Ver Versão Completa : TROCA DO CONJUNTO MECÂNICO DO CJ 5
rafaelsouza
07/06/2006, 22:37
Salve Galera,
Depois de muita polêmica sobre "conjuntos ideais para um CJ" vamos apresentar uma adaptação passo à passo de um novo conjunto mecânico em um CJ
Trata-se de um serviço que será efetuado na X4 para um cliente que tem o seguinte perfil:
Um senhor que adquiriu um CJ 5 totalmente reformado com mecânica original em ótimo estado, instalou na X4 uma direção hidraulica de santana, ficou super satisfeito com o carro, na verdade ficou apaixonado pelo jeep e a sensação de liberdade que ele traz, mas como utiliza o jeep para passeios leves no litoral norte, sofreu muito com o desempenho do jeep na estrada já que gosta de fazer viagens para outras cidades por terra ou asfalto sem contar nas subidas e descidas de serra.
Resumindo: resolveu trocar todo o conjunto mecânico para ter um jeep agil, confiavel para viagens e confortavel, depois de ser-lhe apresentadas algumas opções foi escolhido o seguinte conjunto a ser instalado:
AP 2.0 injeção + cambio Clark 5m + kits deep tec + t-case willys + pedaleira suspença + disco nas 4 (SBD) + manutenção da direção hidraulica do Santana
é bom deixar claro que o conjunto acima já esta fechado baseado nas necessidades e no gosto do cliente, e o objetivo deste tópico é para que juntos analizemos todos os passos de uma adaptação deste porte que por ser dissecada passo à passo vai trazer bastante luz a todos que estão pensando em fazer alguma coisa parecida.
desde já agradeço os palpites :concordo:
[],s
p.peleje
08/06/2006, 10:03
Excelente escolha para o uso dele.
Com os kits da deep tec o trabalho de adaptação é praticamente nulo. Basta só fazer o chicote do motor, o suporte do motor e novos cardãs.
O cabo da embreagem e do acelerador usei do próprio AP.
Para o filtro de ar, comprei aqueles tubos de alumínio e na ponta coloquei um flitro cônico com duplo fluxo. Para o respior de óleo tb coloquei filtro cônico.
Escapamento: comprei um tubo galvanizado de 2" e usei apenas o último silencioso do santana, sem catalisador.
A única coisa que não consegui resolver no chicote do motor, foi o sensor de velocidade que vai na caixa de transferência original do santana, que teria que adaptar esse sensor na tcase willys de algum jeito, esse sensor tem a função de informar ao módulo qdo o motor está em marcha lenta se o veículo está parado ou não. Aí o que acontece é o seguinte, as vezes, bem raramente, qdo vc passa, em uma lombada por exemplo, o motor morre.
[]s
Peleje
Thiago Rodeghel
08/06/2006, 18:58
:lol: :lol: :lol: :lol:
Não posso falar muito, pq tem meia duzia, q vai ficar postando... o q vou escrever :P :P :P :P
Tudo q vc precisa, pra tirar ideias... link abaixo.
pagani, lacerda, e afins vão caçar marido :lol:
[s] de quem já instalou AP na garagem...
Thiago Rodeghel
08/06/2006, 19:06
A única coisa que não consegui resolver no chicote do motor, foi o sensor de velocidade que vai na caixa de transferência original do santana, que teria que adaptar esse sensor na tcase willys de algum jeito, esse sensor tem a função de informar ao módulo qdo o motor está em marcha lenta se o veículo está parado ou não. Aí o que acontece é o seguinte, as vezes, bem raramente, qdo vc passa, em uma lombada por exemplo, o motor morre.
Peleje
Já tentou instalar um Totem Trip, q tem sensor eletronico... e adaptar nele?? Acho q resolveria.
[s]
p.peleje
08/06/2006, 19:10
:lol: :lol: :lol: :lol:
Não posso falar muito, pq tem meia duzia, q vai ficar postando... o q vou escrever :P :P :P :P
Tudo q vc precisa, pra tirar ideias... link abaixo.
pagani, lacerda, e afins vão caçar marido :lol:
[s] de quem já instalou AP na garagem...
Na verdade, o Pagani é sussa, o ph0d@ é aguentar o Beto Lacerda.
Qdo fui postar pensei a mesma coisa que vc, mas como já tinha digitado acabei postando.
