Conectar

Ver Versão Completa : Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas TOYOTA HILUX - GERAÇÃO 2021.

Páginas : 1 2 3 [4]

Mauro-sp
13/09/2025, 18:00
A Toyota aqui nunca teve a mesma postura que lá fora. Parece que todo mundo que chega aqui acha que tudo é festa.
Só acho que esta questão do problema do filtro pressurizado merecia um pouco de atenção e até explicações, porque está todo mundo falando, é só jogar na internet, lá mesmo no youtube, a coisa tomou proporções gigantes, e os casos só tem aumentado, e muito. Fico imaginando como vai ficar todas essas picapes já produzidas.

Samuel Dias
26/09/2025, 18:13
Nada ainda? Continua se fingindo de morta?
Ela vai ter que se pronunciar.

Silvano1980
28/09/2025, 12:23
Eu conheço dois casos recentes pessoalmente de motor estourado por conta desse problema do filtro. Um foi bastante feio, moeu tudo, o rapaz estava em alta velocidade na estrada, quase se acidentou feio.
O primeiro eu não boto a mão no fogo, é um pouco relaxado mesmo, mas o outro só abastece com diesel de qualidade e todas as revisões ele faz na concessionária.
Ele está muito bravo porque a revisão não viu isso, e foi há 20 dias antes da quebra, e porque a Toyota já está começando a enrolar com a garantia. Ele já tinha tido um problema com a caixa de direção e para conseguir garantia foi uma briga, disseram que foi mau uso. Mas ele mostrou vários casos de reclamações do mesmo problema que ele teve e acabaram fazendo o serviço.

Mauro-sp
30/09/2025, 10:39
A Toyota já sofreu com muitas polêmicas, fraudes, etc. Agora são os problemas do Corolla que está lotando as oficinas. Eu acho que ela vai esperar lançar o novo modelo com algumas mudanças, e deixar o modelo atual meio que cair no esquecimento para evitar mais polêmica. Não acho que isso vai dar certo, porque os casos de quebra de motor só tendem a aumentar e isso vai ficar martelando na imprensa. Ela precisava vir com alguma solução e fazer um grande recall. Acho que o desgaste seria menor.
Igual o caso do Santo antonio. O cara levava a caminhonete para revisão, e quando ia pegar eles tinham arrancado o acessório sem qualquer aviso prévio, sem qualquer satisfação e sem dizer o que iam fazer, apenas porque havia um risco de segurança.
Ela tenta a todo o custo evitar chamar muito a atenção, mas eu acho que isso é pior.

Bigsd
03/10/2025, 08:29
Também acho ruim isso. Pode até vender bem, mas vai aos poucos jogando na lama a confiança na marca que foi criada por muitos anos.

Edumar
06/10/2025, 14:52
O problema é bem maior do que se divulga, e consertar isso vai ficar muito caro, demorado e desgastante para a imagem da marca.
A Toyota ainda não sabe o que vai fazer, e está aguardando ver como o problema ainda vai evoluir. Eu já sei, já tinha alertado sobre isso há bastante tempo. Enquanto a coisa está na questão técnica, ela ainda pode esperar um pouco, mas já há uma discussão de que o problema reflete em segurança, pois o motor pode parar repentinamente numa rodovia, e aí ela não vai ter como continuar passiva e deverá pensar num recall, mas para isso precisa achar uma solução antes, e aí reside a maior dificuldade.

Bigsd
07/10/2025, 10:39
O problema é bem maior do que se divulga, e consertar isso vai ficar muito caro, demorado e desgastante para a imagem da marca.
A Toyota ainda não sabe o que vai fazer, e está aguardando ver como o problema ainda vai evoluir. Eu já sei, já tinha alertado sobre isso há bastante tempo. Enquanto a coisa está na questão técnica, ela ainda pode esperar um pouco, mas já há uma discussão de que o problema reflete em segurança, pois o motor pode parar repentinamente numa rodovia, e aí ela não vai ter como continuar passiva e deverá pensar num recall, mas para isso precisa achar uma solução antes, e aí reside a maior dificuldade.

Excelente resumo da situação :concordo:
Concordo totalmente.

sm4rco
14/10/2025, 11:31
De repente todo mundo sumiu :lol:
Um assunto importante como esse deveria estar sendo mais debatido e ganhando força do maior número de donos, lembrando que não são só as novas que estão sofrendo com esse problema, mas até aquelas com mais anos de vida, e com tendência de piorar ainda mais. Não adianta só elogiar, tem que discutir isso sem constrangimento. Isso faz parte. É o patrimônio.

Bigsd
14/10/2025, 13:00
Então, o Edu comentou que haveria uma novidade em breve. Vamos ver.
Tem que surgir alguma solução, porque os casos estão só crescendo e rápido, e já se sabe que aditivo nesse caso não está resolvendo nada. A Amarok passou a ter menos problemas com o uso de aditivo, mas parece que o caso é diferente.
Mesmo que chegue o tão esperado modelo novo com alguma correção, vão ter que achar uma solução para as outras milhares que estão rodando com esse sistema atual.

Gandu
14/10/2025, 14:11
Não pode ficar assim, todo mundo quieto. a toyota tem que ter uma solução. E ela tem negado garantia o que tem deixado os donos mais irritados ainda.

Ciro Alencar
15/10/2025, 15:16
Eu acho isso um absurdo. Se fosse nos EUA a coisa seria bem diferente, muito diferente mesmo, talvez até com gente presa.
Aqui no Brasil fabricante e consumidores se unem para fazer tudo acabar em pizza e chopp...
O primeiro tenta sempre esconder os seus erros, o segundo admite tudo e ainda ri feliz com as vendas do seu modelo de estimação....

Bigsd
21/10/2025, 11:32
Pois é, Cirão, que coisa hein? Muito estranho e chato isso.
Mas é isso mesmo, o consumidor tem muita culpa nisso.

sm4rco
22/10/2025, 07:04
Sério que eu não esperava isso de uma Toyota. Pelo que vi lá no grupo, mesmo com diesel de qualidade e aditivo o problema aparece.
Acredito que haverá uma solução, não pode ficar desse jeito sem qualquer pronunciamento.

Edumar
22/10/2025, 13:11
Eu não acredito que sairá alguma solução para isso tão logo. A Toyota erra a estratégia, e só está tendo desgastes com o problema.

Eu já havia comentado sobre essa falha dela há pelo menos um ano antes do mercado começar a falar sobre isso. Fui apedrejado como sempre. Eu juntei bastante informação sobre o tema, e ia publicar aqui. Mas, preferi ficar quieto porque era um período de transição e eu não queria provocar novos tumultos.
Essa minha decisão foi a mais acertada. O mercado mostrou o problema, surgiram uma tonelada de vídeos explorando o assunto, e muitos com boa qualidade técnica. O caso ganhou publicidade e não tem como negar mais o problema. Nem o mais fanboy da marca pode dizer que isso é mentira.
A desculpa da Toyota vai se derretendo, pois é apenas uma tentativa para se livrar da responsabilidade e confundir o consumidor.
Não precisei arrumar nenhuma confusão desta vez :mrgreen:
Preferi só assistir. Afinal, eu já tinha alertado, quem acreditou, tudo bem, quem não acreditou, agora conhece a verdade.

Os problemas de alimentação do Corolla, também recentemente divulgados, as fraudes de emissão e de especificações de motores, as unidades "preparadas" que a Toyota forneceu para enganar testes de segurança, e outros problemas mostram uma Toyota pouco honesta e preocupada com as consequências de seus atos.
Quantos donos de Hilux levaram suas picapes para revisão, e foram surpreendidos com a devolução delas sem o Santo Antonio? E a explicação era que a fábrica mandou retirar porque estavam se soltando e atingindo veículos que vinham atrás. Mas o problema já era conhecido há um ano, e ainda não tinha solução. Estamos falando sobre a fixação do acessório. Qual a dificuldade disso?
Teve quem foi à Justiça, porque a Toyota não deu qualquer explicação, não deu prazo para solução do problema, não ressarciu os donos pela subtração do acessório, e simplesmente se calou. Agora que acharam uma solução e estão atendendo os casos... e ainda assim pontualmente.

O problema de falta de estabilidade dela. Depois de anos ganhando todo tipo de apelidos, provocando acidentes fatais, ela incluiu um controle de estabilidade no modelo, que depois de um teste, descobriram que não funcionava, e ela continuava capotando.
Vocês sabiam que eles prepararam uma unidade e ajustaram ela para passar no teste? Mudaram roda, pneu, ajuste do sistema, mudança na suspensão... etc... e isso provocou outros problemas. Aqui no Brasil não mexeram nela.
Depois de muito tempo vieram com a ideia de imitar os Fuscas de antigamente e aumentaram a distância entre rodas, lembrando os alargadores que usávamos no Fuscão para ele não capotar :lol:
E o que ela fez? Colocou esse recurso em versão cara, dizendo claramente que quem pagasse mais teria o benefício de ter mais segurança. Mas... de qualquer forma, tanto faz, porque essa solução também não funcionou bem.
E os problemas de câmbios travando, discos de freios empenando... tudo sem solução.

Enfim, a Toyota nem parece uma empresa japonesa. Eles não são assim. E eu sou um grande defensor da indústria japonesa, até defendi muito a Toyota no passado. Vamos torcer que se vier um novo modelo, pelo menos venha com todos estes problemas corrigidos, e sem outros novos.

Edumar
22/10/2025, 13:14
Então, o Edu comentou que haveria uma novidade em breve. Vamos ver.

A novidade era que toda a explicação do filtro entupido como causador do problema de quebra do motor não se sustentaria por muito tempo e viria a público. E veio.

Edumar
22/10/2025, 13:17
Eu acho isso um absurdo. Se fosse nos EUA a coisa seria bem diferente, muito diferente mesmo, talvez até com gente presa.
Aqui no Brasil fabricante e consumidores se unem para fazer tudo acabar em pizza e chopp...
O primeiro tenta sempre esconder os seus erros, o segundo admite tudo e ainda ri feliz com as vendas do seu modelo de estimação....

Meu amigo, lá nos Estados Unidos a coisa também não anda boa.
Centenas de recalls nos veículos da Ford e não vejo uma reação firme para isso também. Concordo que somos muitas vezes piores nisso, mas lá também não é perfeito.

Bigsd
22/10/2025, 15:24
A novidade era que toda a explicação do filtro entupido como causador do problema de quebra do motor não se sustentaria por muito tempo e viria a público. E veio.

Ah tá :concordo:
Esclarecido.

Samuel Dias
22/10/2025, 16:58
Não entendo mais nada :confused:
Está faltando mais transparência do fabricante.

