PDA

Ver Versão Completa : Sistemas para refrigerar o óleo do motor

Gasoso
30/04/2006, 01:05
All,

Ilustres amigos... estou abrindo este tópico para discutirmos juntos a viabilidade, o como fazer, os Prós e os Contras de alterarmos motores sem sistemas originais de refrigeração do óleo do motor para instalar algum tipo de radiador de óleo.

Acho que uma adaptação destas, se bem feita, isso iria ajudar a evitar o superaquecimento do óleo em momentos de esforço extremo, evitando a perda de pressão no sistema e a redução do poder de lubrificação que são comuns quando o óleo atinge altas temperaturas (o que acaba por causar desgaste excessivo no interior do motor...)

Alguém aí já fez isso? Como, com que peças...?

Alguem tem fotos?

Acredito que o local de saída do óleo para o radiador tem de ser bem escolhido para não diminuir a pressão no interior no motor, o que seria uma grande cag@#@.... só que não sei onde seria este local.

Além disso, a pressão gerada pela bomba de óleo é muito superior a do interior do sistema de arrefecimento (água), o que poderia causar o rompimento dos vazos do radiador se o radiador, o local de interligação e eventuais redutores de pressão (se é que iiso é necessário) não forem estudados no projeto...

Inicialmente pensei em algo como os radiadores de óleo que equipam os motores AP 2.0 MI e ficam logo acima do filtro do óleo... Eles são uma verdadeira "adaptação original" :shock: ... Resolvem o problema do aquecimento do óleo, mas são extremamente frágeis e vivem arrebentando, misturando oleo na água. Quem já teve motor 2.0 MI e sentou o pé no acelerador sabe....

Por isso, o que eu gostaria mesmo é de instalar um pequeno radiador na frente do radiador de água... mas não sei se seria necessária outra bomba de óleo ou por onde drenar o oleo que a bomba original faz circular....

Qualquer ajuda é bem vinda....

[]s a todos iniciando uma idéia...

Alessandro Henrique
30/04/2006, 04:22
A instalacao do radiador ajuda a evitar o superaquecimento, desde que corretamente instalado, caso contrario sera uma fonte de dor de cabeca.
Alguns motores possuem trocadores de calor ( radiador) do tipo ar-oleo e agua-oleo, sendo o primeiro mais facil de encontrar e instalar.
Existem varias empresas que fabricam estes componentes para uso em competicao e para motores turbo, cambios automaticos e tambem os industriais. O mais simples e barato que me vem a cabeca no momento eh o do VW a ar.
Para evitar queda de pressao no sistema nao se deve efetuar uma derivacao, o radiador deve ser instalado em serie no circuito. Pode-se instalar um adaptador no lugar do filtro de oleo para esta finalidade. O trocador de calor deve ser instalado antes do filtro e deve possuir uma valvula de bypass (retencao/one-way/check valve).
O modelo a ar, existe a possibilidade de se instalar um pequeno ventilador eletrico com acionamento por termostato.
Deve-se ter o cuidado de proteger o radiador bem como suas mangueiras/tubos, pois sao itens propensos a enroscar em coisas no meio da trilha.

Sds.

leopoldo
30/04/2006, 11:09
a viabilidade

Completamente viável, desde que seja detectado que:
- mesmo depois de todas as modificações e melhoramentos no sistema de refrigeração de água, não se consiga manter a temperatura do motor como um todo, na faixa aceitável em todas as faixas de operação.

Estamos falando de radiador não é? Não estamos cogitando Carter seco não é ?(delírium do Alessandro ...hehehe)

o como fazer

O como fazer, depende de cada motor, de cada KIT, de cada adaptação.
Pode ser que a simples instalação de um radiador de água com um radiador de óleo embutido (como mencionado pelo Alessandro) resolva o problema. Pode ser que só com um radiador externo resolva o problema e esse radiador externo pode ou não ter uma ventoinha particular a ele.

os Prós e os Contras

Se vc mora em lugares frios, esquece.

Se vc mora em lugares quentes, ou sempre abusa do motor, ou o seu sistema de refrigeração mesmo otimizado ainda deixa o motor trabalhar muito quente e frita o mesmo .... é PRÓ.

Eu, por exemplo fiz uma instalação de filtro duplo externo, pois o motor no meu CJ, bem como seus acessórios ocupam um volume muito grande dentro do cofre do motor, prejudicando a ventilação, e mesmo com circuito fechado, vaso de expansão, coletor de água, um radiador compatível e sem a temostática, trabalha bem “quente”. Então o filtro duplo ajuda a baixar a temperatura do motor. Veja que o meu problema é centrado na baixa ventilação do cofre do motor. Se eu avaliar que ainda não está bom , é só colocar um radiador lá, muito simples pois já tenho o sistema pronto para colocar o radiador.