Deixa eles falarem, :mrgreen: se não fossem eles não teria graça nenhuma :twisted: . O legal é fazer as coisas, e saber que a galera se encomoda com o fato da gente fazer coisas que eles desanconselham e acaba dando certo. :dance: :palmas:
[]s
Peleje
Vinicius_4x4
08/06/2006, 20:51
Qual o conjunto embreagem + capa seca + arranque utilizado?
É necessário serviço de torno no eixo piloto da caixa clark?! :pensativo:
Tô perguntando porque acho que é a hora certa para ser feita as perguntas :mrgreen: , e porque sou curioso também :lol: .
[]´s
Thiago Rodeghel
08/06/2006, 21:05
Qual o conjunto embreagem + capa seca + arranque utilizado?
É necessário serviço de torno no eixo piloto da caixa clark?! :pensativo:
Tô perguntando porque acho que é a hora certa para ser feita as perguntas :mrgreen: , e porque sou curioso também :lol: .
[]´s
Embreagem
Disco, original AP e platõ, original AP, apenas com modificação para estria eixo piloto GM (vem no kit Caixa Seca)
Nenhum serviço de torno no cambio GM Clark 5m.
Arranque, original AP.
Caixa seca, já vem p&p, pra instalar...
[s]
p.peleje
08/06/2006, 21:44
Peleje
Já tentou instalar um Totem Trip, q tem sensor eletronico... e adaptar nele?? Acho q resolveria.
[s]
É um idéia, porém tenho outras prioridade$ no momento.
Mas fica aqui a idéia, que aparentemente dá certo. Vou estudar esse lance.
[]s
Peleje
Cláudio Brasília
08/06/2006, 21:50
Pode ser que o sensor do Totem não sirva, pois se o sistema utilizado na caixa do AP for do tipo roda de relutância isto é um pouco diferente, talvez a coisa não funcione direito. A roda de relutância é um tipo de volante que é imantado, cada dente passa por indução um valor para o sensor; tem uma falha nos dentes, que indica o PMS. Olha é só um palpite, acho que teremos que verificar in loco, ao vivo e à cores, para termos uma certeza maior. Um grande abraço a todos e saudações.
rafaelsouza
09/06/2006, 00:32
legal pessoal, podem ficar tranquilos pois apesar de o Beto ter algum caso de amor mal resolvido com algum motor AP ele vai postar bastante coisa para enrriquecer nosso tópico :mrgreen:
legal as dicas que chegaram principalmente essa do sensor de velocidade mas vamos encarar isso mais para frente, no momento estamos adquirindo o clark e os kits deep tec, deve chegar tudo amanhã (ou hoje), Vinicius, conforme já foi citado os kits deep tec são Plug & Play não necessitando de nenhuma usinagem no cambio
outra coisa que estamos adquirindo agora é o módulo da injeção e o chicote de injeção, sobre o módulo estamos comprando um já descodificado para facilitar a adaptação e o chicote estamos estudando a possibilidade de comprar novo na concessionária
bom esperamos que amanhâ chegue tudo e poderemos colocar a mão na massa :twisted:
até amanhã com mais fotos
[],s :concordo:
p.peleje
09/06/2006, 10:25
legal pessoal, podem ficar tranquilos pois apesar de o Beto ter algum caso de amor mal resolvido com algum motor AP ele vai postar bastante coisa para enrriquecer nosso tópico :mrgreen:
legal as dicas que chegaram principalmente essa do sensor de velocidade mas vamos encarar isso mais para frente, no momento estamos adquirindo o clark e os kits deep tec, deve chegar tudo amanhã (ou hoje), Vinicius, conforme já foi citado os kits deep tec são Plug & Play não necessitando de nenhuma usinagem no cambio
outra coisa que estamos adquirindo agora é o módulo da injeção e o chicote de injeção, sobre o módulo estamos comprando um já descodificado para facilitar a adaptação e o chicote estamos estudando a possibilidade de comprar novo na concessionária
bom esperamos que amanhâ chegue tudo e poderemos colocar a mão na massa :twisted:
até amanhã com mais fotos
Minha opinião: chicote original do AP, pra montar no jeep não fica legal, vc vai ter problemas no dimensionamento e nas adaptações, vai gastar uma grana a mais e vai ter que ficar cortando, dobrando além do necessário, e outra, por mais que o chicote seja do mesmo modelo do módulo sempre vai ter que adaptar algo no chicote. (experiência própria)
Eu peguei o esquema da I.E. e montei um chicote novo com fios e sensores novos.
Em relação a descodificar o módulo, é mais fácil comprar um módulo abaixo dos modelos abaixo do 2000, sem COD de fábrica. (eu e um amigo tivemos problemas com isso). Comigo aconteceu uma coisa: descodifiquei, o motor funcionava um dia e no outro voltava a não ligar por falta do COD.
