Ver Versão Completa : GERAL NA SUPENSAO=AMORTECEDORES + FEIXES
luizhenriquecamarabh
13/06/2006, 11:41
Salve mocada!
Entao, to postando esse topico pq era exatamente uma das coisas q eu gostaria d ter lido para me ajudar a fazer minha suspensao. Com isso, espero q ajude aos novatos como eu, q apesar da falta d experiencia, nao falta disposicao nem vontade pra aprender.
Minha meta era o seguinte: deixar o jeep mais macio e confortavel ao andar on road. Pesquisei pra caramba aq no site, aprendi muito com o relato dos companheiros e cheguei a conclusao de:
- Comprar 4 amortecedores traseiros de ranger 96;
- tirar algumas laminas do feixe;
- fazer o processo das tiras de raio X entre as laminas.
Obs.: Comprei um par de cavaletinhos a 30 conto cada (imprescindivel!!!)
Para os interessados, comprei o amortecedor Cofap turbogas a 187,00 o par (melhor preco q achei aq em BH/ MG).
Por causa da falta de tempo, ate agora so consegui fazer a frente. A traseira vai ficar pra proxima oportunidade.
Processo e minhas impressoes:
Levantei o jeep com o macaco dele mesmo (o melhor seria com um macaco daqueles tipo jacare)
apoiei o carro com os cavalets, um no chassi e outro apoiando o eixo pq se vc suspender sem apoiar o eixo, aos poucos a suspensao cede e a roda vai la pra baixo (ai fica uma merda pra mexer..)
retirei a roda e, primeiramente, comecei a soltar as porcas q travam aquela peca quadrada (nao sei o nome) de uns 15 por 15cm q amarra o feixe com o eixo e o amortecedor.
retirei o amortecedor (facil, so duas porcas, uma em cada ponta, apesar de que meu amortecedor, em baixo tava preso com uma gambiarra, somente um prego atravessado para trava-lo)
em seguida retirei a peca quadrada de 15/15 (ela tem quatro porcas e trava o eixo atraves de dois ganchos parecidos com um U de cabeca pra baixo) ai, o feixe fica solto no meio, mas continua seguro pelo parafuso do jumelo (para os leigos, a peca q articula as molas) e aquele suporte parecido com o jumelo so q fixo. Dai e so soltar estes dois parafusos e o feixe estara no chao.
Com o feixe solto, coloquei em uma bancada e soltei os parafusos que travam as laminas juntas.
Minha opcao foi limpar a graxa antiga com bastante jornal velho e depois dei uma lixada com uma lixa bem grossa e tbm usei uma lima.
Todas as laminas limpinhas, optei por retirar das 10 que haviam, 3, sendo que foram as menores e as que nao eram aquelas q tinham o parafuso q trava o feixe).
Bom, o feixe na frente ficaria com 7 laminas (opcao minha, vamo ver no q vai dar. tomara q tenha ficado muito enfraquecido e venha a quebrar..)
Em seguida, com muita chapa de raio X veia, cortei as tiras na largura da lamina e comecei o processo:
Lamina menor limpa -> bastante graxa -> tira de raio X
em cima da tira -> bastante graxa -> proxima lamina -> bastante graxa
proxima tira -> graxa, e assim por diante ate a ultima lamina.
Com o sanduiche pronto, travei todas as laminas juntas formando o feixe e voltei com ele pro lugar -> aparafusei no jumelo e no suporte parecido com uma mao francesa q fica na ponta do chassi, perto do parachoque)
Ai vem a parte da instalacao do amortecedor. SUPER facil, nao fosse a porra da bucha de baixo vir com um anelsinho de metal que estreita o orificio e impede o encaixe. tentei de tudo: no final das contas tive q meter a furadeira e ferrar (um pouco a bucha) pra conseguir retirar o anel de metal (tubinho). Optei por descartar a bucha antiga por ela aparentar ser meio froxa..
