Perdí a paciência com os radiadores da Suzuki.... depois de velhos são um saco de manter... vc roda uns meses e já tem de varetar de novo pois os dutos achatados são muito finos e nunca limpam direito... aí tora uma tampa daqui, estoura um duto da colmeia de lá e sempre tem algum que ninguém consegue desentupir...
Resultado final: toda hora tem alguma frecura pra fazer neles...
Resolví arrancar tudo fora e adaptar o radiador dos Chevettes... Eles dão conta da refrigeração dos motores de vitaras e samurais sem problemas..., mas a adaptação está longe de ser Plug And Play...
Estes Radiador é menos largo, menos alto, e possui as tomadas de água com lados invertidos ao original da Suzuki...
A grande vantagem é o preço do radiador que faz com que sobre grana para fazer o resto bem feito... Comprei dois novos da VALEO (original dos Chevettes) por R$110,00 cada um já com a tampa. Vou gastar mais uns trocados para adaptar e digamos que o serviço vai custar uns R$ 200,00 por viatura já pronto...
Para mudar o lado da entrada / saída de água, estou fazendo com cano uma tubulação para levar a água de um lado para o outro presa ao suporte que vai adaptar os encaixes... espaço tem de sobra pois o radiador é um pouco menor....não sei se vai ficar muito bonito, mas pelo menos estou trabalhando para isso...
Funcionar eu sei que funciona 100% até mesmo nos motores 1.6 16V... digo isso pois estou copiando a idéia de um side que tem aqui em Natal que já usa este radiador sem problemas a anos, e olhe que a adaptação do cara é uma Gambiarra só .
Vai ficar adaptado, mas a Adaptação será de 1° mundo ....
Se alguem tiver alguma dúvida ou idéia para ajudar é só falar... qualquer idéia será bem vinda...
Fotos de viaturas já adaptadas cairiam muito bem também para ajudar no projeto....
Quando forço muito o carro (off-road) a temperatura sobre um pouco (tipo o meio do marcador), quando paro percebe que ele retorna pressão para o revervatorio, achei estranho... depois fui verificar o nivel d'agua no radiador e estava normal.
e ai esse acontecimento é nornal?
só pra vcs terem uma idéia em utilização normal o caro trabalha no maximo naquela primeira marca da temperatura...
Sim e não cara... 8) o conceito de normal é meio dificil de definir...
Quanto mais esforço, mais calor o motor vai gerar... ok, mas temos de ir mais além...
Vc falou que quando esforça o motor aquece um pouquinho... até aí tudo bem...
Mas se vc continuasse esforçando por mais tempo, será que o motor não iria aquecer demais??, mesmo que esfriasse depois...
No caso de aquecer demais podem ser muitas coisas como radiador meio entupido, acoplador viscoso velho, a soma destes dois e mais todas as outras coisas não tão comuns, mas que já discutimos por aí nos tópicos específicos....
Veja o eu estava enfrentando:
Os fatos :
O motor nunca superaqueceu, mas nos momentos de muito eforço....
O problema:
Sol do Meio dia no nordeste + 4,5 K giros por algum bastante tempo + GNV + ar condicionado ligado + "quentura de duna" = eventuais borbulhadas na agua dos reservatórios de expansão mesmo com o ponteiro de temperatura na faixa normal de trabalho.... Minha conclusão:
Meu sistema de refrigeração bastava para o dia dia, mas para os momentos de esforço extremo maltratava as viaturas....
Providências:
Primeiro vou trocar os radiadores de água....
Depois vou "arrumar" um jeito de refrigerar o óleo do motor.... Instalar um radiador de óleo é facil, conseguir fazer o óleo circular por ele sem diminuir a pressão no resto do sistema é que vai ser o problema... devo inciar um tópico sobre isso na area GERAL do forum depois para discutirmos o assunto...
mir000,
Valeu pelas fotos... a idéia é esta, mas quero fazer um pouco mais bem feito.... costumam dizer que minhas "gambiarras" são de primeiro mundo...
Pretendo instalar uma tubulação metálica (provavelmente cobre) para a maior parte do trajeto entre o radiador e o motor... quero evitar curvas fechadas, pois o calor costuma terminar de fechar elas e aí o motor aquece....
