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Ver Versão Completa : Abusos Dodge Ram



Lamegão
03/07/2018, 01:49
Sei que a Dodge Ram coleciona amores e ódios. Pessoas que amam, outras que detestam. Ainda nunca tive uma, mas utilizei por três ou quatro longas viagens uma exemplar de ano 2008. Tive 3 Hilux nos últimos anos e, entre elas, uma S10 e uma Ranger, todas a diesel.
São todos bons carros, uns com melhores características que o outro em determinado aspecto.
Contudo, a Dodge Ram está em outro patamar de picape, tanto de porte, como construção, acabamento e qualidade. Observo muitos criticarem, basicamente, 3 pontos na Ram: consumo, quebra da barra de direção e fragilidade da transmissão automática.
Ora....
Basta reportarmos ao Youtube para ver quantos proprietários fazem uso inapropriado desse veículo. Uma máquina cuja capacidade de tração é de 5.500 kg, as mais novas chegam a 7.5, várias estão tentando desatolar carretas carregadas de mais de 50 toneladas! Fazendo uso adequado do câmbio 48RE, de produção própria da Chrysler, TorqueFlite, 80 kgfm de capacidade e destinado ao uso coemercial, pode-se dizer máquina para toda a vida. Meu irmão tem uma Ram há quase 10 anos, essa mesmo que uso eventualmente, 300 mil km rodados, manutenção comum de pastilhas e discos de freio, filtros e lubrificantes. Transporta, sim, peso na caçamba, dentro do limite de 1000 kg, além de tracionar carretinhas, obviamente com PBT inferior a 5.500 kg.
Quanto a barra de direção, esteve na Minasmáquinas uma única vez e procedeu ao recall do fabricante.
O consumo, de fato é mais alto que o das picapes médias do mercado. Mas também é maior, mais pesada, mais alta e, sobretudo, mais potente. Sabendo andar, aproveitando toda a energia cinética, em rodovia é possível chegar aos 9 km/l, se não houver abuso de velocidade e retomadas constantes.
Excelente caminhão! Parabéns a quem pôde fazer essa opção.

Sergio c
03/07/2018, 11:10
Eu nem ao volante sentei de uma, mas por coincidência ontem no fim de tarde estava caminhando pela cidade e tinha uma parada e em marcha lenta(acho que o condutor estava esperando a patroa sair da academia), e cheguei a parar p ficar escutando aquela sinfonia do motor. Parece um caminhão Volvo parado em um posto na lenta também heheheh. P meu uso é grande demais, mas quem sabe um dia...

Walter da Camper
03/07/2018, 13:34
O maior problema que eu vejo na RAM para quem mora no estado de SP é o fato dela estar enquadrada na categoria caminhão.
Aqui as boas estradas tem limite de velocidade de 110 para carros e 90 para caminhões e há radares fixos e móveis por todo lado.
Ter um 6 caneco de responsa embaixo do capô e ter que andar a 90 em retões de 3 faixas é de doer.
Outro problema da categoria caminhão são as proibições de circulação que já existem há anos na capital e estão virando moda no interior. Até aqui na minha cidadezinha de 150mil hab. já existe lei proibindo caminhões de circular nas principais avenidas.
Com exceção da Anchieta e Imigrantes, as rodovias que vão para o litoral de SP (Mogi, Tamoios, O Cruz e Paraty-Cunha) tem proibição de circular caminhões nos horários de descida (sexta e sábado) e de subida (domingo). Esse estado está virando um inferno para quem tem caminhão.
Se um dia eu for morar no Cento-Oeste, a RAM será minha opção, porque é a única pick-up que sobrou no mercado que ainda tem motor de caminhão (alta cilindrada e baixa rpm).
"...ah mais a F250 usa o mesmo motor da F4000..." Nesse caso não é uma caminhonete com motor de caminhão. É o F4000 que está usando motorzinho de caminhonete mid-size (2.8 litros).

dalmolin
03/07/2018, 14:05
Mesmo que elas fossem com cambio manual, no caso de vc reprogramar o motor, elas quebrariam ou a embreagem ou a própria carcaça do cambio.

dalmolin
03/07/2018, 14:17
O maior problema que eu vejo na RAM para quem mora no estado de SP é o fato dela estar enquadrada na categoria caminhão.
Aqui as boas estradas tem limite de velocidade de 110 para carros e 90 para caminhões e há radares fixos e móveis por todo lado.
Ter um 6 caneco de responsa embaixo do capô e ter que andar a 90 em retões de 3 faixas é de doer.
.em estrada vc anda o tempo todo a 150-160kmh, o diferencial dela é 3,42:1 e a relação da 6ª marcha é 0,63
A 167 ela vai cortar a aceleração mas o detalhe é que não achei ate hj subida que fizesse ela baixar dos 167.

Lamegão
03/07/2018, 14:34
Eu nem ao volante sentei de uma, mas por coincidência ontem no fim de tarde estava caminhando pela cidade e tinha uma parada e em marcha lenta(acho que o condutor estava esperando a patroa sair da academia), e cheguei a parar p ficar escutando aquela sinfonia do motor. Parece um caminhão Volvo parado em um posto na lenta também heheheh. P meu uso é grande demais, mas quem sabe um dia...
Sergio, a castanhada do motor Cummins é realmente um concerto de muito bom gosto.

Lamegão
03/07/2018, 14:39
O maior problema que eu vejo na RAM para quem mora no estado de SP é o fato dela estar enquadrada na categoria caminhão.
Aqui as boas estradas tem limite de velocidade de 110 para carros e 90 para caminhões e há radares fixos e móveis por todo lado.
Ter um 6 caneco de responsa embaixo do capô e ter que andar a 90 em retões de 3 faixas é de doer.
Outro problema da categoria caminhão são as proibições de circulação que já existem há anos na capital e estão virando moda no interior. Até aqui na minha cidadezinha de 150mil hab. já existe lei proibindo caminhões de circular nas principais avenidas.
Com exceção da Anchieta e Imigrantes, as rodovias que vão para o litoral de SP (Mogi, Tamoios, O Cruz e Paraty-Cunha) tem proibição de circular caminhões nos horários de descida (sexta e sábado) e de subida (domingo). Esse estado está virando um inferno para quem tem caminhão.
Se um dia eu for morar no Cento-Oeste, a RAM será minha opção, porque é a única pick-up que sobrou no mercado que ainda tem motor de caminhão (alta cilindrada e baixa rpm).
"...ah mais a F250 usa o mesmo motor da F4000..." Nesse caso não é uma caminhonete com motor de caminhão. É o F4000 que está usando motorzinho de caminhonete mid-size (2.8 litros).

Walter, é verdade. Existe, sim, esse aspecto da legislação que restringe velocidade de veículos pesados, além de horários e locais de circulação.

Quanto à habilitação, trata-se de um procedimento bem simples. Com 15 dias no máximo e exames é possível ir da categoria B para a D. Poucas auto-escolas focam na obsoleta categoria C, que não se justifica mais existir.

Lamegão
03/07/2018, 14:41
Dalmolin, perfeita observação. Qualquer alteração e elevação de potência sobrecarregaria câmbio, embreagem e diferencial, além do motor em si. E isso vale pra todo carro, inclusive Toyota...


Mesmo que elas fossem com cambio manual, no caso de vc reprogramar o motor, elas quebrariam ou a embreagem ou a própria carcaça do cambio.

Gregore
25/07/2018, 17:39
Pessoal, bom dia. Sou novo aqui e estou querendo comprar uma dodge ram 2012. Alguém tem dicas do que olhar ao avaliar o carro?