Com bastante forca e um poco de cuspe constituido de Boemia com churrasquim d gato o amortecedor encaixou ( o de cima eh plug and play mas o de baixo me fez bastante raiva :parede: )
Depois do amortecedor fixado parti para recolocar a peca quadradinha das 4 porcas.
Impressao importante: por ter tirado 3 laminas o feixe ficou um pouco mais fino, com isso tive q colocar espassadores no parafuso em forma d U
pq senao o tamnho da rosca do parafuso nao seria suficiente para apertar tudo d novo (coloquei uma porca bem grossa em cada rosca para dar o tamnho d aperto)
Ai q vem a questao LEIGO E NOVATO: o conjunto nao ficou taaao apertado quanto antes, ficou uma folga leve: to achando q quanto a este aperto final vou recorrer ao meu mecanico para poder ficar um trabalho 100%...)
Roda d volta pro lugar e VUALÁ!!! esta pronto!
Mas:
* NUNCAAAAA colocando o corpo pra baixo da viatura pq vai q da um terremoto e nao quero perder nenhuma parte do meu corpo.
SEGURANCA EM PRIMEIRO LUGAR! :concordo:
* Impossivel tal operacao SO usando o macado q vem no carro. PRECISA dos cavaletes.
* Da pra fazer o servico sozinho so q tem q ter RAÇA e um desingripante para as porcas mais garradas.
* Precisa ter um kitizinho razoavel de ferramentas senao pode ser q a coisa nao role.
* Trabalho de uma tarde inteira para cada feixe e amortecedor
(no meu caso q sou leigo e fiz sozinho)
* Tentei postar as fotos juntamente ao topico para ilustrar o conteudo, so q nao deu certo... :(
* Se prepare pra se lambrecar d graxa, mas nao eh nada q uns 6 meses nao possa levar praquela graxa dentro da unha poder sair eheheheh
(q frescura hein?!)
No momento nao lembro de mais nada, mas se for o caso depois coloco mais alguma coisa
Espero ter ajudado alguem nesta missao!
[]s confortaveis e macios
Treme Terra
13/06/2006, 19:42
Eu não utilizaria graxa. Graxa com terra vira um exelente abrasivo...
Valeu pela iniciativa, sei que alguns podem não concordar com algumas coisas, mas ja serve de "guia"
Estou pensando em fazer o mesmo... Sobre a retirada dos feixes: não seria preciso colocar algum calço compensando a altura para não dar fim de curso no amortecedor no movimento de compressão?
Marcos
luizhenriquecamarabh
14/06/2006, 18:11
Valeu pela iniciativa, sei que alguns podem não concordar com algumas coisas, mas ja serve de "guia"
intao ortiz, longe d mim achar q estou perto d alguma verdade absoluta, a ideia eh essa mesmo, relatei aq e tenho certeza q alguns nao vao concordar e, ai q ta o pulo do gato, irao sugerir algo melhor a se fazer e com isso aprenderei tecnicas melhores!
to a procura disso mesmo, luiz isso ai foi mal feito, tenta fazer assim ó..
Estou pensando em fazer o mesmo... Sobre a retirada dos feixes: não seria preciso colocar algum calço compensando a altura para não dar fim de curso no amortecedor no movimento de compressão?
Marcos
Fala Marcos!
ainda to em fase d testes com o servico q eu fiz. Ate me passou pela cabeca tentar compensar o espacinho q ficou com algum calco ou o q eles chamam aq d cunha... vamo ve.. talvez eu coloque mesmo. vc tem razao!
Eu não utilizaria graxa. Graxa com terra vira um exelente abrasivo...
_________________
Quanto ao abrasivo Jr, eu tbm tinha lido aq sobre isso e realmente fiquei preocupado. quando desmontei o feixe percebi q entre algumas laminas tinha uma certa lubrificacao antiga (parecia oleo) e em outras tava ferro com ferro (e tbm ferrugem com ferrugem).
