PDA

Ver Versão Completa : De Curitiba a Ushuaia e Carretera, aqui vou eu de novo. 2019/20

Marcelo J Manente
05/09/2019, 14:56
Pessoal, olha eu aqui de novo.
Vou para Ushuaia em dezembro de 2019, mais precisamente vou sair de Curitiba em 26/12.
Vou em uma Ranger CD 2.5 diesel 4x4 2001. Já tenho 2 pessoas que irão comigo com certeza.

Em um outro carro que vem de Minas e nos encontrará em Uruguaiana virão o André e sua esposa. O André já me acompanhou na outra viagem que fizemos de carro até o Peru em Machu Picchu (na verdade o carro fica em Ollantaytambo).

Logo abaixo vou postar o meu roteiro. Será a minha 5ª viagem na América do Sul e minha terceira para a Patagônia. Dessa vez além de Ushuaia quero ir em outros lugares que não fui ainda ou que não pude aproveitar melhor devido aos problemas com o carro em minhas outras viagens.

Se alguém tiver uma dica ou sugestão de algo a se ver pode falar.
Um abraço viageiros.

Projeto Patagonia 2019/20 com descansos

Dia
Data
Cidades
Km

26/dez
Araucária a Quarai-RS
1118

27/dez
Quarai a Azul (via Uruguai)
978

28/dez
Azul a Puerto Madryn
984

29/dez
Peninsula Valdez a Trelew
414

30/dez
Trelew a Rio Gallegos (sem Punta Tombo)
1154

31/dez
Rio Gallegos a Ushuaia
579

01/jan
Ushuaia
200

02/jan
Ushuaia
200

03/jan
Ushuaia a Punta Arenas
629

10º
04/jan
Punta Arenas - descanso.
0

11º
05/jan
Punta Arenas a Puerto Natales
248

12º
06/jan
Puerto Natales a Torres del Paine
132

13º
07/jan
Torres del Paine a El Calafate
274

14º
08/jan
El Calafate
150

15º
09/jan
El calafate - descanso.
0

16º
10/jan
El Calafate a El Chalten
214

17º
11/jan
El Chalten trecking
100

18º
12/jan
El Chalten a Los Antiguos
677

19º
13/jan
Chile Chico a Puerto Tranquilo
165

20º
14/jan
Puerto Tranquilo - Descanso
0

21º
15/jan
Puerto Tranquilo a Puyuhaupi
450

22º
16/jan
Puyuhuapi
100

23º
17/jan
Puyuaupi a El Bolson
427

24º
18/jan
El Bolson a San Martin de Los Andes
313

25º
19/jan
San Martin - descanso
0

26º
20/jan
San Martin de los Andes a Santa Rosa
973

27º
21/jan
Santa Rosa a Concordia
942

28º
22/jan
Concordia (divisa arg - Uru) a Torres
1015

29º
23/jan
Torres a Curitiba
564

Kilometragem total estimada
13000

Glaicon
06/09/2019, 06:18
Sensacional!
Estive em Ushuaia no réveillon de 2018/2019, parando também em El Calafate.
Deixou saudades.:concordo:

ricardopaulob
06/09/2019, 06:34
Top demais. Boa viagem. Vou acompanhando, pois eu vou 1 mês depois de você.

Que vantagem morar aí no sul. Em 2 dias você já saiu do Brasil, nesse tempo ainda estou nas estradas do Paraná. :rally:

dea_arendt
06/09/2019, 09:44
show! acompanhando o tópico!

Marcelo J Manente
06/09/2019, 13:53
Sensacional!
Estive em Ushuaia no réveillon de 2018/2019, parando também em El Calafate.
Deixou saudades.:concordo:

Vamos outra vez.
kkkkk
Abraço.

Top demais. Boa viagem. Vou acompanhando, pois eu vou 1 mês depois de você.
Que vantagem morar aí no sul. Em 2 dias você já saiu do Brasil, nesse tempo ainda estou nas estradas do Paraná. :rally:

No meu caso em um dia de viagem estarei em Uruguaiana e no segundo dia já passo pelo Uruguai e depois Argentina.
Abraço.

show! acompanhando o tópico!

Valeu.

Glaicon
07/09/2019, 07:25
Vamos outra vez.
kkkkk
Abraço.

Foram cinco dias dirigindo até chegar Ushuaia.
Destes, três foram feitos 1.200 Km´s por dia, para render.
É chão!
Na próxima irei de avião, pois será no inverno, e as estradas exigem veículos bem preparados e mais tempo neste período.:concordo:

Marcelo J Manente
09/09/2019, 15:18
Foram cinco dias dirigindo até chegar Ushuaia.
Destes, três foram feitos 1.200 Km´s por dia, para render.
É chão!
Na próxima irei de avião, pois será no inverno, e as estradas exigem veículos bem preparados e mais tempo neste período.:concordo:

Eu vou fazer em 6 dias por que quero passar uma dia conhecendo a Península Valdez (29/12).

