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Ver Versão Completa : Válvula Anti-chama MAXION 2.5/2.8



RicardoFLN
21/05/2019, 23:53
Pessoal,

Essa fim de semana fiz a medição da pressão do cárter do meu velho Maxion 2.5, que está nos 290k.
Qual não foi minha surpresa ao descobrir que o sistema de respiro do cárter não funciona direito, mesmo sendo minha válvula anti-chama nova.
Adaptei uma tomada de pressão no bocal da tampa de óleo e procedi as medições com motor quente na marcha lenta, que teoricamente é a situação onde há mais escape de pressão pelos anéis do pistão, consequentemente mais pressão no cárter.
Com tudo no lugar, a pressão do cárter chegou a 4,3 polegadas de Mercúrio (in.Hg). Soltei então a mangueira de saída da anti-chama, que está conectada a admissão da turbina, e qual não foi a surpresa de ver que o nível de pressão se manteve o mesmo!
A recomendação é que a pressão do cárter seja de 0,5 in.Hg, isso evita que retentores e gaxetas deixem escapar óleo e ao mesmo tempo evita que resíduos entrem pra dentro do motor.
Seguindo, fiz a medição desconectando a mangueira que liga o bloco a tampa de válvulas. No caso a pressão foi completamente aliviada. O problema nessa situação é que além do vapor, saiam muitas gotículas de óleo junto.
A questão agora é como trazer essa pressão para níveis aceitáveis, uma vez que o sistema original é disfuncional.
Minha primeira ideia foi retirar a anti-chama original e fazer um "catch pot" para segurar o óleo, deixando-o aberto para atmosfera.
No entanto nessa configuração acredito que eu vá perder muito óleo, o que me fez então optar por fazer uma alteração na válvula anti-chama.
Ela vai continuar exatamente no local original presa a tampa de válvulas, vou fazer a retirada do diafragma superior pós-ciclone. Para quem não entende como funciona, aqui vai uma breve explicação: os vapores com gotículas entram no ciclone que faz com que as gotículas se aglutinem e precipitem, saindo pela parte inferior do ciclone que é ligada ao cárter (abaixo do nível do óleo, afogado). Os vapores sobem pelo centro do ciclone e passam para uma câmara com o diafragma, e então tomam o caminho da admissão da turbina. Ok, mas qual a função do diafragma? Quando a turbina é exigida e a pressão de sucção é grande, o diafragma fecha a passagem dos vapores que saem do ciclone. Faz isso para evitar que o óleo seja succionado do cárter pelo retorno de óleo do ciclone, que como eu disse anteriormente está afogado.
Isso não será problema, pois vou desconectar a saída da anti-chama da admissão e conecta-la a um "catch pot" que estará aberto para atmosfera. Trocando em miúdos vou fazer um sistema um pouco mais refinado do que os dos 1113!!
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Anti-chama, ciclone e diafragma
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Retirada do diafragma
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Medições com medidor de pressão absoluta

Com isso tudo espero chegar a níveis de pressão dentro do cárter aceitáveis, sem fazer lambuzeira de óleo por aí.
A anti-chama sem diafragma já está pronta. Juntando os materiais pra fazer um catch pot.

Sds.

RicardoFLN
22/05/2019, 10:27
Atualizando.
Já tomei um revés. A anti-chama sem o diafragma, com a saída aberta pra atmosfera me deixa o cárter com 3,21 in.Hg (a original deixava com 4,3). No final é o ciclone que tem muita perda de carga. Vou ter de partir pra um remodelamento completo do ciclone, ou talvez optar por um impactor. Isso vai levar mais tempo do que eu imaginava.:pensativo:

Sds.

Hugo4x4
28/05/2019, 20:04
Qual é a pressão no cárter com o carro funcionando?

Hugo4x4
28/05/2019, 20:05
Com o carro rodando, com uma boa pressão na turbina, acima 0,75 bar por exemplo?

RicardoFLN
29/05/2019, 12:48
Qual é a pressão no cárter com o carro funcionando?

Parceiro,
Leia com calma a primeira postagem que está tudo lá, condições das medições e valores.
Abs.

Hugo4x4
29/05/2019, 20:30
Você diz “procedi as medições com motor quente na marcha lenta”, a minha pergunta é qual é a pressão com o carro na rua ou na estrada com uma pressão no turbo de 0,75 bar ou maior que este valor.

