PDA

Ver Versão Completa : Como equipar sua band com pouco dinheiro

I2MF
21/05/2006, 12:12
Caros colegas.
Acabei de adquirir uma band longa pelada, sem qualquer acessório.
Por óbvio, começei a pesquisar preço de diversos acessórios como bagageiro, suporte para estepe/galão, escadinha, etc.
Fica realmente um absurdo para deixar o carro equipado com acessórios prontos. O que é que eu fiz: peguei na internet fotos de diversos acessórios e procurei serralheiros para fazer orçamento para mim. Todos disseram que é muito fácil fazer as peças a partir do desenho e é impressionante a diferença de preço. Um bagajeiro para uma Band longa que sai na loja por cerca de R$ 700,00, o serralheiro faz por 200,00 em média. A escadinha, 30,00, etc...
Então cheguei a conclusão que para deixar o carro bonito e funcional, basta pegar os desenhos dos acessórios na internet (ou desenhá-los como quiser). Dessa forma faz-se uma economia absurda e o carro realmente fica funcional e bonito. Está aí a sugestão.
DICA: para ter idéia de como colocar o acessório, basta pegar uma foto de quaqur band na net e levar ao serralheiro que ele faz a adaptação igualzinho, inclusive, personalizando se quiser. Acho que vale a pena, pois os acessórios de fábricas têm preços surreais, um verdadeiro assalto.

Wallace
21/05/2006, 15:45
Cuidado que muitas vezes os materias são diferentes, soldas diferentes, pintura diferente, etc.
Uma coisa importante em alguns caso são as fixações, principalmente em bagageiros.
O barato pode sair caro se o bagageiro danificar calhas e similares.
Mas pode sim fazer algo mais barato, pois quem fabrica tem que ganhar e muitas vezes muita coisa é imposto que voce pode não estar pagando se o seralheiro não lhe der nota fiscal, etc.

I2MF
21/05/2006, 17:33
Realmente, há a questão tributária que deve ser considerada, mas mesmo que se peça nota fiscal ao serralheiro (e é justo pedi-la para não estimular a concorrência desleal), os valores ainda assim serão muito inferiores.
Aliás, mesmo considerando empresas que pagam impostos, é só comparar o preço relativo dos produtos. Uma escadinha doméstica de metal (dessas que vende em supermerdado), também tem impostos recolhidos, é mais complexa que a utilizada nos veículos, é de abrir, tem degraus em chapa estampada, etc., e custa a metade do preço. Portanto, parece que há sim uma exploração nos preços dos acessórios.
Um estribo, por exemplo, é uma peça extremamente simples, e não vejo nada que justifique o preço que tem.
Outro exemplo é a barra lateral do bagageiro. Trata-se apenas de um pedaço de cano de metal entortado e pintado, de poucos metros. Onde está a justificativa para tal peça custe mais de R$ 100,00 reais?

marcio meira rocha
21/05/2006, 20:17
Fala amigo.

Já vinha pensando nisso faz tempo, ainda digo mais além de caro há a falta de opção, se quiser tenho alguns sites que possuem alem de fotos desenhos com tudo explicadinho.
Um abraço

Márcio.

Wallace
21/05/2006, 20:24
Quantas escada caseiras são fabricadas e quantas para jipe são?
Isso é economia de escala. Quanto mais se fabrica mais barato é.
Como é entortado?
Na porada, numa dobradeira manual, numa dabradeira hidrulica, numa dobradeira CNC?
Como é pintado?
Na mão com pincel e rolinho, com lata, com compressor, a pó (eletrostatica)?
Qual a espessura da tinta?
Qual o tratamente feito antes da pintura?
Tem embalagem para proteger no transporte, etc.
Não estou dizendo que o preço é alto ou baixo, mas muitas vezes tem muito mais coisas envolvidas que não são analizadas.
mas de toda forma com quantidade e qualidade na produção pode-se fazer algo mais barato e de melhor qualidade que fazer algo unico a mão.

I2MF
22/05/2006, 18:46
Caro Vallace,
Eu entendo seu argumentos e sei que são sérios, mas considere o seguinte. Ao lado do conceito de economia em escala (que nada mais é do que diluição do custo total de produção no volume produzido), existe em contra-partida a idéia de preço relativo, que também deve ser considerada.
Veja por exemplo: Um fogão novo, de seis bocas, você encontra em lojas por 400,00 reais, uma bicicleta por 180,00, um computador (gabinete e acessórios, sem o monitor) R$ 700,00, uma sala de estar vc monta por 1200,00 (e até menos), uma moto 125cc 0KM por 4000,00/5000,00. Onde está a justificativa para que um rack (peça extremamente simples) custe R$ 780,00??? Penso que se trata de um preço um tanto alto para o produto e tem que haver OPÇÕES mais baratas para o consumidor. Conheço muitos jipeiros que gostaria de ter um rack e não o tem por conta do alto custo, e o pior, eles não têm nem opção por um produto mais barato.

Com o tópico que propus só estou tentando discutir os preços dos acessórios, estimular a reflexão, a criatividade dos jipeiros e sugerir opções aos consumidores.

Um abraço!

Wallace
22/05/2006, 19:30
Eu também acho muita coisa absurdamente cara.
Minha referencia de preço a tempos é ferro de passar roupa, dos bem simples, isso porque tem preças mecanicas de metal e plasticas além de parte eletrica e é um produto de preço acessivel.
É tipico eu comparar com preços de outras coisas e achar absurdamente caras.
Eu estou vendo duas cadeiras para comprar, acho o preço absurdo, mas não tem muito o que fazer não a não ser fazer uma pesquisa.
Eu não vendo Rack, ok, só estou levantando uns pontos para serem analizados.
E acho caro também.