No final do dia me hospedarei em Trelew e vou dar um tirão até Rio Gallegos aproveitando que o sol se põe tarde.

Abraços

Marcelo J Manente
09/09/2019, 15:21
Galera,

Grupo de aventureiros fechado.
Serão 2 professores (Curitiba) uma professora e uma autônoma (de Ponta Grossa) que farão a viagem.
Agora é preparar a viatura para a viagem e fazer encontros para nos conhecermos ao vivo.

Vamus simbora.

mfonseca1
19/09/2019, 15:13
Prezados,

Para quem vai pela primeira vez, o que indicam?
O que tenho em mente são os passeios em Ushuaia.
Qual mais os locais interessantes para parar?

Obrigado

mfonseca1
19/09/2019, 15:20
Vou para Ushuaia em dezembro de 2019, mais precisamente vou sair de Curitiba em 26/12.
Vou em uma Ranger CD 2.5 diesel 4x4 2001. Já tenho 2 pessoas que irão comigo com certeza.

Em um outro carro que vem de Minas e nos encontrará em Uruguaiana virão o André e sua esposa. O André já me acompanhou na outra viagem que fizemos de carro até o Peru em Machu Picchu (na verdade o carro fica em Ollantaytambo).

Logo abaixo vou postar o meu roteiro. Será a minha 5ª viagem na América do Sul e minha terceira para a Patagônia. Dessa vez além de Ushuaia quero ir em outros lugares que não fui ainda ou que não pude aproveitar melhor devido aos problemas com o carro em minhas outras viagens.

Um abraço viageiros.

Dia
Data
Cidades
Km

26/dez
Araucária a Quarai-RS
1118

27/dez
978

28/dez
Azul a Puerto Madryn
984

29/dez
414

30/dez
1154

31/dez
Rio Gallegos a Ushuaia
579

01/jan
Ushuaia
200

02/jan
Ushuaia
200

03/jan
Ushuaia a Punta Arenas
629

10º
04/jan
Punta Arenas - descanso.
0

11º
05/jan
248

12º
06/jan
132

13º
07/jan
274

14º
08/jan
El Calafate
150

15º
09/jan
El calafate - descanso.
0

16º
10/jan
El Calafate a El Chalten
214

17º
11/jan
El Chalten trecking
100

18º
12/jan
677

19º
13/jan
165

20º
14/jan
0

21º
15/jan
450

22º
16/jan
Puyuhuapi
100

23º
17/jan
Puyuaupi a El Bolson
427

24º
18/jan
313

25º
19/jan
San Martin - descanso
0

26º
20/jan
973

27º
21/jan
Santa Rosa a Concordia
942

28º
22/jan
1015

29º
23/jan
Torres a Curitiba
564

13000

Marcelo, notei poucas paradas.
É assim mesmo?
Nenhum passeio nessas cidades?

Obrigado

fcmatias
20/09/2019, 05:54
Marcelo,

Estou realizando essa viagem agora, alguns pontos que acho interessante:
Você está colocando que vai dormir em Trellew, eu entrei na cidade e fui até o museu, não achei nada de interessante, resolvi não entrar no museu que vi vários relatos de furto enquanto visitavam o Museu, a única coisa interessante foi o dinossauro na entrada da cidade. Acho melhor se hospedar em Puerto Madryn, não sei na época que você vai, mas quando fiquei hospedado lá, dava para ver as baleias na praia, lá também tem o Peer. Puerto Madryn também tem Punta Loma. As vezes você pode sair cedo para ir a Peninsula Valdez e voltar para Puerto Madryn.
A viagem Trelew a Rio Gallego é bem longa, nessa região venta muito, o que tornará o trecho cansativo. Recomendação, saia cedo de Puerto Madryn, passe por Punta Tombo e durma em Comodoro Rivadavia.

Um abraço viageiros.

