PDA

Ver Versão Completa : Grand Vitara com barulho estranho no motor.

Breakdown Maniac
02/04/2019, 16:01
Oi pessoal,

Recentemente adquiri uma Suzuki Grand Vitara 2.0 AT 4X4. Estou adorando o carro, mas tem um barulho que notei, não só na minha, mas como em outras unidades quando eu estava na fase de procura.
O barulho é uma espécie de grilo, similar ao de motor à diesel, só que com um volume bem mais baixo. O tal barulho aparece quando estou andando em velocidade constante, especialmente em alguma subida. Quando piso fundo, o barulho se acentua por 1 segundo e some.
Preocupado, parei o carro, coloquei no neutro e dei umas aceleradas. O barulho não apareceu em nenhum momento. Mas quando volto a andar, o barulho volta. Ele vai e volta. Estou com medo de que seja algo sério.

Alguém poderia me dar uma luz?

Obrigado.

Chuva
04/04/2019, 14:05
Ola,

Verificou o óleo de cambio? A polia de apoio no motor?

Breakdown Maniac
08/04/2019, 15:06
O óleo está no nível, normal. A polia, ainda não. Porém preciso trocar os Coxins do motor...

eder oliveira
08/04/2019, 18:25
Batendo pino

eder oliveira
08/04/2019, 18:26
Coloca podium que vai sumir o barulho

Breakdown Maniac
10/04/2019, 22:46
Vish... Vou experimentar encher com Podium. A taxa de compressão dele é de 10,5:1, alta para a gasolina comum.
Valeu!

INDIO-JP
02/07/2019, 09:58
Verifica se esse grilo é abaixo do porta luvas, e se quando desliga o ar cond ou ventilador o barulho para, se sim é o eletroventilador da cabine que esta com folga no eixo.

Breakdown Maniac
04/07/2019, 21:22
O barulho vem do motor mesmo. Eu chequei recentemente o eletroventilador para ver se ele era o responsável pelo barulho.
Porém achei uma possível solução para a batida de pino para motores à gasolina com taxa de compressão alta. Como ainda não testei, só afirmarei se funciona depois do teste.
O meu mecânico de confiança disse que colocou velas do tipo BKR 7E11 (velas 'frias' de carro flex). Elas dissipam calor de forma muito mais eficiente que a vela original do Grand Vitara. A batida de pino nada mais é que combustível se auto detonando e, segundo o mecânico, a vela fria corrige esse problema.
Enfim, caso funcione, aviso por aqui e talvez até grave um vídeo pro Youtube.
Obrigado, pessoal!

eder oliveira
24/07/2019, 10:33
O barulho vem do motor mesmo. Eu chequei recentemente o eletroventilador para ver se ele era o responsável pelo barulho.
Porém achei uma possível solução para a batida de pino para motores à gasolina com taxa de compressão alta. Como ainda não testei, só afirmarei se funciona depois do teste.
O meu mecânico de confiança disse que colocou velas do tipo BKR 7E11 (velas 'frias' de carro flex). Elas dissipam calor de forma muito mais eficiente que a vela original do Grand Vitara. A batida de pino nada mais é que combustível se auto detonando e, segundo o mecânico, a vela fria corrige esse problema.
Enfim, caso funcione, aviso por aqui e talvez até grave um vídeo pro Youtube.
Obrigado, pessoal!

Bom dia amigo,

E aí, fez o teste com as velas?
Resolveu?
Qualquer coisa nos passe o feed, pois muitos aqui, tenho certeza que convive com este barulho incomodo, e podium a 6 conto ninguém aguenta, ok!!

FabioCarvalho
26/07/2019, 23:27
Pessoal, boa noite.

Sou novo no fórum e desculpe caso não seja esse o meio correto de postarem.

Tenho uma GV 2009 automática 4x4.

O carro começou a falhar e foi trocado as 4 bobinas e velas. A luz da injeção apagou. No dia seguinte, o carro começou a ter um barulho no motor que lembra carro a diesel. A minha GV é super silenciosa, então percebi de imediato.

Já levei a três mecânicos e ninguém sabe o que é. Já pensaram ser correia, mas foi descartado.

Levei na concessionária e o rapaz disse q as velas tem que ser iridium. Será que isso causa barulho? Eles queriam 550 pelo orçamento, mais 3.300 pra abrir motor e etc.

O barulho não causa nada de anormal no veículo, até o momento.

Alguém sabe como resolver ou o que pode ser?

Obrigado pela atenção!

