade de recalls porque hoje ela já é recordista, e os compradores precisam cobrar isso.
Samuel, o recall saiu ontem, mas só foi divulgado no site da Ford depois ou foi retirado e recolocado, porque hoje pela manhã não estava lá, mas eu já sabia dele há mais de um mês, mas não posso contar como :mrgreen:
A imprensa já divulgou:
Recall: Ford Ranger V6, Ranger Raptor e F-150 tem problemas nos freios (https://motorshow.com.br/recall-freios-ford-ranger-v6-e-f-150)
A Ranger 2.0 ficou de fora dessa.
É o que comentávamos estes dias sobre tecnologia, não basta ter, tem que funcionar, ou só atrapalha mais do que ajuda.
Sem comentários...
Ford tem picapes com taxa zero e exibe a nova F-150 Tremor na Expointe (https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt/news/2025/07/ford-tem-picapes-com-taxa-zero-e-exibe-a-nova-f-150-tremor-na-ex.html)r
https://media.ford.com/content/fordmedia/fsa/br/pt/news/2025/07/ford-tem-picapes-com-taxa-zero-e-exibe-a-nova-f-150-tremor-na-ex/jcr:content/image.img.881.495.jpg/1756326965250.jpg
Um amigo me comentou que essas picapes causam tremor e ranger de dentes de tanta raiva :mrgreen:
Brincadeiras à parte, a Ford precisa dar uma ajustada na Ranger. Realmente a quantidade de problemas que estão aparecendo é muito grande, nunca vi um carro, ou uma marca, com tantos anúncios de recalls como aqui, é algo impressionante. Um recorde mundial.
E vou contar pra vocês, era pra ter muito mais (e vai ter).
Até hoje ela não explicou a contradição do recall do parabrisa, e somente eu até hoje levantei essa questão. Reparem como a imprensa em geral finge que não percebeu isso.
O projeto não é ruim, mas precisa de ajustes urgente.
A parte eletrônica precisa vir de um fornecedor mais confiável, desde o multimídia até os assistentes de condução.
Pelo preço dela, merecia alguns retoques de projeto, um motor mais interessante, uma suspensão multilink (que já está pronta na Raptor e só precisa ser um pouco reforçada), o câmbio está OK, nada excepcional mas dentro da média.
Bota um ajuste de altura de cintos. A posição que a engenharia "acha que deve ser" não me atende, por exemplo, me incomoda muito. Não tem como estabelecer uma altura de cinto para alguém com 1,60m e alguém com quase 2 metros.
Esconde aqueles fio pendurados no vidro, coloca monitor de pressão dos pneus em todas as versões. Isso sim é algo útil de verdade.
A caminhonete tem virtudes, mas são essas coisas que mais incomodam os donos.
Confiabilidade é essencial, mas detalhes podem incomodar o uso diário e ir prejudicando a experiência dos ocupantes.
Pelo preço que ela é vendida, merecia mais. A Titano (atual) não fica muito atrás em equipamentos e tem um preço bem mais interessante.
A Ford também poderia voltar para o Brasil, mas aí seria uma vontade minha.
A Ranger não vai ter uma vida fácil. Desde que ela foi lançada eu já antecipei estes problemas (e outros que virão). O projeto foi nitidamente voltado ao baixo custo, para que, com um preço alto, o lucro fosse também elevado. E isso colocou a qualidade em segundo (ou terceiro) plano.
Novamente, não estou dizendo que o projeto é ruim, mas que merecia alguns ajustes e componentes melhores, só isso para ganhar mais elogios.
Isso tudo é resultado do efeito "china", e isso não vai parar tão cedo.
A China pode ter coisas boas, mas os caras parece que estão comprando o pior..
Sim, mas é difícil de achar :mrgreen:
O problema dos carros hoje é que os fabricantes estão querendo baixar custos, não para ter preço de venda, mas para engordar muito os seus lucros.
A Nissan também lançou uma picape com parceria chinesa lá fora, e eu torço para que essa coisa não venha para o Brasil.
Nada contra o produto chinês, mas ele não tem a mesma qualidade ainda dos produtos europeus, e japoneses.
Esse tópico evoluiu muito, ganhou uma nova cara, e é estranho alguém ainda achar que ele perdeu qualidade comparado ao que era antes que só servia para provocações e propaganda.
Vocês todos estão de parabéns pelo excelente nível de qualidade, não só aqui, mas em todos os demais tópicos em que estão participando.
O objetivo não é criar torcidas, elogiar ou criticar modelos por qualquer razão pessoal, de forma alguma. Quem leva para esse lado demonstra completa imaturidade. Tem que falar das coisas ruins também, porque elas nos afetam mais do que as coisas boas.
Comentei em algum canto por aí que sou fã da RAM, e quando eu não tiver mais necessidade de uma picape "irrestrita" eu ainda quero ter uma. Mas, mesmo a RAM tem os seus problemas, bem poucos, mas tem. O maior deles chama-se Fiat :mrgreen:
Mas, o importante é termos o que nos agrada, ou a opção que nos serve por qualquer razão ou limitação. Ninguém é melhor ou pior tendo o carro X ou o carro Y. O importante é separar a emoção da razão e ser sincero, pelo menos consigo mesmo.
Nem eu :mrgreen:
Esse tópico mudou muito, antes estava insuportavel.
Eu andei numa Ranger nova há algum tempo, era uma V6, e é engraçado quando voce anda depois de ler o teste do Edumar porque voce ve todas as coisas que ele comentou, que de outra forma não perceberia.
Ela não é dura, anda bem, acho feia também, o interior é só plastico e achei mal acabado. Não é desconfortavel, mas também não é tão ampla como eu imaginava que seria. Eu poderia até um dia ter uma se não tivesse outra opção, mas com esses problemas todos que ela vem apresenando, fica complicado. Tem gente no reclame aqui se queixando de ja ter trocado o parabrisa 3 vezes, o Edumar comentou isso, tem algo estranho nessa historia. A Ford deveria dar uma geral na caminhonete para torna-la mais confiavel.
Vende bem, pra que mudar? Essa é a filosofia hoje do mercado.
Esse é o problema de vender muito.
Ford emite ordem de suspensao de vendas da picape Ranger por risco nos airbags | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-emite-ordem-de-suspensao-de-vendas-da-picape-ranger-por-risco-nos-airbags/)
Não é só aqui. Quem tem uma Ranger bem conservada e mais antiga, melhor cuidar bem dela.
Samuel Dias
09/09/2025, 17:04
Gente, o que está acontecendo com a Ford. Eu nunca vi nada assim. No meio deste ano já tinha tido mais recalls que no ano passado inteiro.
Pessoal, veja esse vídeo abaixo e observem o comentário aos 7 minutos e 15 segundos.
Importante divulgar isso porque já denunciamos aqui e o Edu também já denunciou comentando até os aspectos legais disso.
Biodiesel DESTRUINDO as Ranger's? O risco real que não ficou só na Amarok!
https://www.youtube.com/watch?v=XDaRa1jVKSc
O Edumar havia antecipado isso. Aliás, ele antecipou muitas coisas sobre esse modelo.
Deve ser uma sensação muito ruim você ter um carro sabendo que a qualquer momento um problema grave e conhecido vai acontecer. Eu fico um pouco incrédulo com a inércia de algumas montadoras em tentar reverter esse tipo de situação.
O recall das trincas no parabrisa que o Edumar apontou a inconsistência das datas de chamados mostra claramente que a montadora sabe muito bem que continua vendendo um carro defeituoso, que vai dar problema e incomodar o proprietário, mas parece que a ordem é vender o que puder, e deixar que o comprador resolva depois os problemas, se a fábrica tiver de fato uma solução. E não falo só de Ford.
RicardoFLN
10/09/2025, 10:00
Pessoal, veja esse vídeo abaixo e observem o comentário aos 7 minutos e 15 segundos.
Importante divulgar isso porque já denunciamos aqui e o Edu também já denunciou comentando até os aspectos legais disso.
https://www.youtube.com/watch?v=XDaRa1jVKSc
Eu até coloquei um comentário nesse vídeo aí, pois depois de ver que as cp4 abriam o bico aqui e nos EUA, fui buscar o ponto em comum. Talvez seja o descrito abaixo.
Sds.
"A tal da CP4 foi feita pro diesel europeu, que segue a norma EN-590 que exige lubricidade de 460 micrometros no WSD (wear scar diameter), que é aquele teste onde uma esfera fica "se esfregando" numa chapa banhado no combustível que está em teste, com carga e tempo padronizado, e então depois se mede o tamanho da "cicatriz" na esfera. A ANP aqui na terra brasilis o valor é de 520 micrometros, assim como nos EUA.O interessante é que a princípio parece meio contra intuitivo, para aqueles que sabem que o biodiesel puro pode chegar a um WSD de meros 200 micrometros. Ou seja, biodiesel puro tem mais lubricidade até mesmo que o diesel S-1800 (que podia chegar até a 300 micrometros).Ok, mas então como na europa, onde há no máximo 10% de biodiesel, eles chegam nessa lubricidade que aqui com 14/15% nós não chegamos! Aditivação química.Portanto, se o veículo tem CP4 e tu vive no brasil, é uma boa idéia tu não te amigar com um veículo que tenha uma "BOMBA" dessas, ou tomar as devidas precauções. Mesmo porque se ainda somar o fato de que o combustível até pode ser que saia da refinaria com todos os parâmetros ok, mas que no trajeto até o teu tanque a chance de ele ser "violentado" é grande, e mais a doideira de alguns que compram um veículo diesel e andam menos de 20.000 km/ano, a chance de dar BO é grande."
Samuel Dias
11/09/2025, 18:00
Mais um recall... calma gente... desta vez foi da F-150 Mod. 2025 :mrgreen:
Só pra manter o aquecimento :mrgreen:
Mas nós já estamos sabendo que vem mais por aí, infelizmente. Eu não estou nem aí com a fábrica, merece pelo que fez no Brasil, mas tenho pena dos compradores que juntam dinheiro, muitas vezes com bastante sacrifício, realizam um sonho, e descobrem que compraram um pesadelo.
Espero que resolvam tudo isso rápido.
Samuel Dias
11/09/2025, 18:02
Mas é isso mesmo, a garantia acaba com o primeiro problema mais sério.
O Edumar comentou uma vez de guardar todos os comprovantes de abastecimento, isso ajuda muito depois.
Mauro-sp
13/09/2025, 17:50
Vocês estão acompanhando os recalls lá fora? Tá feia a coisa. Isso só vai favorecer a invasão chinesa.
Parece que a conversa de que o motor aguentava até 2% de biodiesel foi outra das lorotas da marca.
E afinal, usar aditivo ou não? Porque pelo jeito não está adiantando nada.
Parece que a conversa de que o motor aguentava até 2% de biodiesel foi outra das lorotas da marca.
2 não, 20... bota mais um zero aí :concordo:
E afinal, usar aditivo ou não? Porque pelo jeito não está adiantando nada.
Realmente a marca garantiu 20% de biodiesel (não 2), e não está conseguindo lidar nem com os 15% atuais.
Honestamente estou em dúvidas se o aditivo realmente ajuda alguma coisa. Já estamos vendo Hilux com filtro pressurizado limpo com motor estourando. Parece que o problema não é só acúmulo de sujeira. Tem algo mais nesse biodiesel que tem provocado consequências aos motores mesmo com o uso regular de aditivos.
RicardoFLN
19/09/2025, 21:34
Realmente a marca garantiu 20% de biodiesel (não 2), e não está conseguindo lidar nem com os 15% atuais.
Honestamente estou em dúvidas se o aditivo realmente ajuda alguma coisa. Já estamos vendo Hilux com filtro pressurizado limpo com motor estourando. Parece que o problema não é só acúmulo de sujeira. Tem algo mais nesse biodiesel que tem provocado consequências aos motores mesmo com o uso regular de aditivos.
Ah pois é meu camarada tua preocupação não é em vão!
Se for ver pelo lado de evitar a oxidação do biodiesel o tipo de antioxidante tem de ser apropriado para o tipo de biodiesel, se é de óleos vegetais ou gorduras animais. O problema é saber qual é a matéria prima que estão usando no biodiesel fornecido na região onde abasteces.
Uma coisa é certa, não adianta colocar o aditivo na hora do abastecimento se o diesel já está previamente oxidado. O problema é, como saber isso....rsrs
Sds.