Edumar
22/10/2025, 17:28
Não é só ela.

sm4rco
24/10/2025, 08:51
Pois é... :concordo:

Bigsd
04/11/2025, 11:24
Nova Toyota Hilux ganha primeiro teaser e data de lançamento (https://motor1.uol.com.br/news/777753/tease-nova-toyota-hilux/)

https://s2-autoesporte.glbimg.com/RyaTBv1nfHNOciup8xwWK6IXTrQ=/0x0:1920x1280/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2025/A/t/lxXUcKSeWnipLp9iir7g/2025-11-2026-toyota-hilux-teaser-3.jpg

https://s2-autoesporte.glbimg.com/nA38BS59BEOO9w38aZDqGpzUwsw=/0x0:1920x1280/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2025/7/z/9d1rdlQFiEp7s8fFgxCQ/2025-11-2026-toyota-hilux-teaser-1.jpg

https://s2-autoesporte.glbimg.com/zLxIElhMXTnpdKKgCVvEmHQ_7Zc=/0x0:1920x1280/888x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2025/6/D/03vRgESjOV2sxbUjerOQ/2025-11-2026-toyota-hilux-teaser-4.jpg

Bigsd
04/11/2025, 11:26
"Apesar das novidades mecânicas, a Hilux continuará baseada na mesma plataforma IMV usada há cerca de 10 anos. Ainda assim, a Toyota tratará o modelo como uma nova geração"

Aí é mancada. Se não corrigirem os graves problemas da atual, será mais uma maquiagem estética.
Eu ainda acredito que ele terá mudanças mecânicas mais profundas, pois o que apresentarem agora, certamente vai ficar igual por mais 10 anos.

Samuel Dias
04/11/2025, 13:07
Pensei o mesmo.

sm4rco
05/11/2025, 14:51
em breve numa concessionária perto de você...:mrgreen:

https://www.youtube.com/watch?v=R4iFWKeq1gg

https://www.youtube.com/watch?v=lwyOJeVevak

sm4rco
05/11/2025, 14:53
Toyota e acusada de fraude em massa com carros a hidrogenio e pode pagar R$ 29 bilhoes de indenizacao - Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/toyota-e-acusada-de-fraude-em-massa-com-carros-a-hidrogenio-e-pode-pagar-r-29-bilhoes-de-indenizacao)

O que não pode é isso, escândalo atrás de escândalo, logo uma marca que era sinônimo de confiança.

A questão dos problemas dos motores da Hilux e do Corolla também precisam de uma resposta, não se pode ficar nessa de "deixa pra lá, vende bem mesmo..."

Bigsd
06/11/2025, 15:44
Exatamente :concordo:

Mauro-sp
07/11/2025, 13:20
Pensei o mesmo.

Idem... :lol:
Hora de arrumar os problemas antes de criar novos, essa é a minha opinião. Mais do que preocupada com lançamentos, ela deveria estar corrigindo essa bagunça toda que vem fazendo nos últimos anos.
Será que vai ser um modelo mundial ou a Toyota vai adequa-lo a cada mercado?

Bigsd
11/11/2025, 13:01
Nova Toyota Hilux 2026 é revelada e terá versões elétricas e a hidrogênio (https://www.terra.com.br/mobilidade/carros/nova-toyota-hilux-2026-e-revelada-e-tera-versoes-eletricas-e-a-hidrogenio,d24c004868aabb2e37ec16c8a1ca0484mjt0am3 i.html)

Parece que Hilux diesel seguiu na direção que havíamos previsto aqui e deve ganhar só uma roupagem nova (mais ou menos nova...), para decepção de muitos que acharam que haveriam mudanças mais profundas, pelo menos para correção dos problemas atuais. Segue uma linha parecida com a da S10 que também só ganhou uma cara nova, apesar dela não ter problemas pontuais.
O Edu fez um comentário interessante que compartilho aqui, que nas laterais a mudança ficou para os para-lamas, e com a provável tentativa de eliminar aqueles necessários alargadores atuais muito feios, por conta do aumento da distância das rodas para tentar corrigir o problema de estabilidade. Por exigência de normas de trânsito, as rodas não podem ficar para fora dos para-lamas, por isso a gambiarra atual. Pelo jeito, ao invés de uma suspensão mais moderna e eficiente, preferiram mexer só nos para-lamas.

https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/774/0/images.terra.com/2025/11/10/2025toyotahiluxbevhero1-qy4f35eyaypi.jpg

maguba
12/11/2025, 09:14
Já vi vários vídeos sobre o lançamento. De todos esse abaixo foi o mais interessante pq é abordado como a Toyota está enxergando o mercado de picapes (tem dublagem e tbm legendas disponíveis no youtube). Para quem tiver interesse recomendo ver pelo menos os primeiros 5 minutos:

https://www.youtube.com/watch?v=YSPAYlYHKF4

Mauro-sp
12/11/2025, 12:20
Mexeram no visual, que não agradou muito e colocaram umas telinhas a mais, que chamam a atenção do pessoal que adora isso.
O que precisavam mexer, nada! Aliás, tanta expectativa frustrada pra muita gente.

NOVA HILUX 2026 - VISUAL GERA POLÊMICA - LANÇAMENTO OFICIAL

https://www.youtube.com/watch?v=iMPzIMbs3Ww

Mauro-sp
12/11/2025, 12:53
Já vi vários vídeos sobre o lançamento. De todos esse abaixo foi o mais interessante pq é abordado como a Toyota está enxergando o mercado de picapes (tem dublagem e tbm legendas disponíveis no youtube). Para quem tiver interesse recomendo ver pelo menos os primeiros 5 minutos:

https://www.youtube.com/watch?v=YSPAYlYHKF4

Em resumo: Tá vendendo, não tá? Então deixa assim mesmo e dá só uma retocada na maquiagem. Mas nem pense em vender isso nos Estados Unidos e outros mercados mais exigentes...
Eu também acho que perderam a chance de como ele disse, pelo menos corrigir os problemas que ela tem hoje.

maguba
12/11/2025, 15:42
Interessante a resposta oficial da Toyota para os jornalistas:

"O que importa. É um veículo testado e confiável, e é o que os clientes querem, não o que você quer."

Eu gostei tanto do visual quanto do painel novo, mas realmente parece que ficou uma nova geração meio "sem sal".

Dito isso vai ter fila de espera.

Bigsd
13/11/2025, 13:31
A sensação geral pelo que vi foi de desânimo, os consumidores esperavam muito mais de uma Toyota, hoje a maior fabricante de carros do mundo. Mas com certeza vai continuar vendendo bem, pelo menos no terceiro mundo econômico.
Essa resposta da Toyota foi meio uma desculpa, né? :lol:
Tenho certeza que os clientes queriam bem mais, mas ficarão felizes com o que veio, simples assim. A própria Toyota reconhece que não é uma nova geração, mas basicamente um facelift, nem as laterais mexeram. Até agora a única que realmente mudou de verdade foi a Triton, o resto é só mais do mesmo.

Bigsd
14/11/2025, 13:18
Toyota não se abala com as críticas ao visual da Nova Hilux: “Vai vender do mesmo jeito” (https://www.noticiasautomotivas.com.br/toyota-nao-se-abala-com-as-criticas-ao-visual-da-nova-hilux-vai-vender-do-mesmo-jeito)

É muita arrogância, não? Um tapa na cara do mercado.
A Titano recebeu críticas duras em seu lançamento e fez as devidas correções para atender aos anseios do consumidor. Fica o exemplo.
Que pelo menos corrija os problemas mais sérios que hoje incomodam os compradores, e ao menos confessou e reconheceu que muitas partes foram reaproveitadas, não se tratando de um novo modelo mais moderno, mas na verdade de uma reestilização parcial, ao contrário do que a Toyota vinha anunciando. Mudança de planos porque? O que aconteceu no meio do caminho? Pressão chinesa? Todo mundo evitando gastar hoje com modernização.

sm4rco
17/11/2025, 07:38
Foi um banho de água fria no mercado que esperava bem mais, todo mundo achava que viria mesmo uma nova geração. Nem a plataforma foi atualizada, apesar de já equipar muitos modelos da marca, por aqui ficou a plataforma velha mesmo.

Nova Hilux 2027 nao e tao nova assim e Toyota se explica | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/nova-hilux-2027nao-e-tao-nova-assim-e-toyota-se-explica)
"Picape foi criticada pelo visual ousado e a manutenção da plataforma com mais de 10 anos no mercado"

É uma opinião geral, vai continuar não vendendo nos EUA.
E a explicação da Toyota foi uma confissão de culpa :lol:
“Qual a diferença? É um carro testado e confiável. Voltem a se concentrar no que o cliente quer, não no que vocês querem”.
:lol:
Que resposta infeliz, ele ficou irritado mesmo e não deve ter pensado muito pra falar isso. Lembrando que evoluir também é aumentar a segurança, que no caso dela seria mais do que necessário.

Tanta expectativa e tantas projeções de mudanças pra nada. Mais uma vez a imprensa errou feio.

Edumar
17/11/2025, 10:50
Sem comentários. Eu já tinha cantado essa bola. Enquanto estiver vendendo muito, não há porque mexer, não é assim?

Edumar
17/11/2025, 11:02
E a explicação da Toyota foi uma confissão de culpa :lol:
“Qual a diferença? É um carro testado e confiável. Voltem a se concentrar no que o cliente quer, não no que vocês querem”.
Que resposta infeliz, ele ficou irritado mesmo e não deve ter pensado muito pra falar isso. Lembrando que evoluir também é aumentar a segurança, que no caso dela seria mais do que necessário.

Exatamente. É como dizer que o consumidor compra assim mesmo, então porque melhorar?
Mas essa está sendo a lógica do mercado hoje. A pressão chinesa fez muitos fabricantes cortarem custos, e qualquer coisa nova que você coloca numa caminhonete aumenta os seus custos.
Sabem quanto custa um multimídia na China hoje? Menos de 10 dólares. Sim, isso mesmo que vocês leram. Colocar telinhas é muito mais barato do que colocar uma boa suspensão multilink, discos de freios na traseira, controles autônomos que funcionam de verdade, controle de estabilidade mais eficiente, etc....

Hoje todo mundo está indo nessa linha, não é só a Toyota. Vejam os últimos lançamentos, só problemas, peças sem qualidade, plástico pra todo canto, etc. Acho que a Triton foi a que mais mudou, o restante....
Mas o mercado é acomodado também. A prioridade do consumidor é outra, mas não é essa que o sujeito insinuou, os caras se preocupam mais com a popularidade, facilidade de revenda, desvalorização, etc... o carro fica em segundo plano, e aqui no Brasil isso é ainda mais nítido, e não só com carros.

Samuel Dias
17/11/2025, 13:52
Olha aí, Edumar... apareceu um cara comentando o que você sempre falou do motivo do alargador e sobre só quem paga mais caro tem direito a não capotar :lol:
Acho que alguém copiou a sua fala. É o primeiro que diz que os alargadores não são uma questão de estética. Ele só não cita a legislação como você faz.

NOVA TOYOTA HILUX 2026 SRX PLUS A ÚNICA VERSÃO COM SUSPENSÃO ANTICAPOTAMENTO QUE VALE O PREÇO

https://youtu.be/YQCCBv4rfZk

Bigsd
18/11/2025, 12:47
Olha aí, Edumar... apareceu um cara comentando o que você sempre falou do motivo do alargador e sobre só quem paga mais caro tem direito a não capotar :lol:

Verdade, o Edu foi o primeiro que revelou o motivo da inclusão dos alargadores de paralamas e explicou até as razões legais disso, quando todo mundo achava que era só uma inclusão estética. Será que esse sujeito foi atrás e pesquisou ou só copiou o que o Edu disse? O Edu tem essa bronca, de nunca terem dado importância aos problemas de estabilidade dela, mesmo com a fama que ganhou no mercado, e agora assumirem o problema mas corrigir só na mais cara. O Edu fica doido com isso :lol:

Bigsd
18/11/2025, 12:55
Quem acertou sobre a Frontier foi o automaistv. Milagre a imprensa acertar uma :lol: mas vamos dar o mérito, não é só criticar.