RicardoFLN
30/05/2019, 07:58
Não sei, não medi.

ESCHMIT
18/06/2019, 02:26
Eu desconfio estar com um problema semelhante no 3.0, digo isso porque estou com um consumo de oleo extremamente elevado, e aparentemente toda tubulação e intercooler estão sujos de oleo, além de sair uma fumaceira em determinadas situações. Segundo o mecânico a folga do eixo da turbina está normal e o oleo não deve estar saindo dali...
Pretendo colocar um catch tank e fazer a limpeza interna do intercooler, provavelmente farei isso com alcool/etanol..
Mas fica a dúvida, será a valvula com problema (visualmente não parece), ou algum outro problema?
Já pensei em fazer um teste de compressão dos cilindros, mas um mecanico me disse que é muito complicado, não da valores precisos, outro me disse que se o carro pega facil não tem problema de compressão, e o terceiro caso seria fazer o teste com o mecanico que nao falou nada disso, mas que pode condenar o motor ja que pra ele seria lucro uma retifica dessas...

ESCHMIT
18/06/2019, 02:27
Sem falar que pra fazer o teste precisa retirar os bicos e isso por si só ja me da medo, gastei uma fortuna com eles e estão com um ano de uso...

RicardoFLN
18/06/2019, 13:42
Eu desconfio estar com um problema semelhante no 3.0, digo isso porque estou com um consumo de oleo extremamente elevado, e aparentemente toda tubulação e intercooler estão sujos de oleo, além de sair uma fumaceira em determinadas situações. Segundo o mecânico a folga do eixo da turbina está normal e o oleo não deve estar saindo dali...
Pretendo colocar um catch tank e fazer a limpeza interna do intercooler, provavelmente farei isso com alcool/etanol..
Mas fica a dúvida, será a valvula com problema (visualmente não parece), ou algum outro problema?
Já pensei em fazer um teste de compressão dos cilindros, mas um mecanico me disse que é muito complicado, não da valores precisos, outro me disse que se o carro pega facil não tem problema de compressão, e o terceiro caso seria fazer o teste com o mecanico que nao falou nada disso, mas que pode condenar o motor ja que pra ele seria lucro uma retifica dessas...

Eschmit,

Dei uma olhada no manual desse teu motor. Tem válvula anti-chama junto de ciclone tb. Se tua válvula anti-chama não está fechando o diafragma, quando em acelerações mais fortes (maior depressão na admissão do turbo), provavelmente está puxando óleo do dreno do ciclone, que tem a saída afogada no cárter. Não é difícil conferir se o diafragma está ok.
Medir compressão nesse motor é problema, pela questão da retirada dos bicos. Podes fazer como fiz, de medir a pressão do blow-by. Uma coisa já me ficou clara, não vou recircular os vapores e gases do respiro, essa pressão positiva em excesso só facilita a difusão dos gases do blow-by no óleo lubrificante, contaminado o óleo e fazendo perder suas propriedades muito mais rápido.

Sds.

ESCHMIT
18/06/2019, 19:53
Essa válvula no 3.0 é chamada apenas de separador de óleo e tem uma aparência diferente, mais compacta, não sei se o principio de funcionamento é esse ciclone, mas acredito que não. Pra falar a verdade já desmontei ela e não entendi muito bem o funcionamento, na primeira vez que desmontei vi que o anel menor estava danificado e troquei por um semelhante, achei que estava ali o problema, mas não fez diferença, além disso a membrana parece estar boa, estou pensando se troco pois custa no mínimo uns R$250 e a não ser que eu tenha montado errado, ela parece estar boa, só tem um detalhe, a tampa de válvulas onde ela é presa já não da aperto, e é uma peça plástica que tenho minhas dúvidas...
Segue fotos 567017567018

RicardoFLN
19/06/2019, 10:41
Essa válvula no 3.0 é chamada apenas de separador de óleo e tem uma aparência diferente, mais compacta, não sei se o principio de funcionamento é esse ciclone, mas acredito que não. Pra falar a verdade já desmontei ela e não entendi muito bem o funcionamento, na primeira vez que desmontei vi que o anel menor estava danificado e troquei por um semelhante, achei que estava ali o problema, mas não fez diferença, além disso a membrana parece estar boa, estou pensando se troco pois custa no mínimo uns R$250 e a não ser que eu tenha montado errado, ela parece estar boa, só tem um detalhe, a tampa de válvulas onde ela é presa já não da aperto, e é uma peça plástica que tenho minhas dúvidas...
Segue fotos 567017567018