RicardoFLN
20/09/2025, 18:04
Eu até coloquei um comentário nesse vídeo aí, pois depois de ver que as cp4 abriam o bico aqui e nos EUA, fui buscar o ponto em comum. Talvez seja o descrito abaixo.
Sds.
"A tal da CP4 foi feita pro diesel europeu, que segue a norma EN-590 que exige lubricidade de 460 micrometros no WSD (wear scar diameter), que é aquele teste onde uma esfera fica "se esfregando" numa chapa banhado no combustível que está em teste, com carga e tempo padronizado, e então depois se mede o tamanho da "cicatriz" na esfera. A ANP aqui na terra brasilis o valor é de 520 micrometros, assim como nos EUA.O interessante é que a princípio parece meio contra intuitivo, para aqueles que sabem que o biodiesel puro pode chegar a um WSD de meros 200 micrometros. Ou seja, biodiesel puro tem mais lubricidade até mesmo que o diesel S-1800 (que podia chegar até a 300 micrometros).Ok, mas então como na europa, onde há no máximo 10% de biodiesel, eles chegam nessa lubricidade que aqui com 14/15% nós não chegamos! Aditivação química.Portanto, se o veículo tem CP4 e tu vive no brasil, é uma boa idéia tu não te amigar com um veículo que tenha uma "BOMBA" dessas, ou tomar as devidas precauções. Mesmo porque se ainda somar o fato de que o combustível até pode ser que saia da refinaria com todos os parâmetros ok, mas que no trajeto até o teu tanque a chance de ele ser "violentado" é grande, e mais a doideira de alguns que compram um veículo diesel e andam menos de 20.000 km/ano, a chance de dar BO é grande."
Pessoal, cabe uma correção! A ANP atualmente também exige lubricidade mínima de 460 micrômetros no WSD, era 520 mas mudou faz um tempão pra 460! Bom, ao menos no papel é isso que deveríamos ter!
Espero que os postos do PCC sigam as diretivas da ANP!:D
Sds.
Com ate R$ 42,8 mil de desconto, Ford revela precos Ranger para CNPJ em setembro de 2025; confira tabela - Mundo do Automovel para PCD (https://mundodoautomovelparapcd.com.br/ford-ranger-para-cnpj-em-setembro-de-2025)
Pressão da S10?
Pra vender prometem tudo, depois o consumidor descobre que isso não é verdade e aí já é tarde demais. Vai reclamar, e ouve que é problema do combustível que ele usa, que ele tem que abastecer na Europa.
Mais um:
Ford convoca novamente Ranger, dessa vez por problema em airbags (https://garagem360.com.br/ford-convoca-novamente-ranger-dessa-vez-por-problema-em-airbags/)
Mauro-sp
26/09/2025, 07:50
E segundo o Edumar vem muitos outros mais, fora os boletins internos (os famosos recalls brancos).
Não é só a Ranger, todos os carros da Ford estão com muitos problemas. Não tenho certeza se é só componentes chineses de baixa qualidade, mas é sim uma clara redução de custos sem preocupação com qualidade. Isso vai ser cada vez mais comum daqui pra frente enquanto houver essa pressão chinesa.
Samuel Dias
26/09/2025, 18:13
Pois é... sem comentários.
Silvano1980
28/09/2025, 12:17
A briga com a S10 está feia. A Ford fez até uma promoção agora porque a S10 estava passando a Ranger.
Eu acho que a Ford deveria dispor de uma motorização mais interessante pra ela. Ou o V6 que bebe muito e não dá todo o desempenho que deveria, ou o 4 cilindros que é bem fraquinho e com correia de borracha no óleo, se não me engano.
A Ranger merecia uma motorização melhor, e lógico, dar uma consertada nestes problemas que estão surgindo.
De resto ela está na média, não tem muito o que falar.
Silvano, concordo com você. Acho que daqui pra frente, com essa briga com os chineses, dificilmente alguém vai querer gastar. Mais fácil se render a eles, criar um produto em conjunto e passar pra frente.
Mauro-sp
30/09/2025, 10:12
Até hoje eu não entendi esses motores.
Pessoal, estou na correria aqui para fechar a contabilidade mas só queria passar essa notícia fresquinha que saiu há pouco mais de 1 hora.
Confirma o que estamos alertando aqui há bastante tempo. Já tínhamos previsto isso aqui.
Ford Ranger V6 tem falha em bomba de combustivel e marca culpa o biodiesel | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/ford-ranger-2024-2026-bomba-combustivel-defeito/)
Samuel Dias
30/09/2025, 18:07
Bigsd e o seu final de mes conturbado :confused:
Então foi isso o que o Edumar comentou. Ele antecipou esse problema também, e o pior que até a justificativa :lol:
Sabe o que eu acho mais inacreditável? Tudo o que está acontecendo hoje no mercado de picapes foi antecipado e publicado aqui ou no site do Edumar há bastante tempo, e nunca nenhum "especialista", engenheiro, mecânico, jornalista, ou os "experientes" conhecedores de carros e de mercado previram nada disso.
Como pode toda uma imprensa não saber disso, e aqui alguns amigos aqui descreverem esse "futuro" tão precisamente há bastante tempo?
Foram críticas, ofensas, brigas e todo o tipo de agressão a quem contribuiu com a verdade, mas agora está aí, provado e comprovado. Quem ouviu, quem acreditou, quem se precaveu, se saiu bem.
Sabem que isso só demonstra a grande importância de um fórum, como pessoas que tem muito a contribuir sem qualquer interesse financeiro, gente de todos os perfis que compartilham informações técnicas, comerciais, de mercado e até jurídicas, orientando e ajudando outras pessoas a entenderem melhor o que acontece.
Pode ter o whatsapp, redes sociais, YouTube com os seus comentários inúteis que ninguém mais dá atenção hoje, sites de noticias de carros com os seus comentários ainda mais vazios e inúteis, mas um fórum é insubstituível, ele é descontaminado de todos os defeitos que esses sites carregam com eles, principalmente os interesses comerciais e pessoais.
Precisamos manter este espaço vivo, manter pessoas que somam contribuições úteis, pessoas que respeitam e tem educação, e preservar tudo isso, porque é o que funciona de fato. O resto é só besteira.
Samuel Dias
30/09/2025, 18:11
Uma outra pergunta que me surgiu... sabendo dos problemas dessa bomba da Bosch, com a experiência que outros modelos tiveram, porque diabos tem fabricante que insiste nela? Copia e aprimora o que funciona, despreza o que não funciona, não é simples assim? É a receita dos chineses. Será que o mundo não está aprendendo nada com eles.
Então foi isso o que o Edumar comentou. Ele antecipou esse problema também, e o pior que até a justificativa :lol:
Sabe o que eu acho mais inacreditável? Tudo o que está acontecendo hoje no mercado de picapes foi antecipado e publicado aqui ou no site do Edumar há bastante tempo, e nunca nenhum "especialista", engenheiro, mecânico, jornalista, ou os "experientes" conhecedores de carros e de mercado previram nada disso.
Como pode toda uma imprensa não saber disso, e aqui alguns amigos aqui descreverem esse "futuro" tão precisamente há bastante tempo?
Foram críticas, ofensas, brigas e todo o tipo de agressão a quem contribuiu com a verdade, mas agora está aí, provado e comprovado. Quem ouviu, quem acreditou, quem se precaveu, se saiu bem.
Sabem que isso só demonstra a grande importância de um fórum, como pessoas que tem muito a contribuir sem qualquer interesse financeiro, gente de todos os perfis que compartilham informações técnicas, comerciais, de mercado e até jurídicas, orientando e ajudando outras pessoas a entenderem melhor o que acontece.
Pode ter o whatsapp, redes sociais, YouTube com os seus comentários inúteis que ninguém mais dá atenção hoje, sites de noticias de carros com os seus comentários ainda mais vazios e inúteis, mas um fórum é insubstituível, ele é descontaminado de todos os defeitos que esses sites carregam com eles, principalmente os interesses comerciais e pessoais.
Precisamos manter este espaço vivo, manter pessoas que somam contribuições úteis, pessoas que respeitam e tem educação, e preservar tudo isso, porque é o que funciona de fato. O resto é só besteira.
Exatamente, Samuel.
O Edu é muito bem informado das coisas, até porque ele tem muitos amigos nas fábricas de carros onde ele trabalhou.
Tudo o que está acontecendo aqui e com outros modelos ele antecipou até há mais de um ano, chegou a acertar detalhes.
Eu também acho o fórum insubstituível. Tivemos casos aqui de quem inventava coisas, de críticas, etc, mas os sites de notícias de carros estão vergonhosos, só querem encher de publicações para faturarem com anúncios e monetização de plataformas, é impressionante. E tem uma coisa que é importante, aqui o que se escreve fica registrado para sempre, e qualquer dúvida é só revisitar a postagem. Estou vendo sites como o Notícias Automotivas e o Auto Papo mudando reportagens já publicadas, e isso não é legal, alteram os seus textos de acordo com as suas conveniências. É a pressa, e a falta de conhecimento e domínio do que escrevem.
sabendo dos problemas dessa bomba da Bosch, com a experiência que outros modelos tiveram, porque diabos tem fabricante que insiste nela?
Eu sempre me faço a mesma pergunta. E agora começaram os problemas da correia dentada melada de óleo, já estão pipocando relatos nada positivos sobre o sistema, outra coisa que insistem sabendo que não funciona.
Às vezes eu até penso que tudo isso é proposital, com a intenção de gerar serviços para as concessionárias e faturar no pós-venda.
E outra coisa, com cintos de segurança sem regulagem, suspensão de feixe de molas, correia dentada, eletrônica chinesa ruim, estribo de plástico, controle de estabilidade ultrapassado, e tantos outros exemplos de economia de projeto, eu faço uma pergunta... porque isso não reduz o preço do carro? Acho que a reposta está na ganância dos fabricantes e na pouca preocupação com o comprador que vai pagar caro na compra e na manutenção depois. Não tem outra explicação.
Davidnissan
06/10/2025, 10:59
Ah pois é meu camarada tua preocupação não é em vão!
Se for ver pelo lado de evitar a oxidação do biodiesel o tipo de antioxidante tem de ser apropriado para o tipo de biodiesel, se é de óleos vegetais ou gorduras animais. O problema é saber qual é a matéria prima que estão usando no biodiesel fornecido na região onde abasteces.
Uma coisa é certa, não adianta colocar o aditivo na hora do abastecimento se o diesel já está previamente oxidado. O problema é, como saber isso....rsrs
Sds.
Concordo com você amigo, apesar de sabermos que a maioria do biodiesel é advindo da soja hoje, isso pode variar dependendo da região e da rotatividade do posto. Em viagens só da para abastecer em postos de bandeira shell e BR e que têm muitos camioneiros de clientes, esses postos vazios em lugares ermos normalmente já vendem o diesel passado.
E olha, em postos de onde o disel já vem aditivado, o tempo de vida util sem oxidação é só de 15 dias, imagina onde não aditivam e deixam o diesel perecer no tanque por semanas. Tanques que nunca são limpos. De fato não vale o risco.
Nunca fui muito fã da Ranger, mas também não torço contra, é a vantagem de não ser dono ou acionista da marca :mrgreen:
Mas a Ford precisa rever urgente o projeto. Ela tem problemas que não deveria ter, e vão surgir outros, inclusive bastante graves.
Grande Edu :palmas:
Sempre antecipando as coisas de forma bastante sutil e misteriosa :mrgreen:
Mauro-sp
07/10/2025, 13:29
Concordo com você amigo, apesar de sabermos que a maioria do biodiesel é advindo da soja hoje, isso pode variar dependendo da região e da rotatividade do posto. Em viagens só da para abastecer em postos de bandeira shell e BR e que têm muitos camioneiros de clientes, esses postos vazios em lugares ermos normalmente já vendem o diesel passado.
E olha, em postos de onde o disel já vem aditivado, o tempo de vida util sem oxidação é só de 15 dias, imagina onde não aditivam e deixam o diesel perecer no tanque por semanas. Tanques que nunca são limpos. De fato não vale o risco.
Esse nosso diesel ainda vai dar muito o que falar. Já tem picapes pagando caro por isso, e não vejo nenhuma ação nesse sentido.