Contra ?
só o $$$ e
a dor de cabeça de instalar (mas isso pode ser transformado em diversão e não amassar ou voar um pedaço de dedo na instalação do kit).
Ou seu motor não ter um ponto de derivação do óleo da bomba.

isso iria ajudar a evitar o superaquecimento do óleo

Iria não, ajuda mesmo.

Alguém aí já fez isso? Como, com que peças...?Alguem tem fotos?

Na minha coletânea de fotos alguma coisa pode ser vista.

Peças :

Radiadores:

http://www.flex-a-lite.com

http://www.jcwhitney.com

http://www.flex-a-lite.com/auto/assets/images/4130-Compact-Cooler.jpg

http://www.flex-a-lite.com/auto/assets/images/4190-cooler.gif

Adaptador/desvio de óleo do bloco.

www.raceforce.com.br

http://www.flex-a-lite.com

http://www.jcwhitney.com

http://www.perma-cool.com/

http://www.flex-a-lite.com/auto/assets/images/sandwich.jpg

http://www.perma-cool.com/Catalog/CatImages/PG31-R1.gif

http://www.perma-cool.com/Catalog/CatImages/PG31-L3.gif

Acredito que o local de saída do óleo para o radiador tem de ser bem escolhido para não diminuir a pressão no interior no motor, o que seria uma grande cag@#@.... só que não sei onde seria este local

?????

1-à partir de um kit desses, sempre há alguma perda de pressão pela perda de carga.

2-o local de tomada do óleo é suporte ou encaixe do filtro de óleo.

a pressão gerada pela bomba de óleo é muito superior a do interior do sistema de arrefecimento (água), o que poderia causar o rompimento dos vazos do radiador se o radiador, o local de interligação e eventuais redutores de pressão (se é que iiso é necessário) não forem estudados no projeto...

Já existe radiador de água+óleo pronto para isso....o landau tinha isso.
Os animais que fazem isso não são tão estupidos para não levar isso em conta. Ou pelo, menos deveriam. Se bem que a corrosão no sistema prejudique esse sistema.

Eu prefiro sistemas separados.

mas não sei se seria necessária outra bomba de óleo

exagero.

por onde drenar o oleo que a bomba original faz circular

O adaptador de filtro tem entrada e saída para isso mesmo.
[/img]

Alessandro Henrique
30/04/2006, 12:42
Carter seco Leopoldo ? :pensativo: Nem cogitei esta possibilidade, apenas me referi ao radiador :concordo:

Sds.

leopoldo
30/04/2006, 13:35
Isso foi a um tempo atrás, não foi?

estava re-lembrado o caso e por que não sei se o nosso colega quer filtro/radiador em separado apenas.

Alessandro Henrique
30/04/2006, 15:20
Ok, voce estava se referindo a uma ideia de carter seco e nao a este topico, que conversamos certa vez. :concordo:
Bem, ainda estou estudando o assunto para quem sabe ao meu retorno, colocar em pratica. :dance:
Quanto ao colega que abriu o topico, acredito que ele esteja preocupado em um primeiro momento com o radiador, sendo que o ar-oleo costuma ser o mais barato.

Sds.

leopoldo
30/04/2006, 17:32
só pra ter certeza :P

ainda no carter molhado :mrgreen:

Marcelo
30/04/2006, 17:48
Pessoal,

Falando nisso, um dia desses vi numa casa de autopeças um dissipador de calor para ser colocado em volta do filtro de óleo, abraçando-o.
Acredito que de cobre, com aletas que se prendia em volta do filtro de óleo, como se fosse um copo.

Alguém já viu isso, funciona?! :pensativo: :pensativo: Não que eu pretenda comprá-lo, até porque o meu BF-184 tem o filtro lá em cima. :wink:

[s] curiosos,

leopoldo
30/04/2006, 18:07
Tudo o que se faz para aumentar a area de contato de uma superfície quente com o ar atmosférico, desde que esse ar não esteja estagnado funciona.

Vc com isso aumenta a área de contato entre o corpo do filtro de óleo e o atmosférico, esfriando o óleo, desde que o ar em volta do filtro esteja mais frio que o próprio filtro e essas aletas sejam boas condutoras de calor. Mas se o filtro estiver muito próximo ao coletor de escape, ou as aletas prejudicarem a troca de calor ..... pode fazer a temperatura do óleo subir.