Dia
Data
Cidades
Km

26/dez
Araucária a Quarai-RS
1118

27/dez
978

28/dez
Azul a Puerto Madryn
984

29/dez
414

30/dez
1154

31/dez
Rio Gallegos a Ushuaia
579

01/jan
Ushuaia
200

02/jan
Ushuaia
200

03/jan
Ushuaia a Punta Arenas
629

10º
04/jan
Punta Arenas - descanso.
0

11º
05/jan
248

12º
06/jan
132

13º
07/jan
274

14º
08/jan
El Calafate
150

15º
09/jan
El calafate - descanso.
0

16º
10/jan
El Calafate a El Chalten
214

17º
11/jan
El Chalten trecking
100

18º
12/jan
677

19º
13/jan
165

20º
14/jan
0

21º
15/jan
450

22º
16/jan
Puyuhuapi
100

23º
17/jan
Puyuaupi a El Bolson
427

24º
18/jan
313

25º
19/jan
San Martin - descanso
0

26º
20/jan
973

27º
21/jan
Santa Rosa a Concordia
942

28º
22/jan
1015

29º
23/jan
Torres a Curitiba
564

13000

LuizPR
20/09/2019, 12:25
Bom dia. O Marcelo, criador deste tópico, é veterano. Já fez esta expedição e pode contribuir com muitas e boas sugestões de roteiros e pontos de interesse, mas vou passar o que vi por aqueles lados. Em Janeiro fui de Curitiba a Ushuaia fazendo trechos na Argentina e Chile, passando pelo Uruguai. O que recomendo:

- Sair do Brasil para a Argentina atravessando o Uruguai (no meu caso, entrei neste país por Rivera e saí por Paysandú) vale a pena, pois diminui-se o trecho pela província de Entre Rios, onde a polícia argentina costuma "morder" motoristas brasileiros;

- Se tiver tempo não vá direto de Neuquén a Bariloche; saia após Piedra del Aguila para a 234 e desça pela Ruta 40 passando por Junin de los Andes, San Martin de los Andes e Villa la Angostura; é a rota dos 7 lagos, vale o desvio; programe parada em San Martin ou Villa la Angostura;

- Entrei no Chile pelo vale do rio Futaleufu, após Trevelin. É uma rota muito bonita;

- Faça o maior trecho que conseguir pela Carretera Austral. Principalmente de Chaitén para baixo ela é belíssima; veja o relato do próprio Marcelo e de outros sobre a Carretera, verá que há muitos pontos que valem a parada, como as Capillas de Marmore, o ventisquero Colgante e o vale do Rio Simpson;

- Não deixe de forma alguma de ir a El Chaltén, El Calafate (geleira Perito Moreno) e Torres del Paine; se gostar de trekking reserve alguns dias nestes locais;

- Punta Arenas vale a parada. Tem bons restaurantes e museus. Hospedei-me em um local bem interessante chamado Tragaluz (veja no Booking), pitoresco e confortável; para comer recomendo o La Luna;

- Em Ushuaia tive pouco tempo e por restrição física de algumas pessoas no grupo fizemos passeios mais convencionais: parque nacional Tierra del Fuego e navegação pelo canal de Beagle com parada nas pinguineiras; gostaria de fazer a trilha até a laguna Esmeralda (5 horas de caminhada), mas não foi possível;

- Não deixe de comer centolla em Ushuaia.

Bom planejamento e boa viagem.

Prezados,

Obrigado

Marcelo J Manente
20/09/2019, 18:48
Prezados,

Obrigado

Descendo pela Ruta 3:
Península Valdez e pinguineira Punta Tombo, Parque de Ushuaia, Passeio de barco no canal de Beagle, glaciar Martial, nem que seja só para tirar fotos da cidade lá de cima e não ir ao glaciar, Museu do presídio.
Voltando de Ushuaia:
Parque Torres del Paine (Chile), Ruta 40 até El Calafate e suas geleiras, El Chalten e suas caminhadas, Entrar no Chile e conhecer a Carretera Austral. Lá tem as capelas de Mármore, O Parque Queulat e o Ventiqueiro Colgante (geleira pendurada).
Voltando para a Argentina:
Parque Los Alerces em Esquel, El Bolsn, Bariloche, Villa Angostura e a ruta de los sete lagos.

Marcelo J Manente
20/09/2019, 18:50
Marcelo, notei poucas paradas.
É assim mesmo?
Nenhum passeio nessas cidades?

Obrigado

Colega,

Para conhecer tantos lugares em tão pouco tempo tem que rodar muito. Mas tem alguns dias de descanso e de conhecer cidades. Apesar que prefiro conhecer belezas naturais a cidades.

Marcelo J Manente
20/09/2019, 19:21
Marcelo,

Estou realizando essa viagem agora, alguns pontos que acho interessante:
Você está colocando que vai dormir em Trellew, eu entrei na cidade e fui até o museu, não achei nada de interessante, resolvi não entrar no museu que vi vários relatos de furto enquanto visitavam o Museu, a única coisa interessante foi o dinossauro na entrada da cidade. Acho melhor se hospedar em Puerto Madryn, não sei na época que você vai, mas quando fiquei hospedado lá, dava para ver as baleias na praia, lá também tem o Peer. Puerto Madryn também tem Punta Loma. As vezes você pode sair cedo para ir a Peninsula Valdez e voltar para Puerto Madryn.
A viagem Trelew a Rio Gallego é bem longa, nessa região venta muito, o que tornará o trecho cansativo. Recomendação, saia cedo de Puerto Madryn, passe por Punta Tombo e durma em Comodoro Rivadavia.

