Ver Versão Completa : 4x4 para o fim do mundo - Melhor compromisso de confiabilidade e robustez?
eduardowoj
09/02/2021, 13:21
Olá pessoal!
Leio o fórum há algum tempo, mas só agora criei minha conta para pedir ajuda. O título do post tenta resumir qual a minha dúvida. Estou planejando fugir da cidade para o mato e me tornar o mais auto-suficiente e independente o possível (em certa medida por receio de que num futuro próximo podemos ter um cataclisma e etc, mas não vem ao caso).
Nunca tive um 4x4, e estou pesquisando para comprar o meu primeiro. Indo para o interior, precisarei de um veículo robusto com tração nas quatro rodas não só para poder chegar em casa (acho que todos sabemos como é estrada de terra na chuva) mas também para o dia-a-dia. Por conta dessa independência, procuro um veículo de manutenção simples, que eu mesmo possa fazer (possuo conhecimentos de mecânica e já faço muita manutenção em minha Parati), com boa disponibilidade de peças e que seja robusto para não me incomodar. Enfim, um 4x4 para que, na pior das hipóteses, eu possa manter funcionando por conta.
Morei em cidades pequenas, e conheci vários agricultores que tinham carros como Toyota Bandeirantes, Ford F-75 e Rural e etc, e é exatamente a simplicidade mecânica desses veículos que me interessa. Porém, como minha esposa também irá precisar dirigir, precisamos pelo menos de direção hidráulica.
Ainda, nessa idéia de independência, estamos procurando algum 4x4 a diesel, pois isso permite a adaptação para funcionar com óleo vegetal, que pode ser produzido na propriedade.
Em minhas pesquisas, concluí o seguinte:
Ford F-75/Rural
Prós: Extremamente robustas, mecânica simples, fácil de conseguir peças ou adaptar outras.
Contras: Sem direção hidráulica para minha esposa.
Dúvidas: Quão fácil é realmente conseguir peças para os motores antigos?
Toyota Hilux quadrada
Prós: Tão robusta quanto, fama de inquebrável, fácil de conseguir peças.
Contras: Os "mimos" de conforto são mais coisas para estragar, pode ser mais caro a longo prazo.
Dúvidas: Quão fácil ou difícil é dar manutenção caseira?
Mitsubishi L200 quadrada
Prós: Muitas opiniões extremamente favoráveis sobre a robustez e resistência, além da disponibilidade e preço das peças.
Contras: Muitas críticas acerca de superaquecimento, e os problemas mais comuns relatados são de alta complexidade, dificultando a manutenção caseira.
Dúvidas: O quanto disso é mito e o quanto é verdade?
Lada Niva
Prós: Customizável e adaptável ad infinitum. Feito para sobreviver à Rússia e principalmente aos russos.
Contras: Se não encontrar algum com swap de motor, ficar refém das peças para o motor soviético. Falta de versões a diesel.
Dúvidas: O quão boas são essas conversões de Niva para motores AP ou motores diesel? O que costuma incomodar nesses carros?
Enfim, gostaria de saber da opinião de vocês. Não temos preferência de marca ou modelo, queremos apenas a tranquilidade de ter um veículo robusto que encare estradas de chão e que, numa situação extraordinária, possa ser consertado em casa ou ter peças de outro carro adaptadas. Não fazemos questão de ser um carro novo ou antigo, pelo fato de os novos não cumprirem o requisito de "mecanicamente simples".
Eu particularmente iria de Toyota fosse ela Bandeirante ou Hilux antiga.
se for uma Bandeirante pode por fácil uma direção hidráulica.
é extremamente robusta, a manutenção caseira pode ser feita como alguns de nossos amigos do fórum o fazem
já a Hilux quadrada
é só não se incomodar com a falta dos "mimos" quando deixarem de funcionar
dea_arendt
11/02/2021, 11:11
bom, eu já tive toyota bandeirantes e sinceramente acho a melhor opção nesse caso!
Muito fácil de trabalhar no cofre do motor, tem espaço e sem contar a confiabilidade! E iria com um motor MB608...os 14b já não são tão fáceis de encontrar peças.