Varias juntas earticulacoes d carros sao lubrificadas com graxa entao pensei em arriscar a usar o mesmo tipo de lub..
tomara q nao dissolva minhas laminas tipo acido sulfurico... eheheh :mrgreen:
abracao ai galera
José Augusto
15/06/2006, 18:37
luizhenriquecamarabh, 3 lâminas de 10 da frente (originalmente se não me engano variam de 11 a 13), houve uma redução de capacidade de carga à 70 % da situação anterior, vc tirou apoio de um ponto sobre o motor e que com o veículo carregado ou não, não altera muito a carga, sei não..., apesar de ser contra tal procedimento, as molas trazeiras são as que temos mais controle da carga. :pensativo:
Guincho numa situaçào dessa nem pensar. :putz:
O procedimento da graxa e chapa, Ok, fica muito bom e já muda bastante o comportamento. :concordo:
Para ficar mais macio o certo é molas mais compridas. 8)
Dá uma procurada por "feixe" no forum vc vai achar bastante coisa. :mrgreen:
Cláudio Brasília
15/06/2006, 18:58
Poxa,
Estava até achando legal este relato/guia, de como assassinar uma suspensão :lol: ; e pensando comigo mesmo : será que ninguém vai dizer nada contra? Tudo bem, uns gostam mais macio, para andar no asfalto, outros gostam mais resistente, para andar off-road e carregado (levando um monte de tralhas mais as latinhas e gelo), mas o fato é que, pelo menos penso eu, se o engenheiro, que calculou isto tudo, fez deste jeito, como poderei alterar isto, e para menos? :roll: Pessoal, não podemos esquecer, amortecedor não segura peso, o que segura peso é mola; o amortecedor é só para reduzir o movimento brusco da mola, a grosso modo e ele vai para o espaço rapidinho, perdendo a ação, se colocarmos peso para ele suportar. Mas toda experiência é válida e não se esqueça de postar aqui o andamento desta experiência. Um grande abraço e saudações.
Cláudio,
Concordo com o que vc disse,que o jipe foi projetado de um jeito e tal...
Mas só uma coisinha:Lembra pra quê o jipe foi projetado?Acho que foi para algo bem diferente do que andar no asfalto(nem existia asfalto na época,eu acho).
E outra,naquéla época eles foram produzidos com uma grande margem de resistência,diferente dos veículos modernos que não aguentam muito além do que foram projetados.
Lembro que ele falou em andar no asfalto,agora se vai usar em trilhas pesadas ou carregar peso,bem aí é outra conversa....
Abraços.
luizhenriquecamarabh
16/06/2006, 13:31
Salve!
intao, o claudio tem razao em certas coisas q ele disse, e considero muito os conselhos dos mais experientes, por enquanto ta tudo ok, macio, um pouco mais confortavel, diminuiu um poco o ruido interno, sem shimmy (eh assim q se escreve?)... peguei uma buraqueira ontem pra poder sentir q bicho ia dar e foi na boa...
Em breve volto a postar aq pra dizer se resistiu ou se quebrou..
Queria perguntar ao Claudio se ele achou q tirar 3 laminas foi muito ou se ele recomendaria nao tirar NENHUMA? Toda dica eh valida! :concordo:
abraco
Ai galera tambem sou novato (to reformando meu primeiro jeep), mas achei interessante a ideia, ja pensei nisso tambem, só que eu iria tirar mais uma mola do feixe e colocar a mola aspiral para compensar, assim não perderia a resistencia. :roll:
José Augusto
16/06/2006, 17:39
Ai galera tambem sou novato (to reformando meu primeiro jeep), mas achei interessante a ideia, ja pensei nisso tambem, só que eu iria tirar mais uma mola do feixe e colocar a mola aspiral para compensar, assim não perderia a resistencia. :roll:
Não faz isso, misturar molas, o veículo fica instável (capota mesmo), falo isto com experiência própria, quando comprei este CJ5 tinha uma configuração com 8 laminas mais estas mola helicoidais na frente, já sabia que era perigoso dos casos que colegas contaram, mas andei um tempo assim, foi no mínimo emocionante.