Os caras criam as regras e não estão nem aí depois, o consumidor que se lasque.
Cheio de mistérios... :pensativo:
Eu também acho que a ford escolheu mau os motores da ranger. Como competidora mais proxima a s10 tem um conjunto mais equilibrado, com desempenho perto do V6 da Ranger. Só a Amarok tem um motor realmente diferenciado, mas também não vende mais. Vejo muita gente reclamar de problemas tecnicos e de consumo, e falam que o consumo não condiz com o que anda.
Eu acredito que em breve vão oferecer ela com outro motor.
Ciro Alencar
15/10/2025, 15:09
Eu acredito que em breve vão oferecer ela com outro motor.
E vão mesmo, meu querido amigo.
Ciro Alencar
15/10/2025, 15:11
Ford Ranger V6 tem falha em bomba de combustivel e marca culpa o biodiesel | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/ford-ranger-2024-2026-bomba-combustivel-defeito/)
Tudo agora é culpa do biodiesel. Sei... kkkk....
É só abastecer na Europa, simples assim :lol:
Mas pelo que estamos vendo, não é só culpa do biodiesel.
Parece que mais uma vez estamos diante de um exemplo do efeito novidade que tanto o Edu fala. E os "especialistas" de mercado erraram feio mesmo, parece que só o Edumar acertou (mais uma vez).
Pois é... o modelo que ia tomar o lugar da líder começa a sofrer para manter a segunda colocação.
A Ford vai precisar de mexer, e a nova Amarok está vindo aí, e vai brigar nessa faixa dela, da Hilux e S10. Lembrando que a Ford é a única que não produz aqui.
Lembrei de uma notícia até boa... A Ford deve trazer em muito breve um motor decente para a Ranger, com boa potência e econômico. Deverá ser um biturbo pequeno, e com um pouco de sorte sem as correias banhadas em óleo como o atual 2.0 de 170cv.
A Ranger merece um motor melhor. Nem o próprio pessoal da Ford no Brasil entendeu estas opções que ela fez.
Mas, parece que teremos boas novidades em breve. A Fiat foi mais rápida com a Titano, mas, antes tarde do que nunca.
Essa é uma boa notícia mesmo. Atualmente a escolha fica entre 8 ou 80.
Sem correia banhada em óleo, melhor ainda.
Me parece que ela tem um biturbo pronto lá fora, seria esse?
Samuel Dias
22/10/2025, 17:00
Novidade interessante :concordo:
Eu acho que ela vai só ganhar com isso.
Essa é uma boa notícia mesmo. Atualmente a escolha fica entre 8 ou 80.
Sem correia banhada em óleo, melhor ainda.
Me parece que ela tem um biturbo pronto lá fora, seria esse?
Não me parece isso, eles devem pegar algum motor existente e fazer algumas modificações. Nessa altura do campeonato ela não vai inventar nada, até o V6 já é um reaproveitamento de um motor mais antigo.
Pelo que entendemos, será algo nesse sentido. Nem o pessoal da Ford aqui sabe.
Tem gente que acha que ela vai mexer no 2.0, mas seria difícil a Ford querer colocar corrente nele.
Hoje a ordem é economizar ao máximo. Ninguém quer investir muito, mas quer ganhar muito cobrando bem caro.
Eu acho que a indústria deveria voltar a desenvolver motores à combustão diesel, mais modernos, mais confiáveis, que funcionasse bem com esse diesel "ecológico" que vendem hoje, e trabalhar no desenvolvimento de unidades elétricas ou híbridas paralelamente, porque o que vende hoje é isso, é o que o consumidor compra, que paga caro e o que usa, e acho que por isso ele merece respeito e tem o direito de ter algo melhor e mais moderno, não estes montes de remendos em motores velhos como fazem hoje.
Na minha opinião o nosso governo deveria taxar bem alto os carros chineses, e obrigar a indústria e investir melhor em modelos à combustão.
Ford redesenha aplicativo com novo nome, design e funções simplificadas (https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n241768/ford-atualiza-app-design-redesenhado-novas-funcoes.html)
Acho que funciona com a Ranger também. Parece ter evoluído.
Como essa coisa de aplicativos está pegando, ninguém ligava muito para isso, nem os fabricantes :lol:
Agora os aplicativos estão melhores e bem mais completos, inclusive tem alguns que estão bem integrados à vida do carros, com histórico re revisões, análises de consumo, recalls, etc
Conversei agora na hora do almoço com um supervisor de vendas aqui da Ford, e ele me disse que está havendo uma operação de guerra para evitar que a S10 supere a Ranger em emplacamentos este mês, como já tem ocorrido ultimamente.
A diferença estava maior entre as duas e vem diminuindo por pressão da marca em reverter isso. A ordem é emplacar tudo que puder, até carros de vitrine, colocar unidades em serviço, em assinatura, etc. A liberação de uma Ranger tem um prazo médio de 10 a 15 dias, e estão liberando hoje até com 5 dias, com limpeza, revisão de entrega, emplacamento, tudo. Pagou o carro, já vai para preparo no mesmo dia, o que tem gerado até um serviço bem ruinzinho de revisão de entrega. Está um desespero bastante forte e uma pressão absurda hoje nas concessionárias. A diferença agora é de 112 carros a favor da S10, e tem apenas 3 dias para reverter isso.
A briga está boa aqui :lol:
Já se percebe que aquela empolgação inicial está reduzindo bastante, talvez pelo acerto mecânico melhor da S10, a quantidade elevada de problemas da Ranger e a volta da disponibilidade da S10 em estoque.
gwegbecher
29/10/2025, 18:33
Boa tarde André,
Vi que postou uma mensagem a um tempo atrás que fez as modificações na ranger de DRL com milha.
Estou tentando achar informações para fazer essa alteração.
Gostaria trocar informações contigo, se possivel.
Abs
Germano
Fala Daniel. O Forscan é bem amigável, mesmo para um leigo como eu. Comprei a interface obd cabeada que o site da forscan indica no aliexpress e baixei o programa para windows. A licença é grátis por 60 dias e depois R$64/ano.
Vou fuçar mais para ativar mais funções e ver o que da certo ou não.
Ativei o manometro de pressao do oleo, mas por não ter o sensor de pressão, ele não mostra a indicação, apesar do manometro aparecer no painel.
Também deixei meu Drl aceso junto com os milhas e as laranjas da seta (gosto pessoal).
Outra coisa que fiz, sem o forscan, mas sim no celular android, foi baixar o app aaad. Com ele é possível baixar o carstream e ter o youtube diretamente no android auto, sem qualquer root no celular.
Samuel Dias
31/10/2025, 07:02
Como essa coisa de aplicativos está pegando, ninguém ligava muito para isso, nem os fabricantes :lol:
Agora os aplicativos estão melhores e bem mais completos, inclusive tem alguns que estão bem integrados à vida do carros, com histórico re revisões, análises de consumo, recalls, etc
E os acidentes só aumentando. Os caras passam mais tempo olhando para a tela do multimídia do que para o trânsito. Em frente de casa teve uma colisão e o causador do acidente ainda teve coragem de dizer que estava distraído mexendo no multimídia.
O mais curioso é que o multimídia dele tinha função de voz.
Samuel Dias
31/10/2025, 07:07
Conversei agora na hora do almoço com um supervisor de vendas aqui da Ford, e ele me disse que está havendo uma operação de guerra para evitar que a S10 supere a Ranger em emplacamentos este mês, como já tem ocorrido ultimamente.
A diferença estava maior entre as duas e vem diminuindo por pressão da marca em reverter isso. A ordem é emplacar tudo que puder, até carros de vitrine, colocar unidades em serviço, em assinatura, etc. A liberação de uma Ranger tem um prazo médio de 10 a 15 dias, e estão liberando hoje até com 5 dias, com limpeza, revisão de entrega, emplacamento, tudo. Pagou o carro, já vai para preparo no mesmo dia, o que tem gerado até um serviço bem ruinzinho de revisão de entrega. Está um desespero bastante forte e uma pressão absurda hoje nas concessionárias. A diferença agora é de 112 carros a favor da S10, e tem apenas 3 dias para reverter isso.
A briga está boa aqui :lol:
Já se percebe que aquela empolgação inicial está reduzindo bastante, talvez pelo acerto mecânico melhor da S10, a quantidade elevada de problemas da Ranger e a volta da disponibilidade da S10 em estoque.
Como fizeram nos dois últimos meses aliás, não é?
Estão emplacando até o que nem foi vendido ainda. Eu acho curioso o fato de ao invés de fazer melhorias para corrigir as insatisfações no carro, preferem manipular números para não ficarem atrás do concorrente em emplacamentos. Agora estão dizendo que vão criar promoções para fechar o ano em alta, mas a GM também já anunciou que virá com promoções também. A S10 vai incomodar muito.
Não precisava muito, um motor mais competitivo e realista e uma melhora na qualidade já ajudariam na minha opinião.
Mauro-sp
31/10/2025, 09:46
São dois custos, emplacar para a loja e depois transferir para o comprador. Que loucura.
Parece que a híbrida vem mesmo para o Brasil, vocês viram?
Ford Ranger hibrida plug-in sera feita na Argentina em 2027 e vira ao Brasil | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/ford-ranger-hibrida-plugin-producao-argentina-2027)
Autonomia de 50km em modo puramente elétrico. O peso complica bastante. Eu ainda acho que o mercado vai preferir o diesel por um bom tempo ainda. Vai ter mais torque que a V6.
Só espero que venha com mais qualidade que a atual, porque carro eletrificado quando dá problema é coisa feia.
Pra quem roda pouco, 50km de autonomia é interessante, mas é difícil acreditar que a maioria rode tão pouco com uma caminhonete.
Eu acho que vai começar a ficar interessante quando a autonomia no modo baterias chegar pelo menos em 200 ou 300km.
Que pelo jeito não deu certo.
Tem muitas bobagens, a maioria das opções eu até diria, mas também tem coisas úteis também.
Eu ainda acho que carros eletrificados ou híbridos ainda não estão muito bem maduros tecnologicamente. Não sei se vai vingar.
RicardoFLN
05/11/2025, 15:11
Eu ainda acho que carros eletrificados ou híbridos ainda não estão muito bem maduros tecnologicamente. Não sei se vai vingar.
Isso pouco importa. Motor a combustão já estão mais que maduros e olha ao redor!!!
Selva!
Eu também ainda aposto na combustão, eu não colocaria meu dinheiro em picape híbrida ou elétrica, mesmo achando que o futuro ainda deverá ser com o fim da combustão.
Mauro-sp
07/11/2025, 13:15
Eu também evitaria hoje.
Isso pouco importa. Motor a combustão já estão mais que maduros e olha ao redor!!!
Selva!
Pouco importa mas é a tendência. Eu acho muito prematuro ainda uma picape eletrificada, até porque vai ter um público bastante restrito. O namorado da minha filha tem um carro elétrico e sofre para achar onde carregar dependendo onde está. imagine o cara com uma picape no interiorzão do estado.
A Transit elétrica teve um recall grave por estes dias do sistema de carregamento elétrico que causava intoxicação aos ocupantes do modelo, inclusive com acidentes. Tem muito o que amadurecer, eles nem sabem o que estão fazendo ainda, nem testam direito. Esse problema se estendeu por cinco ano modelos.
Ford Ranger ganha ate R$ 43 mil de desconto para CNPJ em tres versoes em novembro de 2025 - Mundo do Automovel para PCD (https://mundodoautomovelparapcd.com.br/ford-ranger-ganha-ate-r-43-mil-de-desconto-para-cnpj-em-tres-versoes-em-novembro-de-2025)
"Picape média da marca norte-americana tem descontos que podem chegar aos R$ 43.600; veja nova tabela divulgada"
Um alerta construtivo e importante para a vida de quem tem o modelo:
Ford Ranger 2025 com problema nas pinças de freio (https://www.reclameaqui.com.br/ford/ford-ranger-2025-com-problema-nas-pincas-de-freio-e-demora-na-solucao-pela_oIY391zzbPrH7g2V)
Esse problema está sendo comum e é de grande risco. Deve ser motivo para um novo recall em breve.
Não esperem as revisões, chequem isso a cada 5.000km, ou até menos nos 20.000 primeiros km. Essa dica me foi passada por alguém de confiança que me pediu para divulgar.
