Ver Versão Completa : Comprar ou não comprar um JIMNY?!
decco_cwb
06/05/2006, 14:11
Olah, estou com varias duvidas se compro um Jimny ou não! Nas comunidades e foruns sobre o jipinho todos sao maravilhados pelo carro e dao a maior força... em cotrapartida conversando com donos de oficina fui desencorajado a comprar suzuki devido ao alto custo de manutençao e dificuldade de peças...
Gostaria de sinceridade!
Vcs gastam muito pelo prazer de ter um Jimny??
Procede a informaçao do alto custo de manutençao??(troca de oleos, filtros, disco e pastilhas de freio, correias, velas e cabos, etc)
Existe a dificuldade de se encotrar peças??(peças de motor, farol, lanternas, acabamento,etc)
Quanto de IPVA?? (~600R$ mesmo??)
Quanto de Seguro?? (entre 2k e 3kR$ mesmo??)
Consumo na cidade e estrada?? (entre 10km/L cidade e 13km/L estrada??)
O sensor de rotaçao da pau com frequencia mesmo??
O filtro de combustivel fica dentro do tanque mesmo??
Em velocidades baixas ele treme normalmente?? (pelo q vi depende do pneu e balanceamento)??
Vi um esses dias, o carro ta bonitao, tem uns defeitos, mas carro usado é carro usado... O que me perturbou foi a km marcada de 56mil km mas os pedais de embreagem e freio estavam totalmente lisos!! O hodometro marca ateh quantos mil km??
Outra coisa foi a indicaçao da traçao engatada no painel... nao acendeu quando engatei a traçao, jah vi num forum que pode ser soh o cabo solto, mas como posso testar se a traçao e reduzida estao OK e se os diferenciais estao OK??
Testei o ar condicionado com o motor ligado e carro parado e ele nao gelou nada... talvez seja soh recarregar com gas... devido a vazamento...serah?!
Bom... acho que era isso!! hehe
Bem, o que vale comentar é que jah fui contaminado pela paixao 4x4... jah tive um NIVA e tive que vender pq estava gastando muito em gasolina!!
Falow!
ricardo sabóia
06/05/2006, 14:38
Decco, tenho um jimny a mais de três anos e só tenho elogios ao jipe! é econômico,robusto,razoavelmente confortável,valente e nunca tive dificuldades c/manutenção; as únicas vezes que fiquei na mão, foi o sensor de rotação (troquei a assim que comprei) e ultimamente a bomba de gas., porquê minha mulher é quem roda no dia a dia e só andava c/o tanque seco(coisa de mulher mesmo), aí não há bomba que aguente!
Ele é excelente com todo suzuki, agora p/comprar um usado você
tem que ter calma e comprar um realmente bom! O meu por exemplo que está c/53.000 Km,funciona tudo direitinho (luz 4WD,ar cond,travas, vidros elet,etc..).Talvez as dificuldades que você teria,seriam peças
internas de motor,câmbio e diferenciais mas em todos os suzukis nem
sempre você encontra tudo c/facilidade, mas existem opções de arrumar peças no Chile,Espanha,Portugal e sem contar que existe muita gente
que vende peças de suzuki: Suzukar,Japan,Alternativa 4x4,etc.
Abraços, Ricardo - Jimny/2001.
O Jimny é um ótimo suzuki... considerando que os samurais mais novos já não tem suspensão feixe, para o conceito "molas elicoidais" ele é a evolução do samurai...
Possui motor mais moderno, mais potente, consome menos combustível e é um pouquinho mais confortável... não tanto quanto um vitara, mas é mais confortável que o samurai...
Ele também já vem com o focinho do diferencial de Ferro (ponto fraco dos vitaras, que tem isso de alumínio)
O problema das peças é que ele foi vendido pouco tempo por aqui... como vc mora em um grande centro (curitiba) pode comprar sem medo. Além disso, as lojas que vendem peças para vitaras e samurais vendem para ele também... Eu mesmo moro em Natal, tenho praticamente todas as peças a venda aqui mas só compro em São Paulo pois é mais barato... Te aconselho a ligar para a Suzucar e perguntar o preço de algumas peças... assim vc já vai saber se cabe no seu bolso ou não....