Eschmit,

Sem dúvidas que é usado ciclone para separação das gotículas de óleo, o manual diz isso expressamente, e digo mais, não é apenas um ciclone, são quatro ciclones (em paralelo). As 4 saídas iguais que aparecem na segunda foto que postastes são justamente os drenos dos 4 ciclones. A abertura central, com o´ring é a entrada dos vapores/gases/gotículas.
Demorei a entender como diabos funciona essa desgraça!
Ao contrário dos ciclones das 2.5/2.8, que tem o dreno do ciclone ligado diretamente lá embaixo no cárter, abaixo do nível do óleo, essa aí do 3.0 não está diretamente conectado ao cárter. Os 4 drenos pingam naquele reservatório do defletor da tampa de válvulas, que evita que a pressão na saída dos drenos, seja igual a da entrada central, pois se fosse assim não haveria fluxo.
A tampa de válvulas não dá mais aperto? Espanou as roscas no cabeçote?

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No teu lugar eu tratava de desabilitar essa anti chama e colocar o catch-pot aberto pra atmosfera.

Sds.

ESCHMIT
25/06/2019, 02:43
Ricardo
O que parece ter espanado foi a tampa de válvulas que é onde aparentemente o respiro é preso por esses dois parafusos verdes da imagem que tu anexou. Eu desmontei o que consegui desse respiro e ficou a duvida de qual a influência do vácuo do coletor na membrana, deixando aberto eu vou perder esse vácuo e a membrana vai ficar sempre na mesma posição. Estou fazendo um teste com um "catch-can artesanal".
O que eu lembro é que a mola força a membrana para ficar sempre aberta, e a única coisa que pode puxá-la é o vácuo, mas isso só vai acontecer se a pressão do cárter for menor que esse vácuo, e o vácuo for maior que a pressão da mola, então seriam 3 condições de funcionamento... Mas não sei se entendi direito :-?, uma coisa já notei, diminuiu a fumaça no escape depois de colocar o catch-can, na verdade um catch-pet no meio do circuito da mangueira :karate:.

RicardoFLN
26/06/2019, 00:24
Ricardo
O que parece ter espanado foi a tampa de válvulas que é onde aparentemente o respiro é preso por esses dois parafusos verdes da imagem que tu anexou. Eu desmontei o que consegui desse respiro e ficou a duvida de qual a influência do vácuo do coletor na membrana, deixando aberto eu vou perder esse vácuo e a membrana vai ficar sempre na mesma posição. Estou fazendo um teste com um "catch-can artesanal".
O que eu lembro é que a mola força a membrana para ficar sempre aberta, e a única coisa que pode puxá-la é o vácuo, mas isso só vai acontecer se a pressão do cárter for menor que esse vácuo, e o vácuo for maior que a pressão da mola, então seriam 3 condições de funcionamento... Mas não sei se entendi direito :-?, uma coisa já notei, diminuiu a fumaça no escape depois de colocar o catch-can, na verdade um catch-pet no meio do circuito da mangueira :karate:.

Eschmit,

Me parece que o teu catch-can está segurando o óleo que a membrana não está evitando que passe para a admissão, quando o vácuo é grande, o que ao menos nos ciclones das 2.5/2.8 faz com que puxe óleo do cárter pelo dreno do ciclone. No caso dessa "doideira"de multiciclone aí das 2.8, puxa o óleo daquele reservatório na tampa de válvulas. :pensativo: (pelo menos é isso que eu vislumbro que aconteça....rsrs)

Eu por aqui acabo de modelar o ciclone original, e o que eu projetei. A simulação de fluxo que fiz, ficou alinhada com o que eu já sabia. O ciclone original tem uma baita perda de carga. O que projetei tem uma perda de carga 10x menor. Teoricamente ele deixaria a pressão do meu cárter em níveis aceitáveis. Preciso agora ver até que tamanho de gotículas de óleo ele vai conseguir segurar, porque senão não adianta de nada!

Ciclone original
567155
No caso dessa modelagem do ciclone original, deixei ele sem a membrana, que foi o que eu havia feito na minha experiência anterior.