Ford Ranger ganha ate R$ 43 mil de desconto para CNPJ em tres versoes em novembro de 2025 - Mundo do Automovel para PCD (https://mundodoautomovelparapcd.com.br/ford-ranger-ganha-ate-r-43-mil-de-desconto-para-cnpj-em-tres-versoes-em-novembro-de-2025)
"Picape média da marca norte-americana tem descontos que podem chegar aos R$ 43.600; veja nova tabela divulgada"
Pressão da S10? Caminhonete no Brasil não era pra custar tão caro. Vai me dizer que dá esse desconto e fica no prejuízo? Nedm precisava ser só CNPJ.
Um alerta construtivo e importante para a vida de quem tem o modelo:
Ford Ranger 2025 com problema nas pinças de freio (https://www.reclameaqui.com.br/ford/ford-ranger-2025-com-problema-nas-pincas-de-freio-e-demora-na-solucao-pela_oIY391zzbPrH7g2V)
Esse problema está sendo comum e é de grande risco. Deve ser motivo para um novo recall em breve.
Não esperem as revisões, chequem isso a cada 5.000km, ou até menos nos 20.000 primeiros km. Essa dica me foi passada por alguém de confiança que me pediu para divulgar.
Eu sei que tem um de amortecedor também, quebrando com menos de 20.000km. Eu imagino quando essa picape ficar mais velha.
A Ford tem que corrigir tudo isso urgente. As reclamações estão aumentando exponencialmente, e é um modelo novo. Muita gente pode pensar que se nova está assim, usada pode não ser um bom negócio, e prejudicar a imagem do modelo e da marca como aliás já aconteceu com ela antes quando fechou as fábricas aqui.
Estas campanhas de venda para produtor rural e CNPJ são na verdade vendas diretas, nota-fiscal da fábrica, ou seja, tem a obrigação de custar mais barato porque não tem os impostos da revenda pela concessionária. Não é nenhuma promoção, é obrigação.
O que existe é fabricante que é dado a espertinho e não dá desconto, e ganha o imposto como parte da margem.
Quando o desconto é real, ele é maior que o repasse de impostos e também chega total ou parcial para pessoa física também.
Exatamente, bem explicado Bigsd. Vendas diretas não tem o repasse de impostos do faturamento da concessionária. O fabricante paga um % para a concessionária que vendeu a unidade e fatura diretamente da fábrica para o comprador final.
Deveria ser tudo assim, até para pessoa física. É imposto demais nesse país sem necessidade.
Muita gente pode pensar que se nova está assim, usada pode não ser um bom negócio
Sim porque vai ter um desgaste bem maior. E caminhonete malhada se não for boa pode ir para o desmanche.
Estão dizendo que a atual Ranger vai sofrer uma grande mudança como aconteceu com a Titano, é verdade isso? Alguem está sabendo de alguma coisa? O Edumar que é especialista na marca sabe de algo?
Estão dizendo que a atual Ranger vai sofrer uma grande mudança como aconteceu com a Titano, é verdade isso? Alguem está sabendo de alguma coisa? O Edumar que é especialista na marca sabe de algo?
Também já escutei isso.
Sim porque vai ter um desgaste bem maior. E caminhonete malhada se não for boa pode ir para o desmanche.
Sim, foi o que eu pensei. você só conhece um carro com o tempo, novo tudo é bom, se bem que nesse caso os problemas começaram bem cedo. Se o carro não envelhece bem, a imagem vai se queimando aos poucos.
E já vieram mais problemas, mas parece que vai mudar mesmo a motorização.
Ford troca correia banhada a óleo por corrente na Ranger 2.0 (https://autopapo.com.br/noticia/ford-ranger-corrente-australia/)
E o quanto eu critiquei isso!!!! Finalmente!!!
Nem deveria ter nascido com essa porcaria.
O mais impressionante é só agora decidirem pela corrente, o projeto inicial nem deveria ter contemplado a correia, é só ver os problemas que outros fabricantes tiveram no passado. Resultado disso já está sendo visto na Ranger, que já começa a sofrer com essa correia.
Tenho certeza de que vão mudar isso aqui também, a não ser que o desprezo da marca pelo consumidor seja ainda maior do que eu acredito ser.
E aí? E quem comprou? O que será feito? Já vou antecipar isso: Nada! Quem tiver uma, empurre pra frente, cada um vai sofrer um pouco e dividir a dor :mrgreen:
Pela experiência com o câmbio powershift, o motor ecoboost, a bomba de plástico da Ranger... etc.... isso vai ficar esquecido, e o consumidor é quem vai pagar a conta.
Seria interessante se o fabricante ofertasse um kit de conversão, gratuito seria ainda melhor, mas mesmo sendo pago o consumidor teria a possibilidade de se livrar de uma encrenca. Não sei como foi feita essa mudança, mas talvez fosse possível fazer isso.
Tem muito mais para corrigir, eu já até apontei mais coisas. Vamos aguardar.
"A gama da Ford Ranger australiana perdeu também o motor 2.0 biturbo diesel, com 213 cv e que não temos no Brasil. Agora a oferta por lá se resume ao 2.0 com apenas um turbo e o V6 3.0 turbodiesel, como no Brasil."
Eu não entendo isso, um acerto e um erro.
Conversei com alguns amigos da marca certa vez sobre isso, e eles tinham muita esperança que um motor biturbo viesse para o Brasil. No final, acabam com ele lá fora.
Para o "gosto brasileiro", não faz sentido uma opção de um motor fraco (raquítico como alguns gostam de dizer), e outro gastão e de manutenção bem mais cara.
Aqui o consumidor gosta de um número maior que 200 cv, virou a moda. E já falavam que 190 cv era raquítico...
Nem se tocam que a diferença entre um motor de 190 cv para outro de 200cv é de 5% apenas, que diminui ainda mais porque o aumento de ganho não é linear, e sim logarítmico. Ajustes no mapeamento do motor oferece ganhos bem maiores.
Mas, comercialmente, o apelo é esse.
Eu, particularmente, entendo que os 170 cv atuais do motor 2.0 são mais do que suficientes para a proposta do carro. Pra mim é um motor bem adequado para a Ranger. Mas, como comentei, comercialmente acaba criando a ideia de motor fraco. E se muitos já diziam que 190 cv era raquítico, o que devem achar destes 170 cv?
Eu ainda acho que poderiam ter trazido o biturbo para cá, mesmo que com alguns ajustes.
De qualquer forma, ponto para a Ford por ter corrigido a questão da correia melecada em óleo :mrgreen:, e que fique o exemplo para outros fabricantes que gostam de insistir nessa solução.
Não vou repetir aqui um link que coloquei em outro tópico porque contém elogio à outra marca, e não acho isso conveniente nessa situação.
Mas, sobre esta questão dos problemas dos carros da marca, isso é bastante sério.
Não são poucos, pelo contrário, a Ford passa por uma crise de qualidade bastante grave. Nos EUA ela tem sofrido várias ações não só por problemas em seus carros, mas por ocultá-los e até por vender modelos faltando recursos que estavam descritos como existentes.
Se acham que o recorde de recalls dela se deve ao fato dela "corajosamente" assumir os seus erros por menores que sejam, a realidade está longe disso. A quantidade de problemas é muito maior do que aquela que se mostra nos recalls, e há um empenho muito grande em evitar que esses problemas cheguem a público.
A Ford já acumula 138 recalls neste ano, a Chrysler vem depois com apenas 46 ("apenas" é modo de dizer... só comparação), a GM com 36. No Brasil a situação não é muito diferente, e muitos recalls acabam sendo considerados de menor potencial de risco e não são divulgados. Alguns acabam se tornando recalls brancos, um tipo de recall que não é anunciado publicamente, mas tem a correção feita na concessionária muitas vezes sem o conhecimento do dono.
Mas, aqui temos dois problemas, o primeiro é que nem sempre o reparo é feito, seja por falta de peças ou outro problema, e isso acaba sendo empurrado com a barriga e vai resultar em incômodo para o comprador.
O segundo problema é que muitos compradores fazem uma ou poucas revisões na concessionária e depois faz as demais fora, quando ainda fazem. Nestes casos, não se tem acesso aos boletins técnicos do fabricante, e o defeito acaba permanecendo.
Algumas vezes o defeito tem um potencial de risco leve, mas a falta de reparo e com o passar do tempo, o defeito pode se agravar.
Vou dar uma dica pra vocês... procurem fazer as manutenções em concessionárias, e se isso não for possível, leve o carro numa concessionária a cada pelo menos 6 meses e peça para verificarem se existe algum serviço a ser feito de acordo com a numeração do chassi. Não adianta ver no site, lá não vai aparecer recalls branco.
Mesmo que não queiram fazer a revisão na concessionária, pelo menos façam a visita para identificar algum problema, mas atenção, muitas vezes a concessionária não conta isso se a revisão não for feita lá. Converse com "jeitinho"... ou seja mais agre$$ivo :mrgreen:
A Ford anunciou no ano passado um trabalho de redução de recalls, mas de acordo com os resultados do terceiro trimestre desse ano que saíram agora, um ano depois, o número parece não ter sido aquele desejado.
https://www.bizzycar.com/hs-fs/hubfs/undefined-Oct-13-2025-07-02-14-5766-PM.png?width=1918&height=1186&name=undefined-Oct-13-2025-07-02-14-5766-PM.png
Deve ter mudanças leves no visual, algumas mudanças de motor e câmbio, mas nada além disso.
Mas, deve existir um estudo para eventuais ajustes para segurar o crescimento da S10.
E para piorar mais a situação:
Ford oferece até R$ 633 mil por ano para mecânicos — e mesmo assim não consegue contratar (https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-oferece-ate-r-633-mil-por-ano-para-mecanicos-e-mesmo-assim-nao-consegue-contratar/)
"Com uma avalanche de 134 recalls acumulados, as oficinas da Ford estão trabalhando no limite - mas enfrentam um obstáculo ainda maior: a falta de profissionais."
Olha a dica aí para alguém interessado em começar uma nova vida :mrgreen:
É torcer para que isso não aconteça aqui também, pois profissional qualificado aqui está igualmente difícil.
RicardoFLN
04/12/2025, 14:02
Ford troca correia banhada a óleo por corrente na Ranger 2.0 (https://autopapo.com.br/noticia/ford-ranger-corrente-australia/)
E o quanto eu critiquei isso!!!! Finalmente!!!
Nem deveria ter nascido com essa porcaria.
O mais impressionante é só agora decidirem pela corrente, o projeto inicial nem deveria ter contemplado a correia, é só ver os problemas que outros fabricantes tiveram no passado. Resultado disso já está sendo visto na Ranger, que já começa a sofrer com essa correia.
Tenho certeza de que vão mudar isso aqui também, a não ser que o desprezo da marca pelo consumidor seja ainda maior do que eu acredito ser.
E aí? E quem comprou? O que será feito? Já vou antecipar isso: Nada! Quem tiver uma, empurre pra frente, cada um vai sofrer um pouco e dividir a dor :mrgreen:
Pela experiência com o câmbio powershift, o motor ecoboost, a bomba de plástico da Ranger... etc.... isso vai ficar esquecido, e o consumidor é quem vai pagar a conta.
Seria interessante se o fabricante ofertasse um kit de conversão, gratuito seria ainda melhor, mas mesmo sendo pago o consumidor teria a possibilidade de se livrar de uma encrenca. Não sei como foi feita essa mudança, mas talvez fosse possível fazer isso.
Tem muito mais para corrigir, eu já até apontei mais coisas. Vamos aguardar.
"A gama da Ford Ranger australiana perdeu também o motor 2.0 biturbo diesel, com 213 cv e que não temos no Brasil. Agora a oferta por lá se resume ao 2.0 com apenas um turbo e o V6 3.0 turbodiesel, como no Brasil."
Eu não entendo isso, um acerto e um erro.
Conversei com alguns amigos da marca certa vez sobre isso, e eles tinham muita esperança que um motor biturbo viesse para o Brasil. No final, acabam com ele lá fora.
Para o "gosto brasileiro", não faz sentido uma opção de um motor fraco (raquítico como alguns gostam de dizer), e outro gastão e de manutenção bem mais cara.
Aqui o consumidor gosta de um número maior que 200 cv, virou a moda. E já falavam que 190 cv era raquítico...