Gasoso
01/05/2006, 00:36
Leopoldo, Alessandro Henrique, Marcelo...

Valeu a ajuda... :concordo:

A idéia, pelo menos a inicial, seria um sistema água / óleo pois acho que um sistema Ar / óleo sem ventulina própria não apresentaria resultados positivos aqui no nordeste. Um sitema com ventulina própia não caberia no vitara 16V a menos que fosse realmente muito pequeno ...

:arrow: Estou buscando alternativas para refrigerar o óleo do motor pois aqui em Natal é muito quente... como praticamente todas as minhas trilhas envolvem dunas e muita areia, o motor das viaturas sempre é esforçado demais... Na área da Suzuki tem um post meu onde estou relatando a saga da troca do radiador original das duas viaturas pelos de chevette junto da adaptação de um eletroventilador em um deles (Sombra), o Escuridão deve permanecer com a polia viscosa pelo menos por enquanto.
O sistema de refrigeração para o óleo é a finalização do trabalho que estou fazendo para reduzir o desgaste dos motores devido ao regime de altos RPM necessário nas dunas somado as altas temperaturas do clima daqui....

As dicas de voces já me ajudaram a desenvolver uma idéia inicial que me parece pelo menos possível... se é a melhor não sei, mas neste ponto conto com a juda de todos para o aperfeiçoamento dela... sugestões são sempre bem vindas.... Pelo menos viável $$$ ela parece ser pois só utilizaria coisas relativamente baratas... O complicado seria o flange para adaptar em cima do filtro de óleo :parede: ....

:idea: Penso em levar uma tubulação de cobre (para a água) para perto do filtro de óleo do motor e; nesta tubulação, embutir um tubo mais fino também de cobre (para o óleo) por dentro do tubo de água com duas conexões externas ao tubo de água. Se eu conseguir fazer um flange como o das fotos para os vitaras (utiliza o mesmo filtro de óleo dos motores Endura dos Ford Fiesta) seria possível interligar o óleo na tubulação de água citada e assim evitar o superacimento do mesmo com a troca de temperatura com a água...

:pensativo: Com o que já consegui ler sobre o assunto, esta me parece a melhor saída pois eu realmente tenho receio de reduzir a pressão do óleo no interior do motor (devido a um percurso muito longo para o óleo) e acabar por piorar o rendimento do sistema de lubrificação ao invéz de melhorar. Tenho de tomar cuidado com isso pois o Comando de válvulas das viaturas não utiliza bronzes no cabeçote (sim é isso mesmo, no sigular, :putz: japones é tudo doido e faz carro 16V com um só comando de válvulas :shock: ...) ... O comando funciona flutuando em uma película de óleo sob pressão injetada constantemente pela bomba... se a pressão cair, o comando começa a roçar no cabeçote (alumínio) e aí a mer#@ tá feita ....

Quanto ao sistema de carter seco :shock:... nuca tinha ouvido falar disto... carter seco pra mim só com o motor aberto :mrgreen: ... pelo menos por hora devo ficar no mais convenciaonal... só quero evitar que o óleo frite :roll: .

Quanto ao Radiador para prender nos filtros de óleo (os que ví eram de alumínio, que conduz mais temperatura que o cobre), este eu mesmo garanto que naum vale o investimento :evil: . Pelo menos por aqui a galera pede mais de 50 moedas nisso... para eles servirem de alguma coisa além de enfeite :twisted: o veículo tem de ter uma boa circulação de ar no local do filtro do óleo o que nem sempre ocorre. Se o filtro ficar perto do coletor de escape então :putz: ... pode até piorar a coisa em situações de baixa velocidade e RPM alto...

[]s a todos

Gasoso
01/05/2006, 00:45
leopoldo,

Sem querer abusar mas já abusando da sua boa vontade :mrgreen: ....

Vc falou em Kits.. seriam kits de adaptação para refrigeração de óleo já prontos? Se for, vc sabe se tem para os fiestas com motor Endura. Os vitaras utilizam o mesmo filtro de óleo destes Fords, logo o kit poderia servir ou pelo menos o flange se for vendido em separado.

Que peça é aquela da foto grande, com dois furos para parafusos e quatro conexões de mangueiras... ? Seria um dreno de óleo para ligar no bloco ou coisa parecida? Nesta eu voei...