Esse tipo de coisa só cria problemas se vc não tiver um carro extra...
[]s e boa escolha
ricardo sabóia
08/05/2006, 10:41
Decco, vou te responder as perguntas pela minha viatura considerando que moro em Fortaleza e o preço de mercado por aqui é 30.000,00 :
1- O IPVA do meu foi 540,00;
2- Seguro : como já sou cliente da ITAÚ a 4 anos, paguei na renovação
R$ 1700,00;
3- consumo urbano 9,0 e estrada 11,0/litro;
4- O sensor de rotação deu problema em alguns Jimny e G.vitara
que já saíram de fábrica c/esse problema. Posteriormente,a Suzuki
corrigiu e nunca mais ouvi falar desse problema;mesmo que você
compre e dê galho, é bem simples a troca do sensor;
5- Realmente o filtro é dentro do tanque, no dia que precisar trocar o
meu, tento adaptar um do lado de fora;
6- A tremedeira pode acontecer não só c/ o Jimny, mas c/ qualquer
jipe que possua eixo rígido na frente e sistema de ponta de eixo
c/ munhões ex. Samurai,Jimny,Bandeirante,Hilux SR5 antigas,
Land rover defender,jipes ford,etc. Essa "tremedeira" normalmente
é causada por alguma folga no sistema de direção e suspensão,
rodas desbalanceadas,e outras causas que já foram bastante
explicadas aqui no fórum.mas não tenha medo, também não é
bicho-de-sete cabeças!
decco_cwb
08/05/2006, 13:16
Valeu pelas dicas!! Uma das motivações para comprar um Jimny é esse companheirismo demostrado nos fóruns!! Estou cada vez mais confiante em ser um proprietário de um Jimny, mas vou seguir os conselhos e procurar com calma!
Outra coisa que vou fazer é uma lista de peças de manutenção periódica, como filtros, pastilhas de freio, óleos, palhetas, etc e fazer a cotação... assim que terminar eu deixo para todos poderem consultar!!
Estou lendo vários artigos sobre o Jimny e praticamente todos só elogiam o carro!!
Valeu!
ricardo sabóia
08/05/2006, 14:05
Decco, aí estão algumas peças básicas :
- Filtro de óleo : Fram ref.PH2951;
- Óleo : um bom 20-50W
- Palhetas : Quaquer nacional 16" L.direito / 18" L.esquerdo;
- Pastilhas : as mesmas do Samurai;
- Amortecedor traseiro : traseiro da kombi clipper;
- Correias : ALT 4PK830 ou 835 / AR e DIR.HD 4PK955 ou 960;
- Bomba de Gas. : Bosch ref.477 3,0 bar.
Joao Paulo
08/05/2006, 20:45
Decco,
tenho o meu tb há mais de 3 anos, desde zero.
Ja rodei mais de 55k com ele - e posso afirmar que é bastante resistente, e muito confortavel para um jipe.
As peças vc acha - e eu tb troquei o famoso sensor de rotacao...
Se vc nao planeja mexer muito, acho uma excelente opção - do contrario vai de samuca.
Abraço,
Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"
Ricardo-PB Jimny
11/05/2006, 23:22
Comprei um Jimny 2001 e fui imediatamente trocar os óleos do carro mas não consegui o filtro de ar, vocês poderiam me dizer onde encontrar.
Tinha um Vitara 1994 e passei para um Jimny 2001, gostaria de saber do pessoal do R.G do Norte sobre trilhas.
Tô adorando o carro, é agil, nervoso, e confortável (em relação ao Samurai), não deu pra ver ainda o consumo.
