Conectar

Ver Versão Completa : Compressor de ar

andretomasi
28/01/2004, 16:32
Pessoal,

Mexendo nas peças que sobram ali na oficina, encontrei um pequeno compressor de ar, não sei qual a função dele, mas era de uma F-1000, redondo, com dois canos de saída do ar e uma grade de entrada.

Pois bem, pensando besteira, pensei se instalando aquele compressor entre o filtro de ar e o carburador teria alguma vantagem significativa em decorrência da maior vazão de ar no carburador? Ou não faria diferença alguma? Imaginei que seguindo os princípios de turbinas e compressores, não poderia usar ele como um "Supercharger Tabajara" ?? :lol: :lol: :lol:

Me corrijam se exagerei na besteira :oops:

[ ]´s

leopoldo
28/01/2004, 17:51
Caro colega,

Tá sonhando alto?

Eu supeito que seja um compressor de ar condicionado.

Tem uma foto aí?

Para voce fazer um blower tipo mad max voce tem que achar um compressor que te forneça um certo volume de ar que quando acoplado ao motor forneça uma quantidade de ar pelo menos um pouco maior que a máxima consumida pelo motor, na rotação máxima.

Esse aí não deve servir, mas manda a foto.

andretomasi
29/01/2004, 17:35
Fala Leopoldo,

Sonhar não custa nada (ainda) :lol: :lol: :lol:

Abusando um pouquinho da tua paciência, onde consta ou posso descobrir a quantidade de ar que devo fornecer ao carburador, e como posso medir a quantidade fornecida pelo compressor pra saber qual posso usar?
Encontrei mais uns três compressores lá, mais fortes, mas não sei de que carro são nem quanto ar fornecem.
Seria necessário ou útil a instalação de um monitor de ar/combustível (hallmeter) para controlar a mistura ou não?
Valeu pela explicação!

[ ]´s

du
30/01/2004, 08:15
Keko,

Vou dar uma opinião de leigo, acho que precisa de ar pra caramba, tempos atrás vi na Internet um turbo elétrico (site americano) o motor era um pouco maior que o extintor de incêndio do carro, mas quando ligado sem ser instalado, levantava vôo, o filminho era impressionante o mecânico ficou segurando apenas pelos fios.

Abraços Du.

leopoldo
30/01/2004, 09:29
Faça uma conta rápida:

A cada duas voltas do seu virabrequim todos os pistões consumiram ar....

divida a cilindrada por metade da rotação máxima.

serão tantos cm cúbicos por minuto.

aí converte como quiser: pé cubico por hora, metro cúbico por segundo, etc...

Marcos ET
30/01/2004, 10:29
Keko e All,

Tbem tenho estes "sonhos" estranhos vez em quando... :twisted: inclusive de comprar um turbo fundido (que 95% das vzs funde na turbina - escapamento), cortar ele e soldar no eixo uma polia eletromagnética de ar-condicionado para, quanto for preciso, acionar por um botão (um na "bola" de câmbio outra no batente do acelerador, podendo ser acionada por um ou outro) e ela comprimir ar pra dentro do motor...

sei que a rotação de uma Garret T2 (por exemplo) é muito alta, sendo que o giro médio do motor é de 2.500RPM (para meu uso), deveria instalar uma polia maior no virabrequim e uma menor no compressor (tipo 3:1) pra conseguir uma vasão melhor... mas mesmo neste sistema, deveria ser usado uma válvula de alívio de pressão (só pra garantir). a vantagem deste sistema (se funcionar) é que, diferente dos turbos convencionais, o compressor pode ser acionado em baixo RPM (mesmo que forneca pouco volume de ar) jogando um pouquinho mais de ar pra dentro do motor... se o motor nao precisar mais de "esforço" (por causa da resistencia do filtro de ar) pra respirar, já é uma grande ajuda, ainda mais se ele tiver uma pressãozinha, aih melhora mais ainda.

Embora tenham princípio de de funcionamento diferentes, os turbos e os blowers servem pra suprir a deficiência que os motores tem em "respirar" nas altas rotações. Só que os Blowers, como são ligados mecanicamente ao motor, jogam ar pra dentro do motor em rotações baixas, onde os gases do escape nao tem pressão para que o turbo entre em ação, desta forma, queria fazer um turbo-blower-potencieitor tbajara tbem, mas hj em dia tou mais "pé no chao", vi que gastaria umas nota$$ pra fzer isso... mas quem se interessar... mando uns desenhos :twisted: :twisted: :twisted:

abraços turbinados (mas sem tanta pressao)

leopoldo
30/01/2004, 12:17
O único problema é que a rotação de uma turbina garret deve estar lá pela casa dos 30 000 a 50 000 rpm.

Haja polia no motor.

Marcos ET
30/01/2004, 18:15
Por isso mesmo que a idéia nao vingou... uma Garret gira por ai mesmo, e com uma 3:1 dava pra chegar, no máximo da boa vontade, 20.000 RPM, e mínimo em uns 4.500 RPM, nao dá toda a pressao que o motor aguenta, mas já é um assopro (de leve) pra ajudar... mesmo assim, achei que nao valeria a pena.

leopoldo
30/01/2004, 18:25
Vai num desmanche e compre o kit do caminhão chevrolet com o motor detroit.