A minha band tinha direção e ar condicionado e uns bancos de couro bem confortáveis, mas de qualquer jeito era um carro bem pesado para dirigir no dia-a-dia.
Se você for comprar uma Band completa e em bom estado, tu irá gastar mais de 45k tranquilamente, e nessa situação eu já iria pegar uma SW4 2001 3.0....MUITO mais confortável e com facilidade na manutenção!
Enfim, mande bala bicho!
eduardowoj
11/02/2021, 15:31
Se você for comprar uma Band completa e em bom estado, tu irá gastar mais de 45k tranquilamente, e nessa situação eu já iria pegar uma SW4 2001 3.0....MUITO mais confortável e com facilidade na manutenção!
Enfim, mande bala bicho!
É isso que me pega... O preço das Bandeirantes são tão altos que empatam com as Hilux antigas (SW4 e pickup), e essas Hilux tem fama de indestrutíveis, mas aí entra a questão da manutenção. Quão mais complexo são os motores delas, em comparação ao MB608? Dá para fazer manutenção na garagem de boas, tendo as ferramentas apropriadas?
Aristides Jr
11/02/2021, 17:41
Olá Eduardo!
Sou fã de Jeep Willys! Mas neste seu caso Jeep Aberto não é a melhor opção.
Também recomendo as Bandeirantes!
Hilux é ótimo na sua categoria, mas não é comparável a simplicidade mecânica da Bandeirantes.
ela já possui peças em plástico e alguma eletrônica, não é tudo que dá para concertar em casa.
Minha opnião:- Vá de Bandeirantes mesmo que custe mais do que a Hilux!
Att. Aristides Júnior
ALVARO ANGELO
11/02/2021, 18:10
Olá Eduardo!
Sou fã de Jeep Willys! Mas neste seu caso Jeep Aberto não é a melhor opção.
Também recomendo as Bandeirantes!
Hilux é ótimo na sua categoria, mas não é comparável a simplicidade mecânica da Bandeirantes.
ela já possui peças em plástico e alguma eletrônica, não é tudo que dá para concertar em casa.
Minha opnião:- Vá de Bandeirantes mesmo que custe mais do que a Hilux!
Att. Aristides Júnior
Se as palavra chaves são simplicidade e robustez para o apocalipse zumbi a resposta na minha humilde opinião é : Bandeirante
Alvaro Angelo
eduardowoj
12/02/2021, 06:53
Olá Eduardo!
Sou fã de Jeep Willys! Mas neste seu caso Jeep Aberto não é a melhor opção.
Também recomendo as Bandeirantes!
Hilux é ótimo na sua categoria, mas não é comparável a simplicidade mecânica da Bandeirantes.
ela já possui peças em plástico e alguma eletrônica, não é tudo que dá para concertar em casa.
Minha opnião:- Vá de Bandeirantes mesmo que custe mais do que a Hilux!
Att. Aristides Júnior
Obrigado! Era esse tipo de detalhe fino sobre os carros mais "novos" que me deixava na dúvida.
eduardowoj
12/02/2021, 06:54
Se as palavra chaves são simplicidade e robustez para o apocalipse zumbi a resposta na minha humilde opinião é : Bandeirante
Alvaro Angelo
Obrigado! A questão não são os zumbis exatamente, mas depois de tanto rir dos preppers, cá estou eu fazendo a mesma coisa: Me tornando 100% independente e auto-sustentado para, numa situação extraordinária, não depender de nada nem ninguém, hahahah
Obrigado! A questão não são os zumbis exatamente, mas depois de tanto rir dos preppers, cá estou eu fazendo a mesma coisa: Me tornando 100% independente e auto-sustentado para, numa situação extraordinária, não depender de nada nem ninguém, hahahah
Como falado acima a Band e mais simples e forte em mecânica
Com relação a direção hidráulica pode ser adaptada usando varias receitas. então caso a Bandeirante que venha a escolher (se decidir por elas mesmo) não tenha direção hidráulica você mesmo instala.