Nova Toyota Hilux é flagrada e confirma o que muitos temiam (https://www.automaistv.com.br/segredos/nova-toyota-hilux-e-flagrada-e-confirma-o-que-muitos-temiam)
"Picape manterá a plataforma atual de 2015 e passará apenas por uma reestilização profunda, sem virar nova geração"

sm4rco
19/11/2025, 07:57
Por isso que esse fórum está tão respeitado hoje aí fora, aqui se fala a verdade, boa ou ruim, e se acerta sempre, pelo menos a maioria hoje.
É verdade, essa questão dos alargadores foi esclarecida pela primeira vez pelo nosso grande Edumar, logo que a Hilux adotou o acessório como sendo uma melhoria do visual (pior que ficou mais feia com esses largadores grandões e quadradões estilo Amarok) e o Edumar nos mostrou que isso não era verdade, que se tratava de uma necessidade por conta da gambiarra do aumento da distância entre rodas para tentar dar mais estabilidade pra ela. O vídeo não comenta sobre o que o Edumar disse das questões legais, de as rodas não poderem ficar para fora dos paralamas para não ser multado, então o Edumar ainda foi mais preciso na informação.
Ao afastar as rodas para tentar corrigir um pouco o problema da falta de estabilidade, as rodas saíram pra fora dos paralamas, além de ficar esquisito e feio, a legislação não permite isso, as rodas devem ficar dentro das linhas dos paralamas.
O Edumar até comentou que esses plásticos nunca poderão ser retirados, e ela não poderá rodar sem eles para não ser autuada por circular de forma irregular. Portanto não se trata de "estética" como foi anunciado, mas de uma gambiarra para disfarçar um problema que foi criado na tentativa de consertar outro. Esse é o segredinho que só foi contato aqui.

sm4rco
19/11/2025, 08:18
Nova Toyota Hilux é flagrada e confirma o que muitos temiam (https://www.automaistv.com.br/segredos/nova-toyota-hilux-e-flagrada-e-confirma-o-que-muitos-temiam)
"Picape manterá a plataforma atual de 2015 e passará apenas por uma reestilização profunda, sem virar nova geração"

Não dá pra entender isso.
Pelo que vende, pelo que fatura, pelo tempo desse projeto, ela merecia uma mudança bem mais profunda. Pelo menos a nova plataforma TNGA-F, que todos aguardavam e que já é usada em mercados mais evoluídos. Uma plataforma moderna e muito mais segura.

Até o site AutoPapo anunciou isso:

Nova Hilux: japoneses revelam mudancas alem do visual (https://autopapo.com.br/noticia/japoneses-nova-toyota-hilux)

"Mas a imprensa japonesa foi além do visual, e cravou que a nova Toyota Hilux usará a plataforma TNGA-F. Hoje, essa arquitetura serve à Tacoma, que é a picape média da marca nos Estados Unidos.
Logo, a nova Hilux tende a ser uma irmã da Tacoma, construída com métodos de fabricação mais tecnológicos e, consequentemente, apresentando melhoras no desempenho do veículo.
Segunda uma fonte, “a nova Hilux será mais confortável e estável, sem perder a robustez”. Motivos para isso incluem um novo conjunto de suspensão e maior rigidez torcional, promovido pela TNGA-F. "

Ou seja, sem qualquer verdade o que disse o representante da Toyota, já que a plataforma que todos queriam é mais tecnológica, tem mais desempenho, mais conforto (acaba com o pula-pula insuportável dela), e mais estável (o pior problema dela) e veja bem: sem perder a "robustez". Ou seja, foi uma mera desculpa para tentar disfarçar uma decisão bastante infeliz de pura economia.
Até a Tacoma, que é a Hilux americana, adota essa nova plataforma, porque lá a Hilux não é aprovada também por questões de segurança.
Eu achava que essa mudança era a mais básica de todas, necessária e importante demais para ficar de fora. Até a imprensa japonesa apostava nisso, então a decepção foi geral, não foi só aqui.
Eu apostaria um um novo modelo em breve.

Apesar da frente ter desagradado, o interior melhorou. O atual já estava muito datado, e agora ficou um pouco mais atual, apesar de meio "quadradão" para o meu gosto. O interior da Poer, da S10 e da Dakota anunciada esta semana são muito mais bonitos e atuais.

https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2025/11/canon00688.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1

Bigsd
19/11/2025, 11:46
Mas o painel dela já foi oficialmente divulgado? Não acompanho isso, mas eu creio que não.
Eu não acho que esse seja o do "novo" modelo, e se for, eu discordo de você que melhorou.

Gandu
19/11/2025, 15:30
Eu acho estranho todo mundo ter a certeza que ia vim um modelo totalmente reformulado e acontece isso. Eu lembro que a propria Toyota anunciava uma geração modernizada cheia de novidades. Alguma coisa deve ter acontecido no último momento.

Bigsd
24/11/2025, 15:16
Alguma coisa deve ter acontecido no último momento.

Pode ser...

sm4rco
26/11/2025, 08:18
Eu acho estranho todo mundo ter a certeza que ia vim um modelo totalmente reformulado e acontece isso. Eu lembro que a propria Toyota anunciava uma geração modernizada cheia de novidades. Alguma coisa deve ter acontecido no último momento.

Talvez ela não queira mais investir nessa pensando em mudar tudo para elétrica em breve.

Edumar
03/12/2025, 16:23
Acho que alguém copiou a sua fala. É o primeiro que diz que os alargadores não são uma questão de estética. Ele só não cita a legislação como você faz.

Pois é, eu sempre comentei isso.
Muita gente achou que os alargadores era para dar mais "músculo", mais "imponência" para "revigorar" o design :lol:, e eu sempre expliquei o porque disso. Finalmente alguém mais entendeu a razão desse acabamento feio, que nem acompanha as linhas dela. Troço quadradão e exagerado.

RESOLUÇÃO Nº 292 do CONTRAN
Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do
veículo;

Na verdade, essa resolução tem algumas exceções e interpretações até equivocadas, mas a regra é essa e deve ser seguida.
Porém, o que pega é isso, a Toyota reconhece que o modelo tem uma estabilidade precária e afasta mais a rodas, como se fazia nos fuscas antigamente, para diminuir a tendência de tombamento, mas só incluiu esse recurso na versão mais cara, ou seja, quem tem versões mais baratas não mereceu a mesma atenção. Curioso, não?
Mas, isso nem importa, esse recurso funciona melhor baixando o centro de massa, por isso dava certo no fusca "rebaixado", na Hilux não mudou muita coisa.

E alguém já pensou sobre a nova? Deixo a pergunta :mrgreen:

Edumar
03/12/2025, 16:27
"Mas a imprensa japonesa foi além do visual, e cravou que a nova Toyota Hilux usará a plataforma TNGA-F. Hoje, essa arquitetura serve à Tacoma, que é a picape média da marca nos Estados Unidos.
Logo, a nova Hilux tende a ser uma irmã da Tacoma, construída com métodos de fabricação mais tecnológicos e, consequentemente, apresentando melhoras no desempenho do veículo.
Segunda uma fonte, “a nova Hilux será mais confortável e estável, sem perder a robustez”. Motivos para isso incluem um novo conjunto de suspensão e maior rigidez torcional, promovido pela TNGA-F. "

Foi uma decepção. Esperava-se muito mais do modelo.
Eu também acho que foi uma mudança de rota de última hora. Muito estranho isso. Aparentemente nem os problemas do motor vão mexer? Esquisito.

Edumar
03/12/2025, 16:28
Apesar da frente ter desagradado, o interior melhorou.

Sério isso????

Edumar
03/12/2025, 16:29

É o que eu acho também.

Mauro-sp
08/12/2025, 07:16
Enquanto estiver vendendo bem, não vão se preocupar em melhorar nada. Eu já esperava por isso.
Pelo menos podiam ter usado uma plataforma melhor, ela já tem opção pra isso.

Ciro Alencar
12/12/2025, 09:19
Sem novidades, sem comentários... kkkk....
Se a Toyota não começar a ser um pouco mais cuidadosa, vai ser incomodada logo pela concorrência. Ontem, se não me engano, um de seus carros de passeio foi reprovado em teste de segurança.
A Hilux precisa de uma atenção melhor, e urgente.
OK que agora foi um facelift bem esquisito e superficial na minha opinião, mas mudanças mais profundas seriam bem vindas num modelo que hoje é sucesso de vendas e deve ter um retorno lucrativo bastante alto, já que é muito caro e certamente o investimento do projeto já foi pago muitas vezes.

Bigsd
16/12/2025, 10:14
Importante os donos de Hilux saberem que a Shell lançou um combustível que corrige alguns problemas do S10. Vale a pena tentar o seu uso que deve ser a solução para os problemas que tem ocorrido com esse motor por conta da fragilidade da bomba CP4 da Bosch, que também tem apresentado falhas na Amarok e na Ranger V6.
Não sei se já está disponível, mas acredito que vai resolver o problema.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/18835-oleo-vegetal-no-motor-diesel-solucao-para-o-brasil-atual-14.html#post2572022

Samuel Dias
17/12/2025, 11:29
Mais opiniões sobre o lançamento da nova (ou semi-nova) Hilux:

https://www.youtube.com/watch?v=UeSIEWV8Pec

Edumar
18/12/2025, 10:28
mas acredito que vai resolver o problema.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/18835-oleo-vegetal-no-motor-diesel-solucao-para-o-brasil-atual-14.html#post2572022

Não vai resolver nada. Não é essa a solução. Precisa mexer no projeto, mas enquanto os consumidores continuarem passivos, não farão isso.
Esse combustível novo aditivado não vai resolver nada. Anotem aí o que estou afirmando e podem me cobrar depois.

Edumar
18/12/2025, 10:30
O problema dela é o mesmo da Ranger V6 e da Amarok. Se fosse combustível, outros modelos estariam tendo o mesmo problema, e não estão. Ou mexem onde tem que mexer, ou não serão estas mudanças no combustível que conseguirão resolver os problemas.

Bigsd
19/12/2025, 09:02
Edu, eu vi o seu comentário no grupo, o problema dessas caminhonetes não é o diesel S10 com biodiesel... é bombassssssss...:chorandoderir:

Só uma brincadeira com o menino maluquinho do Youtube, não estou criticando as caminhonetes, mas concordando que tem componentes que realmente não estão aguentando a nossa realidade. Vi que você comentou que no caso da Hilux o problema é antigo, nasceu lá em 2012 quando passou a usar o S10 com problemas nos bicos que veio se arrastando até hoje, e agora somando-se a este da bomba de alta.
Eu só não entendo porque a VW, a Toyota e a Ford não corrigem isso, porque não me parece ser tão difícil, estas duas vendem bem, valia a pena o investimento numa melhoria como fez a Ford agora tirando (pelo menos lá fora) a correia melada em óleo.
Os consumidores agradeceriam, pois as reclamações e os prejuízos só aumentam.

sm4rco
19/12/2025, 10:16
:chorandoderir:
E terminando o ano com bom humor, com um clima excelente no fórum, e algumas coisas do mesmo jeito, mas desta vez no que se refere a carros.
A referência foi muito engraçada. Ele ainda deve acompanhar as mensagens aqui.
Eu lembro que já comentávamos desses problemas de alimentação de combustível há alguns anos, mas não era assim como é hoje, piorou bastante e quando estava só nos bicos não chegava a danificar o motor.
Esse motor não é ruim, meio antigão, merecia algo melhor, mas eu também não acho que seja tão difícil assim corrigir isso. Eu lembro que o Edu disse uma vez que reconhecer um problema e apresentar uma solução cria um precedente jurídico, acho que é isso, e aí todo mundo pode exigir os mesmos direitos para anos anteriores, ressarcimentos e até indenizações se o problema causou danos mais extensos.
Ele comentou que até essa questão da Toyota tentar minimizar o problema de falta de estabilidade da Hilux, e incluir uma solução meio que remendada ainda só numa versão mais cara pode ter consequências jurídicas.
Esse era outro ponto que poderia melhorar também. Resolveu? Melhorou pelo menos? Então coloca isso em toda a linha. Não é todo mundo que usa Hilux barata no meio do mato somente, sempre pega uma estrada. Todo mundo tem direito a segurança, pagando pouco ou muito, se bem que nenhuma picape hoje é barata.
A Hilux é bem vendida, merecia um pouco mais de capricho, pelo menos nessa parte da estabilidade e do motor.