Matias,

Na Verdade Trelew é só para dormir e diminuir um pouquinho o caminho até Rio Gallegos que vai ser longo.
A ideia agora é dormir em Puerto Piramides (já fiz reserva) e fazer durante o dia seguinte a península e a pinguinera e depois retornar a Trelew só para dormir. Se não fossem 6 h até comodoro seria uma boa dormir lá nesse dia.
Valeu colega.

LuizPR
20/09/2019, 20:49
Marcelo, dormi em Puerto Pirâmides em um AÇA, logo na entrada da cidade. Bom e barato. Não é novo mas vale o preço. E Puerto Pirâmides é um ótimo ponto para quem quer rodar pela Península Valdez.

LuizPR
20/09/2019, 20:49
ACA, não AÇA

Marcelo J Manente
21/09/2019, 08:40
ACA, não AÇA

Exatamente esse que eu reservei.

ASQ1973
21/09/2019, 17:27
Opa pessoal devo ir em janeiro a Ushuaia partindo de Florianópolis. Seria possível esclarecer o que é necessário de documentos para este destino? Carta verde ou algum seguro obrigatório? Equipamentos obrigatórios para o carro nestes países? Desculpem me mas estou perdidaço a este respeito. Valeu

Marcelo J Manente
22/09/2019, 22:53
Opa pessoal devo ir em janeiro a Ushuaia partindo de Florianópolis. Seria possível esclarecer o que é necessário de documentos para este destino? Carta verde ou algum seguro obrigatório? Equipamentos obrigatórios para o carro nestes países? Desculpem me mas estou perdidaço a este respeito. Valeu

Ola colega,

Então, para Uruguai, Argentina e Chile você só precisa um RG que tenha menos de 10 anos de expedição. Se não tiver renove ele. O melhor mesmo é o Passaporte. Pela minha experiência facilita nos tramites das fronteiras.

PAra o carro: Se for no seu nome só é necessário os docs do carro. Se for financiado e constar isso nos documentos então tem que pedir que a financeira te de uma autorização para viajar para os paises que vc quiser. Tem que fazer o seguro carta verde para Uruguai e Argentina e o Soapex para o Chile.
O carro deve ter: extintor, 2 triângulos, colete reflexivo (Chile), cambão de metal de 1,5 m e caixa de 1os socorros.
Abraço.

RicardoFLN
24/09/2019, 14:47
Ola colega,

Então, para Uruguai, Argentina e Chile você só precisa um RG que tenha menos de 10 anos de expedição. Se não tiver renove ele. O melhor mesmo é o Passaporte. Pela minha experiência facilita nos tramites das fronteiras.

PAra o carro: Se for no seu nome só é necessário os docs do carro. Se for financiado e constar isso nos documentos então tem que pedir que a financeira te de uma autorização para viajar para os paises que vc quiser. Tem que fazer o seguro carta verde para Uruguai e Argentina e o Soapex para o Chile.
O carro deve ter: extintor, 2 triângulos, colete reflexivo (Chile), cambão de metal de 1,5 m e caixa de 1os socorros.
Abraço.

Marcelo,
Até onde me consta, e uma vez eu lí o Código de Transito Argentino de cabo a rabo (há dois anos, não sei se alterou), assim como aqui no Brasil, um veículo acidentado ou avariado não pode ser rebocado por um outro veículo que não seja destinado a esse fim, ou seja, um guincho. E quanto aos primeiros socorros, esses tb não eram obrigatórios.
Vale a pena buscar a informação sobre isso em sites dos países de origem, de instituições relativas ao trânsito.
Levar um acessório que não é necessário só mostra a "autoridade" policial que tu não sabes sobre a legislação vigente.....aí pronto, tá feito, é um prato cheio para os arrecadadores de "coima"!
Além disso quando eu fui, levei um formulário Fake do Ministerio de Relaciones Exteriores y Culto, que deveria ser preenchido pelo policial caso tu não estivesse em concordância com a sanção que eles as vezes inventam de querer aplicar para "recaudar". Que se é pra contar mentira, conte uma maior.....rsrs

Abs.

RicardoFLN
24/09/2019, 14:49
Ah, e até onde me consta, vidros com películas não são (ou não eram) permitidos na argentina em nenhum grau de transparência.

Abs.

LuizPR
24/09/2019, 17:10
Boa tarde. Há 3 anos, voltando de Cusco e San Pedro de Atacama, o motor do Defender de meu companheiro de viagem ferveu, saindo de Corrientes. Reboquei-o até Foz do Iguaçu usando o cambão que levamos para atender a polícia argentina. Fomos parados umas 5 vezes neste deslocamento, e dizíamos sempre que a quebra da viatura havia acontecido poucos quilômetros atrás e que estávamos indo para a próxima cidade. Não tivemos problemas.