Já que estará em uma propriedade rural EU ACHO que a melhor configuração para você seras uma CS ou uma CD com carroceria de madeira para o caso de precisar carregar insumos como sementes ou ração
eduardowoj
12/02/2021, 09:44
Como falado acima a Band e mais simples e forte em mecânica
Com relação a direção hidráulica pode ser adaptada usando varias receitas. então caso a Bandeirante que venha a escolher (se decidir por elas mesmo) não tenha direção hidráulica você mesmo instala.
Já que estará em uma propriedade rural EU ACHO que a melhor configuração para você seras uma CS ou uma CD com carroceria de madeira para o caso de precisar carregar insumos como sementes ou ração
Bingo: Das Band é exatamente a CD que estou olhando, mas que é difícil de achar é! Apesar de que um jipe longo ainda sim serviria muito bem, devido à capacidade de carga que pode ser convertida em espaço para alguns passageiros (filhos futuros, quem sabe?), porém não com a mesma facilidade da caçamba.
Walter da Camper
12/02/2021, 11:36
100% Toyota Bandeirante. Se o cataclisma que tu esperas for daqueles que queimam todos os circuitos elétricos/eletrônicos(*), a Band é a única de sua lista que continua funcionando sem necessitar de um único fio elétrico, já que até o desligamento do motor se faz por estrangulador com cabo de aço, enquanto as demais necessitam de um solenoide energizado para a bomba injetora funcionar. Se ela ficar estacionada no alto de um pequeno morro, não necessitará nem de bateria. Basta fazer pegar no tranco e sair andando.
(*) Um pulso eletromagnético oriundo de uma explosão nuclear a determinada altitude ou de uma tempestade solar muito intensa, pode destruir todos os circuitos eletrônicos no planeta.
ALVARO ANGELO
12/02/2021, 19:01
Bingo: Das Band é exatamente a CD que estou olhando, mas que é difícil de achar é! Apesar de que um jipe longo ainda sim serviria muito bem, devido à capacidade de carga que pode ser convertida em espaço para alguns passageiros (filhos futuros, quem sabe?), porém não com a mesma facilidade da caçamba.
Não sei realmente seus planos.
Mas provavelmente você precisará de transportar moirões para consertar cercas.
Sacos de cimento para obras.
Caixas dagua
Debulhador de milho
Picadora, e etc
Você terá que pensar com cuidado o que pretende fazer.
Alvaro Angelo
eduardowoj
15/02/2021, 13:34
Não sei realmente seus planos.
Mas provavelmente você precisará de transportar moirões para consertar cercas.
Sacos de cimento para obras.
Caixas dagua
Debulhador de milho
Picadora, e etc
Você terá que pensar com cuidado o que pretende fazer.
Alvaro Angelo
Tem razão. Apesar de eu pretender dar uso "rural" para o veículo, ou seja, para carregar material de vez em quando, não havia considerado o quão incômodo isso seria dentro da um veiculo fechado. Acho que o caminho realmente vai ser caçar uma Band CD.
eduardowoj (https://www.4x4brasil.com.br/forum/members/171144-eduardowoj.html),
Estou acompanhando seu tópico, assim que tiver atualizações vai postando.
Tenho o mesmo pensamento que você. Já percebi que o mundo como conhecemos, não deve durar mais muito tempo.
Abraço.
Walter da Camper
08/04/2021, 13:45
Outra coisa importante para um sobrevivencialista se preocupar é com o estoque de combustível.
O óleo diesel atual tem um vida útil muito curta a partir de uns 4 meses já estará com sua qualidade comprometida.
A solução é comprar diesel marítimo ou, pelo menos, adicionar algum bactericida para diesel no tambor onde ele estiver estocado.