[]s
Peleje
Thiago Rodeghel
09/06/2006, 16:01
Falei do Totem, pq fiz um esquema parecido com minha injeção e ignição. Como não uso o módulo original, nem de ignição e injeção. Precisava puxar o RPM do motor pro modulo de injeção.
Foi feito isso, puxando do contagiros da ignição MSD, para a injeção HIS
Ou seja, do mesmo lugar onde vai o conta giros, ele compartilha junto com o módulo a rotação do motor :concordo:
[s]
p.peleje
09/06/2006, 17:19
Falei do Totem, pq fiz um esquema parecido com minha injeção e ignição. Como não uso o módulo original, nem de ignição e injeção. Precisava puxar o RPM do motor pro modulo de injeção.
Foi feito isso, puxando do contagiros da ignição MSD, para a injeção HIS
Ou seja, do mesmo lugar onde vai o conta giros, ele compartilha junto com o módulo a rotação do motor :concordo:
[s]
O AP MI não tem módulo específico pra ignição, o próprio módulo da injeção cumpre tb a função de módulo de ignição como outras funções fora do motor.
No módulo do AP MI AVP ou AVB já tem saída própria pro contagiros.
[]s
Peleje
Thiago Rodeghel
09/06/2006, 17:33
O AP MI não tem módulo específico pra ignição, o próprio módulo da injeção cumpre tb a função de módulo de ignição como outras funções fora do motor.
No módulo do AP MI AVP ou AVB já tem saída própria pro contagiros.
Peleje
Eu sei, tenho o módulo original aqui, e a ignição está junto com a injeção...
É como se akelas caixinhas da bosch, dos motores antigos, estivessem embutidos dentro do módulo. Já q para o tempoxinjeção, o módulo tbm precisa saber o tempo de ignição. Só q o meu montei separado... sem o módulo original.
Na verdade estava dando só um exemplo para tentar fazer o velocimetro funcionar corretamente...
[s]
rafaelsouza
09/06/2006, 19:49
Salve galera, valew pela dica com relação ao módulo e o chicote estamos averiguando :pensativo: , hoje chegou o cambio clarck 5m é um 2215 com ré sincronizada ai vai a foto
na segunda provavelmente vai chegar a capa seca Deep tec para podermos montar tudo
rafaelsouza
05/09/2006, 02:10
Bom Galera :oops: depois de algum tempo passado venho dar satisfações sobre este projeto :oops: , como meu tempo tava curto e o projeto andou rápido estou aqui só pra postar os resultados, bom o jeep já está pronto a algum tempo e acabou ganhando tbm suspenção de toyota, amortecedores ranger e outras perfumarias
[],s:concordo:
rafaelsouza
05/09/2006, 02:15
ai vão mais fotos
[],s
rafaelsouza
05/09/2006, 02:19
Agora vamos a mecânica
rafaelsouza
05/09/2006, 02:35
No final das contas a ficha da criança:
CJ5
Motor AP 2.0 injeção (tirado da caixa)
Cambio Clark 2215 5m
T-case willys
Kits Deep tec
Freio à disco nas 4 SBD
Direção Hidraulica Santana
Pedaleira Suspença
Eixos originais
Suspenção Toyota band
Amortecedores GL 12343
Pneus Maxxis bravo 31" All
Acessórios:
Quadro 3 limpadores Iron Parts
Bancos Rallye Design em couro
Capota Pissoletro
Faróis de milha Hella comet 500
Hi-Lift Especial comemorativo de 100 anos (só 5 no Brasil)
Calços de carroceria TOP KITS parafusos de inox
Rodas mangels daytona
Acessórios Keko
Bom devo ter esquecido alguma coisa..
Sobre o desempenho SIMPLESMENTE SHOW !!!!!
Moderadores espero transferência para FROTA :-D
Vi esse jeep pronto quando estiver na X4, e realmente ficou show de bola :palmas::palmas::palmas: parabens ao dono e a X4 pelo serviço realizado.
[]´s
adolfojjr
24/09/2006, 19:03
Muito legal essa mdificação; comprei um CJ5 72 e estou fazendo essas mudanças; já comprei a caixa de marcha Clark 5 e estou procurando um motor AP p compra, mas tenho dúvida qt a IE muita gente diz que o ideal é um motor carburado pq n tem problema, principalmente c água.
Vcs têm alguma dica para resolver esse problema?