[]s

Gasoso
01/05/2006, 00:49
All,

Eu realmente gostaria de mais detalhes sobre as eventuais perdas de pressão no sistema de circulação de óleo....

Será que isso é problema mesmo ? :roll:

Até onde devo me preocupar com isso? :roll:

:pensativo: Qual a espessura recomendada para a tubulação de circulação de óleo? Igual a que vai pro filtro? Mais grossa ou mais fina?

[]s cheios de dúvidas... :parede: :parede:

Alessandro Henrique
01/05/2006, 05:40
Se voce aumentar o percurso do oleo, inevitavelmente estara sujeito a perdas. Contudo, por vezes as perdas sao pequenas demais para serem perceptiveis ou afetar alguma coisa. No seu caso, se utilizares um tubo com o diametro interno aproximado do encontrado no suporte do filtro deve bastar. :pensativo:
As perdas sao devido ao atrito entre o fluido e as paredes do tubo bem como quando o mesmo muda de direcao (curvas/galerias do radiador, conexoes, etc..)
Quando necessario uma das maneiras de se compensar isso eh utilizar tubos de diametro maior e evitar curvas com raio muito pequenos e curvas/conexoes em excesso.
O termo para designar isso eh perda de carga.
Com relacao a sua ideia de utilizar um tubo por dentro do outro, funciona. No entanto, o sistema pode ter um desempenho baixo em funcao do comprimento do tubo utilizado. Eh por este motivo que se fazem serpentinas, para aumentar a area de contato entre os fluidos e ter uma solucao compacta. Uma dica para este sistema eh o de forcar o fluxo de agua em sentido contrario ao fluxo de oleo. :concordo:

Sds.

Gasoso
01/05/2006, 10:46
Alessandro Henrique

Uma dica para este sistema eh o de forcar o fluxo de agua em sentido contrario ao fluxo de oleo.

Será que em um percurso tão curto haveria um diferencial de temperatura significativo nos paredes do tubo? :shock:

:pensativo: Mas pensando bem vc tem razão, na prática sempre tem algum diferencial sim... e na hora de instalar os mangotes a escolha do sentido é irrelevante para o processo de montagem, então não existem motivos para não escolhermos o sentido com mais "possibilidades" de resultados... :concordo:
Ótima Idéia, aumento de resultados sem custos extras :palmas:

Fazer uma serpentina seria uma boa mas me faltam referências de quanto eu teria de perda de pressão por volta ou algo assim.

:idea: Se o tubo de óleo cruzasse por dentro (entrada) o tubo de água e retornasse "serpentiando" o tubo de água por fora (soldado em todo o percurso)... ?

:pensativo: Qual o tamanho de contato (comprimento necessário) entre o tubo de cobre de óleo e a água ou tubo de água para um sistema destes ser eficaz?

:pensativo: Quantas voltas de serpentina ao redor do tubo seriam possíveis sem arriscar reduções de pressão consideráveis ? Pergunto isso pois quanto mais voltas forem possíveis, menor poderá ser o tamanho (comprimento) do ROTT :shock: "Radiador" de Óleo Tubular Tabajara que estamos projetando juntos :mrgreen: ...

:pensativo: Seria realmente eficaz aumentar o diâmetro do tubo nas curvas? Pergunto isso pois ao aumentar a bitola de um tubo a gente reduz a pressão no trajeto de maior diâmetro... tudo bem, isso reduz o atrito, mas ao reduzir o diâmetro na volta ao motor do carro não haveriam muitas perdas?

:pensativo: Acho que outro ponto a ser considerado é que ao resfriar o óleo, a pressão no sistema aumenta devido ao ganho de viscosidade, mas resta saber se o ganho de pressão é significativo com a redução da temperatura do óleo para a temperatura da água ou se para isso ele teria de ficar mais frio que a água (o que só seria possível em um sistema com eletro...)

:pensativo: Talvez esse "ganho" de pressão ajude a reduzir as perdas do sistema....

[]s pensando alto e pesquisando mais na net sobre o assunto. Vou postar aqui o que aprender...

Alessandro Henrique
01/05/2006, 12:31
Gasoso,

Será que em um percurso tão curto haveria um diferencial de temperatura significativo nos paredes do tubo? :shock:

A troca termica ira ocorrer porem eh dificil prever em quanto conseguiriamos reduzir a temperatura. Veja que isso depende de vazao, boa area de contato, diferenca de temperatura dos fluidos, etc..

Fazer uma serpentina seria uma boa mas me faltam referências de quanto eu teria de perda de pressão por volta ou algo assim.

