Conectar

Ver Versão Completa : Encurtar chassi e alongar cabine de pick-up Band longa e cabine simples

Juca_df
23/09/2020, 08:27
Olá pessoal, no próximo mês estarei iniciando a reforma da minha Toyota Bandeirantes. Gostaria de informações, cuidados e até restrições caso haja, em encurtar o chassi de uma pick-up Band 89 de cabine simples e chassi longo.

Entre outros itens da reforma, seria alongar em mais ou menos uns 20 a 30 cm da cabine, pois tenho 1,90 e o espaço interno realmente pra mim fica muito justo.

Como também em substituir a caçamba de madeira por uma de metal. Onde posso encontrar empresas que projetam e constroem caçambas personalizadas.

E por último alguém poderia indicar uma oficina no Distrito Federal para realizar tais mudanças?

Diogo_Vargas
23/09/2020, 11:01
Bom dia

Sobre a caçamba de lata, tem a empresa Step Side que fabrica no padrão original ou modificada para toyota bandeirante, veja com eles. Segue link do contato:

Step Side (http://stepside.com.br/produto-subcategoria/?subcategoria=Bandeirante&id=3352&idMarca=265)

Já sobre encurtar o chassi eu não faria, teria que encurtar cardan, linhas de freio, chicote elétrico... aumente sua cabine e desconte no tamanho da caçamba.

Olhe uma cabine modificada pela oficina do Ado Jensen
574426
Abraço.

Grand Vinicius
23/09/2020, 12:05
Fala, Juca.
No meu caso já comprei uma encurtada. O antigo dono transformou num jipe curto. Não sei se vou ter problema em relação à documentação, que não seja por métodos alternativos de vistorias e despachantes.
Ele anunciou como um Jipe Curto sem capota, mas eu pedi pra ele colocar a cabine pra mim.
Gostaria que ele não tivesse feito isso, pois a Pick Up curta com cabine ficou muito estranha. Curta e alta demais. Então a única forma viável é assumir de vez o Jipe e jogar fora a cabine.
Alternativamente, também pensei em alongar a cabine uns 15cm e alongar um pouco a caçamba pra trás, mas ainda fica caro e esquisito. No caso da sua, acho linda a Pick Up com cabine estendida e comprimento original.
574427 574428
Fotos da minha com e sem a cabine:
574429 574430 574431574432
574433 574434 574435

Grand Vinicius
23/09/2020, 12:08
Resumindo: Não vejo problema técnico em encurtar o chassis. Apenas estético se for manter a cabine.

Sergio c
23/09/2020, 13:44
Encurtar o chassi tem que ser uma oficina bem conceituada, p não soldarem torto e o chassi ficar sem alinhamento.

CAPT GOTTLIEB
21/11/2020, 22:14
574957 574958
A distância entre-eixos dos carros (WHEELBASE) é sempre calculada por um rigoroso projeto de Engenharia. Carros com distância entre-eixos muito longas são muito estáveis nas retas, mas são menos manobráveis. Carros do entre-eixos muito curtas são bastante manobráveis, porém ficam instáveis nas retas, acima de 50 Km/h.
É (era) possível pegar um Fusca e transformá-lo num Buggy, encurtando-se a extre-eixo original de 2,40 m para 2,10 a 2,20 m. Como era encurtado entre 20 e 30 cm este tipo de carro suportava a alteração. E assim o Buggy tornava-se muito manobrável, dava show em dunas, na lama, mas perdia um pouco da estabilidade em alta velocidade. Mas raramente um Buggy roda acima de 100 Km/h. Anos atrás tive uma Gaiola Cronos-Crotalus que foi montada com mecânica Fusca e com apenas 1,80 m de distância entre-eixos. Foi encurtada 60 cm! Um exagero! Acima de 50 a 60 Km/h a Gaiola ficava extremamente instável nas retas e muito insegura. Em compensação o que faltava de estabilidade sobrava para manobrar e nas trilhas era uma maravilha. Detestei a Cronos, acabei me desfazendo dela e depois montei um Buggy com 2,18 m de entre-eixos. Com ele posso ir acima de 100 Km/h sem nenhum tipo de instabilidade.
Conclusão: Se quiser encurtar o chassis precisa verificar se vai precisar alterar a distância entre-eixos. A meu ver esta não deve ficar mais curta que o Jipe Toyota Band chassi curto (2,285 metros). Se ficar mais curto correrá o risco de ficar instável nas retas, acima de 50 a 60 Km/h.

Grand Vinicius
23/11/2020, 09:50
Mas o caso é esse mesmo, Capitão. A Band já tem a versão longa e a curta.

CAPT GOTTLIEB
08/12/2020, 20:36
Mas o caso é esse mesmo, Capitão. A Band já tem a versão longa e a curta.

100% certo. O Jipão Band curto tinha distância entre-eixos de 2,255 metros e o Jipão Band longo tinha distância entre-eixos de 2,755 metros. Mas se a distância entre-eixos for encurtada para menos de 2,255 metros provavelmente o Jipe ficará problemático.