Samuel Dias
19/12/2025, 10:56
o problema dessas caminhonetes não é o diesel S10 com biodiesel... é bombassssssss...:chorandoderir:

:lol::lol::lol:
Boa :concordo:
Todas são a famigerada CP4 Bosch, é isso?
Não tinha saído uma CP4 revisada, mais atual?

Samuel Dias
19/12/2025, 10:58
Ele comentou que até essa questão da Toyota tentar minimizar o problema de falta de estabilidade da Hilux, e incluir uma solução meio que remendada ainda só numa versão mais cara pode ter consequências jurídicas.
Esse era outro ponto que poderia melhorar também. Resolveu? Melhorou pelo menos? Então coloca isso em toda a linha. Não é todo mundo que usa Hilux barata no meio do mato somente, sempre pega uma estrada. Todo mundo tem direito a segurança, pagando pouco ou muito, se bem que nenhuma picape hoje é barata.

O pessoal do grupo de whatsapp da Toyota estava discutindo justamente isso essa semana. A nova não vai usar esse sistema?

NOVA TOYOTA HILUX 2026 SRX PLUS A ÚNICA VERSÃO COM SUSPENSÃO ANTICAPOTAMENTO

https://www.youtube.com/watch?v=YQCCBv4rfZk

Samuel Dias
30/12/2025, 08:15
Amigos do grupo, manifesto aqui o meu desejo de um grande e feliz 2026 para todos.

https://www.frasesdobem.com.br/wp-content/uploads/2022/08/que-apenas-os-amigos-1.png

Edumar
30/12/2025, 08:56
Desejo um Feliz 2026 a todos os amigos deste fórum, e que o próximo ano seja cheio de realizações e repleto de paz, saúde e alegria.
Que no próximo ano a alegria e a paz sejam constantes em nossas vidas.
:brinde:

sm4rco
07/01/2026, 17:27
Vamos agitar o grupo, pessoal? Quais as novidades do modelo?

Bigsd
19/01/2026, 11:32
E aí galera? O que contam de novo sobre a Hilux?
A Toyota está meio apagada em relação à ela, parece que está priorizando mais os carros de passeio. Vamos ver se o modelo reestilizado (parcialmente) que vem aí vai ter mais divulgação.

Bigsd
28/01/2026, 09:16
Tive conhecimento de um caso próximo de quebra de motor de uma Hilux 2022 por conta do biodiesel, de um irmão de um colega que trabalha com a gente. Ele usa o carro para trabalho, na maior parte das vezes dentro da cidade, e faz todas as revisões na concessionária e abastecimentos em postos confiáveis. Ele estava com ela numa avenida e escutou um barulho forte no motor, quando ele começou a parar a caminhonete, ouviu outro estouro e um tranco forte que travou a caminhonete na avenida. Acabou sendo rebocada até a concessionária onde identificaram a quebra de algumas partes do motor. Claro que ficou sem garantia, a marca não reconhece o seu erro, está em orçamento agora, precisam abrir o motor, mas estimam em torno de 40 a 50 mil reais o reparo, e não tem peças, o prazo de conserto é de 2 meses inclusive por falta de mão de obra. É o segundo caso próximo.
Eu recomendei ao irmão dele para ele fazer o serviço fora e se desfazer da caminhonete em seguida comprando outra menos delicada para o nosso diesel. Ele optou pelo modelo pela ilusão de menor desvalorização, e agora essa vantagem foi embora, e como não há uma solução para isso, o risco de acontecer novamente é grande.

sm4rco
30/01/2026, 19:12
Este é o segundo que você comenta, não é, se não me engano?
E pelo jeito vai ficar por isso mesmo.
Deveria ter uma ação coletiva.

Mauro-sp
02/02/2026, 08:12
Ela vai apostar no esquecimento, mas eu tenho pra mim que esse problema vai só se agravar, e ela pode queimar o modelo por besteira. Deveria apresentar uma solução para isso, o que nem me parece alto tão difícil.
E o "novo" modelo, como está por aqui?

Samuel Dias
04/02/2026, 13:11
Duvido que vai ter esquecimento, até porque a tendência é esse problema piorar bastante.

sm4rco
05/02/2026, 19:15
Honestamente, eu fico pensando, até hoje a falta de estabilidade dela que causou inúmeros acidentes fatais parece que nunca incomodou a marca, vai se importar com isso agora? Minha opinião, pode ser até que tenhamos a boa surpresa da marca assumir o erro e apresentar um recall.

Ciro Alencar
13/02/2026, 08:27
Eu tinha muito respeito pela Toyota, sempre admirei a marca, mas esse respeito foi acabando ao longo dos anos por conta destes problemas graves com a Hilux, as fraudes que a marca praticou, a mudança de conceitos que rompeu com a longa tradição japonesa de respeito e qualidade, e o desprezo pelo seu público consumidor.
Eu esperava que a tal da "Nova Hilux" fosse um marcador de uma nova realidade, de uma mudança de conceitos, mas, infelizmente, ela decidiu mudar a rota no último momento. Sim, isso foi o que aconteceu de fato.
Eu conversei recentemente com um executivo da marca, e ele me disse que a nova Hilux nunca foi essa que foi agora lançada, era pra ser um modelo bem mais atualizado, com até uma nova plataforma e não aproveitando nada da atual. Ele me disse que foi uma decisão comercial naquela base do "em time que está ganhando não se mexe". Uma pena, porque apesar da aceitação do mercado, o modelo está bem ultrapassado, e mais do que isso, bastante perigoso.
Mas, a boa notícia é que segundo ele, esse "novo" modelo vai durar muito pouco, pois logo será totalmente atualizado como era a intenção inicial.

Bigsd
18/02/2026, 15:48
Mas, a boa notícia é que segundo ele, esse "novo" modelo vai durar muito pouco, pois logo será totalmente atualizado como era a intenção inicial.

Sim, eu li a mesma coisa. O mercado não ficou muito satisfeito com a maquiada que ela recebeu e quer uma geração realmente nova.

Samuel Dias
19/02/2026, 08:54
Seria essa versão ou esta seria outra categoria?
Toyota tera picape maior que a Hilux feita na Argentina a partir de 2028 | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/segredo/toyota-picape-maior-hilux-2028-argentina/)

Samuel Dias
19/02/2026, 08:59
Mas que cachorrada fizeram aqui :lol:
Toyota Hilux tem propaganda cancelada por cachorros 'empilhados' na cacamba (https://autoesporte.globo.com/carros/curiosidades-sobre-carros/noticia/2026/02/toyota-hilux-propaganda-cachorros-cancelada.ghtml)

Samuel Dias
19/02/2026, 09:05
Facebook | Error (https://www.facebook.com/mauro.barbsoa/posts/relato-de-um-proprietário-de-toyota-hilux-srx-diesel-com-apenas-78-mil-km-que-se/1433227391795330/)

E sobre esse assunto, nada ainda?
Neste caso a gente vê que o Edumar sempre esteve certo quando ele pela primeira vez anunciou esse problema há quase dois anos.

Bigsd
24/02/2026, 13:09
Neste caso a gente vê que o Edumar sempre esteve certo quando ele pela primeira vez anunciou esse problema há quase dois anos.

Eu me lembro que ele foi o primeiro a denunciar esse problema, ninguém mais em lugar nenhum tinha comentado isso. E coitado do Edu, só levou pedrada, disseram até que ele estava inventando isso.

sm4rco
25/02/2026, 08:14
Foi uma época difícil, tinha que escolher as palavras para não magoar os sentimentos e isso só atrapalhava a informação, porque muita gente aqui sabia das coisas mas tinha dificuldades para compartilhar. E não era criticar por desmerecimento, nada disso, mas para divulgar problemas que se tivessem dado ouvidos na época, muita gente não estaria com uma bomba nas mãos hoje podendo explodir a qualquer momento.
Abusam muito do consumidor brasileiro, ele é muito passivo, deveria exigir mais, cobrar melhorias, lutar pelos seu direitos e brigar quando preciso.
Adiantou dar os tais "até 10 anos de garantia" e depois negar garantia sobre um problema gravíssimo que todo mundo hoje já sabe que não tem nada a ver com a historinha de combustível adulterado?
Tem que resolver isso.

sm4rco
11/03/2026, 07:42
Toyota lanca Hilux eletrica na Europa com autonomia de ate 385 km (https://portalhortolandia.com.br/noticias/automovel/toyota-lanca-hilux-eletrica-na-europa-com-autonomia-de-ate-385-km-207292/)

https://portalhortolandia.com.br/wp-content/uploads/2026/03/Hilux-eletrica-750x375.jpg

Posso estar errado, mas acredito que a decisão da Toyota em não apresentar uma nova família do modelo e corrigir a falta de estabilidade sela está em tentar contornar o problema com esse modelo elétrico emplacando sobre o diesel. Dizem que os carros elétricos tem menos problemas de capotamento, não sei se é verdade.

Samuel Dias
11/03/2026, 09:16
Eu estou bastante decepcionado com a Toyota. Eu realmente esperada uma versão totalmente nova com os seus principais problemas corrigidos, que são muito sérios inclusive. O fabricante até nas entrevistas que seu presidente deu, mostrou estar mais interessado em vender ela pela fama que fez do que pelas qualidades do produto, falou isso publicamente num pronunciamento bastante infeliz e criticado inclusive.

385 km de autonomia em modo elétrico é um bom número para uma picape. Eu acho que em uns 5 anos ou até menos a maioria das picapes que serão vendidas aqui serão elétricas ou híbridas.

Bigsd
17/03/2026, 13:37
Muita gente ficou decepciona esperando uma geração completamente nova, você vê muitos comentários e não só de fãs do modelo, mas da imprensa de uma forma geral, principalmente lá fora onde a crítica é mais dura. Ao menos a suspensão que representa um risco sério e o motor que vem apresentando incompatibilidade com o nosso diesel deveriam ter sido melhorados, era o mínimo.
E os relatos de motores estourando estão crescendo rápido, e vem mais biodiesel no S10 em breve. Isso vai dar o que falar ainda, se na proporção atual já está complicada, imagina como ela vai ficar com os crescentes aumentos do biolixo no S10.
E nada da Toyota se pronunciar e apresentar uma solução, só finge que não é com ela mas com o diesel brasileiro que não tem qualidade, mas continua despejando o modelo no mercado mesmo ciente disso.