CAPT GOTTLIEB
24/12/2021, 16:19
Tenho uma Hilux CD 2.8 diesel 4x4, 4x2, reduzida, DLX (1998). Motor 3L, sem eletrônica, porém fracote. Melhorou demais com a instalação de turbina Garrett T2 .48.35. É razoavelmente confortável, encara bem estradas de terra, barro e até trilhas leves. No asfalto é perfeita e fiz inúmeras viagens longas com sucesso (2.000 Km ou mais). É um veículo que vai muito bem tanto numa área rural quanto urbana. Das caminhonetes existentes é a melhor. Consegue trabalhar num sítio ou fazenda, mas não recomendo para serviços pesados, pois não tem robustez nem força para tal. Consegue puxar uma carreta com 1.000 Kg de carga, mas reclama. Manutenção relativamente simples, mas na oficina é preciso ter cuidado. Embora a mecânica seja relativamente simples o mecânico precisa ter conhecimento sobre a marca Toyota. As peças são caras e é necessário fazer uma pesquisa de mercado tanto local como na internet. Muitas peças do mercado paralelo podem ser usadas, desde que não sejam vitais (peças internas do motor, transmissão, por exemplo). Evitar concessionárias, pois a mão de obra pode deixar muito a desejar e as peças têm custos astronômicos. A minha está com 260.000 Km originais e sou o segundo dono. Eu a comprei com apenas 5.000 Km de um fazendeiro da minha região que se decepcionou muito com o motor diesel fracote e a falta de robustez para serviço pesado. Até agora só precisei trocar terminais de direção, um pivô, amortecedores e duas vezes a embreagem (coloquei LUK). Tem AC e é ótima para viajar. Vai a 100-120 Km/h numa boa, mas chega a 150 Km/h, o que considero desnecessário e perigoso.
Tenho um Jipão Bandeirante 1983, motor OM314 com turbo .42.48. Conforto tende a zero. Econômico (diesel). Motor Mercedes-Benz OM314 turbo é extremamente forte. O meu tem câmbio de 4 marchas, 4x2, 4x4 e reduzida. Tem uma força descomunal. Tirei uma S10 de um barranco sem precisar sequer usar reduzida. Puxa uma carreta carregada com 1.000 Kg sem reclamar nada. É a versão civil de um pequeno caminhão militar. Um bom piloto de off-road tem condições de vencer com ele terrenos bastante difíceis, trilhas pesadas, etc. Para viagens longas é um tanto cansativo, pois não tem conforto. A velocidade cruzeiro é de 80 Km/h, mas consegue ir até 120 Km/h, o que eu considero uma loucura, pois a estabilidade não é seu forte. É o (bom) exemplo da brutalidade mecânica.
A montadora diz que a Hilux veio para substituir o Bandeirante! Faz-me rir!!!! Hilux é para asfalto, terra, barro moderado, trilhas leves e serviços leves e médios (carga ou tração). Bandeirante é para uso local, regional, asfalto, terra, barro, atoleiros, trilhas bravas e serviços pesados - veículo bruto, sem conforto.
Carros usados e idosos, mesmo em bom estado de conservação podem nos dar pequenos aborrecimentos com certa frequência. É raro quebrar um câmbio, diferencial, etc. Mas não é raro apresentar algum defeito na parte elétrica (motor de arranque, alternador, etc.), carroceria, suspensão. Nada grave, porém perturbativo. Veja muito bem quais são as suas necessidades e escolha o veículo que possa se adequar melhor. Boa sorte!
577945 Hilux 2.8 tracionando o VW-BAJA (800 Kg) até a Serra da Canastra (450 Km). Foi bem, mas nas subidas "reclamava"
577946 Meu primeiro Jipão Band rebocando o VW-BAJA (800 Kg) para Serra da Canastra. Foi muito bem e mesmo nas subidas mais fortes nem se incomodou com o Fuskinha.
577947 Um Jipão valente, bruto e até divertido às vezes. Conforto quase nenhum. Veículo 4x4 diesel é de bom alvitre ter: 1- direção hidráulica. 2- servo-freio. 3- Freios da disco na dianteira. 4- motor turbo.
577948 Motor Mercedes-Benz OM314 com turbina .42.48. Manutenção deste motor Mercedes é relativamente fácil e encontra-se peças por todo Brasil. A turbina conferiu a este motor mais aceleração (rapidez), mas a velocidade final não se alterou. Este motor é o mesmo do caminhão Mercedinho 608D.
577950 Confortável, prática, mas sem a robustez e força do Jipão Bandeirante.
577952 Este motor Toyota diesel 2.8 (3L) é um tanto fraco para este tipo de veículo. A turbina fez um diferença muito significativa.
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