Me disseram que peças pra Jimny é meio difícil de encontrar, pessoal de Natal, vc's encontram peças para o Jimny por aí?
ricardo sabóia
12/05/2006, 07:58
Ricardo, existem algumas opções: www.alternativa4x4.com.br ! Aqui em Fortaleza : SANAUTO 85-34867700 / ASSEF CAR 32264497 - fale c/ o Arlen,ele conserta SUZUKI a bastante tempo e ele sempre tem em estoque muitas peças de manutenção básica como retentores,filtros,correias,rolamentos,etc.!
Joao Baeta
14/05/2006, 18:57
:arrow: Decco,
O meu Jimny 2001 é exelente jipe.... nunca me dá problema... aguenta tudo... está com quase 60.000 k
Está novo!
O sensor nunca deu problema! alivio! :)
Abssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
Ricardo-PB Jimny
15/05/2006, 00:29
Obrigado, Ricardo. Já conheci o Arlem, estive na oficina dele e comprei uma capa para o estepe do Vitara, conheci através de um mecânico daí, Marquinhos (faz capota de fibra e snorkel), vou muito a Fortaleza, sou do BNB. Estamos programando uma viagem em setembro (07/09) de Joao Pessoa a Fortaleza pela praia, j'a temos a mare' , vao uns cinco carros, vc tem alguma dica para o trecho do Ceara? Comprei o filtro, tem uma loja aqui em J. Pessoa que s'o trabalha com pecas de importados, custou caro 75 reais.
Abracos.
ricardo sabóia
15/05/2006, 10:09
Ricardo, apenas tenha cuidado c/ o trecho entre Icapuí e Canoa Quebrada ! Essa região (principalmente em Icapuí), é um mangue bem perigoso e várias pessoas já atolaram e tiveram sérios problemas c/ a maré.Te aconselho desviar desse mangue em Icapuí e seguir de novo pela praia passando por Redonda, Ponta grossa (cuidado, pequeno mangue de novo!),Quixaba,Majorlândia até chegar em Canoa! Vale a pena você ficar em Canoa pelo menos um dia (se você ou alguém do grupo ainda não conhece); a praia é bonita e a "noitada" é bem agitada, com vários barzinhos e mulher bonita p/ "limpar a vista" ! Se você pretende ir até Fortaleza, vai ter que pegar o asfalto e descer mais na frente em Parajuru e pegar duas balsas até Fortaleza : uma na "barra nova" e a última em "águas belas". Esse trecho é tranquilo e você vai passar por várias praias bonitas; Praia das fontes,Morro branco,Caponga,Iguape,Presídio,Prainha,Porto das dunas e Fortaleza.Ah, só mais um detalhe: A frequência mais usada por aqui do pessoal das trilhas é a 145.800 Mhz.
Abraços, Ricardo-Jimny/2001.
Ricardo-PB Jimny
15/05/2006, 23:16
Canoa, Praia das Fontes, Porto das Dunas e Morro Branco eu conheço, nunca fiz o trajeto pela praia. Esse mangue que vc se refere fica a beira mar? Nós teríamos que voltar ao asfalto para não passar nele?
Ricardo-PB Jimny
15/05/2006, 23:21
Vocês sabem qual a referência (fabricante, modelo etc) da correia dentada do Jimny 2001 e onde comprar?
ricardo sabóia
16/05/2006, 07:53
Ricardo, é bom desviar do mangue de Icapuí já que você não conhece;mas não tem mistério, é só passar por dentro da cidade (Icapuí) e descer mais na frente, não precisando ir até a rodovia CE 040! A outra parte que fica entre Ponta grossa e Redonda, é só você passar c/ a maré seca e longe das falésias, pois é lá o trecho perigoso o resto é tranquilo! O seu motor possui duplo comando de válvulas (acima de 2001), não tem correia dentada e sim corrente c/tensor que fica dentro do motor; só se troca se a mesma começar a "bater" .As outras correias são : ALT. 4PK830 ou 4PK835 - AR/DIR.HD 4PK955 ou 4PK960 e você acha as duas em qualquer autopeças !
Abraços, Ricardo-Jimny/2001.