Alguns fabricantes divulgam esta informacao por metro de tubo.

:idea: Se o tubo de óleo cruzasse por dentro (entrada) o tubo de água e retornasse "serpentiando" o tubo de água por fora (soldado em todo o percurso)... ?

Voce desta forma estaria aumentando a area de contato e isto ajuda no processo porem, acho dispendioso este tipo de montagem. Dependendo do diametro do tubo interno, ao realizar voltas em redor do externo pode haver uma certa dificuldade na conformacao. Soldar seria dificil pelo risco de romper a parede do tubo e principalmente se tivermos materiais diferentes.

:pensativo: Qual o tamanho de contato (comprimento necessário) entre o tubo de cobre de óleo e a água ou tubo de água para um sistema destes ser eficaz?

:pensativo: Quantas voltas de serpentina ao redor do tubo seriam possíveis sem arriscar reduções de pressão consideráveis ? Pergunto isso pois quanto mais voltas forem possíveis, menor poderá ser o tamanho (comprimento) do ROTT :shock: "Radiador" de Óleo Tubular Tabajara que estamos projetando juntos :mrgreen: ...

Este tipo de coisa nao eh muito facil de se determinar, nao eh tao simples assim. Pelo lado teorico, o dimensionamento correto implica no uso de equacoes complexas. Embora eu esteja opinando sobre trocas termicas, saliento que o projeto de trocadores de calor nao eh minha praia. :roll:

:pensativo: Seria realmente eficaz aumentar o diâmetro do tubo nas curvas? Pergunto isso pois ao aumentar a bitola de um tubo a gente reduz a pressão no trajeto de maior diâmetro... tudo bem, isso reduz o atrito, mas ao reduzir o diâmetro na volta ao motor do carro não haveriam muitas perdas?

Nao vejo necessidade disto. Veja que o sistema nao eh extenso, possuindo poucos centimetros de tubo. O que se deve ter cuidado e com o diametro do mesmo. Veja que quando falamos em perdas estamos falando do somatorio das mesmas que ocorrem em todas as partes. Se conseguirmos reduzi-las em um ponto que seja, ja ha beneficio.

:pensativo: Acho que outro ponto a ser considerado é que ao resfriar o óleo, a pressão no sistema aumenta devido ao ganho de viscosidade, mas resta saber se o ganho de pressão é significativo com a redução da temperatura do óleo para a temperatura da água ou se para isso ele teria de ficar mais frio que a água (o que só seria possível em um sistema com eletro...)

Esta informacao o fabricante do lubrificante pode fornecer, curva viscosidade x temperatura.

leopoldo
02/05/2006, 12:44
1-seriam kits de adaptação para refrigeração de óleo já prontos?
2-Se for, vc sabe se tem para os fiestas com motor Endura.
3-Que peça é aquela da foto grande, com dois furos para parafusos e quatro conexões de mangueiras... ?
4-Seria um dreno de óleo para ligar no bloco ou coisa parecida? Nesta eu voei...

1- Kits prontos, consulte o catálogos dos fabricantes que eu anexei
2- Não tenho a mínima ideia
3- Suporte remoto para o filtro de óleo. 1 É entrada e a outra , 1 saida de óleo, vc escolhe e fecha as outras(as setas no fundido indicam a entrada/saída), ou como eu fiz, entrada, saída, sensor de pressão, sensor de temperatura.

No bloco do motor vc coloca o adaptador/desvio de óleo. No para lama ou na parede de fogo, vc parafusa esse suporte e é onde ficará o filtro de óleo.

Veja que exitem adaptadores para só colocar radiador externo, só para colocar o filtro em outra posição e adaptadores para AMBAS as tarefas.

As fotos que eu anexei são auto explicativas.

4- Resposta acima

beni-rj
04/05/2006, 00:37
3- Suporte remoto para o filtro de óleo. 1 É entrada e a outra , 1 saida de óleo, vc escolhe e fecha as outras(as setas no fundido indicam a entrada/saída), ou como eu fiz, entrada, saída, sensor de pressão, sensor de temperatura.

No bloco do motor vc coloca o adaptador/desvio de óleo. No para lama ou na parede de fogo, vc parafusa esse suporte e é onde ficará o filtro de óleo.

Leopoldo

Estou a tempo procurando esse suporte para o segundo filtro com 2 entradas e duas saídas, exatamente para a colocação dos sensores de temperatura e pressão do óleo, além do filtro.
Poderia o amigo me informar onde consigo adquirir aqui no Brasil o dito cujo?

