Ver Versão Completa : Radiador de Chevette em Vitaras e Samurais
All,
Perdí a paciência com os radiadores da Suzuki.... depois de velhos são um saco de manter... vc roda uns meses e já tem de varetar de novo pois os dutos achatados são muito finos e nunca limpam direito... aí tora uma tampa daqui, estoura um duto da colmeia de lá e sempre tem algum que ninguém consegue desentupir...
Resultado final: toda hora tem alguma frecura pra fazer neles...
Resolví arrancar tudo fora e adaptar o radiador dos Chevettes... Eles dão conta da refrigeração dos motores de vitaras e samurais sem problemas..., mas a adaptação está longe de ser Plug And Play...
Estes Radiador é menos largo, menos alto, e possui as tomadas de água com lados invertidos ao original da Suzuki...
A grande vantagem é o preço do radiador que faz com que sobre grana para fazer o resto bem feito... Comprei dois novos da VALEO (original dos Chevettes) por R$110,00 cada um já com a tampa. Vou gastar mais uns trocados para adaptar e digamos que o serviço vai custar uns R$ 200,00 por viatura já pronto...
Para mudar o lado da entrada / saída de água, estou fazendo com cano uma tubulação para levar a água de um lado para o outro presa ao suporte que vai adaptar os encaixes... espaço tem de sobra pois o radiador é um pouco menor....não sei se vai ficar muito bonito, mas pelo menos estou trabalhando para isso... :roll:
Funcionar eu sei que funciona 100% até mesmo nos motores 1.6 16V... digo isso pois estou copiando a idéia de um side que tem aqui em Natal que já usa este radiador sem problemas a anos, e olhe que a adaptação do cara é uma Gambiarra só :evil: .
Vai ficar adaptado, mas a Adaptação será de 1° mundo :shock: ....
Se alguem tiver alguma dúvida ou idéia para ajudar é só falar... qualquer idéia será bem vinda...
Fotos de viaturas já adaptadas cairiam muito bem também para ajudar no projeto....
[]s adaptantes
Gasoso, achei esse arquivo nos files da Suzuki-net!
Adaptação no vitara!!!
[s]
Aproveitando o assunto tenho uma duvida...
Quando forço muito o carro (off-road) a temperatura sobre um pouco (tipo o meio do marcador), quando paro percebe que ele retorna pressão para o revervatorio, achei estranho... depois fui verificar o nivel d'agua no radiador e estava normal.
e ai esse acontecimento é nornal?
só pra vcs terem uma idéia em utilização normal o caro trabalha no maximo naquela primeira marca da temperatura...
EduPuga
Sim e não cara... 8) o conceito de normal é meio dificil de definir...
Quanto mais esforço, mais calor o motor vai gerar... ok, mas temos de ir mais além...
Vc falou que quando esforça o motor aquece um pouquinho... até aí tudo bem...
Mas se vc continuasse esforçando por mais tempo, será que o motor não iria aquecer demais??, mesmo que esfriasse depois...
No caso de aquecer demais podem ser muitas coisas como radiador meio entupido, acoplador viscoso velho, a soma destes dois e mais todas as outras coisas não tão comuns, mas que já discutimos por aí nos tópicos específicos....
Veja o eu estava enfrentando:
Os fatos :
O motor nunca superaqueceu, mas nos momentos de muito eforço....
O problema:
Sol do Meio dia no nordeste + 4,5 K giros por algum bastante tempo :shock: + GNV + ar condicionado ligado + "quentura de duna" = eventuais borbulhadas na agua dos reservatórios de expansão mesmo com o ponteiro de temperatura na faixa normal de trabalho....
Minha conclusão:
Meu sistema de refrigeração bastava para o dia dia, mas para os momentos de esforço extremo maltratava as viaturas....
:mrgreen:
Providências:
Primeiro vou trocar os radiadores de água....
Depois vou "arrumar" um jeito de refrigerar o óleo do motor.... Instalar um radiador de óleo é facil, conseguir fazer o óleo circular por ele sem diminuir a pressão no resto do sistema é que vai ser o problema... devo inciar um tópico sobre isso na area GERAL do forum depois para discutirmos o assunto...
[]s obssecados por refrigeração :mrgreen:
mir000,
:concordo:
Valeu pelas fotos... a idéia é esta, mas quero fazer um pouco mais bem feito.... costumam dizer que minhas "gambiarras" são de primeiro mundo... :mrgreen:
Pretendo instalar uma tubulação metálica (provavelmente cobre) para a maior parte do trajeto entre o radiador e o motor... quero evitar curvas fechadas, pois o calor costuma terminar de fechar elas e aí o motor aquece....
Já ia esquecendo... vou instalar um eletro também :shock: ... estou retirando a polia viscosa... a nova que comprei pro sombra tempos atrás foi pro escuridão pois a dele zebrou.... Acho que o acionamento elétrico deve ser o do Gol mesmo, mas ainda não decidí... só optei pelo sistema de duas velocidades por refrigerar melhor... ainda estou estudando alternativas similares...