Ciclone adaptado
567156
Corpo do ciclone com 3" de diâmetro.

Sds.

ESCHMIT
27/06/2019, 20:16
Eschmit,

Me parece que o teu catch-can está segurando o óleo que a membrana não está evitando que passe para a admissão, quando o vácuo é grande, o que ao menos nos ciclones das 2.5/2.8 faz com que puxe óleo do cárter pelo dreno do ciclone. No caso dessa "doideira"de multiciclone aí das 2.8, puxa o óleo daquele reservatório na tampa de válvulas. :pensativo: (pelo menos é isso que eu vislumbro que aconteça....rsrs)

Eu por aqui acabo de modelar o ciclone original, e o que eu projetei. A simulação de fluxo que fiz, ficou alinhada com o que eu já sabia. O ciclone original tem uma baita perda de carga. O que projetei tem uma perda de carga 10x menor. Teoricamente ele deixaria a pressão do meu cárter em níveis aceitáveis. Preciso agora ver até que tamanho de gotículas de óleo ele vai conseguir segurar, porque senão não adianta de nada!

Ciclone original
567155
No caso dessa modelagem do ciclone original, deixei ele sem a membrana, que foi o que eu havia feito na minha experiência anterior.

Ciclone adaptado
567156
Corpo do ciclone com 3" de diâmetro.

Sds.

Legal a simulação, que software usou?

Eu encontrei uma informação num material sobre o motor NGD da qual eu não fazia ideia, não sei se no teu motor funciona de forma semelhante. Mas segue em anexo para a sua apreciação. E com base nisso, podemos imaginar o que um problema de uma pressão elevada por parte dessa bomba.
567170

RicardoFLN
27/06/2019, 22:15
Legal a simulação, que software usou?

Eu encontrei uma informação num material sobre o motor NGD da qual eu não fazia ideia, não sei se no teu motor funciona de forma semelhante. Mas segue em anexo para a sua apreciação. E com base nisso, podemos imaginar o que um problema de uma pressão elevada por parte dessa bomba.
567170

Eschmit,

Não sei, pra mim tem coisa estranha nisso aí. Não faz muito sentido colocar pressão dentro do cárter além da que já existe naturalmente em qualquer motor, inclusive nos zero km (claro, que em menor magnitude, mas está sempre lá!).
Segundo, chamar o separador de condensador me soa estranho, mesmo que isso possivelmente aconteça em parte do fluxo.
Mas é aquilo, desses NGD eu não sei nada, pois jamais coloquei as mãos, sequer os olhos. Só sei o que o manual de manutenção mostra, de curioso mesmo....rsrs
As simulações fiz no SW. Inclusive já corri ela por algumas variações e me decidi pelas dimensões do meu sistema.
Agora é colocar a mão na massa pra trazer o modelo pro mundo real!

Sds.

RicardoFLN
10/07/2019, 16:52
Feito!!
Ponderando que eu não sou lá um grande soldador, até que ficou bonzinho! Ao menos as soldas estão estanques, apesar de feias pra carlinhos!
Optei por uma boa relação entre a facilidade construtiva, a retenção de partículas, e a perda de carga do sistema. Ah sim, e de um jeito que coubesse naquele ninho de rato apertado dos infernos!:chorandoderir:
Agora é instalar e ver o que acontece.
Aguardem próximos capítulos!

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Sds.

RicardoFLN
11/07/2019, 18:09
Foi pro lugar. Se der tudo certo, próximo passo é lavar o intercooler e finalmente ter um treco que realmente funcione pra trocar calor.
567479

Sds.

RicardoFLN
16/07/2019, 15:44
Efetuei a medição da pressão no cárter com o novo ciclone. Deu bem baixa, 1 mm Hg (0,04" Hg), ou 100 vezes o que eu tinha com a válvula anti-chama original (em perfeito funcionamento).
Na saída do ciclone coloquei uma curva de borracha e um tubo de alumínio lá pra baixo. Gotículas de óleo ficam todas retidas no ciclone. Na saída só a fumacinha normal de um velho combatente....rsrs
567555

Espero que agora o motor pare de babar óleo por tudo quanto é canto!
Lavei os mangotes do intercooler e o próprio intercooler. Bastante óleo eliminado. Vamos ver o que isso influi no desempenho/consumo do carroção!
Aquela história de que um pouco de óleo no intercooler é "normal" ficou pra trás! De curioso, fui atrás da condutibilidade térmica do alumínio e do óleo, pra ter ideia dos valores, segue:
Alumínio 155 W/m.K
Óleo 0,11 W/m.K
Realmente é um treco que não ajuda em nada, pelo contrário.