LFC
29/07/2019, 11:44
Espero que leia a tempo.
Eu li um relato sobre o GV dessa geração, que dá calço hidráulico, trava e estoura a biela, que sai pela lateral do motor. O Edvaldo, da Suzucar, relatou tb que antes disso dá uns problemas sutis, parecidos com o que vc relata, e depois estoura.
Minha suposição é que o defeito é nos bicos injetores e pode ser defeito nas bobinas tb.
Eu vou ver se acho o link da discussão no Facebook para vc entender.
Abs,
LFC

LFC
29/07/2019, 11:51
Grupo publico Suzuki (Grand) Vitara Brasil(R)🇧🇷 | Facebook (https://www.facebook.com/groups/1486545638285893/?source_id=526972680819468)

O Link do Grupo é este. É uma mensagem do dia 24/07, do Marco Aurélio. Não deixe de olhar.
Abs,
LFC

FabioCarvalho
29/07/2019, 18:00
Boa tarde LFC.

Muito obrigado pelo retorno.

As bobinas foram trocadas juntamente com as velas iridium.

Essa questão dos bicos acho bem possível., porque por tudo que ja fiz no carro, ele ainda insiste em falhar.

Estou aguardando a autorização pra fazer parte do grupo do Facebook pra ler q mensagem que indicou.

Obrigado.

Fábio

Breakdown Maniac
15/08/2019, 11:11
Boa tarde,

Possuo uma GVIII 2010/11 e ela faz esse exato mesmo barulho. Isso é batida de pino!! É quando o combustível está se auto-detonando. Experimente colocar vela fria (BKR 7e11), pois ela dissipa o calor de forma muito mais eficiente. Colocar um pouco de Gasolina Podium sana o barulho de vez, pois o motor desse carro tem uma taxa de compressão alta (10,5:1).
Também leve a um mecânico que entenda de Grand Vitara ou pelo menos de importados para ele fazer um diagnóstico do sensor de detonação. Se ele estiver ruim, ele pode ser a causa.

ABS

Breakdown Maniac
15/08/2019, 11:20
O mecânico que faz a manutenção da minha GVIII trocou as velas de uma outra igualzinha a minha por velas frias (BKR7E11) e o problema sanou de vez. O estranho é que na minha não fez muita diferença.
Levei no mecânico para fazer a substituição das velas, mas o barulho não foi embora. Estou para voltar lá para fazer um diagnóstico do sensor de detonação. Caso eu consiga fazer o barulho sanar de vez, aviso por aqui e também vou criar um tópico só para explicar o que foi feito.
Grand Vitara, assim como vários outros carros, não gostam da gasolina daqui, pois os 27,5% de etanol anidro misturados nela causam uma mistura super oxigenada, fazendo com o que haja a detonação. Basicamente toda Grand Vitara que testei quando estava procurando para comprar tem esse problema.
Outro fator que pode estar ajudando a detonação é a carbonização da cabeça dos pistões. Essa carbonização vira uma brasa e acaba detonando a gasolina antes do ponto, causando bateção de pino.

Enfim, espero ter ajudado em você ter uma melhor noção sobre esse defeito crônico.

Breakdown Maniac
26/08/2019, 20:36
Boa noite!

Primeiramente, perdão pela demora. Não tenho tido muito tempo para entrar no 4x4Brasil.

Então, infelizmente somente as velas não eliminaram a batida de pino, porém diminuíram.

Depois de uma pesquisa por alguns fóruns, inclusive o 4x4Brasil, percebi que a carbonização também é um problema. Então combinei com o meu mecânico de fazer uma limpeza mais profunda no motor. Tiramos as bobinas e as velas e aplicamos bastante CAR80 nos cilindros, afim de descarbonizar o máximo possível as câmaras de combustão. Deixamos o produto agir por um tempo. Depois, demos partida para expulsar o produto junto à carbonização solta.

Após esse trabalho que durou um dia inteiro, adicionei ao tanque (que estava cheio com Gasolina aditivada Ipiranga DTClean)

um aditivo STP "Intake Valve Cleaner" para ajudar ainda mais na limpeza.
No final, o barulho diminuiu em 90%... mas ainda é existente. Não entendo direito, pois a GV III que o meu mecânico instalou as velas frias tinha parado totalmente de grilar, e sem fazer qualquer limpeza! A mesma é 09/10 e a minha é 10/11.

Ainda estou na saga de eliminar esse grilo, mas estou estudando certinho as causas e porque algumas não grilam. Mas posso lhe dar alguns fatores para você verificar:

A minha é 4x4 e automática, ou seja, é mais arrasto pro motor. Se a sua for manual e/ou 4x2, as chances dela grilar é menor.

Outro fator é que o J20A é um tanto fraco pra esse carro, logo se as GVs brasileiras tivessem sido equipadas com o motor J24B (motor 2.4L e com comando variáveis, que equipada GVs de alguns outros países. O bloco é o mesmo do J20A), o grilo provavelmente não existiria, pois ele aparece em baixa rotação e alta carga, que é característico de uso urbano.

Outro fator é se o cabeçote do motor não foi refeito. Caso tenha sido, a taxa de compressão aumenta ainda mais, o que causa mais batida de pino.