Na primeira oportunidade retirei esta merd@ e voltei os feixes originais (atualmente 13 folhas, meu motor é pouco mais pesado e tenho guincho).
O problema de ter menos folhas, está na capacidade de carga do jeep além de aspectos de durabilidade e segurança. Com menos folhas a durabilidade tende a ser menor, se vc carregar pode quebrar ou acabar cansando (desarqueando) os feixes.
luizhenriquecamarabh
18/06/2006, 11:26
Intao Jose Augusto,
meu jeep ta com motor chevrolet 4 cilindros e nao tem pesos extras tipo guincho, motor pesado de 6 cilindros, etc. com isso, qq vc acha sobre tirar laminas?
abraco
Alguém já experimentou desmontar tudo como relatado acima, trocar o amortecedor, jumelos originais e montar novamente pra ver como fica ? :roll:
Essa receita + coxins no lugar dos calços de carroceria fica mais silencioso e macio que muito carro semi novo :dance:
[]´s
José Augusto
18/06/2006, 12:15
luizhenriquecamarabh, vc mesmo pode responder esta pergunta, como?
Vou simplificar bastante para facilitar o entendimento, não considerarei a diferença das cargas entre os eixos (,o correto é fazer proporcional), alem de outros aspectos.
A título de exemplo, vamos pegar o eixo dianteiro, dá para se ter uma ídeia :
1) Como vc esta alterando carga, vale a regra de 3 simples (,se estivesse alterando comprimento dos feixes aí não) :
Quanto vc aliviou do peso original, 10%? (peso total com água, óleo e tanque cheio ... 1200 kg ou 1160 kg sem fluidos)
Vc anda sozinho, leva pouca carga, quanto da capacidade de carga útil vc utiliza 70%? (capacidade 670 kg)
então 10% de 1160 kg = 116 kg e 30% de 670 kg = 201 kg, daí 116+201 = 317 de 1200+670 = 1870 isto dá 317/1870 = 0.19 ou 19 % na configuração original a diânteira são 12 folhas aí 12*0.19 = 2.28 ou 2 folhas, nessa configuração seriam 10 folhas.
Alem disso existe a escalonagem, para uma nova situação de esforço a escalonagem deveria mudar, simplificando e ficando a favor da segurança (para cobrir o diagrama de esforços), na situação acima poderiam ser retiradas apenas as laminas inferiores (as menores).
Como vc vê sempre a a possibilidade de mexer (quando se fazem algumas concessões) porem existe um mínimo de critério para isto.
Abraços. :mrgreen:
Sergio Rocha
18/06/2006, 15:15
luizhenriquecamarabh, vc mesmo pode responder esta pergunta, como?
Vou simplificar bastante para facilitar o entendimento, não considerarei a diferença das cargas entre os eixos (,o correto é fazer proporcional), alem de outros aspectos.
A título de exemplo, vamos pegar o eixo dianteiro, dá para se ter uma ídeia :
1) Como vc esta alterando carga, vale a regra de 3 simples (,se estivesse alterando comprimento dos feixes aí não) :
Quanto vc aliviou do peso original, 10%? (peso total com água, óleo e tanque cheio ... 1200 kg ou 1160 kg sem fluidos)
Vc anda sozinho, leva pouca carga, quanto da capacidade de carga útil vc utiliza 70%? (capacidade 670 kg)
então 10% de 1160 kg = 116 kg e 30% de 670 kg = 201 kg, daí 116+201 = 317 de 1200+670 = 1870 isto dá 317/1870 = 0.19 ou 19 % na configuração original a diânteira são 12 folhas aí 12*0.19 = 2.28 ou 2 folhas, nessa configuração seriam 10 folhas.
Alem disso existe a escalonagem, para uma nova situação de esforço a escalonagem deveria mudar, simplificando e ficando a favor da segurança (para cobrir o diagrama de esforços), na situação acima poderiam ser retiradas apenas as laminas inferiores (as menores).