É bem provável que rebocar um veículo avariado não seja permitido, mas como escrevi acima, não nos impediram de fazer isto.

Quanto a levar cambão, 2 extintores e kit primeiros socorros, me pediram estes itens em outra viagem, em 2013.

Na verdade a impressão que tenho é que o comportamento da polícia argentina mudou para melhor nos últimos tempos. Em 2013 viajamos até Trevelin, entramos no Chile e voltamos por Mendoza, e fomos importunados e multados em 3 ocasiões, sempre na província de Entre Ríos. Pediam para ver o kit Argentina. Em 2016, voltando do Atacama, fomos parados várias vezes, pediram documentos mas não nos incomodaram. Neste ano fui a Ushuaia e nos pararam também muitas vezes, mas na maior parte delas nem documentos pediram. Só queriam saber de onde vìnhamos e para onde estávamos indo.

Quanto à película nos vidros, até onde sei na Argentina não existe restrição, desde que não seja nada absurdo, que impeça totalmente ver quem está dentro do veículo. Quanto ao Chile li que películas não são permitidas, mas rodei este país de norte a sul e não tive problemas por tê-las no Defender.

Marcelo,
Até onde me consta, e uma vez eu lí o Código de Transito Argentino de cabo a rabo (há dois anos, não sei se alterou), assim como aqui no Brasil, um veículo acidentado ou avariado não pode ser rebocado por um outro veículo que não seja destinado a esse fim, ou seja, um guincho. E quanto aos primeiros socorros, esses tb não eram obrigatórios.
Vale a pena buscar a informação sobre isso em sites dos países de origem, de instituições relativas ao trânsito.
Levar um acessório que não é necessário só mostra a "autoridade" policial que tu não sabes sobre a legislação vigente.....aí pronto, tá feito, é um prato cheio para os arrecadadores de "coima"!
Além disso quando eu fui, levei um formulário Fake do Ministerio de Relaciones Exteriores y Culto, que deveria ser preenchido pelo policial caso tu não estivesse em concordância com a sanção que eles as vezes inventam de querer aplicar para "recaudar". Que se é pra contar mentira, conte uma maior.....rsrs

Abs.

RicardoFLN
24/09/2019, 17:55
Boa tarde. Há 3 anos, voltando de Cusco e San Pedro de Atacama, o motor do Defender de meu companheiro de viagem ferveu, saindo de Corrientes. Reboquei-o até Foz do Iguaçu usando o cambão que levamos para atender a polícia argentina. Fomos parados umas 5 vezes neste deslocamento, e dizíamos sempre que a quebra da viatura havia acontecido poucos quilômetros atrás e que estávamos indo para a próxima cidade. Não tivemos problemas.

É bem provável que rebocar um veículo avariado não seja permitido, mas como escrevi acima, não nos impediram de fazer isto.

Quanto a levar cambão, 2 extintores e kit primeiros socorros, me pediram estes itens em outra viagem, em 2013.

Na verdade a impressão que tenho é que o comportamento da polícia argentina mudou para melhor nos últimos tempos. Em 2013 viajamos até Trevelin, entramos no Chile e voltamos por Mendoza, e fomos importunados e multados em 3 ocasiões, sempre na província de Entre Ríos. Pediam para ver o kit Argentina. Em 2016, voltando do Atacama, fomos parados várias vezes, pediram documentos mas não nos incomodaram. Neste ano fui a Ushuaia e nos pararam também muitas vezes, mas na maior parte delas nem documentos pediram. Só queriam saber de onde vìnhamos e para onde estávamos indo.

Quanto à película nos vidros, até onde sei na Argentina não existe restrição, desde que não seja nada absurdo, que impeça totalmente ver quem está dentro do veículo. Quanto ao Chile li que películas não são permitidas, mas rodei este país de norte a sul e não tive problemas por tê-las no Defender.

Luiz,

Sim, tudo isso é possível de acontecer, e acontece! Mas acredito que nós devemos nos precaver, e na minha opinião a melhor forma de fazer isso é pegar os códigos de trânsito dos países por onde se vai passar e tomar ciência de tudo aquilo que realmente é obrigatório.
Realmente, a coisa parece que deu uma mudada. Uma vez um jornal Gaúcho (Zero Hora), junto a um jornal argentino, fizeram uma baita matéria sobre os "coimeiros", deu uma repercussão.

Sds.