Nem se tocam que a diferença entre um motor de 190 cv para outro de 200cv é de 5% apenas, que diminui ainda mais porque o aumento de ganho não é linear, e sim logarítmico. Ajustes no mapeamento do motor oferece ganhos bem maiores.
Mas, comercialmente, o apelo é esse.
Eu, particularmente, entendo que os 170 cv atuais do motor 2.0 são mais do que suficientes para a proposta do carro. Pra mim é um motor bem adequado para a Ranger. Mas, como comentei, comercialmente acaba criando a ideia de motor fraco. E se muitos já diziam que 190 cv era raquítico, o que devem achar destes 170 cv?
Eu ainda acho que poderiam ter trazido o biturbo para cá, mesmo que com alguns ajustes.
De qualquer forma, ponto para a Ford por ter corrigido a questão da correia melecada em óleo :mrgreen:, e que fique o exemplo para outros fabricantes que gostam de insistir nessa solução.
É muita doideira! Quando a "discussão" em um motor diesel privilegia a potência ao invés de torque, aí tu vê que o mundo tem de acabar logo....kkkk O consumidor médio tem de tomar ferro! Os números estão dados, a jabiraca é altamente problemática, como que os caras enfiam um montão de grana num produto desses! Tem de estar sobrando muito mesmo!
O mercado brasileiro pra Ford não deve representar nem 5% do lucro global, esperar algum agrado da marca para com o consumidor brasileiro é um exercício de muita, mas muita fé mesmo!
Em 12 meses as ações de Ford na Nyse sobem 8%, as da GM 42%!
Boa sorte aos corajosos!
Sds.
Correções de rota.
Todo mundo já sabia o que a engenharia da Ford não sabia :lol:
Eu não sei como essas fábricas fazem os seus lançamentos. Deve ter alguma pesquisa de mercado, algum estudo técnico, enfim, tem que haver uma análise prévia.
Que todo mundo já sabia que correia banhada a óleo não é uma coisa boa, isso é fato, mas colocar isso numa caminhonete que deveria ter uma mecânica robusta para suportar um uso severo, não dá para entender. Nem no Ônix funcionou, e a Ford já tem experiência com isso em seus carros de passeio e não foram nada boas.
De qualquer forma, antes tarde do que nunca.
No final dão uma volta enorme para chegar onde deveria. Vai ver como o biturbo ainda vai substituir esse.
Quando corrige o erro, não é tão ruim. Ruim ainda é porque quem comprou as versões antigas acabam com uma desvalorização alta depois, mas pelo menos outros não comprarão.
Apesar de tudo, a Ford é uma marca de respeito, deveria tomar mais cuidado para não perder esse conceito, recalls demais, inadmissível isso.
Eu acredito que seja mesmo a concorrência brava dos chineses infestando o mercado com opções mais baratas, porque convenhamos, o preço de uma Ranger ou uma Hilux completa é totalmente fora da realidade. O problema é que o consumidor paga, depois sofre, e não aprende.
E para piorar mais a situação:
Ford oferece até R$ 633 mil por ano para mecânicos — e mesmo assim não consegue contratar (https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-oferece-ate-r-633-mil-por-ano-para-mecanicos-e-mesmo-assim-nao-consegue-contratar/)
"Com uma avalanche de 134 recalls acumulados, as oficinas da Ford estão trabalhando no limite - mas enfrentam um obstáculo ainda maior: a falta de profissionais."
Olha a dica aí para alguém interessado em começar uma nova vida :mrgreen:
É torcer para que isso não aconteça aqui também, pois profissional qualificado aqui está igualmente difícil.
Imagina a loucura, um monte de recalls, fora os inúmeros problemas que não chegaram a virar recall, oficinas lotadas, mercado sem mão de obra qualificada, e ainda ter que pagar um salário exorbitante para algo que é só custo, sem lucro.
Se eu entendesse do traçado, eu ia pra lá :lol:
Acho que dá até pra negociar um valor melhor.
https://www.bizzycar.com/hs-fs/hubfs/undefined-Oct-13-2025-07-02-14-5766-PM.png?width=1918&height=1186&name=undefined-Oct-13-2025-07-02-14-5766-PM.png
Stellantis é Peugeot, Fiat, RAM, Jeep e sei mais lá o que, não é? Comparar um grupo com muitas marcas e modelos com uma só marca não me parece razoável. Mas Ford, Toyota e Hyundai precisam melhorar. Uma BMW nem deveria ter uma fatia disso, uma marca premium com um resultado desse.
Mauro-sp
08/12/2025, 07:05
Estranho isso, a Ford teve bem mais problemas do que a soma de todas as outras marcas juntas.
Pra mim tem a ver com redução de custos para se tornar mais competitiva e lucrativa por conta da invasão dos chineses.
Mauro-sp
08/12/2025, 07:13
E agora ela está sendo processada nos EUA por vender picape que não tem recurso de segurança anunciado como se tivesse. Isso é complicado.
Eu lembro que aqui muitas Rangers foram vendidas aqui e lá fora com sistemas de segurança desativados, e tiveram que passar por correção. Será que tinham mesmo os sistemas?
Samuel Dias
10/12/2025, 16:14
Que fase a Ford está vivendo, hein?
Uma picape tem a obrigação de ser confiável, até pelo seu preço.
O fato dela trocar lá fora a correia melada em óleo por corrente, finalmente corrige um problema grave dela, porque já estão surgindo unidades com problemas por aqui, e se lá fora decidiram isso, é óbvio que a coisa também não estava boa lá.
Finalmente uma crítica que fizemos aqui no fórum (não vejo isso muito comentado aí fora) e que agora recebeu a atenção, e nos deram razão (mais uma vez). Parabéns à Ford. Antes tarde do que nunca.
Agora é esperar que essa modificação chegue aqui também, porque alguns fabricantes não estão nem aí com o mercado brasileiro. Vende bem, é o que o brasileiro acha que é bom, então deixa assim, pra que gastar para melhorar?
Samuel Dias
10/12/2025, 16:15
E tem novidades:
https://www.youtube.com/watch?v=qbg-XnV_dbk
Mas isso eu vou deixar para o nosso amigo Maguba comentar, ele domina o assunto bem mais do que eu :mrgreen:
Acho que alguém escutou uma de nossas críticas :mrgreen:. Desde o começo condenamos esse sistema de corrente banhada à óleo. Duro é só perceberem isso agora, e quem comprou? E sabemos que o perfil dela é abandonar o problema.
Foi uma mancada grande, e agora é esperar se vão corrigir isso aqui também, pois sabemos que aqui qualquer coisa agrada e faz feliz, e no final acaba tudo em festa (ou em pesadelo).
O Edu abordou isso num artigo dele acho que aqui em uma de suas postagens. Ele acabou não tendo tempo para publicar no site dele depois. E olha que foi exatamente o que ele disse.
No nosso grupo chegaram a colocar um vídeo bem interessante sobre isso. Quem inventou isso? (adivinhem), os problemas que deu, porque os japoneses não gostaram, etc... Vou achar aqui.
Achei:
Quem aprovou isso e por que ainda é fabricado? Correia molhada, também conhecida como correia em ...
https://www.youtube.com/watch?v=0SASSFjIt5I
Valer a pena assistir até o fim, e também esse artigo abaixo de Julho que mostra a situação real.
Na Europa, Stellantis troca correia banhada a oleo por corrente em motores da antiga PSA - Estadao (https://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/na-europa-stellantis-troca-correia-banhada-a-oleo-por-corrente-em-motores-da-antiga-psa/)
E tem novidades:
Mas isso eu vou deixar para o nosso amigo Maguba comentar, ele domina o assunto bem mais do que eu :mrgreen:
Uma novidade interessante :palmas: e esse lançamento pode reforçar uma mudança de conceitos. Mas eu sempre digo que é bom esperar alguns anos, principalmente neste caso, porque a Ford não está num bom momento tecnológico.
Novidades são boas, mas em alguns casos convém esperar um pouco antes de ser cobaia.
Eu ainda tenho as minhas dívidas em relação à eletrificação de caminhonetes nesse momento, mas também temos que considerar que a BYD já vendeu mais de 900 unidades da Shark esse ano, então tem compradores para esse tipo de veículo, e temos que levar em consideração também que a marca Ford tem mais peso que uma BYD no campo de picapes.
É uma aposta interessante.
Ciro Alencar
12/12/2025, 09:06
Eu teria muitos comentários para somar ao tema, mas o tempo está curto hoje.
Não é só aqui que a Ford está recebendo críticas, lá fora a coisa está pior. Aqui o povo é "manso", mas lá fora o pessoal é bastante "raivoso".... kkkk..... Nos EUA ela está tomando muitos processos, e já tem investigações que podem (e certamente vão) resultar em muitos mais recalls e multas pesadíssimas, como a Volkswagen sofreu por lá com as fraudes de emissão da Amarok e o problema crônico de seus motores.
Temos agora mais um caso grave envolvendo fraude de modelos vendidos sem dispositivos de segurança anunciados, isso também terá graves consequências, já tem processo judicial sobre isso. O mais irônico é ver a empresa querendo indenizar o consumidor com 100 dólares por ter anunciado um recurso que nunca existiu no modelo. E no modelo brasileiro temos situação parecida pra acontecer, aguardem, mas aqui não vai dar em nada, com certeza.
Na Europa a imagem dela também não anda nada boa.
Finalmente ela acordou e trocou a correia melecada de óleo por uma corrente. O sistema de borracha com óleo não funciona, e não adianta dizer "Ah, mas.....". Não tem "mas", isso é fato. Tem fabricante que nem se arrisca com isso, principalmente os japoneses, como foi bem colocado aqui pelo querido amigo Bigsd.
A comparação dos benefícios com os prejuízos é bem abordada no vídeo, e fica clara a intenção de reduzir custos de fabricação, e apenas isso, pois os argumentos usados para convencer sobre supostas vantagens do sistema são ilusórias, para não dizer mentirosas.
Compartilho com vocês da dúvida se essa mudança também vai alcançar nossas terras tupiniquins, porque eu não vi ninguém até hoje criticar isso, e deveriam. Que digam os donos dos antigos motores que ela colocou em seus carros de passeio que usavam esse sistema.
Eu já tinha visto esse vídeo, e ele é perfeito para explicar e convencer até os mais céticos.
Ciro Alencar
12/12/2025, 09:09
O lançamento da versão híbrida é interessante. Quanto mais tecnologias surgirem e mais opções, melhor. Mas, acho que a Ford deveria priorizar a qualidade do que ela já oferece. Ela tem bastante opções hoje, isso é bom, e deveria se concentrar nelas por mais algum tempo antes de criar algumas novidades.
É verdade Cirão, tem muito o que melhorar, mas pelo jeito já estão reconhecendo e fazendo algumas correções pelo menos pontuais.
E tem novidades:
Olha, tenho lido muito sobre isso nos últimos tempos...agora se aprendi mesmo alguma coisa já é outra conversa :parede:
Pela lógica do mercado externo essa Ranger PHEV deve vir com preço equivalente as versões V6 diesel mais caras e isso tende a ser um problema. No exterior não tem ido bem nas vendas pq a bateria é bem menor e o preco maior que as concorrentes (BYD Shark e GWM Poer P500). Embora não dê para saber quanto do preço das chinesas é subsídio do governo. A vantagem dessa bateria menor é que vc pode carregar até em uma tomada comum. Parece que aqui, além de converter para flex, vão aumentar a potência para perto de 400cv...fico pensando em quem acha que os 279 cv e 70,3 kgfm atuais não são suficientes!
A Ford até pode estar pecando na execução do plano mas pelo menos está tentando.
Uma novidade interessante :palmas: e esse lançamento pode reforçar uma mudança de conceitos. Mas eu sempre digo que é bom esperar alguns anos, principalmente neste caso, porque a Ford não está num bom momento tecnológico.
Novidades são boas, mas em alguns casos convém esperar um pouco antes de ser cobaia.
Eu ainda tenho as minhas dívidas em relação à eletrificação de caminhonetes nesse momento, mas também temos que considerar que a BYD já vendeu mais de 900 unidades da Shark esse ano, então tem compradores para esse tipo de veículo, e temos que levar em consideração também que a marca Ford tem mais peso que uma BYD no campo de picapes.
É uma aposta interessante.