Como vc vê sempre a a possibilidade de mexer (quando se fazem algumas concessões) porem existe um mínimo de critério para isto.
Abraços. :mrgreen:
isso se todas aslaminas tivessem a mesma capacidade e função.Como não tem ......
só tentativa e erro
[]'
José Augusto
18/06/2006, 16:33
Lendo o comentário do Sergio me lembrei de mais um detalhe, muito comum em jeep's, normalmente os feixes por ser um veículo antigo e ter passado na mão de muitos proprietários, não se conhece a verdadeira condição dos feixes, muitas vezes já cansados (arqueados e desarquedos), desgastados com feixes de espessura diferente entre as folhas, muitas vezes troca-se apenas algumas lâminas.
Nesta condição concordo com o Sergio, não se sabe a capacidade de cada feixe e neste caso nem sei se dá para retirar algo.
No caso de feixes novos, onde todas as laminas tem mesma largura e espessura aí sim dá para se fazer uma estimativa. :mrgreen:
Sergio Rocha
18/06/2006, 17:17
No caso de feixes novos, onde todas as laminas tem mesma largura e espessura aí sim dá para se fazer uma estimativa. :mrgreen:
Nem assim Augusto, as laminas não tem o mesmo comprimento com isso a capacidade de carga é diferente.A lamina menor tem uma capacidade de carga e tb função bem diferente da lamina maior.Uma questão de alavanca.Elas tem tamanhos diferentes e distancias iguais entre as extremidades.
Eu já desmontei o meu feixe muitas vezes na procura de uma configuraçào ideal.Radiografia,graxa,tirei laminas maiores,tirei menores,misturei laminas traseiras com dianteiras, fiz muita coisa e tentei "n"opções até kit fess eu usei.
Acabei me convencendo que Cj pula e é duro.Eu, para o meu uso, achei como melhor configuração retirar a menor lamina e tb a quarta lamina , contando de cima pra baixo.Além disso trocar os amortecedores pelos traseiros da Ranger antiga, que foi o que melhorou mais.
Todo o resto, como radiografias e graxa não senti quase diferença, sem contar a sujeira e que quando junta com lama fica pior.Calços de carroceria de borracha tb ajudam e principalmente um banco macio.
Vc nào pode retirar laminas indiscriminadamente, um dos maiores problemas, e que muita gente nào observa é o eixo rodar quando tracionado( axle wrap ).
[]'
:concordo:
Elmer_Jeep
18/06/2006, 18:53
um dos maiores problemas, e que muita gente nào observa é o eixo rodar quando tracionado( axle wrap ).
Boa observação.
Eu tava pensando nisso desde o começo do debate.
[]'s
José Augusto
18/06/2006, 18:59
Caro Sergio, não sou de chutar, posso de vez em quando pela experiência me abster de alguns cálculos mas normalmente sou balizado por eles, quando escrevi foi baseado e literatura específica da área.
Já postei alguma coisa sobre o assunto aqui no forum :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=258153#258153
Como escrevi é uma estimativa, me atentei apenas a carga vertical, alem disso o "axel warp" pode ser combatido por dispositivo específico, que não o próprio feixe (as vezes insuficiente), quem define a capacidade de carga de uma peça sujeita a flexão é a inercia da peça, que é dada pela seção transversal (b*h^3/12) e a tensão máxima admissível, como estamos falando de carga e força para limites elasticos lineares (não plasticos e de geometria linear) vale o principio da superposição de efeitos e também a proporcionalidade.
Quando falo da possibilidade da retirada de folha (também sou contra, como vc pode ver em outros post's), fica implicito a diminuição do esforço a condição da retirada da menor lâmina está coberta por uma condição de excesso.