Sds.

ESCHMIT
17/07/2019, 19:30
Efetuei a medição da pressão no cárter com o novo ciclone. Deu bem baixa, 1 mm Hg (0,04" Hg), ou 100 vezes o que eu tinha com a válvula anti-chama original (em perfeito funcionamento).
Na saída do ciclone coloquei uma curva de borracha e um tubo de alumínio lá pra baixo. Gotículas de óleo ficam todas retidas no ciclone. Na saída só a fumacinha normal de um velho combatente....rsrs
567555

Espero que agora o motor pare de babar óleo por tudo quanto é canto!
Lavei os mangotes do intercooler e o próprio intercooler. Bastante óleo eliminado. Vamos ver o que isso influi no desempenho/consumo do carroção!
Aquela história de que um pouco de óleo no intercooler é "normal" ficou pra trás! De curioso, fui atrás da condutibilidade térmica do alumínio e do óleo, pra ter ideia dos valores, segue:
Alumínio 155 W/m.K
Óleo 0,11 W/m.K
Realmente é um treco que não ajuda em nada, pelo contrário.

Sds.

Parabéns, belo trabalho, vou acompanhar os resultados... Eu também não vejo sentido quem diz ser normal o óleo no intercooler. Uma pena que no NGD esse ciclone fica na parte de cima do motor e acho que não caberia uma outra solução, a não ser que seja do mesmo tamanho claro, mas levando em conta que vai encaixada na tampa de válvulas com anel de vedação e tal.. ficaria complicado.

ESCHMIT
20/08/2019, 23:23
E aí Ricardo, tudo certo? percebeu alguma diferença com a limpeza do intercooler?

Esses dias visitei um mecanico e ele ja queria trocar os pistões, anéis e bronzinas do meu motor haha até eu não eliminar todas as possibilidades pro alto consumo de óleo eu não farei um investimento desses.

Sobre aquela questão da bomba de vácuo que eu comentei algumas mensagens atrás, encontrei isso aqui no fórum mesmo "Antes de desmontar tudo, verifica se o sistema de vácuo está ok, pois ocorreu aqui no fórum um caso que o motor soprava e cuspia óleo pela vareta e a causa era o atuador servo do freio furado. Como um colega comentou sobre gerar pressão com a bomba de vácuo me lembrei desse fato. A Válvula PCV entupida força a saíde de óleo pelos retentores também e o que sei com pressão é empurrado pela tubulação. Essa mangueira solta faz pingar óleo direto no chão em vez de ficar no sistema de admissão como deveria ocorrer."

https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/58905-retifica-motor-ranger-2-8-diesel-power-stroker-3.html #31

Vou visitar outro mecanico e ver o que ele me diz a respeito.

RicardoFLN
21/08/2019, 08:44
Buenas! Olha, notar diferença quanto a desempenho eu até poderia te dizer que senti, mas tu sabes como é....tu muda uma coisa que teoricamente melhora o desempenho e automaticamente acaba "sentindo" a melhora....rsrs. Afirmar com certeza, só medindo.
As minhas certezas são a de que o intercooler continua limpo e que eu ando "esfumaceando" por aí pelo respiro!:D
Para ver se eu conseguia segurar um pouco mais dos gases/vapores do respiro, após o meu novo ciclone, eu fiz um novo catch pot com palha de aço inox dentro só pra ver se por acaso aconteceria alguma condensação e eu conseguiria segurar um pouco mais das porcarias antes de mandar pra atmosfera. O resultado é que até segura mais alguma coisa, pois no fundo desse catch pot acaba acumulando um pouco de "sopa", mas bem pouco. Visualmente, não mudou muita coisa, as fumarolas seguem saindo lá por baixo da viatura. Uma opção é conectar a saída do respiro, após esse catch pot lá no meu escapamento, mas pra fazer isso acho que eu teria de fazer ou um venturi, ou uma conexão em ângulo com o escape pra acabar não pressurizando em sentido contrário a linha do respiro.
Uma coisa é certa, o respiro não volta pra admissão.
Sobre teu problema aí e a bomba de vácuo, bom, sem dúvida que estar com o sistema de vácuo todo em dia é bem importante. Se ficar sem vácuo, ou um vácuo menor do que o normal, tu quase que literalmente perde o freio. Faz uma força desgraçada no pedal e não freia nada!
Depois de tudo revisado, se o consumo continuar alto, tu não pensas em usar lubrificante 20w50? É uma opção pra levar um pouco além.