Já ia esquecendo... vou instalar um eletro também ... estou retirando a polia viscosa... a nova que comprei pro sombra tempos atrás foi pro escuridão pois a dele zebrou.... Acho que o acionamento elétrico deve ser o do Gol mesmo, mas ainda não decidí... só optei pelo sistema de duas velocidades por refrigerar melhor... ainda estou estudando alternativas similares...
neste dia as condições eram parecidas com as que vc descreveu, meio-dia, sol de matar, uma subida forte, bastante cascalho solto e buracos, ar condicionado e a primeira reduzida em ação...
a temperatura marcava um pouco antes do meio quando parei, até fiquei com o carro funcionando um pouco pra ele tomar um folego antes de desligar.
agora até onde no marcador de temperatura é um ponto aceitável de trabalho? acho q do meio pra cima deve ser algo anormal...
Suporte e eletroventilador da Fiorino (deve ser o mesmo dos Fiat Unos).
A referência do Eletro é 046 da Bosh...
A adaptação do suporte é muito simples, basta cortar os dois prolongamentos mais compridos dos suportes laterais deixando nestes alguns centímetros para a fixação no radiador do chevette. Depois de reabrir dois furinhos, já estará pronto.
A parte elétrica está sendo feita com Relé de 70A, Cebolão Genérico para 82° (acho que é esta a temperatura, mas não lembro ao certo... comprei o que disparava o eletro na menor temperatura possível 8) )
O cebolão está sendo instalado em um pedacinho de cano metálico que já é vendido com a furação e rosca para a instalação do sensor....
Resolví abrir mão das duas velocidades para ficar só com a que realmente me interessa --> A mais rápida ... Se o eletro entrar em operação vai ser a todo o vapor...
Se mudar de idéia depois ( o que acho que naum vai acontecer) é só trocar o cebolão de dois pinos que é baratinho por um de três e instalar uma resitência para fazer a velocidade mais lenta (a instalação original do fiat é assim)...
Bem galera... o serviço tá andando e quando tiver algumas fotos posto aqui ou no tópico das viaturas... aí deve ficar mais fácil de entender como adaptar o suporte para o eletro....
Gasoso,
Uma sugestão: que tal instalar um acionamento manual para a ventoinha? Basta colocar um interruptor em paralelo com o cebolão (ou cebolinha, depende do "verdureiro") e você da cabine pode acionar o sistema. Uma falha muito comum nos carros com ventilação "elétrica" é justamente a ventoinha não "armar" quando o carro esquenta... acho que será uma garantia a mais... é só ficar de olho no marcador de temperatura e pimba!
Atenção também com o radiador e as tubulações! Se o radiador for muito "restringido" e a tubulação extra tiver muitas curvas e for muito comprida, haverá aumento da "perda de carga" e a vazão da água do circuito diminuirá, fazendo com que o carro aqueça mais do que deveria... efeito inverso ao desejado!
Base do eletro quando comprada... o corte do suporte na lateral direita (nesta foto) ainda está no olhômetro... quando a peça for instalada vou ter de cortar mais um pedacinho para não ficar uma parte passando da lateral do radiador... A peça foi cortada assim, sem precisão, só para facilitar a pintura... ao lado temos o conjunto base mais eletro montado com as armas do crime, dois tubos de Spray de tinta 600° C...
Quando o sistema estiver instalado coloco mais fotos...
O serviço ficou maravilhoso... o radiador da conta do motor com sobra, a ponto que o eletro instalado só entra em funcionamento se acelero muito e por poucos segundos... no vai e para do trânsito ele também funciona pouco... ainda não pude testar em dunas, só dei uma giradinha na pista de testes em San vale e foi tudo 10...
Para retirar a polia viscosa foi preciso fazer uma Arroela grossa de aço para fixar a polia da correia do alternador.
O radiador foi preso ao suporte do vitara com coxins de borracha de radiador (acho que de gol)...
Não precisei utilizar a curva de cobre pois encontrei um mangote que deu certo.... utilizei somente um pedaço de cobre para unir as mangueiras...
Batí algumas fotos ontem à noite e ficaram meio escuras nas partes mais internas do motor... quando tiver tempo vou ver se bato outras fotos (de dia) e coloco mais detalhes... Por enquanto vai essa só para iniciar...
Se alguem tiver alguma dúvida específica é so perguntar...
Notem a marca "VALEO" no radiador indicando que é o original de chevette... e a pintura da tampa de tuchos que eu mesmo fiz em casa