Ney _Niterói
23/05/2006, 11:53
Márcio,

Boa tarde! Em quais sites eu posso encontrar fotos e desenhos dos acessórios?

Abraços

Ney

jomlenom
23/05/2006, 17:22
Equipe a sua band com um disco de corte e alguns pedaços de metal e uma maquina de solda ; alguns finais de semana e toda a sua genialidade ( patente ... qualidade iso ... bla bla bla ... pra que se fui eu quem fiz ... entao vai ficar magnífico ! ... Não ha forma mais recompensante de equipar a sua band que fazendo voce mesmo !!!!!!!!! :evil: :lol: :lol: :lol: :twisted:

Só nao sabe quem não tem !

... E o resto é resto ...
[]´s descomplicando o complicado
e tenho dito ! :shock:

Paulo Sabra
23/05/2006, 17:57
Caro Irineu,

O JomLenom, disse tudo, muita coisa vc mesmo pode fazer, desenhe as peças, faça as medidas exatas e mãos a obra no final de semana, caso não tenha habilidade e ferramentas, consiga um serralheiro de sua confiança para executar com a sua supervisão.

marcio meira rocha
23/05/2006, 21:15
Se alguem estiver querendo fazer um bagageiro

CAVESO
24/05/2006, 14:00
Estou projetando e fazendo todos os acessórios de meu engesa e o que tenho a relatar:
1- O preço é infinitamente menor que o cobrado pelo mercado (as razões foram bem colocadas acima);
2- O material usado (tudo de parede mais grossa que alguns acessórios prontos que pesquisei, solda mig/tig, boa preparação e pintura) em alguns casos é bem melhor que dos produtos prontos;
3- Personalização (já que é dificílimo encontrar acessórios para engesa);
4- A satisfação gerada em todo processo, que não há dinheiro que pague a sensação de saber que você construiu parte do que gosta;

Por essas e outras é que recomendo o "faça-você-mesmo", ressaltando que só deve ser feito quando se tem capacidade técnica, ferramental adequado, bons materiais e outros cuidados...

Ney _Niterói
25/05/2006, 07:49
Márcio,

Obrigado pela dica (MP)! Você conece algum bom serralheiro aqui no Rio? Se estiver pensando em fabricar alguma peça com ele, podemos combinar e talvez conseguir um desconto (principalmente so fizermos dois acessórios iguais).

Abraços

Ney

marcio meira rocha
25/05/2006, 08:58
Ney.

Estou em busca, porque quero fazer um par de bancos laterais e um bagageiro igual a da foto,porém procuro um que use solda MIG.
Qualquer coisa te aviso de imediato.

Um abraço
Márcio
Band 85

EcoAgro
26/05/2006, 15:16
se quiser tenho alguns sites que possuem alem de fotos desenhos com tudo explicadinho.
Um abraço

Márcio.

Márcio,
Falaí qual é o site !!
Tem mais peças pra gente ver ?

I2MF
26/05/2006, 19:56
Nossa!! Eu não sabia que esse tópico iria interessar tantas pessoas. Vários são os e-mails que recebi pedindo fotos de acessórios. É o seguinte. Cada um pode fazer o desenho que quiser, com detalhes personalizados, que qualquer serralheiro consegue fazer a peça. Aqui em Mogi das Cruzes/SP, procurei vários serralheiros e um rack para Band Longa fica em R$ 280,00 (pintado). Realmente compensa mandar fazer.

Agora, quem não tem nem idéia por onde começar, acesso o link abaixo (ou copie e cole-o na barra de endereços do explorer)

http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/Prod/acessorios/toyota/acesorios_toyota.html

ou

http://www.001shop.com.br/lojas/zezo4x4.com.br/tipodeproduto.asp?tp=51&cat=acess%F3rios+toyota&inf=3&an=ACESSORIOS

ou

http://www.portugues4x4.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=7&nome_categoria=Acess%C3%B3rios

Portanto, opçoes é que não faltam!!!

Aproveitem a idéia que vale a pena!

marcio meira rocha
27/05/2006, 09:14
Bom dia pessoal

Para quem interessar o site o qual me refiro é de uma das maiores lojas de Land Cruiser ( BAND ), eu acho, nos EUA.

HTTP:// WWW. SOR .COM

Um abraço.

Márcio
Band85

EcoAgro
27/05/2006, 09:20
Márcio,

Valeu pelas dicas, com certeza eu tenho muitas ideias diferentes pra fazer na Band, uma delas é retirar o quebra-vento que só serve pra fazer barulho, entre outra.

Mas eu achei que vc tinha o desenho das peças com as medidas tudo certinho, mas isso dá pra conseguir.

Abraço,

marcio meira rocha
27/05/2006, 09:39
Amigo EcoAgro.

Poderia explicar melhor sobre o quebra-vento , pois a minha não faz barulho nenhum.
Mesmo assim dê uma olhada nesse site tambêm principalmente nos calendarios.Qualquer coisa é só falar.

Um abraço.
Márcio
Band85
HTTP:// WWW.COOLCRUISER.COM

EcoAgro
06/06/2006, 16:31
É que o meu não fechava direito, mas prefiro sem o quebra-vento, por isso gostaria de tirá-lo