ESCHMIT
29/08/2019, 23:14
Buenas! Olha, notar diferença quanto a desempenho eu até poderia te dizer que senti, mas tu sabes como é....tu muda uma coisa que teoricamente melhora o desempenho e automaticamente acaba "sentindo" a melhora....rsrs. Afirmar com certeza, só medindo.
As minhas certezas são a de que o intercooler continua limpo e que eu ando "esfumaceando" por aí pelo respiro!:D
Para ver se eu conseguia segurar um pouco mais dos gases/vapores do respiro, após o meu novo ciclone, eu fiz um novo catch pot com palha de aço inox dentro só pra ver se por acaso aconteceria alguma condensação e eu conseguiria segurar um pouco mais das porcarias antes de mandar pra atmosfera. O resultado é que até segura mais alguma coisa, pois no fundo desse catch pot acaba acumulando um pouco de "sopa", mas bem pouco. Visualmente, não mudou muita coisa, as fumarolas seguem saindo lá por baixo da viatura. Uma opção é conectar a saída do respiro, após esse catch pot lá no meu escapamento, mas pra fazer isso acho que eu teria de fazer ou um venturi, ou uma conexão em ângulo com o escape pra acabar não pressurizando em sentido contrário a linha do respiro.
Uma coisa é certa, o respiro não volta pra admissão.
Sobre teu problema aí e a bomba de vácuo, bom, sem dúvida que estar com o sistema de vácuo todo em dia é bem importante. Se ficar sem vácuo, ou um vácuo menor do que o normal, tu quase que literalmente perde o freio. Faz uma força desgraçada no pedal e não freia nada!
Depois de tudo revisado, se o consumo continuar alto, tu não pensas em usar lubrificante 20w50? É uma opção pra levar um pouco além.

Sei como é, a gente muda alguma coisa e fica buscando resultados kkkk e quando falamos em 1 ou 3% de ganho é bem imperceptivel na pratica...

Inclusive estou fazendo a troca de oleo e filtros e vou arriscar uns 2 frascos de militec pra ver se melhora alguma coisa.

Na minha ultima troca de oleo, depois de rodar uns 1000km eu acabei colocando um frasco de prolonga ou dois, nem lembro, e o consumo continuou o mesmo, fui repondo com o 25w60 da lubrax e continuou na mesma, aí preferi voltar pro 15w40 que força menos o sistema em geral, principalmente nos dias frios que pesa a partida.
Mas o fato é que fumaça sai muito pouco, as vezes quase nada, e ela não marca território com vazamentos, então é bem estranho... Vou torcer pelo milagre do militec, se não der paciencia, vou rodar mais um bom tempo até pensar em abrir.

4X4GARAGE
21/02/2020, 19:56
Boa noite,como ficou o desfecho do auto consumo de óleo? Comprei uma 3.0 e está consumindo horrores pelo respiro.
[]S
Magrão

Pedro Sylvestre
23/04/2020, 00:07
Eschmit,

Sem dúvidas que é usado ciclone para separação das gotículas de óleo, o manual diz isso expressamente, e digo mais, não é apenas um ciclone, são quatro ciclones (em paralelo). As 4 saídas iguais que aparecem na segunda foto que postastes são justamente os drenos dos 4 ciclones. A abertura central, com o´ring é a entrada dos vapores/gases/gotículas.
Demorei a entender como diabos funciona essa desgraça!
Ao contrário dos ciclones das 2.5/2.8, que tem o dreno do ciclone ligado diretamente lá embaixo no cárter, abaixo do nível do óleo, essa aí do 3.0 não está diretamente conectado ao cárter. Os 4 drenos pingam naquele reservatório do defletor da tampa de válvulas, que evita que a pressão na saída dos drenos, seja igual a da entrada central, pois se fosse assim não haveria fluxo.
A tampa de válvulas não dá mais aperto? Espanou as roscas no cabeçote?

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No teu lugar eu tratava de desabilitar essa anti chama e colocar o catch-pot aberto pra atmosfera.

