Olá pessoal!
Leio o fórum há algum tempo, mas só agora criei minha conta para pedir ajuda. O título do post tenta resumir qual a minha dúvida. Estou planejando fugir da cidade para o mato e me tornar o mais auto-suficiente e independente o possível (em certa medida por receio de que num futuro próximo podemos ter um cataclisma e etc, mas não vem ao caso).
Nunca tive um 4x4, e estou pesquisando para comprar o meu primeiro. Indo para o interior, precisarei de um veículo robusto com tração nas quatro rodas não só para poder chegar em casa (acho que todos sabemos como é estrada de terra na chuva) mas também para o dia-a-dia. Por conta dessa independência, procuro um veículo de manutenção simples, que eu mesmo possa fazer (possuo conhecimentos de mecânica e já faço muita manutenção em minha Parati), com boa disponibilidade de peças e que seja robusto para não me incomodar. Enfim, um 4x4 para que, na pior das hipóteses, eu possa manter funcionando por conta.
Morei em cidades pequenas, e conheci vários agricultores que tinham carros como Toyota Bandeirantes, Ford F-75 e Rural e etc, e é exatamente a simplicidade mecânica desses veículos que me interessa. Porém, como minha esposa também irá precisar dirigir, precisamos pelo menos de direção hidráulica.
Ainda, nessa idéia de independência, estamos procurando algum 4x4 a diesel, pois isso permite a adaptação para funcionar com óleo vegetal, que pode ser produzido na propriedade.
Em minhas pesquisas, concluí o seguinte:
- Ford F-75/Rural
- Prós: Extremamente robustas, mecânica simples, fácil de conseguir peças ou adaptar outras.
- Contras: Sem direção hidráulica para minha esposa.
- Dúvidas: Quão fácil é realmente conseguir peças para os motores antigos?
- Toyota Hilux quadrada
- Prós: Tão robusta quanto, fama de inquebrável, fácil de conseguir peças.
- Contras: Os "mimos" de conforto são mais coisas para estragar, pode ser mais caro a longo prazo.
- Dúvidas: Quão fácil ou difícil é dar manutenção caseira?
- Mitsubishi L200 quadrada
- Prós: Muitas opiniões extremamente favoráveis sobre a robustez e resistência, além da disponibilidade e preço das peças.
- Contras: Muitas críticas acerca de superaquecimento, e os problemas mais comuns relatados são de alta complexidade, dificultando a manutenção caseira.
- Dúvidas: O quanto disso é mito e o quanto é verdade?
- Lada Niva
- Prós: Customizável e adaptável ad infinitum. Feito para sobreviver à Rússia e principalmente aos russos.
- Contras: Se não encontrar algum com swap de motor, ficar refém das peças para o motor soviético. Falta de versões a diesel.
- Dúvidas: O quão boas são essas conversões de Niva para motores AP ou motores diesel? O que costuma incomodar nesses carros?
Enfim, gostaria de saber da opinião de vocês. Não temos preferência de marca ou modelo, queremos apenas a tranquilidade de ter um veículo robusto que encare estradas de chão e que, numa situação extraordinária, possa ser consertado em casa ou ter peças de outro carro adaptadas. Não fazemos questão de ser um carro novo ou antigo, pelo fato de os novos não cumprirem o requisito de "mecanicamente simples".