Glaicon
25/09/2019, 06:25
Luiz,

Sim, tudo isso é possível de acontecer, e acontece! Mas acredito que nós devemos nos precaver, e na minha opinião a melhor forma de fazer isso é pegar os códigos de trânsito dos países por onde se vai passar e tomar ciência de tudo aquilo que realmente é obrigatório.
Realmente, a coisa parece que deu uma mudada. Uma vez um jornal Gaúcho (Zero Hora), junto a um jornal argentino, fizeram uma baita matéria sobre os "coimeiros", deu uma repercussão.

Sds.
Em janeiro, na viagem a Ushuaia, paguei propina em Entre Ríos.
Extintor vencido.
Agora em Julho, indo para Mendoza, fomos parados poucas vezes, mas só pediam documento do carro e CNH.
Nem precisava da identidade.
Não olharam nada de acessórios como cambão, triângulo extra, seguro carta verde, nada.
Realmente, impressionou positivamente.:concordo:

LuizPR
25/09/2019, 09:48
Bom dia, Ricardo. Você está certo, o ideal é saber o que cada país pede em seus códigos de trânsito. Estas expedições que fazemos são fantásticas. Atrapalhá-las por descuido é desagradável.

Luiz,

Sds.

RicardoFLN
25/09/2019, 10:30
Bom dia, Ricardo. Você está certo, o ideal é saber o que cada país pede em seus códigos de trânsito. Estas expedições que fazemos são fantásticas. Atrapalhá-las por descuido é desagradável.

Com certeza Luiz! Eu sei de caso em que o cara desistiu da viagem depois de alguns desses "encontros" com policiais mal intencionados, ficava muito nervoso, não aguentou a tensão. Tem que saber gerenciar a situação.
Tipo, a vez que eu fiz Floripa-Ushuaia-Floripa de bike, e uma fiscal de aduana argentina decidiu do nada que ia revistar toda a minha bagagem, e ela disse isso expressamente. Detalhe, vários ônibus de turismo passando e nenhum passando por uma revista dessas! Só pensei: Vou ferrar com essa fdp! Que dúvida que eu comecei e abri o alforje das roupas sujas e puxar minhas cuecas usadas e estender pra ela pegar. Cara, ela mudou de ideia numa rapidez impressionante....kkk

Sds.

Glaicon
26/09/2019, 06:29
Com certeza Luiz! Eu sei de caso em que o cara desistiu da viagem depois de alguns desses "encontros" com policiais mal intencionados, ficava muito nervoso, não aguentou a tensão. Tem que saber gerenciar a situação.
Tipo, a vez que eu fiz Floripa-Ushuaia-Floripa de bike, e uma fiscal de aduana argentina decidiu do nada que ia revistar toda a minha bagagem, e ela disse isso expressamente. Detalhe, vários ônibus de turismo passando e nenhum passando por uma revista dessas! Só pensei: Vou ferrar com essa fdp! Que dúvida que eu comecei e abri o alforje das roupas sujas e puxar minhas cuecas usadas e estender pra ela pegar. Cara, ela mudou de ideia numa rapidez impressionante....kkk

Sds.
Até Ushuaia de bike??!!:shock:

ASQ1973
26/09/2019, 06:41
Ola colega,

Abraço.

Muitissimo grato pelas valorosas dicas xexelo! saudações..

RicardoFLN
26/09/2019, 18:30
Até Ushuaia de bike??!!:shock:

:concordo: Isso, de modo geral, ida pela Ruta 3, retorno Carreteira Austral/Ruta 40.
13.000 km, 110 dias.

Abs.

Marcelo J Manente
26/09/2019, 20:57
Do consulado da Argentina.

Glaicon
27/09/2019, 06:19
Sobre o engate fixo no carro, eu vi uma Fiorino argentina parada pela polícia, e o cara tendo que sacar fora.
Estava agachado desaparafusando o mesmo.
Pensa no trabalho!:?

ricardopaulob
27/09/2019, 08:20
Muito obrigado por compartilhar. Estava com dúvida do que levar para minha viagem.

diogofalcomer
27/09/2019, 10:28

Será que uma cinta de 4mts vale como cambão? ou teria q ser de 1 ou 2 mts como fala ai... eu tenho uma de de 4mts.

ricardopaulob
27/09/2019, 10:32
Será que uma cinta de 4mts vale como cambão? ou teria q ser de 1 ou 2 mts como fala ai... eu tenho uma de de 4mts.

Boa pergunta. Eu tenho uma cinta de reboque de 5 metros para 5 toneladas. Eu estou na esperança que sirva.

diogofalcomer
27/09/2019, 10:38
Boa pergunta. Eu tenho uma cinta de reboque de 5 metros para 5 toneladas. Eu estou na esperança que sirva.

Pois é, até pq a cinta e as manilhas ocupam bem menos espaço aí vale mais a pena.

Marcelo J Manente
27/09/2019, 11:06

Hi colega,
Aí já não sei dizer.