Sim existe um mercado e uma hora alguma marca vai acertar por aqui. Na Austrália, onde o volume de picapes vendidas é parecido com o nosso, a Shark já vendeu mais de 16 mil unidades esse ano. Mas lá ela custa 58k e uma ranger top é 81k. Ou seja, seria o mesmo que a Shark custar aqui 265k. Fisgaram eles pelo preço. E os relatos, no geral, são de que ela é uma picape muito boa só o pós venda deixa a desejar.
Samuel Dias
17/12/2025, 11:22
Engraçado que se o mercado sabia que era encrenca, poque ninguém disse nada na época que saiu com a correia em óleo? :pensativo:
Olha, eu cada vez confio menos dessas reportagens.
https://www.youtube.com/watch?v=c7wGMPNOSbw
Samuel Dias
17/12/2025, 11:27
Eu ouvi uma reportagem interessante esta semana, e a previsão é que cada vez mais o mercado vai se afastar da eletrificação. Europa derrubou o prazo para o fim da combustão. Alemanha já disse que ela vai falir se não houver uma reação contra os chineses.
Eu vejo uma transição que não está funcionando bem, e que deve logo ter novidades. Deveriam manter a combustão e continuar trabalhando na redução de emissões.
Vamos ver como a Ford vai se sair com essa tentativa. O mercado será a grande cobaia desse teste. Se der certo, a Ranger sai na frente entre as marcas mais tradicionais, e é só ver se vão fazer direito.
Eu ouvi uma reportagem interessante esta semana, e a previsão é que cada vez mais o mercado vai se afastar da eletrificação. Europa derrubou o prazo para o fim da combustão. Alemanha já disse que ela vai falir se não houver uma reação contra os chineses.
Eu vejo uma transição que não está funcionando bem, e que deve logo ter novidades. Deveriam manter a combustão e continuar trabalhando na redução de emissões.
Vamos ver como a Ford vai se sair com essa tentativa. O mercado será a grande cobaia desse teste. Se der certo, a Ranger sai na frente entre as marcas mais tradicionais, e é só ver se vão fazer direito.
Sempre achei que a meta da europa de banir totalmente os veículos a combustão em 2035 era fora da realidade. A alteração que fizeram vai beneficiar justamente os modelos híbridos plugin:
Nao esta facil: Planos da Uniao Europeia, de eliminar carros a combustao ate 2035, podem ir pelos ares; politicos sao contra a medida - Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/nao-esta-facil-planos-da-uniao-europeia-de-eliminar-carros-a-combustao-ate-2035-podem-ir-pelos-ares-politicos-sao-contra-a-medida)
"O PPE defende a revisão da lei para permitir a continuidade de veículos movidos a combustíveis alternativos, como biocombustíveis, e maior apoio aos plug-in, que combinam motores a combustão e elétricos para reduzir emissões."
Essa ranger PHEV já é vendida por lá tbm.
Samuel Dias
17/12/2025, 13:55
Sempre achei que a meta da europa de banir totalmente os veículos a combustão em 2035 era fora da realidade.
Pois é... :concordo:
E parece que a dependência da China também tá apertando as economias europeias. Não sou contra estas novas tecnologias, o problema é que estão empurrando isso para o mundo com um lobby gigantesco e mundial para favorecer a China, quem mais?
Existe uma concorrências desleal, inclusive com fabricantes trabalhando com prejuízo apenas para acabar com a indústria mundial fora da China, e isso não é só com carros.
Engraçado que se o mercado sabia que era encrenca, poque ninguém disse nada na época que saiu com a correia em óleo? :pensativo:
Olha, eu cada vez confio menos dessas reportagens.
Eu disse! Critiquei muito isso. Está aí o resultado.
Antes tarde do que nunca, e espero que essa correção chegue em nossa terra esquecida.
A pergunta agora é... e quem comprou a versão antiga com correia em óleo?
Sempre achei que a meta da europa de banir totalmente os veículos a combustão em 2035 era fora da realidade.
Ou seja, continuamos num momento de transição e sem uma definição clara de futuro, onde tudo pode acontecer.
Nicolas_cwb
19/12/2025, 07:31
Sim existe um mercado e uma hora alguma marca vai acertar por aqui. Na Austrália, onde o volume de picapes vendidas é parecido com o nosso, a Shark já vendeu mais de 16 mil unidades esse ano. Mas lá ela custa 58k e uma ranger top é 81k. Ou seja, seria o mesmo que a Shark custar aqui 265k. Fisgaram eles pelo preço. E os relatos, no geral, são de que ela é uma picape muito boa só o pós venda deixa a desejar.
Eu assisti a dezenas de reviews de caminhonetes da Austrália quando estava buscando informações da Poer, e entre eles muitos comparativos entre a Shark e a Poer hibrida. A conclusão geral é que ela é muito mais adequada para uso urbano, com suspensão confortável, economica, porém a tração dela é muito ruim para o "off-road", se perde em terrenos escorregadios. E muitos comentários mesmo sobre a assistência deficiente da BYD, o problema não é somente aqui.
Se ela tivesse preço adequado venderia bem no Brasil para quem busca uma caminhonete para cidade.
Pelo menos no Brasil, ainda mais com o pessoal tão conservador que se assusta até com uma suspensão mais moderna, eu acho que por muito tempo a preferência será pela combustão e à diesel, mesmo com todos os problemas do S10.
Essa Ranger vai vender, não duvido disso, mas não vejo como preferência nem hoje nem tão breve.
Eu assisti a dezenas de reviews de caminhonetes da Austrália quando estava buscando informações da Poer, e entre eles muitos comparativos entre a Shark e a Poer hibrida. A conclusão geral é que ela é muito mais adequada para uso urbano, com suspensão confortável, economica, porém a tração dela é muito ruim para o "off-road", se perde em terrenos escorregadios. E muitos comentários mesmo sobre a assistência deficiente da BYD, o problema não é somente aqui.
Se ela tivesse preço adequado venderia bem no Brasil para quem busca uma caminhonete para cidade.
Na Shark quem traciona as rodas são os motores elétricos, então, na prática, tudo depende do software. A BYD já aperfeiçoou essa programação desde o lançamento melhorando a tração em terrenos escorregadios, mas já é consenso que não é adequada para off-road mais pesado. Agora para quem precisa da caçamba e faz trilhas leves atende bem. Já nessa Ranger PHEV é outra abordagem, nela toda a tração é mecânica com o motor elétrico acoplado na caixa de transferência. Então o sistema é o mesmo de uma camionete convencional. Por isso a Ford alega que não abriu mão de nada ao criar essa variante.
Samuel Dias
30/12/2025, 08:14
A todos os amigos deste grupo, responsáveis pela sua grande transformação e crescimento, desejo a todos um Feliz 2026, e estejam certos que estaremos aqui mais presentes do que nunca, contribuindo para o fortalecimento deste espaço.
https://www.frasesdobem.com.br/wp-content/uploads/2022/08/essa-e-a-hora-de-abandonar-1.png
Desejo um Feliz 2026 a todos os amigos deste fórum, e que o próximo ano seja cheio de realizações e repleto de paz, saúde e alegria.
Que no próximo ano a alegria e a paz sejam constantes em nossas vidas, e que este grupo continue crescendo e vivendo esta nova fase de amadurecimento e de informação.
:brinde:
E vamos animar os tópicos...
Quais as novidades da Ranger para esse ano? Saiu mesmo a correia banhada em óleo por aqui e entrou a corrente como fizeram lá fora? Vai ter mesmo uma reestilização dela este ano? Viram que mudaram o acabamento dos faróis da maverick? Uma crítica que o Edu fez há bastante tempo na maverick e na Ranger, e agora mudaram na Maverick, provavelmente vão mexer na Ranger também.
Fenix4x4
12/01/2026, 10:41
E vamos animar os tópicos...
Quais as novidades da Ranger para esse ano? Saiu mesmo a correia banhada em óleo por aqui e entrou a corrente como fizeram lá fora? Vai ter mesmo uma reestilização dela este ano? Viram que mudaram o acabamento dos faróis da maverick? Uma crítica que o Edu fez há bastante tempo na maverick e na Ranger, e agora mudaram na Maverick, provavelmente vão mexer na Ranger também.
Acho que a "novidade" mais próxima é a chegada da versão CS, inclusive sem os ganchos horríveis do lado de fora da caçamba. Ponto pra Ford, S10 E Hilux o que deixa elas feias são esses ganchos. Já estão rodando sem nenhuma camuflagem.
E a Ford fechou o ano confirmando a nossa preocupação antiga aqui, líder em recalls com um número recorde e impressionante de problemas. Foram 153 recalls, bem além dos 130 que achávamos que seria, mais do que dobrou em relação ao ano passado, e pior... esse número supera a soma das 9 outras marcas que seguem na lista. São mais de 35.000 veículos atingido por problemas por DIA!
Ford supera todas as montadoras com marcas impressionantes em recalls em 2025 (https://www.mnzmotors.com.br/ford-supera-todas-as-montadoras-com-marcas-impressionantes-em-recalls-em-2025/)
A Ranger fechou o ano com um recall grave em dezembro, e o ano já inicia com novo recall da marca aqui e vários lá fora. Pelo jeito as coisas não estão andando bem ainda.
Brand / Group
2025
2024
Ford Group
153
66
FCA / Stellantis
53
71
General Motors
27
32
VW Group
25
17
Honda / Acura
21
18
Hyundai / Genesis
21
23
BMW (https://www.carscoops.com/tag/BMW/) Group
21
36
Mercedes-Benz
21
28
Toyota / Lexus
15
16
Kia
13
19
Nicolas_cwb
14/01/2026, 12:11
Acho que a "novidade" mais próxima é a chegada da versão CS, inclusive sem os ganchos horríveis do lado de fora da caçamba. Ponto pra Ford, S10 E Hilux o que deixa elas feias são esses ganchos. Já estão rodando sem nenhuma camuflagem.
Esses ganchos não são muito uteis para quem usa a caminhonete para trabalho? Ou será que ela oferece outros pontos com mesma funcionalidade internamente na caçamba? Pergunto porque imagino que a porcentagem de caminhonetes cabine simples compradas para trabalho deve ser muito grande, neste caso a usabilidade tem mais apelo que a aparencia.
Fenix4x4
14/01/2026, 17:15
Esses ganchos não são muito uteis para quem usa a caminhonete para trabalho? Ou será que ela oferece outros pontos com mesma funcionalidade internamente na caçamba? Pergunto porque imagino que a porcentagem de caminhonetes cabine simples compradas para trabalho deve ser muito grande, neste caso a usabilidade tem mais apelo que a aparencia.
Isso eu concordo com você, deve ser bem mais útil na parte externa, porém eu vejo a maioria condenando eles, eu prefiro por dentro assim como nas CD, mas vai de cada um kkkkk
Tem bastante novidades sobre a Ranger para incluir aqui, e com mais tempo vou contribuir para este tópico também, Paciência :mrgreen:
Não vi nada ainda sobre a correção do motor com correia para corrente aqui no Brasil. Alguém soube de algo nesse sentido?
O que vai ter são algumas versões novas que depois compartilho aqui.
E mal começou o ano e já temos 7 chamadas de recall só aqui no Brasil, no primeiro mês, depois do recorde da Ford de 153 recalls no ano passado. Isso está um verdadeiro caos. Imagino o sofrimento dos donos que não saem das concessionárias, e o pior é que não são defeitos pequenos.
Nenhuma novidade também da mudança da correia banhada à óleo para corrente na Ranger. A dúvida é, vai ter recall disso? Ou quem comprou com correia de borracha vai ficar por isso mesmo?
Ford Ranger tera versoes Cabine Simples e Chassi no Brasil em 2026 (https://garagem360.com.br/ford-ranger-tera-versoes-cabine-simples-e-chassi-no-brasil-em-2026/)
E deveremos ter cabine simples por aqui, o que é uma boa novidade visto que não existem muitas opções desta versão.
https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2026/01/Ford-Ranger-Cabine-Simples-2026.jpg
Caramba!!! Isso foi antecipado aqui também, não foi?
