Conectar

Ver Versão Completa : Ar Condicionado Fumaça e cheiro de fio queimado!!!!(SOCORRO)

angeliniadv
05/10/2018, 12:54
Boa tarde Pessoal,

Preciso de uma ajuda, se alguém puder ficarei eternamente agradecido... Minha TR4 (2007 4x4 mec.) quando ligo o a/c bem no inicio solta uma fumaça com cheiro de fio queimado pelos difusores... O problema não acontece sempre, só quando quer e só acontece qnd aciona o botão a/c, quando só usa o ventilador não acontece isso. Chequei os fusíveis a fiação os conectores do ventilador e da resistência e estão com aparência normal, sem indícios de aquecimento ou curto...Alguém já passou por isso ou sabe indicar o problema ou dar dicas para eu checar por conta mesmo... Não sou muquirana, mas gostaria de identificar o problema antes de levar para um profissional, Grato a todos! Parabéns pelo site!

Walter da Camper
05/10/2018, 13:05
Quando liga o botão do AC, ativa-se a embreagem do compressor e o eletroventilador do radiador (condensador). A embreagem eletromagnética tem baixo consumo de corrente e não é capaz de aquecer um fio ou conector, mas o eletroventilador consome amperagem suficiente para isso. Por outro lado, o relê que aciona o eletroventilador costuma ficar fora da caixa do AC, lá no cofre do motor.
O ideal é vc ir desmontando até ter acesso à placa de comando e o chicote e inspecionar tudo visualmente.
Se está saindo fumaça significa que a conexão ou componente defeituoso estarão visivelmente queimados, possibilitando a identificação.

angeliniadv
08/10/2018, 11:15
Obrigado Walter da Camper, vou aproveitar o feriado e vou fazer isso, posto a resposta assim que conseguir algo. Apenas comentando, chequei os reles e fusíveis e seus conectores tem aparência normal, como se não tivesse esquentado, acredito que seja algum fio mesmo, muito obrigado pela dica!!!

angeliniadv
04/01/2019, 15:59
RESOLVIDO
A desmontei tudo e fui testando peça por peça, era o motor do eletroventilador, tinha muita sujeira e acabou dando curto, apenas limpei ele e parou de sair fumaça, obrigado a todos pela ajuda!