Gasoso

Andei dando uma olhada na sua frota de leões-- Sombra e Escuridão -- e nas maravilhosas dunas da nossa querida Natal. Acho com toda sinceridade que nenhum sistema de refrigeração de óleo será suficiente para baixar a temperatura do esforço continuado que os leões sofrem andando nessas pirambeiras. Ainda mais, usando combustível GNV.Sugiro que você tente melhorar, ainda mais, o sistema de refrigeração. Afinal, a finalidade primordial do óleo do motor é lubrificar e não refrigerar ( se bem que ele acaba ajudando).
Se não for possível melhorar a refrigeração, acho melhor substituir o motor, ou quem sabe o carro, por um com motor mais potente.

Boa sorte e parabéns pela equipe de "zequinhas".

leopoldo
04/05/2006, 12:04
www.raceforce.com.br

foi onde comprei o suporte para o filtro do meu CJ.

Gasoso
05/05/2006, 00:15
beni-rj,

Andei dando uma olhada na sua frota de leões-- Sombra e Escuridão -- e nas maravilhosas dunas da nossa querida Natal.
:lol: Vc entendeu o espírito dos nomes das minhas Viaturas, oops feras :concordo: ...

Acho com toda sinceridade que nenhum sistema de refrigeração de óleo será suficiente para baixar a temperatura do esforço continuado que os leões sofrem andando nessas pirambeiras. Ainda mais, usando combustível GNV.Sugiro que você tente melhorar, ainda mais, o sistema de refrigeração. Afinal, a finalidade primordial do óleo do motor é lubrificar e não refrigerar ( se bem que ele acaba ajudando).

Estou melhorando todo o conjunto de refrigeração... O radiador original está sendo substituído por um de chevette (manutenção facilitada e muito barato) e a polia de acoplamento viscoso + helice por um eletro ventilador para que a refrigeração independa da rotação do motor :concordo: ...
O post está na área da Suzuki pois a adaptação interessa mais ao povo daquelas bandas.... :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18990

Ainda não comprei a peça, só olhei, mas o suporte do filtro com 4 saídas foi fácil de achar... lojas de peças para caminhões ou tratores vendem diversos modelos...
Difícil está sendo o flange de saída do óleo no motor... Conforme já postei, os vitaras utilizam os mesmo filtros de óleo dos motores endura da FORD, que naum são máquinas de uso comum em Tunnings de motor...
O luz no fim do túnel chegou hoje, mas ainda naum pude confirmar, até agora é só boato... parece que este filtro tem o mesmo encaixe dos motores ZETEC, inclusive dos grandes (2.0)... as diferenças para os modelos seriam o tamanho e capacidade de filtragem, não os encaixes... Se isso confirmar, fica mais fácil conseguir o flange já pronto pois seriviria o flange para qualquer modelo ford mais novo...

Se alguem puder confirmar isso eu agradeço muito e se alguem souber quem vende estes flanges para a mecânica Ford também tá valendo... :concordo:

Um torneiro daqui pediu 120 latinhas para fazer a peça sob medida. Achei um roubo e resolvi procurar mais um pouco....

Inicialmente não levei fé em nenhuma das lojas dos links acima. Primeiro pois a maioria é fora do Brasil..., mas como parece que o Leopoldo já comprou na Raceforce ( é nacional), vou tentar contato depois e posto o resultado aqui outra hora...

Se não for possível melhorar a refrigeração, acho melhor substituir o motor, ou quem sabe o carro, por um com motor mais potente.
Pensei em colocar um Ap 2.0 depois acabei desistindo... cheguei a tentar comprar o flange na Deep Tec ... depois a coisa esfriou e resolvi por hora manter a mecânica original... talvez no futuro eu até venda o conjunto todo para adaptar o AP se pegar um bom preço, mas por hora fica assim. Tem muita gente que procura os motores 16v para os viatarinhas pois os quase 100Cv deles fazem um bem danado para a agilidade dos modelos pequenos...
Outro fator que me fez desistir por hora disso é que as peças dos motores suzuki estão com preços muito bons...