Apesar de não ser uma grande referência, para este tipo de questões, o manual de fórmulas técnicas de Gieck, atende bem, na seção de Elementos de máquinas (molas), página Q7, existe uma formulação para cálculo da força admissível :
Fadm= b0*h^2*Tadm/6/L
tendo : b0=b*z
onde: Fadm é a força admissível, b é a largura do feixe, z é o número de lâminas, h é a espessura da lâmina, Tadm é a tensão máxima admissível (útimo ponto da reta do limete de porporcionalidade do aço antes de entrar em regime plástico) e L a distância do apoio ao centro do feixe (metade co comprimento do feixe).
Se vc prestar atenção nada mais é que a simplificação da formula da tensão na fibra M/W de uma barra sujeita a flexão (momento atuante / módulo resistente).
Existe um pequeno furo na simplificação, pois desprezei o atrito entre as lâminas, mas este de acordo com "Merkblatt 394", edição de 1974, da "Beratungsstelle fur Stahlverwendung, Dusseldorf" varia entre 2% e 12%, neste caso perfeitamente dispensável pois os erros seguramente são maiores. :concordo:
Abraços.
Sergio Rocha
19/06/2006, 07:58
José Augusto
Fantástica sua explanação.Pena que aqui no forum pouquíssimas pessoas tenham condições de entender.E eu não estou incluído nessa.
Se todas as molas tem a mesma capacidade se eu retirar a primeira ou a penúltima o resultado vai ser o mesmo ?
[]'
luizhenriquecamarabh
19/06/2006, 13:03
Agora fiquei um pouco preocupado :pensativo:
no asfalto, a 50km/h, passo num puta buraco:
- costuma quebrar eh o feixe inteiro ou so algumas laminas?
- se quebrar o feixe inteiro, o eixo e a roda deve trepar pra tras e ferrar a lataria e outros certo?
- se for da frente: risco de capotagem pelo fato do jeep ser alto certo?
depois q eu mexi na suspencao, toda saida q eu dou d jeep, do um check por baixo pra ver se ocorreram algumas mudancas tipo: lamina trincada, laminas saindo da posicao, feix empenado, etc...
:?: :?: :?:
Sergio Rocha
19/06/2006, 13:20
'Luiz
basta quebrar uma lamina.A mestra.
[]'
José Augusto
19/06/2006, 13:22
Caro Sergio, quando digo para retirar primeiramente as inferiores é uma maneira simplificada de cobrir o diagrama de momentos fletores, com bastante folga (sobra na segurança), eu poderia desenvolver toda formulação a partir de conceitos básicos e demonstrar o porque de proceder desse jeito, mas como vc mesmo disse muitos não iriam entender, expus a formulação anterior pois a mesma já esta na forma simplificada e pode ajudar alguem.
Se todas as molas tem a mesma capacidade se eu retirar a primeira ou a penúltima o resultado vai ser o mesmo ?
Não, pois apesar de todas terem a mesma capacidade, existe a questão geométrica de decalagem na cobertura do diagrama de esforço e retirando a penúltima, pode ser que parte do diagrama de esforços fique descoberto.
Ok? :mrgreen:
José Augusto
19/06/2006, 13:30
luizhenriquecamarabh, não querendo ser FDP mas eu avisei, tirar com critério 1 ou 2 laminas traseiras e talvez uma dianteira da situação original e feixes novos (12 ou 13 laminas) e dentro de alguns limites, Ok, vc já estava com 10 e tirou 3. :putz:
Sergio Rocha
19/06/2006, 13:46
José augusto
Muito elucidativa sua última explicação.
"Não, pois apesar de todas terem a mesma capacidade, existe a questão geométrica de decalagem na cobertura do diagrama de esforço e retirando a penúltima, pode ser que parte do diagrama de esforços fique descoberto.
Se vc tivesse dito isso no inicio todos aki teriam entendido de pronto.
[]' :mrgreen:
José Augusto
19/06/2006, 20:17
Sergio, desculpe, não quiz ser pretencioso, eu sei que não quer dizer muita coisa para quem não está acostumado, mas não existe uma forma simples e prática para descrever a questão.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.