[]s obssecados por refrigeração....
Gasoso,
neste dia as condições eram parecidas com as que vc descreveu, meio-dia, sol de matar, uma subida forte, bastante cascalho solto e buracos, ar condicionado e a primeira reduzida em ação...
a temperatura marcava um pouco antes do meio quando parei, até fiquei com o carro funcionando um pouco pra ele tomar um folego antes de desligar.
agora até onde no marcador de temperatura é um ponto aceitável de trabalho? acho q do meio pra cima deve ser algo anormal...
vou verificar os itens que voce falou.
Abraços
All,
Mais especificações saindo do forno ... :mrgreen:
Suporte e eletroventilador da Fiorino (deve ser o mesmo dos Fiat Unos).
A referência do Eletro é 046 da Bosh...
A adaptação do suporte é muito simples, basta cortar os dois prolongamentos mais compridos dos suportes laterais deixando nestes alguns centímetros para a fixação no radiador do chevette. Depois de reabrir dois furinhos, já estará pronto.
A parte elétrica está sendo feita com Relé de 70A, Cebolão Genérico para 82° (acho que é esta a temperatura, mas não lembro ao certo... comprei o que disparava o eletro na menor temperatura possível 8) )
O cebolão está sendo instalado em um pedacinho de cano metálico que já é vendido com a furação e rosca para a instalação do sensor....
Resolví abrir mão das duas velocidades para ficar só com a que realmente me interessa --> A mais rápida :mrgreen: ... Se o eletro entrar em operação vai ser a todo o vapor... :concordo:
Se mudar de idéia depois (:pensativo: o que acho que naum vai acontecer) é só trocar o cebolão de dois pinos que é baratinho por um de três e instalar uma resitência para fazer a velocidade mais lenta (a instalação original do fiat é assim)...
Bem galera... o serviço tá andando e quando tiver algumas fotos posto aqui ou no tópico das viaturas... aí deve ficar mais fácil de entender como adaptar o suporte para o eletro....
[]s refrigerantes a todos
bcantunes
09/05/2006, 08:18
Gasoso,
Uma sugestão: que tal instalar um acionamento manual para a ventoinha? Basta colocar um interruptor em paralelo com o cebolão (ou cebolinha, depende do "verdureiro") e você da cabine pode acionar o sistema. Uma falha muito comum nos carros com ventilação "elétrica" é justamente a ventoinha não "armar" quando o carro esquenta... acho que será uma garantia a mais... é só ficar de olho no marcador de temperatura e pimba!
Atenção também com o radiador e as tubulações! Se o radiador for muito "restringido" e a tubulação extra tiver muitas curvas e for muito comprida, haverá aumento da "perda de carga" e a vazão da água do circuito diminuirá, fazendo com que o carro aqueça mais do que deveria... efeito inverso ao desejado!
Conte para a gente os resultados!
Um abraço!
Aí vai a primeira foto...
Base do eletro quando comprada... o corte do suporte na lateral direita (nesta foto) ainda está no olhômetro... quando a peça for instalada vou ter de cortar mais um pedacinho para não ficar uma parte passando da lateral do radiador... A peça foi cortada assim, sem precisão, só para facilitar a pintura... ao lado temos o conjunto base mais eletro montado com as armas do crime, dois tubos de Spray de tinta 600° C...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/421e244b5382e7e2c6aeefd37f219b62.jpg
Quando o sistema estiver instalado coloco mais fotos...
[]s
All,
O serviço ficou maravilhoso... o radiador da conta do motor com sobra, a ponto que o eletro instalado só entra em funcionamento se acelero muito e por poucos segundos... no vai e para do trânsito ele também funciona pouco... ainda não pude testar em dunas, só dei uma giradinha na pista de testes em San vale e foi tudo 10...
Para retirar a polia viscosa foi preciso fazer uma Arroela grossa de aço para fixar a polia da correia do alternador.
O radiador foi preso ao suporte do vitara com coxins de borracha de radiador (acho que de gol)...
Não precisei utilizar a curva de cobre pois encontrei um mangote que deu certo.... utilizei somente um pedaço de cobre para unir as mangueiras...
Batí algumas fotos ontem à noite e ficaram meio escuras nas partes mais internas do motor... quando tiver tempo vou ver se bato outras fotos (de dia) e coloco mais detalhes... Por enquanto vai essa só para iniciar...
Se alguem tiver alguma dúvida específica é so perguntar...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/ebb5e7b08c6451b61b9625febf8a60f2.jpg
Notem a marca "VALEO" no radiador indicando que é o original de chevette... e a pintura da tampa de tuchos que eu mesmo fiz em casa :mrgreen:
[]s
Caramba ... agora tô todo confuso :shock: :putz: ... quanta coisa ...
Não tá rolando um manuel dessa mudança aí não ... :mrgreen: .. um passo a passo ...
[]'s