LuizPR
27/09/2019, 11:13
Recomendo o cambão. A possibilidade de encherem o saco pela cinta é grande.

Marcelo J Manente
27/09/2019, 11:14
Pessoal,

E o Chile exige mesmo que se tenha colete reflexivo. Eu tenho, porém nunca fui parado por policiais rodoviários no Chile. Portanto nunca me pediram nem na aduana.
Auto Esporte - Chile torna obrigatorio colete refletivo para motoristas (http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/01/chile-torna-obrigatorio-colete-refletivo-para-motoristas.html)

RicardoFLN
27/09/2019, 12:35

É realmente impressionante que até mesmo o Consulado informe coisas erradas!
Reitero, procurem o código de trânsito do país.
Vocês estão discutindo se cabo de aço substitui cambão. Meu, leva qualquer um , só esteja ciente que NÃO é obrigatório. Se tu for parado e inventar de dar uma de bom moço, que tem tudo o que eles pedem, mostrando cambão, primeiro socorros, adesivo com velocidade no vidro....se o cara estiver afim de tirar uma casquinha, vai pensar: " Mais um brasileño que não sabe merda nenhuma.....vou carcá!" rsrsrs
Pra ajudar, segue link da Ley de Tránsito 24.490 Vejam o ARTICULO 40.
http://www.vialidad.gba.gov.ar/datos/educacion_vial/publicaciones/ley%2024449.pdf

Segue tb uma entrevista à uma agente da Policia Caminera da Província do Chaco, onde ela cita a documentação e os equipamentos obrigatórios......que por sinal batem tal qual com a lei acima.
REQUISITOS PARA VIAJAR EN RUTAS - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=-gPY7D139ZQ)

O legal é que o primeiro veículo que aparece na reportagem sendo parado, é um Uno com película escura pra cacete....kkk

Suerte!

PS. patente = placa do veículo

RicardoFLN
27/09/2019, 12:50
Esse aqui é melhor ainda, pois mostra claramente o que são os mitos quanto a equipamentos obrigatórios.

C5N - TRANSPORTE: CONSEJOS ANTES DE SALIR A LA RUTA CON EL AUTO - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=yWy1I3AYkB0)

Sds.

Marcelo J Manente
31/10/2019, 08:02
Capota de fibra já comprada e instalada.

Marcelo J Manente
01/11/2019, 08:48
Já tenho o cambão (das viagens anteriores), 2 triângulos, caixa de 1os socorros, colete reflexivo, capota de fibra para proteger as bagagens, 2 macacos hidráulicos para emergências,bolsa de ferramentas, PID.
Seguro Carta verde estou providenciando.
Minha mãe sempre dizia que é melhor pecar pelo excesso que pela falta.
Partiu Ushuaia 26/12.

Glaicon
02/11/2019, 09:22
Já tenho o cambão (das viagens anteriores), 2 triângulos, caixa de 1os socorros, colete reflexivo, capota de fibra para proteger as bagagens, 2 macacos hidráulicos para emergências,bolsa de ferramentas, PID.
Seguro Carta verde estou providenciando.
Minha mãe sempre dizia que é melhor pecar pelo excesso que pela falta.
Partiu Ushuaia 26/12.
Não esquece do extintor na validade.
O policial me mordeu por esse detalhe.
Apenas perguntou se "Queres pagar a multa alta lá na frente ou a mínima aqui?":confused:

Marcelo J Manente
04/11/2019, 08:10
Não esquece do extintor na validade.
O policial me mordeu por esse detalhe.
Apenas perguntou se "Queres pagar a multa alta lá na frente ou a mínima aqui?":confused:

Valeu Glaicon,
O meu extintor esta escrito que a validade é 1º semestre de 2012. Porém a etiqueta está toda rasgada. Vou providenciar outro por via das dúvidas.

leoss
16/11/2019, 19:44
Capota de fibra já comprada e instalada.
a capota ficou muito boa, oferece segurança e mais espaço para as bagagens, será mais uma expedição memorável.
acompanhando:pipoca:

Marcelo J Manente
18/11/2019, 16:49
Aqui tem o plano básico e a estimativa de custos sempre com os valores mais baixos de hospedagem possíveis sem ser em hostel.