Ricardo-PB Jimny
17/05/2006, 22:38
Valeu pelas dicas xará, descobri ontem que ele não tem correia dentada, meu mecânico me disse e falou também que a corrente é mais difícil de quebrar.
eu compraria uma cherokee, mas como vc jah tava reclamando do gas com um Niva. imagina com um 6 bocas !!! mas depois pode por um diesel, as opcoes de pecas e accesorios sao bem maiores q um Jimny. mas tb leve em consideraco um samurai. eh um otimo jipinho.
Ricardo-PB Jimny
23/05/2006, 20:18
Nesse fim de semana fui a Praia de Pipa no RN e fiz um trecho de dunas entre Timbau do Sul (balsa), Praia de Camurupim e Tabatinga, o jipinho se comprotou muito bem, como a maré estava cheia tive que subir pelas dunas, areia frouxa reduzi e fiz o trajeto tranquilo, não me aventurei mais por que estava sozinho, encontrei um pessoal pescando (um troller e uma L200) que deram as dicas. Gostaria de saber do pessoal do R. Grande do Norte sobre trilhas pelo litoral do estado até o Ceará e qual a frequência de rádio utilizadas pelos jipeiros de lá.
Lisa Riiter
24/09/2016, 20:57
Boa noite, jipeiros da 4x4Brasil!
É com muita alegria e honra que hoje me cadastrei no fórum.
No dia 15 desse mês comprei meu Jimny:
536509
4ALL 2013/2013 COM 36.500KM RODADOS
Nunca havia dirigido um jipe, mas sempre quis ter um, principalmente o Jimny, por tudo quer li a respeito do "pequeno valente" e por achá-lo esteticamente agradável.
A experiência ao volante foi interessante. Na rodovia senti que ele queria sair de controle, exigindo mais atenção ao guiá-lo. Também achei que existe uma "folga" considerável no volante - é normal?
O pneu do lado direito sempre encosta no paralamas quando faço alguma manobra que exija um giro maior na direção.
Bem, rsrsrs...Já perceberam que sou neófita mesmo, né?
Boas trilhas para todos!
Abraços
wagner4wd
24/09/2016, 21:33
Boa noite, jipeiros da 4x4Brasil!
É com muita alegria e honra que hoje me cadastrei no fórum.
No dia 15 desse mês comprei meu Jimny:
536509
4ALL 2013/2013 COM 36.500KM RODADOS
Nunca havia dirigido um jipe, mas sempre quis ter um, principalmente o Jimny, por tudo quer li a respeito do "pequeno valente" e por achá-lo esteticamente agradável.
A experiência ao volante foi interessante. Na rodovia senti que ele queria sair de controle, exigindo mais atenção ao guiá-lo. Também achei que existe uma "folga" considerável no volante - é normal?
O pneu do lado direito sempre encosta no paralamas quando faço alguma manobra que exija um giro maior na direção.
Bem, rsrsrs...Já perceberam que sou neófita mesmo, né?
Boas trilhas para todos!
Abraços
Parabens pela aquisição:palmas: ! tambem estou de olho pra comprar um.
Nao sei se vc percebeu mas voce desenterrou um topico de 10 anos atras!:? Algumas considerações nesse topico se referem ao modelo do jimny mais antigo fabricado até 2003 ( depois a suzuki saiu do Brasil e voltou em 2008 ) Principalmente sobre esse sensor de rotação que dava muito defeito nessa época, mas que nesse modelo mais atual pelo que eu sei ainda não fiquei sabendo que deu problema..
Voce fala do pneu pegando do lado direito, isso não é normal, talvez o pneu não seja da medida original se colocar pneu maior sem alterar a suspensao pode acontecer isso, verifique se o pneu é na medida 205/70 15. Se for essa medida o problema pode ser outro ou algo que te de a impressao de o pneu estar raspando...procure um mecanico.
Folga na direção do jimny é classica mesmo, tenha em mente que vc esta dirigindo um jipe com chassis e eixo rigidos na frente e atras, então a dirigibilidade é bem diferente de um carro de passeio, inclusive a primeira coisa que se percebe é que ele balança bastante quase que rebola ao andar kkk