Sds.


Fala Ricardo, muito legal essa tua ideia.

Tenho uma Ranger 3.0 remapeada e estava pensando em desviar o respiro do cárter para a atmosfera. Porém andei lendo em alguns fóruns gringos que isso pode causar uma pressão excessiva dentro do cárter, pois a admissão gera um vácuo na válvula PCV, sugando os gases, tirar esse vácuo tornaria a expulsão desses gases mais difícil.

Mas vi que você fez isso na sua e relatou exatamente o contrário, com o respiro solto para a atmosfera, foi registrada uma menor pressão dentro do cárter.

O que você recomendaria para o meu caso? Acha muito arriscado eu cortar o vácuo da PCV ao tirar o respiro do cárter da admissão?

Abs.

RicardoFLN
23/04/2020, 09:52
Fala Ricardo, muito legal essa tua ideia.

Tenho uma Ranger 3.0 remapeada e estava pensando em desviar o respiro do cárter para a atmosfera. Porém andei lendo em alguns fóruns gringos que isso pode causar uma pressão excessiva dentro do cárter, pois a admissão gera um vácuo na válvula PCV, sugando os gases, tirar esse vácuo tornaria a expulsão desses gases mais difícil.

Mas vi que você fez isso na sua e relatou exatamente o contrário, com o respiro solto para a atmosfera, foi registrada uma menor pressão dentro do cárter.

O que você recomendaria para o meu caso? Acha muito arriscado eu cortar o vácuo da PCV ao tirar o respiro do cárter da admissão?

Abs.

Pedro,

Sim, concordo que a admissão puxa os gases do blow-by do cárter, no entanto por ter o sistema de separação das gotículas de óleo do fluxo gasoso, o/s ciclone/s, há uma perda de carga considerável, acho difícil ter pressão negativa dentro do cárter. E na verdade isso nem é recomendável. Uma leve pressão positiva é o ideal.
Não vejo risco algum. Pense que décadas atrás, cárter aberto era o padrão.

Sds.

Pedro Sylvestre
25/04/2020, 14:28
Pedro,

Sim, concordo que a admissão puxa os gases do blow-by do cárter, no entanto por ter o sistema de separação das gotículas de óleo do fluxo gasoso, o/s ciclone/s, há uma perda de carga considerável, acho difícil ter pressão negativa dentro do cárter. E na verdade isso nem é recomendável. Uma leve pressão positiva é o ideal.
Não vejo risco algum. Pense que décadas atrás, cárter aberto era o padrão.

Sds.


Comprei os materiais e fiz hoje de manhã. Seguem as fotos:

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572160

572161


Não consegui tirar toda a peça do respiro do cárter com o condensador, então não consegui tirar a membrana na válvula anti-chama como você fez. Mas agora que ela está aberta para a atmosfera, você acha que faria alguma diferença manter a membrana? Teoricamente agora ela está inútil, já que nunca ela vai fechar.

RicardoFLN
25/04/2020, 19:45
Comprei os materiais e fiz hoje de manhã. Seguem as fotos:

572159

572160

572161


Não consegui tirar toda a peça do respiro do cárter com o condensador, então não consegui tirar a membrana na válvula anti-chama como você fez. Mas agora que ela está aberta para a atmosfera, você acha que faria alguma diferença manter a membrana? Teoricamente agora ela está inútil, já que nunca ela vai fechar.

Não, não acredito que faça diferença. Ela vai ficar aberta direto.

Sds.

Pedro Sylvestre
16/05/2020, 19:04
Comprei os materiais e fiz hoje de manhã. Seguem as fotos:

572159

572160

572161


Não consegui tirar toda a peça do respiro do cárter com o condensador, então não consegui tirar a membrana na válvula anti-chama como você fez. Mas agora que ela está aberta para a atmosfera, você acha que faria alguma diferença manter a membrana? Teoricamente agora ela está inútil, já que nunca ela vai fechar.

Olha eu aqui de novo!

Hoje de tarde deixei o carro funcionando uns 50min na marcha lenta pra dar uma carga na bateria e vi que a mangueira preta que usei pra ligar o respiro do cárter pra debaixo do carro (vejam as fotos acima) estava soltando uma fumaça esbranquiçada. Não era muito, mas dava pra perceber claramente a fumaça saindo debaixo do carro.
Sei que é normal soltar um pouco de fumaça, mas sei também que se for demasiada pode significar problema das juntas e vedações do motor.
Não sei em qual caso o meu se enquadra. Vale ressaltar que trata-se de um NGD 3.0 remapeado, o óleo está novo, com mais ou menos 1.000 km e o motor não estava totalmente quente quando percebi a fumaça.