Bigsd
17/03/2026, 13:38
Toyota lanca Hilux eletrica na Europa com autonomia de ate 385 km (https://portalhortolandia.com.br/noticias/automovel/toyota-lanca-hilux-eletrica-na-europa-com-autonomia-de-ate-385-km-207292/)

https://portalhortolandia.com.br/wp-content/uploads/2026/03/Hilux-eletrica-750x375.jpg

Posso estar errado, mas acredito que a decisão da Toyota em não apresentar uma nova família do modelo e corrigir a falta de estabilidade sela está em tentar contornar o problema com esse modelo elétrico emplacando sobre o diesel. Dizem que os carros elétricos tem menos problemas de capotamento, não sei se é verdade.

Eu ainda acho que isso não vai pegar forte por aqui. O mercado de caminhonetes é muito resistente a mudanças, mesmo que positivas.

Samuel Dias
18/03/2026, 08:38
Muita gente ficou decepciona esperando uma geração completamente nova, você vê muitos comentários e não só de fãs do modelo, mas da imprensa de uma forma geral, principalmente lá fora onde a crítica é mais dura.

Mas a Toyota mesmo havia anunciado uma nova geração até com uma plataforma nova que já usava lá fora. A mudança de rumo foi de última hora. E eu até entendo, porque melhorar algo e aumentar o seu custo se o produto vende bem mesmo desatualizado?
É o que o mercado gosta, então tome :lol:
Mas eu concordo que no mínimo suspensão e motor tinham que ter recebido uma atenção maior.

Sobre o problema do motor estourando, as reclamações vem crescendo muito. Eu duvido que a Toyota passe esse ano sem alguma ação sobre isso, apesar de que ela tem dado maus exemplos de honestidade nos últimos anos. Na minha opinião vai ter que trocar essa bomba cp4 e tirar esse tal filtro de alta, e fazer um recall nos modelos produzidos, porque isso repercute na segurança sim, apesar dela nunca ter se preocupado muito com isso.

sm4rco
18/03/2026, 11:54
Curioso como insistem nessa bomba. Todo mundo já sabe que ela não aguenta.

Bigsd
18/03/2026, 17:57
E a Bosch, porque não aprimora o produto?
Óbvio que a montadora pode buscar outro fornecedor, não precisa insistir nesse, temos exemplos de concorrentes que usam coisa melhor, mas a Bosch também poderia fazer uma forcinha e colocar uma bomba de substituição para a CP4. O problema é quem vai pagar a conta? Trocar todas estas bombas da Hilux, Amarok e Ranger não vai ser nada barato.

O item da discórdia:

https://acdn-us.mitiendanube.com/stores/006/221/710/products/grey-modern-minimalist-clothing-size-chart-guide-instagram-post-2025-09-23t163838-818-9b97ab6bbb2ec3c5cf17586563310220-480-0.webp
Essa é a bombassss :lol:
me parece ser algo tão simples. Poderiam ter resolvido isso já. Só decidirem quem vai pagar a conta.

sm4rco
20/03/2026, 06:54
Essa é a bombassss :lol:
me parece ser algo tão simples. Poderiam ter resolvido isso já. Só decidirem quem vai pagar a conta.

Mas não me parece ser somente esse o problema. Um bomba melhor não vai evitar o entupimento do filtro de alta e as suas desastrosas consequências. Tem que mudar o projeto também, não acho que é só culpa da bomba.

Nicolas_cwb
20/03/2026, 10:05
Curioso como insistem nessa bomba. Todo mundo já sabe que ela não aguenta.

Repassando o que um mêcanico especialista no sistema da Bosch me disse, não busquei validar isso, então posso estar falando uma grande besteira... Segundo ele, o sistema da Bosch trabalha com a pressão/precisão muito alta, preparada desde muitos anos atrás para demandas ambientais anos a frente. Os outros sistemas estão caminhando no limite, enfrentando dificuldades para avançar, e segundo esse mecânico, logo eles enfrentarão os mesmos problemas da Bosch mas sem esta "experiência" de muitos anos trabalhando em grande escala com essa precisão. Como o sistema de alimentação não é só a bomba de alta, é complexo e custoso mudar de marca, então a maioria das montadoras estão apostando que a longo prazo é melhor ir de Bosch.

Não sei se é essa, mas alguma explicação tem que ter...

Nicolas_cwb
20/03/2026, 10:06
Mas não me parece ser somente esse o problema. Um bomba melhor não vai evitar o entupimento do filtro de alta e as suas desastrosas consequências. Tem que mudar o projeto também, não acho que é só culpa da bomba.

Problema na bomba se resolve fazendo limpeza no sistema e trocando bomba e bico, já esse problema no filtro de alta da Hilux é muito mais sério, ele destroi o motor (quebra a corrente de comando, atropela válvulas, etc...).

josegalego
21/03/2026, 13:16
Uma pena o grau de desinformação que chegamos.

Alguém, por algum motivo, coloca uma informação inverídica, em seguida várias pessoas sem a mínima preocupação com a veracidade, começam a discutir e alucinar sobre isso.

Péssimo, para quem vier pegar informações, e assim infelizmente o nível das informações vai despencando.

O motor 1GD-FTV da Hilux usa a bomba HP5S da Denso.

582976

Seguem imagens das postagens com informação errada (imagens para não permitir aparecerem em buscas)

582979

582980

Nicolas_cwb
22/03/2026, 13:10
Uma pena o grau de desinformação que chegamos.

Alguém, por algum motivo, coloca uma informação inverídica, em seguida várias pessoas sem a mínima preocupação com a veracidade, começam a discutir e alucinar sobre isso.

Péssimo, para quem vier pegar informações, e assim infelizmente o nível das informações vai despencando.

Todos nós erramos. A beleza de um fórum está justamente no caráter colaborativo: aprendemos juntos, compartilhamos experiências e construímos uma base de informações cada vez mais confiável. Quando alguém se equivoca, quem domina melhor o assunto corrige de forma respeitosa e seguimos adiante. É assim que a comunidade cresce e se fortalece.

Bigsd
24/03/2026, 10:38
O ponto principal aqui é, porque a Toyota não se pronuncia? Se a informação da bomba está realmente incorreta (está mesmo?) porque ela se cala e não diz nada? Porque está deixando os donos de Hilux sofrerem com motores explodindo? Repetindo o passado (e ainda o presente) com o problema de falta de estabilidade e capotamento?
Pelo nome que tem, pela qualidade que sempre prezou, pelo tamanho da marca e principalmente pelo que vende, ela tinha a obrigação de respeitar mais o consumidor, e não se envolver em tantas fraudes como tem se envolvido nos últimos anos.
Pressão chinesa? OK, eu até entendo, mas estes problemas são muito graves para continuarem assim ignorados pelo fabricante. É isso que eu critico.

Dizem que esse sujeito abaixo é muito "conceituado", e ele diz que a bomba da Hilux pode ser ainda pior que a CP4 da Bosch!!!!
Talvez a bomba realmente não seja a CP4, seja pior mesmo.
A Toyota tem que tomar a frente, não dá mais para ficar escondida atrás do muro.

Bigsd
24/03/2026, 10:41
Todos nós erramos. A beleza de um fórum está justamente no caráter colaborativo: aprendemos juntos, compartilhamos experiências e construímos uma base de informações cada vez mais confiável. Quando alguém se equivoca, quem domina melhor o assunto corrige de forma respeitosa e seguimos adiante. É assim que a comunidade cresce e se fortalece.

Pode errar o nome, mas o problema está lá. Esse é o ponto que questionamos aqui. A Poer usa a CP4, e não tem problemas. Qual o milagre? Não importa se a tinta da parede é azul ou verde, ela descasca e desbota, o problema central é a qualidade, o restante é de importância desprezível.

Samuel Dias
24/03/2026, 12:42
Meus amigos, eu não vou entrar nessa de discutir o sexo dos anjos.
Eu comentei uma informação que sempre esteve aqui, que até donos de Hilux aqui afirmaram no passado (esqueceram?), que muitos vídeos no Youtube já demonstraram até com a retirada da famigerada bomba e mostraram ela no vídeo, e agora, se usa realmente ou não, se alguns modelos usam, se em alguma época usou por qualquer razão, por conta da falta de habitual, pra mim isso não importa, dane-se. Não sou especialista em mecânica e nem quero ser, e como disso o amigo Bigsd em sua suprema sabedoria :grin:, esse não é o ponto principal da discussão.

Eu realmente não vou confiar em quem diz usar um multimidia JBL e na verdade usa outro de qualidade muito inferior, de qualidade chinesinha de terceira categoria. Em quem envia carro adulterado reforçado para teste de colisão e diz que é modelo de linha, em quem coloca um controle de estabilidade numa caminhonete dizendo que resolveu o problema de capotamento e ela tomba no primeiro teste do alce que faz, em quem vendeu veículos com especificações manipuladas, em quem anunciou garantia de 10 anos e o Edumar mostrou que não era bem isso, etc... a lista é grande. Muitas vezes a sabedoria popular está mais perto da verdade. Então pra mim tanto faz quem está contando a mentira. O tempo sempre cuida de mostrar a verdade como tantas vezes cansamos de ver.

O que eu concordo aqui e que é fato é que a Toyota deveria contar a verdade, assumir o problema que já é conhecido de todo mundo que não mora numa caverna na selva amazônica, e se pronunciar sobre o problema. Use a bomba CP4 como muitos afirmam, não use essa bomba e use a XYK65RTZ, ela tem que dizer a verdade e esclarecer isso, mas sem mentiras.
A vítima aqui é o consumidor que está sofrendo agonizado com o problema, e a fábrica tem se preocupado mais em não ser vítima de uma imagem já abalada por outros fatos bastante preocupantes.
Então, esteja certa ou errada essa informação da bomba, pelo jeito só a Toyota pode esclarecer, e ninguém mais, então que o faça. É isso o que estamos sugerindo há bastante tempo e talvez alguém ainda não tenha compreendido.
Eu continuo mantendo tudo o que eu disse sobre essa bomba, é uma bombasssss :lol:

sm4rco
24/03/2026, 13:41
Dizem que esse sujeito abaixo é muito "conceituado", e ele diz que a bomba da Hilux pode ser ainda pior que a CP4 da Bosch!!!!

Que sujeito???? Não entendi.

sm4rco
24/03/2026, 13:52
É impressionante como são as coisas, temos trocentas páginas discutindo um problema gravíssimo pelo qual estão passando os donos de Hilux, algo noticiado em toda a imprensa, um escândalo que vem ganhando proporções importantes com vídeos e reportagens, e ao invés de vermos uma discussão séria na tentativa de resolver isso pressionando a fábrica com a conscientização dos donos, a preocupação parece ser querer desmerecer o nome da peça ou de quem comentou o que leu.
Que seja ou não esse modelo, eu também cansei de ver gente dizendo que é, mas também já vi gente dizendo que não, o que importa é resolver o problema e não ficar discutindo o nome da peça, ou estou errado?