Boa sorte e parabéns pela equipe de "zequinhas".
:D Famíla unida faz trilha unida :concordo: o único problema é que o mais velho já quer trocar de lugar comigo :shock: ... "papai deixa eu fazer esta manobra...." :putz:
Já já quem vira zequinha sou eu :wink:

[]s

Dias
05/05/2006, 08:01
Marcelo, eu comprei esse resfriador de óleo, que nada mais é que 2 peças de alumínio com aletas e presos com uma abraçadeira, que fazem um sanduíche no corpo do filtro de óleo . . . como o Mestre Leopoldo comentou, se não for do mesmo lado do coletor de escape, blz. . . no meu caso, é um 4cc de opala e o filtro fica do lado contrário. . . então blz. . .
Tenho uma dúvida. . . ele ajuda a resfriar o óleo mas, acredito que ele precise de circulação do ar pra poder dissipar o calor, certo ?? E como nossas viaturas não são projetadas para altas velocidades, não seria bom montar um cooler, desses parecidos ou os mesmos de fontes de computador, na parte de cima do dissipador, tendo a função dele soprar o ar por entre as aletas e ajudar a dissipar o calor ??
Estou enviando a foto do dissipador em questão. . . . pro pessoALL analisar.. ..

[ ]´s
Dias

cristiano
05/05/2006, 10:09
Dias, Onde você arrumou essa imagem do dissipador de calor ? onde tem para vender ?

Alessandro Henrique
05/05/2006, 11:23
Nao creio que este dissipador ajude muito, embora o mesmo dissipe calor, melhores resultados seriam obtidos com aletas contendo o dobro da altura. :pensativo:

Sds.

cristiano
05/05/2006, 11:33
Parece os mesmos dissipadores de calor utilizados em processadores de computador.

Dias
05/05/2006, 12:06
Fala Cristiano, comprei no Mercado Livre, aqui tem a lista dos vendedores. . .. que eu me lembre, eram apenas dois. . . http://lista.mercadolivre.com.br/refrix
Fala Alessandro, eu tb achei meio baixo o tamanho das aletas, mas como diz a propaganda, de acordo com a velocidade, há a maior passagem do ar pelas aletas, dissipando, por isso que eu quero adaptar um cooler de fonte de computador soprando o ar em cima do filtro, bem em cima da tampa do filtro. . . isso tb só vou colocar se ver q naum fica muito boqueta. . . . sei lá. . .heeheheh

[ ]´s
Dias

Kako
05/05/2006, 13:18
Blz pessoal!

Sem querer atravessar o assundo, mas, já atravessando :mrgreen:
o meu problema está sendo com o câmbio auto do opala 3M.
qual radiador posso usar, além do original? não estou o encontrando.

valew! :concordo:

ramiro_eli
05/05/2006, 13:26
Na loja C$ na r. Barão de limeira (Centro SP) tem diversos radiadores p/ cambio aut e óleo de motor.

Na minha opinião, se vc usa o carro p/ trilhas, deve colocar o maior radiador que couber.

Beto Lacerda
05/05/2006, 18:45
Na loja C$

vc quis dizer C4 né ...
[]'s

ramiro_eli
05/05/2006, 19:55
Na loja C$

vc quis dizer C4 né ...
[]'s

:concordo: :putz:

Gasoso
06/05/2006, 12:55
Marcelo, eu comprei esse resfriador de óleo, que nada mais é que 2 peças de alumínio com aletas e presos com uma abraçadeira, que fazem um sanduíche no corpo do filtro de óleo . . . como o Mestre Leopoldo comentou, se não for do mesmo lado do coletor de escape, blz. . . no meu caso, é um 4cc de opala e o filtro fica do lado contrário. . . então blz. . .
Tenho uma dúvida. . . ele ajuda a resfriar o óleo mas, acredito que ele precise de circulação do ar pra poder dissipar o calor, certo ?? E como nossas viaturas não são projetadas para altas velocidades, não seria bom montar um cooler, desses parecidos ou os mesmos de fontes de computador, na parte de cima do dissipador, tendo a função dele soprar o ar por entre as aletas e ajudar a dissipar o calor ??
Estou enviando a foto do dissipador em questão. . . . pro pessoALL analisar.. ..

[ ]´s
Dias

Coolers de computador são muito frageis e pouco potentes... além disso, na primeira água iriam queimar... não é equipamento adequado para off road...

Como seu filtro está do outro lado do coler de escape, esta carca naum vai fazer mal não, mas só vai melhorar alguma coisa mesmo quando vc estiver rodando com alguma velocidade... Se naum o efeito é mínimo...

Desisti delas pois meu filtro é logo abaixo do coletor de escape e elas são muito caras (pelo menos por aqui).... Mesmo que comprasse, no meu caso, só iria servir para aquecer o óleo :mrgreen: .

[]s

Carlos_bass
19/05/2006, 09:38
Pessoal,

Eu vi destes dissipadores pra vender na loja do donatti em Rib Preto- SP.