Pra mim cai naquilo que o Edumar comentou, que tem que provar que as modificações provocaram o problema, apesar da gente já saber a resposta aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=6RXSelJ1__w
Ford Ranger tera versoes Cabine Simples e Chassi no Brasil em 2026 (https://garagem360.com.br/ford-ranger-tera-versoes-cabine-simples-e-chassi-no-brasil-em-2026/)
E deveremos ter cabine simples por aqui, o que é uma boa novidade visto que não existem muitas opções desta versão.
https://garagem360.com.br/wp-content/uploads/2026/01/Ford-Ranger-Cabine-Simples-2026.jpg
Essa caminhonete é mais bonita de lado do que de frente. Mesmo essa cabine simples ficou com um design lateral bacana, o que não é comum em outros modelos.
Mauro-sp
02/02/2026, 07:52
A quantidade de reclamações de carros da Ford só aumenta, e atinge a Maverick e o Bronco também. Muitos recalls que saíram lá fora não aparecem aqui, mesmo sendo o mesmo carro e apresentando os mesmos defeitos aqui. Muitos problemas foram até previstos, senão pela imprensa "especializada" mas por colegas aqui que foram mais imparciais e honestos nos comentários.
Eu fico imaginando o que vai acontecer quando estes carros estiverem mais velhos e com mais desgastes, se novos já estão nestas condições preocupantes.
A mudança de correia de borracha em óleo para corrente no motor 2.0 atende a reclamações lá no exterior de quebras constantes desse motor por conta desse sistema que nunca deveria ter existido, que muita gente já reconhece que foi um erro. E agora descobrir que a versão V6 também conta com uma correia de borracha para uma operação crítica, pra mim é caso de recall mesmo, não tem outro caminho.
Pelo que eu entendi, o motor continua o mesmo, só mudaram o sistema de correia, e isso talvez pudesse ser feito nos motores já produzidos. A questão pra mim nem é técnica, a Ford tem uma engenharia que certamente poderia apresentar essa solução, mas a questão certamente envolve custos. A opção por usar correia de borracha foi claramente tomada por custos, e o fabricante não vai querer agora gastar duas vezes, para fazer errado e depois para corrigir. Pra mim vai ficar tudo do jeito que está, e quem comprou a versão com correia vai viver com o fantasma de uma pane, como acontece com os donos de modelos com o tal do câmbio powershift, que até hoje sofrem com um problema reconhecido pelo fabricante mas que nunca teve uma solução decente.
E em se tratando de Brasil, ainda corremos o risco de nem vermos uma correção nos futuros motores aqui como se está fazendo lá fora.
Mauro-sp
02/02/2026, 07:59
Eu acho que os fabricantes deveriam todos ter uma opção de cabine simples, e vou mais longe, também opções flex. Não sei como ficaria a questão das emissões, mas temos motores flex aqui que parecem estar atendendo as normas atuais.
Com a atual qualidade (ou falta dela) do nosso diesel S10, eu não sei se eu não optaria por uma flex no futuro. Elétrica eu ainda não compraria com certeza, acho que carro elétrico ainda continua num processo rápido de evolução, mostrando que essa tecnologia ainda não encontrou o seu caminho ideal.
Outros fabricantes deveriam ter opções de cabine simples, e eu iria mais longe, opções com motores flex, com suspensão multilink ou feixe de molas quem não tem, opções sem 4x4, etc... Parece que hoje a Ford é quem mais dispõe de opções, apesar de muitas não serem muito realistas pela forma como ela fez.
Samuel Dias
04/02/2026, 13:03
A opção por usar correia de borracha foi claramente tomada por custos, e o fabricante não vai querer agora gastar duas vezes, para fazer errado e depois para corrigir. Pra mim vai ficar tudo do jeito que está, e quem comprou a versão com correia vai viver com o fantasma de uma pane
Não tenha dúvida disso. Voce acha que vão fazer recall disso? Aqui no Brasil? Esquece. E ninguém vai reclamar, o que é pior.
Samuel Dias
04/02/2026, 13:04
Caramba!!! Isso foi antecipado aqui também, não foi?
Foi sim. Alias o pessoal fera desse fórum antecipou muitas coisas além destas. Pelo que eu vi o Edumar ainda tem mais novidades para comentar.
Sorte de quem tem Ranger mais antiga, porque essa está sendo uma grande decepção. Mudar correia de borracha melecada em óleo por corrente? Aqui no Brasil? Porque? Vende bem, ninguém está nem aí com isso.
Espero que tenham algum respeito pelo consumidor brasileiro e apliquem essa mudança aqui. Agora, recall para corrigir os motores de quem já comprou essa atual??? Ahhhh.... pode esquecer. Aí já é pedir demais. Nunca farão isso, basta ver o histórico dos problemas da marca, a começar pelo câmbio poweshift.
Uma pena, uma marca como a Ford, e com um produto tão tradicional como a Ranger, poderia ter um cuidado maior o produto.
Todas marcas poderiam também oferecer a opção de cabine simples, tem mercado pra isso.
A Ford acerta em colocar essa opção para o mercado.
Não tenha dúvida disso. Voce acha que vão fazer recall disso? Aqui no Brasil? Esquece. E ninguém vai reclamar, o que é pior.
Concordo 100%
Eu acho que os fabricantes deveriam todos ter uma opção de cabine simples, e vou mais longe, também opções flex.
Bem lembrado... motorização Flex também seria bem-vinda.
Foi sim. Alias o pessoal fera desse fórum antecipou muitas coisas além destas. Pelo que eu vi o Edumar ainda tem mais novidades para comentar.
E cadê as novidades? :mrgreen:
Mudar correia de borracha melecada em óleo por corrente? Aqui no Brasil? Porque? Vende bem, ninguém está nem aí com isso.
Espero que tenham algum respeito pelo consumidor brasileiro e apliquem essa mudança aqui. Agora, recall para corrigir os motores de quem já comprou essa atual??? Ahhhh.... pode esquecer. Aí já é pedir demais. Nunca farão isso
Pode até fazer a mudança aqui também, depois de desovar todo o estoque do motor atual aqui na nossa terrinha.
Os chineses estão chegando com força, isso vai fazer as montadoras tradicionais se mexerem.
Bem lembrado... motorização Flex também seria bem-vinda.
Com esse diesel ruim que temos hoje, eu até toparia migrar para uma Flex.
Ciro Alencar
13/02/2026, 08:13
A Ford basicamente sobrevive do nome de suas picapes, mas a qualidade vem caindo muito. Estive nos Estados Unidos recentemente, e lá tem filas de veículos da Ford aguardando reparos nas concessionárias, com a marca sendo lá bastante difamada. Parece que aqui não tem sido muito diferente, com problemas constantes e alguns até muito graves.
É o reflexo dos novos tempos. Vamos torcer para que a marca promova uma virada nessa situação e volte a ter o respeito de outrora.
Eu torço pelas marcas tradicionais para "derrotar" os chineses. Infelizmente a política comercial adotada por eles está destruindo o mundo.
RicardoFLN
13/02/2026, 09:00
A Ford basicamente sobrevive do nome de suas picapes, mas a qualidade vem caindo muito. Estive nos Estados Unidos recentemente, e lá tem filas de veículos da Ford aguardando reparos nas concessionárias, com a marca sendo lá bastante difamada. Parece que aqui não tem sido muito diferente, com problemas constantes e alguns até muito graves.
É o reflexo dos novos tempos. Vamos torcer para que a marca promova uma virada nessa situação e volte a ter o respeito de outrora.
Eu torço pelas marcas tradicionais para "derrotar" os chineses. Infelizmente a política comercial adotada por eles está destruindo o mundo.
Política de estado, que sim se reflete na política comercial.
Sds.
Ciro Alencar
13/02/2026, 09:55
Política de estado, que sim se reflete na política comercial.
Sds.
Meu caro Ricardo, quando eu digo política comercial, me refiro sim a política de estado no âmbito do comércio exterior, e não aos fabricantes em si, já que muitos são estatais ou controlados pelo Estado. Veja a emblemática BYD, o governo financia ela, e outras também.
Você está correto, trata-se de uma política comercial alimentada (e criada) pelo Estado, pelo governo, não só no segmento automobilístico mas em muitas outras atividades industriais. A China fez essa opção, e o mundo ingênuo comprou a ideia, e eu não falo apenas dos consumidores que deram um tiro no próprio pé comprando produtos chineses, mas também das indústrias que foram para a China para se aproveitarem de baixos custos, inclusive da mão de obra quase escrava na época.
Elas deixaram a tecnologia lá, que foi aprimorada, barateada, e agora experimentam das consequências de suas "espertezas".
Eu estive algumas vezes na China, avaliei muito o mercado, tive inúmeras oportunidades de negócios, mas resisti a todas. Não perdi o meu tempo, muito pelo contrário, conheci melhor a estratégia deles e o rumo que o mercado tomaria, e tive a oportunidade de me blindar contra essa investida. Já tive concorrente chinês que tentou entrar aqui para brigar no meu segmento, mas encontrou forte resistência e morreu na praia.
Se sobrou iniciativas de política comercial lá na China, faltou para o resto do mundo, porque isso tudo poderia ter sido evitado.
Alguma novidade por aqui da troca da correia banhada em óleo do motor 2.0 por corrente? Modificação já feita na Austrália, e que deveria atingir todas as Ranger 2.0. O que se espera é um recall para quem comprou com a famigerada e problemática correia de borracha.
A Stellantis também anunciou o fim da correia banhada em óleo pela volta da corrente depois dos problemas crônicos nos motores 1.2 PureTech, e agora passará a usar somente os motores Firefly.
É curioso como alguns fabricantes ainda insistiram nessa solução mesmo já sabendo que não era confiável, que não estava funcionando. Se não houver recall, mais uma vez o consumidor vai arcar com um erro do fabricante e ficar com a bomba nas mãos.
Samuel Dias
19/02/2026, 08:31
Vai ter recall sim, fica esperando, igual quem comprou carros com o cambio powershift.
Mas onde a Ford estava com a cabeça quando quis insistir nesse sistema com correia de borracha em óleo, ainda mais num utilitário pesado se nem em carros de passeio esse troço funciona direito.
Tudo para reduzir custos, para gastar menos, mas o preço final continua alto.
Eu não tenho certeza se essa correção chega aqui. Sei que na Austrália isso deu a maior confusão, teve até briga de consumidores, mas aqui...
Samuel Dias
19/02/2026, 08:40
Se lembram quando o Edumar antecipou esse problema?
https://www.facebook.com/watch/?v=1500858584323291
Carro de luxo avaliado em cerca de R$ 350 mil, a Ford Ranger V6 ano/modelo 2025 tornou-se um pesadelo na vida do engenheiro Washington Dantas, de 61 anos, desde 3 de dezembro do ano passado, quando ele voltava de Goiânia para Brasília pela BR-060 e o (https://www.facebook.com/watch/?v=1500858584323291)
E vejam que tem mais coisas estranhas aí, porque os airbags também não funcionaram.
Parece que tem um recall disso, é bom ficarem atentos.
Se lembram quando o Edumar antecipou esse problema?
Os dois aliás. Ele comentou sobre casos dos airbags não estarem atuando.
Já se comentava sobre essa possibilidade de problemas dela e só se provou verdadeira.
Neste momento eu acho que o mais importante é dar uma solução para o problema das correias banhadas em óleo, a própria Ford já reconheceu lá fora que foi uma péssima ideia, já mudou para corrente, mas aqui continua vendendo assim.
O engraçado é que os próprios fabricantes financiaram uma campanha para tentar convencer que o sistema é bom, que o problema é a manutenção incorreta, agora reconhecem que para uso severo ele não funciona. Agora convenhamos, não esperar que uma picape tenha uso severo é o mesmo que achar que todo mundo que compra não vai nunca usar a caçamba.
Você tem todo o tipo de perfil, do sujeito que vai usar para ir no shopping com a família, e o cara que vai carregar 1 tonelada na caçamba porque ela foi feita para isso. Que vai fazer inúmeras paradas o dia todo fazendo entregas, que vai ter um uso não tão tranquilo dela. É diferente de um Ônix, que nunca vai carregar 1 tonelada no porta-malas, nem foi feito para isso. E mesmo o Ônix não se deu bem com isso, porque apesar de não carregar peso e precisar de muito torque, muitas vezes o uso é severo só por conta de outras exigências como o caso de quem trabalha com Uber.
https://youtu.be/MjNDbG4OUPw
Com correia em óleo para trabalho? Isso não vai dar certo.
Concordo. Para trabalho ainda, péssima opção de motor.
E se seguirem a decisão lá fora de trocar a correia por corrente, os modelos que usam correia hoje vão cair na desconfiança.