Por isso nessas horas eu dou razão para o que o Eduardo disse um dia, que não está mais nem aí com o povo que compra essas tranqueiras e ainda comemora as vendas altas, e sim se preocupa em orientar aquele que realmente foi lesado e não é fanboy defensor da marca a como resolver a questão juridicamente já que a marca se omite, porque conscientização, união e cobrança por solução preventiva não é o forte do brasileiro. Concordo com ele.
Lembro até de uma piada que ele contou que não vou repetir aqui por poder ser interpretada de forma ofensiva, mas que mostrava bem essa postura do consumidor brasileiro diante do abuso e da displicência de alguns fabricantes.

Voltando ao objetivo principal da discussão... algum pronunciamento oficial da real causa do problema e da solução para que ele seja evitado?

Bigsd
24/03/2026, 14:33
Que sujeito???? Não entendi.

Ops... faltou o link?
Instagram (https://www.instagram.com/reels/DH9z5HMN7_4/)

Dizem que esse canal é bem conceituado.

Bigsd
24/03/2026, 14:42
É impressionante como são as coisas, temos trocentas páginas discutindo um problema gravíssimo pelo qual estão passando os donos de Hilux, algo noticiado em toda a imprensa, um escândalo que vem ganhando proporções importantes com vídeos e reportagens, e ao invés de vermos uma discussão séria na tentativa de resolver isso pressionando a fábrica com a conscientização dos donos, a preocupação parece ser querer desmerecer o nome da peça ou de quem comentou o que leu.

Qual a novidade? :mrgreen:

Segundo o Edu o desfecho dessa novela está próximo. Ele disse que no máximo em cinco anos uma solução vai ser apresentada (e não vai funcionar) :lol:
Seu amigo... ele não presta mesmo :mrgreen:

Logo vai ser tudo elétrico, vai estar tudo fora da garantia e todo mundo esquece de tudo isso.
Aliás com essa crise de combustível o elétrico agora fica em vantagem.

Edumar
24/03/2026, 17:23
Bom amigos, eu achei que aquela fase mais "imatura" e desrespeitosa" do fórum tivesse ficado totalmente para trás, com participações mais educadas e inteligentes. Quando as manifestações seguem com objetivos diretos e pessoais, devem ser simplesmente desprezadas.
Se eu quisesse acrescentar algo, eu simplesmente diria "Tomei conhecimento de que isso é assim... ou não é assim...", ou simplesmente... "corrigindo um entendimento anterior, isso é assim...". Simples, respeitoso e mais maduro, sem a necessidade de uma manifestação pessoal desnecessária para a discussão nestes novos tempos em que a maioria está num nível de participação muito mais evoluído, e alinhada com o novo clima que se formou neste espaço.
Consideremos, ainda, que mesmo donos do modelo em tela já manifestaram esse mesmo entendimento "desinformado", que pode ser realmente equivocado, ou não, também não sou especialista no assunto e as minhas manifestações acompanham a evolução do tema.
Parabéns pela postura de quem possa ter se sentido desnecessariamente provocado, agiram com mais maturidade. Estão mesmo de parabéns em não reagir da mesma forma. Talvez essa fosse até a intenção.

Eu também penso como os amigos que ainda mantém esse tópico ativo, o núcleo da questão é muito mais sério do que ficar discutindo se a marca ou modelo da peça é esse ou aquele.

Páginas e páginas de discussão sobre o problema, desde que ele veio finalmente à tona, pelo menos à público, pois eu já tinha antecipado a existência dessa encrenca há pelo menos dois anos, e nenhuma manifestação houve na época, pelo contrário, fui chamado de "desinformado" também, e agora a realidade é essa. Aliás, ela é bem mais ampla do que isso, e depois esclareço melhor.

É uma pena que durante todo esse tempo, e ainda hoje, os mais interessados no assunto, os donos do modelo, nunca se interessaram em discutir o tema, e isso é geral, não só aqui neste fórum, e por isso o fabricante não está nem aí com o problema ou a solução. Ele ignora e ainda joga a culpa no dono do carro que abastece com o diesel brasileiro, ruim no entendimento dele. Talvez esse carro seja vendido aqui para quem vai se mudar para outro país e quer levar o modelo daqui, já que ele é bem a cara do brasileiro, agrada o gosto local, e vende como água.
Aliás, nada será feito enquanto os consumidores ainda estiverem vivendo o passado, comprando pela fama de outrora, e enriquecendo o fabricante que assim se sente pouco motivado para agir, e quanto mais quieto ele ficar, menos as pessoas darão conta do tamanho do problema, como foi com a questão da estabilidade, sempre com soluções prometidas, nunca efetivadas e muita gente perdeu a vida, tirou a vida e mutilou pessoas, e apelidos foram criados, todo mundo riu deles, e ficou tudo por isso mesmo. Viva o Brasil!!!

Edumar
24/03/2026, 17:39
Por isso nessas horas eu dou razão para o que o Eduardo disse um dia, que não está mais nem aí com o povo que compra essas tranqueiras e ainda comemora as vendas altas, e sim se preocupa em orientar aquele que realmente foi lesado e não é fanboy defensor da marca a como resolver a questão juridicamente já que a marca se omite, porque conscientização, união e cobrança por solução preventiva não é o forte do brasileiro. Concordo com ele.

Obrigado, meu amigo. Algumas vezes eu acabo desabafando diante de algumas coisas que eu vejo, o que me faz desanimar muito com as pessoas de forma geral. Mas eu não desisto, continuo tentando ajudar.
Quando eu tento mostrar a verdade para alguém, busco ajudar essa pessoa, mas se ela não me ouve, de qualquer forma estou ajudando um advogado, que vai ganhar dinheiro com isso e precisa ganhar a vida :mrgreen:
No final, alguém sempre ganha, ou pela esperteza, ou pela estupidez de alguém, é assim que as pessoas vivem hoje.

Eu vou continuar ajudando sempre que eu puder, e aqui fica a dica: quando a Toyota disser que o problema é com o combustível e não tem nenhuma culpa dela, ingresse com uma ação, e se o advogado ficar na dúvida quando ao que argumentar, me envie uma mensagem que eu dou as dicas. Somente uma informação importante: Eu NÃO atuo como advogado!!! Na verdade, a advocacia foi pra mim um degrau, não uma fase, eu me dedicava a outras áreas bem diferentes destas mais contenciosas e com outros objetivos.

Uma última dica: guardem todos os comprovantes de abastecimento, sempre! Isso é importante, apesar de eu já ter visto advogado dizer que não pois não dá pra provar a falta da qualidade do combustível com eles. Dá sim. Todos os postos são fiscalizados periodicamente, e se não foram autuados ou fechados, há a presunção de que o combustível estava dentro das normas de qualidade.
Simples assim. Isso vai ajudar a derrubar o argumento de que o pobre dono do carro abasteceu com diesel adulterado, e novamente o fabricante vai se ver diante de uma situação de que o diesel que ele considera ruim é o combustível regular vendido aqui, como ele já fez crer algumas vezes em suas infelizes negativas de garantia.

Edumar
24/03/2026, 17:47
quem anunciou garantia de 10 anos e o Edumar mostrou que não era bem isso

Um fato curioso aqui... na época do lançamento" desta super garantia de 10 anos, eu notifiquei o fabricante de que era propaganda enganosa afirmar que a garantia era de 10 anos, e que as condições para isso era quase tão fantasiosas que o correto seria dizer "até 10 anos", e não apenas "10 anos". Vejam, não é modo de dizer, é o certo, o correto, não existe outra forma.
Nunca recebi uma resposta oficial do fabricante, e eu nem esperava por isso, mas o fato é que logo em seguida a propaganda foi alterada. Não creio que essa mudança decorreu apenas por conta da minha manifestação, mas porque num artigo que eu escrevi eu também dei a dica sobre a falsa propaganda, e as consequências jurídicas dela, e certamente eles perceberam que a semente estava plantada para uma chuva de ações legais contra a marca.
Um detalhe, nunca recebi qualquer comunicado sobre o meu artigo, e nunca fui processado pelo que escrevi... porque será? :mrgreen:

Edumar
24/03/2026, 17:49
Talvez a bomba realmente não seja a CP4, seja pior mesmo.

Pois é, a emenda ficou pior que o soneto :lol:

Edumar
24/03/2026, 18:00
Todos nós erramos.

Não senhor, não considere isso um erro, mas uma evolução de uma ideia que nem foi criada aqui, e que teve dono de Toyota que também afirmou isso. Portanto, na suposição de ser este o caso, a discussão girou em torno dele, tudo muito natural. Se uma informação é adicionada, naturalmente a discussão toma outro rumo, essa é a dinâmica normal de qualquer discussão.
Isso funciona com respeito, educação e maturidade, e o tema vai ganhando corpo e precisão de informação.
Portanto, não cabe aqui nenhuma explicação ou culpa, apenas falta de entendimento de como as coisas funcionam. O objetivo não mudou, apenas uma informação foi acrescentada para enriquecer a discussão.

Edumar
24/03/2026, 18:05
Problema na bomba se resolve fazendo limpeza no sistema e trocando bomba e bico, já esse problema no filtro de alta da Hilux é muito mais sério, ele destroi o motor (quebra a corrente de comando, atropela válvulas, etc...).

Exatamente. Tanto na Amarok como na Ranger, o motor simplesmente para de funcionar e pede uma revisão, que nem costuma ser muito cara, e nem é algo novo. Na Hilux o motor quebra feio, e custa um rim para consertar.
É isso que causa preocupação aqui, e não se a marca da bomba é Arno ou Walita :mrgreen:. Isso é irrelevante.
Se qual for o problema, é necessário que o fabricante se manifeste e resolva, é esse o resumo das inúmeras mensagens já publicadas aqui para quem ainda não entendeu.

Edumar
24/03/2026, 18:07
Um bomba melhor não vai evitar o entupimento do filtro de alta e as suas desastrosas consequências. Tem que mudar o projeto também, não acho que é só culpa da bomba.

Aqui você reforçou a ideia que acabei de dizer. Muito bom que tenha dito isso antes das últimas postagens. Foi matador. Essa é a ideia aqui, resolver o problema independente dele ser isso ou aquilo.

Edumar
24/03/2026, 18:09
Mas a Toyota mesmo havia anunciado uma nova geração até com uma plataforma nova que já usava lá fora. A mudança de rumo foi de última hora. E eu até entendo, porque melhorar algo e aumentar o seu custo se o produto vende bem mesmo desatualizado?
É o que o mercado gosta, então tome :lol:

Também é isso, mas a coisa é ainda pior. Depois explico.

Edumar
24/03/2026, 18:11
Eu ainda acho que isso não vai pegar forte por aqui. O mercado de caminhonetes é muito resistente a mudanças, mesmo que positivas.

O mercado brasileiro é atrasado e mal informado, e fazer escolhas nunca foi uma virtude desse povo, e não falo apenas de carros, mas de carros também. As mudanças virão, mas muito lentamente por aqui. A inércia é muito grande.

Edumar
24/03/2026, 18:13
Dizem que os carros elétricos tem menos problemas de capotamento, não sei se é verdade.

Sim, é verdade, o centro de gravidade é bem mais baixo (depois explico o porque), e isso viria a favorecer o precário projeto.

Edumar
24/03/2026, 18:14
Adiantou dar os tais "até 10 anos de garantia" e depois negar garantia sobre um problema gravíssimo que todo mundo hoje já sabe que não tem nada a ver com a historinha de combustível adulterado?