Não sei se tem algum que serve em nossos filtros.

www.donatti4x4.com.br

Hudson Buck
21/05/2006, 13:06
Boa tarde pessoal,

Aqui em São Paulo, tem destes dissipadores para vender no Wal Mart, custa Cinco Reais cada um :shock: :shock:. Vi por acaso num dia que fui ao mercado, devido ao baixo preço comprei dois, um para cada Jipe, se não funcionar..... não perdi muito dinheiro. Tem 3 tamanhos, o maior serve nos filtros de jipes.

Abraços.

geraldo paulino filho
21/11/2007, 11:03
Leopoldo, Alessandro Henrique, Marcelo...

Valeu a ajuda... :concordo:

A idéia, pelo menos a inicial, seria um sistema água / óleo pois acho que um sistema Ar / óleo sem ventulina própria não apresentaria resultados positivos aqui no nordeste. Um sitema com ventulina própia não caberia no vitara 16V a menos que fosse realmente muito pequeno ...

:arrow: Estou buscando alternativas para refrigerar o óleo do motor pois aqui em Natal é muito quente... como praticamente todas as minhas trilhas envolvem dunas e muita areia, o motor das viaturas sempre é esforçado demais... Na área da Suzuki tem um post meu onde estou relatando a saga da troca do radiador original das duas viaturas pelos de chevette junto da adaptação de um eletroventilador em um deles (Sombra), o Escuridão deve permanecer com a polia viscosa pelo menos por enquanto.
O sistema de refrigeração para o óleo é a finalização do trabalho que estou fazendo para reduzir o desgaste dos motores devido ao regime de altos RPM necessário nas dunas somado as altas temperaturas do clima daqui....

As dicas de voces já me ajudaram a desenvolver uma idéia inicial que me parece pelo menos possível... se é a melhor não sei, mas neste ponto conto com a juda de todos para o aperfeiçoamento dela... sugestões são sempre bem vindas.... Pelo menos viável $$$ ela parece ser pois só utilizaria coisas relativamente baratas... O complicado seria o flange para adaptar em cima do filtro de óleo :parede: ....

:idea: Penso em levar uma tubulação de cobre (para a água) para perto do filtro de óleo do motor e; nesta tubulação, embutir um tubo mais fino também de cobre (para o óleo) por dentro do tubo de água com duas conexões externas ao tubo de água. Se eu conseguir fazer um flange como o das fotos para os vitaras (utiliza o mesmo filtro de óleo dos motores Endura dos Ford Fiesta) seria possível interligar o óleo na tubulação de água citada e assim evitar o superacimento do mesmo com a troca de temperatura com a água...

:pensativo: Com o que já consegui ler sobre o assunto, esta me parece a melhor saída pois eu realmente tenho receio de reduzir a pressão do óleo no interior do motor (devido a um percurso muito longo para o óleo) e acabar por piorar o rendimento do sistema de lubrificação ao invéz de melhorar. Tenho de tomar cuidado com isso pois o Comando de válvulas das viaturas não utiliza bronzes no cabeçote (sim é isso mesmo, no sigular, :putz: japones é tudo doido e faz carro 16V com um só comando de válvulas :shock: ...) ... O comando funciona flutuando em uma película de óleo sob pressão injetada constantemente pela bomba... se a pressão cair, o comando começa a roçar no cabeçote (alumínio) e aí a mer#@ tá feita ....

Quanto ao sistema de carter seco :shock:... nuca tinha ouvido falar disto... carter seco pra mim só com o motor aberto :mrgreen: ... pelo menos por hora devo ficar no mais convenciaonal... só quero evitar que o óleo frite :roll: .

Quanto ao Radiador para prender nos filtros de óleo (os que ví eram de alumínio, que conduz mais temperatura que o cobre), este eu mesmo garanto que naum vale o investimento :evil: . Pelo menos por aqui a galera pede mais de 50 moedas nisso... para eles servirem de alguma coisa além de enfeite :twisted: o veículo tem de ter uma boa circulação de ar no local do filtro do óleo o que nem sempre ocorre. Se o filtro ficar perto do coletor de escape então :putz: ... pode até piorar a coisa em situações de baixa velocidade e RPM alto...

[]s a todos
Olá Pessoal, pergunto o seguinte:
Não teriamos como colocar esse filtro de óleo, envolvido nessa carapaça de aluminio aletado, em uma área externa onde fosse grande a ventilação [ agiria como tipo um intercooler], isso ajudaria?
Abs