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Tópico: Compressor de ar

  • #1
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Compressor de ar




    Pessoal,

    Mexendo nas peças que sobram ali na oficina, encontrei um pequeno compressor de ar, não sei qual a função dele, mas era de uma F-1000, redondo, com dois canos de saída do ar e uma grade de entrada.

    Pois bem, pensando besteira, pensei se instalando aquele compressor entre o filtro de ar e o carburador teria alguma vantagem significativa em decorrência da maior vazão de ar no carburador? Ou não faria diferença alguma? Imaginei que seguindo os princípios de turbinas e compressores, não poderia usar ele como um "Supercharger Tabajara" ??

    Me corrijam se exagerei na besteira

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  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Compressor

    Caro colega,

    Tá sonhando alto?

    Eu supeito que seja um compressor de ar condicionado.

    Tem uma foto aí?

    Para voce fazer um blower tipo mad max voce tem que achar um compressor que te forneça um certo volume de ar que quando acoplado ao motor forneça uma quantidade de ar pelo menos um pouco maior que a máxima consumida pelo motor, na rotação máxima.

    Esse aí não deve servir, mas manda a foto.

  • #3
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Compressor

    Fala Leopoldo,

    Sonhar não custa nada (ainda)

    Abusando um pouquinho da tua paciência, onde consta ou posso descobrir a quantidade de ar que devo fornecer ao carburador, e como posso medir a quantidade fornecida pelo compressor pra saber qual posso usar?
    Encontrei mais uns três compressores lá, mais fortes, mas não sei de que carro são nem quanto ar fornecem.
    Seria necessário ou útil a instalação de um monitor de ar/combustível (hallmeter) para controlar a mistura ou não?
    Valeu pela explicação!


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    "Hold my beer and watch this"

  • #4
    Moderador Avatar de du
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    Keko,

    Vou dar uma opinião de leigo, acho que precisa de ar pra caramba, tempos atrás vi na Internet um turbo elétrico (site americano) o motor era um pouco maior que o extintor de incêndio do carro, mas quando ligado sem ser instalado, levantava vôo, o filminho era impressionante o mecânico ficou segurando apenas pelos fios.

    Abraços Du.

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    consumo de ar

    Faça uma conta rápida:

    A cada duas voltas do seu virabrequim todos os pistões consumiram ar....

    divida a cilindrada por metade da rotação máxima.

    serão tantos cm cúbicos por minuto.

    aí converte como quiser: pé cubico por hora, metro cúbico por segundo, etc...

  • #6
    Keko e All,

    Tbem tenho estes "sonhos" estranhos vez em quando... inclusive de comprar um turbo fundido (que 95% das vzs funde na turbina - escapamento), cortar ele e soldar no eixo uma polia eletromagnética de ar-condicionado para, quanto for preciso, acionar por um botão (um na "bola" de câmbio outra no batente do acelerador, podendo ser acionada por um ou outro) e ela comprimir ar pra dentro do motor...

    sei que a rotação de uma Garret T2 (por exemplo) é muito alta, sendo que o giro médio do motor é de 2.500RPM (para meu uso), deveria instalar uma polia maior no virabrequim e uma menor no compressor (tipo 3:1) pra conseguir uma vasão melhor... mas mesmo neste sistema, deveria ser usado uma válvula de alívio de pressão (só pra garantir). a vantagem deste sistema (se funcionar) é que, diferente dos turbos convencionais, o compressor pode ser acionado em baixo RPM (mesmo que forneca pouco volume de ar) jogando um pouquinho mais de ar pra dentro do motor... se o motor nao precisar mais de "esforço" (por causa da resistencia do filtro de ar) pra respirar, já é uma grande ajuda, ainda mais se ele tiver uma pressãozinha, aih melhora mais ainda.

    Embora tenham princípio de de funcionamento diferentes, os turbos e os blowers servem pra suprir a deficiência que os motores tem em "respirar" nas altas rotações. Só que os Blowers, como são ligados mecanicamente ao motor, jogam ar pra dentro do motor em rotações baixas, onde os gases do escape nao tem pressão para que o turbo entre em ação, desta forma, queria fazer um turbo-blower-potencieitor tbajara tbem, mas hj em dia tou mais "pé no chao", vi que gastaria umas nota$$ pra fzer isso... mas quem se interessar... mando uns desenhos

    abraços turbinados (mas sem tanta pressao)

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    rotações

    O único problema é que a rotação de uma turbina garret deve estar lá pela casa dos 30 000 a 50 000 rpm.

    Haja polia no motor.

  • #8
    Por isso mesmo que a idéia nao vingou... uma Garret gira por ai mesmo, e com uma 3:1 dava pra chegar, no máximo da boa vontade, 20.000 RPM, e mínimo em uns 4.500 RPM, nao dá toda a pressao que o motor aguenta, mas já é um assopro (de leve) pra ajudar... mesmo assim, achei que nao valeria a pena.

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    BLOWER

    Vai num desmanche e compre o kit do caminhão chevrolet com o motor detroit.

    Tem um belo blower lá.

    Lembra destes caminhões rodando por aí a uns 20 anos atrás????

    Barulho infernal.

    Os amantes de V8 costumavam por esse kit no maverick.

  • #10
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    No F1000 que possua existe um compressor de ar embaixo do banco traseiro que força o ar do ar-condicionado para as duas saidas atras do banco. De repente é este!

  • #11
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
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    E aews???

    Todo mundo aqui no fórum tem uma F-1000!!! Inclusive eu...

    flw

  • #12

    Re: consumo de ar

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Faça uma conta rápida:

    A cada duas voltas do seu virabrequim todos os pistões consumiram ar....

    divida a cilindrada por metade da rotação máxima.

    serão tantos cm cúbicos por minuto.

    aí converte como quiser: pé cubico por hora, metro cúbico por segundo, etc...
    Mas aih nao seria o consumo volumetrico médio? pra ver quanto o motor "engole" de mistura, nao é pra multiplicar a cilindrada vzs a metade do RPM máximo, assim saberemos que, por exemplo, um motor 1.0 a 10.000RPM, em 1 minuto, engoliu 5.000 vezes o volume do motor... (é pra multiplicar e nao dividir nao eh?)

    []'s confusos

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