PDA

Ver Versão Completa : Suspensão sem pulos para Redução Kombi

1SARTORI
26/02/2019, 14:24
Olá pessoal, tenho um projeto, e quero ajuda de vcs para ver se é de fato funcional, e para reunir ideias.

Pesquisei no forum aqui, e vi que o unico jeito de eliminar os pulos, seria com uma suspesao McPherson. Então tive uma ideia.
Fiz um desenho bem basico, mas da pra entender.
564775

Os suportes no chassis, serão na barra U, onde é preso o cambio. As buchas da bandeja, ficarão na mesma linha de onde sai a ponta de eixo de dentro do cambio, para evitar que ela seja forçada pra dentro ou pra fora quando a suspensão mexer.
Mesma coisa na caixa de redução, na mesma linha da ponta de eixo para evitar o mesmo fenômeno citado a cima. Aqui, as buchas seriam presas numa flange, presa na caixa de redução por parafusos e solda.
O amortecedor, por exemplo, traseiro do Gol G3, que tem mola e amortecedor no mesmo conjunto, seria preso nessa flange, ou tbm na própria balança.

Creio que possa ser considerado o fusionamento parecido com uma McPherson, assim sendo possível eliminar os pulos.

Peço que analisem e me respondam se a ideia e valida e funcional, e somem o raciocínio com novas ideias.

Obrigado desde já!

Flávio Cadore
26/02/2019, 20:01
Vc pretende usar a redução de canela? se for de canela funciona mas tem que fazer algo bem reforçado para aguentar a torção da bandeja. Se for de cruzeta faz com duas bandejas e assim vira um Duplo A.

1SARTORI
26/02/2019, 20:39
E ai Flávio, tudo certo?
Sim, seriam as de canela sim. E sim tbm sobre a estrutura da bandeja. Pensei em tubos de 1.1/4 por 3mm de parede, será que é suficiente? E tbm fazer uma ou duas travessas no meio da bandeja pra reforço. O desenho assim simples foi só pra demonstrar mesmo.
Vc acha que esse sistema funciona melhor do que aquele com o tirante auxiliar por baixo, no suporte do amortecedor?

Flávio Cadore
26/02/2019, 20:57
Esse teu sistema é mais arriscado do que o tirante...aquele tirante com a bucha direto na canela também não dura muito porque gasta a canela...eu usaria dois tirantes, um por baixo e outro por cima da canela...vou ver se acho um desenho e te mostro.

1SARTORI
26/02/2019, 21:00
Esse teu sistema é mais arriscado do que o tirante...aquele tirante com a bucha direto na canela também não dura muito porque gasta a canela...eu usaria dois tirantes, um por baixo e outro por cima da canela...vou ver se acho um desenho e te mostro.

Eu pensei em fazer assim como vc disse, um tirante por cima e um por baixo. mas ai eu perderia a suspensão do facão.
Vc tem alguma ideia de como fazer a suspensão com o sistema de dois tirantes?

E sobre o projeto do tópico, vc acha que não resolveria os pulos, ou que quebraria fácil?

Flávio Cadore
26/02/2019, 22:46
Está aí o desenho...eu acho que quebraria fácil aquele teu esquema e não é tão simples de fazer.

1SARTORI
26/02/2019, 22:59
Bem interessante esse sistema ai.
Onde a flange pega na canela, fica fixa ou tem aquela especie de bucha?
Outra coisa, se o tirante de baixo for colocado no suporte do amortecedor, e o de cima, encima do semi eixo, dentro de um U soldado, funcionaria do mesmo jeito que o do teu desenho?

Flávio Cadore
26/02/2019, 23:33
A flange fica fixa na canela, na posição original.
Se mudar a posição dos tirantes muda o desempenho do sistema...assim tem o mesmo movimento que tem aquele sistema de bucha e que não pula. Se tu quiser eu posso desenhar estas flanges e tu avalia se vai usar ou não.

1SARTORI
27/02/2019, 08:22
O problema é que as reduções não tem o suporte do facão na canela, como as canelas normais, entende? Ela é lisa ate a parte onde começa a caixa de redução.

Quis dizer de fazer assim:

564778

Um tirante no suporte do amortecedor, em baixo. E o outro tirante, naquele U soldado encima da canela.

1SARTORI
08/04/2019, 11:22
E que tipo de buchas eu uso nas pontas dos tirantes?