Você não acreditou mesmo nessa garantia, acreditou? :pensativo:

Edumar
24/03/2026, 18:15
Eu me lembro que ele foi o primeiro a denunciar esse problema, ninguém mais em lugar nenhum tinha comentado isso. E coitado do Edu, só levou pedrada, disseram até que ele estava inventando isso.

Mas eu ignorei, respondi com o silêncio. Façam o mesmo, hoje está mais fácil do que era naquela época.

Edumar
24/03/2026, 18:17
Eu tinha muito respeito pela Toyota, sempre admirei a marca, mas esse respeito foi acabando ao longo dos anos por conta destes problemas graves com a Hilux, as fraudes que a marca praticou, a mudança de conceitos que rompeu com a longa tradição japonesa de respeito e qualidade, e o desprezo pelo seu público consumidor.

Idem aqui :concordo:...

Mauro-sp
25/03/2026, 07:31
Instagram (https://www.instagram.com/reels/DH9z5HMN7_4/)

Dizem que esse canal é bem conceituado.

Deixe-me ver se entendi, então é possível que a Hilux 2.8 não use a tal da bomba CP4 da Bosch alemã, e segundo esse canal que afirmam ser "muito conceituado", a bomba da Hilux é ainda pior que a da Bosch... então o que era ruim virou agora uma desgraça total, porque a bomba ser pior que da Amarok e da Ranger que usam a CP4 é bem preocupante.

Pelo que eu vi no vídeo do canal muito conceituado, consertar uma Amarok com a CP4 que deu problema custa entre 18 mil e 25 mil reais, já consertar a Hilux fica em no mínimo 40 mil reais numa oficina particular. Isso está cada vez mais interessante.
O que era ruim ficou pior então. Ainda bem que isso foi mostrado aqui.

Agora uma questão, se não há uma solução ainda para o problema, a Toyota não resolve a questão, então mesmo que conserte o motor, gaste os 40 mil para isso numa oficina fora de rede autorizada, o dono ainda convive com o fantasma do problema voltar a ocorrer. Preocupante isso.
Uma pergunta, não tem como colocar um sensor para antecipar o problema? Eu acredito que sim.
Se não for possível colocar o sensor, não tem como copiar o sistema da S10, da Frontier ou da Triton que não apresentam esse tipo de problema com essa consequência tão desastrosa?

Eu entendo que os donos de Hilux deveriam entrar com uma ação coletiva exigindo que a Toyota resolva esse problema o quanto antes porque a coisa só piora, e a qualidade do nosso diesel não para de cair, devendo ficar ainda pior nos próximos dias.
Que confusão.

Mauro-sp
25/03/2026, 07:34
Sim, é verdade, o centro de gravidade é bem mais baixo (depois explico o porque), e isso viria a favorecer o precário projeto.

As baterias que representam o maior peso do conjunto ficam abaixo do piso na maioria dos modelos, seria isso talvez? Aí o centro de gravidade abaixa mesmo. Talvez por isso a Toyota não mudou a geração, deixa como está e tenta emplacar o híbrido ou elétrico. Seria essa a ideia?

Bigsd
25/03/2026, 14:42
Parabéns pela postura de quem possa ter se sentido desnecessariamente provocado, agiram com mais maturidade. Estão mesmo de parabéns em não reagir da mesma forma. Talvez essa fosse até a intenção.

Eu nem ligo mais. O que me surpreende hoje é o respeito e a educação, a falta deles não me surpreende mais.

Edu, bom te ver aqui. A ideia é essa mesma que você comentou, evoluir no tema, e não ficar julgando ninguém nominalmente. Vamos em frente porque temos muitos assuntos interessantes para conversar aqui, e tenho que aproveitar quando o chefe não está por perto :lol:

Bigsd
25/03/2026, 14:50

Olha só que interessante. Eu não tinha pensado nisso :concordo:

Bigsd
25/03/2026, 14:56
Exatamente. Tanto na Amarok como na Ranger, o motor simplesmente para de funcionar e pede uma revisão, que nem costuma ser muito cara, e nem é algo novo. Na Hilux o motor quebra feio, e custa um rim para consertar.

Alertar e entrar em proteção é o mais lógico, eu entendo dessa forma também.
Não é possível que antes de travar tudo outros sintomas que aparecem não podem ser identificados pela eletrônica, será que um filtro prestes a entupir totalmente não altere nem o fluxo do combustível? E o tal do elemento fusível que comentou-se aqui uma vez? Outra possibilidade?

Bigsd
25/03/2026, 14:58
Pelo que soubemos, não havia um plano de inspeção ou substituição preventiva do filtro de alta, nem as concessionárias inspecionavam ou trocavam, aliás, algumas nem sabiam da existência dele. Existe hoje alguma orientação da fábrica para prevenção?

Bigsd
25/03/2026, 15:00
Uma última dica: guardem todos os comprovantes de abastecimento, sempre! Isso é importante, apesar de eu já ter visto advogado dizer que não pois não dá pra provar a falta da qualidade do combustível com eles. Dá sim. Todos os postos são fiscalizados periodicamente, e se não foram autuados ou fechados, há a presunção de que o combustível estava dentro das normas de qualidade.
Simples assim. Isso vai ajudar a derrubar o argumento de que o pobre dono do carro abasteceu com diesel adulterado, e novamente o fabricante vai se ver diante de uma situação de que o diesel que ele considera ruim é o combustível regular vendido aqui, como ele já fez crer algumas vezes em suas infelizes negativas de garantia.

Olha só... bem interessante isso. Eu mesmo não guardo nada. Mas é uma dica bem legal :concordo:

Samuel Dias
26/03/2026, 10:58
Eu não acho que o caminho da justiça seja o ideal. Ter que resolver o problema com um juiz porque a fábrica não reconhece a sua culpa e se exime da responsabilidade não é uma coisa aceitável. Ainda acho que a união, o debate e as discussões que fazemos aqui acabam conscientizando o consumidor, acaba levando o problema do patamar da sua existência que já é fato, para o nível da conscientização dos direitos e da cobrança por soluções.
O que não pode é desmerecer a discussão ou tentar jogar fumaça dizendo que é marca A ou B. Não importa a marca, não importa a cor ou se tem listas azuis ou vermelhas, a discussão aqui é outra, mais produtiva e objetiva. O problema no Brasil é esse, acabam desviando do problema principal e aí tudo acaba em cerveja e pizza, por isso que somos tratados assim por estes fabricantes.
Eu acho que o caminho da justiça é o último passo quando mais nada deu certo, mas temos que tornar esse debate público e cobrar uma solução por iniciativa do fabricante, e não por decisão legal.

Samuel Dias
26/03/2026, 10:59
Pelo que soubemos, não havia um plano de inspeção ou substituição preventiva do filtro de alta, nem as concessionárias inspecionavam ou trocavam, aliás, algumas nem sabiam da existência dele. Existe hoje alguma orientação da fábrica para prevenção?

Não havia nada, e o problema já era conhecido há alguns anos, piorou agora. Ou seja, nada foi feito, nem uma recomendação de preventiva nas revisões.

Samuel Dias
26/03/2026, 11:03
Alertar e entrar em proteção é o mais lógico, eu entendo dessa forma também.
Não é possível que antes de travar tudo outros sintomas que aparecem não podem ser identificados pela eletrônica, será que um filtro prestes a entupir totalmente não altere nem o fluxo do combustível? E o tal do elemento fusível que comentou-se aqui uma vez? Outra possibilidade?

Claro que tem soluções, não acredito que o negócio apresente problema de um segundo para o outro, deve ir piorando. Se o filtro entope, deve aumentar a pressão do sistema, isso pode ser monitorado, se a bomba, seja ela a CP4 ou a Superjet da Silva travar, ela tem que ter um ponto fraco que quebre primeiro, e não provocar a quebra de todo o motor.
Vamos lembrar que o nosso diesel ainda vai piorar muito.

Samuel Dias
26/03/2026, 11:05
Mas eu ignorei, respondi com o silêncio. Façam o mesmo, hoje está mais fácil do que era naquela época.

Sim, tem que apenas ignorar. O objetivo não é enriquecer a discussão como fazemos aqui, mas desmerecer pessoas, e aí é melhor nem dar atenção mesmo. Eu já não ligo mais pra isso, entendo que hoje estamos aqui para fazer o fórum crescer em informações, o resto é resto, e já ficou no passado.

Nicolas_cwb
26/03/2026, 11:33

Acho que me expressei errado, eu não quis dizer que todos nós erramos neste caso, foi no sentido de que todos podemos cometer erros. :)

Bigsd
27/03/2026, 13:22
Acho que me expressei errado, eu não quis dizer que todos nós erramos neste caso, foi no sentido de que todos podemos cometer erros. :)

Esquece isso. Não tem qualquer importância para a discussão. O que não pode é soltar fumaça para esconder o centro do problema.
Continue contribuindo como você faz, sempre com respeito, inteligência e educação. Vamos agitar os tópicos e manter o fórum em alta como deve ser, sempre de forma educada e não dar atenção a comportamentos opostos.
Esse tópico ganhou vida, não é mais um tópico para falar de Nissan, agora temos um conteúdo útil e interessante. Vamos manter isso :concordo:

Bigsd
27/03/2026, 13:24
Não havia nada, e o problema já era conhecido há alguns anos, piorou agora. Ou seja, nada foi feito, nem uma recomendação de preventiva nas revisões.

Isso é estranho. O Edu já tinha alertado do problema há dois anos, e até agora nenhuma ação além de culpar o combustível.
Eu também acho que é possível fazer alguma coisa, a Toyota tem engenharia e competência para fazer as coisas quando quer, é só ter iniciativa.

sm4rco
31/03/2026, 08:40
Aliás, a maioria dos fabricantes está pouco preocupada em resolver problemas. O negócio é empurrar com a barriga e dane-se o consumidor.

Edumar
07/04/2026, 10:21
Eu não acho que o caminho da justiça seja o ideal. Ter que resolver o problema com um juiz porque a fábrica não reconhece a sua culpa e se exime da responsabilidade não é uma coisa aceitável. Ainda acho que a união, o debate e as discussões que fazemos aqui acabam conscientizando o consumidor, acaba levando o problema do patamar da sua existência que já é fato, para o nível da conscientização dos direitos e da cobrança por soluções.

Mas eu concordo com você, é o correto esperar que o fabricante tenha uma reação num caso como este, e não fique passivo deste jeito. No pior caso, deveria haver uma reação do mercado no sentido de não comprar um produto com problemas até que ele seja consertado. Mas, sabemos que não é o que acontece aqui, que o consumidor brasileiro não tem essa cultura, essa consciência, e aí o que sobra é o caminho da Justiça. Essa não seria a solução ideal, mas acaba sendo a única que sobra, e a minha orientação é nesse sentido de mostrar o que o consumidor prejudicado com essa falha pode fazer para, além de ficar com o carro parado e depois remendado, não ter ainda que pagar caro por isso, quando a responsabilidade é do fabricante, e não do dono como a marca tenta convencer.

E vou dizer uma coisa, o número de casos tem aumentado muito. Alguma coisa vai ter que acontecer, não dá mais para fingir que o problema não existe.

sm4rco
13/04/2026, 11:30
E vou dizer uma coisa, o número de casos tem aumentado muito. Alguma coisa vai ter que acontecer, não dá mais para fingir que o problema não existe.

