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Convex Datacenter
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  • #1
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    Radiador de Chevette em Vitaras e Samurais




    All,

    Perdí a paciência com os radiadores da Suzuki.... depois de velhos são um saco de manter... vc roda uns meses e já tem de varetar de novo pois os dutos achatados são muito finos e nunca limpam direito... aí tora uma tampa daqui, estoura um duto da colmeia de lá e sempre tem algum que ninguém consegue desentupir...
    Resultado final: toda hora tem alguma frecura pra fazer neles...

    Resolví arrancar tudo fora e adaptar o radiador dos Chevettes... Eles dão conta da refrigeração dos motores de vitaras e samurais sem problemas..., mas a adaptação está longe de ser Plug And Play...

    Estes Radiador é menos largo, menos alto, e possui as tomadas de água com lados invertidos ao original da Suzuki...

    A grande vantagem é o preço do radiador que faz com que sobre grana para fazer o resto bem feito... Comprei dois novos da VALEO (original dos Chevettes) por R$110,00 cada um já com a tampa. Vou gastar mais uns trocados para adaptar e digamos que o serviço vai custar uns R$ 200,00 por viatura já pronto...

    Para mudar o lado da entrada / saída de água, estou fazendo com cano uma tubulação para levar a água de um lado para o outro presa ao suporte que vai adaptar os encaixes... espaço tem de sobra pois o radiador é um pouco menor....não sei se vai ficar muito bonito, mas pelo menos estou trabalhando para isso...

    Funcionar eu sei que funciona 100% até mesmo nos motores 1.6 16V... digo isso pois estou copiando a idéia de um side que tem aqui em Natal que já usa este radiador sem problemas a anos, e olhe que a adaptação do cara é uma Gambiarra só .
    Vai ficar adaptado, mas a Adaptação será de 1° mundo ....

    Se alguem tiver alguma dúvida ou idéia para ajudar é só falar... qualquer idéia será bem vinda...

    Fotos de viaturas já adaptadas cairiam muito bem também para ajudar no projeto....

    []s adaptantes

  • #2
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    Gasoso, achei esse arquivo nos files da Suzuki-net!

    Adaptação no vitara!!!

    [s]
    Radiador de Chevette em Vitaras e Samurais Arquivos Anexos
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #3
    Usuário Avatar de EduPuga
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    Aproveitando o assunto tenho uma duvida...


    Quando forço muito o carro (off-road) a temperatura sobre um pouco (tipo o meio do marcador), quando paro percebe que ele retorna pressão para o revervatorio, achei estranho... depois fui verificar o nivel d'agua no radiador e estava normal.

    e ai esse acontecimento é nornal?

    só pra vcs terem uma idéia em utilização normal o caro trabalha no maximo naquela primeira marca da temperatura...
    EduPuga
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  • #4
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    EduPuga

    Sim e não cara... 8) o conceito de normal é meio dificil de definir...

    Quanto mais esforço, mais calor o motor vai gerar... ok, mas temos de ir mais além...

    Vc falou que quando esforça o motor aquece um pouquinho... até aí tudo bem...

    Mas se vc continuasse esforçando por mais tempo, será que o motor não iria aquecer demais??, mesmo que esfriasse depois...

    No caso de aquecer demais podem ser muitas coisas como radiador meio entupido, acoplador viscoso velho, a soma destes dois e mais todas as outras coisas não tão comuns, mas que já discutimos por aí nos tópicos específicos....

    Veja o eu estava enfrentando:

    Os fatos :
    O motor nunca superaqueceu, mas nos momentos de muito eforço....

    O problema:
    Sol do Meio dia no nordeste + 4,5 K giros por algum bastante tempo + GNV + ar condicionado ligado + "quentura de duna" = eventuais borbulhadas na agua dos reservatórios de expansão mesmo com o ponteiro de temperatura na faixa normal de trabalho....
    Minha conclusão:
    Meu sistema de refrigeração bastava para o dia dia, mas para os momentos de esforço extremo maltratava as viaturas....


    Providências:
    Primeiro vou trocar os radiadores de água....
    Depois vou "arrumar" um jeito de refrigerar o óleo do motor.... Instalar um radiador de óleo é facil, conseguir fazer o óleo circular por ele sem diminuir a pressão no resto do sistema é que vai ser o problema... devo inciar um tópico sobre isso na area GERAL do forum depois para discutirmos o assunto...

    []s obssecados por refrigeração

  • #5
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    mir000,

    Valeu pelas fotos... a idéia é esta, mas quero fazer um pouco mais bem feito.... costumam dizer que minhas "gambiarras" são de primeiro mundo...

    Pretendo instalar uma tubulação metálica (provavelmente cobre) para a maior parte do trajeto entre o radiador e o motor... quero evitar curvas fechadas, pois o calor costuma terminar de fechar elas e aí o motor aquece....
    Já ia esquecendo... vou instalar um eletro também ... estou retirando a polia viscosa... a nova que comprei pro sombra tempos atrás foi pro escuridão pois a dele zebrou.... Acho que o acionamento elétrico deve ser o do Gol mesmo, mas ainda não decidí... só optei pelo sistema de duas velocidades por refrigerar melhor... ainda estou estudando alternativas similares...

