Conectar

Ver Versão Completa : Qual a melhor opcão AMORTECEDOR + FEIXE?

luizhenriquecamarabh
19/05/2006, 15:32
Salve!

apos extensa pesquisa em varios topicos INTERESSANTISSIMOS (inclusive uma discussao antologica de um ilustre associado DAVID e os prezados colegas... briga hilária! :twisted: ) sobre suspensao, feixe, amortecedores, RX, etc.. cheguei a varias conclusoes mas em um ponto fiquei meio na duvida:

to pra comprar quatro amortecedores agora (provavelmente de ranger 96/97 traseiro) QUAL SERIA A MELHOR REGULAGEM (infelizmente, to so pegando umas estradinhas d terra pra ir pro sitio AS VEZES, e olhe la... nao ta dando tempo pra nada...)

- Comprar amortecedor DURO (band) + deixar o feixe mais MACIO (menos laminas);
- Amotecedor MACIO (608 ou ranger) + feixe MACIO menos molas (7 ou 8)
- Amortecedor DURO + feixe DURO (10 laminas)
- Amortecedor MACIO + feixe DURO

obs. e tbm fazendo o sanduiche d RX com certeza... :D

POXA! SAI HJ PRA COMPRAR OS CAVALETES PRA SUSPENDER A VIATURA E FIQUEI NA MAIOR ALEGRIA!!! NAO VEJO A HORA DE CHAFURDAR NA GRAXA! EHEHEHEH :mrgreen:

[]s meio mole meio duro

Elmer_Jeep
19/05/2006, 17:17
amigão, como vc já leu em outros tópicos não dá pra ter conforto com feixes de mola.

já fiz alguns testes em meu jeep pra escolher os amortecedores.

:arrow: rodando sem amortecedor:
pula muito e perde tração.

:arrow: rodando com amortecedores toyota:
o jeep fica firme e transmite muito impacto ao invés de absorver

:arrow: amortecedores do 608:
falta estabilidade porque esse amortecedor não oferece resistencia quando comprimido

:arrow: amortecedores de ranger:
pelo fato de serem pressurizados(gas+oleo) foram os melhores que encontrei, o jeep não pula, não afunda, melhorou a estabilidade, melhorou a o contato das rodas com o solo em 4x2 e ainda diminuiu a rolagem do diferencial trazeiro (diferença notável).

Sobre a quantidade de laminas nos feixes vai depender da mecanica e da quantidade de acessórios que tem na sua viatura (peso suspenso), o estado dos feixes (arqueados, planos, novos, usados) e também da posição de repouso dos jumelos (o ideal é ficarem com uma inclinação próxima à 45graus) e ainda tem as buchas (pu/borracha) tudo isso influencia no trabalho da suspensão.

Bom, acho q escrevi tanto que já estou sem dicas, espero ter ajudado :roll:

1 abraço.

luizhenriquecamarabh
19/05/2006, 19:02
Po Elmer, valeu! :concordo:

em resumo:

Jumelos originais: OK

Buchas: OK

To pensando em:

4 amortecedores traseiros RANGER

Feixe dianteiro: 8 laminas

Feixe traseiro: 9 laminas

Qq vcs acham?

abraco!

Cláudio Brasília
19/05/2006, 21:16
Boa noite Galera,
Penso que atrás tem menos lâminas do que na frente; deve ser por causa do peso do motor, não é? Abraços a todos e saudações.

José Augusto
19/05/2006, 22:38
O número de feixes do jeep é proporcional a sua capacidade de carga, tenha em mente que se vc retirar molas do feixe vc terá que abrir mão de parte da sua capacidade de carga e performance. Na verdade vc estará reduzindo a capacidade de resposta da suspensão em detrimento do conforto.

O amortecedor apenas retarda um movimento, sua função não é a de suportar parte da carga pela própria constução, o amortecedor duro que vc se refere deve ser aquele cujo tempo de resposta é longo e o macio aquele com tempo de resposta mais curto.

Amortecedores muito "duros" transmitem todo o choque de impactos para o seu ponto de suporte, que se não foi projetado para isto vai na melhor das hipóteses fadigar com o tempo.

Os feixes serão mais macios quanto mais longos forem.