Tem um belo blower lá.

Lembra destes caminhões rodando por aí a uns 20 anos atrás????

Barulho infernal.

Os amantes de V8 costumavam por esse kit no maverick.

devilla
11/03/2004, 11:37
No F1000 que possua existe um compressor de ar embaixo do banco traseiro que força o ar do ar-condicionado para as duas saidas atras do banco. De repente é este!

Pedro Bachir
14/03/2004, 19:33
E aews??? :D

Todo mundo aqui no fórum tem uma F-1000!!! Inclusive eu... :lol:

flw :)

Marcos ET
15/03/2004, 02:29
Faça uma conta rápida:

A cada duas voltas do seu virabrequim todos os pistões consumiram ar....

divida a cilindrada por metade da rotação máxima.

serão tantos cm cúbicos por minuto.

aí converte como quiser: pé cubico por hora, metro cúbico por segundo, etc...

Mas aih nao seria o consumo volumetrico médio? pra ver quanto o motor "engole" de mistura, nao é pra multiplicar a cilindrada vzs a metade do RPM máximo, assim saberemos que, por exemplo, um motor 1.0 a 10.000RPM, em 1 minuto, engoliu 5.000 vezes o volume do motor... (é pra multiplicar e nao dividir nao eh?)

[]'s confusos

leopoldo
15/03/2004, 21:33
Não, é para dividir.

Veja, o motor consume x litros, cc ou polegadas cúbicas depois que todos os cilindros fizeram os seus 4 tempos.

nos motores de 4 tempos....o seu também é não é? a menos que seu jeep seja o DKV, isso se dá em 2 voltas do girabrequim.

Só que deixe eu corrigir uma informação.....não é a rpm real do motor e sim a RPM lida em um contagiro (pois este já calcula a correção).

Assim, um motor 1L a 10 000 rpm consome (1 x 10 000)/2= 5 000 L/m, ou 2 500 L/min a 5 000 rpm, 1 250L/m a 2 500 rpm, 312 L/m a 625 rpm.....e assim vai.

Lógico que é para DAR UMA IDEIA, pois o ar é compressível e no motor entra menos que isso, pois há depressão, o volume de combustível : uma parte de combustível para 15 de ar, o efeito do cruzamento de válvulas, o back pressure, a humidade do ar e mais um monte de etc.....

Assim, com um compressor de 50 l/min a 625 rpm, voce não vai muito longe.

Marcos ET
15/03/2004, 22:03
Vixe! tow ficando cada vez mais desinformado! naum sabia que o RPM medido no contagiros era corrigido...

mas me fala uma coisa Leopoldo, se um motor (que NAO é do DKW Candango, com três cilindros, cilindrada de 1.000cm³, três bobinas, três platinados - um pra cada cilindro - com lubrimat) gira a 10.000 RPM, ele nao "engole" a cilindrada de todos os cilindros, pois dois deles estão trabalhando (um pra comprimir e explodir, um que explodiu e exauriu), sendo preciso duas voltas para atingir sua capacidade cúbica nao é assim? (nao estou certo) por isso devemos dividir o RPM pela metade, pois trata-se de um 4T...

MAS, se um motor 1.000 gira a 5.000RPM, ele engole 1.000/2 X 5.000 = 2.500.000.... tou errado?

[]'s confusos...

leopoldo
15/03/2004, 23:38
1 000(volume) x 5 000(rpm)/2 = 2 500 000(volume)/minutos....OK

Agora defina seu volume... 1 000 Litros, CC (centímetros cúbicox),cu.in (polegadas cúbicas).

Lá em cima eu definí: 1,0 litros.

Sobre o contagiros, se for mecanico, a leitura é direta.
Se for o elétrico (eletrônico), ele conta as vezes em que a bobina foi acionada e lógicamente, num motor 4 cilindros ele (o processador) conta 4 centelhas em 2 voltas para motores de 4 tempos e mostra a cada 4 centelhas ....2 voltas, ou se preferir, a cada 2 centelhas, 1 volta.

TRARBACH
17/03/2004, 13:33
Cálculos feitos(não sei certo como,talvez em um dinamômetro de rolos deve ser possível,ou algum sensor de vazão acoplado na entrada de ar,bem sei lá)entrem em contato com:

www.premaq.ind.br
ou
www.arbrasilcompressores.com.br

Com os calculos obtidos peçam para ver se tem fabricado em linha,algum compressor rotativo(aqueles de parafuso) de acionamento por correia com a pressão,vazão,e trabalhando na faixa de rotação desejada.Daí é "só"(como se fosse fácil e barato)pedir um e adapta-lo na entrada de ar do motor.
Pode ser bem caro e complicado,mas eu observei que pelo forum que gosto é igual........,todos tem o próprio,e como passarinho que come milho sabe o roscovi que tem,aí foi a dica de procurar algo no setor industrial,para resolver o problema,contudo considero que existe sim uma maneira que pode ser simples ou não de por esse sopro extra para o motor,não tem jeito é para a morte,só que o custo e benefício vem de cada um.
Espero ter ajudado

pedrola6
27/04/2012, 09:48
Galera, vocês podem encontrar tudo sobre compressores (http://cofermaq.com.br) aqui na Cofermaq (http://cofermaq.com.br)!
Abraços!