    []s obssecados por refrigeração....

  • #6
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    Gasoso,

    neste dia as condições eram parecidas com as que vc descreveu, meio-dia, sol de matar, uma subida forte, bastante cascalho solto e buracos, ar condicionado e a primeira reduzida em ação...

    a temperatura marcava um pouco antes do meio quando parei, até fiquei com o carro funcionando um pouco pra ele tomar um folego antes de desligar.

    agora até onde no marcador de temperatura é um ponto aceitável de trabalho? acho q do meio pra cima deve ser algo anormal...

    vou verificar os itens que voce falou.

    Abraços
    EduPuga
    Sidekick 93 +2 Suspensão, 235 BFGoodrich, PX.

  • #7
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    All,

    Mais especificações saindo do forno ...

    Suporte e eletroventilador da Fiorino (deve ser o mesmo dos Fiat Unos).
    A referência do Eletro é 046 da Bosh...

    A adaptação do suporte é muito simples, basta cortar os dois prolongamentos mais compridos dos suportes laterais deixando nestes alguns centímetros para a fixação no radiador do chevette. Depois de reabrir dois furinhos, já estará pronto.

    A parte elétrica está sendo feita com Relé de 70A, Cebolão Genérico para 82° (acho que é esta a temperatura, mas não lembro ao certo... comprei o que disparava o eletro na menor temperatura possível 8) )
    O cebolão está sendo instalado em um pedacinho de cano metálico que já é vendido com a furação e rosca para a instalação do sensor....

    Resolví abrir mão das duas velocidades para ficar só com a que realmente me interessa --> A mais rápida ... Se o eletro entrar em operação vai ser a todo o vapor...
    Se mudar de idéia depois ( o que acho que naum vai acontecer) é só trocar o cebolão de dois pinos que é baratinho por um de três e instalar uma resitência para fazer a velocidade mais lenta (a instalação original do fiat é assim)...

    Bem galera... o serviço tá andando e quando tiver algumas fotos posto aqui ou no tópico das viaturas... aí deve ficar mais fácil de entender como adaptar o suporte para o eletro....

    []s refrigerantes a todos

  • #8
    Gasoso,
    Uma sugestão: que tal instalar um acionamento manual para a ventoinha? Basta colocar um interruptor em paralelo com o cebolão (ou cebolinha, depende do "verdureiro") e você da cabine pode acionar o sistema. Uma falha muito comum nos carros com ventilação "elétrica" é justamente a ventoinha não "armar" quando o carro esquenta... acho que será uma garantia a mais... é só ficar de olho no marcador de temperatura e pimba!

    Atenção também com o radiador e as tubulações! Se o radiador for muito "restringido" e a tubulação extra tiver muitas curvas e for muito comprida, haverá aumento da "perda de carga" e a vazão da água do circuito diminuirá, fazendo com que o carro aqueça mais do que deveria... efeito inverso ao desejado!

    Conte para a gente os resultados!

    Um abraço!

  • #9
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    Aí vai a primeira foto...

    Base do eletro quando comprada... o corte do suporte na lateral direita (nesta foto) ainda está no olhômetro... quando a peça for instalada vou ter de cortar mais um pedacinho para não ficar uma parte passando da lateral do radiador... A peça foi cortada assim, sem precisão, só para facilitar a pintura... ao lado temos o conjunto base mais eletro montado com as armas do crime, dois tubos de Spray de tinta 600° C...



    Quando o sistema estiver instalado coloco mais fotos...

    []s

  • #10
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    All,

    O serviço ficou maravilhoso... o radiador da conta do motor com sobra, a ponto que o eletro instalado só entra em funcionamento se acelero muito e por poucos segundos... no vai e para do trânsito ele também funciona pouco... ainda não pude testar em dunas, só dei uma giradinha na pista de testes em San vale e foi tudo 10...

    Para retirar a polia viscosa foi preciso fazer uma Arroela grossa de aço para fixar a polia da correia do alternador.
    O radiador foi preso ao suporte do vitara com coxins de borracha de radiador (acho que de gol)...
    Não precisei utilizar a curva de cobre pois encontrei um mangote que deu certo.... utilizei somente um pedaço de cobre para unir as mangueiras...

    Batí algumas fotos ontem à noite e ficaram meio escuras nas partes mais internas do motor... quando tiver tempo vou ver se bato outras fotos (de dia) e coloco mais detalhes... Por enquanto vai essa só para iniciar...

    Se alguem tiver alguma dúvida específica é so perguntar...


    Notem a marca "VALEO" no radiador indicando que é o original de chevette... e a pintura da tampa de tuchos que eu mesmo fiz em casa

    []s

  • #11
    Caramba ... agora tô todo confuso ... quanta coisa ...

    Não tá rolando um manuel dessa mudança aí não ... .. um passo a passo ...

    []'s

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