No caso do jeep com os feixes originais, o máximo que se pode fazer é buscar qual o amortecedor mais adequado, já o feixe, se vc colocou um guincho, trocou motor e cambio, enfim botou mais peso, muitas vezes devemos adicionar laminas, retirar laminas só se diminuir peso.

luizhenriquecamarabh
19/05/2006, 23:33
Falha minha! :oops:

1º) inverti as bolas: 9 laminas na frente e 8 atras
2º) esqueci d dizer q meu motor eh um GM 4canecos e q nao tenho nehum opcional (por enquanto) q acarrete carga extra

Cada vez q tenho respostas inteligentes e tao detalhadas como estas acima, fico mais viciado nesse site!
Obrigado ae moçada! :palmas:

Sergio Rocha
20/05/2006, 14:38
Falha minha! :oops:

1º) inverti as bolas: 9 laminas na frente e 8 atras
2º) esqueci d dizer q meu motor eh um GM 4canecos e q nao tenho nehum opcional (por enquanto) q acarrete carga extra

Cada vez q tenho respostas inteligentes e tao detalhadas como estas acima, fico mais viciado nesse site!
Obrigado ae moçada! :palmas:

Boa configuração, se pretende pegar somente estradas de tera, com pouca carga.

[]'

Carlos ZN
20/05/2006, 18:14
Olá Luiz,

Os feixos da Toyota + amortecedor da Ranger, não vai virar um Landau mas melhora 100%

luizhenriquecamarabh
20/05/2006, 19:24
Fala Carlos!
apesar dos meus varios estudos :wink: , nao to lembrando com certeza se no caso do feixe da toyota eles seriam um pouco mais largos necessitando adaptacoes (tenho quase certeza q seria isso...) :pensativo:
vc confirma isso?!
se fosse plug and play seria bem mais facil!

ps. po, sua viatura eh bem parecida com a minha! :concordo:

edgartoledo
21/05/2006, 10:18
A melhor opção que ja vi ate agora para o jeep mantendo os feiches de mola é partir para adaptação molas da Toy e amortecedores Ranger. No meu Ex-Cj5 tentei outrs coisas porém não foram efecientes. No meu cj3A usei o esquema acima descrito porém veja abaixo algumas observações:

:arrow: Precisei alongar cerca de 4cm na parte anterior
:arrow: Usei mola mestre,2º e reforço mais amortecedores da Ranger e buchas PU.
:arrow: Ganhou bem em altura, mas nada absurdo ao ponto de necessitar de aumentar cardã ou mecher em outras coisas.
:arrow: Achei que ficou bem macio e também notei que melhorou a estabilidade em curvas.
:arrow: O ponto negativo foi o custo que superou minhas expectativas passando dos $2000,00 :evil:

Mão na massa e boa sorte.

Carlos ZN
21/05/2006, 12:16
Olá Luiz e Edgar,

O custo de R$ 2.000,00 com tudo peças e M.O. sendo que só os feixos originais do Jeep estão quase R$ 300,00 cada fazendo uma conta rapida todos R$ 1.200,00 depois vem buchas jumelos e M.O. chutando alto se gastar R$ 200,00 a + que original é muito.
Comprei aqui em SP na FF molas e paguei R$ 160,00 em cada feixo da Toy quase metade do original do Jeep.

GuTo_Cerulli
19/06/2006, 09:16
José Augusto,

Só umapergunta...tem como postar a referência bibliográfica desse livro de "Elemac" ai? Ah! Se possível onde encontro... :concordo:

[]'s

José Augusto
19/06/2006, 19:08
GuTo_Cerulli, Eu escanei alguma coisa de um colega, faz uns 6 anos, poucas partes e coloquei em um CD, este CD não estou encontrando tenho alguma coisa no HD, alguma coisa em periódicos, como minha esposa também é engenheira, algumas literatura temos em casa, parte ela deixa na fabrica, coisas mais específicas normalmente procuro na biblioteca da Poli ou na Fei, se vc deseja comprar dê uma passada na livraria cultura, as vezes chega material novo bem interessante, normalmente eu faço minhas encomendas lá.

Aurélio
19/06/2006, 21:17
(...) se vc colocou um guincho, trocou motor e cambio, enfim botou mais peso, muitas vezes devemos adicionar laminas, retirar laminas só se diminuir peso.

:concordo:
Comprei o meu CJ5 com uma lâmina a mais em cada feixe e ainda assim, sempre foi "macio". 8)
Na reforma geral deixei desse jeito, pois o Woody engordou uns quilinhos com o guincho.
Entre as lâminas acrescentei fitas de plástico usada em alguns carros da Fiat + graxa. Ficou um pouco mais alto.
Depois de pronto, vamos ver como se comporta a viatura nas trilhas e nos deslocamentos.
Amortecedores? se puder, vou de Rancho, senão puder, Cofap da Ranger, linha Super Rally. :mrgreen:

[]´s

Karamante
30/10/2013, 22:36
estou montando em meu jeep toda mecanica da ranger Diesel 4x4 e tambem trocando a suspensão , feches de molas da Toyota , estou na duvida entre amortecedores rancho ou da ranger

Heitor Carloto
11/04/2014, 16:44
no meu 51 estou montando as molas da toyota e os amortecedores da ranger, vamos ver como vai ficar depois de pronto, ficando um pouco mais macio e estavel que a original ta bom