Fica como base para a galera ter uma ideia. Os valores devem ser maiores caso outros passeios sejam contratado

1º 26/dez Araucária a Paso de Los Libres -AR Deslocamento 1086 R$ 47,00
2º 27/dez Paso de Los Libres a Azul Deslocamento 940 R$ 40,00
3º 28/dez Azul a Puerto Piramides Deslocamento 1058 R$ 80,00
4º 29/dez Peninsula Valdez a Trelew (com Punta tombo) Peninsula Valdez, pinguineiras. 414 R$ 44,00
5º 30/dez Trelew a Rio Gallegos Deslocamento 1154 R$ 42,00
6º 31/dez Rio Gallegos a Ushuaia Lago Escondido e Fagnano, cordilheiras. 3 dias 579 R$ 75,00
7º 01/jan Ushuaia Parque, glacial Martial 200 R$ 75,00
8º 02/jan Ushuaia Passeio canal de Beagle, museu, cidade. 200 R$ 75,00
9º 03/jan Ushuaia a Punta Arenas - Chile Passeios e deslocamento. 2 dias 629 R$ 67,00
10º 04/jan Punta Arenas - descanso. Deslocamento. 100 R$ 67,00
11º 05/jan Punta Arenas a Puerto Natales Descanso 248 R$ 75,00
12º 06/jan Puerto Natales a Torres del Paine Parque Torres del Paine dia todo. 132 R$ 75,00
13º 07/jan Torres del Paine a El Calafate - Argentina Deslocamentos e conhecer cidade. 274 R$ 50,00
14º 08/jan El Calafate Geleiras. 2 dias 150 R$ 50,00
15º 09/jan El calafate - descanso. Descanso 100 R$ 50,00
16º 10/jan El Calafate a El Chalten Deslocamento. 214 R$ 100,00
17º 11/jan El Chalten trecking Trekings selecionado. 100 R$ 100,00
18º 12/jan El Chalten a Los Antiguos Deslocamento, Cueva de las Manos. 677 R$ 80,00
19º 13/jan Chile Chico a Puerto Tranquilo - Chile Paso de Las Llaves, Capilas de Marmol. 165 R$ 100,00
20º 14/jan Puerto Tranquilo - Descanso Descanso 100 R$ 100,00
21º 15/jan Puerto Tranquilo a Puyuhaupi Deslocamento, turismo, Coyhaique. 450 R$ 80,00
22º 16/jan Puyuhuapi Ventisqueiro Colgante, trilhas, termas. 100 R$ 80,00
23º 17/jan Puyuaupi - Chile a El Bolson - Argentina Descanso 427 R$ 80,00
24º 18/jan El Bolson a San Martin de Los Andes Deslocamento. 313 R$ 50,00
25º 19/jan San Martin - descanso Ruta de los 7 lagos. 100 R$ 50,00
26º 20/jan San Martin de los Andes a Santa Rosa Deslocamento. 973 R$ 60,00
27º 21/jan Santa Rosa a Concordia Deslocamento. 942 R$ 31,00
28º 22/jan Concordia (divisa Arg - Uru) a Torres Deslocamento e praia. 1015 R$ 50,00
29º 23/jan Torres a Curitiba Praia e deslocamento. 564

Kilometragem total estimada 13404 R$ 1.873,00

Gastos hospedagens por pessoa Hoteis R$ 1.873,00
Mais ou menos 13400 km / 10 km/l X 3,8 (diesel)= R$ 5100,00 diesel por 4 R$ 1.275,00
Considerando R$ 80,00 por dia por pessoa Alimentação R$ 2.400,00
Total por pessoa Por baixo R$ 5.548,00
Total aproximado + recordações, pedágios, parques e passeios. Por alto R$ 6.500,00
Total com folgas R$ 7.000,00

Marcelo J Manente
18/11/2019, 18:57
Os valores no final de cada dia são relativos a hospedagem mais barata pesquisada para aquela cidade para uma pessoa.

Marcelo J Manente
02/12/2019, 15:59
Faltam 24 dias.

Marcelo J Manente
17/12/2019, 21:10
Faltam 9 dias.

RicardoFLN
18/12/2019, 09:34
Faltam 9 dias.

Parque Nacional Queulat, correto? Altos picos!!
Boa viagem!

Marcelo J Manente
18/12/2019, 22:00
Parque Nacional Queulat, correto? Altos picos!!
Boa viagem!

Isso mesmo,

Ventisqueiro Colgante.

Marcelo J Manente
22/12/2019, 05:14
4 dias faltando.

RFL 4x4
23/12/2019, 08:54
Boa viagem! Mande notícias

Jorginho4100
23/01/2020, 20:17
Já voltou? Como foi a viagem?

Marcelo J Manente
24/01/2020, 12:15
Já voltou? Como foi a viagem?

Já voltamos.
Em breve postarei tudo no forum de relatos.
Já adianto que tem muitos perrengues com a viatura. kkkkk

leoss
28/01/2020, 12:28
Olá amigo que bom qe no fim de tudo certo.. aguardamos os relatos
Abraço

Marcelo J Manente
29/01/2020, 09:19
Pessoal, vai rolar o relato da minha viagem no fórum de relatos: https://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/176723-expedicao-ushuaia-fronteira-final-de-curitiba-ushuaia-e-carretera-13-170-km-1.html#post2520956