Alguém pode me dar uma luz???

RicardoFLN
16/05/2020, 19:22
Olha eu aqui de novo!

Hoje de tarde deixei o carro funcionando uns 50min na marcha lenta pra dar uma carga na bateria e vi que a mangueira preta que usei pra ligar o respiro do cárter pra debaixo do carro (vejam as fotos acima) estava soltando uma fumaça esbranquiçada. Não era muito, mas dava pra perceber claramente a fumaça saindo debaixo do carro.
Sei que é normal soltar um pouco de fumaça, mas sei também que se for demasiada pode significar problema das juntas e vedações do motor.
Não sei em qual caso o meu se enquadra. Vale ressaltar que trata-se de um NGD 3.0 remapeado, o óleo está novo, com mais ou menos 1.000 km e o motor não estava totalmente quente quando percebi a fumaça.

Alguém pode me dar uma luz???

Normal, até motor 0km tem blow-by! Não fica procurando chifre em cabeça de cavalo! Pensa que com a ligação da forma original tu não estaria vendo isso e nem daria bola! A cagada está em deixar o motor em marcha lenta por 50 minutos!!! Isso sim é uma ótima forma de ir detonando o motor, queres espelhar teus cilindros rapidinho? Deixa em marcha lenta por tempo prolongado!! Os mecânicos e retíficas adoram isso! Pegou?

Sds.

Pedro Sylvestre
16/05/2020, 21:25
Normal, até motor 0km tem blow-by! Não fica procurando chifre em cabeça de cavalo! Pensa que com a ligação da forma original tu não estaria vendo isso e nem daria bola! A cagada está em deixar o motor em marcha lenta por 50 minutos!!! Isso sim é uma ótima forma de ir detonando o motor, queres espelhar teus cilindros rapidinho? Deixa em marcha lenta por tempo prolongado!! Os mecânicos e retíficas adoram isso! Pegou?

Sds.

Olá Ricardo, obrigado pelo esclarecimento.

Quanto à marcha lenta, agora que você falou, li na internet algumas coisas e, realmente, fiz merda. A marcha lenta tem dois problemas principais: 1) o motor demora a esquentar, o que faz com que as peças não se dilatem corretamente, provocando folgas, e com isso o desgaste das peças acima do normal e 2) na marcha lenta, a lubrificação no motor e turbina não é feita da forma correta por conta da falta de pressão e ciclo mais demorado, aumentando ainda mais esse desgaste.

Nunca mais vou funcionar o carro na garagem (curiosamente, fui orientado por outra pessoa que provavelmente não sabe do descrito acima).

Obrigado duplamente.

RicardoFLN
16/05/2020, 22:53
Olá Ricardo, obrigado pelo esclarecimento.

Quanto à marcha lenta, agora que você falou, li na internet algumas coisas e, realmente, fiz merda. A marcha lenta tem dois problemas principais: 1) o motor demora a esquentar, o que faz com que as peças não se dilatem corretamente, provocando folgas, e com isso o desgaste das peças acima do normal e 2) na marcha lenta, a lubrificação no motor e turbina não é feita da forma correta por conta da falta de pressão e ciclo mais demorado, aumentando ainda mais esse desgaste.

Nunca mais vou funcionar o carro na garagem (curiosamente, fui orientado por outra pessoa que provavelmente não sabe do descrito acima).

Obrigado duplamente.

Imagina Pedro, estamos aí pra isso. Só mais uma curiosidade, o blow-by é até maior em marcha lenta do que em rotações médias.

Abs.

Pedro Sylvestre
17/05/2020, 16:53
Imagina Pedro, estamos aí pra isso. Só mais uma curiosidade, o blow-by é até maior em marcha lenta do que em rotações médias.

Abs.

Exato, ainda bem que agora aprendi a lição. Ademais, aqui está o vídeo que gravei para que você e os outros que estiverem pensando em fazer a modificação vejam como ficou:

Respiro do carter aberto Troller T4 2007 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=0nyOAQ-JLog)