No final das contas, a taxa de compressão desse motor é alta (10,5:1) e um pouco de carbonização aumenta ainda mais a mesma. E motores que comprimem muito e que esforçam um pouco mais para puxar o veículo possuem uma tendência a 'grilarem' com a nossa gasolina, já que a mesma fica muito oxigenada por conta dos 27,5% de etanol misturados.

Qualquer outra descoberta e estudos, aviso por aqui.

Principais fontes de pesquisa (o resto perdi):
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/129384-tracker-grilando-batendo-pino-pre-ignicao.html

https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105484-tracker-com-motor-batendo-pino-solucao.html

Marcelo William
13/10/2020, 14:38
Boa tarde.

Estou com exatamente o mesmo problema de bater pino.

Alguém teve e conseguiu resolver?

thiagojoseh
18/03/2024, 14:29
Prezados, tenho uma GV3 AT. 2010 4x4. Em Janeiro de 2024, realizei troca de óleo, filtros (ar e óleo), até aí tudo certo. O carro está com 180.400 rodados. Até então, nunca tive problemas sérios, somente custos das manutenções periódicas e anuais que costumo fazer. Como apresenta um alto consumo de óleo, o meu mecânico orientou a utilizar o óleo 10w40 (antes usava 5w30). E assim tenho feito desde Janeiro deste ano. Há uma semana, agora em Marco de 2024, escutei como se fossem barulhos de estalos vindo do motor, como se tivesse uma peça solta. O som é semelhante como se tivesse batendo panela de forma contínua. Não tive nenhum evento de trancos ou algo assim com o carro, simplesmente ao coloca-lo na garagem percebi o som. A região que moro a temperatura neste mês está entre 20° e 30°, então, não é semelhante a aqueles dias frios que costumam gerar algum tipo de ruídos. A questão é que, tanto nas marchas P, N ou/e D os estalos continuam. No primeiro dia e segundo que percebi, estava um tanto quanto alto e acabei por não gravar. Hoje, uma semana depois, ainda é possível escutar, mas está mais baixo.

Alguém já viu algo neste sentido? Temo que seja o algo grave no motor. Já contatei meu mecânico, mas ele só poderá ver daqui uns dias, até lá, vou deixar o carro sem uso.

Abaixo, deixei uma pasta no drive com vídeos que fiz até então e, se eu fizer mais devido a alguns testes, compartilharei.

Update your browser to use Google Drive, Docs, Sheets, Sites, Slides, and Forms - Google Drive Help (https://drive.google.com/drive/folders/108Xadme0uQW7RvSMenKFw5AodxrzYkWK)

EdsonMYoshi
19/07/2024, 09:42
Prezados, tenho uma GV3 AT. 2010 4x4. Em Janeiro de 2024, realizei troca de óleo, filtros (ar e óleo), até aí tudo certo. O carro está com 180.400 rodados. Até então, nunca tive problemas sérios, somente custos das manutenções periódicas e anuais que costumo fazer. Como apresenta um alto consumo de óleo, o meu mecânico orientou a utilizar o óleo 10w40 (antes usava 5w30). E assim tenho feito desde Janeiro deste ano. Há uma semana, agora em Marco de 2024, escutei como se fossem barulhos de estalos vindo do motor, como se tivesse uma peça solta. O som é semelhante como se tivesse batendo panela de forma contínua. Não tive nenhum evento de trancos ou algo assim com o carro, simplesmente ao coloca-lo na garagem percebi o som. A região que moro a temperatura neste mês está entre 20° e 30°, então, não é semelhante a aqueles dias frios que costumam gerar algum tipo de ruídos. A questão é que, tanto nas marchas P, N ou/e D os estalos continuam. No primeiro dia e segundo que percebi, estava um tanto quanto alto e acabei por não gravar. Hoje, uma semana depois, ainda é possível escutar, mas está mais baixo.

Alguém já viu algo neste sentido? Temo que seja o algo grave no motor. Já contatei meu mecânico, mas ele só poderá ver daqui uns dias, até lá, vou deixar o carro sem uso.

Abaixo, deixei uma pasta no drive com vídeos que fiz até então e, se eu fizer mais devido a alguns testes, compartilharei.

Update your browser to use Google Drive, Docs, Sheets, Sites, Slides, and Forms - Google Drive Help (https://drive.google.com/drive/folders/108Xadme0uQW7RvSMenKFw5AodxrzYkWK)

Amigo,
Tive problema de ruídos provocados pela cobertura de alumínio do coletor de escape, que resolvi colocando calços, e também provocado pelo tensor da correia dos acessórios, que resolvi aplicando graxa para pino da pinça de freio, forçando a entrada da graxa, sem desmontar.
Já o lubrificante...Utilize o 5W30 recomendado, e de classificação API SP, que é menos volátil e reduz consideravelmente o consumo. Isso se não tiver desgastes nos anéis/cilindros e vedantes das hastes das válvulas e a válvula PCV estiver em ordem