Será? :pensativo: De Brasil não duvido nada.

Samuel Dias
15/04/2026, 07:43
Mas eu concordo com você, é o correto esperar que o fabricante tenha uma reação num caso como este, e não fique passivo deste jeito. No pior caso, deveria haver uma reação do mercado no sentido de não comprar um produto com problemas até que ele seja consertado. Mas, sabemos que não é o que acontece aqui, que o consumidor brasileiro não tem essa cultura, essa consciência, e aí o que sobra é o caminho da Justiça. Essa não seria a solução ideal, mas acaba sendo a única que sobra, e a minha orientação é nesse sentido de mostrar o que o consumidor prejudicado com essa falha pode fazer para, além de ficar com o carro parado e depois remendado, não ter ainda que pagar caro por isso, quando a responsabilidade é do fabricante, e não do dono como a marca tenta convencer.

Entendi. Mas o ideal seria os consumidores reagirem e exigirem que consertem tudo isso, e não ficar esperando um modelo novo com correções porque já vimos que não haverá um modelo novo.

sm4rco
17/04/2026, 09:52
https://www.youtube.com/watch?v=d5d49-w-Ch0

Edumar
22/04/2026, 08:56
Há uma previsão de que a Toyota deve lançar um comunicado nos próximos dias com orientações para que os proprietários escolham postos e combustíveis de qualidade. Na verdade é apenas uma forma de tentar negar novamente o problema que tem ocorrido nos motores. Seria mais fácil orientar os donos do modelo a abastecerem nos postos onde os donos de S10, L200/Triton e Frontier abastecem, porque eles não estão vivendo esse drama. Mas, fala-se em mudar o sistema de injeção também.
Teremos novidades em breve sobre esse assunto.

sm4rco
24/04/2026, 08:19
Não tem nem como duvidar de você, Edumar :mrgreen:
Sempre bem informado. Mas um comunicado como esse pra mim será mais um tiro no pé apenas.

Bigsd
28/04/2026, 10:22
Mas um comunicado como esse pra mim será mais um tiro no pé apenas.

Eu também acho. O pessoal não quer saber de enrolação, mas sim de solução. E me parece que nem está tão difícil assim de resolver, falta vontade, mas como o modelo vende bem porque se incomodar com isso? Mas os concorrentes estão chegando. Em vários países ela já perdeu o reinado.

Edumar
28/04/2026, 14:39
O anúncio foi suspenso. Parece que entenderam que isso ia reacender a polêmica e assumir de fato o problema, e o que mais querem é que a coisa caia no esquecimento naturalmente. Achei que ficou pior, pois o problema existe e vai continuar incomodando.
Há uma intenção de mexer em tudo em breve. A nova "reformulação" do modelo vem recebendo inúmeras críticas. Não agradou o consumidor que esperava bem mais, principalmente mudanças mecânicas, motor, suspensão, chassi, etc...
Como vivemos um momento de dúvidas e as indústrias tiveram muitos prejuízos tomando decisões erradas, há um cuidado em tentar entender qual será o futuro destas picapes, se elétrico, híbrido, se haverá espaço para modelos convencionais somente com motores a explosão, se o flex pode ser interessante.... temos que aguardar.

sm4rco
05/05/2026, 10:22
Decisão estranha, mas vamos aguardar.

Edumar
06/05/2026, 14:33
Novidades em breve... :mrgreen:

Mauro-sp
11/05/2026, 09:43
Tem que ter alguma novidade, não pode ficar assim. Eu conheço mais dois casos que a picape foi pra oficina com problemas sérios no motor. Uma delas foi feita uma inspeção no filtro de alta numa revisão de 40.000 km e foi dado como OK, e o motor estourou com 48.000 km antes da revisão seguinte, e a justificativa foi o tal filtro. Caso vai para a justiça segundo o dono. A Toyota não assume e culpa o combustível, mas o dono tem todas as notas de abastecimento no mesmo posto, da Petrobras, e posto sério onde todo mundo abastece. O dono do posto já se prontificou a fornecer todos os laudos de testes dos combustíveis recebidos e das fiscalizações feitas, e disse que não tem problemas com outros modelos que também abastece lá.
A Toyota tem que parar de se esconder e assumir que existe um problema, e apresentar uma solução.

sm4rco
13/05/2026, 07:32
Qualquer oficina de motores ou concessionária hoje tem ocorrências semanais e até diárias de problemas. É um fato isso, não dá mais para duvidar de que o problema existe. O que precisa mesmo é de uma solução.

Samuel Dias
15/05/2026, 14:42
E o menino maluquinho ataca nos comentários... :lol:

Está vindo aí a Hilux com o novo facelift...

https://youtu.be/FKt4jLPK9sI

Samuel Dias
15/05/2026, 14:43
https://youtu.be/Fffo3gtPB3I

Samuel Dias
15/05/2026, 14:43
https://youtu.be/JSf_ZpjYarE

samtter
18/05/2026, 07:35
Impressionante como a Toyota está esticando essa situação: já virou consenso aqui que os casos de quebra de motor e oficina lotada deixaram de ser exceção faz tempo. Suspender comunicado e culpar combustível só piora a imagem, ainda mais com concorrente entregando robustez.

sm4rco
19/05/2026, 15:08
Aqui na Toyota é a mesma coisa. A concessionária está tendo que agendar para entrar na fila, e estão dizendo lá que já está faltando peças para o reparo, que já tem Hilux parada há mais de um mês aguardando peças.
Isso é muito esquisito. Eu me decepcionei muito com a Toyota, me parecia uma empresa mais séria, mas ultimamente só tem se envolvido em confusão.

Bigsd
26/05/2026, 10:58
Isso é impressionante, ainda mais vindo de uma empresa de cultura japonesa. Pra mim é muito desrespeito, e a Toyota ultimamente vem ficando boa nisso. Que se cuide porque até os chineses já estão oferecendo opções melhores e muito mais baratas.

sm4rco
28/05/2026, 15:40
Isso é impressionante, ainda mais vindo de uma empresa de cultura japonesa. Pra mim é muito desrespeito, e a Toyota ultimamente vem ficando boa nisso. Que se cuide porque até os chineses já estão oferecendo opções melhores e muito mais baratas.

Eu acho que o problema é justamente a pressão chinesa.

Edumar
02/06/2026, 14:20
Eu sempre defendi a indústria de carro japonesa, depois a alemã. Mas a Toyota virou uma grande decepção. Pelo que vende, deveria dar mais atenção aos seus produtos. São problemas graves, não é coisa a toa. Estamos falando de um motor que literalmente arrebenta por conta de um problema pequeno.

Bigsd
03/06/2026, 14:36
Eu sempre defendi a indústria de carro japonesa, depois a alemã. Mas a Toyota virou uma grande decepção. Pelo que vende, deveria dar mais atenção aos seus produtos. São problemas graves, não é coisa a toa. Estamos falando de um motor que literalmente arrebenta por conta de um problema pequeno.

Eu penso da mesma forma. As vezes nem parece que a Toyota é japonesa tamanhas as barbaridades que vem cometendo nos últimos anos e todas envolvendo honestidade principalmente, uma coisa que os japoneses sempre tiveram orgulho de ter como uma qualidade.
E sobre a "nova" Hilux, quando chega por aqui? Nenhuma notícia nova?

Bigsd
09/06/2026, 12:57
Toyota Hilux tem falha na macaneta que facilita furto, conclui policia (https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2026/06/toyota-hilux-falha-macaneta-facilita-furto.ghtml)

"A Toyota não se pronunciou sobre o problema no projeto da Hilux. Procurada pela reportagem, a Toyota disse que não iria se pronunciar."

Esperado isso, a Toyota não está nem aí com os problemas dos seus carros e vai abrindo espaço para os chineses, o que é bastante triste se considerarmos o que perdemos com essa infestação chinesa.

Samuel Dias
10/06/2026, 09:38
A Toyota definitivamente vem se afastando daquele conceito de qualidade do carro japonês. Desde 2012 eu tenho notado isso.
São muitos problemas que a marca tem sofrido, e outras marcas japonesas não estão passando por estas dificuldades. Pode vender bem pela fama que criou, mas se deitou nela e deixou muitas concorrentes passarem ela senão em vendas, mas em qualidade de produto. E o pior disso é a sua inércia diante destes problemas, mostra que não está nem aí com isso.

Ciro Alencar
12/06/2026, 12:27
Eu conversei recentemente com um executivo da Toyota, e ele me contou que a marca não sabe mais o que fazer diante da concorrência chinesa, que a situação é muito séria, e que as montadoras estão praticando suicídio de preços e isso não vai ser nada bom pra ninguém.
Ele me disse que um dos reflexos disso é justamente o que estamos vendo, a marca abandonou o novo projeto da Hilux, fazendo somente uma maquiagem na atual, não aprimora mais nada, não tem mais respondido aos problemas dos seus carros e simplesmente vem abandonando tudo.
Consertar esses problemas hoje custa muito caro, e a marca não quer gastar com mais nada. Sinal dos novos tempos. Eu já havia antecipado isso.

Bigsd
16/06/2026, 13:45
Eu disse que a Toyota tinha outros planos para a Hilux mas acabou desistindo de uma geração nova para dar uma retocada na atual, mas eu ainda acho que eles vão trazer um projeto novo para substituir essa atual. Está precisando.

sm4rco
17/06/2026, 09:04
Toyota Hilux ganha acessório para melhorar sua estabilidade em curvas (https://autopapo.com.br/curta/toyota-hilux-ganha-acessorio-para-melhorar-sua-estabilidade-em-curvas/)

Mais uma gambiarra para tentar melhorar (nunca corrigir) um velho conhecido e grave problema.
Isso funciona? Eu duvido. Não acredito que em uso normal, com velocidades habituais essa chapa colocada embaixo vai oferecer tanta mudança aerodinâmica assim. Precisa é aprimorar essa suspensão, nem precisa inventar muito, copia dos outros.

Bigsd
26/06/2026, 07:23
Impressão minha talvez, mas a Toyota parece ter abandonado um pouco o Brasil. Já era para ela ter se pronunciado em relação aos problemas da Hilux, as reclamações continuam só aumentando. Lá no Sul parece que o problema é pior, não sei se por conta do clima. O dono de uma outra picape me disse que saiu de Hilux porque perdeu a confiança nela depois de ficar duas vezes parado na estrada com problemas de alimentação de combustível, e a concessionária diz que não tem uma solução definitiva para os problemas, que no caso envolveram os bicos, outra falha bem conhecida do projeto que já dura anos.
Esse acessório realmente tem cara mais de jogar para a torcida do que de ser efetivo para alguma coisa. A Hilux merecia uma suspensão mais moderna. Modelos que usam suspensões mais atuais e melhores já provaram a resistência do conjunto, é só copiar, apesar que lá fora ela tem modelo com suspensão mais moderna para mercados mais exigentes e em picapes ainda mais pesadas.

sm4rco
06/07/2026, 18:56
Impressionante como a Toyota está tratando o mercado brasileiro, e o pior é que continua vendendo muito, então não espere uma mudança de postura.

Bigsd
08/07/2026, 10:13
Ela apagou, parece que entrou em compasso de espera pra ver o que vai acontecer. Tem a vantagem dos números de vendas em cima de uma imagem que criou, mas até quando o consumidor vai ficar nessa sonolência? Uma hora o mercado vai se tocar.