Cabine simples é interessante, como também gosto da estendida, mas eu queria mesmo era ver a volta das Flex.
RicardoFLN
17/03/2026, 14:22
Concordo. Para trabalho ainda, péssima opção de motor.
E se seguirem a decisão lá fora de trocar a correia por corrente, os modelos que usam correia hoje vão cair na desconfiança.
Cabine simples é interessante, como também gosto da estendida, mas eu queria mesmo era ver a volta das Flex.
Cair em desconfiança? O negócio já é comprovadamente uma bomba. Só compra um treco desses um desinformado ou alguém que vai dar duas voltas na quadra e passar pra frente.
Sds.
Samuel Dias
18/03/2026, 07:56
As Rangers antigas eram boas, acho que começaram os problemas a partir de 2012 com a sua terceira geração.
Quando ela chegou a atual geração, a impressão que eu tive foi de que houve uma intenção grande de reduzir custos e isso implicou na qualidade. Vimos a chegada de telas grandes mas de qualidade duvidosa, apenas para chamar a atenção porque nenhum benefício importante trouxe, o reaproveitamento às pressas de um motor velho no caso da V6, um 2.0 meio manco e com correia dentada em óleo, outra redução brava de custos, e por aí foi, com estribos de plásticos, sistemas eletrônicos de baixa confiabilidade, ADAS que não funciona direito, e economia de acabamento até para esconder fios expostos ou cinto de segurança sem ajuste de altura.
O elevado número de recalls da marca, um recorde mundial e escandaloso, reforça a ideia de que a marca buscou mesmo reduzir a qualidade em prol de diminuir o custo de seus produtos.
Isso pode ter sido pressão dos modelos baratos chineses, mas se não houver um cuidado maior com isso, o fim da marca será certo, porque as opções chinesas são mais baratas, e mesmo tendo uma qualidade duvidosa, apresentam menos problemas.
A mudança lá fora do sistema de correia banhada em óleo para corrente certamente foi uma correção de erro claro, evidente, e feita por pressão dos consumidores por conta dos problemas que vieram com o sistema.
Vamos esperar que aqui também tenhamos um realinhamento desse sistema. Nas unidades vendidas para trabalho a situação piora em que ponto exatamente? Já vi caminhonete usada em trabalho melhor conservada do que usada por particular.
Samuel Dias
18/03/2026, 08:01
https://youtu.be/MjNDbG4OUPw
Com correia em óleo para trabalho? Isso não vai dar certo.
Essa versão tem apelo no mercado. Eu só acho que a diferença de preço não justifica muito pegar uma "chassi", afinal só sai a caçamba original, e isso pode limitar muito a sua revenda depois. Eu ia preferir uma simples e trocar a caçamba por um baú ou sei lá o que, guardando a caçamba original, mas alguém pode ter opiniões diferentes de acordo com suas necessidades, interesses ou limitações de recursos econômicos.
As Rangers antigas eram boas, acho que começaram os problemas a partir de 2012 com a sua terceira geração.
A S10 lançada em 2012 era um desastre também. Mas a GM foi aprimorando o modelo de forma bastante consistente, eu não senti o mesmo na Ranger.
Nesse ano alguns fabricantes saíram das picapes acanhadas para acompanhar o crescimento de tamanho que começou com a Frontier, L200 e Hilux. Foi a transição das americanas. Ranger e S10 começaram mal.
Eu acho que tirando ainda alguns problemas, a versão anterior da Ranger estava começando a se acertar.
Quando ela chegou a atual geração, a impressão que eu tive foi de que houve uma intenção grande de reduzir custos e isso implicou na qualidade.
Tenho um amigo que diz isso, que a Ranger antigamente era uma picape muito mais confiável do que a atual. O que mata é esse excesso de eletrônica também, é evolução, com certeza, mas os fabricantes não selecionam os fornecedores, pegam itens baratos chineses e enfeitam o carro com eles.
Mauro-sp
25/03/2026, 07:55
A Ford caiu de qualidade no mundo todo.
E tome mais recalls.... não entendo isso. Quem mais vende é quem mais tem relaxado.
E aqui já trocaram a correia por corrente?
Samuel Dias
15/04/2026, 07:42
12 recalls de vários modelos só no Brasil nestes primeiros meses do ano, e continuam fazendo por merecer. Essa correia melecada em óleo precisa ser trocada por corrente urgente, como já fizeram lá fora. Aqui fica sempre pra depois porque aceitamos tudo calados.
Eu aposto hoje mais em flex do que em diesel ou elétrico. Um híbrido flex seria ainda mais interessante
https://www.youtube.com/watch?v=sCNOGmWrMgs
Ford Ranger testa motor 2.3 turbo flex para estrear em 2027 na versao Tremor | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/segredo/ford-ranger-motor-turbo-flex/)
O que precisa urgente é rever estes motores atuais e os problemas que estão surgindo.
Ford terá condições especiais para picapes na Agrishow 2026 (https://www.vrum.com.br/noticias/2026/04/7407114-ford-tera-condicoes-especiais-para-picapes-na-agrishow-2026.html)
Oportunidade para quem pretende comprar o modelo.
Eu lembro de uma época onde um recall que atingiu raras unidades de um modelo foi recebido aqui com grande preocupação por alguns colegas. O tempo passou, e o que vemos é o crescimento exponencial de problemas crônicos aparecendo praticamente todas as semanas, e parece que agora virou algo normal, aceitável, que não causa qualquer preocupação.
Utilitários, principalmente, deveriam ter mais resistência e confiabilidade, e parece que a concorrência dos chineses tem mudado essa percepção no momento que os fabricantes perdem a preocupação com a qualidade para privilegiar os preços, ou o lucro alto.
Foram 13 recalls da Ford no Brasil somente este ano, e 26 lá fora, seguindo para um novo recorde mundial.
A quantidade que estou vendo de reclamações da Ranger é impressionante, mas mesmo com alta reincidência esses problemas não estão se tornando recalls.
Na segunda feira, conversando com um colega aqui da concessionária Ford, ele me comentou que estava com muitas Rangers na oficina, e com problemas costumeiros de motor, suspensão, vidros que continuam trincando mesmo depois de recalls, falhas elétricas constantes, em sistemas de iluminação e principalmente no multimídia que constantemente deixa de funcionar. Ele comentou também dos sistemas de assistência de segurança que falham absurdamente, e que muitos proprietários tem desligado a frenagem de emergência e outros recursos. Complicado pagar mais caro por recursos que não funcionam e depois ter que desligá-los.
Me comentou que peças também custam a chegar, em alguns casos aguardam peças há quase 6 meses, como retrovisores, lanternas, faróis e outras que são menos trocadas.
A indústria tradicional reclama da concorrência chinesa, mas também parece não se esforçar muito para manter uma boa reputação.
Ford Ranger V6 tem falha em bomba de combustível e marca culpa o biodiesel (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/ford-ranger-2024-2026-bomba-combustivel-defeito/)
Defeito na bomba Bosch CP4.2 contamina diesel com limalha metálica; Ford emitiu comunicado de possível falha em 35.989 carros no Brasil
Historinha conhecida...
Mauro-sp
11/05/2026, 09:29
Acho que a Ford quer fechar, não é possível. Só vejo reclamações e com todos os modelos.
A Ranger merecia uma geração nova urgente, essa geração pra mim já nasceu desatualizada, e tecnologia para fazer melhor ela tem, e se ela evitar as peças baratas chinesas ela pode ter produtos bem competitivos. A Ranger é um produto que vende bem, o problema é que parece que quanto mais vende menos evoluem ou se preocupam em melhorar os problemas.
Pelo que sabemos já tem uma geração nova a caminho, inclusive com mudança de motorização.
Samuel Dias
15/05/2026, 14:33
https://youtu.be/6RXSelJ1__w
Samuel Dias
15/05/2026, 14:35
Pontos positivos e negativos.
O engraçado é ver o menino maluquinho agora criticando a Ranger, a Hilux, a Triton e outras. Tá lá nos comentários... bombas.... :mrgreen:
https://youtu.be/Zo3K5QBhPrM
O engraçado é ver o menino maluquinho agora criticando a Ranger, a Hilux, a Triton e outras. Tá lá nos comentários... bombas.... :mrgreen:
Na verdade é bombasssssss... :lol:
Faltaram alguns "s" aí.... o cara não se conforma mesmo :lol:. É muita humilhação. Se tivesse tido mais equilíbrio estava aqui até hoje.
A Ranger nunca foi uma picape ruim, o problema é que a Ford demora muito em fazer correções, quando faz. E ela tem usado muitas partes chinesas baratas, mas acredito que isso vá mudar com as políticas econômicas que estão sendo adotadas nos EUA visando fortalecer a indústria nacional, algo que deviam fazer por aqui também. Mas está todo mundo se virando pra não padecer com os chineses, inclusive com alianças até pouco tempo prováveis.
Ford fabricará 7 carros com ajuda da Renault; entenda (https://www.mobiauto.com.br/revista/ford-fabricara-7-carros-com-ajuda-da-renault-entenda/10918)
Ford e Renault fecham parceria histórica para recuperar espaço no mercado (https://canaltech.com.br/carros/ford-e-renault-fecham-parceria-historica-para-recuperar-espaco-no-mercado/)
Lembrando que Renault tem parceria no grupo da Nissan e da Mitsubishi, o que significa que vem muito mais novidades por aí.
Volkswagen se une à Fiat para frear avanço da BYD no Brasil (https://garagem360.com.br/volkswagen-se-une-a-fiat-para-frear-avanco-da-byd-no-brasil/)
A Ford na verdade já teve uma união com a Renault no passado, que trouxe o Corcel para o mercado. Será que veremos alguma influência da Renault no projeto da Ranger?
Ciro Alencar
12/06/2026, 12:34
Mesmo nos EUA a satisfação geral pelos carros Ford é muito baixa, com muitas reclamações e uma chuva de recalls. Mas lá tem uma diferença, o povo compra porque é o emprego deles que está em jogo, é uma indústria nacional. Se uma Ford fecha lá, um caos econômico é instalado. Mas aqui.... nem temos fábrica da Ford. Com todo o respeito que a Ranger merece pelos longos anos que esteve presente no mercado brasileiro, honestamente, eu acho que o tempo dela já passou. Mas....
Novamente, tudo isso é reflexo da pressão chinesa, e vai ficar ainda pior se não fizerem nada em relação a isso.
Pelo jeito a corrente de aço não chegou aqui ainda para substituir a correia banhada em óleo, e olha lá se vai chegar... sendo Brasil, não duvido nada. O importante é só vender bem.
Curioso é o fato que os colegas que eu conheci que compraram Ranger venderam elas bem desanimados, mas as vendas continuam em alta. Conheço dois que mudaram para a Triton, e disseram que é outro mundo, que sentem mais confiança. Não entendo o que a Ford está fazendo, com tanta tradição que tem nesse mercado de caminhonetes. Mas, olhem a contradição, a Triton vende bem menos. Cada vez entendo menos esse consumidor de carros no Brasil, não entendo qual o critério que adotam para comprar carros, e quando vejo as listas dos mais vendidos, dá até vergonha de ser brasileiro :lol:
E eu não vejo vontade de melhorar, como esse caso das correias melecadas em óleo, lá fora já trocaram isso aí, e aqui nem uma promessa de corrigir esse erro, parece que no Brasil vale tudo, que quanto pior, mais vende, então deixa como está.
Meu comentário não é "bronquinha" com o modelo, ok? Muitas marcas estão assim, oferecendo pouco e cobrando muito por isso.
Não sou hater de Ford, já tive carros da Ford e até Ranger como todos sabem, mas parece que antigamente ela era um pouco mais cuidadosa.
Poderia começar a mexer na suspensão. Andei numa e como ela pula, é impressionante.
E a Ford também precisa revisar a qualidade do material que usa, a Ranger tem apresentado muitos problemas que vão de coisas simples até defeitos no motor e em componentes de segurança.
Trocaram a correia por corrente na nossa aqui, ou Brasil não merece porque compra assim mesmo? Lá fora deu até briga, tiveram que mudar rápido depois dos motores começarem a estourar. E tem mais dois recalls que devem chegar logo aqui também, ou pelo menos deveria, porque parece que quando é para o nosso mercado ninguém se importa muito.